PDA

Ver Versão Completa : Programa para GPS



Lasco
01/06/2004, 19:03
E ai pessoal queria estou atras de um software que pegue os pontos, que eu marquei no GPS, e feche um poligono, preciso disso pra medir areas como fazendas com o GPS. O AutoCad faz isso mas é muito pesado queria algo menor que faça só isso

Wallace
02/06/2004, 22:05
Compre o TrackMaker Pro... é baratinho, feito no Brasil e usado no mundo inteiro

du
03/06/2004, 10:27
Lasco,

Se for usar o resultado como medidas oficiais, verique bem a precisão do seu GPS, principalmente em áreas grades, meio metro faz uma diferença enorme.

Abraços Du.

_portela
11/11/2004, 16:26
Esse negócio de precisão de GPS é um caso sério. Muitos parâmetros estão envolvidos...
Acredito que esta não é uma questão para ser levantada num grupo como este.
Relaxa que todos estes Garmin e similiares (digo GPS de navegação, por código) da vida não são lá muito precisos...

[]s

braszil
27/03/2005, 19:14
Caro Portela infelismente tenho que descordar com voce pois um GPS ou mais precisamente :idea: Global Positioning System é um produto desenvolvido pelos militares para delimitar com precisao milimetrica onde um projetil devera acertar. É tambem utilisado por pilotos do mundo inteiro para trafegar pelos ceus do nosso planeta sem contar com o uso fora dele. Ele é usado tambem por navios em todo o planeta podendo até mesmo indicar precisamente uma boia no meio do nada. Pena que ainda existe gente que acha que isso nao é precisao. Vai ver que preciso é um sinal de fumaça ou soar de tambores. O garmin utilisa mais de 12 satelites sendo que com 3 ele traça um mapa em 3 dimençoes nao so dando a Latitude e Longitude como a Altitide ou Profundidade do local com até 3 metros de oscilaçao. Desculpe o portugues mas ja moro fora do Brasil a muitos anos. 8)

Luis Assis
27/03/2005, 20:53
OziExplorer tb faz isso, e muito mais... Eu uso ele e gosto muito...
Baixe a versão demo, e de uma olhada...
[]´s
Gustavo

_portela
27/03/2005, 21:08
Caro Portela infelismente tenho que descordar com voce pois um GPS ou mais precisamente Global Positioning System é um produto desenvolvido pelos militares para delimitar com precisao milimetrica onde um projetil devera acertar.

Para eles isto é verdade. Para alguns tipos de receptores de uso civil também. Para nós "jipeiros" (digo, GPS de navegação), nada de milímetros, não se iluda :wink: Nem é esta a nossa preocupação.


O garmin utilisa mais de 12 satelites sendo que com 3 ele traça um mapa em 3 dimençoes nao so dando a Latitude e Longitude como a Altitide ou Profundidade do local com até 3 metros de oscilaçao. Desculpe o portugues mas ja moro fora do Brasil a muitos anos.

Todo receptor GPS fornece coordenadas em três dimensões...Se capta sinais de 12 ou 24 satélites não tem muito a ver com precisão...
Lembre-se que estas são altitudes elipsoidais e têm para alguns pontos bastante diferença para as altitudes ortométricas (da superfície terrestre).

O sistema GPS é um P$#$@#@ instrumento mas não é a tábua de salvação. Não pense que está obtendo informaçãoes extremamente acuradas com qualquer tipo de receptor, principalmente altitudinais. Não se iluda pensando que um receptor utilzado para mensurar, por exemplo, onde um míssil vai acertar é do mesmo tipo que nós utilizamos. Existe um abismo de diferenças entre eles, desde o tipo de sinal que ele pode captar até a sua acurácia, resolução e precisão.

Você pode visitar www.trimble.com e dar uma olhada nos tutoriais que existem neste site, só para dar uma melhor situada...

[]s e o português tá legal :D

braszil
27/03/2005, 23:38
_portela,
Quanto a isso nao posso discutir a unica diferença entre o GPS militar e o civil é de mais ou menos 15 pes aprox. 5 metros e é claro que tudo depende dos mapas a serem utilizados. Nos EU e na Europa por exemplo os GPS tem uma precisao quase real (WAAS) pois usam uma tecnologia que ainda nao esta sendo utilisada em paises da america do sul nos mapas territoriais. Mas o nosso pais esta melhorando muito nos mapas para serem utilizados no gps. Agora quanto a dizer que um GPS nao é uma coisa confiavel e nem precisa continuo descordando.

Wallace
28/03/2005, 12:26
_portela,
Quanto a isso nao posso discutir a unica diferença entre o GPS militar e o civil é de mais ou menos 15 pes aprox. 5 metros e é claro que tudo depende dos mapas a serem utilizados. Nos EU e na Europa por exemplo os GPS tem uma precisao quase real (WAAS) pois usam uma tecnologia que ainda nao esta sendo utilisada em paises da america do sul nos mapas territoriais. Mas o nosso pais esta melhorando muito nos mapas para serem utilizados no gps. Agora quanto a dizer que um GPS nao é uma coisa confiavel e nem precisa continuo descordando.Para uso normal que se faz no Jipe o GPS tem precisão suficiente.
Existe muita diferença entre um GPS militar e um não militar, assim como existem em um GPS de topografia e um de navegação como os nossos.
5 metros de onde tirou isso?
O WAAS não tem nada e ver com mapas.
Para o uso que foi falado incialmente no topico (medição de áreas) um GPS de navegação é ruim, tanto que não é aceito legalmente.

Chacal do Pantanal
28/03/2005, 13:36
Não devemos confundir gps´s de navegação com uso em topografia ou outros usos em engenharia, um GPS geodésico tem sim uma precisão alta, entretando desde o custo do aparelho, das rotinas de operação e até o tratamento aos dados obtidos são diferentes das condições que encontramos no dia a dia ( cito auxilio à nevegação que é o nosso caso) tanto que coordenadas obtidas pelos gps de navegação não são aceitas para homologação de títulos ou para medição de áreas, agora se são apenas para ter "uma idéia" da dimensão de uma poligonal, pode ser que ajude, mas saibam que essa precisão esta muito abaixo da requerida para elaboração de trabalhos técnicos.

[]´s

_portela
28/03/2005, 14:50
Braszil,

Faço minhas as palavras do Chacal do Pantanal :wink:
É isso.

Não se pode generalizar esta diferença de 15pés como você citou, pois existem inúmeros fatores de influência, alguns citados pelo Chacal e pelo Wallace.
Aqui não existe o WAAS, mas existem diversos outros métodos de correção diferencial disponíveis.
Completando o que disse o Wallace, a confecção e acurácia de um mapa não é diretamente dependente da existência do sistema GPS. GPS é uma tecnologia relativamente nova e mapeamentos sistemáticos (com acurácia) são seculares.

Os nossos GPS são excelentes para as nossas aplicações, mas para "precisão", que nem é a melhor expressão, e sim acurácia, do jeito que você fala existem muitos parâmetros envolvidos, como tipo de sinal (portadoras, códigos), erros de caminhamento, interferências atmosféricas, sem contar que devemos sempre lembrar que o sistema GPS realiza suas "medições" referenciadas a um datum e nós vivemos sobre a superfície terrestre e por aí vai...

[]s

Felipe
30/03/2005, 23:13
É isso aí. Um gps "normal" garante q vc não vai se perder numa trilha ou qq coisa do gênero, nas pra medir não sei não, a precisão não é lá essas coisas ... pra testar é só ir e voltar num mesmo caminho, quando for olhar a trilha gravada vc vai ver que os pontos gravados não formam uma trilha muito exta, sempre tem uns metros entre o da ida e o da volta ....
Felipe

LCosta
13/04/2005, 11:28
De acordo com alguns autores o erro médio para a medição com gps de navegação pode ser assim aferidos:

Área quadrada com erro médio de 5 metros (GPSMap 76CS)

1 ha - 10%
25 ha - 2%
100 ha - 1%
2500 ha - 0,2%
10000 ha - 0,1%
40000 ha - 0,05%

Área circular com erro médio de 5 metros (GPSMap 76 CS)

3,14 ha - 10%
28,0 ha - 5%
78,0 ha - 2%
314 ha - 1%
7800 ha - 0,2%
31400 ha - 0,1%

Realmente, tal precisão não pode ser considerada em ambito legal mas para acompanhamento, diagnose e outros usos práticos, é tolerável.
Até,
Luciano Costa

Wallace
13/04/2005, 12:55
5 metros de erro é algo acho que dificil de conseguir aqui já que não temos o WAAS.
Eu consideraria no minimo uns 10 metros aqui.

JairoM
16/04/2005, 14:15
Alguem sabe onde consigo baixar mapas de RUAS de Sao Paulo e RIo de Janeiro, pra utilizar nos GPS da Garmin ???

Agradeço qualquer informação.
[ ]s

Felipe
16/04/2005, 20:23
Conheça o projeto tracksource no site http://www.portalgps.com.br/, lá há todas as informações q vc vai precisar.

JairoM
17/04/2005, 12:04
Felipe,

No www.portalgps.com.br eu já procurei muito, mas nao achei nada de mapas de ruas de nenhuma cidade.

Cada item da pagina de donwload eu investiquei.....

Ou passei batido, ou não tem mesmo....
[ ]s

Wallace
17/04/2005, 14:06
Procure pelo projeto Tracksource.

JairoM
17/04/2005, 21:18
Wallace,
Voce sempre me salvando por aqui.
Ja pesquisei o site todo do www.portalgps.com.br e nao achei nenhum mapa de RUAS. :(
Será que voce sabe o " caminho" ? ou entao, ataccha o "file" direto pra mim, please.... jairo@pobox.com
De novo, obrigado !
:shock:

Felipe
20/04/2005, 16:04
http://www.portalgps.com.br/modules.php?name=News&file=article&sid=100

JairoM
20/04/2005, 16:25
Valeu amigos....
Acabei encontrando os mapas de RUAS de Sao Paulo e do Rio de Janeiro, mas nao foi no site www.poralgps.com.br .... foi mesmo aqui: http://www.gpstm.com/port/maps_port.htm O site é do Odilon, que é o autor do programa e me parece o lider do projeto TrackSource, que é maravilhoso, e com o qual eu pretendo estar contribuido muito breve, com varios mapas...
Os mapas que baixei estao no tópico CIDADES BRASILEIRAS DO CD DEMO DYNAMAP/BRASIL
Um abraço, e mais uma vez, obrigado a todos.

Wallace
24/04/2005, 18:32
O Odilon não é lider do projeto TrackSource.
Baixe os mapas do TrackSource.
Estes que você baixou estão incompletos e até onde sei tem erros e distorção proposital.

JairoM
25/04/2005, 11:40
Wallace,
Voce deve estar se referindo aos mapas TracSourceMunicipal e TrackSouceEstadual.
Eles parecem bons, mas os mapas que consegui no GPSTM são mais completos.
Ainda não tive oportunidade de conferir nenhum deles, porque meu GPS só estará em minhas mãos depois de 5 de Maio.... Ai entao, depois de aprender a fazer os uploads, te conto sobre a precisão dos mapas. Prometo que testo da duas versões.
Os mapas que baixei estao no tópico CIDADES BRASILEIRAS DO CD DEMO DYNAMAP/BRASIL e foram cedidos ao site pela empresa que os comercializa. http://www.digibase.com.br/ Nao sei até que ponto eles divulgariam gratuitamente os mapas, pois o objetivo desta empresa, é o COMERCIO deste tipo de informação. De qualquer maneira, acho que vale tentar um teste e verificar a precisão destes mapas, que são parciais, e em alguns casos bem mais abrangentes que os do TrackSource
Um abraço,

Wallace
25/04/2005, 19:14
Não quer seguir minha dica tudo bem, mas...

EU sei o que estou falando.
Conheço o Odilon pessoalmente etc e tal.
EU posso ser considerado um dos lideres do Projeto TrackSource.

Felipe
25/04/2005, 19:38
JairoM,

Se vc tiver o Mapsource (programa da Garmin), instale o Tracksource Municipal e então verá as diferenças entre ele o arquivo q vc tá falando. Quanto à "cobertura" vc pode até ter razão, principalmente quanto ao Rio, mas dependendo do seu propósito não dá para usar esse mapa (sp.gz). É praticamente inviável selecionar um pedaço desse mapa, cada rua é um "tracklog", assim, se vc seleciona uma pequena área para tranferir para o GPS (vários "tracklogs") ela equivale são milhares de pontos (a não ser q vc selecione rua por rua ...) que vão encher a memória do seu aparelho. No tracksource o mapa da mesma área ocuparia poucos kbs na memória do GPS.
Quanto à precisão da info eu não sei, vou fazer um teste ...

JairoM
25/04/2005, 19:56
Wallace,
Eu tenho muito respeito pelas suas opinioes aqui no Forum.
Voce deu excelentes e precisas "dicas".
Eu instalei o Mapsource e o Tracksource Municipal... realmente ele é " o bicho".
Resta agora eu aprender a transformar os mapas que tenho, em mapas pra compartilhar com os amigos do forum..

O Felipe, tem toda razão quanto ao mapa de Sao Paulo (sp.gz é muito ruim). O do Rio de Janeiro (rio.gz), é melhorzinho.... achei até a minha rua (sem saida) nele.

Wallace
25/04/2005, 20:14
O pessoal do Rio (e mesmo de fora) estam fazendo um mutirão para deixar o mapa da cidade do Rio melhor.
E todo mês tem novidade lá pelo dia 12.

Felipe
26/04/2005, 19:15
Testei a precisão, a trilha gravada pelo meu receptor fica sempre distante uns 50 metros dos tracks do arquivo sp.gz ...

George Marques Fernandes
28/04/2005, 00:59
To tentando conectar o GPS III Plus ao notebook Toshiba, mas o notebook só tem porta USB e qdo tentei usar um adaptador USB p/ o cabo do GPS o mesmo informa q não tem GPS conectado a porta. Alguma sugestão/solução?

JairoM
28/04/2005, 11:33
George,
1- o cabo original do gps é serial, eu imagino.
2- o adaptador, serviria, desde que o software instalado no micro (Mapsource, por explo) esteja setado para porta USB.
3- o seu micro deve redirecionar a porta...
4- experimente qualquer outro periferico serial, pra ver se o adaptador esta mesmo funcionando (um mouse serviria bem).
Boa sorte.

George Marques Fernandes
29/04/2005, 00:39
ok, obrigado. Entrei em contato c/ o pessoal do GPS track maker e falaram p/ instalat a última versão que a mesma ja configura p/ porta USB. Farei o teste esses dias. Agora não entendi esse redirecionar a porta.O map source e freeware?

JairoM
29/04/2005, 10:06
Mapsouce, é pago, mas vem com o gps da Garmin (o seu caso).Depois de instalar qualquer versão, faça o update(gratuito) baixando direto de www.garmin.com a ultima versão disponivel (eu peguei semana passada a versao 6.5).
Ele " conversa" usb ou serial.
o TRackMaker tambem faz isso, e muito bem.
Redirecionar, significa mais ou menos o seguinte: Voce manda buscar uma porta serial, e um programa interno no seu computador, diz: "como a serial nao existe, ou voce não quer que eu a use, entao vou traduzir os dados, e enviar pela porta usb" .. mais ou menos isso.
[ ]s

Wallace
30/04/2005, 13:57
O III Plus não vem com MapSource.
O III Plus também não trabalharia via USB com o MapSource e o III Plus, simplesmente porque o III Plus não tem porta USB; somente serial.

George Marques Fernandes
30/04/2005, 19:10
Como falei vou tentar o programa Track maker que peguei na página deles. Vou testar e ver no q da.No mais obg. e se der certo ou errado mando falar.Até p/ pedir ajuda.

George Marques Fernandes
30/04/2005, 19:13
Gente essa briga toda c/ o GPS eh p/ uma viagem em julho (Jalapãp, Chp dos Veadeiros, Pirenopolis, Goias, Sertões Veredas e Cavernas do Peruaçu. Vcs tem algum arquivo/informações desses lugares?

JairoM
11/05/2005, 12:47
Acho que o Wallace é que vai me salvar nesta duvida.

Recebi finalmente meu GPSMAP 60C .... é o bicho. Facílimo de operar e rapido pra aprender.

Aliado ao Mapsource (que veio com ele) e ao Tarcksource municipal, cubro 90% de minhas necesidades.

Nao veio com ele :( o CD WORDMap... alguem no Rio de Janeiro o teria pra uma copia "elucidativa" ?

Abraços antenados no gps, e no PX tambem.

Wallace
11/05/2005, 13:02
Esquece o Word Map, é uma porcaria.
Pega o estadual e o municipal do Projeto TrackSource.
Deve estar saindo uma nova versão do projeto estes dias que vai detalhar muito mais o RJ, estado e cidade.

JairoM
11/05/2005, 13:07
Viu... eu sabia que este "santo-anjo" responderia....
Obrigado Wallace..... te devo mais essa.

[ ]s :lol:

Pavani
12/05/2005, 19:29
Alguém saberia me dizer se o GPS MAP 60 tem esse mecanismo de dar mapas das cidades?
Qual a diferença eles etm em comum? Por que um é colorido?!? Ou tem mais coisa?!?
Em breve estarei comum GPS MAP 60.... Estou comprando um pouco de dolar por mÊs para poder pagar ele....
Abraço
Pavani

JairoM
13/05/2005, 17:28
Pavani,

Eu acabei de comprar o GPSMAP 60 C .
Ele é colorido sim, mas o modelo em tons de cinza é identico.
Preferi o colorido, porque é muiiiiiito mais facil de ver a telinha, e pelo monte de informações que nosso amigo Wallace passou.
Se voce puder, prefira o color... mesmo que tenha que esperar um pouquinho a mais, como eu fiz.
Os mapas das cidades www.portalgps.com.br voce aplica em qualquer um dos dois modelos.
[ ]s

Pavani
16/05/2005, 17:21
Valeu irmão!
Obrigado pelas dicas!
Abraço
Pavani

Ric Mac
17/05/2005, 15:41
Como falei vou tentar o programa Track maker que peguei na página deles. Vou testar e ver no q da.No mais obg. e se der certo ou errado mando falar.Até p/ pedir ajuda.

George,

Voce ja tentou instalar o software que vem junto com o adaptar USB -> Serial?
Ele funciona da seguinte maneira: E criada uma porta serial falsa e todos os seus aplicativos vao encherga-la. Ex.: Teras uma porta chamada COM3: com todas as caracteristicas normais de IRQ (COM1 e 3 IRQ 4; COM 2 e 4 IRQ 3).
O GPSTM reconhece esta tal COM virtual e trabalha com ela. Eu ja utilizei este recurso para:
HOTSINC - Palm
GPSTM
Ambos um Compaq que somente tinha portas USB!!!!!

Teste o driver do conversor USB- Serial com um mouse antigo, se ele funcionar o GPSTM TB vai! Caso contrario, ou o conversor ta com problemas ou driver nao foi instalado corretamente.

Abracos.

Ricardo