Ver Versão Completa : Homocinetica
Wellington Saffir
09/12/2007, 15:48
Prezados Amigos,
Alguem Sabe Me Informar Aonde Posso Recondicionar Ou Comprar Homocinetica Para O Meu Niva Interna E Externa em São Paulo Capital.
Att
Wellington
Já existem outros tópicos a respeito, antes de abrir faça busca em "PROCURAR".
Veja nesta página uma solução: http://www.nivasgerais4x4.com.br/dicas/junta/junta.htm
SDS
JARRÃO
Luiz Kristophor
10/12/2007, 01:06
Wellington, de uma olhada em:
www.alternativa4x4.com.br (http://www.alternativa4x4.com.br)
www.casadolada.com.br (http://www.casadolada.com.br)
www.sarancar.com.br (http://www.sarancar.com.br)
todas essas lojas costumam ter...geralmente a casa do lada tem bom preço.
Abs, Luiz
Carlão Pinheiro
17/12/2007, 10:51
Já ouvi falar em: http://www.homoparts.com.br/
Ola Tutchenkos
entaum sobrou uma grana e fui levantar a suspensão no minha Russa(Niva)... resultado a maldita Homo (coisa de viadinho neh....) como vi um companheiro Heterocinética...aiushuiahsa estava com metade da vida... qse morta...kkk
Resultado = Troca das heterocinéticas internas ou recondicionemento... optei pelo segundo... dura bastante e metade do preço das novas...
amanha pego a russinha com as peças reformadas vamos ver como ficou
Ahhh referente a levantar! Com calços de molas da Alternativa 4x4 naum pegou de jeito algum o Rodo Rural na frente nem atras(opsss... do carro viu)
valor da brincadeira calços 250 latinhas instalados mais 160 cada lado da heterocinetica e 100 de mao de obra.... resumindo 670 latas de uma vez....
axo q amo essa russinha brankelinha... aiushuiahsa
28/02/2008, 22:33
Meu, tá ficando sem graça esta brincadeira........
Resolvi trocar os pneus originais Maggion e coloquei uns 225/70/16 remolds da Pneus Botta. Ficou com um visual mais agressivo e melhorou sensivelmente o desempenho no barro, mas começou a raspar no paralama dianteiro.
Então mandei instalar o Kit da Apoio 4x4 pra levantar a suspensão. Ficou 3cm mais alto, visual mais legal ainda, não raspa mais nos paralamas, mas.....( sempre tem um mas ) comecei a ouvir uns estalos no lado dianteiro direito do carro, principalmente em subidas ingremes....ao chegar em casa fui dar uma olhada por baixo do carro e eis que...acho que a homocinética interna direita, "foi pro saco".
Pergunta:
Dá pra rodar assim até f....... de vez?
É perigoso?
Será que o Kursk tem de voltar pra oficina?
Tô pensando em vender pro meca.......afinal fica mais com ele do que comigo...
Abraços
Cesar
Ola pessoal!
Consigo homocinetica nova a R$ 200,00 e cruzeta nova a R$ 100,00 entre outras peças. So tenho que consultar o meu fornecedor.
Abraços
Jfranck:concordo:
Marcio Rossetto
29/02/2008, 15:34
Camarada, Vc levantou o Niva , tem que baixar o diferencial dianteiro.
As homocinéticas servem para justamente compensar o movimento de translação do eixo , mas devem trabalhar horizontal e alinhada .
Se VC levantou o jipe 3 cm, deve abaixar o diferencial dianteiro em 3 cm e para isso coloca umas arruelas e calça os prisioneiros que fixam o diferencial . Agora , verifique se o comprimento dos prisioneiros possibilitam isso, senão , troque por maiores . Feito isso possivelmente para de bater . Não adianta por uma nova e deixar assim, pois no futuro próximo também vai bater .
Meu, tá ficando sem graça esta brincadeira........
Resolvi trocar os pneus originais Maggion e coloquei uns 225/70/16 remolds da Pneus Botta. Ficou com um visual mais agressivo e melhorou sensivelmente o desempenho no barro, mas começou a raspar no paralama dianteiro.
Então mandei instalar o Kit da Apoio 4x4 pra levantar a suspensão. Ficou 3cm mais alto, visual mais legal ainda, não raspa mais nos paralamas, mas.....( sempre tem um mas ) comecei a ouvir uns estalos no lado dianteiro direito do carro, principalmente em subidas ingremes....ao chegar em casa fui dar uma olhada por baixo do carro e eis que...acho que a homocinética interna direita, "foi pro saco".
Pergunta:
Dá pra rodar assim até f....... de vez?
É perigoso?
Será que o Kursk tem de voltar pra oficina?
Tô pensando em vender pro meca.......afinal fica mais com ele do que comigo...
Abraços
Cesar
Prieto 4x4
29/02/2008, 15:55
As homocinéticas servem para justamente compensar o movimento de translação do eixo , mas devem trabalhar horizontal e alinhada .
Se VC levantou o jipe 3 cm, deve abaixar o diferencial dianteiro em 3 cm e para isso coloca umas arruelas e calça os prisioneiros que fixam o diferencial . Agora , verifique se o comprimento dos prisioneiros possibilitam isso, senão , troque por maiores . Feito isso possivelmente para de bater . Não adianta por uma nova e deixar assim, pois no futuro próximo também vai bater .
Caramba, Marcio.
Mas se levantei o carro justamente pra ganhar altura em relação ao solo...
Se baixar o diferencial, não vai resolver muita coisa.
Será que não existe alguma adaptação ou alteração das homocinéticas que corrijam este problema.
Abs
Cesar
Flugêncio
29/02/2008, 20:32
Maurício,
Essa passou raspando, mas foi bola fora!!!
BACALHAU
29/02/2008, 21:02
Maurício,
Essa passou raspando, mas foi bola fora!!!
:?: Quem é Maurício? :?:
:?: O que é que vocês estão bebendo? :?:
Também quero...
Flugêncio
01/03/2008, 07:33
:?: Quem é Maurício? :?:
:?: O que é que vocês estão bebendo? :?:
Também quero...
Bacalhau,
Se confudí,:oops: É Márcio:putz:
Tomara que ele nâo lembre de nada...:mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:
Rodorfo (Niva Caveirão)
01/03/2008, 12:23
Boa tarde camaradas,
Eu também estou para levantar o meu com esse kit da Apoio 4x4, mas já tinha lido em outros tópicos, que pode ocorrer algum problema com a homocinética... e muito provavelmente ocorra mesmo, pela futura posição de trabalho da mesma (aiii)...
Agora o colega Márcio, deu uma dica de dar uma baixada no diferencial dianteiro para que as homocinéticas trabalhem da forma adequada, ao meu ver uma boa dica, apesar de que, perde-se a altura que ganhou com o kit, como cita o o colega Cprieto, porém não perdem-se as homocinéticas ($$$)...:mrgreen::mrgreen:
Já o colega Flugêncio, contesta a idéia do Márcio... agora quem se confudí todo fui eu hehehe
Márcio você fez isso no seu?? Baixou o diferencial??
Acho que vou fazer como o Bacalhau e ir beber alguma coisa também... beber, cair, levantar...
Abraços a todos e grato pela atenção,
Rodorfo
Flugêncio
01/03/2008, 16:47
Boa tarde camaradas,
Eu também estou para levantar o meu com esse kit da Apoio 4x4, mas já tinha lido em outros tópicos, que pode ocorrer algum problema com a homocinética... e muito provavelmente ocorra mesmo, pela futura posição de trabalho da mesma (aiii)...
Agora o colega Márcio, deu uma dica de dar uma baixada no diferencial dianteiro para que as homocinéticas trabalhem da forma adequada, ao meu ver uma boa dica, apesar de que, perde-se a altura que ganhou com o kit, como cita o o colega Cprieto, porém não perdem-se as homocinéticas ($$$)...:mrgreen::mrgreen:
Já o colega Flugêncio, contesta a idéia do Márcio... agora quem se confudí todo fui eu hehehe
Márcio você fez isso no seu?? Baixou o diferencial??
Acho que vou fazer como o Bacalhau e ir beber alguma coisa também... beber, cair, levantar...
Abraços a todos e grato pela atenção,
Rodorfo
Rodolfo,
Deus me livre de dizer que o Márcio ( 1,92m, 115kg, praticante de arte marcial he he he:mrgreen::mrgreen::mrgreen:) tá errado.
Mas como vc mesmo obervou, levantar uma coisa e baixar outra, é ficar no 0X0. Já fiz muitos calços para levantar suspenção e instalei em muitos Nivas e nunca utilizei calços para baixar o diferencial dianteiro. Como tb nunca ví um com calços no dif dianteiro.
No entanto, dependendo das condições que se encontram as homocinéticas instaladas no Niva, vai se ter mais ou menos "estalos" em virtude da sua nova acomodação, mas pra tudo há um jeito.:lol:
Deixo pros "Experts" explicarem...
Rodorfo (Niva Caveirão)
01/03/2008, 20:19
Rodolfo,
Deus me livre de dizer que o Márcio ( 1,92m, 115kg, praticante de arte marcial he he he:mrgreen::mrgreen::mrgreen:) tá errado.
Mas como vc mesmo obervou, levantar uma coisa e baixar outra, é ficar no 0X0. Já fiz muitos calços para levantar suspenção e instalei em muitos Nivas e nunca utilizei calços para baixar o diferencial dianteiro. Como tb nunca ví um com calços no dif dianteiro.
No entanto, dependendo das condições que se encontram as homocinéticas instaladas no Niva, vai se ter mais ou menos "estalos" em virtude da sua nova acomodação, mas pra tudo há um jeito.:lol:
Deixo pros "Experts" explicarem...
Opa, obrigado pela explicação ae Flugêncio...
Realmente, tenho uma homocinética, que na subida, quando tá reduzido ele dá uma estraladinha.. de leve mas estrala.. pelo visto, será o mesmo caso do Cprieto... levantar a suspa e trocar a homo... num vai ter jeito.. acho que cheguei até a trocar um e-mail com vc a respeito de umas homocinéticas que vc tava vendendo....
Quando vc diz: "mas pra tudo há um jeito"... você tem o "jeito" ou será que os "experts" que tem o tal "jeito"???
Agora quanto a descrição do colega Márcio ( 1,92m, 115kg, praticante de arte marcial he he he:mrgreen::mrgreen::mrgreen:) num tá mais aqui quem falou... hehehe o cara tá certo e fim de papo hehehe
Abraços e obrigado mais uma vez...
haja latinhas...:cry::cry:
Jonatars
02/03/2008, 00:01
Fiquei encucado com a história do diferencial, também tô com calços para colocar e estou meio preucupado com a história das "homo", quando calça a suspensão traseira nas molas a carroceria sobe, mas o diferencial traseiro permanece na mesma altura correto? Pois bem, em outros 4x4 que observo como Willys, Engesa, Samurais etc., alguns tem suspenção levantada, pneus enormes, porém o diferencial dianteiro está sempre na direção correta em relação aos pneus, no Niva quando se calça a supenção dianteira não se mexe no diferencial e força o angulo de trabalho das "homo", então o que o camarada Mauricio está correto certo? Se levantar o certo é mexer na altura do diferencial, mas existe essa possibilidade no Niva? Alguém já viu ou fez?:pensativo:
A razão de se procurar levantar a carroceria do Niva, normalmente se deve ao fato de desejar instalar pneus maiores que o permitido pelo projeto do Niva e tambem de se conseguir de bandeja ficar o veículo com um porte mais “elegante”. O processo usual aplicado é o lift de 30mm, conhecido como kit Sherrer, obtido calçando o apoio das molas trazeiras na trazeira e calçando o pivot superior e a bandeja na suspensão dianteira com peças de nylon /tecnyl ou aço.
Kit este vendido nas lojas como da apoio4x4. É verdade que o diferencial dianteiro assim ficará desnivelado com as pontas de eixo dianteiro, no entanto as homocinéticas absorvem sem problemas esta diferença, ao passo que se o eixo cardã dianteiro mais curto descesse, poderia afetar a caixa de transferência que ficaria mais alta em relação ao diferencial dianteiro. O Eixo cardã trazeiro não é afetado por ser talvez mais longo. Enfim o diferencial dianteiro poderia ter um calço menor, talvez de uns 10mm, mas teria que se pensar como isto seria feito porque os 3 apoios existentes (vide desenho) não permite simplesmente adicionar arruelas nesta altura. Quanto a questão do desgaste das homocinéticas é fato que o desgaste é sempre maior nas externas, por estarem próximas das rodas e principalmente quando é usado pneus maiores, fugindo assim das características originais do veículo. Este procedimento afeta não somente elas mas todos elementos de transmissão e suspensão do Niva.
Cezar,
A elevação do um veículo (qualquer um) em relação ao solo só se consegue com pneus maiores porque os eixos continuam na mesma posição, blz! :concordo:
Sdçs,
Marcio Rossetto
03/03/2008, 13:26
Pessoal , eu sofri isso com o meu Niva , quando coloquei o Ap 2.0 .
Minhas homocinéticas começaram a bater . Isso porque o kit eleva um pouco o diferencial .
Aí eu dei um jeito de abaixar o diferencial e pararam de bater .
Inclusive quanto mais alinhadas possíveis , mais vai durar a homocinética .
Por isso que mesmo com o Ap 2.0 com 120 CV , a mais de 2 anos que não bate as minha homocínéticas ja gastas .
Calçar os prisioneiros é fácil ué ? Agora como não tenho mais o Niva original, não me lembro se vai ter espaço embaixo para baixar o diferencial .
Agora , como disse o Flugêncio , se por uma homocinética novinha , possivelmente não vai bater , mas com certeza quando ficar um pouquinho desgastada vai bater .
Prieto 4x4
04/03/2008, 12:17
Ola Tutchenkos
entaum sobrou uma grana e fui levantar a suspensão no minha Russa(Niva)... resultado a maldita Homo (coisa de viadinho neh....) como vi um companheiro Heterocinética...aiushuiahsa estava com metade da vida... qse morta...kkk
Resultado = Troca das heterocinéticas internas ou recondicionemento... optei pelo segundo... dura bastante e metade do preço das novas...
amanha pego a russinha com as peças reformadas vamos ver como ficou
Ahhh referente a levantar! Com calços de molas da Alternativa 4x4 naum pegou de jeito algum o Rodo Rural na frente nem atras(opsss... do carro viu)
valor da brincadeira calços 250 latinhas instalados mais 160 cada lado da heterocinetica e 100 de mao de obra.... resumindo 670 latas de uma vez....
axo q amo essa russinha brankelinha... aiushuiahsa
Desculpe-me perguntar, mas onde você instalou estas "heterocinéticas" ?
Vi no site da Sarancar e está indisponível a peça e no site da Alternativa 4x4, estavam 350,00 a externa e 480,00 a interna e pelo que entendi somente a peça, não era instalada não.
abs
Cesar
Nivento
Desculpe-me perguntar, mas onde você instalou estas "heterocinéticas" ?
Vi no site da Sarancar e está indisponível a peça e no site da Alternativa 4x4, estavam 350,00 a externa e 480,00 a interna e pelo que entendi somente a peça, não era instalada não.
abs
Cesar
César, segundo o que entendi, ele optou pela recondicionada... :pensativo:
...Resultado = Troca das heterocinéticas internas ou recondicionemento... optei pelo segundo... dura bastante e metade do preço das novas...
[]:concordo:
Prieto 4x4
04/03/2008, 14:38
Verdade, Soldier.
Acabei de verificar e na Casa do Lada também tem as recondicionadas a base de troca.
Lado externo: R$ 180,00
Lado interno: R$ 350,00
Mão de obra: R$ 80,00
Seguindo os princípios da Lei de Murphy, advinhe qual destas quebrou no meu carro.....:mrgreen::mrgreen::mrgreen::mrgreen:. Não preciso responder né???
Mas vou optar pela recondicionada mesmo.
Abraços
Cesar
Rodorfo (Niva Caveirão)
12/03/2008, 22:43
Verdade, Soldier.
Acabei de verificar e na Casa do Lada também tem as recondicionadas a base de troca.
Lado externo: R$ 180,00
Lado interno: R$ 350,00
Mão de obra: R$ 80,00
Seguindo os princípios da Lei de Murphy, advinhe qual destas quebrou no meu carro.....:mrgreen::mrgreen::mrgreen::mrgreen:. Não preciso responder né???
Mas vou optar pela recondicionada mesmo.
Abraços
Cesar
Fala Cesar, beleza??
Não sei se por acaso vc já trocou, caso ainda não tenha trocado, dê uma olhada no APOIO4X4 (Albino) tá 160 cruzeiros, tanto faz, interna ou externa, recondicionada a base de troca.. vale a pena dar uma conferida... precisei trocar três... duas internas e uma externa... (aaiiii que facada), mas bem abaixo do que eu vi por aí, e pelo o que leio vejo que o cara é de confiança... acho que tem 6 meses de garantia também...
Abraços,
Rodolfo
Prieto 4x4
13/03/2008, 09:10
Fala aí, Rodorfo. Beleza?
Não troquei ainda não. Estou tomando um fôlego. Me falaram que dá pra rodar um tempo assim.
O único problema ( pra mim ) na Apoio 4x4 é que a loja fica em Ribeirão Preto, não é isso? Por ser à base de troca, teria que desmontar o carro levar ( ou despachar ) para lá e aguardar o retorno.
Seria mais um tempo de carro na oficina.
E como gosta de oficina este meu Niva......:mrgreen::mrgreen::mrgreen::mrgreen::mrg reen:
Mas de qualquer forma, economia é economia.
Valeu
abs
Cesar
Cesar,
Moro perto da fronteira com o Uruguay e posso conseguir homocinéticas novas com um ótimo preço. Só não sei ainda da qualidade, pois ainda não andei no niva depois da troca. Tu sabes que marcas devo comprar ou evitar?
Se tiveres interesse é só falar...Talvez eu vá à Rivera neste sábado.
Um abraço
José Francisco Franck
Rodorfo (Niva Caveirão)
13/03/2008, 11:55
Não troquei ainda não. Estou tomando um fôlego. Me falaram que dá pra rodar um tempo assim.
O único problema ( pra mim ) na Apoio 4x4 é que a loja fica em Ribeirão Preto, não é isso? Por ser à base de troca, teria que desmontar o carro levar ( ou despachar ) para lá e aguardar o retorno.
E como gosta de oficina este meu Niva......:mrgreen::mrgreen::mrgreen::mrgreen::mrg reen:
Valeu
abs
Cesar
Fala Cesar... nem me fale de fôlego e tempo parado na oficina... haja paciência e grana hehehe, mas espero que agora fique jóia... homocinéticas, 4 terminais de direção, os 4 pivôs, revisadinha no câmbio, levantar a suspa, buchas novas... e muuuito folêgo...
Mas então, quando vc estiver pra trocar as homocinéticas dê uma conversada com o Albino, o cara foi muito gente boa comigo, deu pra fazer um bem bolado com ele, tipo nós tiramos as homo, o mecânico viu que dava pra recondicionar e mandei pra ele e ele me mandou as dele no mesmo dia, tipo na confiança mesmo, se a gaiola não tiver fudida dá pra recondicionar na boa e isso o mecânico vê ali na hora mesmo.
O meu Niva também é meu único carro, então já viu, correria atrás de peças... putz...
Abraços,
Demarques Ribeiro
14/03/2008, 13:31
A razão de se procurar levantar a carroceria do Niva, normalmente se deve ao fato de desejar instalar pneus maiores que o permitido pelo projeto do Niva e tambem de se conseguir de bandeja ficar o veículo com um porte mais “elegante”. O processo usual aplicado é o lift de 30mm, conhecido como kit Sherrer, obtido calçando o apoio das molas trazeiras na trazeira e calçando o pivot superior e a bandeja na suspensão dianteira com peças de nylon /tecnyl ou aço.
Kit este vendido nas lojas como da apoio4x4. É verdade que o diferencial dianteiro assim ficará desnivelado com as pontas de eixo dianteiro, no entanto as homocinéticas absorvem sem problemas esta diferença, ao passo que se o eixo cardã dianteiro mais curto descesse, poderia afetar a caixa de transferência que ficaria mais alta em relação ao diferencial dianteiro. O Eixo cardã trazeiro não é afetado por ser talvez mais longo. Enfim o diferencial dianteiro poderia ter um calço menor, talvez de uns 10mm, mas teria que se pensar como isto seria feito porque os 3 apoios existentes (vide desenho) não permite simplesmente adicionar arruelas nesta altura. Quanto a questão do desgaste das homocinéticas é fato que o desgaste é sempre maior nas externas, por estarem próximas das rodas e principalmente quando é usado pneus maiores, fugindo assim das características originais do veículo. Este procedimento afeta não somente elas mas todos elementos de transmissão e suspensão do Niva.
Cezar,
A elevação do um veículo (qualquer um) em relação ao solo só se consegue com pneus maiores porque os eixos continuam na mesma posição, blz! :concordo:
Sdçs,
Concordo plenamente, o que levanta o carro é o pneu. A idéia de calçar a suspensão é para que caiba um pneu maior, aumentando assim o vão livre do solo.
Se vc calça a carroceria e desce um pouco o diferencial, teoricamente não houve diferença, mas nessa configuração vc coloca um pneu maior e ganha de volta o vão livre sem que os pneus fiquem raspando na carroceria!
Ag minha pergunta é o seguinte, de acordo com o desenho não rola de colocar arruelas, teria que fazer um novo suporte certo? Então já que a p*rr@ desse suporte quebra de vez em quando, faz logo um reforçado!
Bom, tudo isso vcs já sabiam.... O que eu queria saber é se alguém fez alguma adaptação das homocinéticas, cubos de roda e rolamentos que não seja a do santana...Penso que seria ideal adaptar de uma s10, blazer, por serem mais parrudas...o conjunto do santana aguenta mesmo??
abs
Flugêncio
14/03/2008, 14:09
Valeu
abs
Cesar
Cesar
Do jeito que vai, um dia vai quebrar...:parede:
Mas...quando vc achar que está estalando demais as suas homocinéticas, faça a inversão das mesmas, pegue todo conjunto da direita e coloque na esquerda e vice-versa, pronto, mais um tempo pra tomar fôlego.:mrgreen:
Mauricio Correa
23/06/2009, 22:08
Caros amigos meu niva e muito alto sera que vou ter problemas com as homocineticas? internas ou esternas
Mauricio Correa
24/06/2009, 08:55
Prezados Amigos,
Alguem Sabe Me Informar Aonde Posso Recondicionar Ou Comprar Homocinetica Para O Meu Niva Interna E Externa em São Paulo Capital.
Att
Wellington
Caros amigos tambem gostaria de saber se normal elas estalarem um pouco,segundo o pessoal da lad peças falou para mim?
tenho uma interna curta (lado motorista ) novinha aqui parada peço 400.
Marcio Rossetto
25/06/2009, 18:39
CAMARADA , eu estou há tempos namorando colocar uma homo do Santana e um diferencial de ferro do Laija, mas há 2 problemas sérios :parede:
Um é o copo do Santana ( a tulipa ser muito curta ) não ter curso sulficiente como o original do Niva . Na trilha, numa situação extrema, vai restringir o curso da roda/susp. .
O outro é história de emendar eixo , sabe como é né , soldar aço forjado , remendar semi-eixo :parede: , a gente faz mas não dorme como anjo ....
O conjunto original do Niva é bom pra caramba , o problema é que vai ficando velho, né .
Os rolamentos , cubo de roda também são bons . Por exemplo , no cubo do Niva , vão 2 roalmentos 3208, conicos de rolo . Aquentam no mínimo o dobro da carga de um conjunto do santana .
Da S10 4x4 , Vitara devem ser bons , mas ai é caro ...
Melhor comprar uma Homo Intern. nova do Niva por R$ 400,00 pilas , manter o conj, original .
Bom, tudo isso vcs já sabiam.... O que eu queria saber é se alguém fez alguma adaptação das homocinéticas, cubos de roda e rolamentos que não seja a do santana...Penso que seria ideal adaptar de uma s10, blazer, por serem mais parrudas...o conjunto do santana aguenta mesmo??
abs[/QUOTE]
Chico Almeida
25/06/2009, 22:21
Boa noite amigos. Desculpe a intromissão, é que não posto muitas mensagens por falta de tempo mas sempre que posso, fico acompanhando algum assunto que acho interessante e, vejo que o pessoal é muito criativo. Por influência do grupo e gostar de mecânica, fiz a adaptação da homocinética interna do Gol no lugar das tulipas (as minhas pareciam uma metralhadora, de tanto que estalavam!!!), peguei um eixo original do Niva, cortei ao meio, assim como 2 eixos originais do Gol (O eixo do Niva é igual nas duas pontas, assim, de um se faz os dois lados, mas o do Gol, tem que ser 2 por ter pontas diferentes!!!), após finalizar a solda, o eixo ficou com 440 milímetros no total. As tulipas deram um trabalhão para cortar, pela dimensão e por serem extremamente duras (a têmpera é muito boa, não sei como elas estragam!!!). Estou há 3 meses com as peças instaladas, apesar de não fazer muitas trilhas, o resto eu faço (uso o Niva diáriamente, viajo, subo ladeiras, calçadas, etc...) e até agora não tive problemas, fiquei muito satisfeito. Se alguém quiser mais informações, posso ajudar, é só perguntar!!!
Um abraço a todos e desculpem mais uma vez a intromissão.
Chicão.
Niva 95
Chico Almeida
25/06/2009, 22:25
As homocinéticas de roda, são as originais mas futuramente, pretendo adaptar....
Chicão.
Niva 95
Mauricio Rossetto
26/06/2009, 18:32
Camaradas
coloquei as homocinéticas do Santana no Niva a 3 anos e estou satisfeito (afinal nunca mais tive que me preocupar com isso). O desenho do sistema de tulipa do Niva é arcaico e não sei como insistiam em fabricar ainda na década de 90, pois é mais caro e não é tão eficiente como o desenho "novo". Acho que ainda têm o tópico com esse assunto, postei fotos e medidas. Sei que um é dois centimetros maior que o outro (um eixo ficou com 59cm e o outro com 57cm se não me engano, por culpa da falta de centralização do próprio carro, os eixos foram cortados ao meio e soldados, metade é do santana e a outra metade do Niva (lado roda). Meu Niva é 3cm levantado a suspenção (calço nas molas) e não têm problema de final de curso.
Marcio Rossetto
05/07/2009, 19:05
Pessoal ,
Esse fim de semana finalizei a montagem dos cubos de roda de meu Niva , após um acidente de percuso num passeio trilha do verde 2 em BH :
Quebrou a ponta da Homocinética lado roda ( na hora pensei que fosse a interna , bloquiei e sai da trilha andando 4x2 ) , já no asfalto a roda quase caiu e voltei na Prancha :
Sobre a análise:
Quebrou o eixo da ponta da Homocinética lado roda
Consequentemente soltou o cubo de roda ( quebrou a ponta do eixo que que prende todo o sistema )
Na sequencia estorou os rolamentos conicos
O que segurou a roda para não cair foi o cavalete da pinça do freio , mas foi para o espaço também, junto com o disco e pastilhas .
Como que um eixo pode quebrar ? Porque não quebrou a gaiola ? SE tivesse quebrado a gaiola , voltava numa boa 4x2 .
Resposta : Fadiga Mecânica , uma ruptura gerada pela ação de forças ciclicas que enfraquece a estrutura do aço .
Veja na fotos a parte da peça que quebrou , inclusive pelas estrias na parte da ruptura da para notar que a ponta torceu como se fosse um arame dúctil .
Agora imagina colocar uma homocinética recondicionada , que vc não sabe quanto tempo ela esta na vida :putz:
Esse eixo é a parte mais crítica com relação à segurança do veículo pois ele que prende todo o sistema do cubo de roda .
Flugêncio
05/07/2009, 20:13
Já ví quebrar na ponta da homo, bem no início das roscas.
Marcio Rossetto
05/07/2009, 20:47
Pois é Flugêncio ...
Se quebrar o cubo de roda mas não quebrar essa ponteira , a roda não cai .
Eu até fiquei contente de ter quebrado na Trilha, antes fosse numa curva a 100 km por hora , por isso que é bom por o jipe no mato de vez enquando , oque não presta quebra logo no barro confortável :parede:.
Aproveitei e troquei das 2 rodas e coloquei uma Chinesa , que o
J. Franck:palmas: trouxe do Uruguai, mandou para Betim MG onde eu estou e, vou dizer :
Show de Bola as Homo da Ching Ling .
A empresa Chinesa tem QS 9000 e ISO 9000 .
São Novas, paguei metade do preço praticado aqui no Brasil .
Os rolamento coloquei Koyo 32008 comprei numa casa de rolementos e paguei R$ 35,00 cada .
Também Show de Bola .
Os Maleditos dos 2 retentores eu tive que pedir arrego e comprar do povo
R$ 18,00 cada um
Já ví quebrar na ponta da homo, bem no início das roscas.
Marcio
comigo aconteceu exatamente a msm coisa conforme vc relatou quebrou na trilha subindo um barranco com broqueio. mas não deveria quebrar por ser peça de segurança.!!!!!!!!!!!!!!!!????????????????
Carlos Valente
14/09/2010, 22:14
Camaradas
coloquei as homocinéticas do Santana no Niva a 3 anos e estou satisfeito (afinal nunca mais tive que me preocupar com isso). O desenho do sistema de tulipa do Niva é arcaico e não sei como insistiam em fabricar ainda na década de 90, pois é mais caro e não é tão eficiente como o desenho "novo". Acho que ainda têm o tópico com esse assunto, postei fotos e medidas. Sei que um é dois centimetros maior que o outro (um eixo ficou com 59cm e o outro com 57cm se não me engano, por culpa da falta de centralização do próprio carro, os eixos foram cortados ao meio e soldados, metade é do santana e a outra metade do Niva (lado roda). Meu Niva é 3cm levantado a suspenção (calço nas molas) e não têm problema de final de curso.
Boa noite, procurei o tópico acima citado, sem êxito, por favor me esclareçam: não é possível adaptar o eixo do Santana, desde o diferencial até a roda? Já que fora adaptada a homocinética interna do Santana no diferencial, colocando a externa também do Santana? Bastando apenas encurtá-lo ou alongá-lo?
Ficou confuso?
tiaomsiq
06/11/2010, 18:23
Amigo você pode me enviar as fotos de como fazer passo a paso?
tiaomsiq@hotmail.com