Ver Versão Completa : Velocímetro para CJ com motor de opala!
Alexandre Targino
10/12/2007, 10:46
Meu CJ esta com o velocimetro ORIGINAL totalmente quebrado, (Velocidade, Gasolina e Temperatura sem funcionar, além do vidro quebrado!).
Estou pensando em comprar um relógio novo (R$ 280,00 na TratorGama), acho bastante caro, mas fazer o que??? Só que tenho algumas dúvidas:
* Troquei o meu motor pelo motor de OPALA 4cc e CÂMBIO DE C10 3 MARCHAS com REDUZIDA ORIGINAL Willys.....Com esta configuração como é que faço para o marcador original marcar certo??????
** Já que vou ter que comprar um velocímetro novo, seria melhor comprar o velocímetro, ´marcador de temperatura e combustível separados de outro fabricante... Existe outra opção de velocímetro para esta configuração que possa adaptar???
Agradeço a todas as sugestões e comentários!
Alexandre Vaz Ferreira
10/12/2007, 12:54
O motor ou caixa não influem no velocimetro já que este é ligado à reduzida...
Tem vários modelos de velocimetros separados... dá uma olhada neste link www.autoshock.com.br
[]s
samuca79
10/12/2007, 16:18
Alexandre,
Meu jeep tem exatamente essa configuracao que voce citou, e quando troquei o powertrain nenhuma alteracao nas marcacoes aconteceu... fica so uma dica com relacao ao sensor de temperatura. Procure manter o sensor original do BF 161 fazendo apenas uma "bucha" para conseguir rosquea-lo no motor GM 151, pois o sensor de temperatura e o medidor do painel tem q ser compativeis, se vc optar por usar o sensor do GM, precisara trocar o relogio do painel, pois eles nao "conversam".
A afericao do velocimentro vai depender do pneu que voce usa , no meu caso utilizo 750x16 que da quase 31" , entao meu velocimetro nao sofreu muitas alteracoes, pelo menos nao percebi grandes diferencas comparando com os radares (max de 5 Km/h).
[]'s
Samuca
Alexandre Targino
11/12/2007, 13:23
Valeu Samuca!
Ou seja, sai mais economico (custo beneficio) comprar o relógio Original por R$ 280,00 já que não vai precisar de grandes adaptações (furação, etc) e num só relógio vou ter temperatura, gasolina e odômetro e com uma diferença mínima na aferição (meu pneu tbem é 750 x 16!).........assim não precisaria comprar 3 relógios....o que sairia bem mais caro....
Só não sei como vou fazer com o sensor do BF 161, já que meu motor ficou com o dono da retífica no "rolo" que fiz..........
Será que na Donatti vende o sensor do BF?
Outra opção seria comprar também a parte só o relógio de temperatura.....
Alexandre Targino
13/12/2007, 12:49
Alguem tem alguma dica / orientaçao? Ou o melhor custo beneficío é comprar o relógio original?????
Procura o sensor do BF, e coloca o velocímetro original do jeep, fica mais bonito na minha opinião.
O resto, o pessALL já falou tudo!!
Abraços.
Kim.
Caiogaucho
13/12/2007, 23:16
Ou coloca um Trip
[]'s
Flavio Ramos
14/12/2007, 09:33
Alexandre, o Fitipaldi consertava velocímetro, deixava bala, não sei agora!!!
All, tem outros tópicos que ressaltam a famosa mentirinha do marcador de combustível. Isso envolve não só o velô, mas também a bóia do tanque e o regulador de voltagem que tem que colocar também. De repente, ele vai montar o original e depois descobre que nao marca certo o combustível... vai ficar pluto!
Notem: não sou contra colocar o original, sou 100% a favor. Até pretendo trocar o do meu CJ por um novo assim que possível...
:concordo:
Olha aí:
Velocamp (19) 3251-5152 - MARCO
Rua Paula Bueno, 56 - Taquaral - Campinas - SP
CEP: 13090-060
Se vc quiser, falei com o Marco e vc pode mandar o seu por Correios,
ele recupera o seu velocimetro e remete de volta. Da uma ligada
pra fazer um orçamento, quem sabe dá jogo...
[s],
Alexandre Targino
14/12/2007, 13:19
Valeu Caca!!!,
Como o Flávio indicou vou tentar falar com Fitipaldi, pois é daqui da região (Recife) se ele não resolver vou mandar para VELOCAMP!!!!
O motor ou caixa não influem no velocimetro já que este é ligado à reduzida...
Tem vários modelos de velocimetros separados... dá uma olhada neste link www.autoshock.com.br
[]s
Não esquecendo que dependendo dos pneus que for usar, tem que mandar aferir o velocímetro.
[]s
Alexandre Targino
17/01/2008, 17:59
Pessoal,
Consegui aqui em Recife um senhor que é especializado em conserto de velocímetros....ele recuperou meu velocímetro (trocou o vidro, hodômetro e deixou funcionando o velocímetro, o hodômetro, o indicador de temperatura e de gasolina**) tudo por R$ 50,00!
**Só que o marcador de gasolina não estava marcando certo (só marcava quase cheio!), onde constatamos que o problema era na bóia (a bóia estava furada acumulando gasolina).........
Resultado: Comprei outra bóia (idêntica a da foto) e o marcador de combustível agora só indica tanque cheio!, depois de várias tentativas pelo senhor que ajeitou o velocímetro o mesmo afirmou que eu tinha que comprar uma boia que se comunica com instrumentos da horasa e que a bóia que eu comprei era sistema VDO e mais moderno.......consultando a caixa da boia notei que dizia: boia para jeep a partir de 72..........o meu jeep é 62!!!!
Achei que o Sr. estivesse correto e liguei para a loja onde comprei a bóia e o vendedor afimou que o modelo da bóia era único para qualquer ano de jeep.............
Ou seja estou num impasse sem saber quem esta correto e como faço para ter meu marcador de combustível funcionando corretamente.....Peço orientação / ajuda de todos!!!!
Alexandre Targino
17/01/2008, 18:00
Segue foto da boia nova.........
** A boia antiga era da marca FEM e o conector do fio era "de lado" e não em pé conforme a nova boia adquirida..............
Alexandre Targino
23/01/2008, 16:21
Pessoal, agradeço a quem possa ajudar / opinar!
Consegui aqui em Recife um senhor que é especializado em conserto de velocímetros....ele recuperou meu velocímetro (trocou o vidro, hodômetro e deixou funcionando o velocímetro, o hodômetro, o indicador de temperatura e de gasolina**) tudo por R$ 50,00!
**Só que o marcador de gasolina não estava marcando certo (só marcava quase cheio!), onde constatamos que o problema era na bóia (a bóia estava furada acumulando gasolina).........
Resultado: Comprei outra bóia (idêntica a da foto) e o marcador de combustível agora só indica tanque cheio!, depois de várias tentativas pelo senhor que ajeitou o velocímetro o mesmo afirmou que eu tinha que comprar uma boia que se comunica com instrumentos da horasa e que a bóia que eu comprei era sistema VDO e mais moderno.......consultando a caixa da boia notei que dizia: boia para jeep a partir de 72..........o meu jeep é 62!!!!
Achei que o Sr. estivesse correto e liguei para a loja onde comprei a bóia e o vendedor afimou que o modelo da bóia era único para qualquer ano de jeep.............
** A boia antiga era da marca FEM e o conector do fio era "de lado" e não em pé conforme a nova boia adquirida..............
Ou seja estou num impasse sem saber quem esta correto e como faço para ter meu marcador de combustível funcionando corretamente.....Peço orientação / ajuda de todos!!!!
Pessoal,
Consegui aqui em Recife um senhor que é especializado em conserto de velocímetros....ele recuperou meu velocímetro (trocou o vidro, hodômetro e deixou funcionando o velocímetro, o hodômetro, o indicador de temperatura e de gasolina**) tudo por R$ 50,00!
**Só que o marcador de gasolina não estava marcando certo (só marcava quase cheio!), onde constatamos que o problema era na bóia (a bóia estava furada acumulando gasolina).........
Resultado: Comprei outra bóia (idêntica a da foto) e o marcador de combustível agora só indica tanque cheio!, depois de várias tentativas pelo senhor que ajeitou o velocímetro o mesmo afirmou que eu tinha que comprar uma boia que se comunica com instrumentos da horasa e que a bóia que eu comprei era sistema VDO e mais moderno.......consultando a caixa da boia notei que dizia: boia para jeep a partir de 72..........o meu jeep é 62!!!!
Achei que o Sr. estivesse correto e liguei para a loja onde comprei a bóia e o vendedor afimou que o modelo da bóia era único para qualquer ano de jeep.............
Ou seja estou num impasse sem saber quem esta correto e como faço para ter meu marcador de combustível funcionando corretamente.....Peço orientação / ajuda de todos!!!!
Olá Alexandre,
O que a bóia faz é acionar a resistência que controla o marcador no paínel. Marcando sempre cheio significa que a energia que aciona o marcador não está encontrando (passando por) essa resistência. Pode estar havendo contato do positivo com o neutro (carcaça) neutralizando a resistência. Reveja a instalação e teste a boia, fazendo a conexão elétrica com ela desmontada do tanque. Assim, variando sua posição manualmente vai poder observar a variação do marcador. Espero ter ajudado. Até mais...
ola galera do forum
ressuscitando o topico para tentar esclarecer uma duvida e tentar resolver um problema:
fiz meu motor de opala 4cc de cabo a rabo, coloquei cebolinha da temperatura 0k, eis que comprei um velo zero bala original willys e a temperatura nao funciona, anteriormente quando adquiri o jeep (que nem andei pois estava totalmente impossibilitado, foi guinchado da casa do antigo dono direto para o meca) estava com sensor e relogio temperatura mecanico. Duvida: existe a possibilidade do velo original funcionar, qual seria o sensor indicado... alguem ja teve este problema e resolveu... peço ajuda de todos
[]> De um CJ ja quase ressssussscitado!!!!!!!
ae galera, a educaçao falhou:
sou relativamente muito novo no forum, conto com a ajuda de todos, aquiri em fevereiro ultimo, um sonho muito antigo, o de possuir um ''CJ5'', que para o ''meu prazer'' estava em pessimas condiçoes
Depois de passar 60 dias no meca (motor opala 4cc totalmente retificado, de ponta a ponta, DH de opala, servo gol, cilindro mestre kombi moderna, circuito freio zero, freio disco dianteira, radiador seis colmeias zero, webwer 446 totalmente feito, tubagem aquecida,emfimmm....)semana passada saindo do meca.......eletricista, foi removido todo e qualquer tipo de material que se parescesse com fios e colocado tudo novo,lanternas, farois,motor limpador, chave seta mercedes, emfimmmmm......, eis que me aparece o problema da temperatura descrito acima, devagar este CJ vai ficar nos trinques, estou curtindo cada minuto, sem esquecer de mencionar que freios, direção e varias cositas mais ''fui eu quem fez'', e agora com o bichinho na minha garagem é que eu nao dou sossego pra ele, e tb nao tenho sossego com a dona onça.
conto com a ajuda de todos para resolver meu problema.
[]De uma temperatura quase funcionando!!
Cara passei por isso a pouco tempo atras, comprei uma cebolinha nova e quando ligava o marcador ia direto para o topo, comprei um estabilizador de voltagem pois meu relogio era VDO e o antigo dono não tinha ligado nada no painel, o marcador estava la desligado, enfim instalei o estabilizador e nada de funcionar, verifiquei depois que o aterramento do motor não estava la essas coisas e comprei uma malha e aterrei o motor em um segundo ponto, depois disso o relogio funcionou.
Esses casos geralmente são 2 coisas, compatibilidade do marcador e da cebolinha, e a tensão do marcador ou aterramento. Considerando que o marcador estaja realmente funcionando.
Galera! O cabo para ligar o velocímetro original!
Tenho essa mesma configuração, motor 4cc... mas meu velocímetro desligado, sem o cabo! Existe algum pronto?! Tenho de "Improvisar"?!
Alguém tem fotos de um?!
[]s
Informação de ''Carater Geral'', fiz uma bucha compativel com a rosca do motor do opala e recheei com uma cebola original do willys 4cc, o relogio esta marcando a temperatura, resta saber se esta marcando corretamente.
Fala Vilquer comprei um cabo para velocimetro pronto na donati 4x4 mas nao instalei ainda, o preço e as medidas estao disponiveis no site www.donati4x4.com.br (http://www.donati4x4.com.br), prescisa verificar o estado e se existe o pinhao para ligalo na cx de reduzida.
Valeu sapo, vou dar uma olhada.
[]s
vavarusso
31/01/2013, 14:46
A solução é essa mesma, para jeep com motor GM151 e relogio/marcador original: Uma especie de bucha com rosca e cebola do BF???
Já temos outras novidades???
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