PDA

Ver Versão Completa : F75 2.4mpfi



Th Cerga
01/06/2004, 12:57
Salva galera ( de novo )

Ainda estou me remoendo de duvidas quanto ao motor....pensei em montar o motor da nova S10 ( 2.4 mpfi ) em uma F75 com pneus 265x75x16...
Alguem ja viu algo parecido, ou tem alguma outra sujestao ?

Ate

monge
02/06/2004, 10:22
Fala Gente.... :D :D :D


Este motor deve ser a evolução do 250s, e como a maioria vai de opala 4cc, deve ficar bom sim.

[]'s

Eugênio

Gleisson
02/06/2004, 12:35
Caros colegas;

:roll:
Apenas lembrando ao colega do comentário anterior, que o Chevrolet 2.4mpfi na bem da verdade é evolução do motor do velho monza 1.6(hatch lembra???)... que foi bombado para 1.8..., 2.0..., 2.2... e agora 2.4...

:wink:
Quanto ao motor 250s, trata-se de um Chevrolet 6 canecos 4.1, com acertos diferentes no cabeçote, comando e outros...

:o
Neste motor 2.4, a Chevrolet privilegiou o acerto do torque, já que o 2.0 e o 2.2 tinham desempenho apenas regular na S10/Blaser.
(conheço alguns proprietários que até turbinaram os engenhos a procura de melhor rendimento)

Provavelmente este 2.4mpfi deva funcionar bem, más logo lhe digo que o consumo será muito próximo do Chevrolet 4.1, visto que suas curvas de torque e potencia trabalham próximo do topo, o que exige muito em termos de consumo.

Espero ter ajudado... Inté mais...

monge
02/06/2004, 16:44
Caros colegas;

:roll:
Apenas lembrando ao colega do comentário anterior, que o Chevrolet 2.4mpfi na bem da verdade é evolução do motor do velho monza 1.6(hatch lembra???)... que foi bombado para 1.8..., 2.0..., 2.2... e agora 2.4...


Fala Gente :D

Valeu... eu não sou muito bom em motor GM não... :roll: :D

Pra mim o 2.4 era o 250.... :roll: menos 100... heeehehehehehehe

[]'s sem noção do que falei

Eugênio

fugger
02/06/2004, 16:49
Caros colegas;

:roll:
Apenas lembrando ao colega do comentário anterior, que o Chevrolet 2.4mpfi na bem da verdade é evolução do motor do velho monza 1.6(hatch lembra???)... que foi bombado para 1.8..., 2.0..., 2.2... e agora 2.4...


Fala Gente :D

Valeu... eu não sou muito bom em motor GM não... :roll: :D

Pra mim o 2.4 era o 250.... :roll: menos 100... heeehehehehehehe

[]'s sem noção do que falei

Eugênio


Xará :D

é só lebrar que é em polegadas cúbicas, ou seja: :wink:

151 > 2.5, ou 4 cilndros de Opala;
250 > 4.1, ou 6 cilindros de Opala.

Quando tem um S no final, é que possui algumas mudanças de regulagem, comando, carburador e etc. :wink:

[]'s

dickvigarista
09/06/2004, 22:34
8) Vc estão ficando tudo loco gente.Sejam mais simples, o homem quer saber a opinião quanto ao motor e não a sua arvore geneológica.
Acho se for para escolher entre estes, sou mais a do velho 6cc do opala, já muito bem testado durante seus 20 e poucos anos. :twisted:

Th Cerga
14/06/2004, 12:02
Pois é...ja pensei nele (6cc opala) mas o que assusta é o consumo da criança....ainda nao sou dono de posto de gasolina....

Esse feriado ouvi um dono de Rural falar que adaptou motor da Ranger (2.5 gasolina), e para o uso dele, a viatura ficou 10 !

Ô duvida..

du
14/06/2004, 13:26
Sim, mas o 2.4 da Ranger seria mais para o lado do Opala 4 cilindros do que o 2.4 da Blazer.

Entende, o problema não é só a cilidrada, mas também o conceito do motor.

Abraços Du.

Beto Lacerda
14/06/2004, 13:56
2.4 da S-10 nunca vi adaptado , o 2.2 vi num CJ ficou mto. bom , e o 2.5 da ranger na minha opinião é o 4cc mais interessante para jipes e afins , fora que se num for pra pauleira é plug'n'play na cx original (se vc for usar em lugares mais dificeis uma clarck vai ser necessaria , se não é um cambio por trilha), se vc tiver ohc num troca nem os coxins :wink:
[]'s

Th Cerga
14/06/2004, 17:22
salve....

Caras....o topico era para tirar duvidas...e o resultado, muito mais duvidas...

E se eu for atras do 2.5 da Ranger? Qual cambio deveria usar, e como calcular a melhor relação do diferencial?

Daqui a pouco vou ficar naquele padrao, 4.1 com clark 4m.....e logico, um kit GNV na caçamba pra rodar na cidade e em expedições.

Beto Lacerda
14/06/2004, 21:30
salve....

Caras....o topico era para tirar duvidas...e o resultado, muito mais duvidas...

E se eu for atras do 2.5 da Ranger? Qual cambio deveria usar, e como calcular a melhor relação do diferencial?

Daqui a pouco vou ficar naquele padrao, 4.1 com clark 4m.....e logico, um kit GNV na caçamba pra rodar na cidade e em expedições.
hehe é sempre assim , mas é assim que vou aprendendo por aqui .
como sua pergunta era sobre o 2.4 nem sugeri o 4.1 com clarck 4m , nem preciso te dizer que ,na minha opinião ,é o mais interessante , mas como vc ta atraz de 4cc , vai de ranger 2.5 , na minha opinião , o melhor 4cc pra adaptar em jipes e afins , nos da ford , equipados com motor OHC é p'n'p , nem precisa trocar os coxins , serve direto no cambio 4 marchas sem adaptação nenhuma , mas se vc for fazer trilhas aconselho uma cx de cambio mais resistente que a original , vai de clarck 4m com as mesmas adaptações para o OHC , fica mto. bom , qto a rel. de diferencial , da uma olhada nesse site , 4x4calculaters (http://www.highriders.ca/documents/4x4calc.htm) , é em ingles , a velocidade é em milhas/h (basta multiplicar por 1,6 , vc tem em km/h), e o diametro do pneu em polegadas , mas acho que ajuda .
[]'s

Th Cerga
14/06/2004, 23:10
valeu....procuro um 4cc por questao de consumo, pretendo usar a F75 com pneus 265x75x16 (+-/ 32").

Pegarei trilhas e passeios de todos os niveis, logico que nao estou montando uma devoradora de trilhas, mas uma viatura que me leve e traga de todos os lugares.

Por enquanto o 2.5 Ford, ganhou...agora preciso ir atras de algum, tens ideia de quanto vou pagar ?

Beto Lacerda
14/06/2004, 23:27
num tenho nem ideia , vi um pra vender na epoca que tava atraz do meu 4.1 (uns 8 meses atraz) , completinho ,de uma ranger cab. dupla capotada , por R$1.900 , mas esse ja era , ja passei nesse desmanche outras vez pra ver se comprava a coluna de direção dessa ranger mas a mesma ja tinha sido toda vendida, num tem outro jeito , só procurando mesmo , como num é um motor comum em desmanche vc vai ter que negociar com o cara , num tem muita referencia
[]'s e boa sorte na sua busca :lol:

ramiro_eli
15/06/2004, 12:27
Só uma coisa:
Antes de escolher um motor, seria interessante dar uma pesquisada no custo de manutenção do mesmo.
Pesquisar a respeito de preços e disponibilidade de peças de desgaste, como bomba d'agua, velas, correias, esticadores, etc...

Beto Lacerda
15/06/2004, 13:38
Só uma coisa:
Antes de escolher um motor, seria interessante dar uma pesquisada no custo de manutenção do mesmo.
Pesquisar a respeito de preços e disponibilidade de peças de desgaste, como bomba d'agua, velas, correias, esticadores, etc...
caso faça isso , vai acabar comprando um 4.1 :lol: .
mas o motor da ranger 4cc é na minha opnião o 4cc mais interessante por não dar pau , e a manutenção é inferior a do 6cc , logico que é mais cara que do AP , mas é mto. mais motor , pergunte pra quem tem ranger 4cc se da problema , no maximo chamam de aleijada , mas os donos de dupla , de simples não reclamam tanto não .
[]'s

Alessandro Henrique
15/06/2004, 17:26
Na minha opinião o motor GM 4 e 6 cilindros possui a manutenção mais barata e facilidade de aquisição de peças de reposição em qualquer lugar, sem falar na facilidade de se resolver alguma problema no meio da trilha.
O motor da ranger 4 cilindros era importado e o mesmo possui injeção eletrônica. Suas peças costumam ser mais caras que o citado gm. Tem como vantagem os conhecidos benifícios que a injeção eletrônica proporciona. No caso de surgir uma eventual pane elétrica/eletrônica no meio da trilha, as coisas podem ficar bem complicadas.

Th Cerga
15/06/2004, 23:25
Valeu galera....estou anotando tudo....

Quanto a manutenção, conversei com um amigo que tem uma Ranger 4cc 01 e ele me disse que o motor é bom, nao da pau, gasta razoalvelmente, bom torque, mao de obra barata (preço igual ao 2.4 GM).

Agora so falta achar o motor....

Carlos
22/06/2004, 01:13
Só quero lembrar aos senhores que o 2.5 da Ranger é o mesmo OHC evoluído....com injeção eletrônica etc...logo várias peças do OHC são compatíveis com ele.
O meu jeep tem motor OHC, e uma certa vez fui comprar os retentores e rolamentos e vi na tabela da SKF que são exatamente as mesmas peças, bem baratinhas.
Agora, se o sujeito for na autorizada Ford atrás dessas peças, vão arrancar o couro do sujeito.

Dendrobates
22/06/2004, 22:38
Dae

E oq vcs poderiam falar do 4.9 da ford F-1000??? Por aqui onde moro esse motor tem sido colocado em cj, rural e f-75. É um bom motor? Custo x benefício? E o conceito do motor seria o ideal para o uso nestes veículos???

[]´s...

pedro y
15/04/2006, 20:48
É o seguinte:
tenho 2 F-75 com câmbio na coluna e câmbio de 4 marchas. Uma é motor 4 cil OHC e outra um BF161...
Se eu comprar um motor da Ranger 4 cil para pôr numa das minhas f-75 ele será plug and play? Em qual delas?

dalmo cruz torres
17/04/2006, 11:52
E aí pessoal, tudo em cima? Eu coloquei na minha F-75 o ford 4.9 com cambio de 5 marchas, me desculpem aqueles que gostam de motores 2ponto alguma coisa, mas um seis cilindros é uma coisa linda!!E falar que eles gastam de mais..não acredite tanto. Na minha camionete o 4.9 faz 9KM/l em estradas asfaltadas, e em trilhas travadas cai para perto de 5KM/l , não dá manutenção nenhuma, e eu uso a minha camionete o dia todo. Se v/c colocar o Kit GNV em um motor que já é meio fraco, a diferença de potencia vai ser gritante, e vai alterar muito o rendimento da camionete, agora, se colocar GNV em um motor mais potente( seis cilindros) a perda de potencia não vai tornar o motor fraco, apenas um pouco menos forte. Quanto ao motor, eu escolheria o 4.9i ou o 4.1MPFI, qualquer um dos dois vai deixar sua camionete, no mínimo, gostosa de dirigir.

André-4WD
17/04/2006, 12:10
Dalmo:
Conta pra nós sobre tuas impressões do 4.9i!!!
Tb to interessado em botar um desses na Rural mas antes do pesquisando bastante para nao fazer nada as pressas e me arrepender depois.

- A caixa de 5 marchas que tens é a original do motor? que é aquela acoplada? A T-case deixaste a original willys?

- Qto tempo faz q tens esse motor instalado? ja precisou de peças para ele? caso positivo, foi facil de encontrar? muito caro?

saudações injetadas!!
Andre

dalmo cruz torres
29/04/2006, 14:47
Desculpe por demorar a dar a resposta, é que eu não recebi o aviso de que tinha mensagens novas no tópico.
Sobre o 4.9, Eu coloquei o cambio que vem junto com o motor na F-1000 , Cinco marchas com a quinta Drive e ré sincronizada. Pelo que descobri, o cambio éfabricado pela Mazda, é o mesmo cambio que sai em todas as Rangers, nacionais ou importadas, a diferença fica por conta da posição do motor de arranque, que no meu cambio fica ao lado direito do motor e nas Rangers fica ao lado esquerdo do motor. A caixa de redução das Rangers dá certinho nesse cambio, é só trocar a parte de trás do cambio, o eixo principal, e colocar a redução da Ranger, o único problema é que para coloca-la na F-75 v/c precisa mudar a posição das bolas dos diferenciais, pois a redução da Ranger ´solta `os cardans para o lado esquerdo do motor.
Na minha camionete eu coloquei a caixa de redução Willis separada do cambio, ligadas por um cardazinho de 18cm, andei com ela assim por uns 4 anos, agora eu estou com ela parada e fazendo uma flange para ligar a caixa de redução direto no cambio, se deus quizer fica pronta na semana que vem, só o cambio, ainda tem muita coisa para fazer.
Sobre o motor, comprei o meu de um cara que tirou da camionete dele. Eu tinha combinado de ficar com todas as peças, mas o cara me enrrolou e acabou não entregando um monte de coisas, ná época eu achei que nunca mais eu ia conseguir montar o motor, comecei a procurar e achei tudo o que precisava, fácil e não muito caro, como costumam ser peças de injeção. O motor é um show, tem uma potencia que faz agente duvidar que tenha só os 148cv anunciados pela Ford, em trilhas onde os outros jipes estão´ pondo os bofes pra fora`a minha camionete faz um passeio, até meio monótono, nunca esquentou, engasgou ou parou de funcionar sem que eu desligasse a chave. O motor é show, nunca troquei um sensor dele, gostei tanto que já comprei outro para guardar, porque na hora que descobrirem o tanto que esse motor é bom, ele vai sumir da praça rapidinho. A única observação que faço é que v/c tem que ter um eletricista bom para mexer com esse motor, tem muita gente que se diz eletricista de injeção mas não sabe nem o que é a injeção, acha que é só trocar as peçãs e tá tudo BÃO. Eu sempre levo a minha camionete para fazer uma limpeza dos bicos injetores e dar uma conferida em outras coisas, como a pressão do circuito de combustível, a variação da voltagem e da amperagem do sietema elétrico , etc. Também tive muito cuidado com a parte elétrica da camionete, a centralina fica no teto da camionete, todos os contatos de fios que eram feitos por tomadas eu fiz soldados e isolados com fita isolante autosoldável, o terra é feito por um fio que vem direto da bateria, não é aterrado na lataria, etc. Mas isso não quer dizer que fique frágil; eu já passei por rios com a água passando por cima do motor, sujou tudo mas não aconteceu nada, e olha que isso foi em novembro do ano passado, em Altamira, no Pará, ainda andei com ela por lá até o dia 15 de dezembro, voltei para casa e andei com ela sem apresentar nenhum problema até o começo de fevereiro quando eu parei a camionete para fazer umas mudanças que eu estava enrolando pra fazer, mas que já estavam na hora.
Sobre os motores 4 em linha, o que eu acho meio ruim neles é que são motores em que v/c tem que acelerar mais para aparecer a força, em caminhos ruins isso faz com que ele aumente muito o consumo e diminua a vida útil deles.
Mas para usar mais de leve acho que ficam muito bons sim. Se fosse para eu colocar um desses em minha camionete, eu preferiria o ford 2,5, pois ele tem mais força em baixas rotações, e dá para v/c colocar num cambio de quatro marchas original da camionete(com as peças para funcionar no motor OHC claro). Mas se for colocar numa camionete mocha(sem tração) eu já colocaria com o cambio de cinco marchas também, é outra coisa!!
Nao sei se ajudei ou se só atrapalhei mais um pouco, de qualquer maneira, estou a disposição no que eu puder ajudar... Até mais :concordo:

dalmo cruz torres
29/04/2006, 14:51
André, esqueci de falar mais uma coisa, o negócio da injeção é o seguinte, agente não acostuma mais com carros carburados... Sobre a manutenção, se der manutenção não quebra nunca, se quebrar, costuma não ficar muito barato.
As peças desse motor são do mesmo preço que as peças para injeção de outros carros injetados.

André-4WD
02/05/2006, 09:33
Sobre o 4.9, Eu coloquei o cambio que vem junto com o motor na F-1000. Cinco marchas com a quinta Drive e ré sincronizada

é esse mesmo... mas nao sabia que era feito pela Mazda! eu vou ver o motor hoje e vou bater umas fotos dele!


o único problema é que para coloca-la na F-75 v/c precisa mudar a posição das bolas dos diferenciais, pois a redução da Ranger ´solta `os cardans para o lado esquerdo do motor.

Nao tava querendo mexer demais, pensava em reforçar o chassis nos suportes do motor e nao inventar muita moda para acoplar a T-case.


fazendo uma flange para ligar a caixa de redução direto no cambio, se deus quizer fica pronta na semana que vem, só o cambio, ainda tem muita coisa para fazer.

imaginava fazer isso, ligar direto OU tirar o cambio que vem como motor, acoplar o clark 4marchas ( que ja tenho instalado na rural junto com a caixa de redução). Aqui no forum tem o Elcio de Ctba, que tem o 4.9i num CJ, mas ele usa caixa de V8 - landau.. Estou pesquisando, perguntando aqui e ali para fazer algo bem feito e nao moer nenhum cambio ou caixa de redução... :mrgreen:

Saudações,
andre

ramiro_eli
02/05/2006, 11:49
Na que tem o motor OHC :concordo:

pedro y
02/05/2006, 12:39
E aí pessoal, tudo em cima? Eu coloquei na minha F-75 o ford 4.9 com cambio de 5 marchas, me desculpem aqueles que gostam de motores 2ponto alguma coisa, mas um seis cilindros é uma coisa linda!!E falar que eles gastam de mais..não acredite tanto. Na minha camionete o 4.9 faz 9KM/l em estradas asfaltadas, e em trilhas travadas cai para perto de 5KM/l , não dá manutenção nenhuma, e eu uso a minha camionete o dia todo. Se v/c colocar o Kit GNV em um motor que já é meio fraco, a diferença de potencia vai ser gritante, e vai alterar muito o rendimento da camionete, agora, se colocar GNV em um motor mais potente( seis cilindros) a perda de potencia não vai tornar o motor fraco, apenas um pouco menos forte. Quanto ao motor, eu escolheria o 4.9i ou o 4.1MPFI, qualquer um dos dois vai deixar sua camionete, no mínimo, gostosa de dirigir.

Vendi a minhaF-1000/95 há um ano porque não consegui fazer mais que 6,5km/litro de gasolina; tentei com o flex-trouxa (flextec) para usar a álcool e isso me resultava em 4 km/litro; pondo só alcool com o flexetrouxa na posição gasolina ela fazia 5,5 km/litro com álcool mas o motor parecia o de um "Uno 1.0 com ar condicionado"... Talvez, se o amigo puder me explicar qual é o segredo de tão espantoso consumo, eu agradeceria.

pedro y
02/05/2006, 12:57
Desculpe por demorar a dar a resposta, é que eu não recebi o aviso de que tinha mensagens novas no tópico.
Sobre o 4.9, Eu coloquei o cambio que vem junto com o motor na F-1000 , Cinco marchas com a quinta Drive e ré sincronizada. Pelo que descobri, o cambio éfabricado pela Mazda, é o mesmo cambio que sai em todas as Rangers, nacionais ou importadas, a diferença fica por conta da posição do motor de arranque, que no meu cambio fica ao lado direito do motor e nas Rangers fica ao lado esquerdo do motor. A caixa de redução das Rangers dá certinho nesse cambio, é só trocar a parte de trás do cambio, o eixo principal, e colocar a redução da Ranger, o único problema é que para coloca-la na F-75 v/c precisa mudar a posição das bolas dos diferenciais, pois a redução da Ranger ´solta `os cardans para o lado esquerdo do motor.
Na minha camionete eu coloquei a caixa de redução Willis separada do cambio, ligadas por um cardazinho de 18cm, andei com ela assim por uns 4 anos, agora eu estou com ela parada e fazendo uma flange para ligar a caixa de redução direto no cambio, se deus quizer fica pronta na semana que vem, só o cambio, ainda tem muita coisa para fazer.
Sobre o motor, comprei o meu de um cara que tirou da camionete dele. Eu tinha combinado de ficar com todas as peças, mas o cara me enrrolou e acabou não entregando um monte de coisas, ná época eu achei que nunca mais eu ia conseguir montar o motor, comecei a procurar e achei tudo o que precisava, fácil e não muito caro, como costumam ser peças de injeção. O motor é um show, tem uma potencia que faz agente duvidar que tenha só os 148cv anunciados pela Ford, em trilhas onde os outros jipes estão´ pondo os bofes pra fora`a minha camionete faz um passeio, até meio monótono, nunca esquentou, engasgou ou parou de funcionar sem que eu desligasse a chave. O motor é show, nunca troquei um sensor dele, gostei tanto que já comprei outro para guardar, porque na hora que descobrirem o tanto que esse motor é bom, ele vai sumir da praça rapidinho. A única observação que faço é que v/c tem que ter um eletricista bom para mexer com esse motor, tem muita gente que se diz eletricista de injeção mas não sabe nem o que é a injeção, acha que é só trocar as peçãs e tá tudo BÃO. Eu sempre levo a minha camionete para fazer uma limpeza dos bicos injetores e dar uma conferida em outras coisas, como a pressão do circuito de combustível, a variação da voltagem e da amperagem do sietema elétrico , etc. Também tive muito cuidado com a parte elétrica da camionete, a centralina fica no teto da camionete, todos os contatos de fios que eram feitos por tomadas eu fiz soldados e isolados com fita isolante autosoldável, o terra é feito por um fio que vem direto da bateria, não é aterrado na lataria, etc. Mas isso não quer dizer que fique frágil; eu já passei por rios com a água passando por cima do motor, sujou tudo mas não aconteceu nada, e olha que isso foi em novembro do ano passado, em Altamira, no Pará, ainda andei com ela por lá até o dia 15 de dezembro, voltei para casa e andei com ela sem apresentar nenhum problema até o começo de fevereiro quando eu parei a camionete para fazer umas mudanças que eu estava enrolando pra fazer, mas que já estavam na hora.
Sobre os motores 4 em linha, o que eu acho meio ruim neles é que são motores em que v/c tem que acelerar mais para aparecer a força, em caminhos ruins isso faz com que ele aumente muito o consumo e diminua a vida útil deles.
Mas para usar mais de leve acho que ficam muito bons sim. Se fosse para eu colocar um desses em minha camionete, eu preferiria o ford 2,5, pois ele tem mais força em baixas rotações, e dá para v/c colocar num cambio de quatro marchas original da camionete(com as peças para funcionar no motor OHC claro). Mas se for colocar numa camionete mocha(sem tração) eu já colocaria com o cambio de cinco marchas também, é outra coisa!!
Nao sei se ajudei ou se só atrapalhei mais um pouco, de qualquer maneira, estou a disposição no que eu puder ajudar... Até mais :concordo:

Na F1000 o motor, realmente, é fera. Não dá manutenção. Usei por 3 anos e nada de problemas... Com relação ao câmbio, ele também equipa as Ranger, mas as Ranger também têm câmbios Clark/Eaton (segundo o catálogo da Ford); E o câmbio da F-1000/95 argentina que tem câmbio Mazda, segundo me informou por e-mail o pessoal da Deep Tec, aceita a falge para a caixa de transferência que eles fizeram para o câmbio Clark/Eaton.

pedro y
02/05/2006, 12:59
E tempo: Segundo consta no Catálogo da Ford, o motor da Ranger 4 cil é Mazda!

dalmo cruz torres
02/05/2006, 13:11
Olha Ratoruter, para v/c colocar outro cambio, que não o original do 4.9, o mais fácil é colocar a caixa seca do motor Ford 302V8, também a cremalheira e o arranque do v8, Aí v/c pode colocar qualquer cambio que der na cabeça. Obviamente, dá para colocar outra caixa seca (qualquer uma) no 4.9, mas aí v/c vai precisar fazer uma flange, que complica mas não impossibilita,colocar outro cambio. O Élcio colocou o cambio de 3marchas da C10/14/F-100, esse aguenta muito bem, mas é um cambio que deixa o carro meio travado, mas tem outros cambios muito bons; o clark de 4 marchas aguenta bem também. Eu já tive os dois na minha camionete, nenhum quebrou, mais o de 4 marchas é melhor. Agora ele está com cambio de cinco marchas que eu te falei antes, cambio de cinco marchas é muuuito bom,é uma compra da qual não dá para se arrepender, mas se v/c usar a camionete só em trilhas e pequenos deslocamentos, aí eu acho que não compensa. Sobre o motor, ele é muito fácil de se instalar na rural ou f-75, se v/c colocar um cambio de 3ou4 marchas, v/c ainda terá a facilidade em acoplar a caixa de redução Willis. Sobre a redução , vai aí uma dica que v/c deve levar em consideração: Mandea redução para a Deep Tec(não sou sócio de lá não heim!!) para que eles instalem rolamentos da engrenagem louca(ou intermediária)da redução. É que com a engrenagem funcionando com os roletes originais e um motor mais potente, a redução ronca tanto que parece que vai explodir. Quando eu coloquei o 4.9 na minha camionete o barulho era tanto , e eu não conseguia descobrir sua fonte, que eu estava prestes a desfazer a adaptação por achar que era o chassis que estava chiando, ou coisa que o valha. A instalação elétrica da injeção do motor é simples(para quem entende). Quando eu comprei o meu motor, não consegui comprar junto a centralina, o meu eletricista pegou uma centralina do Fiesta e trocou o Chip(reprogramou-a logicamente) e eu andei com ele assim por uns dois anos,té comprar outra centralina(podia ter comprado antes, mais tava funcionando certinho, pra que mexer?)

dalmo cruz torres
02/05/2006, 13:36
Pedro, desculpa, pulei a tua pergunta. As f-1000 que conheço também são gastonas sim, mas a F-75 é uma camionete muito mais leve, o motor faz menos força para movimentá-la, também tem a questão do diferencial, na minha a relação é longa, das últimas camionetes F-75(estou trocando por uma curta agora, pois pretendo colocar pneus 35`). Além disso, observe que eu disse que faz 9 por litro em estradas ,essas estradas a que me refiro são as estradas do estado de São Paulo, estradão longo e sem curvas, é claro que eu citei o consumo máximo conseguido em condições quase ideais, masnão esqueci de citar que o consumo vai para 5Km/l quando em trilhas ou lugares travados. Por último, eu troquei o comando de válvulas do motor por um com angulos 252 e 264 respectivamente, agora a faixa de funcionamento do motor é entre500 e 4500 RPM, 500RPM a menos que o motor original, assim eu alterei a curva de torque do motor para que esse aparecer em rotações muito mais baixas que no motor original, o resultado é que apertamos menos o pé(essa é uma alteraçãomuito simples e barata, custa U$182,00 nos EUA, e te mandam pelo correio). Por fim(acho que é a segunda vez que digo isso), ainda acho que se o objetivo da camionete é trilhas pesadas, os motores seis cilindros, chevrolet ou ford, serão melhores que os quatro cilindros que temos no Brasil, aí eles são mais economicos que os quatro cilindros.

dalmo cruz torres
02/05/2006, 13:39
Pedro, outra coisa, v/c tirou o catalizador, dizem que eles aumentam um pouco o consumo.