PDA

Ver Versão Completa : Como guardar o Jeep?

Zeca - PVH
11/12/2007, 00:00
Salve galera!!

Neste final de ano vou para o Nordeste curtir merecidas férias com a família. Então o "Chapollim" vai ficar praticamente um mês inteiro DESCANSANDO.

Daí pergunto aos "expert's": QUAL A MELHOR MANEIRA DE GUARDAR O JEEP?

- Pode parecer bobagem, mas não quero ter dor de cabeça quando voltar. Quero dar na chave e sair pegando um ventinho só pra matar a saudade.
(Os conselhos vou aplicar também na minha Ford Ranger Storm 4x4)

Boas férias a todos.:stop:

Zeca - PVH
"Chapollim" CJ-5 - 1980 - diesel
Ranger Storm - 2004

Pedro Freitas
11/12/2007, 00:12
1 mês é muito pouco, mas...
para garantir que não tenha nada roubando carga, só desconecta a bateria. :concordo:
[]'s boa viagem!

Thiago Serpa
11/12/2007, 00:21
ok.. entao vamos complicar um pouco a coisa.. o que fazer para ressucitar um jeep que nao liga faz uns 4 meses... bateria nova (a antiga ta imprestável) checar óleo de cambio, t-case e diferencial, trocar oleo do motor (é necessário?) calibrar pneus...

Pedro Freitas
11/12/2007, 00:34
mimimimimimmimm.... trocar oleo do motor (é necessário?) mimiimimimim...

óleo de 6 em 6 mêses é recomendado pelo próprio fabricante.
o resto é bom dar uma checada.
água no radiador :concordo:
aproveita e confere o isopor, porta latinhas... :mrgreen:

[]'s

Pedro Freitas
11/12/2007, 00:38
óleo de 6 em 6 mêses é recomendado pelo próprio fabricante.
o resto é bom dar uma checada.
água no radiador :concordo:
aproveita e confere o isopor, porta latinhas... :mrgreen:

[]'s

o melhor disso tudo é que... todo mundo já escutou uma história deessas...

"um jipe parado a mais de 5 anos, daí levaram uma bateria e um poquinho de gasolina e ligaram ele. hehehe, nem pingando óleo ele tava mais." :twisted:

outra frase boa: "pega igual gonorréia" :mrgreen:

[]'s

JairoM
11/12/2007, 14:35
Ha um mes atras, eu comprei meu jeep.

É um velho GPW ano 1942 (tem link na minha assinatura). O antigo dono, não saia com ele da porta da casa, onde ele ficou pegando chuva por 3 anos...

Só cuidava da bateria, e de vez em quando ele botava a bateria pra carregar num geringonça que ele mesmo inventou. E FUNCIONA.... porque a bateria parece novinha.

Levei pro meu meca, num reboque prancha. Em 24 horas o motor tava rodando. Ele trocou oleo (ainda tinha muito lá dentro do motor), deu uns sprays de WD, gasolina nova, porque a velha ja estava podre, e tudo funcionou...

Ok, tá batendo biela, mas isso é assunto pra retífica depois do carnaval... :)

JairoM
11/12/2007, 14:38
Neste mes de janeiro, tambem estarei fora.

O JEEP, vou desligar os cabos de bateria.

A L-200 não farei nada, porque ela ja resistiu outras vezes por mais de 1 mes de inanição....

Basta que na volta, dar umas 2 bombadas no acelerador antes de rodar o arranque. Como não ha fuga de corrente, não descarrega a bateria.

No jeep, eu já não sei, então por precaução, desligo os cabos da bateria...

Milton Quindim
11/12/2007, 20:01
Fui cabo e depois sargento responsável pela garagem da companhia que servia em um batalhão de infantaria e lembro muito bem dos procedimentos corretos para se guardar um jipe e não ter problemas com ele depois.

Vamos lá.

:arrow:Primeiro escolha bem o lugar onde ele ficará, de preferência a locais secos e cobertos, onde não tenha perigo de alagamento em caso de enchente ou catástrofe.:D

:arrow:Escolha um tecido para cobrir o jipe mesmo se for usar uma lona, evite colocar a lona diretamente sobre a lataria pois a mesma poderá aderir a tinta em caso de coco de passarinho ou do calor.

:arrow:Separe 4 cavaletes destes comprados para manter um veículo erguido com segurança, ou poderá ser substituido por pedaços largos de madeira.

:arrow:Erga seu jipe e cuide para que os pneus fiquem sem encostar no chão, pois com as variações de temperatura o ar dentro dos mesmos tende a alterar podendo assim murchar e danificar a borracha dos pneus.

:arrow:Esvazie seu tanque de combustível para que o mesmo não sofra corrosão ou as juntas que podem deixar vazar o que poderá ocasionar um acidente. Lembre-se vc não estará por perto caso isso ocorra.

:arrow:Não recoloque a tampa do tanque pelo mesmo motivo, o tanque vazio tende a sofrer com a evaporação do restante de combustivel o que formaria uma pressão interna e formação de gases inflamáveis.

:arrow:Desligue os cabos da bateria e se sua bateria tiver as tampas dos vasos removíveis remova-as também.

:arrow:A água do sistema de arrefecimento também deve ser removida pois a tendencia que haja corrosão acentuada em algumas partes do bloco onde mesmo usando aditivos ela ocorrerá.

:arrow:Retire do interior do seu jipe qualquer objeto de metal(ferramentas, chaves, cabos, cambão ou manilhas) que não esteja fixado a carroceria ou chassi para evitar corrosão por contacto.

:arrow:Se a capota for fixada por cintas, afrouxa-las para que não haja ressecamento e fadiga por causa do calor.

Também passavamos uma mistura de querozene com óleo na lataria para evitar que houvesse corrosão mas eu sempre fui contra pois a pintura ficava manchada depois além de grudar uma poeira danada.Além de um pneu pretinho.

Não tem necessidade de remover óleos ou graxa, porém quando voltar de viagem antes de religar o bixin desfaça tudo e verifique os níveis principalmente se encontrar algum pingo de óleo...hehehe...impossivel é não encontar.

No mais seja feliz e faça uma boa viagem, curta suas féria se puder fazer isso sem o jipe...kkk

Zeca - PVH
11/12/2007, 21:25
Salve galera!!

Estou satisfeito com as respostas postadas até agora pelos amigos, principalmente as do Milton Kindin que demonstrou ser realmente um "expert" no assunto. Então, mesmo sendo de apenas um mês o tempo de parada, vou seguir as principais dicas dos amigos: guardar em lugar abrigado, desligar os cabos da bateria, etc., e eu acrescento que uma boa lavagem do "guerreiro" antes de guardá-lo é de fundamental importância para a prevenção da ferrugem.

No mais, concordo com o Kindim de que as férias seriam infinitamente melhores se eu pudesse levá-lo. Subir e descer dunas e andar com ele pela praia seria o máximo. Infelizmente a companhia áerea não aceita esse excesso de bagagem, he, he, he.

Zeca - PVH.

Marco
11/12/2007, 22:20
E só lembrando;calçar o jipe e soltar o freio de mão, para não ter problema de sair arrastando as rodas...experiência própria...rsrsrsrsrs

Milton Quindim
12/12/2007, 10:16
E só lembrando;calçar o jipe e soltar o freio de mão, para não ter problema de sair arrastando as rodas...experiência própria...rsrsrsrsrs

Tá ai um problema que não tinha no quetel...lá nenhum jipe tinha freio de mão...kkk
Muito bem lembrado sim...

:arrow:Soltar as lonas pode ser atravéz do cabo , mas o ideal seria depois de levantado rodar cada roda e ir soltando atravéz do ajustador das sapatas que pode ser alcçado por tráz do pneu.