PDA

Ver Versão Completa : Dúvidas Sobre O Niva!

Rodrigo & Dany
10/12/2007, 15:42
Olá meu nome é Rodrigo, moro em Campo Grande MS, gostaria de uma ajuda pois tenho dúvidas à respeito do Niva.
Vou comprar um Niva e não conheço nada do carro, pretendo fazer uma viagem com ele daqui p/ Santa Catarina num total de 3.000 km ida e volta, gostaria de saber quantos km/L ele faz na cidade e na estrada, somente eu e minha esposa e não pretendemos usá-lo em trilhas. Também gostaria de saber como ele p/ ser usado no dia-a-dia?
Se puderem também me informar sobre como comprar certo e sobre a manutenção, algumas dicas.
Fico no aguardo, desde já agradeço.

Peter
10/12/2007, 15:50
Rodrigo&Dany

Sejam bem vindos a este forum.

Este assunto sempre que surge ,se torna bastante polemico.

Sugiro a voce acionar a função procurar
pois ja existem uma serie de topicos sobre este asunto alem de relatos de diversas pessoas que tiveram a mesma opção que voces.

Espero que a doeça russa tambem pegue voces.

Boa sorte.

Rodrigo & Dany
10/12/2007, 15:55
O desejo de comprar o Niva é mto grande, mas insegurança e dúvidas ainda não deixaram.
Obrigado pela resposta!

Gustavo Niva
10/12/2007, 16:07
Rodrigo e Dani,
desculpe jogar agua no teu chopp, mas fazer uma viagem de 3000km sem muita experiencia no niva é certeza de dar m....... a menos que tu consiga um niva pra la de impecavel (leia-se ZERO)

Daqui a pouco provavemente vao aparecer alguns falando que fizeram não sei quantos mil kilometros no niva, blablabla, manutencao preventiva, blabla seu wilson o mago, blablablablabla, original, etc.... esquece isso por enquanto...

Eu tô a mais de 2 anos com o niva, tá certo que não é dos mais bem cuidados, mas tá razoável... e msm assim o máximo que já arrisquei foram 1100km ida e volta (e tive alguns problemas.... coisas bobas resolvidas no acostamento, mas se eu não sacasse o pouco que saco teria ficado ali msm)

[]s e boa sorte,
Gustavo.

OBS: Ou então faz um bom seguro, leva um celular com boa cobertura e relaxa :)

Rodrigo & Dany
10/12/2007, 16:18
Mas será que não tem como mesmo?
Mesmo com tudo certo no carro?
Ele dá mto problema?
Brigado pela resposta.

Soldier
10/12/2007, 16:56
Mas será que não tem como mesmo?
Mesmo com tudo certo no carro?
Ele dá mto problema?
Brigado pela resposta.

Rodrigo, qualquer carro dá problema... especialmente um com mais 15, 16 ou 17 anos de uso e abuso... no caso do Niva, trata-se de um carro que se leva algúm tempo para conhecer por tratar-se de um carro que pode sofrer muitas adaptações (ou adaptraições como alguns dizem) e não é qualquer mecânico que se aventura a mexer com o bichinho... se vc quer realmente um Niva pra fazer uma viagem grande, procure muito, pesquise muito, ande mais ainda e conheça diversos antes de fazer sua escolha... depois faça uma boa revisão, ande algum tempo com ele, conheça o carro e aí finalmente, faça as contas do consumo para ver se realmente quer partir nessa aventura... se ainda assim, estiver certo que quer fazer a viagem, vá em frente e seja bem vindo ao mundo do Niva.

PS; Em relação ao consumo, na gasolina, muito raramente vai encontrar um que faça mais que 9 ou 10km/L na estrada... a maioria fica abaixo disso.

Girti
10/12/2007, 17:02
Rodrigo e Dani,
desculpe jogar agua no teu chopp, mas fazer uma viagem de 3000km sem muita experiencia no niva é certeza de dar m....... a menos que tu consiga um niva pra la de impecavel (leia-se ZERO)

Daqui a pouco provavemente vao aparecer alguns falando que fizeram não sei quantos mil kilometros no niva, blablabla, manutencao preventiva, blabla seu wilson o mago, blablablablabla, original, etc.... esquece isso por enquanto...

Eu tô a mais de 2 anos com o niva, tá certo que não é dos mais bem cuidados, mas tá razoável... e msm assim o máximo que já arrisquei foram 1100km ida e volta (e tive alguns problemas.... coisas bobas resolvidas no acostamento, mas se eu não sacasse o pouco que saco teria ficado ali msm)

[]s e boa sorte,
Gustavo.

Discordo e concordo com o Gustavo! hehehe.....8-)

DISCORDO quanto às viagens longas, em 13 anos de Niva já fiz inúmeras viagens longas, fosse em férias, fosse em feriados. Alguns exemplos:

97 - Estrada Real - ca. 3.000 Km
98 - Sul - ca. 5.000 Km
00 - RJ e MG - ca. 5.000 Km
01 - Sul - ca. 4.000 Km
04 - Sul - ca. 3.500 Km
06 - Estrada Real - ca. 2.500 Km
07 - ES/RJ/MG - ca. 3.200 Km

São comuns, em feriados, viagens de 700 a 1.000 Km, e, em finais de semana, de 500 a 700 Km.

Meus Nivas são sempre muito bem conservados, e eu estou sempre atento a todos ruídos e comportamentos estranhos. Devido ao longo tempo que tenho de Nivas, sei muito bem quais os seus limites, quais seus pontos fracos, enfim, conheço bem as manhas do carro.

CONCORDO TOTALMENTE E SEM RESTRIÇÕES com o Gustavo quanto ao fato de que não é recomendável, nem sensato alguém que não conheça o Niva comprar um e sair, logo de cara, em uma longa viagem com ele. Mesmo eu, que conheço bem o Niva, não iria comprar um, mesmo em excelente estado, e viajar logo de cara. É necessário rodar com ele, conhecê-lo, descobrir eventuais problemas (que sempre existirão em um carro usado, mesmo bem conservado), corrigí-los, rodar novamente, enfim, é necessário ter certeza de que o carro é confiável, para depois relaxar e gozar :cool:

Posso dar um exemplo: comprei o meu atual Niva 95 de um conhecido, em Março/06, sabendo que ele sempre cuidou bem do carro, embora não fosse o primeiro dono. Vim com o carro do Rio até São Paulo, passando por Visconde de Mauá, num total de cerca de 500 Km. Como eu conhecia bem os Niva, vim com relativa tranqüilidade, mas não com a mesma calma com a qual viajaria com o meu 90/91 que estava em casa.
Em Outubro/06, portanto 7 meses depois, já com o Niva re-re-revisado, fiz a viagem pela Estrada Real. Não tive problemas sérios, mas alguns probleminhas elétricos, todos resolvidos com facilidade, me aporrinharam durante a viagem. Em Setembro/07, nova viagem longa, e, desta vez, o único problema, já no final da viagem, também resolvido com facilidade, foi a quebra de uma das buchas do amortecedor dianteiro D (descobri, em São Paulo, que a quebra prematura da bucha se deveu a uma rebarba na solda de reforço do suporte do amortecedor, que cortou a borracha da bucha).
Ou seja, meu Niva, depois de 7 meses, ainda tinha pequenos probleminhas a serem resolvidos, que só se revelaram durante uma viagem longa. Já este ano, com o carro há mais tempo em minhas mãos, outros probleminhas encontrados e resolvidos, tive menos problemas em uma viagem ainda mais longa.

Repetindo e endossando o Gustavo: não é recomendável fazer viagens longas logo após haver adquirido o carro, o ideal é dar um tempo, fazer uma boa revisão após a compra, rodar com ele, conhecê-lo, descobrir se não há outros problemas, resolvê-los também, fazer pequenas viagens, nas quais você poderá sentir como o Niva se comporta nas estradas, até que você sinta que pode confiar no seu Niva para viagens maiores. E aí, boa viagem!!! :-D

EM TEMPO: Gustavo, cada um tem direito às suas opiniões, mas acredito que, em uma lista como esta, o respeito à opinião dos outros é uma regra de ouro. Você não é, de modo algum, obrigado a compartilhar das opiniões dos outros, mas,assim como os outros respeitam as suas idéias, você deve respeitar as dos demais, pois são tão válidas e dignas de serem lidas quanto as suas. Não acredito que fazer pouco caso das opiniões alheias, chamando-as de "blábláblá" seja uma atitude simpática, muito menos condizente com o espírito de um forum. Esta é a minha opinião pessoal, não pretendo criar um debate a respeito, ficando claro, portanto, que não vou estender a discussão para além desta mensagem.

Um abraço!:-D

Rodrigo & Dany
10/12/2007, 17:02
Obrigado pelas dicas.
Nós temos um pálio 98, mas nós queremos comprar esse Niva principalmente p/ o dia-a-dia, será que ele aguenta? Não usamos mto.

Rodrigo & Dany
10/12/2007, 17:10
Discordo e concordo com o Gustavo! hehehe.....8-)

DISCORDO quanto às viagens longas, em 13 anos de Niva já fiz inúmeras viagens longas, fosse em férias, fosse em feriados. Alguns exemplos:

97 - Estrada Real - ca. 3.000 Km
98 - Sul - ca. 5.000 Km
00 - RJ e MG - ca. 5.000 Km
01 - Sul - ca. 4.000 Km
04 - Sul - ca. 3.500 Km
06 - Estrada Real - ca. 2.500 Km
07 - ES/RJ/MG - ca. 3.200 Km

São comuns, em feriados, viagens de 700 a 1.000 Km, e, em finais de semana, de 500 a 700 Km.

Meus Nivas são sempre muito bem conservados, e eu estou sempre atento a todos ruídos e comportamentos estranhos. Devido ao longo tempo que tenho de Nivas, sei muito bem quais os seus limites, quais seus pontos fracos, enfim, conheço bem as manhas do carro.

CONCORDO TOTALMENTE E SEM RESTRIÇÕES com o Gustavo quanto ao fato de que não é recomendável, nem sensato alguém que não conheça o Niva comprar um e sair, logo de cara, em uma longa viagem com ele. Mesmo eu, que conheço bem o Niva, não iria comprar um, mesmo em excelente estado, e viajar logo de cara. É necessário rodar com ele, conhecê-lo, descobrir eventuais problemas (que sempre existirão em um carro usado, mesmo bem conservado), corrigí-los, rodar novamente, enfim, é necessário ter certeza de que o carro é confiável, para depois relaxar e gozar :cool:

Posso dar um exemplo: comprei o meu atual Niva 95 de um conhecido, em Março/06, sabendo que ele sempre cuidou bem do carro, embora não fosse o primeiro dono. Vim com o carro do Rio até São Paulo, passando por Visconde de Mauá, num total de cerca de 500 Km. Como eu conhecia bem os Niva, vim com relativa tranqüilidade, mas não com a mesma calma com a qual viajaria com o meu 90/91 que estava em casa.
Em Outubro/06, portanto 7 meses depois, já com o Niva re-re-revisado, fiz a viagem pela Estrada Real. Não tive problemas sérios, mas alguns probleminhas elétricos, todos resolvidos com facilidade, me aporrinharam durante a viagem. Em Setembro/07, nova viagem longa, e, desta vez, o único problema, já no final da viagem, também resolvido com facilidade, foi a quebra de uma das buchas do amortecedor dianteiro D (descobri, em São Paulo, que a quebra prematura da bucha se deveu a uma rebarba na solda de reforço do suporte do amortecedor, que cortou a borracha da bucha).
Ou seja, meu Niva, depois de 7 meses, ainda tinha pequenos probleminhas a serem resolvidos, que só se revelaram durante uma viagem longa. Já este ano, com o carro há mais tempo em minhas mãos, outros probleminhas encontrados e resolvidos, tive menos problemas em uma viagem ainda mais longa.

Repetindo e endossando o Gustavo: não é recomendável fazer viagens longas logo após haver adquirido o carro, o ideal é dar um tempo, fazer uma boa revisão após a compra, rodar com ele, conhecê-lo, descobrir se não há outros problemas, resolvê-los também, fazer pequenas viagens, nas quais você poderá sentir como o Niva se comporta nas estradas, até que você sinta que pode confiar no seu Niva para viagens maiores. E aí, boa viagem!!! :-D

EM TEMPO: Gustavo, cada um tem direito às suas opiniões, mas acredito que, em uma lista como esta, o respeito à opinião dos outros é uma regra de ouro. Você não é, de modo algum, obrigado a compartilhar das opiniões dos outros, mas,assim como os outros respeitam as suas idéias, você deve respeitar as dos demais, pois são tão válidas e dignas de serem lidas quanto as suas. Não acredito que fazer pouco caso das opiniões alheias, chamando-as de "blábláblá" seja uma atitude simpática, muito menos condizente com o espírito de um forum. Esta é a minha opinião pessoal, não pretendo criar um debate a respeito, ficando claro, portanto, que não vou estender a discussão para além desta mensagem.

Um abraço!:-D

A compra do Niva será feita no máximo até janeiro, e a viagem é programada p/ Setembro ou Outubro, tb queremos fazer várias revisões e todos os reparos necessários até mesmo pq vai ser um carro p/ ser mais usado no dia-a-dia.
Muito obrigado pela opinião, nos ajudou muito, inclusive vamos acatar a idéia de viagens curtas.
Obrigado.

pedrodoniva
10/12/2007, 18:28
Rodrigo, boas vindas ao fórum.
Pra fazer viagens longas acho que o Niva é perfeito, mas com certeza tem que estar em ótimas condições de uso. Você pode facilmente usá-lo no dia-a-dia mas recomendo a troca de combustível,ou álcool ou GNV,pois na gasolina é difícil.... O meu faz 6,2 km/l, mas é porque está sempre pesado (kkkk) e o carburador é original (em ótimo estado). Vou colocar um Weber 460 essa semana (se deus quiser, e depois de matutar muito), fica bem mais ecônomico e usa álcool! Perfeito não? A minha namorada adora o Niva e provavelmente vamos fazer 2 viagens ao litoral nesses 2 próximos meses. Tá certo que daqui para a praia é questão de 500 km ida e volta. Nunca fui tão longe com ele, mas acredito que aguenta facilmente. Cuido muito bem dele e antes da primeira viagem vou dar uma geral , só pra garantir...
Espero que você encontre seu Niva, que não precisa estar zero, mas sim em bom estado, e até o dia da sua viagem você deixe ele do jeito que quer e do jeito que sonha.
Pelo jeito vc já foi contaminado pelo vírus russo,kkkk
Falow cara,boa sorte aew!

Luiz Kristophor
10/12/2007, 18:28
Rodrigo e Dani,
desculpe jogar agua no teu chopp, mas fazer uma viagem de 3000km sem muita experiencia no niva é certeza de dar m....... vao aparecer alguns falando que fizeram não sei quantos mil kilometros no niva, blablabla, manutencao preventiva, blabla seu wilson o mago, blablablablabla, original, etc.... esquece isso por enquanto...

Gustavo, descordo totalmente de tudo que falou, quando comprei meu Niva, fiz uma bela revisão nele, em tudo que era necessário e minha 1º isso mesmo PRIMEIRA viagem foi de 11.000km, isso mesmo ONZE MIL, e fui sem problemas, o unico ocorrido foi um coletor que quebrou a solda e uma bomba de combustivel que falhava, resolvido sem problemas...agora se em 1.100 km o carro para o tempo todo é outra história, acho que falta manuenção heim....

Rodrigo & Dany, vá sem medo, o importante é escolher um bom carro e fazer uma boa revisão, usando péças novas e de boa qualidade,tambem é fundamental saber conduzir o carro e conhecer os seus limites, o Niva não é um formula um, se respeitar a velocidade de cruzeiro e outros detalhes, se atravessa o pais que nem eu fiz...a primeira dica que te dou é dirija varios Nivas antes de comprar, assim vai poder ter uma base para comparar e vai saber o que é um Niva em boas condições, a segunda dica é, se pensa em investir e ficar um tempo com o carro, leve em concideração comprar um já modificado, vale apena o custo beneficio, é bem mais barato comprar um pronto do que fazer vc mesmo, falo pq isso aconteceu comigo...quando fui comprar o meu tinha uma certeza, queria motor ap 1.8 e direção hidráulica, isso depois de ter guiado originais e modificados, achei na ocasião duas maquinas, uma assim como falei e outra com um belo upgrade na suspensão, optei pela 1º pois achei que não ia precisar de tanto para a minha aventura, que ia fazer 3 meses depois, no entanto fui pegando gosto e a brincadeira foi ficando cara, alem da bela revisão passei para modificações e etc, falo isso porque vc começa a sentir as diferenças no carro e ai quer cada vez mais performance, enfim a verdade é que me arrependi de não ter comprado a 2º opção, não pelo meu carro hoje, mais pelo bolso, teria valido muito apena pela diferença no custo do carro. Só mais uma coisinha, uso o meu diariamente, é meu unico carro, desculpe pela redação....

Abraço, Luiz :concordo:

Luiz Kristophor
10/12/2007, 18:41
Não tenho o Niva a muito tempo e não sou tão experiente assim mas vou tentar colocar algumas coisas básicas para a escolha:

1º Independentemente da definição entre um carro original ou um bem equipado e com modificações é importante que se avalie alguns pontos como:

Lataria: não se engane com a aparencia externa, lembre-se de verificar o assoalho e partes escondidas sob a forração, levante o carro em um posto e veja como está por baixo para ver se não tem muitos amassados.

Motor: Basicamente veja se não queima óleo, uma boa dica é passar o dedo dentro do escapamento na boca, se a fuligem for preta tudo bem é só regular, agora se sair azulada é porque o motor tá queimando óleo.

Transmissão: ao guiar o carro use todas as marchas e acelere e desacelere em todas para ver se não escapa nenhuma, repita o processo com a reduzida ligada e por fim veja se o bloqueio está engatando.

Suspensão: examine atentamente todas as buchas e na dianteira uma boa dica é levantar o carro no macaco até a roda sair do chão ai tente empurrar pra dentro e pra fora pela parte de cima, se estiver firme tudo bem, se estiver bamba pode ser buchas gastas ou estouradas ou também rolamentos.

Meu Niva ta com um AP 1.8 mi, injeção eletronica, na estrada andando numa velocidade de cruzeiro de 80 km/h, sem apertar muito, ele faz na casa de 9.7 km/l, se andar entre 90 e 110 km/h cai para 7.5 km/l e na cidade andando normal sem economizar ele faz entre 6.5 e 7.5 km/l.
Na minha opnião o melhor para economia mesmo é o GNV, até porque se quiser toda a potencia do carro numa trilha por exemplo, é só passar p/ gasolina ou pro alcool se for o caso.
Agora entrar nessa de pegar um a gasolina e fazer gambiarra p/ usar alcool é furada heim, se vai ferrar o motor, :discordo: não entre nessa de que basta um chip e tudo esta resolvido porque qualquer mecânico descente sabe que não é assim que a coisa funciona.

Abs, Luiz :concordo:

pedrodoniva
10/12/2007, 20:41
Chip´??? Estou para trocar o carburador e ajustar o ponto do platinado e vc me fala uma coisa dessas??kkkkkk
Serião mesmo que é furada???? A galera recomenda poxa...
aff e agora?kkkk

Gustavo Niva
10/12/2007, 21:02
Bem.... Dani e Rodrigo (ou vice-versa, sei lá)... era com isso que eu tava preocupado... assim como tem gente que nao sabe nada de niva que esculhamba o carro, tem o "oposto" também... paixão é uma coisa, e eu pessoalmente adoro o niva, razão é outra...

Acho que a melhor coisa é tu pesquisar os tópicos similares ao teu e ver a opinião da maioria...

Sabendo que a viagem de vocês é mais pro final do ano que vem fico, mais tranquilo... rodando bastante até lá tu vai pegando as "manhas" do carro... e te garanto que o carrinho é manhoso heheheh...

OBS: Com todo o respeito, o Gil (e mais alguns) é maluco quando se trata de niva, mas, tirando a parte sobre viagens, que tenho certeza que ele sabe que não é o comum pra maioria dos niveiros, tem bastante coisa sensata no post dele...

OBS2: Pelo que tenho visto, alcool no motor original não é má idéia... mas como toda adaptação, tem que ser bem feita e leva tempo pra acertar...

alexandre roveri
10/12/2007, 22:10
As viagens do Gil, não servem como parâmetro! Alem de ter anos de experiência com Nivas, pode contar um um bom mecânico ! Assim é fácil:dance:
A questão é ? :- O quanto esses dois tem de conhecimento teórico e prático pra fazer uma viagem dessa magnitude com um "CARRO USADO" ?
Será que dá pra confiar o ' FIOFÓ" num carro com 14 anos de estrada? :pensativo::stop:

Luiz Kristophor
10/12/2007, 22:45
Bem.... Dani e Rodrigo (ou vice-versa, sei lá)... era com isso que eu tava preocupado... assim como tem gente que nao sabe nada de niva que esculhamba o carro, tem o "oposto" também... Com todo o respeito, o Gil (e mais alguns) é maluco quando se trata de niva, mas, tirando a parte sobre viagens, que tenho certeza que ele sabe que não é o comum pra maioria dos niveiros, tem bastante coisa sensata no post dele...

Amigo Gustavo, realmente não é questão de fanatismo, se você cuida do carro, faz a substituição de tudo que não está bom e revisa tudo direitinho ao mesmo tempo, em uma unica revisão e deixa tudo zeradinho, não tem porque o carro te deixar na mão, ou a probabilidade é mínima....assim como existe a probabilidade de um carro zero km quebrar e te deixar na estrada...agora é lógico que se tiver um carro meia boca vai ficar na mão...não to falando que o carro é magico ou milagroso, apenas que quando bem cuidado é confiavel.

Abraço

Mais alguns ou se preferir Luiz Kristophor :concordo:

Luiz Kristophor
10/12/2007, 22:58
Chip´??? Estou para trocar o carburador e ajustar o ponto do platinado e vc me fala uma coisa dessas??kkkkkk
Serião mesmo que é furada???? A galera recomenda poxa...
aff e agora?kkkk

É amigo, chip no caso dos carro com injeção eletronica, conhece? kkkkkk. Existem Nivas com injeção eletronica e carburador, como no seu caso é carburador se faz a substituição dele, agora em carros com injeção eletronica vc tem que trocar o chip do módulo ou refazer o mapeamento. Agora o que eu quero dizer é que não basta fazer apenas isso, tem outros componentes que tambem precisam ser trocados como bomba de combustível e outros que não são preparados para o uso do alcool, se quer fazer um trabalho descente, tem que trocar todos os itens para garantir a durabilidade do trabalho, caso contrario todas as péças sofreram desgaste prematuro.

Abs, Luiz

Girti
11/12/2007, 00:01
Gustavo Niva:

OBS: Com todo o respeito, o Gil (e mais alguns) é maluco quando se trata de niva, mas, tirando a parte sobre viagens, que tenho certeza que ele sabe que não é o comum pra maioria dos niveiros, tem bastante coisa sensata no post dele...

Alexandre Roveri:

As viagens do Gil, não servem como parâmetro! Alem de ter anos de experiência com Nivas, pode contar um um bom mecânico ! Assim é fácil:dance:
A questão é ? :- O quanto esses dois tem de conhecimento teórico e prático pra fazer uma viagem dessa magnitude com um "CARRO USADO" ?
Será que dá pra confiar o ' FIOFÓ" num carro com 14 anos de estrada?

Infelizmente, vocês têm razão, são poucos os niveiros que se aventuram em viagens mais longas! Isto pode ser atribuído, em parte, como já frisou o Fábio Aguilera por diversas vezes, ao mau estado de conservação de muitos Nivas, em parte ao alto consumo de combustível do russinho e em parte à falta de disposição ou confiança de seus proprietários.

Sempre gostei de viajar de carro, e uma das principais razões para comprar meu primeiro Niva, em 94, foi a vontade de ter um carro que rodasse bem tanto no asfalto (ainda que lleeeennttaaammmeeennnttteeee... :-( ) como em estradas esburacadas de terra, uma vez que eu pratico trekking, indo portanto, para lugares distantes e com péssimas vias de acesso. Inicialmente, eu só me "atrevia" em viagens mais curtas, até uns 700-800 Km ida e volta (Visconde de Mauá, Itatiaia...) mas, conforme fui me acostumando ao Niva e descobrindo formas de melhorar seus desempenho e conforto nestas viagens (comando Aerocar, pneus radiais, bancos Aerocar), além de, é claro, descobrir quais os itens mecânicos com os quais eu deveria ter especial cuidado, para evitar quebras, estas viagens foram se tornando mais longas (1.000 Km, ida e volta até Aiuruoca, por ex.), até que, em 97, fiz minha primeira viagem de férias longa (ca. de 3.000 Km) até Diamantina, pelo orteiro que mais tarde seria chamado de Estrada Real. E aí, descobri o gostinho de abandonar as rodovias asfaltadas e rodar, sem pressa, por pequenas estradas vicinais, passando por minúsculos vilarejos, conhecendo melhor este nosso País e sua gente, além de curtir lindas paisagens, reservadas aos que resolvem sair do asfalto e se aventurar por estes fins-de-mundo. Daí para a frente, peguei o gostinho, e faço, quase todo ano, uma viagem deste tipo, uns 20-25 dias rodando sem pressa, fotografando e curtindo muito o roteiro.
Dá para fazer com um 4x2? Na maioria das vezes sim, mas, além de, às vezes, judiar do carro, sempre há aquela incerteza, perante uma estrada de terra desconhecida: "será que eu chego do outro lado?". Com um 4x4 como o Niva, é quase certo que sim!

Fica aqui, portanto, minha sugestão aos que têm um bom Niva: aventurem-se, saiam rodando por aí, inicialmente em viagens mais curtas (aos de São Paulo, posso sugerir a região de Monte Verde/Gonçalves/São Francisco Xavier, ou Visconde de Mauá, ou ainda a região de Passa Quatro/Itanhandu/Cristina/ Wenceslau Braz, ou ainda, em um feriado, Itamonte/Alagoa/Aiuruóca), depois em viagens maiores, de férias, por exemplo. O consumo em estrada é bem melhor do que o em cidades, e o baixo preço da hospedagem, na maioria destes lugares, compensa um pouco as despesas com combustível. Como exemplo, cito as minhas duas últimas viagens, ambas em torno de 20-25 dias, a de 2006 (Estrada Real), com ca. de 2.300 Km e a de 2007 (ES/RJ/MG), com ca. de 3.200 Km, ambas feitas com uma amiga, que custaram, cada uma, no total, cerca de R$3.000, incluindo combustível, hospedagem e alimentação.

A propósito, só de curiosidade, posso contar uma historinha:

Quando eu estava vendendo meu Niva 90/91, apareceu um casal muito simpático que, após experimentar o carro, estava disposto a comprá-lo. Ficaram de pensar e responder no dia seguinte. No dia seguinte, me ligaram, muito sem jeito, para informarem que, no trajeto para casa, pssaram em uma revenda Kia e acabaram comprando um Sportage. Pediram mil desculpas, respondi que não tinham que se desculpar, talvez eu tivesse feito o mesmo no lugar deles (queriam deixar o Niva em Itamonte, apenas para ir ao sítio afastado, indo de 4x2 até Itamonte, com o Sportage poderiam fazer a viagem em uma só perna, saindo de SP até o sítio).
Pois bem, alguns meses depois, o cidadão apareceu à minha porta, perguntando se eu já havia vendido o Niva. Informei que sim, ele lamentou, e me contou que havia devolvido o Sportage, após haver retornado de Itamonte, em dois meses, 5 (cinco!) vezes a SP com o carro em um guincho! Acabou desistindo do Sportage, e agora roda em um Niva Pantanal bastante bem conservado (cujo penúltimo dono eu conhecia)...
Nada contra o Sportage, mas este era mais novo que o Niva, e mesmo assim quebrou 5 vezes, talvez por desleixo do antigo proprietário, talvez por azar... mas quebrou!

Mais um exemplo? Um amigo meu vendeu o seu Defender 110, com baixa quilometragem e bem conservado , depois de um ano com o mesmo, pois o carro vivia quebrando, e cada conserto custava uma nota! Teve azar? Certamente, que eu saiba os Defender são ótimos 4x4. Mas a L200 que ele tem atualmente não quebra nem por decreto, e é muito mais solicitada!

Resumindo: o azar faz parte da brincadeira, mas acho que sempre vale a pena arriscar!

É isso aí, um abraço, boas viagens!

pedrodoniva
11/12/2007, 00:40
É amigo, chip no caso dos carro com injeção eletronica, conhece? kkkkkk. Existem Nivas com injeção eletronica e carburador, como no seu caso é carburador se faz a substituição dele, agora em carros com injeção eletronica vc tem que trocar o chip do módulo ou refazer o mapeamento. Agora o que eu quero dizer é que não basta fazer apenas isso, tem outros componentes que tambem precisam ser trocados como bomba de combustível e outros que não são preparados para o uso do alcool, se quer fazer um trabalho descente, tem que trocar todos os itens para garantir a durabilidade do trabalho, caso contrario todas as péças sofreram desgaste prematuro.

Abs, Luiz

HAUEHUAE...Injeção eletrônica?Já ouvi falar,kkkkkk...Viu, eu to ligado que tem esse chip,inclusive quando tinha meu Uno ia colocar,mas logo peguei o niva... É q estranhei pois não sabia que o teu era injetado...
Eu sei que é preciso trocar algumas peças, inclusive é bom também trocar o tanque de combustível pois o álcool é mais corrosivo, e quero fazer essa troca da gasola pro alcool de um jeito menos pior. Não tão porco como trocar apenas o carburador e nem tão bom como rebaixar pistão, e etc... Mas o q vc me diz sobre isso? Carburador weber 460 niquelado, bomba de combustivel do uno a alcool, e injetor de gasolina (partida a frio)?
Valeu!

Márcio Magalhães
11/12/2007, 00:44
Pessoas,

Todos sabemos que o Niva não quebra, não dá manutenção, não é beberrão, que suas peças são confiáveis e que pode-se pegar qualquer estrada com qualquer quilometragem em um Niva que não há problema algum.

Eu mesmo tive um Niva 95 (isso tem 3 anos) que nunca quebrou! Nunca deu problema no cubo de roda, a bomba d´água foi para o saco, que o diferencial estalou, que a carcaça do diferencial rachou... e um sem número de peças também resistiram bravamente e nunca me deixaram na mão.

O legal é ver que aqui só temos exemplos de sucesso com o Niva. O Niva de ninguém quebra pivô num simples passeio, numa estradinha qualquer ou mesmo no asfalto logo após diversas revisões.

O que me deixa preocupado é que o espírito do filho do Gepeto tome conta logo no momento que alguém desavisado aporta no mundo dos Nivas. Quando fui comprar o meu lembro umas 3 ou 4 figuras ilustres me dizendo exatamente o que o carro era. Não comprei gato por lebre!

Rodrigo & Dany:

Quebra para cacildis! Quebra de tudo quanto é jeito, forma e cor! Não sei se tem mecânico com os macetes (e vícios) do Niva aí por perto. Acredite, seu mecânico será seu amigo e inimigo pelos próximos tempos. Quando tinha um Niva, encontrava mais o Ramiro (mecânico) do que a minha própria mãe!

O Niva é uma cachaça desgraçada. O carro é valente, design apaixonante e tudo mais que a subjetividade pode lhe conferir. É por isso que vais encontrar uma legião de apaixonados por este carro russo(?!) que o defenderão com unhas e dentes. Eles estão certos!

A dica que fica é: encontre alguém que tenha. Ande nele. Encontre mais pessoas. Viva o mundo do Niva antes de comprar um.

[]´s,

Márcio Magalhães
11/12/2007, 00:47
Completando...

Meu fiofó está num carro 2 anos mais velho que meu ex-Niva (falecido NivaRed) e nunca me deu 1/2 problema. E olha que isso já tem 3 anos! A diferença é que agora eu tenho DH, AC, Injeção, chassis, vidro e trava elétrico... E NÃO QUEBRA!!!

Outra coisa eu chamo de azar!

[]´s,

Luiz André
11/12/2007, 01:57
Olá tambem sou de Campo Grande - MS, tenho um niva mto bem cuidado, se quiser vir conhecer olhar o carro, derrepente dar umas voltas e saber seus detalhes, é só marcar pra vero Bicho, add aí no msn luizandremartins@hotmail.com

Luciano SHAKALL
11/12/2007, 08:19
"... quero fazer essa troca da gasola pro alcool de um jeito menos pior ... Não tão porco como trocar apenas o carburador e nem tão bom como rebaixar pistão, e etc ... Só um adendo: Motores álcool requerem taxa de compressão MAIOR que motores à gasolina e, pra conseguir esse aumento,
se vai rebaixar alguma coisa :mrgreen:, seria o cabeçote, e não os pistões... :wink:
Se a intensão era realmente "mexer" nos pistões, estes deveriam ser trocados por outros mais altos e/ou "retos" :concordo:.

Se vai mesmo rodar no álcool, além de trocar as peças que entram em contato com o combustível por outras mais resistentes à corrosão, tem que aumentar a vazão de combustível - pra mesma quantidade de ar - (não somente "gicleurs" do carburador; mas, tubulação, capacidade da bomba...) , aumentar a taxa, substituir velas, trocar a válvula termostática (motores gasolina e álcool têm temperatura ideal de funcionamento diferentes), pelo mesmo motivo (diferença de temperatura ideal) seria interessante substituir a ventoinha original mecânica por uma elétrica, que só fosse acionada quando realmente necessário (pra o motor não trabalhar frio demais...), uma incrementada na potência do sistema de ignição seria muito bem vinda; se sua bateria for "pequena" é "interessante" substituí-la por uma maior (note que em carros originais, os modelos a Álcool vem com baterias mais potentes, pois são mais exigidas na hora de "fazer o carro pegar"...) e, principalmente se mora em locais "frios", é recomendado um "sistema de auxiliar de partida à frio" (aquele que injeta gasolina)...

Sem as modificações adequadas, o motor funcionando à álcool, pode até diminuir os gastos com combustível (em R$), mais vai consumir (em LITROS) bem mais do que consumiria quando adequadamente convertido, além de PERDER DESEMPENHO comparado a gasolina (quando deveria ser o contrário...) :rolleyes:

[]'s

emtsuhako
11/12/2007, 09:28
Rodrigo, tenho meu Niva faz mais de dois anos... até agora ele não me deixou na mão, pelo menos nunca quebrou na rua ou estrada. A única coisa que quebrou e afetou o desempenho foi o segundo estágio do carburador estar inoperante, por conta disso, aumentou o consumo de combustível. Também estava com a primeira e segunda arranhando. Mesmo assim participei de um raid e fiz uma viagem de mais de 350km. O segredo, se é que existe segredo, é fazer manutenção corretiva e preventiva periodicamente. E sempre exija peças de boa procedência (esqueça as peças argentinas e chinesas).

Qto a usar o Niva no dia a dia, vai depender muito qto vc roda por mês. Na cidade o Niva deve fazer entre 5 a 7km/l... isso é o que a maioria dos Nivas fazem. Nivas excepcionais conseguem uma média maior. O meu, na cidade, já fez 9km/l. Na estrada já chegou a 13km/l. Leve em conta, ainda, que ao pegar um Niva (ou qq outro 4x4 usado), vc irá deixar um certo tempo no mecânico para deixar do jeito que vc quer. Meu Niva, contando todos os dias que ficou parado no mecânico para conserto, foram pelo menos quase um mês apenas em mais de dois anos. O conserto que levou mais tempo foi o câmbio. Voltou a dar problema, mas resolveu se em um dia. Em nenhuma das situações em que foi pro mecânico foi necessário importar peças, ou seja, todas as peças necessárias foram encontradas no mercado nacional mesmo.

Há vários outros tópicos dando dicas de como comprar o primeiro Niva. Eu sempre recomendo que ande em todos os Nivas e em cada um deles vc faça uma planilha de qto vai gastar para deixar do jeito que vc quer. Isso inclui trocar pneus, qdo necessário. Só para vc ter uma idéia, qdo peguei meu Niva, eu sabia que teria que mexer no câmbio, assim como sabia qto gastaria. Como gosto de Niva original, tirei tudo o que era adaptado, fui nos ferro-velhos de minha terrinha e depenei uns 4 ou 5 Laikas para aproveitar as peças, a maioria de acabamento. Outras peças específicas do Niva comprei nas lojas especializadas, com o Jossano ou eu mesmo importei (e-Bay e Lada Part). Como guardo notas fiscais, um dia posto aqui tudo o que gastei.

Qq coisa, manda um e-mail !

Soldier
11/12/2007, 10:31
Olá tambem sou de Campo Grande - MS, tenho um niva mto bem cuidado, se quiser vir conhecer olhar o carro, derrepente dar umas voltas e saber seus detalhes, é só marcar pra vero Bicho, add aí no msn luizandremartins@hotmail.com

:stop: Rodrigo, aproveita a disposição do camarada Luiz André e vá conhecer o carrinho.

Como já disseram antes, aqui vc vai encontrar apaixonados :p e aqueles que odeiam :parede:... e todos tem sua parcela de contribuição com razão por suas experiências!

Não creio que se trate de quem está certo ou errado e sim das conclusões de cada um de acordo com suas experiências... portanto, só o tempo dirá qual será a sua conclusão, se decidir comprar o carro.;-)

Mais uma vez, boa sorte!!:concordo:

pedrodoniva
11/12/2007, 13:51
:stop: Rodrigo, aproveita a disposição do camarada Luiz André e vá conhecer o carrinho.

Como já disseram antes, aqui vc vai encontrar apaixonados :p e aqueles que odeiam :parede:... e todos tem sua parcela de contribuição com razão por suas experiências!

Não creio que se trate de quem está certo ou errado e sim das conclusões de cada um de acordo com suas experiências... portanto, só o tempo dirá qual será a sua conclusão, se decidir comprar o carro.;-)

Mais uma vez, boa sorte!!:concordo:

Tirou as palavras dos meus dedos!!!!kkkkkk

Rodrigo & Dany
14/12/2007, 16:19
:palmas:Muito obrigado por tirar muitas duvidas e pela volta no niva,me apaixonei pelo carro!:palmas:
valeu camarada! :concordo:

maanunes
14/12/2007, 23:11
Completando...

Meu fiofó está num carro 2 anos mais velho que meu ex-Niva (falecido NivaRed) e nunca me deu 1/2 problema. E olha que isso já tem 3 anos! A diferença é que agora eu tenho DH, AC, Injeção, chassis, vidro e trava elétrico... E NÃO QUEBRA!!!

Outra coisa eu chamo de azar!

[]´s,

MM

Não foi o que eu vi lá Véio ....

Luiz André
15/12/2007, 02:03
:palmas:Muito obrigado por tirar muitas duvidas e pela volta no niva,me apaixonei pelo carro!:palmas:
valeu camarada! :concordo:

De nada Camarada estamos aqui pra isso, mas q faltam mais niveiro unidos em Campo Grande isso Falta hehehehhe!!!!

Enrico Jr.
16/12/2007, 04:52
Seguinte Rodrigo e Dany, se vocês gostarem de aventura e diversão e nunca mesmo achar ruim ficar sujo de graxa,, eheheeh compre niva a turma é nota 1000 tem sempre os doidos os chatos e os cri cris, mas tirando esses a turma fica 10.000 de resto a turma é 1000 com esses elementos todos. Mas veja só o lance de comprar um niva pra fazer uma viagem dessas é facil PROCURE MUITO MUITO MUITOOOOOOO. NUNCA COMPRE DE LOJA, COMPRE DE GENTE QUE CONHECE E ANDA NO CARRO. gente que ta vendendo por que vai comprar casa, porque a mulher ta falando ou ele ou eu, compre de gente que vc encontrar aqui nas listas e procure de novo. e Continue procurando mais um pouco. niva eh famoso por ser gastão por um motivo mais que simples a peste pesa que nem o cão (1300kg um opala pesava 1100) é 4x4 integral.
Espere fazer no maximo no maximo mesmo 7km/l no carburado é dai pra baixo sempre sem exceção ok. se disserem que faz 8 na estrada huuuum duvide. tem algo errado ai. isso no motor original carburado ok. Mas veja so ja te falaram bastante respostas aqui na lista pra vc ter uma ideia do que vai encontrar, se é um carrinho pra curtir uma viagem e usar dia dia ele vai bem. mas não espere encontrar nenhum file ok. Nivas em bom estado sao rarissimos, vai a recomendação PROCURE ! Se encontrar um abrace, virus te pega e vc se apaixona no russo.

Girti
16/12/2007, 12:19
Seguinte Rodrigo e Dany, se vocês gostarem de aventura e diversão e nunca mesmo achar ruim ficar sujo de graxa,, eheheeh compre niva a turma é nota 1000 tem sempre os doidos os chatos e os cri cris, mas tirando esses a turma fica 10.000 de resto a turma é 1000 com esses elementos todos. Mas veja só o lance de comprar um niva pra fazer uma viagem dessas é facil PROCURE MUITO MUITO MUITOOOOOOO. NUNCA COMPRE DE LOJA, COMPRE DE GENTE QUE CONHECE E ANDA NO CARRO. gente que ta vendendo por que vai comprar casa, porque a mulher ta falando ou ele ou eu, compre de gente que vc encontrar aqui nas listas e procure de novo. e Continue procurando mais um pouco. niva eh famoso por ser gastão por um motivo mais que simples a peste pesa que nem o cão (1300kg um opala pesava 1100) é 4x4 integral.
Espere fazer no maximo no maximo mesmo 7km/l no carburado é dai pra baixo sempre sem exceção ok. se disserem que faz 8 na estrada huuuum duvide. tem algo errado ai. isso no motor original carburado ok. Mas veja so ja te falaram bastante respostas aqui na lista pra vc ter uma ideia do que vai encontrar, se é um carrinho pra curtir uma viagem e usar dia dia ele vai bem. mas não espere encontrar nenhum file ok. Nivas em bom estado sao rarissimos, vai a recomendação PROCURE ! Se encontrar um abrace, virus te pega e vc se apaixona no russo.

Enrico, assim você assusta os dois!:shock: :shock: :shock: :shock: :shock:

A MÉDIA de consumo de um Niva normal, motor original, carburador idem, pode variar muito, dependendo de vários fatores, tais como peso transportado, existência ou não de bagageiro, haver ou não um estepe em cima do mesmo.
O consumo também sofre MUITA influência do tipo de pneu utilizado. Pneus lameiros, diagonais e/ou grandes e largos aumentam MUITO o consumo, pneus de perfil mais para o asfalto, radiais e proporcionais ao carro (ou seja, próximos do tamanho original dos pneus do Niva) trazem um consumo melhor.

Assim, dependendo bastante dos fatores acima citados, o consumo deverá oscilar entre:

6,0 e 7,5 na cidade, depende do trajeto, do trânsito - em São Paulo é pior - do pé do motorista, da carga transportada;

8,5 e 10,5 na estrada, depende MUITO do trajeto e do piso (serra, plano, subidas longas ou não, lama ou asfalto, etc...), da velocidade (a uns 90 Km/h é mais econômico no plano, mas, se houver muitas subidas, o fato de estar rodando mais devagar faz com que perca embalo, obrigando o motorista a pisar mais nas subidas; a uns 110 Km/h pode ser que gaste mais no plano, mas vai embalar melhor nas subidas. Ou seja, tudo depende, novamente, das características do percurso). Em minha última viagem longa (3.200 Km), o consumo foi em torno de 9,3 Km/l. Rodei em estradas asfaltadas (nas de pista simples, muitas ultrapassagens, o que consome mais), em estradas de terra (muita serra, inclusive com o uso da reduzida, o que também consome bastante), um pouco de trânsito (principalmente ao passar pelo Rio de Janeiro), sempre que possível a uns 110 Km/h, com bastante bagagem. Detalhe importante: o carburador é novinho, original russo.

Em resumo: o Niva é gastão, sem dúvida, mas este consumo pode ser melhorado, bastam alguns cuidados.

[ ]s

Enrico Jr.
16/12/2007, 15:11
Grao mestre Tichauer !!! você apareceu !! eheheh olhe bem a sua resposta caro camarada e verá que eu não disse nada diferente do seu comentario. Acima dfe 8km/l por tem algo errado ehehe tem sim é carburador novinho, velas e cabos novos, ignição eletronica, filtro novo e saber a RPM economica de tocar o motor so russo. Ai eheh "tem algo errado" minha intenção é alertar o "Ro e a Dã" pra eles não virarem mais um casal que foi enganado pela turma de tacanhos que maquia russos e vende carros tranqueira, dai a fama que não presta do niva aumentaria, estou cuidando do "marketing" do russo bem como trazendo 2 aliados para a gang pois se eles acharem um niva bom, serão mais 2 aliados da causa russa eheheh. seguinte Rodrigo nas listas de niva do yahoo tem um niva anunciado na web motors mas é de SP, achei ele bem bonzinho, da uma olhada ok Boa sorte na procura.

Vanderlei
16/12/2007, 18:17
Rodrigo & Dany, tudo bem?

pesquise muito antes de comprar um niva. procure comprar um niva bom de lata principalmente de assoalho. niva podre não tem concerto, nem sempre oque é mais caro e equipado é o melhor. fuja das adptações. a menos que entenda muito bem de mecênica. tive quatro nivas e posso dizer que é um ótimo carro. meio "gastão" pro dia-dia. quebrar? quebra, mais depende muito do estado do carro. viajei muito de niva e quase todas as viagens só eu e minha familia sem maiores problemas. meu último niva foi um 95 que vendi pra um cara ai de mato grosso. eu tinha planos de instalar injeção eletronica do kadett que é um ótimo investimento e acaba com as pânes de carburador. hoje tenho um samurai que é MUITO mais economico e não quebra de jeito nenhum, mais não tão confortavel como o niva. tenho saldades do meu saci-russo que hoje está com o Marcão, la do E.Santo.

espero ter ajudado, bons negócios:concordo::concordo::concordo:

abs.Vanderlei

Girti
16/12/2007, 18:30
Grao mestre Tichauer !!! você apareceu !!

Graaaaaaande Enrico :palmas: :palmas: :palmas: :palmas:!!!

Eu não "apareci", sempre estive presente! :-D :-D :-D :-D :-D :-D

Um abração!

Luciano SHAKALL
16/12/2007, 19:34
"... procure comprar um niva bom de lata principalmente de assoalho. niva podre não tem concerto, nem sempre oque é mais caro e equipado é o melhor..."Assim vc desanima a mim e a meio mundo"... :sad:

Também não é assim...
Quando fui trocar a embreagem do "NIVAder (aproveitei para revisar o câmbio tb :concordo: ), eu sabia que tinha "alguma ferrugem" no assoalho...
Qual não foi minha surpresa quando o o "meca" disse que, quando ele começou a desparafusar a caixa, foi só forçar um pouco mais,
e ela simplesmente "saiu facilmente", junto com um pedaço da lata em volta do parafuso... :shock: :putz:

Bom, mandei refazer o assoalho, passei um protetor anti-ferrugem (em cima e em baixo, lógico... :mrgreen: ) e pintei novamente.
Já estava sem as forraçõs mesmo... :lol:
Ficou Beleza! :concordo:

Então eu digo que "sempre dá pra recuperar".
"O grande lance", é vc não ser enganado, pegando o carro achando que está bom, e pagando caro por isso. Nos dois sentidos... :roll:

[]'s

Vanderlei
16/12/2007, 23:33
calma Luciano.

quando eu falei podre, é podre mesmo. não só uns buraco daqui ou dali. você sabe muito bem que por ser monobloco o niva tem que ter uma boa estrutura. muita gente usa (não só o niva mais outros jeeps e carros) até o fim e depois da uma maquiada e vende. pra se fazer um bom serviço é claro que se gasta uma boa grana e muitas vezas o dono da uma tapeada. ai não tem choro, vibra daqui quebra dali, porta não fecha, porta não abre etc.etc.etc. não é dificil de encontrar um niva em bom estado. só chamei a atenção pra não comprar um niva no fim da vida.
é isso aí.

abs. Vanderlei

pedrodoniva
17/12/2007, 01:33
Bom, estou com um niva aqui, o azulzinho, pegamos ele totalmente judiado e carente...
Pra vocês terem uma leve noção, o coitado estava com um buraco (de verdade) logo abaixo do banco do passageiro...Paralama?Eu chamaria de queijo suíço..... Parachoque traseiro? Pra quê isso?????Nao serve pra nada mesmo!auehuaheuae...Enfim, estamos reformando o bastardinho, em breve as fotos....
Mas uma coisa lhes digo: Ele tava podre, pobre e sujo...Vai virar rei,kkkkk!!!!

Vanderlei
17/12/2007, 21:21
Oi Pedro belezzz?

depois das festas de fim de ano vou organizar uma trilha pros amigos aqui em amparo e você ja ta convidado.

abs. Vanderlei

alexandre roveri
17/12/2007, 22:11
Oi Pedro belezzz?

depois das festas de fim de ano vou organizar uma trilha pros amigos aqui em amparo e você ja ta convidado.

abs. Vanderlei

OPÀ !!! Trilha em Amparo, a galera de Campinas tem que estar presente !!!! Chama nois :palmas::concordo::palmas::concordo:

pedrodoniva
17/12/2007, 23:15
Oi Pedro belezzz?

abs. Vanderlei

Opa!Maravilha!!!Se tudo der certo vamos sim....Vamos em 3 nivas se deus quizeh!!!kkkk
Valeu pelo convite, mas agiardo detalhes!
Flw!

Soldier
18/12/2007, 17:25
Oi Pedro belezzz?

abs. Vanderlei

Opa! Desculpe se parecer penetra :oops:, mas já morei em Amparo e gostaria muito de dar uma "passeada" por aí de novo... de Atibaia, entrando por Bragança é coisa de uma hora... se abrirem pra mais Camaradas, mandem mais detalhes, como data prevista, trajeto e etc.

[]s:concordo:

Prieto 4x4
18/12/2007, 18:12
Pessoal, boa tarde.

Acabei de adquirir um NIVA e estou tentando localizar onde fica o número do Chassi. Procurei tópicos sobre o assunto mas não localizei. Se puderem me ajudar, agradeço.

Abraços

CPrieto

Peter
18/12/2007, 18:38
O numero do chassis voce encontra:
-Na parede divisoria entre motor e cabine,acima da bateria ,no cofre do motor.É uma plaqueta de aluminio
-Ou ao lado da bateria numa plaqueta de aluminio
-Ou na parte traseira no porta mala.Olhando no porta mala pela tampa traseira ,do lado direito na altura do vidro.

Sugiro a voce abrir um novo topico da proxima vez ,especifico, para não misturar os assuntos ,e achar mais facilmente atravez da função" procurar"

Soldier
18/12/2007, 18:39
Pessoal, boa tarde.

Acabei de adquirir um NIVA e estou tentando localizar onde fica o número do Chassi. Procurei tópicos sobre o assunto mas não localizei. Se puderem me ajudar, agradeço.

Abraços

CPrieto

Prieto, perto da bateria :concordo:

http://www.natal4x4.com.br/manuais/propman.pdf

Prieto 4x4
18/12/2007, 18:44
Soldier e Peter

Obrigado pela informação.

Abraços

Prieto

GARCIA/SP
18/12/2007, 20:17
Pessoal, boa tarde.

Abraços

CPrieto

César,

Bem vindo...qquer coisa, estamos aí!!

Abs!

Girti
18/12/2007, 20:23
-Na parede divisoria entre motor e cabine,acima da bateria ,no cofre do motor.É uma plaqueta de aluminio
-Ou ao lado da bateria numa plaqueta de aluminio
-Ou na parte traseira no porta mala.Olhando no porta mala pela tampa traseira ,do lado direito na altura do vidro.

Sugiro a voce abrir um novo topico da proxima vez ,especifico, para não misturar os assuntos ,e achar mais facilmente atravez da função" procurar"

Apenas um reparo à informação do Peter: a numeração "legalmente válida" é a em baixo relevo, escrita na parede corta-fogo, atrás da bateria (veja a segunda foto do Peter). As plaquinhas de alumínio não são legalmente (leia-se Detran, licenciamento, seguradoras, etc...) aceitas

[ ]s

Soldier
18/12/2007, 22:25
Apenas um reparo à informação do Peter: a numeração "legalmente válida" é a em baixo relevo, escrita na parede corta-fogo, atrás da bateria (veja a segunda foto do Peter). As plaquinhas de alumínio não são legalmente (leia-se Detran, licenciamento, seguradoras, etc...) aceitas

[ ]s

Gil, sem querer chover no molhado, mas eu estava pensando justamente nisso :pensativo:, o número de identificação legal de um veículo, chamado normalmente de "chassi" é um só (apesar de que parece que alguns Niva tem um RM) que está em baixo relevo na parede corta-fogo, de onde se tira o decalque exigido no processo para transferência dos documentos.

As plaquetas de identificação, que possuem o número do chassi e em alguns carros, até o número do motor, além de demonstrar a originalidade dos veículos, na verdade tem pouca serventia prática para os proprietários...

[]s

Peter
19/12/2007, 09:04
"

Desculpe ,retificando ,como disse o Gil,não é plaqueta ,mas baixo relevo.

Luiz Fernando Piccoli
19/12/2007, 14:13
E aí Camaradas, tem gente que tem Samurai mas não esquece o russinho de jeito nenhum:putz: opssss... e aí Vanderlei belezzzz? Vamo então agitar uma trilha em janeiro e aí você mata a saudades vendo os Nivas, huehuehue....E aí Soldier mandei uma mp pra você, não sei se recebeu, valeu moçada.

Soldier
19/12/2007, 15:04
...vamo então agitar uma trilha em janeiro e aí você mata a saudades vendo os Nivas, huehuehue....E aí Soldier mandei uma mp pra você, não sei se recebeu, valeu moçada.

:sad: Recebi não Luiz... manda de novo!

[]s:concordo:

Prieto 4x4
19/12/2007, 15:22
César,

Bem vindo...qquer coisa, estamos aí!!

Abs!

Valeu Renato.

Quando precisar vou recorrer a ajuda dos mais "experientes" sim.
Qualquer dia, nos encotramos em algum encontro de "Niveiros".

Obrigado.

Cesar

Otávio Luiz
19/12/2007, 15:41
Pessoal, boa tarde.

Abraços

CPrieto

Escolheu o russo então?
Boa sorte com a viatura, espero que lhe traga muitas felicidades... e algumas dores de cabeça, senão não seria um Niva!:mrgreen:

GARCIA/SP
19/12/2007, 16:19
Valeu Renato.

Quando precisar vou recorrer a ajuda dos mais "experientes" sim.
Qualquer dia, nos encotramos em algum encontro de "Niveiros".

Obrigado.

Cesar

César,

Às quintas-feiras, a partir das 19:00h, jipeiros se reúnem em frente ao Pacaembu. Os niveiros costumam aparecer. Fique de olho aqui no fórum, assim ficará sabendo se a turma vai mesmo comparecer...Semana passado eu fui, mas como estou "meio longe", fica difícil ir toda semana...

Abraços!

danielmendesleao
19/12/2007, 19:47
fala moçada....
tava acompanhando o post quando o casal perguntou dum niva pra viajar.
gostei das respostas.

o carlozinho (niva 90 motor original) tá comigo ha quatro meses, fiz pequenas saidas na estrada e ele já deu alguns paus comigo.

amanhã vou fazer limpeza geral do carbura, canister, etc

sábado devo tá info pra recife de fortaleza (880km) pra passar o ano novo... vou gastar uma baba, eu sei... depois dessa viagem aprendo e ponho um gnv.

o lance é que vai ser o teste de fogo do carlozinho depois de alguns paus e viagens, concertos, etc.

vou passar por natal e joão pessoa até chegar em recife.
tem alguem aqui na lista desses locais ??
preciso de dicas de oficinas, telefones de contato, reboques, enfim... já ir preparado pro pior.

valeu.

Flugêncio
19/12/2007, 20:34
Daniel,
Se precisar de alguma coisa em Natal-RN, procure a Retifica FRAN, fica na Avenida Bernardo Vieira, TEL 3213-5965, o proprietário Francildo é meu irmão e entende bastante de Niva e outros 4x4.

Prieto 4x4
20/12/2007, 11:17
Escolheu o russo então?
Boa sorte com a viatura, espero que lhe traga muitas felicidades... e algumas dores de cabeça, senão não seria um Niva!:mrgreen:

Fala Otávio,

Não ia deixar de te agradecer não.
Não sei se isso é bom ou ruim :mrgreen:, mas suas opniões à respeito do Niva tiveram muita influência na minha escolha.
Confesso que não é meu sonho de consumo, mas pesei o custo mais baixo para a aquisição do primeiro 4 x 4, conhecer o meio, e depois trocar, ou quem sabe, virar um Niveiro de carteirinha.
Muito obrigado a você, e a todos que me ajudaram nesta fase.
Desejo à todos boas festas e um excelente 2008.

Abraços

Cesar

Vanderlei
20/12/2007, 13:27
fala Fer.

falei pro pessoal que depois das festas de fim de ano pretendo(com a sua ajuda) organizar um passeio pros niveros e suzukeros. vamos acertar uma data?

abs. Vanderlei

Girti
20/12/2007, 16:26
Fala Otávio,

Não ia deixar de te agradecer não.
Não sei se isso é bom ou ruim :mrgreen:, mas suas opniões à respeito do Niva tiveram muita influência na minha escolha.
Confesso que não é meu sonho de consumo, mas pesei o custo mais baixo para a aquisição do primeiro 4 x 4, conhecer o meio, e depois trocar, ou quem sabe, virar um Niveiro de carteirinha.
Muito obrigado a você, e a todos que me ajudaram nesta fase.
Desejo à todos boas festas e um excelente 2008.

Abraços

Cesar

César, não descarte a possibilidade de, no futuro, próximo ou distante, trocar o seu Niva por outro melhor. Foi o que aconteceu comigo, em 95 troquei meu primeiro Niva, comprado em 94, por um do mesmo modelo/ano, porém muuuuuito menos rodado, melhor conservado e com diversos acessórios e melhorias. Foi uma espécie de upgrade sem gastar muito dinheiro!

[ ]s

Otávio Luiz
20/12/2007, 17:11
César, não descarte a possibilidade de, no futuro, próximo ou distante, trocar o seu Niva por outro melhor. Foi o que aconteceu comigo, em 95 troquei meu primeiro Niva, comprado em 94, por um do mesmo modelo/ano, porém muuuuuito menos rodado, melhor conservado e com diversos acessórios e melhorias. Foi uma espécie de upgrade sem gastar muito dinheiro!

[ ]s

Ou como a minha pessoa, que trocou um Niva por um Jeep, depois uma F-75 e agora outro Niva, este último muuuuuuuito mais inteiro que os três juntos...:concordo:

Girti
20/12/2007, 19:11
Ou como a minha pessoa, que trocou um Niva por um Jeep, depois uma F-75 e agora outro Niva, este último muuuuuuuito mais inteiro que os três juntos...:concordo:

Grande Otávio, se a memória não me trai, você é o felizardo que comprou o Niva do Aldo, não?

Otávio Luiz
21/12/2007, 10:07
Positivo, meu nobre!
Vejam o danado no tópico do frota...
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=33141

Prieto 4x4
19/01/2008, 21:50
Otávio.

Acho que foi você quem escreveu, não me recordo em qual tópico, sobre a existência de suspiros (ou a falta deles) que, no caso de travessias de alagados com o Niva, poderiam ocasionar problemas nos diferenciais.
Pois é, meu Niva não tinha vazamento algum. Utilizei ele apenas uma vez para atravessar um atoleiro e agora ele está com vazamento no diferencial traseiro, no diferencial dianteiro e também na caixa de transferência ( acho que é a caixa de transferência, não consegui me identificar muito bem ainda embaixo do carro :mrgreen:), mas sei que tem uma série de pequenos vazamentos.....um deles é no cabo que aciona o bloqueio de diferencial central ).
Pergunta: utilizar o carro em alagados ou atoleiros podem provocar vazamentos ou o que ocorreu no meu carro foi coincidência?

Valeu :concordo:.

Abraços

Cesar

Otávio Luiz
21/01/2008, 10:18
Cesar, toda viatura tem respiros nos diferenciais e caixas de marcha e transferência.
Quando o diferencial (ou caixa) aquece, o ar dentro dela também aquece, e aumenta de volume. Este exesso de ar tem que sair por algum lugar, este lugar é o respiro.
Quando a temperatura baixa, o ar se comprime e vai ter que entrar ar... acontece que quando o dif. ou caixas aquecidas são mergulhadas em água ou lama eles vão esfriar, e irão "chupar" o ar pelos respiros. Se o respiro estiver debaixo da água ou lama, o que vai ser " chupado" será lama ou água. E o pior inimigo do óleo e engrenagens é água...
Para que isto não ocorra coloca-se mangueiras nos respiros, elevado-os até um ponto aonde a água ou lama não alcance.
Quanto aos vazamentos: veja aonde vaza, pode ser os retentores (no lado das rodas), junta da tampa do diferencial, ou até pelo bujão de óleo. Não acredito que a água ou lama que seu dif/caixa "chupou" tenha relação com o vazamento.

Prieto 4x4
21/01/2008, 10:30
Cesar, toda viatura tem respiros nos diferenciais e caixas de marcha e transferência.
Quando o diferencial (ou caixa) aquece, o ar dentro dela também aquece, e aumenta de volume. Este exesso de ar tem que sair por algum lugar, este lugar é o respiro.
Quando a temperatura baixa, o ar se comprime e vai ter que entrar ar... acontece que quando o dif. ou caixas aquecidas são mergulhadas em água ou lama eles vão esfriar, e irão "chupar" o ar pelos respiros. Se o respiro estiver debaixo da água ou lama, o que vai ser " chupado" será lama ou água. E o pior inimigo do óleo e engrenagens é água...
Para que isto não ocorra coloca-se mangueiras nos respiros, elevado-os até um ponto aonde a água ou lama não alcance.
Quanto aos vazamentos: veja aonde vaza, pode ser os retentores (no lado das rodas), junta da tampa do diferencial, ou até pelo bujão de óleo. Não acredito que a água ou lama que seu dif/caixa "chupou" tenha relação com o vazamento.

Valeu, Otavio.

Sabia que não ia me deixar na mão :concordo:.
Já vou procurar os "tais" respiros e instalar as mangueiras.
Quanto aos vazamentos, achei que tivesse alguma relação com a utilização do carro, porque não é sempre que vaza...as vezes estão lá as manchas no chão ( nada absurdo, só umas pequenas manchas ), e as vezes está tudo sequinho, inclusive as peças que estavam vazando.....muito estranho, vazamento não some.:pensativo::pensativo::pensativo::pensativo:
Só especulando...será que se os respiros estiverem entupidos com lama, por exemplo, a pressão interna dos diferenciais, aumentaria a ponto de vir a ocasionar o vazamento???

Obrigado.

Cesar

Jfranck
25/01/2008, 11:55
:pensativo:Olá,

Não sei qual é a melhor solução de acoplamento da caixa de transferência. Junta elástica original, acoplamento homocinético original ou acoplamentos homocinéticos adaptados? Qual tem melhor resultada em relação a vibração e ruído?
Agradeço qualquer informação.

Um abraço.

Giuliano Barbosa
25/01/2008, 13:25
Camarada, vai de original que se vc fizer o alinhamento correto e não houver outros fatores para fazer o Niva vibrar, ele só vai ter uma pequena vibração em 1a e 2a marchas, nada que vc não possa acostumar.
Eu "lutei" 9 meses com um acoplamento homocinético, vai por mim, ele é melhor para baixas velocidades mas em alta não funciona, se tiver que pegar uma rodovia então...já o sistema original vc praticamente "zera" a vibração em velocidade de cruzeiro em 5a marcha

Jfranck
25/01/2008, 13:55
Valeu Giuliano!

Tenho outras dúvidas: É melhor trocar ou consertar a caixa de câmbio? É seguro, em relação a qualidade, comprar uma caixa de câmbio usada, revisada e com garantia de 3 meses pela internet de fornecedor bem conhecido da comunidade 4x4?

Um abraço.

Giuliano Barbosa
30/01/2008, 11:32
Valeu Giuliano!

Tenho outras dúvidas: É melhor trocar ou consertar a caixa de câmbio? É seguro, em relação a qualidade, comprar uma caixa de câmbio usada, revisada e com garantia de 3 meses pela internet de fornecedor bem conhecido da comunidade 4x4?

Um abraço.

Acho que neste caso tem que ver especificamente qual (ou quais) problema(s) com seu câmbio. Não é complicado mexer nele mas há peças que são caras, parece que a engrenagem da 5a marcha é em torno de R$500...neste caso seria mais negócio comprar um câmbio completo em bom estado (com boa procedência) que vc ainda ficaria com muitas peças sobressalentes.

Jfranck
01/02/2008, 08:43
:pensativo:Olá pessoal!

Não sei o que o Laika tem em comum com o Niva. Tem o mesmo motor e caixa? são intercanbiáveis? posso utilizar a ignição eletrônica do laika no niva? Que anos o laika veio com a caixa francesa? Pergunto porque me ofereceram um Laika capotado com toda a mecânica por R$ 600,00. O que acham?

Abraços

José Francisco Franck

Giuliano Barbosa
01/02/2008, 11:24
Eu comprava na hora!
Com relação a caixa francesa eu não manjo, agora a ignição eletrônica dá pra aproveitar - só ela completa já custa um bom dinheiro, depois o que vc aproveitar a mais do Laika já tá no lucro.

Soldier
01/02/2008, 11:26

Não sei o que o Laika tem em comum com o Niva. Tem o mesmo motor e caixa? são intercanbiáveis? posso utilizar a ignição eletrônica do laika no niva? Que anos o laika veio com a caixa francesa? Pergunto porque me ofereceram um Laika capotado com toda a mecânica por R$ 600,00. O que acham?

Abraços

José Francisco Franck

Eu não pensava duas vezes... R$600??? :mrgreen:

Prieto 4x4
01/02/2008, 12:34
Jfranck

Acho que desmontado, você vende fácil as peças aqui no forum. Recupera capital investido, separa as peças que vc vai utilizar, e ainda sobra pra pagar uma cerveja pros camaradas:mrgreen::mrgreen::mrgreen:

Girti
01/02/2008, 12:56

Abraços

José Francisco Franck

Procure obter mais informações sobre o Laika em questão, pode ser que seja útil, pode ser que não. Veja porque:

Os Laika vieram com motor 1500 (diferente do motor do Niva) e 1600 (= ao motor do Niva). Nem todos vieram com i.e., alguns vieram com platinado. Pouquíssimos foram equipados com a direção Gemmer ("francesa"), pois eram bem mais leves que o Niva.

[ ]s

Rones Jr
01/02/2008, 14:27
Complementando,

ainda há versões (raras) com cambio 4 marchas.

Girti
01/02/2008, 17:48
Complementando,

ainda há versões (raras) com cambio 4 marchas.

eu sei que os Lada, até certo ano, vinham com apeans 4 marchas, depois foi lançada a versão com 5 (e é por isso que a quinta marcha fica meio "separada", na caixa de câmbio). Mas creio que não veio nenhum Lada 4 marchas para o Brasil.

Ou? :?: :?: :?: :?: :?: :?:

[ ]s

Rones Jr
06/02/2008, 00:29
O Laika doador de minha ignição eletrônica (2105) era um 4 marchas.

Girti
06/02/2008, 17:38
O Laika doador de minha ignição eletrônica (2105) era um 4 marchas.

Deve ser uma mosca branca de olhos azuis... :-D

[ ]s