Conectar

Ver Versão Completa : Ranger: Nem mecânico Acerta !!!

jedm
10/12/2007, 20:57
Olá a todos sou um novo usuário de uma Ranger 99 4x4 CE Diesel.

Há algumas semanas apareceu um barulho terrível por baixo da Ranger como se fosse quando acaba a pastilha de freio. Sinto que dá uns trancos quando o carro anda. Acontece que o barulho aparece e desaparece várias vezes ao dia. Notei que a maior incidência é nas saídas, freadas e quando engato a ré.

Fiz a revisão dos 95.000 a pouco tempo. As pastilhas estão novas.

Levei em um mecânico que me disse ser o escapamento. Fiz a troca e realmente estava para estourar mas não resolveu.

Levei em outro que me disse que era o Cardan. Troquei e o barulho persiste.

Não sei mais o que fazer.

Help me All

Walter L. L. Casitta
10/12/2007, 21:59
Olá a todos sou um novo usuário de uma Ranger 99 4x4 CE Diesel.

Há algumas semanas apareceu um barulho terrível por baixo da Ranger como se fosse quando acaba a pastilha de freio. Sinto que dá uns trancos quando o carro anda. Acontece que o barulho aparece e desaparece várias vezes ao dia. Notei que a maior incidência é nas saídas, freadas e quando engato a ré.

Fiz a revisão dos 95.000 a pouco tempo. As pastilhas estão novas.

Levei em um mecânico que me disse ser o escapamento. Fiz a troca e realmente estava para estourar mas não resolveu.

Levei em outro que me disse que era o Cardan. Troquei e o barulho persiste.

Outro dia eu identifiquei um problema semelhante numa ranger 99 de um amigo. Era aquele suporte longitudinal do cardam. Aquilo da muito problema e não vem nas Rangers a partir de 2000 eu acho...

FRanger
10/12/2007, 22:26
Parece ser realmente na transmissão. O problema é este diagnóstico à distância, no sistema de transmissão tem muitas peças propensas a uma pane. Balanceamento de cardan, folga no diferencial, etc.
95.000Km rodados e é 1999? Vc conhece o histórico desta vtr, é isto mesmo?
Abraços,
FRanger

Pequeno jr
11/12/2007, 07:32
Jed, até achei q era algo que a minha faz que é um pequeno solavanco com um barulho bem baixo, mas perceptível, quando estou começando a sair com a viatura em 1º marcha, rê e qdo piso no freio em baixas velocidades. Na minha eu sei q é o rolamento do cardan.

Mesmo ja tendo trocado a peça, comprei um de marca e qualidade inferior e por isso, as vezes ocorre esse fato.

Na sua há este solavanco e um barulho "TUmmmm"????

jedm
11/12/2007, 08:04
Jed, até achei q era algo que a minha faz que é um pequeno solavanco com um barulho bem baixo, mas perceptível, quando estou começando a sair com a viatura em 1º marcha, rê e qdo piso no freio em baixas velocidades. Na minha eu sei q é o rolamento do cardan.

Mesmo ja tendo trocado a peça, comprei um de marca e qualidade inferior e por isso, as vezes ocorre esse fato.

Na sua há este solavanco e um barulho "TUmmmm"????
Sim, é isto mesmo, as vezes faz esse "tummmm". Mas troquei o cardan por um de aço e o barulho não acabou. Alias aumentou.

jedm
11/12/2007, 08:06
Parece ser realmente na transmissão. O problema é este diagnóstico à distância, no sistema de transmissão tem muitas peças propensas a uma pane. Balanceamento de cardan, folga no diferencial, etc.
95.000Km rodados e é 1999? Vc conhece o histórico desta vtr, é isto mesmo?
Abraços,
FRanger
Sim, 99 com 98000km. Chequei o velocimetro antes de comprar e se olhar a mecânica ainda toda original.

Pequeno jr
11/12/2007, 08:23
Sim, é isto mesmo, as vezes faz esse "tummmm". Mas troquei o cardan por um de aço e o barulho não acabou. Alias aumentou.

Ué ... a minha faz isso e não é o Cardãn é o rolamento do cardãn pois é nele que da uma pequena folga e acontece o solavanco e o tummm ao frear, acelerar e na ré. Veja o preço desta peças la na super peças, pois se vc for na autorizada prepara para deixar uns R$ 600,00.

Muita gente aqui do forum já comprou as peças la com ele. Sempre originais. O contato dele é

Sérgio Figueira Aquino
Gerente Super Peças - Especializada em FORD
São Borja - RS - Fone: 55-3431-5219
site: http://br.geocities.com/superpecas1

Edintruder
11/12/2007, 16:24
O caso é rolar por baixo da caminhonete e ver tudo o que pode fazer esse baruho. Pode ser até a tampa da caçamba...

tulio pessoa
11/12/2007, 16:34
rapaz,antes de gastar mais dinheiro,desmonte o freio e veja se não tem nenhuma pedrinha,pq a minha ranger entrou uma pedrinha entre a pastilha e o disco parece,que vicou fazendo um barulho parecido com pastilha de freio baixa

Walter L. L. Casitta
11/12/2007, 17:23
rapaz,antes de gastar mais dinheiro,desmonte o freio e veja se não tem nenhuma pedrinha,pq a minha ranger entrou uma pedrinha entre a pastilha e o disco parece,que vicou fazendo um barulho parecido com pastilha de freio baixa

Já aconteceu isso com a minha umas 2 ou 3 vezes. É só dar ré que a pedrinha sai...

FRanger
11/12/2007, 20:48
Já aconteceu isso com a minha umas 2 ou 3 vezes. É só dar ré que a pedrinha sai...

Exatamente. Passei por uma estrada de terra que estava sendo trabalhada por uma moto-niveladora(maior moto do mundo) e uma pedrra ficou alojada pegando no disco. Saí de ré e a pedrinha saiu na hora...

tulio pessoa
11/12/2007, 22:34
mas depende de onde a pedra fica

pq na minha eu dei ré,peguei uns barrancos,e nada,tive que andar uns 5km até o mecânico que desmontou a roda e tirou a danada

Edintruder
12/12/2007, 15:36
Eu não dou muita bola pra isso. Normalmente saem sozinhas.

jedm
14/12/2007, 20:04
Exatamente. Passei por uma estrada de terra que estava sendo trabalhada por uma moto-niveladora(maior moto do mundo) e uma pedrra ficou alojada pegando no disco. Saí de ré e a pedrinha saiu na hora...
Mas se for realmente uma pedra como que a cada 4 vezes que saio com o carro somente 2 faz esse barulho e tranco?

Edintruder
15/12/2007, 13:40
Que sorte, heim?

Pequeno jr
15/12/2007, 18:34
jedm,

Para saber se é o rolamento do cardãn, entre debaixo da viatura e force o cardãn para os lados. Se fizer algum barulho, veja se é o mesmo que vc está escutando.

LUIS ANTONIO -BA
15/12/2007, 21:52
jedm,

Para saber se é o rolamento do cardãn, entre debaixo da viatura e force o cardãn para os lados. Se fizer algum barulho, veja se é o mesmo que vc está escutando.
Ou então deitar embaixo e mandar alguem ligar o veiculo engrenar a 1ª e soltar a embreagem devagarinho com o pe no freio e verificar de onde vem o barulho.

Edintruder
16/12/2007, 10:17
Ou então deitar embaixo e mandar alguem ligar o veiculo engrenar a 1ª e soltar a embreagem devagarinho com o pe no freio e verificar de onde vem o barulho.

É a mais fácil, mas sugiro fazer isso numa rampa de posto de combustíveis...
Faça isso de boné e óculos pois tem que ter cuidado com cabelos próximo às cruzetas que se pegar vira acidente feio e areia que possa cair nos olhos.

ariel kleinubing
22/10/2008, 09:11
Ressuscitando o tópico: A minha 99 diesel tá com um chiado na roda esquerda, barulho forte, de metal, freando, quando ta quase parando o carro, o barulho para bruscamente. Começo a andar, em certa velocidade faz de novo o barulhinho. As vezes faz, as vezes não. Levanei as duas rodas dianteiras e não tem barulho nenum, gira normal sem atrito. Já rodei mais de 150 km e não parou, sei que devia ter levado a um meca, mas não tive tempo. Alguem tem uma idéia do que pode ser, pedra acho que já teria saído ou desmanchado, o que pode ser, o pessoal que relatou acima, qual a causa/solução encontrada?

Pequeno jr
22/10/2008, 11:29
Ariel,

Isso está lá no tambor trazeiro e deve ser as sapatas da lona. A minha já teve isso tbm.

Edintruder
22/10/2008, 11:36
Pode ser rolamneto também. verifique se não tem folgas.

rogeriomasih
22/10/2008, 11:55
O companheiro que iniciou o tópico, postou qual era realmente o problema?

ariel kleinubing
22/10/2008, 15:05
Ariel,

Isso está lá no tambor trazeiro e deve ser as sapatas da lona. A minha já teve isso tbm.

É, nisto não pensei, as vezes o ruído engana o ouvido, como disse antes levantei as duas rodas dianteiras, não faziam chiado e nem tinham folga, por isto não deve ser rolamento, como disse o Edintruder, mas as traseiras não conferi, vou ver isto. Mas também troquei as sapatas traseiras faz um ano, será que já foram (25.000km)?

Jera
22/10/2008, 15:52
nao sei se é o mesmo barulho, mas eu estava com um barulho mt chato que vinha do freio....era aquele chiado de disco sujo ou pastilha dando sinal de gasta.
as pastilhas eram semi novas da frasle......o barulho ia e voltava toda hora e tinha vez que ficava o dia inteiro, até fiquei com dor de cabeça um dia por causa do barulho irritante....era só pisar um pouco no freio que parava. tirei a pastilha, lixei, passei o disco no torno e nao adiantou. o disco estava ficando com duas linhas mais gastas....até que enfim troquei as malditas pastilhas e agora o barulho parou.

Raposo
22/10/2008, 16:06
nao sei se é o mesmo barulho, mas eu estava com um barulho mt chato que vinha do freio....era aquele chiado de disco sujo ou pastilha dando sinal de gasta.
as pastilhas eram semi novas da frasle......o barulho ia e voltava toda hora e tinha vez que ficava o dia inteiro, até fiquei com dor de cabeça um dia por causa do barulho irritante....era só pisar um pouco no freio que parava. tirei a pastilha, lixei, passei o disco no torno e nao adiantou. o disco estava ficando com duas linhas mais gastas....até que enfim troquei as malditas pastilhas e agora o barulho parou.
Jera, talvez não foi o teu problema, mas as pastilhas da Ranger vêm com uma espécie de chapinha arrebitada na parte superior. Esta "chapinha" emite barulho irritante em contato com o disco. É uma espécie de aviso quando as pastilhas apresentam fim da vida útil. É uma idéia muito boa porque evita a perda dos discos de freio por desgaste excessivo das pastilhas. Quando o freio é acionado o tal barulho pára porque acaba a vibração da "chapinha". Estou passando essa informação porque já vi "merdânico" cortando a chapinha com alicate.
Abraços!

Jera
22/10/2008, 16:25
fala raposo!

o pior é que as pastilhas era semi novas quando começou a fazer o barulho....nem na metade da vida útil estavam....eu estava com murrinhagem de comprar mais 1 jogo de pastilhas...

Raposo
22/10/2008, 16:30
fala raposo!

o pior é que as pastilhas era semi novas quando começou a fazer o barulho....nem na metade da vida útil estavam....eu estava com murrinhagem de comprar mais 1 jogo de pastilhas...
Eu suspeitei que não era o teu problema. Postei mais para alertar os colegas sobre a chapinha.
Abraços.

Carlos Jacomini
23/10/2008, 21:56
Minha sugestão é:
pegue um macaco tipo jacaré e suspenda as 2 rodas traseiras,
ligue o motor,
engate e deixe rodar como se estive andando.
Saia do carro e escute o barulho, tente identificar com o motor acelerando (peça ajuda pra alguem ficar acelerando como se estivesse andando).

Dicas:

se o barulho for um ronco pode ser rolamento,
se for um chiado de metal cheque as lonas de freio,
se for de vibração pode ser:
1) balanceamento do cardã - ocorre qdo o motorista dá trancos fortes e/ou arrancadas de cantar pneus, com o tempo desbalancea o eixo
2) rolamento do cardã -
3) diferencial ,
se a roda vibrar para cima e para baixo pode ser
1) roda torta -
2) pneu com deformação -
3) ponta de eixo torta...

Ou um conjunto dos sintomas acima, onde um gera outro....

Esta é a melhor forma de você ter uma ideia de como está a viatura. Espero que no seu caso sejam problemas simple$$$$

um abraço

ariel kleinubing
24/10/2008, 11:04
Bom, seguinte:desmontei o rolamento da roda dianteira, parece que tem folga, que movendo a roda no macaco não se percebia. Mas acho estranho a altura do barulho pra folga pequena que tinha o rolamento. Já comprei (R$ 190) e vou trocar amanha e posto depois aqui pra informar o que aconteceu. Abraço.

Pequeno jr
24/10/2008, 21:42
Ariel, rolamento dianteiro por R$ 190,00 é zebra.

Ranger troca-se Rolamento + cubo e de preferencia IMA. Aqui no DF compro R$ 500,00 as vezes um pouco mais barato.

Edintruder
25/10/2008, 17:26
Cuidado que ao levantar ambas as rodas traseiras, uma roda pode acabar parando e ficar apenas uma rodando, e nesse momento terá um ronco que parece com rolamento roncando, porém é as planetárias rodando nas satélites. Cuidado para não ser enganado pelo próprio ouvido.

Eu comprei o kit de rolamento mais cubo direto da fábrica da Usitec em Caxias do Sul/RS por R$255,00 mais frete e impostos. O cubo foi montado com rolamentos de 1a linha da marca FAG. Vale a pena comprar direto pois tem certeza que os rolamentos montados são de primeira linha.

ariel kleinubing
27/10/2008, 10:03
Bom, conclusão, realmente era rolamento, coloquei e parou. O engraçado é que não tinha folga, tampouco acusava chiado ao levantar a roda. Mas ao desmontar o rolamento se desmontou, tava na rapa. O que comprei é paralelo mesmo, a qualidade é duvidosa, tem inclusive uma graxeira pra lubrificar hehehe. Como não podia ficar com ela parada e era o único aqui na cidade, acabei botando mesmo assim.