Ver Versão Completa : Motor de opala aquecendo
Olá pessoal,
Batalhei bastante nos ultimos dias pra terminar a montagem do meu Jeep que foi desmontado pra reforma em 2004 e desde então virou novela, mas parece que agora que o negocio realmente andou é que os problemas vieram. Não estou entendo porque mas o motor tá aquecendo muito quando parado, sendo ventoinha mecânica. Segundo o mecânico é por que tah muito distante do radiador, cerca de 15cm. Fiquei encucado com a coisa pois o motor está sem válvula termostática e o radiador foi limpo antes de montar, além disso o radiador do jeep é bem maior q do opala 4cc.
Fico grado por qualquer luz que se acender....
Paulo Sabra
08/12/2007, 08:32
Um dos grandes problemas que os jipeiros enfretam na troca de motor por o de Opala é o alinhamento e distância entre a hélice e o radiador.
No seu caso que utiliza a sistema de refrigeração mecânico que trabalha com a rotação do motor, a instalação de uma coifa que direcione o ar pode ajudar.
Mas a inslatação de uma Ventoinha Elétrica pode ser a solução ideal para os seus problemas quando enfrentar o transito lento da cidade.
Pesquisando no Fórum vc vai achar muitas informações sobre o assunto.
Pois é, tenho visto muitas instalações de ventoinha elétrica no jeep, só fico grilado de me deixar na mão no meio do mato. Você acha confiável?
anderson_wzorek
08/12/2007, 13:07
Mozer,e ai blz?
A cerca de seis meses coloquei um gm 151 no meu jeep,e foi feito o seguinte:
a mesma distancia que o motor recuou eu recui o radiador,ou seja; fiz um espaçador de mais ou menos 10 cm entre a grade e o radiador,em forma de uma caixa,ai parafuseio a caixa na fixação original do radiador, e o radiador na caixa,não sei se fui claro,mas é bem simples de fazer,pena que não consigo fotos do esquema pois o jeep ta td desontado pra variar,ahhh eu mesmo que fiz...
Espero ter ajudado,qualquer duvida posta ai amigão
abraço
valdir rainer
08/12/2007, 13:35
Pois é, tenho visto muitas instalações de ventoinha elétrica no jeep, só fico grilado de me deixar na mão no meio do mato. Você acha confiável?
Olá Mozer,no meu jeep cj3a tenho motor de opala 4cil.
Quando eu não tinha a ventuinha eletrica,meu jeep esquentava muito na trilha e no transito.
Agora com a ventuinha eletrica eu nunca mais tive problema.mas mesmo assim eu carrego a elice original,se caso der algum pane é só colocar éla no lugar,até arrumar a outra.
Um abraço.
MALAKABADO
08/12/2007, 14:56
Olá Mozer,no meu jeep cj3a tenho motor de opala 4cil.
Quando eu não tinha a ventuinha eletrica,meu jeep esquentava muito na trilha e no transito.
Agora com a ventuinha eletrica eu nunca mais tive problema.mas mesmo assim eu carrego a elice original,se caso der algum pane é só colocar éla no lugar,até arrumar a outra.
Um abraço.
Olá Valdir, porque vc não usa a helice junto com a ventoinha?
um abraço
valdir rainer
08/12/2007, 15:06
Olá Valdir, porque vc não usa a helice junto com a ventoinha?
um abraço
Olá Malakabado,não coloco porque na trilha se eu precisar desligar a ventuinha eu desligo,com a helice no lugar não tem jeito,sem contar que o rendimento do motor diminui com a helice no lugar.
Elmer_Jeep
08/12/2007, 19:30
Um amigo meu tirou um 82 no leilão do exército e veio com motor 151 adaptado, o radiador é deslocado e tem ao redor os dutos pra direcionar o ar da grade até o radiador. A ventuina é original, mecanica e ele sempre está nas trilhas com a gente sem problemas com aquecimento.
Pois é, esse lance de aproximar o radiador do motor foi a idéia q o mecânico me deu, eu prefiro ir pro torno fazer uma luva e aproximar a helice do radiador, ou talvez uma elétrica. Meu jeep é 57, 4cc quando original, então o tunel da grade dianteira já é bem longo, acho q se alongar mais vai ficar horrível. O importante é que deu pra chegar no concenso de que o problema é realmente a distância da ventoinha pro radiador neh...
Juntos chegamos lah...
Marcos ET
08/12/2007, 22:51
Olá Malakabado,não coloco porque na trilha se eu precisar desligar a ventuinha eu desligo,com a helice no lugar não tem jeito,sem contar que o rendimento do motor diminui com a helice no lugar.
Brother, blza?
Cara, eu uso GM151 em meu CJ3A e tbem tenho problemas com aquecimento... acho que isso é meio "crônico" deste monte de ferro fundido....
Cara, vc nao tem que tirar a hélice original para colocar a elétrica! basta instalar a elétrica entre a GRADE e o RADIADOR..... use as duas! coloque a elétrica pra funcionar toda vz que a mecanica nao der conta do recado....
Outra coisa. NAO use ventoinhas de radiador normal... prefira as ventoinhas de ar-condicionado... sao melhores.
Existem vários outros tópicos que falam disso... dá uma procurada que vc vai ver fotos, testes e outras opinioes!
falow!
Paulo Sabra
09/12/2007, 07:37
Marcos ET
Eu também pensava como vc, manter a ventoinha mecanica original e instalar uma ventoinha elétrica de ar condicionado (que empurra o ar) entre a grade e o radiador, mas depois que vi uma explicação do Leopoldo, ou melhor do Professor ou Mestre Leopoldo, da qual eu transcrevi no tópico "Qual o melhor modelo de ventoinha elétrica para inslatar em um CJ?", eu mudei o meu conceito. Pois ele faz uma comparação quanto a vc respirar com a mão na frente da boca com os dedos um pouco entre abertos e pergunta o que é mais facil empurrar o puxar o ar. Essa experiência me convenceu.
Mas, pessoal, será realmente necessário instalar uma elétrica??? Será que com a helice mais próxima essa não dará conta?
chico menina
09/12/2007, 13:32
Olá pessoal,
Batalhei bastante nos ultimos dias pra terminar a montagem do meu Jeep que foi desmontado pra reforma em 2004 e desde então virou novela, mas parece que agora que o negocio realmente andou é que os problemas vieram. Não estou entendo porque mas o motor tá aquecendo muito quando parado, sendo ventoinha mecânica. Segundo o mecânico é por que tah muito distante do radiador, cerca de 15cm. Fiquei encucado com a coisa pois o motor está sem válvula termostática e o radiador foi limpo antes de montar, além disso o radiador do jeep é bem maior q do opala 4cc.
Fico grado por qualquer luz que se acender....
Mozer,
Coloque a válvula termostática que e essencial para o bom funcionamento do sistema de arrefecimento, pois a água precisa de algum tempo no radiador para ser refrigerada.
Abraço,
Chico Menina
Marcos ET
10/12/2007, 17:11
Marcos ET
Eu também pensava como vc, manter a ventoinha mecanica original e instalar uma ventoinha elétrica de ar condicionado (que empurra o ar) entre a grade e o radiador, mas depois que vi uma explicação do Leopoldo (...) mudei o meu conceito. Pois ele faz uma comparação quanto a vc respirar com a mão na frente da boca com os dedos um pouco entre abertos e pergunta o que é mais facil empurrar o puxar o ar. Essa experiência me convenceu.
Poizé Paulo, mas vou contar umas coisas que tenho aprendido aqui...
1. Moro em uma cidade (Palmas - TO) que no verão maltrata as pessoas com calor de 47°C
2. Tenho um Jeep CJ3A que sofre com o motor GM151 (álcool) e radiador de alumínio do Opala 6cil.
3. Quebro a cabeça a algum tempo sobre como resolver estes problemas a algum tempo, e venho "melhorando" a cada dia....
Por "tentativa e erro", já alterei algumas configurações e modifiquei algo no motor... troquei cabeçote (que antes era muito rebaixado), troquei radiador (que antes era original do jeep), troquei polias (que agora tem uma maior relação de multiplicação), fucei na carburação e no ponto de ignição, tentei diversos tipos de aditivo para radiadores e as mais diversas proporções..... (inclusive as do fabricante! rsrs).... e tudo isso só começou a funcionar DEPOIS da instalação de uma ventoinha elétrica (ar-condicionado do VECTRA antigo) entre a grade e o radiador....!
SE voce usa os dedos entreabertos em frente à sua boca para tentar respirar, certamente terá dificuldades, MAS, se vc tiver um LEQUE em suas mãos que "empurra" o ar para dentro da sua boca, enquanto seus pulmões puxam o ar do "outro lado da sua boca", certamente a passagem de ar pela "boca" será maior... muuuuuito maior! ou seja: se uma hélice está desligada a frente do radiador, certamente prejudicará a outra, que está atrás... MAS SE as duas estiverem operando (uma empurra e a outra puxa), nao há como o resultado ser pior.
Uso a hélice de cinco pás a alguns centímetros do radiador e já pensei em aproximá-la... MAS percebi que uma certa distancia é saudável para o sistema, uma vez que em trilhas, quando o motor "sacode" apoiado nos coxins, a hélice "passeia para frente e para trás.. e vai para um lado e para outro... claro que a movimentaçao é de poucos centímetros... mas aproximar muito a hélice da grade pode ser um prejuizo muito grande! se for assim, prefira montar uma coifa.... e prefira tbem a instalaçao da hélice de sete pás... ou a de onze.... rs
Sergio Willys
10/12/2007, 22:59
Tenho um 61 com motor Opala 4cil. O motor foi instalado dem alteração no painel corta-fogo, portanto a hélice fica (na parte inferior) a menos de 1 centímetro do radiador. Na parte superior fica a 2,5 cm. Deste forma, ele não superaquece no trânsito ou nas trilhas, mas na estrada, acima dos 80, a temperatura sobe bastante. Só tenho o relógio original de temperatura, mas para não ficar no vôo cego, peguei um termômetro de contato, e fiz uma série de medições. Conclusão, com o ponteiro da temperatura já praticamente fora do visual no painel (marcando "mais quente impossível") a temperatura no sistema era de 85ºC, ou seja, perfeitamente aceitável para a mecânica Opala. Assim, posso dizer que o sitema do 61 tá razoável.
Minha dúvida é por que a temperatura é mais alta na estrada, com vento de proa soprando a mil? Será que a capacidade de sucção da hélice é menor que a relativa entre o Jeep e o ar, e a hélice funciona com freio para a ventilação?
Fica para o próximo capítulo !!!!
MALAKABADO
10/12/2007, 23:38
Tenho um 61 com motor Opala 4cil. O motor foi instalado dem alteração no painel corta-fogo, portanto a hélice fica (na parte inferior) a menos de 1 centímetro do radiador. Na parte superior fica a 2,5 cm. Deste forma, ele não superaquece no trânsito ou nas trilhas, mas na estrada, acima dos 80, a temperatura sobe bastante. Só tenho o relógio original de temperatura, mas para não ficar no vôo cego, peguei um termômetro de contato, e fiz uma série de medições. Conclusão, com o ponteiro da temperatura já praticamente fora do visual no painel (marcando "mais quente impossível") a temperatura no sistema era de 85ºC, ou seja, perfeitamente aceitável para a mecânica Opala. Assim, posso dizer que o sitema do 61 tá razoável.
Minha dúvida é por que a temperatura é mais alta na estrada, com vento de proa soprando a mil? Será que a capacidade de sucção da hélice é menor que a relativa entre o Jeep e o ar, e a hélice funciona com freio para a ventilação?
Sergio o mais certo seria vc colocar a ventoinha do astra que é mais fina e manter a hélice do motor, essa acredito seria a receita mais próxima para o motor do opala se manter refrigerado numa temperatura aceitavel.:concordo:
um abraço
Marcos ET
11/12/2007, 11:29
Meus amigos, a questao do superaquecimento, ao que parece, é mais comum em estradas mesmo... nas trilhas eu só tenho estes problemas depois de pegar uma suuuper subida, ou depois de umas "pisadas" pra tirar o jeep da lama......
Acho que estes motores (teoria minha, sem nenhum fundamento comprovado) nao se dao muito bem com o trabalho que eles tem que realizar, movendo um cambio, uma t-case, um (ou dois, dependendo de ter ou nao roda livre) diferenciais, quatro pneus "grandes" (incluem-se aqui todos os 700x16 até onde a imaginação alcança) e tudo isso montado em uma carroceria que "briga" muito com o vento (aerodinamica ZERO!)... acho que tudo isso, aliado a relação final da viatura, que mantém os RPM do GM151 um pouco acima do "normal" para estrada... acho que tudo isso junto esquenta um pouco mais aquele "tanto" de ferro fundido.....
No meu caso, tou estudando uma maneira de ampliar o sistema de arrefecimento, aumentando a vasao do fluido refrigerante (alteração da relação entre as polias da bomba de água e do virabrequim) e aumentando a quantidade de fluido também (utilização de um vaso-expansor grande e de um radiador ainda maior doque o original dos 6 cilindros), a instalaçao de uma hélice de 11 pás e um maior distanciamento do radiador com a grade e com a ventoinha elétrica...
O comando da temperatura do motor ainda permanece sob responsabilidade da termoestática (sei lá se é assim que escreve), só que, quando ela abrir... a demanda de água e aditivo será muito maior em uma RPM menor......
valdir rainer
11/12/2007, 22:39
Olá Sergio,qual é o carburador que vc está usando?
Qual é o filtro de ar que vc está usando?
Éstas duas péças se não estiver de acordo com o motor certamente ira esquentar na estrada.
Um abraço.
Sergio Willys
12/12/2007, 01:30
Fala Valdir:
O carburador é um dos originais de fábrica, um DFV (dos mais comuns dos Opalas). Já o conjunto de filtro, é da Pampa, colocado ao lado do motor com uma mangueira que sobe para o carburador. Anexo foto (em tons de marrom) para que você visualize. O Elemento filtrante é o mesmo usado pelos MB 608. Realmente, quando o filtro suja, o motor esquenta mais. Já troquei o escapamento, que tinha um silenciador de Fiat, e ajudava mais a esquentar.
Agora, não uso aditivo. Tentei usarm mas começou a trazer vazamentos no radiador, que teve que ir pra solda, e o Sr.Vasco (velho radiadoreiro sabe?) me avisou: Para de botar aditivo que vai furar tudo! ..... E vamos levando....
Sergio Willys
12/12/2007, 01:39
Fala Malakaba...
Cara, num cabe nada entre a hélice e o radiador. Posso criticar pois as alterações já estavam feitas quando eu comprei o Jeep, mas o cara que fez, colou o que podia para não alterar o painel corta-fogo.
Já pensei em trocar de radiador, por um de Jeep mesmo e usar fluido desde o início. Mas como as medições mostraram que a temperatura é razoável, meio que desestressei. Na foto que anexei para o Valdir, dá prater uma idéia da amizade da hélice com o radiador... e do tipo de água que o 61 costuma beber....rsrsrsr
Abraço
henrique mendel
12/12/2007, 14:41
opa,
tambem tinha problemas de aquecimento no jeep com o GM 151, ele ficava tao quente que chagava apagar nas trilhas. Entao foi feito um radiador sobre medida pra ele com "maior capacidade de resfriamento", e tambem foi trocado a pa da ventuinha mecanica por uma de ferro, pois quem trocou disse que a de plastico apartir de um certo giro as pas ficam retas e ela nao toca mais muito vento...
foram feitas essas coisas e desde entao nunca mais o jep teve problema com aquecimento....
vlw
valdir rainer
12/12/2007, 20:55
Fala Valdir:
O carburador é um dos originais de fábrica, um DFV (dos mais comuns dos Opalas). Já o conjunto de filtro, é da Pampa, colocado ao lado do motor com uma mangueira que sobe para o carburador. Anexo foto (em tons de marrom) para que você visualize. O Elemento filtrante é o mesmo usado pelos MB 608. Realmente, quando o filtro suja, o motor esquenta mais. Já troquei o escapamento, que tinha um silenciador de Fiat, e ajudava mais a esquentar.
Agora, não uso aditivo. Tentei usarm mas começou a trazer vazamentos no radiador, que teve que ir pra solda, e o Sr.Vasco (velho radiadoreiro sabe?) me avisou: Para de botar aditivo que vai furar tudo! ..... E vamos levando....
Olá sergio,vendo esse motor até me deu saudade do meu jeep,que ainda está na reforma.
Com esse carburador e esse filtro de ar não é para esquentar,a não ser que vc está se referindo quando sai da trilha ,ai do jeito que está esse motor vai esquentar mesmo,imagina como deve estar esse radiador,não tem vento que passe por ele.
Da uma olhada,com o motor parado e acelerando ele no carburador,se não tem nenhuma mangueira fechando,se tiver coloque uma mola por dentro dela.
Agora da uma olhada no diametro do cano de escape,como vc disse que usava silencioso do fiat é bem provavel que esse cano esteja muito fino,ai com certeza ele vai esquentar.
O aditivo eu uso só aquele oleo soluvio que os torneiros usam,pode colocar sem medo,coloque um copo que é o suficiente.
tenho jeep a quase trinta anos e só uso ele.
Um abraço.
Tava lendo isso tudo aí e pensando uma coisa, o meu tah esquentando sem pegar estrada nem nada, até parado na oficina esquenta e começa a jogar água fora, imagina voado então... Acho q vou fazer uma peça de madeira pra aproximar o radiador da hélice pra ver se melhora alguma coisa, se for esse o caso faço algo definitivo. Essa questão de esquentar na estrada também é muito relativo à R&P usada, por exemplo o meu é 43x8 o que esguela muito o motor acima de 80km.
chico menina
13/12/2007, 00:30
Tava lendo isso tudo aí e pensando uma coisa, o meu tah esquentando sem pegar estrada nem nada, até parado na oficina esquenta e começa a jogar água fora, imagina voado então... Acho q vou fazer uma peça de madeira pra aproximar o radiador da hélice pra ver se melhora alguma coisa, se for esse o caso faço algo definitivo. Essa questão de esquentar na estrada também é muito relativo à R&P usada, por exemplo o meu é 43x8 o que esguela muito o motor acima de 80km.
Mozer,
Faça uma revisão em todo o sistema de arrefecimento começando pelo radiador examinando se a colmeia não esta obstruida por terra, se as aletas não estão amassadas, estado das mangueiras, bomba d'água e instale a válvula termostatica. Como o motor esta esquentado parado e possível que a junta de cabeçote esteja queimada. Dependendo da situação pode ocorrer de misturar água no óleo ou a compressão do motor passar para o sistema de arrefecimento. As soluções dos colegas são todas muito boas, mas só ira funcionar se todo o sistema estiver bem acertado e dimencionado.
Espero estar contribuindo de alguma forma,
Abraço
Chico Menina
Marcos ET
13/12/2007, 11:24
... foi trocado a pa da ventuinha mecanica por uma de ferro, pois quem trocou disse que a de plastico apartir de um certo giro as pas ficam retas e ela nao toca mais muito vento...
Cara.... uma vz eu pensei em colocar a hélice de ferro no jeep... mas no tópico onde comentávamos sobre o aquecimento do GM 151 (hehehe isso já foi tratado aqui tantas vzs!), nao me lembro bem quem falou: "Cara, imagina que algo aconteça com seu motor na trilha, ou mesmo se embaralha um galho ou toco de árvore na frente! se a hélice for de plástico, ela quebra, mas se for de ferro, a tendencia é que as pás entortem e vão pra cima do radiador! e uma hélie nova é bem mais em conta doque um radiador novo......"
bom, de lá pra cá, já troquei a hélice duas vzs por entrada de galho "nao autorizado" no cofre do motor..... Quanto ao radiador maior... bom, embora eu use um 4 cilindros, o meu radiador é de 6 cilindros, e mesmo assim nao resolveu muito bem a questao.
henrique mendel
13/12/2007, 13:13
Cara.... uma vz eu pensei em colocar a hélice de ferro no jeep... mas no tópico onde comentávamos sobre o aquecimento do GM 151 (hehehe isso já foi tratado aqui tantas vzs!), nao me lembro bem quem falou: "Cara, imagina que algo aconteça com seu motor na trilha, ou mesmo se embaralha um galho ou toco de árvore na frente! se a hélice for de plástico, ela quebra, mas se for de ferro, a tendencia é que as pás entortem e vão pra cima do radiador! e uma hélie nova é bem mais em conta doque um radiador novo......"
bom, de lá pra cá, já troquei a hélice duas vzs por entrada de galho "nao autorizado" no cofre do motor..... Quanto ao radiador maior... bom, embora eu use um 4 cilindros, o meu radiador é de 6 cilindros, e mesmo assim nao resolveu muito bem a questao.
Marcos, ao redor da helice de ferro tem uma capa pra direcionar o vento para o radiador, e isso tmb funciona como uma "protesao" que fica bem mais dificil de entrar um galho. Mas eu posso fala no meu caso so a helice de ferro ja melhoro muitoooooOOOO, e alem de dexar o motor com um ronco lindo :dance:, fika paresendo que eh turbo.....
assim que eu for ve o jeep denovo eu bato umas foto e posto aew...
henrique mendel
13/12/2007, 15:22
Marcos, ao redor da helice de ferro tem uma capa pra direcionar o vento para o radiador, e isso tmb funciona como uma "protesao" que fica bem mais dificil de entrar um galho. Mas eu posso fala no meu caso so a helice de ferro ja melhoro muitoooooOOOO, e alem de dexar o motor com um ronco lindo :dance:, fika paresendo que eh turbo.....
assim que eu for ve o jeep denovo eu bato umas foto e posto aew...
aew em baixo em anexo segue a foto dessa "capa" que eu falei. Isso ajuda muito tambem, pois o vento eh totalmente direcionado para o radiador, essa capa aew tambem eh bem simples de faze, quem fez pego um tonel e corto a parte de cima e coloco ali, e tambem isso ajudo muito...
nessa foto aew foi numa trilha que quebro um parafuso da bomba da agua e tava vazendo agua e agente tava colocando.... a foto nao ta muito boa...
Pois é amigo Chico,
Isso é exatamente o que tah me deixando de cabelo em pé. O radiador foi varetado a pouco tempo por profissional de qualidade, e por fora ele tah zero km. Na parte do motor todos os selos foram trocados mas a bomba foi mantida pois ainda está bombeando com bastante pressão. Sobre a junta de cabeçote, não acredito muito, pois se fosse o sistema estaria pressurizando ou passando água pro óleo, o que não acontece aqui.
Hoje fiz um teste pra saber quão eficiente estava a ventilação colocando um jornal na frente da grade com o motor a aproximadamente 1000rpm. O jornal deveria colar na frente do jeep, mas não, tah sendo puxado muito sutilmente.
MALAKABADO
14/12/2007, 00:29
Ajuda bastante tambem é a entrada de ar sobre o capô :concordo:
blz
chico menina
14/12/2007, 00:45
Pois é amigo Chico,
Isso é exatamente o que tah me deixando de cabelo em pé. O radiador foi varetado a pouco tempo por profissional de qualidade, e por fora ele tah zero km. Na parte do motor todos os selos foram trocados mas a bomba foi mantida pois ainda está bombeando com bastante pressão. Sobre a junta de cabeçote, não acredito muito, pois se fosse o sistema estaria pressurizando ou passando água pro óleo, o que não acontece aqui.
Hoje fiz um teste pra saber quão eficiente estava a ventilação colocando um jornal na frente da grade com o motor a aproximadamente 1000rpm. O jornal deveria colar na frente do jeep, mas não, tah sendo puxado muito sutilmente.
Mozer,
Eu acho que a distância da grade para o radiador e grande para que o motor a + ou - 1.000rpm cole e jornal na frente do jeep, o teste deve ser feito com a folha colocada direto sobre o radiador. Em algum lugar li sobre a possibilidade da hélice estar montada ao contrario, não sei se isso e possível. Quando você diz que o motor ferve mesmo com o jeep parado como fica o marcador de temperatura no painel. Espero não estar sendo chato com meus palpites.
Abraço
Chico Menina
Que isso Chico, chato nada, to precisando de sugestões mesmo cara.
Cara, realmente minha grade é bem longa, sabe os CJ-5 quatro cilindros de 55 a 58. E sobre a hélice estar invertida, jah me certifiquei. Hoje vou aproximar o radiador pra ver como fica a novela, daí faço o teste do jornal como vc falou, enfrente ao radiador.
Sorte!!!!!!
robertosalvi
06/11/2008, 09:44
Olá a todos. Já faz algum tempo que entro no forum 4x4 e estou gostando muito pois já aprendi algumas coisas com voceis. Sou um "quase" jipeiro pois tenho meu Willys 80 a pouco tempo e é o primeiro. Então sou "cabaço" nesse esporte. Estou meio maluco com tantas informações sobre o motor de Opala 4cc esquentar muito pois tenho o mesmo problema, ando 25 km na estrada e oponteiro vai lá pra cima, tem hora que ele até para e tenho que aguardar um pouco, com o motor desligado, para poder continuar a rodar, na cidade ou trilha é mesma coisa, só não esquenta se eu andar a 40 km/h. Acho que a ventuinha liga muito tarde, 1/4 a cima do meio do relógio, e quando paro vejo a água do reservatório borbulhar. Para ajudar não entendo nada de mecanica e fico com medo de ser enganado por um mêcanico e gastar os tubos sem resolver o problema. Alguem pode me ajudar? Motor Opala 4cc a álcool, cambio original e a ventuinha não sei de qual carro é.. hehe (Cabaço mesmo)... Obrigado
robertosalvi
06/11/2008, 09:51
Sou de Campinas - SP. "Ao redor do buraco é tudo beira". Bons ventos a todos!!
Marcos ET
06/11/2008, 16:14
Bom, em primeiro lugar, BEM VINDO AO FÓRUM!! aqui realmente somos uma grande família!
Eu, depois de colocar radiador de 6 caneco (NOVO! daqueles de alumínio) em um 4 cilindros (meio velho), depois de aumentar a capacidade de água do sistema (desvio para aquecedor do carburador e para um reservatório que serve como vaso-expansor), depois de usar a ventoinha mecanica original do opala de um lado e uma ventoinha elétrica de ar-condicionado (de Vectra) do outro lado (já verifiquei que as duas "assopram" para o mesmo lado), depois de verificar o ponto de ignição, obstruções de escapamento (meu escapamento é de S.10 Turbo-Diesel), trocas de óleo, aditivos para radiadores (hoje uso óleo solúvel, nao tem nada melhor!)... meu jeep continua esquentando em deslocamentos de estrada e em enroscadas mais complexas de trilha.
Daih, por uma questao do destinho, desmontei cambio e t-case... e com o jeep parado, emprestei meu carburador (SEIE H-34) para um outro amigo com motor AP que começou a esquentar também! coisa interessante é que o AP dele nunca tinha dado problema de aquecimento até que "transplantamos" o meu carburador para o jeep dele... entao, fica aih a idéia, dá uma olhada nisso tudo daih que eu falei, e no carburador tbem!