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Ver Versão Completa : CONSTRUÇÃO DE GUINCHO MECÂNICO



Vinicius Hauagge
01/06/2004, 17:13
Lendo relatos sobre a trilha do telegrafo, verifiquei que em alguns topicos foi mencionado que os participantes estavam construindo um guincho mecanico para ser instalado nos jeeps.
Alguem sabe me informar quais os materiais utilizados e a forma de funcionamento do guincho e se é viável economicamente?
Obrigado,
Vinicius!

proença
01/06/2004, 22:01
ok!!
já dei uma adiantada na resposta (tá em trilha do telégrafo)
mas vou ver se consigo tirar mais fotos
[ ]´s

Vinicius Hauagge
02/06/2004, 09:19
Beleza, vou ficar no aguardo!
Obrigado!

proença
09/06/2004, 14:32
olá vinicius
depois de um bom tempo consegui encontrar o Sr. Domingos.
conversei com ele sobre a possibilidade de construir um guincho mecânico pra vc e outros interessados do fórum.
ele demonstrou interesse e acho oportuno antes vc entrar em contato com o mesmo.
antes preciso fazer a ressalva que se trata de um produto artesanal, mas que tem suprido muito bem as nossas necessidades, não ficando nada a dever aos produtos comercializados por indústrias do ramo.
pra vc ter uma idéia, agora ele está montando um guincho maior pra uma madeireira, com capacidade aproximada de 40 toneladas.
anote aí o número do telefone: (13) 3821-1825, somente à noite.
em conversa sobre os valores, ele mencionou algo em torno de $1000, com garantia de 01 ano, mas sem a montagem, devido à distância.
[ ]´s

Beto Lacerda
09/06/2004, 14:37
, ele mencionou algo em torno de $1000, com garantia de 01 ano, mas sem a montagem, devido à distância.
[ ]´s
com a tomada de força, cardãns , e tudo mais certo???me parece uma boa opção para guincho tras. , manda umas fotos
[]'s

proença
09/06/2004, 22:24
necessário mencionar que se o interessado optar por construir o redutor usando um implemento agrícola, o preço poderá cair pela metade.
um dos nossos colegas fez assim e comprou um redutor agrícola e precisou apenas encomendar a tomada de força e o cardã.
o carretel ele mesmo construiu.
o guincho ficou bastante resistente e é uma boa opção.
[ ]´s

Marcelo A. Marchiodi
10/06/2004, 13:48
Olá proença!
Qual seria a melhor relação de redução (redutor de coroa e rosca sem fim) para construir um guincho assim???
Eu tenho aqui um redutor de 1:20, mas acho que ainda é pouco, não é???

[]'s

proença
10/06/2004, 14:54
dos guinchos q foram feitos, um deles usou um redutor agrícola
inicialmente com a relaçao de 1:30
mas ficou fraco e acabou quebrando
foi então mudada pra 1:60 e agora tá ok
[ ]´s

Beto
10/06/2004, 19:21
dos guinchos q foram feitos, um deles usou um redutor agrícola
inicialmente com a relaçao de 1:30
mas ficou fraco e acabou quebrando
foi então mudada pra 1:60 e agora tá ok
[ ]´s
Tudo bom Proença, legal ver que ainda existe o pessoal que coloca a caçola p/ funcionar e fazer suas artimanhas. Será que seu amigo faz esse guincho p/ qualquer carro? Ele faz todas as peças e adapta outras? Gostaria de conhecer esse guincho, estava querendo comprar um, mas alem de ser eletrico esta uma paulada, quem sabe um caseiro não resolva.
Valeu.

proença
10/06/2004, 19:43
acho que existem limitações pra aplicação destes guichos em outros veículos, pq ele foi construído aproveitando a arquitetura dos jipes.
a tomada de força por exemplo, foi construída com a peça onde ficam acondicionadas as alavancas da tração dianteira e da reduzida e acoplada na saída traseira da caixa de redução e as demais foram aproveitadas de outros veículos.
sei que agora o Sr. Domingos está construindo um guincho traseiro pra um trator, mas desconheço como será feita a tomada de força.
como bem vc falou, importante é manter a criatividade e a "cachola", pra continuar curtindo o 4x4 e as trilhas
[ ]´s

Beto
10/06/2004, 19:55
É que eu tenho um Rocsta, que é o mesmo esquema dos CJ e uma engesa. O Rocsta tem um guincho eletrico e gostaria de comprar um pra engesa, mas como ela esta com cambio original, só dá eletrico ou hidraulico, e se eu conseguir um mecanico p/ qualquer um dos dois, posso passar ver como vou fazer, pq. entre gastar com guicho mecanico ou eletrico, sou mil vezes o mecanico, mas pronto acho que não existe p/ nenhum dos dois e sem contar que é uma paulada $$$$. Mas se vc. conseguir trocar umas ideias com ele ve oq. ele fala, dai se marcar agenta dá uma passada p/ esses lados.....
No começo do ano fizemos um passeio p/ esses lados, fomos de Pedro de Toledo até iguape pela estrada das bananas e depois esticamos pela ilha comprida até cananeia, lugares lindos......

proença
10/06/2004, 23:39
entendi a sua opção
mas não sei se vai dar pra montar uma tomada de força no rocsta ou no engesa, pq não sei se a caixa redutora desses jipes permite isso.
primeiro vc terá que ver se existe esta opção.
caso tenha, acho que é possível montar um guincho mecânico.
mesmo que não dê pra vc construir a tomada de força como nós fizemos, talvez seja interessante, se existir no mercado, vc comprar uma tomada de força pros seus jipes.
pra ter uma idéia, a do willys custa uns $600 + ou -.
depois, artesanalmente, vc pode montar o cardã, o redutor e o carretel.
um redutor agrícola usado custa uns $150 no máximo e as demais peças
tenho certeza que dá pra construir por aki ou onde vc mora.
ah! vc tb pode construir o redutor, como eu fiz.
dê uma pesquisada.
qualquer dúvida é só escrever.
[ ]´s

Beto
13/06/2004, 17:08
Vc. tem fotos da construção do guincho? Vou dar uma olhada, mas acho que vou ter que construir a tomada de força, nunca ouvi sobre tomada de força p/ rocsta. A engesa não tem caixa redutora, só a de transferencia, será que dá p/ bolar alguma coisa?

proença
13/06/2004, 23:55
o rocsta tem reduzida?
acho q se tiver dá pra bolar uma tomada de força...
agora se o engesa não tiver caixa redutora, só a de transferencia, realmente eu não sei.
alguém do fórum sabe se dá pra instalar guincho mecânico em engesa?
caso positivo, como é feito isso?

Beto
14/06/2004, 10:41
O Rocsta tem reduzida, é quase um CJ, a mecanica é bem parecida com os cj. Agora a engesa realmente acho que vai ser meio complicado, ou bolar alguma coisa tipo no motor direto?? Não sei se dá ..... por isso que precisamos conversar com o seu amigo, com certeza ele deve ter algumas ideias...... Bom agente vai se falando, quem sabe alguem não tem outra ideia.....
Valeu.....

Beto
29/06/2004, 18:32
Beleza Proença? Conseguiu falar com o seu amigo se ele tem alguma ideia p/ ligar no motor direto? Tentei mandar uma MP, mas acho que o site esta com pau.....

proença
01/07/2004, 22:08
estou trabalhando em outra cidade há um tempo e não tenho mais visto o Sr. Domingos
acho que a única maneira de tirar a sua dúvida é falar pessoalmente com ele
anote o tel (13) 3821-1825, somente à noite
[ ]´s

Beto
02/07/2004, 08:18
Valeu, obrigado. Semana que vem dou uma ligada p/ ele. Tem algum guincho hid. usado por esses lados?

proença
03/07/2004, 14:32
não tem guinchos usado ou sobrando!!!
ao contrário, tá todo mundo querendo
tem 2 companheiros que também encomendaram guincho com ele
um tem previsão pra ser concluído antes de 20AGO04, pois vamos voltar pra trilha do telégrafo nessa data
o outro vai demorar um pouco pq a viatura ainda está na estaleiro
mas serão ambos feitos no mesmo esquema que foi elaborado o meu, ou seja, artesanalmente pelo Sr Domingos
[ ]´s

proença
23/10/2004, 13:16
agora que tenho máquina fotográfica digital dá pra postar algumas fotos sobre o tema
este guincho acabou de ser construído e ainda n foi instalado de forma que falta ainda ser pintado e providenciado alguns detalhes de acabamento
estas fotos são da tomada de força, que será acoplada na saída da caixa reduzida de um cj5 76 com motor ap e câmbio 4 marchas

proença
23/10/2004, 13:25
este é o carretel do guincho
detalhe importante: ele é bem mais leve que um work 12000
o pessoal tem colocado de 35 a 40 m de cabo
prova da durabilidade e resistência: trilha do telégrafo

fugger
23/10/2004, 22:04
Proença

O cardan passa pelo lado direito do jeep?

[]'s

proença
24/10/2004, 12:59
Proença

O cardan passa pelo lado direito do jeep?

[]'s

neste caso em particular, sim
entretanto, como se trata de um produto artesanal, pode ser optado entre o cardã ser pelo lado direito ou esquerdo
a maioria prefere pelo lado direito em razão das adaptações que são realizadas na caixa de direção (vw, opala, maverick e outras)
porém, um dos jipeiros daqui e que utilizou este sistema, decidiu pelo lado esquerdo
fiquei sabendo que recentemente foi construído pra uma band daqui, um sistema que permitiu a acoplagem de 2 guinchos (diant e tras), ambos mecânicos

[ ]´s

baiuca
17/06/2006, 10:01
Será que alguém me consegue dar mais informação sobre a construção de um guincho como este.

Estou a tentar construir um, mas aqui em Portugal é dificil ter mais informação.

Se alguém puder ajudar agradeço

Baiuca

maxdelta
31/01/2009, 09:38
Moderadores, reativando o tópico, vcs teriam como recuperar as fotos desse tópico? (é claro se tiver foto, acredito q tinha)

Leonardo Raffi
31/01/2009, 16:19
Concordo... gostaria de ver fotos se possivel........

Dic3
04/02/2009, 16:31
Eu tambem, estou em fase de projetos de um pra mim.

erivonaldo
14/08/2009, 09:00
amigo ,proeça acho q seria possivel tamben fazer um guincho eletrico apartir do motor de partida KB esses sao usados nos motores 355/6 da merceder , te falo isso pq tenhoum onibus q usa esse equipamento e posso garantir q e mto forte.
so ten um problema ele e de 24 volts

Dic3
14/08/2009, 11:22
Mas Erionaldo, esse arranque consegue funcionar por varios minutos sem sobreaquecer? Esse é o maior problema para a fabricacao de um guincho eletrico, achar um motor com forca e que aguente funcionar por longos periodos. Por isso desisti o eletrico e estou trabalhando em cima de um mecanico, tanto que na caixa ja deixei um eixo pronto para essa finalidade

proença
14/08/2009, 15:17
amigo ,proeça acho q seria possivel tamben fazer um guincho eletrico apartir do motor de partida KB esses sao usados nos motores 355/6 da merceder , te falo isso pq tenhoum onibus q usa esse equipamento e posso garantir q e mto forte.
so ten um problema ele e de 24 volts

não manjo nada disso pra opinar :pensativo:

Elmer_Jeep
14/08/2009, 15:54
Anexos restaurados.

[]'s