Ver Versão Completa : Problema com AC. Não gela com RPM < 1200
TylerNTL
09/12/2007, 23:50
O problema é o seguinte.
Venho convivendo com um probleminha no AC da minha viatura (Ranger CD 2001) a +- 1 ano, porém ultimamente ele está se agranvando.
No início eu percebia que esporadicamente quando deixava o motor em marcha lenta o AC ficava apenas ventilando (notava isso por um cheirinho diferente que saía do sistema, parecido com cheiro de interior de geladeira desligada). Mas bastava um toque no acelerador jogando o RPM para uns 1200 e o AC voltava ao normal. Como isso acontecia muito esporadicamente não incomodava em nada.
Como o tempo o sintoma vem piorando, hoje em dia basta pegar um transito um pouco mais travado (que obrigue a ficar no para-anda-para) que o AC deixa a desejar. Só segurando a aceleração um pouco acima de 1000 RPM para ele funcionar bem.
Alguém tem alguma dica dq pode ser?
Será que vai ser caro para arrumar?
danielgleizer
09/12/2007, 23:56
O problema é o seguinte.
Venho convivendo com um probleminha no AC da minha viatura (Ranger CD 2001) a +- 1 ano, porém ultimamente ele está se agravando.
No início eu percebia que esporadicamente quando deixava o motor em marcha lenta o AC ficava apenas ventilando (notava isso por um cheirinho diferente que saía do sistema, parecido com cheiro de interior de geladeira desligada). Mas bastava um toque no acelerador jogando o RPM para uns 1200 e o AC voltava ao normal. Como isso acontecia muito esporadicamente não incomodava em nada.
Como o tempo o sintoma vem piorando, hoje em dia basta pegar um transito um pouco mais travado (que obrigue a ficar no para-anda-para) que o AC deixa a desejar. Só segurando a aceleração um pouco acima de 1000 RPM para ele funcionar bem.
Alguém tem alguma dica dq pode ser?
Será que vai ser caro para arrumar?
Thelmo
Ja verificou o gás ??
Walter L. L. Casitta
09/12/2007, 23:56
O problema é o seguinte.
Venho convivendo com um probleminha no AC da minha viatura (Ranger CD 2001) a +- 1 ano, porém ultimamente ele está se agranvando.
No início eu percebia que esporadicamente quando deixava o motor em marcha lenta o AC ficava apenas ventilando (notava isso por um cheirinho diferente que saía do sistema, parecido com cheiro de interior de geladeira desligada). Mas bastava um toque no acelerador jogando o RPM para uns 1200 e o AC voltava ao normal. Como isso acontecia muito esporadicamente não incomodava em nada.
Como o tempo o sintoma vem piorando, hoje em dia basta pegar um transito um pouco mais travado (que obrigue a ficar no para-anda-para) que o AC deixa a desejar. Só segurando a aceleração um pouco acima de 1000 RPM para ele funcionar bem.
Alguém tem alguma dica dq pode ser?
Será que vai ser caro para arrumar?
Acredito que o seu AC perdeu parte do gás refrigerante. Você tem que procurar um especialista pra ele encontrar o vazamento e colocar mais gás.
Quando a tubulação do meu AC furou, gastei R$400,00 pra consertar...
murilloaquino
10/12/2007, 00:56
Eu percebia isso na frontier, mesm ela 0km.Parece q é algum dispositivo que ´´fala`` pro compressor que o carro está em marcha lenta, ai ele vai e desliga por um tempo pra evitar desgate.Isso é apenas um ´´achometro``, mais acontecia sim quando o carro era novo e somente em marcha lenta.Era so acelerar pro ar voltar a gelar de novo
Edintruder
10/12/2007, 00:57
A minha ganhou um furo na mangueira e eu emendei com um tubo pra mangueira e duas abraçadeiras. Foi R$6,00 e mais R$150,00 do gás.
Edintruder
10/12/2007, 00:59
Eu percebia isso na frontier, mesm ela 0km.Parece q é algum dispositivo que ´´fala`` pro compressor que o carro está em marcha lenta, ai ele vai e desliga por um tempo pra evitar desgate.Isso é apenas um ´´achometro``, mais acontecia sim quando o carro era novo e somente em marcha lenta.Era so acelerar pro ar voltar a gelar de novo
Na verdade pode ocorrer isso em virtude da hélice gerar pouco vento para o radiador do AC gerar sua capacidade total de resfriamento pois mesmo na lenta o sistema funciona normalmente, até porque o sistema puxa o gás durante a recarga através do compressor que funciona na marcha lenta.
Gustavo Moreti
10/12/2007, 09:22
O problema é o seguinte.
Venho convivendo com um probleminha no AC da minha viatura (Ranger CD 2001) a +- 1 ano, porém ultimamente ele está se agravando.
No início eu percebia que esporadicamente quando deixava o motor em marcha lenta o AC ficava apenas ventilando (notava isso por um cheirinho diferente que saía do sistema, parecido com cheiro de interior de geladeira desligada). Mas bastava um toque no acelerador jogando o RPM para uns 1200 e o AC voltava ao normal. Como isso acontecia muito esporadicamente não incomodava em nada.
Como o tempo o sintoma vem piorando, hoje em dia basta pegar um transito um pouco mais travado (que obrigue a ficar no para-anda-para) que o AC deixa a desejar. Só segurando a aceleração um pouco acima de 1000 RPM para ele funcionar bem.
Alguém tem alguma dica dq pode ser?
Será que vai ser caro para arrumar?
a minha tb na marcha lenta e no transito pesado se nao acelarar como vc msm disse nao gela!!!!!
mas na estrada e no transito livre ela vira uma "geladeira"!!!!!
[]"
Pessoal
Com ar condicionado já tive duas experiências. A primeira foi com a 2,8 que chegou com vazamento de fabrica e foi consertado na garantia antes da primeira revisão.
Já a segunda experiência que passei foi com a 3,0 e conforme relatou Edi e Murilo acho que pode ser um problema de projeto que ocorre para mim na seguinte situação: Em dia quente mas com o motor frio parado (na fila da Balsa) se ligar o motor (estar frio) e ligar o ar condicionado ele não resfria fica aquele ar ralo quase morno ate entrar a hélice ( o que demora ) ai sim começa a resfriar mas ate la dalhe suor.
Marcello Ladeira
10/12/2007, 21:56
To com quem apostou em perda de gás... todas as vezes que tive esse problema bastou descobrir o vazamento e completar o gás que ficou melhor que quando era novo... hehehehe
Abs,
O normal é o ar condicionado funcionar também na marcha-lenta. Quando é ligado o normal também é sair ar na temperatura ambiente ou até mais quente(caso o motor esteja quente) mas, apenas por um instante.
Abraços,
FRanger
Walter L. L. Casitta
10/12/2007, 22:25
O normal é o ar condicionado funcionar também na marcha-lenta. Quando é ligado o normal também é sair ar na temperatura ambiente ou até mais quente(caso o motor esteja quente) mas, apenas por um instante.
Pessoal,
O meu ar funciona bem em qualquer situação. Mesmo em climas com o de Cuiabá ou no Pantanal com a temperatura externa próxima aos 40ºC.
murilloaquino
11/12/2007, 00:35
MEsmo com ele parado em um engarrafamento por exemplo?
O meu andando ele funcionava otimo, mais era so parar um pouquinho, que ficava parecendo q um sensor desligava o compressor por um instante, depois ligava d novo
TylerNTL
11/12/2007, 09:32
MEsmo com ele parado em um engarrafamento por exemplo?
O meu andando ele funcionava otimo, mais era so parar um pouquinho, que ficava parecendo q um sensor desligava o compressor por um instante, depois ligava d novo
O sintoma é exatamente este:
1-Porém no início ele parava e voltava de forma que não prejudicava a temperatura;
2-Depois eventualmente ele parava e não voltava, mas bastava dar um toque no acelerador por alguns segundos que ele voltava à situação 1 e
3-Hoje num trânsito mais travado ele já não segura a temperatura.
Marcello Ladeira
15/12/2007, 16:02
Thelmo vai por mim, mande verificar o nível do gás e se eventualmente há vazamento no sistema.
abs,
LUIS ANTONIO -BA
15/12/2007, 23:54
Thelmo vai por mim, mande verificar o nível do gás e se eventualmente há vazamento no sistema.
abs,
x2
O ar condicionado gela mais em alta, pois alem de estar ventilando melhor o condensador, o compressor esta girando mais e qdo fica na lenta ela gela menos, mas não para chegar a subir a temperatura interna. quanto a desligar o ar todo veiculo desliga ate porque ele tem um limite para não congelar o sistema, mas volta a funcionar quando soube 2graus, geralmente eles trabalham entre 2 graus (temperatura dentro do sistema) desliga, qdo retorna a 4 graus liga de novo.
Se não esta ligando quando em lenta e em alta liga faz o q o Marcello disse, pois isso é carga de gas insuficiente para criar pressão no sistema para ele ligar, e qdo em alta a pressão consegue subir e ligar. Se continuar vai chegar uma hora q não vai ligar de jeito nenhum.
TylerNTL
16/12/2007, 09:30
Dia 15/12 fui numa oficina de AC.
Ficou bem claro como ele estava funcionando. Em baixa rotação o compressor não funcionava. Quando aumentamos um pouco o RPM ele funcionava.
Colocaram manômetros, pressurizaram o sistema com nitrogênio coisa&tal.
No final das contas colocaram a culpa no o-ring de uma conexão qualquer e deram mais uma carga de gás, quero dizer não encontraram nenhum "vazamento" digno de nota pq eu estava sempre por perto acompanhando o serviço (xeretando perguntando o que estavam fazendo, o que os manômetros estavam medido, etc) se este "vazamento" aparecesse ele teriam me chamado para comprovar e valorizar o serviço.
E depois do mexe mexeo ele está funcionando normalmente.
Gastei R$ 190 (R$ 90 do serviço,braçadeiras,o-rings e R$ 100 da carga de gás)
Só fiquei com uma dúvida:
Meu AC nunca havia sido mexido (e ele é 2001) obrigatoriamente deveria aparecer um vazamento para a pressão do gás ter baixado (um pouco)?
Eles lá até tinham uma conversa que um vazamento pequeno leva um tempo para perder gás, mas quanto é "um tempo"? (Eu já vinha convivendo com isso a no mínimo uns 06 meses)
Walter L. L. Casitta
16/12/2007, 11:36
Dia 15/12 fui numa oficina de AC.
Ficou bem claro como ele estava funcionando. Em baixa rotação o compressor não funcionava. Quando aumentamos um pouco o RPM ele funcionava.
Colocaram manômetros, pressurizaram o sistema com nitrogênio coisa&tal.
No final das contas colocaram a culpa no o-ring de uma conexão qualquer e deram mais uma carga de gás, quero dizer não encontraram nenhum "vazamento" digno de nota pq eu estava sempre por perto acompanhando o serviço (xeretando perguntando o que estavam fazendo, o que os manômetros estavam medido, etc) se este "vazamento" aparecesse ele teriam me chamado para comprovar e valorizar o serviço.
E depois do mexe mexeo ele está funcionando normalmente.
Gastei R$ 190 (R$ 90 do serviço,braçadeiras,o-rings e R$ 100 da carga de gás)
Só fiquei com uma dúvida:
Meu AC nunca havia sido mexido (e ele é 2001) obrigatoriamente deveria aparecer um vazamento para a pressão do gás ter baixado (um pouco)?
Eles lá até tinham uma conversa que um vazamento pequeno leva um tempo para perder gás, mas quanto é "um tempo"? (Eu já vinha convivendo com isso a no mínimo uns 06 meses)
Era o o ring mesmo. Com a vibração eles se desgastam. Na minha Ranger eu já troquei pelo menos 2. Um na DH e outro na válvula de controle de gases.
Allan Nielsen
16/12/2007, 16:40
Era o o ring mesmo. Com a vibração eles se desgastam. Na minha Ranger eu já troquei pelo menos 2. Um na DH e outro na válvula de controle de gases.
Walter, o que é esta valvula de controle de gases?
abs
LUIS ANTONIO -BA
16/12/2007, 16:46
Dia 15/12 fui numa oficina de AC.
Ficou bem claro como ele estava funcionando. Em baixa rotação o compressor não funcionava. Quando aumentamos um pouco o RPM ele funcionava.
Colocaram manômetros, pressurizaram o sistema com nitrogênio coisa&tal.
No final das contas colocaram a culpa no o-ring de uma conexão qualquer e deram mais uma carga de gás, quero dizer não encontraram nenhum "vazamento" digno de nota pq eu estava sempre por perto acompanhando o serviço (xeretando perguntando o que estavam fazendo, o que os manômetros estavam medido, etc) se este "vazamento" aparecesse ele teriam me chamado para comprovar e valorizar o serviço.
E depois do mexe mexeo ele está funcionando normalmente.
Gastei R$ 190 (R$ 90 do serviço,braçadeiras,o-rings e R$ 100 da carga de gás)
Só fiquei com uma dúvida:
Meu AC nunca havia sido mexido (e ele é 2001) obrigatoriamente deveria aparecer um vazamento para a pressão do gás ter baixado (um pouco)?
Eles lá até tinham uma conversa que um vazamento pequeno leva um tempo para perder gás, mas quanto é "um tempo"? (Eu já vinha convivendo com isso a no mínimo uns 06 meses)
Thelmo, isso é normal, principalmente pela idade do ar e quanto a não ter localizado vazamento, pode ser perda pela tempo.
Walter L. L. Casitta
16/12/2007, 19:39
Walter, o que é esta valvula de controle de gases?
É aquela que fica ao lado da tampa do comando de válvulas. Quando
em volta dela fica sujo de óleo, e só trocar o oring que fica tudo sequino.
Amigo,
Tive este problema em minha Ranger 2001 tbm, o que é muito simples de ser resolvido. O problema é no atuador magnético ou embreagem magnética do compressor de ar condicionado.
Ligue o carro e com o ar desligado, vc verá que a polia interna gira , constantemente acionada pela correia do motor, mais a parte externa não , ela fica parada e só gira ao ligar o ar. Acontece que esta peça tem uma regulagem, e muitas das vezes ela sai de " fábrica" com a folga no limite maximo. Nesta peça vc tem no meio dela um parafuso pequeno, se não me engano 8 mm que vc ao remover verá que entre este disco e o eixo onde fixa o parafuso, há uma arruela, basta medir a distancia entre esta parte que vc removeu e a borda da polia e ver a espessura, de posse desta medida, meça a a espessura da arruela, e depois diminua a espessura da arruela até encontrar o ponto onde vc diminua a abertura entre o acoplador externo e a polia e remontar tudo. OBS a parte externa não pode roçar na polia..... Feito isto seu problemas acabarão.
Abcs
quote=Thelmo;506303]O problema é o seguinte.
Venho convivendo com um probleminha no AC da minha viatura (Ranger CD 2001) a +- 1 ano, porém ultimamente ele está se agravando.
No início eu percebia que esporadicamente quando deixava o motor em marcha lenta o AC ficava apenas ventilando (notava isso por um cheirinho diferente que saía do sistema, parecido com cheiro de interior de geladeira desligada). Mas bastava um toque no acelerador jogando o RPM para uns 1200 e o AC voltava ao normal. Como isso acontecia muito esporadicamente não incomodava em nada.
Como o tempo o sintoma vem piorando, hoje em dia basta pegar um transito um pouco mais travado (que obrigue a ficar no para-anda-para) que o AC deixa a desejar. Só segurando a aceleração um pouco acima de 1000 RPM para ele funcionar bem.
Alguém tem alguma dica dq pode ser?
Será que vai ser caro para arrumar?[/quote]
rogeriomasih
28/12/2007, 03:36
Valeu pela dica.
alexpioli
08/03/2009, 15:10
Com a minha 2.8 p.s. 2002, tenho tido esse probleminha chato também. :parede:
Andando em baixa rotação e dias quentes ele desarma e so rearma quando se acelera a mais de 2000 RPM.
Ja levei a uma oficina para conferir a pressão no sistema e estava ok.
Lá me disseram que poderia ser um "segundo estagio da ventoinha", não acreditei muito, pois não sei se existe isso neste carro.
Li topicos a respeito da limpeza da colmeia que fica dentro daquela caixa preta... Mas gostaria de saber se há como desmontá-la ao invéz de furar, acredito que o desmonte só seja permitindo se soltar as conexões e perder todo gás. Se alguem puder esclarecer agradeço.
Fiquei interessado também nessa regulagem da polia da embreagem magnetica que o Alex63 descreveu, mas o que me estranha e que o sistema volta a funcionar quando se acelera. Ja fizeram essa regulagem em um outro carro meu e nunca mais parou, só que neste, o ar desarmava e não religava ao acelerar.
Se alguem puder opinar agradeço novamente. :concordo:
A.Tavora
08/03/2009, 17:53
Caro amigo,
veja se no filtro do ar condicionado do seu carro tem um visor de vidro na parte de cima. Caso tenha, peça para que alguém acelere até 2.000 giros, observe o sequinte: SE FICAR PASSANDO PELO VISOR TIPO UMA ESPUMA BRANCA, O SISTEMA ESTÁ COM FALTA DE GÁS. SE CONTINUAR LIMPO NÃO SERÁ PRECISO GÁS. Outra possibilidade é a válvula do gás desrregulada, mas aí só um especialista para detectar.
Abçs
eu acho que é a "embreagem" do AC.
Carlos A. C. Azevedo
08/03/2009, 22:17
é isso é falta de gás...esse problema é devido a um pressostato de baixa pressão ki desliga o compressor para naum perde o oléo lubrificante do mesmo devido o sistema naum estar completo de gas.
Thelmo, em marcha lenta qual a rotação do motor? Se a rotação estiver muito baixa o AC vai desligar mesmo. Se estiver em 1000 rpm não desliga.
Abraços.
TylerNTL
09/03/2009, 18:32
Desenterraram o tópico!!!!
Isso foi em 12/2007. Depois disso +- em março ela voltou com o mesmo sintoma (mas de forma bem sutil) antes de acabar a garantia do serviço voltei lá. Dessa vez encontraram um vazamento em uma mangueria de alta pressão. Subsituiram a mangueira e colcaram uma nova carga de gás.
Funcionou bem por uns 08 meses.
Atualmente ela está da mesma forma que em 12/2007 só gela em alta.
Tudo bem, a pressão do gás pode não estar 100% coisa&tal, mas fico desconfiado de um vazamento que passa "um ano"(!!) vazando e mesmo assim não zera a quantidade de gás!!!
Márcio T
09/03/2009, 22:55
Olá, Telmo.
Tive uma experiência bastante parecida: Troquei condensador, carga de gás, etc. Ficava bom por um tempo, depois parava de gelar em baixa rotação.
Não sei se o sistema de A/C da sua Ranger é semelhante ao da Explorer (FS10) mas, no meu caso, o problema era folga excessiva na embreagem magnética de acoplamento do A/C. É o seguinte: Entre o disco de embreagem e a polia do A/C, tem 2 ou 3 espaçadores. Com o uso, há um desgate natural e a embreagem começa a "patinar" e perder eficiência - o que é mais perceptível na lenta (fica acoplando e desacoplando uma série de vezes). Bastou retirar um dos espaçadores. Nunca mais deu problema. A folga deve ficar entre 0,35 e 0,75 mm.
Boa sorte.
Márcio
TylerNTL
10/03/2009, 23:01
Só para confirmar, essa é a mesma dica que o Alex63 me passou em outro tópico? (segue abaixo)
Amigo,
Tive este problema em minha Ranger 2001 tbm, o que é muito simples de ser resolvido. O problema é no atuador magnético ou embreagem magnética do compressor de ar condicionado.
Ligue o carro e com o ar desligado, vc verá que a polia interna gira , constantemente acionada pela correia do motor, mais a parte externa não , ela fica parada e só gira ao ligar o ar. Acontece que esta peça tem uma regulagem, e muitas das vezes ela sai de " fábrica" com a folga no limite maximo. Nesta peça vc tem no meio dela um parafuso pequeno, se não me engano 8 mm que vc ao remover verá que entre este disco e o eixo onde fixa o parafuso, há uma arruela, basta medir a distancia entre esta parte que vc removeu e a borda da polia e ver a espessura, de posse desta medida, meça a a espessura da arruela, e depois diminua a espessura da arruela até encontrar o ponto onde vc diminua a abertura entre o acoplador externo e a polia e remontar tudo. OBS a parte externa não pode roçar na polia..... Feito isto seu problemas acabarão.
Abcs
Não parti logo para ela pq confiei que os "especialistas" em AC verificariam essa possibilidade (por isso mesmo levei em uma oficinas de refrigeração TOP de Natal REFRIGERAÇÃO FERNANDES) que efetivamente serviu para instalar uns manômetros e dizer que está com gás baixo.
Digo isso pq perguntei um bocado sobre o que eles estavam fazendo... ...manômetro para um lado, para outro e nada de me explicarem de forma objetiva o que estavam lendo.
Quando eu perguntava qual seriam as pressões esperadas recebia uma cara de interrogação de volta. Tive até pena dos coitados (e do meu R$ consequentemente).
Se perguntasse qual seriam os limites máximo e mínimo que indicariam problemas na carga de gás aí e que eles não entederiam mesmo. Fiquei com a impressão que os manômetro deveriam ser binários pq eles não entendiam nem explicavam o que representava cada leitura.
No FDS vou tentar regular essa embreagem do meu AC e posto aqui o resultado.
Márcio T
11/03/2009, 06:37
Olá, Thelmo.
Não havia lido o tópico inteiro. É exatamente o mesmo que o Alex falou.
Só para constar: Também passei pro inúmeros "especialistas" em A/C, que mediram pressão na baixa, pressão na alta, etc.
Boa sorte.
Márcio
TylerNTL
14/03/2009, 07:56
É necessário um torquímetro para fixar esta polia de volta ou dá para apertá-la no "sentimento"?
MARKIN25
14/03/2009, 08:08
ontem, soltei o parafuso, arranquei a arruela e dei uma diminuida nela, ficou menos espessa, recoloquei e pronto, ta gelando que nem freezer,.
vlw mesmo,
mais uma vez agradecendo por ter mais um problema resolvido.:pipoca:
MARKIN25
14/03/2009, 08:09
É necessário um torquímetro para fixar esta polia de volta ou dá para apertá-la no "sentimento"?
apertei no sentimento mesmo, já que a polia enquanto gira ela aperta o parafuso, é rosca contraria.
abs
Allan Nielsen
14/03/2009, 13:59
http://img9.imageshack.us/img9/6311/espaamentopoliaarcondic.jpg
É necessário um torquímetro para fixar esta polia de volta ou dá para apertá-la no "sentimento"?
O "sentimento" para este parafuso é de 13 Nm (olhei no manual de serviço). Espaçamento acima
abs
TylerNTL
15/03/2009, 13:26
Algum macete de como folgar o parafuso?
Não estou com a melhor ferramenta disponível (uma chave combinada boca/fresada 8mm que só tem um 10cm de comprimento) mas mesmo com ela não consigo manter a polia no lugar para folgar o parafuso.
Por umas duas vezes a chave escapou deformando um pouco o parafuso e desisti até arranjar uma chave mais adequada.
Márcio T
15/03/2009, 21:09
Algum macete de como folgar o parafuso?
Não estou com a melhor ferramenta disponível (uma chave combinada boca/fresada 8mm que só tem um 10cm de comprimento) mas mesmo com ela não consigo manter a polia no lugar para folgar o parafuso.
Por umas duas vezes a chave escapou deformando um pouco o parafuso e desisti até arranjar uma chave mais adequada.
Ola, Telmo.
Não tem macete, não. Eu usei uma chave de catraca pequena com caixa de 8mm. A polia está "escorregando" na correia? Se for isso, pode estar com problema no tensionador.
Márcio
TylerNTL
15/03/2009, 22:16
A polia não escorrega. Eu tento segurar a peça com a mão esquerda e folgar o parafuso (usando a chave) com a direita. A força que consigo fazer com a chave (mesmo ela sendo pequena +- 10cm) e maior que a força da minha pegada na polia.
Ela é meio ruim de agarrar pq é somente a parte da frente da peça (a parte a frente da figura do Alan, depois do local onde ele mede a folga). A parte maior que é onde vai a correia gira livre independente da frente.
Tentei a primeira vez no supermercado onde comprei a chave. Como vi a dificuldade já lambuzei tudo com WD40 para ver se folgava. Quando cheguei em casa passei mais WD40 e tentei denovo. Não consegui, mas avalio que o AC ficou beeem melhor andei uns 12km pianinho (com o giro bem baixo), numa situação em que ele não funcionava e ele gelou bem, paracia uns anos atrás quando eu até esquecia que tinha um botão que regulava a velocidade da ventilação (ficava sempre no mínimo mesmo).
Fiz duas meia solas na minha programação do FDS
1- Ajustar essa folga no AC: até agora ficou bom com uma boa lubrificada com WD40
2- Refazer as roscas da fixação do protetor de cárter (esqueci meu novo jogo de tarrachas e machos, quando fui para casa do meu pai, onde tem uma garagem melhor que no meu AP): Como estava da saco cheio da barulheria do protetor folgado, meti dois rebites cegos.
Allan Nielsen
16/03/2009, 07:45
Normalmente a tecnica pra soltar polias, é a tecnica da porrada: vc prende a polia o melhor que puder com a mão pela correia e da uma porrada na chave com um bom martelo.
No manual de serviço da Ford tem uma ferramenta, que pode ser facilmente construida. Use um pedaço de chapa ou cantoneira (é mais resistente), faça dois furos no espaçamento correto e coloque dois parafusos de forma que eles encaixem nos furos da polia, no mesmo principio da ferramenta abaixo.
abs
http://img21.imageshack.us/img21/8343/arpolia.jpg
TylerNTL
21/03/2009, 18:43
Hoje a tarde consegui soltar a polia.
Tinha apenas uma arruela com +- 0,5mm de espessura.
Tirei ela fora e deixei a viatura ligada com o AC funcionando por uns 10 minutos. Não observei a polia desacoplar neste tempo, mas mesmo assim decidi por ficar com ela funcionando sem arruela (segunda procuro uma arruela com uma espessura menor). Liguei e desliguei o AC algumas vezes e vi que aparentemente o sistema está ok. Liga ele acopla desliga ele solta.
Os 10 min seriam suficientes para observar a polia desacoplando algumas vezes?
Rodei +- 12k até em casa e durante o trajeto percebi a polia desacoplando umas 02 vezes.
Existe algum risco em deixar o sistem sem a arruela?
O acomplamento não ficaria muito "forte"?
Algum problema no compressor ficar acoplado durante todo o tempo que o AC estiver ligado?
TylerNTL
24/03/2009, 21:40
Problemas a vista no meu AC ou estou procurando cabelo em ovo???!!!
Como comentei os primeiro 03 dias depois de retirar a arruela ele funcionou muito bem. O único porém é que eu não escutava ele "desarmando" depois de funcionar por algum tempo.
Hoje ele ficou meio estranho: Com a viatura em marcha e motor variando o giro (acelerando ou desacelerando) a embreagem magnética fica funcionando de forma intermitente: "liga" o compressor funciona por uns 5~10 segundos e "desliga". O barulho do compressor ligando e desligando é levemente perceptível (mas meu ouvido está treinando e chega a ser irritante!). Efetivamente o AC está cumprindo seu papel, resfriando a cabine muito bem, mas estou desconfiado se esta quantidade de "liga desliga" no compressor não vão danificar alguma coisa.
Mais uma informação com o giro estabilizado não percebo o compressor desligar.
Algum entendido em AC poderia explicar o que está acontecendo?
De quanto em quanto tempo vcs percebem o compressor do AC ligando e desligando nas suas Rangers?
Problemas a vista no meu AC ou estou procurando cabelo em ovo???!!!
Como comentei os primeiro 03 dias depois de retirar a arruela ele funcionou muito bem. O único porém é que eu não escutava ele "desarmando" depois de funcionar por algum tempo.
Hoje ele ficou meio estranho: Com a viatura em marcha e motor variando o giro (acelerando ou desacelerando) a embreagem magnética fica funcionando de forma intermitente: "liga" o compressor funciona por uns 5~10 segundos e "desliga". O barulho do compressor ligando e desligando é levemente perceptível (mas meu ouvido está treinando e chega a ser irritante!). Efetivamente o AC está cumprindo seu papel, resfriando a cabine muito bem, mas estou desconfiado se esta quantidade de "liga desliga" no compressor não vão danificar alguma coisa.
Mais uma informação com o giro estabilizado não percebo o compressor desligar.
Algum entendido em AC poderia explicar o que está acontecendo?
De quanto em quanto tempo vcs percebem o compressor do AC ligando e desligando nas suas Rangers?
Continuo insistindo que tem a ver com a rpm do motor em marcha lenta, senão desligava tambem em alta.
Abs.
sergiomfff
27/03/2009, 13:41
Na verdade pode ocorrer isso em virtude da hélice gerar pouco vento para o radiador do AC gerar sua capacidade total de resfriamento pois mesmo na lenta o sistema funciona normalmente, até porque o sistema puxa o gás durante a recarga através do compressor que funciona na marcha lenta.
Saudações,
Caso não tenha uma correta troca de calor no condensador (passar do estado gasoso p/ líquido), vai ocasionar alta pressão no sistema que em consequência corta o compressor para evitar danos.
TylerNTL
27/03/2009, 23:53
Continuo insistindo que tem a ver com a rpm do motor em marcha lenta, senão desligava tambem em alta.
Abs.
A marcha lenta está em +-800 rpm. E em marcha lenta ele não desarma.
Eu estou cismado é com o arma desarma de quando estou rodando no trânsito (onde não é possível ficar com o RPM estável).
A marcha lenta está em +-800 rpm. E em marcha lenta ele não desarma.
Eu estou cismado é com o arma desarma de quando estou rodando no trânsito (onde não é possível ficar com o RPM estável).
Se não desarma na lenta então esquece o que eu escrevi. Deve ser problema elétrico, do tipo relé; já pensou nesta hipótese?
Abraços.
Daniel.Shimomoto
28/05/2010, 21:18
Ressussitando o tópico....
Ontem mandei arrumar o A/C da Ranger. Tinha furado uma mangueira e vazado todo o gás. De uma vez só.
Mandei reparar, recarregar o sistema e lavar o evaporador (tava imundo). paguei R$270,00.
Ai conversando com o reparador, ele me instruiu que, para quem pega muita lama, barro, além de limpar o sistema (por uma questão até de saude) o correto é limpar a região entre o condensador do A/C / intercooler / radiador, pois mesmo lavando com esguicho, acumula terra e sujeira entre um e outro, fazendo com que o condensador não troque calor direito e agrave o já sério problema de subir a pressão do sistema e o compressor desligar em baixas rotações. E de fato eu percebi isso mesmo na Ranger que com o passar dos anos, o ar tem deixado de funcionar a contento em baixas rpms, especialmente no transito pesado.
Um eletroventilador funcionaria mas....a limpeza é o procedimento mais correto e certo segundo ele.
Um abraço!
SAPO-BOMBA
29/05/2010, 00:34
Depois de reler o tópico inteiro, lembrei de uma curiosidade: Meu compressor não desarma quando acelero o carro pra valer.
Os Subaru que eu tive tinham essa particularidade de detectar a "carga" no pedal do acelerador e desacoplar o compressor, aí quando voltasse a um giro mais normal, armava de novo. Exatamente como se fosse um "kickdown", se pisasse o curso todo do acelerador, ele desarma o compressor.
Na atual viatura não desarma nem a pau, só desarma quando a temperatura "gela" mesmo, aí ele desarma por uns 2 minutos e volta de novo...
Em tempo, meu sistema requer em torno de 600gr de carga de gás, se rodar com menos de 500 o AC não funciona pra não danificar o sistema.
O meu ac da ranger (2002 2.8PS) está acoplando e desacoplando em qq posição do botão.
Tem algum sensor que controle a temperatura?
Ela fica 4s ligado e 4 s desligado...
SAPO-BOMBA
07/06/2010, 19:30
Nava, checa o volume de gás no sistema. Se o gás estiver baixo, pode ocorrer exatamente isso, por causa da temperatura ficar mais alta que o normal.
Muito estranho ser caso de volume....ele nem liga e ja desliga? Só se tem sensor ali no sistema que detecta tal anomalia...
NGDaniel
08/06/2010, 10:02
Ressussitando o tópico....
Ontem mandei arrumar o A/C da Ranger. Tinha furado uma mangueira e vazado todo o gás. De uma vez só.
Mandei reparar, recarregar o sistema e lavar o evaporador (tava imundo). paguei R$270,00.
Ai conversando com o reparador, ele me instruiu que, para quem pega muita lama, barro, além de limpar o sistema (por uma questão até de saude) o correto é limpar a região entre o condensador do A/C / intercooler / radiador, pois mesmo lavando com esguicho, acumula terra e sujeira entre um e outro, fazendo com que o condensador não troque calor direito e agrave o já sério problema de subir a pressão do sistema e o compressor desligar em baixas rotações. E de fato eu percebi isso mesmo na Ranger que com o passar dos anos, o ar tem deixado de funcionar a contento em baixas rpms, especialmente no transito pesado.
Um eletroventilador funcionaria mas....a limpeza é o procedimento mais correto e certo segundo ele.
Um abraço!
Coloquei um eletroventilador e agora tenho um problema:
Não posso colocar no máximo em viagens pq congela os canos e para de sair ar:shock:
Gélido, muito Gélido!:dance:
abs,
Então, levei na mecanica e era pouco gas no sistema mesmo. R$60 conto resolveu. Ta gelando bem pra caramba, mas o mecanico disse que o idela é usar eletroventilador na frente...usando reduzida e marchas baixas a rotação da ventoinha puxa pouco ar, mas não consegui achar nenhuma que coubesse no lugar.
Q tamanho de ventilador que vc colocou amigo? de que carro veio?
NGDaniel
10/07/2010, 07:59
Então, levei na mecanica e era pouco gas no sistema mesmo. R$60 conto resolveu. Ta gelando bem pra caramba, mas o mecanico disse que o idela é usar eletroventilador na frente...usando reduzida e marchas baixas a rotação da ventoinha puxa pouco ar, mas não consegui achar nenhuma que coubesse no lugar.
Q tamanho de ventilador que vc colocou amigo? de que carro veio?
É pequeno e fino, so precisou tirar a grade da frente para instalar.. vou tirar fotos e postar aqui pra vc..
Foi tirado de uma adaptação que meu irmão tentou fazer no carro dele e não deu certo.. não sei de que carro é não..
abs,
NGDaniel
10/07/2010, 10:07
Vejamos as fotos:
Não sei se deu pra perceber, mas é pequeno, não dá nem metade do radiador do ac...
Carlos A. C. Azevedo
10/07/2010, 12:11
Como foi dito antes, a melhor opção, além de instalar o eletroventilador, é lavar periodicamente o condensador e verificar se ao jatear agua sobre o condensador ela consegue atravessa - lo, lembrando, a pressão da agua não pode ser muito alta para não amassar os aletados e assim prejudicar ainda mais o rendimento do AC.
Guilherme A. Araújo
11/07/2010, 18:12
A minha tem uma perticularidade diferente.
Meu ar só ativa se a rotaçao estiver em <1200rpm, mais que isso nao ativa de jeito nenhum, porém, depois da primeira vez q ele ativou, eu posso desligar ele e ligar em qqr rotaçao q ele liga normalmente.
Tem isso a cada partida, se nao der a rotaçao, eskece!!!
Agora o meu ta com o problema de gelar pouco em lenta...risos. Bateu 30 graus hoje. Em Ac/Max melhora bem.
Fiz um teste: liguei a noite, rodando sempre em <1300rpm na vel 3 e gelou muito bem. Ou seja, estava mais frio, uns 23 graus.
Na pista a 80/100 km/h gela bem...
Parado em lenta bafo meio frio...
Com o motor em lenta ele acopla e fica ligado...se acelerar ele dá uma desligada, depois liga e vai assim...aspecto normal.
Vou fazer o seguinte:
-lavar o condensador
- abrir o furo na caixa do evaporador e lavar
- colocar ventoinha na frente - liguei o motor e o ar e na lenta o condensador fica uns 60 graus pq nao dá pra colocar a mão nele e a ventoinha do radiador mandando ver e nada...vai ajudar na trilha tb.
Daniel, sabe o tamanho dela? 20 ou 30 cm de diametro?
NGDaniel
25/08/2010, 06:50
ah deve ser 30...
Hoje me deu uma zica na cabeça...eram 15h e comecei a desmontar todo o ar condicionado para lavar. Desmoentei ali no ventilador e evaporador.
Nao foi fácil, mas meti a wap em tudo...ficou zero.
Mas não resolveu o caso do ar gelar pouco. O q melhorou muito foi a vazao de ar e acabou o cheiro de poeira molhada.
O acoplamento parece estar ok, mas a folga da polia é de 1,2 mm. Precisa ser ajustada.
To achando q ta com vazamento de gás.
O q vcs acham?
SAPO-BOMBA
25/08/2010, 23:50
Não é vazamento de gás... ajusta a distância da polia pro disco do compressor que vai passar a gelar bem. Dizem que é uma arruela que vc troca por outra mais fina e resolve...
NGDaniel
26/08/2010, 07:05
Hoje me deu uma zica na cabeça...eram 15h e comecei a desmontar todo o ar condicionado para lavar. Desmoentei ali no ventilador e evaporador.
Nao foi fácil, mas meti a wap em tudo...ficou zero.
Mas não resolveu o caso do ar gelar pouco. O q melhorou muito foi a vazao de ar e acabou o cheiro de poeira molhada.
O acoplamento parece estar ok, mas a folga da polia é de 1,2 mm. Precisa ser ajustada.
To achando q ta com vazamento de gás.
O q vcs acham?
Uê, mas vc ainda nao mediu a qtd de gas ?
É a primeira coisa a se fazer... é rápido e fácil, va numa loja de manutençao em ar, eles colocam la uma maquinasinha, rapidinho...
abs,
Sim, mas fiz isso a 20 dias...
Ja bicho de novo? Como procurar vazamento? água e sabao?
Sim, mas fiz isso a 20 dias...
Ja bicho de novo? Como procurar vazamento? água e sabao?
As lojas especializadas fazem o que se denomina "contraste" para detectar possíveis vazamentos.
Abraços.
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