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Ver Versão Completa : Cambagem traseira do Niva



Vicenzo
08/12/2007, 12:57
Amigos alguém já ouviu falar ou já fez a Cambagem traseira do Niva??? Como tinha dado uma geral na suspensão dianteira levei pra fazer a geometria e acertar a cambagem se necessário... Pois pra minha surpresa o tiozinho dono da oficina me disse que seria bom dar uma acertada na cambagem traseira pq estava um pouco negativa, mas que ele não fazia pq não tinha o equipamento correto pra isso...
Tem que acertar essa cambagem nos Nivas ou é só um luxo??? Se eu não corrigir pode trazer algum dano, desgaste ou pior ainda risco de acidentes???

Valeu...

Girti
08/12/2007, 13:50
Amigos alguém já ouviu falar ou já fez a Cambagem traseira do Niva??? Como tinha dado uma geral na suspensão dianteira levei pra fazer a geometria e acertar a cambagem se necessário... Pois pra minha surpresa o tiozinho dono da oficina me disse que seria bom dar uma acertada na cambagem traseira pq estava um pouco negativa, mas que ele não fazia pq não tinha o equipamento correto pra isso...
Tem que acertar essa cambagem nos Nivas ou é só um luxo??? Se eu não corrigir pode trazer algum dano, desgaste ou pior ainda risco de acidentes???

Valeu...

Que eu saiba, não há regulagem para a cambagem traseira. O que pode estar ocorrendo é que uma ou mais buchas estejam estouradas, ou algum dos elementos da suspensão traseira esteja torto, solto ou fora de posição, fazendo com que a suspensão esteja fora de lugar. O recomendável é um exame detalhado da suspensão traseira, de preferência por um mecânico que conheça bem o Niva. Se isto não for possível, ao menos tenha outro Niva, em bom estado, ao lado, para comparar as suspensões.

[ ]s

Peter
08/12/2007, 13:58
Vicenzo

Concordo com o dito pelo Gil ,em não ter possibilidade de regulagem no eixo traseiro do Niva,pois o eixo é rigido.:stop::stop::stop::discordo::discordo:

Melhor falar com o tiozinho que falou isto e mostrar de que maneira pode ser feita esta regulagem.:concordo::concordo::concordo:

Flugêncio
08/12/2007, 14:35
Com essa, o Tiozinho ganhará certamente o Troféu Cilindrão de Ouro 2007.

Se a suspensão trazeira foi levantada, haverá um desalinhamento entre a carroceria e o diferencial.

alexandre roveri
08/12/2007, 16:14
Talvez o tio não soube se expressar por falta de conhecimento :pensativo: Pode ser que ele identificou um eixo empenado, que tem o mesmo efeito de uma cambagem negativa :pensativo:

Luiz Kristophor
08/12/2007, 17:55
Talvez o tio não soube se expressar por falta de conhecimento :pensativo: Pode ser que ele identificou um eixo empenado, que tem o mesmo efeito de uma cambagem negativa :pensativo:


Sempre que olho meu carro de traz, tenho a sensação de que as rodas estão com cambagem um pouquinho negativa ou seja com a parte superior um ligeiramente voltada para dentro, achei que poderia ser pelos pneus mais largos 235 e pela roda com offset - ou +, não me lembro, enfim são bem mais para fora dos paralamas... Mas nunca pensei na hipotese de um eixo empenado. Isso pode ocorrer? Tem cura ou só trocando o eixo?

Abs, Luiz :concordo:

Vicenzo
08/12/2007, 23:14
Deixa eu tentar explicar o que ele me disse...

As rodas traseiras (as duas) estão com a cambagem negativa algo em torno de 1°, ou seja parte superior da roda inclinada pra dentro, e que por isso o carro ia gastar mais pneu internamente (o q ainda não notei acontecer)... E que esse tipo de serviço é feito com um cyborg especial mas ele não possui esse equipamento mas ele poderia tentar colocar grampos (só não entendi exatamente aonde) pra diminuir esses valores...

Ah, me chamou atenção que esta simétrico os valores da cambagem traseira do meu Niva... Pois me pergunto se isso não pode ser por estar com a suspensão elevada!!???!! Na traseira tenho calços só não sei qual pq já vieram qdo comprei o Niva.
Quais são os fatores que alteram a cambagem traseira no caso do Niva???
Qdo vcs fizeram a geometria, alguma vez repararam no valor da cambagem traseira ou só se preocupam com a dianteira???
Alguém já teve essa cambagem traseira negativa???



A única vantagem que achei com relação a cambagem negativa é que melhora para fazer curvas e parece que o único problema é o desgaste de pneus.

Sukys
09/12/2007, 00:20
As rodas traseiras (as duas) estão com a cambagem negativa algo em torno de 1°, ou seja parte superior da roda inclinada pra dentro, e que por isso o carro ia gastar mais pneu internamente (o q ainda não notei acontecer)... E que esse tipo de serviço é feito com um cyborg especial mas ele não possui esse equipamento mas ele poderia tentar colocar grampos (só não entendi exatamente aonde) pra diminuir esses valores...


Antes de mais nada, Vicenzo, vamos deixar a coisa dentro do padrão: quandos se fala em camber, a referência é sempre a parte inferior do eixo, e quando se fala em caster, é sempre a frente do eixo, tendo o carro como referência .
Ou seja, se a parte superior da roda está inclinada pra dentro a parte inferior está inclinada pra fora, daí o carter é positivo e não negativo.


Ah, me chamou atenção que esta simétrico os valores da cambagem traseira do meu Niva... Pois me pergunto se isso não pode ser por estar com a suspensão elevada!!???!! Na traseira tenho calços só não sei qual pq já vieram qdo comprei o Niva.

Suspensão elevada não tem nada a ver porque o eixo traseiro não possui articulação.
Com o eixo desmontado e com o uso de gabarito, o empenamento medido na flange do eixo não pode ser superior a 0,2 mm, tanto para o camber quanto para o caster. Não tenho as dimensões da flange, mas camber com 1º medido com o eixo montado deve representar um empenamento em torno de 1mm, e a correção se faz com a carcaça desmontada, com o uso de prensa e gabarito, daí que o "tiozinho" não falou nenhuma bobagem, pelo contrário, foi é honesto em dizer que não tem o equipamento adequado.


Quais são os fatores que alteram a cambagem traseira no caso do Niva???

Camber negativo geralmente é ocasionado por pancadas na lateral da roda em meio-fio, e camber positivo geralmente é ocasionado por pancadas verticais (passagem por buracos em velocidade, saltos ou coisas do tipo).


A única vantagem que achei com relação a cambagem negativa é que melhora para fazer curvas e parece que o único problema é o desgaste de pneus.

Desgaste de pneu é o de menos, o problema maior é o desgaste prematuro de rolamentos, semi-eixo e miolo de diferencial.

Conseguiu observar melhora em curvas com 1º de cambagem???? Em um Niva???


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Sukys
09/12/2007, 00:58
Em tempo, onde escrevi "caster" entendam "convergência".


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Astor Dias de Andrade
09/12/2007, 16:21
Antes de mais nada, Vicenzo, vamos deixar a coisa dentro do padrão: quandos se fala em camber, a referência é sempre a parte inferior do eixo, e quando se fala em caster, é sempre a frente do eixo, tendo o carro como referência .
Ou seja, se a parte superior da roda está inclinada pra dentro a parte inferior está inclinada pra fora, daí o carter é positivo e não negativo.



Suspensão elevada não tem nada a ver porque o eixo traseiro não possui articulação.
Com o eixo desmontado e com o uso de gabarito, o empenamento medido na flange do eixo não pode ser superior a 0,2 mm, tanto para o camber quanto para o caster. Não tenho as dimensões da flange, mas camber com 1º medido com o eixo montado deve representar um empenamento em torno de 1mm, e a correção se faz com a carcaça desmontada, com o uso de prensa e gabarito, daí que o "tiozinho" não falou nenhuma bobagem, pelo contrário, foi é honesto em dizer que não tem o equipamento adequado.



Camber negativo geralmente é ocasionado por pancadas na lateral da roda em meio-fio, e camber positivo geralmente é ocasionado por pancadas verticais (passagem por buracos em velocidade, saltos ou coisas do tipo).



Desgaste de pneu é o de menos, o problema maior é o desgaste prematuro de rolamentos, semi-eixo e miolo de diferencial.

Conseguiu observar melhora em curvas com 1º de cambagem???? Em um Niva???


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Sukys, desde os tempos em que eu tinha fusca, no século passado, o legal era ter cambagem negativa na traseira, ou seja, a parte de baixo prá fora e a parte de cima prá dentro, ok? Essa é a cambagem negativa que eu conheço, a que vc falou eu não conheço não.

Abraços
Astor

Sukys
09/12/2007, 18:43
É isso aí, Astor, cambagem negativa = parte de baixo da roda para fora e (obviamente) a de cima para dentro.
Fiquei tão empolgado com 1º de cambagem melhorando a performance do Niva que inverti as bolas. :-)


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Vicenzo
09/12/2007, 19:33
"A única vantagem que achei com relação a cambagem negativa é que melhora para fazer curvas e parece que o único problema é o desgaste de pneus."

Fiquei tão empolgado com 1º de cambagem melhorando a performance do Niva que inverti as bolas. :-)


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Sukis,

Se tu não intendeu é pq talvez eu tenha me explicado mal... Essa frase não faz referência a minha percepção com relação ao NIVA e sim informações coletadas... Em diversos sites de preparação automotiva os caras fazem referência a esse tipo de alteração com esse intuito...

Ah, sei lá...

Mas afinal não é estranho o fato de existir uma simetria nessa cambagem negativa???

Sukys
09/12/2007, 21:29
Vicenzo, que cambagem altera a estabilidade em curva é ponto pacífico, o que chamou a atenção foi o fato de perceber diferença de estabilidade no Niva com alteração de apenas 1º.

Quanto a simetria, como no manual de serviço do Niva consta que o camber é 0, a única possibilidade que resta é que houve empenamento por igual.


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alexandre roveri
09/12/2007, 22:28
Eixo traseiro não tem cambagem e pronto ! Se está negativo ou positivo o eixo esta empenado e pronto :concordo:

Peter
10/12/2007, 09:30
Eixo traseiro não tem cambagem e pronto ! Se está negativo ou positivo o eixo esta empenado e pronto :concordo:

x2

É isso ai ,curto e grosso:palmas::palmas::palmas:

Luciano SHAKALL
10/12/2007, 17:41
" ... é estranho o fato de existir uma simetria nessa cambagem negativa ... "Vicenzo, como já foi dito por aqui, provavelmente, teu eixo está empenado...
O fato desse empeno ser simétrico... :pensativo: Talvez um "salto" tenha causado isso, não? :shock:
Tipo... Se as duas rodas baterem ao mesmo tempo no solo... com distribuição de peso equivalente dentro do carro... :roll:

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