Ver Versão Completa : Será que vale a pena ????
Vítor Martins
07/12/2007, 00:19
Amigos, estou levantando uma polêmica. será que "vale a pena ter um Engesa' para concorrer diante de tantas opções de mercado ?????, ou seja, obsoletismo, falta de conforto, dificuldade de peças, etc... ???. Abraços, e está criada a polêmica...
Hummmmm...:pensativo:
Sou suspeito, mais vamos lá!!
obsoletismo
Será mesmo?
Olhe bem a frente do Engesa, depois compare com a do Hummer...
Sem contar que a Agrale está fabricando um jipe com as características parecidas...
falta de conforto
O meu engesa parece um landau quando anda, muito macio e confortável, isso que é um fase I, mais curto de todos.
dificuldade de peças
Sobre oengesa, geralmente as peças são GM, mais tem umas VW e outras Ford, mais sem esquecer da Fiat e Mecedes Bens (caminhão), dentre outras marcas que vamos colocando com o tempo de uso.
etc... ???.
Esse tal de ETC, me recuso a comentar!!!:mrgreen::mrgreen:
Acho que a galera terá uma opinião parecida...
Abraços.
Kim.
Cilon Carlos Heck
07/12/2007, 01:04
Você compra porque gosta, não porque é moda.
Quer andar com conforto, compra um carro.
Não quer ter de andar atrás de peças? Compra um carro.
Acha obsoleto? Troca de carro todo ano (como se adiantasse).
Quer fazer amigos? Compra um Engesa.
Quer ter emoção? COmpra um Engesa.
Faz mais ou menos 20 anos eu comprei uma revista chamada 4X4 & Pick-up (se não me engano). Nela tinha uma propaganda do engesa. Na revista seguinte tinha uma matéria dele. Eu pensei: um dia vou ter um desses. Não era (com o devido respeito a todos os outros modelos) Willis, JPX, Rural, F75. Era ENGESA. Criado e fabricado no Brasil.
Já tive 2, hoje tenho apenas 1.
Tenho orgulho de falar que é o primeiro jipe criado e fabricado por nós, brasileiros.
Não é cópia de qualquer coisa estrangeira.
Troller, parte de cima = wrangler, parte de baixo = ENGESA.
Tá difícil de achar alguma peça? Vai acabar fazendo muitas amizades durante a procura.
Tá achando velho? Vai parar um senhor do seu lado e vai falar: trabalhei na fábrica (e vai te contar histórias que os mais novos não tem).
Viajar de carro, todo mundo viaja. Viajar de ENGESA ou outro legítimo Jeep, apenas os que gostam e que não levam em consideração conforto, idade, etc.
Hoje todos procuram Pajero, Cherokee, Troller, etc. com ar condicionado, bancos de couro, etc. Depois nunca faz trilha.
Com o ENGESA faz os dois.
É tudo questão de gosto. Não troco ENGESA por Troller ou Cherokee.
FernandoPedro
07/12/2007, 09:39
Boa... concordo com as duas opiniões anteriores.
Conhecí o Engesa no exército, foi a primeira vez q o ví, desde então sempre quiz ter um.
Consegui comprá-lo esse ano, e não me arrependo. Ele não é só um jipe, é uma lenda nacional, com ele se faz tudo, sem ele vc só brinca de off-road.
Só tem quem realmente gosta, se está na dúvida não compra.
Mas como já foi dito, é tudo questão de gosto.
Abraços.
Eduardo Velo
07/12/2007, 14:59
Só vou dizer uma coisa ... não ande num Engesa ... assim que andei num , fiz de tudo até conseguir comprar o meu ...
Já rodei muito com ele , fiz muitas viagens longas e acho muito mais confortável que qqer carro que já andei ... faz entre 10 e 11 km/l de diesel , 100 a 110km/h ... pra mim tá ótimo ...
Nunca tive problema com peças ... vc pode adaptar muita coisa se achar necessário ...
A desvalorização é mínima ... não que seja considerado investimento , mas tenho amigos que compraram Engesa e mesmo investindo ainda tiveram um bom lucro na hr da venda ...
Como disse no início ... se vc não andou num Engesa , não ande ... aí vai poder escolher qqer 4x4 sem problema ...
guilhermeabreu
07/12/2007, 16:47
CARO VITOR MARTINS
Pelo exposto anterior , acho que a polemica não é se vale a pena ter um ENGESA , E SIM : SE VC CONHECE UM ENGESA .
Como foi falado anteriormente , vc não deve conhecer ou ter andado em algum ENGESA , pois em materia de conforto , ELE É MAIS CONFORTAVEL DO QUE QUALQUER CARRO DA VOLKS , a maioria dos FIATS , e alguns GM e FORD .
Tenho uma HILUX SW4 que sou apaixonado nela , mas a HILUX SW4 é menos CONFORTAVEL do que meu ENGESA . O ENGESA é muito mais macio e absorve MUITO MAIS as irregularidades do piso , tanto de asfalto ruim e estradas de terra .
Peças , nunca encontrei dificuldade de encontra . Acredito que vc tenha encontrado dificuldade de encontrar peças do seu carro QUE NÃO SEI QUAL É , mas com certeza se for algum carro de 2003 para cá , vc encontra dificuldade de encontrar peças .
E no final , qdo vc passa com um ENGESA , todo mundo fica olhando e imaginando que JIPÃO é aquele .
SIMPLESMENTE QUESTÃO DE ESTILO , GOSTO , FILOSOFIA DE VIDA , OU QUALQUER NOME QUE DESEJE DAR A ESTE PRAZER ENORME DE TER UM " ENGESA " .
Como o EDU ou o KIM falou : Quer complicar sua cabeça na compra de um 4x4 ? ANDE EM UM " ENGESA " , aí sim vc terá criado UMA TREMENDA DE UMA POLEMICA NA SUA CABEÇA .
maxdelta
07/12/2007, 20:08
Parem tá me dando vontade de comprar um tb! Adoro procurar peça pra adaptar na minha band! Acho a suspensão do engesa superior a qualquer outro 4x4(nacional, e muitos importados). To começando a viajar!
Bom, eu não vou escrever a mesma coisa que todo mundo, então:
"vale a pena ter um Engesa"
R: Sim, vale! :D
Cilon Carlos Heck
07/12/2007, 22:50
Não sei, mas de repente quem sabe o Engesa vale a pena??
guilhermeabreu
08/12/2007, 02:20
MAXDELTA
Estou aqui pertinho de vc , aí em FRIBURGO , o forte são as TOY BAND , já tive uma , gosto muito delas , comprei muito aí na TRAÇÃO MANIA , e tem um cara aí que mexeu no freio de mão da minha que ficou freando muito bem , mas hoje tenho um ENGESA , é como mesmo falou , a SUSPENSÃO dos ENGESAS dão show nas outras suspensões dos 4x4 que existem por aí .
Muito macio e confortavel , sem falar que são tb muito resistentes .
CARLOS MOREIRA
08/12/2007, 17:57
Amigos, estou levantando uma polêmica. será que "vale a pena ter um Engesa' para concorrer diante de tantas opções de mercado ?????, ou seja, obsoletismo, falta de conforto, dificuldade de peças, etc... ???. Abraços, e está criada a polêmica...
Vitor, desculpe, mas DISCORDO de de TUDO que vc colocou como comentários do ENGESA.
Obsoleto, vide Marruá, Hummer...
Falta de conforto, põe no bolso sem fazer força, QUALQUER jipe. Mais novos, mais velho, QUALQUER UM.
Peças, NUNCA parei por falta de peças....
Alias, vc não acabou de montar um com motor MWM? Teve dificuldades em conseguir peças???
Também não acho que tenha criado uma polêmica, afinal, quem tem ou conhece o ENGESA , não tem dúvida do que tem na mão...
[ ]´s
Eduardo Valaretto
09/12/2007, 00:16
Sou suspeitíssimo para falar, em casa temos 3 carros, duas campers e um F-3 e se tiver que comprar outro será outra camper ou outro engesa.
Se está na dúvida se compensa é por ou não conhece ou não é do ramo, sugiro que ande em um engesa e em uma camper e veja se apaixona por um dos dois. Se não for paixão no primeiro quarteirão esqueça, não é sua onda.
guilhermeabreu
09/12/2007, 10:58
EDU VALARETTO
Parabens , vc conseguiu expressar tudo em poucas palavras .
dalmo cruz torres
09/12/2007, 12:24
Não tem muitas palavras para convencer os que não gostam, só posso dizer que estou comprando peças para montar o meu, uma hora eu consigo.
Vítor Martins
09/12/2007, 23:16
Amigo, não tenho dúvida nenhuma. Só queria ouvir opiniões dos demais proprietários e, quem sabe, de alguém que como eu, possua outro(s) veículos. Já tive 14 Jipes, de diversas marcas e modelos (do 42 ao 83, engesa, gurgel, cherokee). Acabo de restaurar um Engesa militar, fase II, que começou em R$6.000,00 (seis mil reais = arremate no leilão), e terminou em R$52.000,00 (até agora). O carro ficou maravilhoso, e está em fase final de acertos. Não tenho nada a queixar. Só gostaria de saber se alguém tem alguma crítica que bata com as minhas. Mas, o carro, é 10!!! Abraços, Vitor Martins
vale a pena, eu tinha 16 anos quando vi o primeiro engesa e jurei que teria um.e hoje sou aficcionado por engesa, ja tive uma pagina chamada engesa clube, estou montando ela de novo.primeira vantagem, assim como o hummer h1 o engesa tem os bancos afastados, o que te permite distancia do passageiro que pode ser a sua sogra, a sua esposa em fase tpm, etc.segunda vantagem, é suspensao de mola elicoidal, eu nao aguentei meus samurais, a sogra ia ao lado, quando o jipe sacudia na curva ela vinha pro meu colo porque o espaço interno é minusculo.e por ae vai....
Parafraseadno o poeta: Se a alma não é pequena, o engesa vale à pena.
Angelo T. P.
11/12/2007, 22:27
Vitor,
se tem duvida quanto à qualidade do Engesa, da uma olhada no video q fiz nesse domingo numa trilha com o meu Engesa :twisted::twisted:
http://www.youtube.com/watch?v=ef8az_cnNo0
Compre e nao vai se arrepender!! :dance:
Daniel Engelbrecht
03/01/2008, 00:22
Pessoal,
estou pensando em sair de um Samurai e partir para um Engesa, que sempre ouvi bons comentários, como os que estão aqui.
Em relação à motorização, vale a pena um com o motor Q20? Dá para pegar uma estrada com ele até chegar na trilha numa boa? O desempenho (velocidade, retomadas) seria próximo do Samurai?
Abraços a todos.
Caro Daniel Engelbrecht!
Quem poderia responder melhor seus questionamentos, seria o Dr. Guilherme (guilhermeabreu), pois ele tem um FI com Q20B e só anda a 130km/h:shock:
Eu, com um GM6cc, mantenho a média de 100km/h, pois sempre estou com a família e, a patroa reclama que estou correndo:putz:
Tem o Eduardo que está com CA e, logo também estarei de Cambio Automático.
Agora sobre falar se é melhor ou pior que o Samurai, fico te devendo, pois na minha região não há destes por aqui.
Mais logo aparecerá para poder lhe falar.
Abraços.
Kim.
O Engesa do Dr. Guilherme tem motor mwm sprint 2.8 turbo intercooler.
Andei nele e só não cheguei a 130 km/h pois não tive coragem...
Têm muitos engesas com q20b aqui no fórum e o pessoal gosta do motor que é bastante resistente, tem 90 cv, um torque absurdo e manutenção fácil e barata.
Grannnde Carlos!!
Foi bem de virada????:shock:
Quando cito o Dr. Guilherme, não é sobre a motorização em si, mais a velocidade final, pois fiquei sabendo que ele anda com o pé na tábua mesmo!
Eu já sou um pouco moderado, ando com o freio de mão puchado! (ou a patroa ou a prole me acompanha)
Mais de vez em qundo, tiro as teias de aranha do escapamento.
Abraços.
Kim.
Pessoal,
estou pensando em sair de um Samurai e partir para um Engesa, que sempre ouvi bons comentários, como os que estão aqui.
Em relação à motorização, vale a pena um com o motor Q20? Dá para pegar uma estrada com ele até chegar na trilha numa boa? O desempenho (velocidade, retomadas) seria próximo do Samurai?
Abraços a todos.
Daniel,
Acho que posso responder sua pergunta pois já tive os dois!!!
O Samurai é um excelente carro, na trilha faz coisas que até Deus duvida, mas o motor é muito fraquinho, na cidade ou estrada, andava menos que o meu Palio 1.0 Fire.
Quando meu Samurai era original a média de consumo dele erá excelente, 11 km/l na cidade e 13 km/l na estrada, o meu já era injetado, ano 93.
Depois que eu SPOei, coloquei pneus 31", kit de redução, guincho daí o consumo de gasolina foi pras alturas, fazia uma média de 6 km/l na trilha.
Fora que o Samurai é MUITO desconfortável, pula mais que um cabrito....
Já o meu Engesa era um Fase 1 88 com Q20B e câmbio/transferência de Toyota.
Com o Engesa as trilhas são diferentes o motor tem um torque absurdo em baixa rotação, o jipe parece um trator, então dá pra ir mais maneiro, controlando no acelerador, sem precisar esguelar igual ao Samurai.
Tem lugar na trilha que o Engesa não vai tão bem quanto o Samuka em função do seu maior peso e tamanho.
Em compensação no asfalto ele é uma delícia para dirigir, suspensão MUITO macia, direção hidráulica que estersa pra caramba.
O meu estava com uma relação de diferencial longa (13/43) e na estrada eu andava a 120 km/h de velocidade de cruzeiro, sem forçar o motor! Já o Samurai, depois dos up grades, não passava dos 90 km/h na estrada.
O consumo médio do meu Engesa girava em torno de 10 km/l.
Conclusão: NA MINHA OPINIÃO, se o uso do seu 4x4 for misto, tanto para trilha quanto para cidade e estrada, sem dúvida alguma o Engesa é a melhor opção pra vc pois é um jipe que você entra na trilha e depois vai pra casa tranquilo, usa o jipe a semana toda e não tem muita dor de cabeça.
O Samurai é um excelente 4x4 mas se for só usá-lo em trilhas, pois com algumas modificações ele fica animal para off-road, pena que essas modificações o deixam ainda mais desconfortável e sem desempenho para o uso urbano ou estradas.
[]'s
Grannnde Carlos!!
Foi bem de virada????:shock:
Quando cito o Dr. Guilherme, não é sobre a motorização em si, mais a velocidade final, pois fiquei sabendo que ele anda com o pé na tábua mesmo!
Eu já sou um pouco moderado, ando com o freio de mão puchado! (ou a patroa ou a prole me acompanha)
Mais de vez em qundo, tiro as teias de aranha do escapamento.
Abraços.
Kim.
Graaannndeee KIMMM!
Passei o reveillon sobre as areias e sob os fogos de Copacabana, contando as horas para voltar pra Minas e pegar no meu jipe, na esperança de que não passe a próxima virada de ano com ele no cavalete...rs
bom, ja tive dois samurais e dois engesas, os samurais eram feixe de molas, o que me incomodava era quando alguem entrava no carro e reclamava da sacudição e é batata, nao tem ninguem que ande com vc que nao reclame.e o motor fraquinho, o resto eu amava, o consumo, o estilo, tudo.O engesa eu gosto pela cara de tanque de guerra, pelo conforto da suspensao, pelo espaço interno, etc...o meu so falta motorização a diesel, t-case de toy band e eixos flutuantes.daqui anos ele estará pronto.
abraços,
Daniel Engelbrecht
03/01/2008, 20:01
No meu caso (Samurai com 225/75R15 e mais um bando de penduricalhos e pesos extras, como bagageiro, proteções, quebra-mato etc.) consigo viajar a 95km/h em velocidade de cruzeiro, o que para mim está bom. Logo, um Engesa também atenderia bem a demanda, já que anda até mais do que isso.
Como não uso o carro no dia-a-dia, dá para suportar bem o Samuca, mas sei que o Engesa é mais confortável. Alguma vantagem que eu teria na trilha pelo fato de o Samurai ser mais leve e menor seria compensada pelo conforto e pela suspensão BEM mais macia do Engesão.
Quanto à motorização, eu preferiria um a diesel, porque os com motor de Opala parece que bebem demais. O problema agora é arrumar um. Sei que esse tópico já foi criado, mas a verdade é que os preços estão bem salgados, principalmente os pedidos pelo pessoal do Sul.
Eduardo Merege
04/01/2008, 03:05
All,
Já tive Willys, Javali e estou com o Engesa ha 4 anos (parece que foi ontem) e não o troco por outro jipe!
Uso o carro no dia a dia ( uns 500 km/semana) e em trilhas nos fim de semana, o conforto é absurdo, com o CA então nem se fala! Além da incrivel estabilidade dele nas trilhas, em inclinações laterais, decidas, erosões.... a suspensão trabalha e a carroceria sempre está nivelada e estável (pra quem não conhece o carro pode ser perigoso, mas com o tempo e a experiência você aprende a "ler" o que o carro está fazendo e os limites do mesmo.) .
Enfim.... sou 100% Engesa. e com CA :mrgreen:
[]'s
Bárro-Acre
04/01/2008, 04:04
TENHO UMA X TERRA COMPLETA, UMA RURAL ''CANINANA" 4x4 SÉRIE ESPECIAL 1976 MUITO NERVOSA E UM JEEP CJ5 1962 MUITO RESPEITADO. BOM JÁ ANDEI EM TRILHA PESADA C/ ENGESA E TE DIGO É TÃO BOM QUANTO A MINHA RURAL.
Caro amigo Bárro-Acre!!
Bem vindo ao fórum!!!:concordo:
Não querendo corrigi-lo, acho que o que pretendia digitar seria outra coisa!:shock:
ANDEI EM TRILHA PESADA C/ ENGESA E TE DIGO É TÃO BOM QUANTO A MINHA RURAL
Penso eu que queria transmitir o seguinte pensamento...
...Que sua Rural é tão boa quanto um Engesa!:putz:
Será que não seria essa a idéia?
Bem, bricadeiras à parte, seja bem vindo!
Abraços.
Kim.
Daniel Engelbrecht
04/01/2008, 11:05
Pinhal,
em relação a peças, vc diria que é mais fácil arrumar para Engesa ou para Samurai?
Pinhal,
em relação a peças, vc diria que é mais fácil arrumar para Engesa ou para Samurai?
Olha só Daniel,
Eu não sei aí no Rio, mas pelo menos aqui em São Paulo não encontrava dificuldades com nenhum dos dois.
Em SP, para peças de zuki tem a Suzucar, Japan e Alternativa. Fora a RC4x4 que faz um monte de acessórios e adaptações pra Zuki e o meu Samuka "passava" sempre por lá.
Peças de Engesa tem a Rota4x4. Mas como o pessoal falou, tem muita peça do engesa que é de carro comum, fácil de achar em qualquer autopeça, você só tem que ter paciência de levar a peça lá e ficar procurando uma igual. No meu caso quem fazia isso para mim era o Reinaldo, da Motorlodge, a oficina que mexia no meu Engesa.
Peças mais específicas Engesa, como semi-eixos por exemplo, você acaba ficando na mão da Rota4x4. No casos dessas peças o preço é um pouco mais alto que as de Samurai, mas nada absurdo!
[]'s
Daniel Engelbrecht
04/01/2008, 14:25
Aqui no Rio não tem nada para Samurai, assim como não deve ter para Engesa (se eu estiver errado, alguém me corrija). Eu sempre que preciso recorro a uma dessas três lojas que vc citou (Suzucar, Alternativa ou Japan, que têm preços similares). Eles colocam no correio e no dia seguinte está chegando. Deve ser o mesmo esquema com a Rota 4x4.
Fica no rio a maior (e única) distribuidora de peças engesa do Brasil (que fornece para o Exército): A Universal.
Só que eles só vendem através da Rota 4x4 que fica em SP.
Daniel,
É isso mesmo que o Caveso disse.
Aí no Rio tem a Universal, só que eles não vendem diretamente pra pessoa física.
Uma vez consegui o telefone deles e liguei pra ver se conseguia comprar um semi-eixo diretamente, a princípio disseram que eu devia procurar a Rota, mas depois de um pouquinho de argumentação eles até concordaram de me venderem faturando pela pessoa jurídica da minha empresa, mas tinha que mandar um monte de documentos para cadastro, dava um trabalhão e a diferença no preço era pequena e não justificava o trabalho todo....... foi mais fácil comprar na Rota mesmo.
O Igor tem o mesmo esquema de enviar peças por correio.
No caso específico de semi-eixos a Enfer, uma metalúrgica do Sul, fabrica os originais até hoje e revendem através do Igor da Rota4x4, então semi-eixo de Engesa é difícil de não encontrar.
Como eu lhe falei muitas peças do Engesa são de carro normal, no entanto a manutenção de um Engesa é mais cara do que a de um Samurai. Vou te dar um exemplo, certa vez troquei a embreagem do meu samurai, coloquei uma de Santana 2000 (meu samuca tinha câmbio de chevette) paguei menos de R$200 no kit. Do Engesa nunca precisei trocar, mas a embreagem do engesa, pelo menos do meu, é hidráulica, provavelmente de D20 ou Opala, ou algum outro carro maior, com certeza esse kit de embreagem custa bem mais que uma de Santana.
Isso é só pra vc entender do que eu to falando quando digo que as peças de Engesa são mais caras que de Samurai.
Mas em compensasão um Engesa vale mais que um Samurai, ainda mais se for diesel, aí vale quase o dobro de um samurai, então a manutenção acompanha o valor do jipe.
Seria o mesmo que você ter um uno e trocar por um omega, com certeza a manutenção iria sair um pouco mais cara.
Mas não se assuste, é difícil um Engesa quebrar....... hehehe
[]'s
Daniel Engelbrecht
04/01/2008, 19:03
Na verdade embreagem, semi-eixos e coisas do gênero nem preocupam tanto, porque é raro ter que trocar. Agora, e as peças que a substituição é mais freqüente, tipo componentes de freio, rolamentos, retentores, calços, como fica? Será que são mais caros que os originais Suzuki?!
Sobre a Universal, de repente eles fornecem para alguma loja do Rio, será que não? Ou será mesmo só a Rota 4x4?! Que privilégio!
CARLOS SIQUEIRA
04/01/2008, 22:14
Daniel, como você está tentando, troquei um Niva(no seu caso Samurai), por um Engesa F1. Fui a Juiz de Fora duas vezes para fechar negócio. Aos poucos já montei várias coisas com ajuda do pessoal aqui do Fórum. Não ficou barato, mas do jeito que eu queria.
Com relação a UNIVERSAL, o Flávio, que tive o prazer de conhecer em uma visita do Igor da ROTA 4X4, aqui no Rio, em uma avaliação do material disponível em seu estoque, que é enorme, tem a limitação de fazer vendas diretas a pessoas físicas, pois a carga de impostos que paga devido ao tipo de cadastro da empresa, é altíssima, sendo mais fácil fazê-lo pela ROTA, com envio pelo correio ou transportadora, sendo possível contacta-lo até por rádio NEXTEL.
Quanto aos rolamentos, troquei paraticamente todos, inclusive da caixa de transferência, levando como amostra os usados em loja especializada.
Resumindo, estou plenamente satisfeito, nestes quase dois anos de aquisição e menos de um de direção, pelo veículo e pelos vários amigos que fiz e continuo fazendo dentro e fora deste forum.
[ ]'s, boa escolha:concordo:, se quiser mande seu telefone para contato por MP, para mais detalhes.
Carlos Siqueira
Daniel Engelbrecht
08/01/2008, 15:40
Pois é, Carlos, estou começando agora a dar uma olhada nos Engesas, mas não tenho pressa, o Samurai me atende bem. Com calma eu vou vendo.
A princípio, estou vendo se acho algum próximo do valor da tabela Fipe (que já é o valor de mercado), e não por preços "superfaturados", como tem predominado.
Não são os Engesas que estão superfaturados.
É a FIPE que não soube definir um preço justo para o que o jipe vale.
paulosotello
09/01/2008, 16:56
Meu .... sou apaixonado por engesa ... acho um tesão de jipe.... o melhor na minha opnião... MAS TA CARO TER UM ...
com a mesma grana vc compra muita coisa....
eu tive 5 ENGESA .. O ULTIMO TAVA ANIMAL .. só vendi pq um camaraDa pagou muito bem ...e pq eu sabia que nunca mais venderia pela aquela grana toda....
Ai peguei uma LAnd 01... "com a grana do engesa praticamente.. " só que a land é 13 anos mais nova...
MINHA OPNIÃO..... SE VC CURTE , QUER FAZER TRILHA ... VAI DE ENGESA, PQ NÃO TEM COMPARAÇÃO. É VALENTE PRA BURRO ..
MAS SE QUER VIAJAR.. expedição ..... PEGA OUTRO... qeu não tenha que adaptar muito ...
SÓ TE DIGO UMA COISA "O QUE É DE GOSTO, É O REGALO DA VIDA".......
EU AINDA VOU TER OUTRO ENGESA... RSRS
[]S
thiago-nit
23/01/2008, 21:15
Olá,
eu ando escolhendo uma viatura......e tá difícil.
Não tenho muita grana, e estou no dilema:
ou fico com meu carro de passeio e compro uma cj barato e reformo aos poucos
ou vendo o de passeio e compro uma viatura que dá para fazer tudo e andar no dia-dia.
Será que com 26.000 a 30.000 consigo um bom Engesa? e dá para as 2 coisas.
Eu gosto muito do Engesa, pois parece um carro sem frescura, robusto, isto é que conta.
abçs
continuando a discussão, vale a pena ter um engesa?
pra mim vale...
zguilherme
06/08/2008, 18:07
cada centavo... apesar de nao ter nada por centavos nele hahahahaha.
a satisfacao eh unica.
Francesco Carbone
07/08/2008, 11:16
Se vale a pena????? hehehe.........Eu não tenho dúvidas........Gastei mais na minha engesa do que em meu carro de rua........E prefiro andadar de engesa do que qualquer outro carro.......Acho que devíamos mudar esse tópico colocando fotos que expressam a satisfação de ter um ENGESA....
Francesco Carbone
07/08/2008, 11:30
Olha só o que um Engesa pode te proporcionar
Francesco Carbone
07/08/2008, 11:43
Alguém tem alguma dúvida????? Primeira fotinho da mensagem anterior é no Buraco do Camel em julho/08....Demais fotinhos, Lençois Maranhenses em abril/08
Daniel Cecílio
11/08/2008, 16:36
Caros, pergunta prática e filosófica ao mesmo tempo?
Será que vale a pena ter um Engesa para o dia-a-dia, mesmo a pessoa nunca tendo andado em um jipe, só pelo simples fato de ser um profundo sonho de possuir um veículo que pode te levar onde outros não te levariam e pela beleza deste?
Grato pela atenção.
Daniel
guilhermeabreu
11/08/2008, 18:27
DANIEL CECÍLIO
BIMBA , acertou na mosca , o ENGESA foi projetado FILOSÓFICAMENTE para VOCÊ .
Este teu SONHO será realizado por inteiro , o ENGESA para o dia/dia e para quem gosta de aventura , conforto , garantia de chegar em qquer lugar é ELE mesmo .
Para vc ter uma noção DANIEL , o ENGESA é mais macio que a maioria dos automóveis brasileiros , OLHA SÓ O QUE ESTOU DIZENDO , não só dos populares não .
Tenho uma HILUX SW4 que adoro , não vendo por dinheiro nenhum , esta SW4 é mais dura do que meu ENGESA , ou seja : de qquer ENGESA .
A suspensão dele é fantástica , vc passa nos buracos das ruas ele absorve as irregularidades do piso com uma excelencia que vc nunca viu , por maior que seja o buraco , A SUSPENSÃO NUNCA CHEGA NO FIM , já os automóveis , qdo bate num buraco um pouco maior a suspensão bate no fim e dá aquele soco característico .
Tenho esta SW4 , um CORSA e este magnífico ENGESA . Só ando nele na cidade e no trabalho que todos os dias trabalho fora da cidade 60 km , pego estrada de terra e asfalto , ele fica sempre sujo e empoeirado , mas firme , macio e silencioso , não bate nada , ATÉ PARECE CARRO 0kM . Na estrada de terra parece que esta andando no asfalto anda lisinho .
Vc tem que fazer um teste drive em um para ter a noção real da coisa . Peço a vc em fazer este teste drive em um que esteja em bom estado , pq qquer carro mal tratado e judiado sem as manutenções básicas , fica ruim de usar .
A minha opinião tb não vale muito pq sou apaixonado no meu ENGESA , comprei ele num leilão e AJEITEI do meu modo .
Hoje ele tem :
Motor díesel , dir. hidr. , ar cond. , freio a disco nas 4 rodas , capota de fibra , tanque de 90 l inox , som , enmbreagem hidr. , eixo flutuante na traseira , etc etc etc e tal .
Daniel Cecílio
12/08/2008, 12:09
Caro Guilherme, bom dia.
Já acompanho a um tempo o fórum e já li algumas vezes você dando provas de sua paixão pelo Engesa, como por exemplo para o amigo RMendes e seu lindo jipe. Mesmo assim, suas palavras me surpreenderam. Ao invés de julgamentos como "quer um Engesa e talvez não faça trilhas?", só li palavras motivadoras que me fazem aumentar ainda mais minha paciência para a chegada do momento que terei condições de realizar meu sonho.
Grato por isso. A propósito, entrei no frota e vi seu jipe. Lindo! Parabéns.
Abraços :palmas:
Daniel
guilhermeabreu
12/08/2008, 18:32
CARO AMIGO DANIEL CECÍLIO
É por aí mesmo .
Tenho um irmão que mora aí pertinho de vc em JUNDIAÍ , faz tempo que não o visito , qdo for aí visita-lo , digo pra vc , caso ainda vc não tenha comprado ainda , vc poderia fazer um teste-drive no meu , quem sabe ísto não possa acontecer ?
Estou a sua disposição.
ABRAÇO .
Daniel Cecílio
12/08/2008, 19:45
Caro amigo Guilherme, é só me avisar e vou a Jundiaí conhecer você e A Máquina. Bem que dizem que esse mundo do 4x4 é também para fazer amigos... Olha, é mais provável você visitar seu irmão primeiro do que eu comprar o Engesa, a não ser que uma surpresa econômica domiciliar aconteça por aqui. :lol:
Quero saber se posso trocar algumas idéias com você a respeito de Engesa, Toyota (SW4, Bandeirante) e outros jipes que você tiver conhecimento? Faz parte do meu estudo para fazer a compra CERTA do jipe que atenda mais as minhas necessidades/expectativas. Se você tiver um e-mail ou preferir as mensagens privadas acho melhor, pois serão algumas perguntas meio básicas que não tô querendo machucar os "ouvidos" do pessoal com assuntos já meio batidos. Fica tranquilo se você não puder.
Um abraço.
Daniel
Daneil, aqui está em casa, pode abrir seu coraçãozinho que escutamos...
Às veses tacamos umas pedras, mais são com carinho!!!!!
Abraços.
Kim.
guilhermeabreu
12/08/2008, 23:10
Ê KIM
Tá sumido em cara , não é pq vc esta meia bomba com o seu que tem que sumir né ?
AMIGO DANIEL CACÍLIO
Vou mandar meu e-mail por MP pra vc agora .
ABRAÇÃO A TODOS
R-Mendes
13/08/2008, 10:51
Peraí, peraí, peraí... Eu não disse ainda se vale a pena ou não. Bem... Vejamos... Mesmo que você ou alguém coloque N defeitos no Engesa, ao menos uma vantagem você pode dizer com convicção: o jipe impõe medo no resto do trânsito. Depois que passei a andar nele, ninguém nunca mais ousou levantar o dedo ou businar quando estou lento no trânsito, quase sempre brigando com o Clark.
guilhermeabreu
13/08/2008, 13:52
AMIGO R-MENDES
O cambio dele , é questão de tempo , ele é meio duro mesmo . pois tem que ser né , o BICHÃO é BRUTO , o cambio tb tem que ser .
Mas com o tempo vc acostuma , eu mesmo nem preciso de embreagem para mudar de marcha de tão fácil que é , ele é duro , mas é muito preciso .
DESDE QUE VC NÃO USE A 1ª MARCHA E TENHA QUE PASSAR A 2ª RÁPIDO , aí complica , qdo eu faço ísto , da 1ª marcha para a 2ª marcha qdo preciso fazer ísto RÁPIDO , ATÉ HOJE ENTRA A 4ª MARCHA E NÃO A 2ª COMO DEVERIA . Mas ísto é muito difícil de acontecer pq vc usa desta forma poucas vezes .
Ex: Qdo vc esta rebocando outro jipe numa subida muito íngreme , vc sai de 1ª e qdo passa a 2ª e entra na 4ª o ENGESA enforca o motor e ele morre , dai , tem que começar de novo usando a 1ª , neste caso eu até prefiro usar a 1ª marcha até sair desta situação , qdo chego no plano saio com ele de 2ª mesmo como é de costume .
Outro ex. que aconteceu recentemente lá em IBITIPOCA , estávamos em um comboio andando bem devagar e tinha subidonas íngremes , não estava fazendo força mas era íngreme , daí que na velocidade que andava , era muito devagar para andar de 2ª marcha , aí eu colocava a 1ª marcha que é muito reduzida , logo logo pedia a 2ª marcha , SÓ QUE PARA AQUELA VELOCIDADE A 2ª marcha era longa demais , então eu tinha que passar a 2ª rápido para não perder velocidade , DAÍ FICAVA SOFRENDO PQ ENTRAVA A 4ª MARCHA E O BICHÃO MORRIA . Daí como tinha a opção de colocar a REDUZIDA , pq tenho a T-CASE da BAND , pronto , ACABOU A AGONIA , andava de 2ª reduzida qdo andava bem devagar e qdo aumentava um pouco a velocidade colocava a 3ª reduzida e voltava para a 2ª sem problemas .
Logo , como agora tenho a T-CASE da BAND , não tenho mais este problema , pq coloco a alvanca de tração em posição de 4x4 reduzido e saio de 2ª marcha sem problema , o BICHO vira um trator .
Esta observação inicial , é SÓ PARA QUEM TEM O ENGESA COM A T-CASE ORIGINAL , ou seja o CAMBIO e a T-CASE original , pois a T-CASE original do ENGESA não tem a REDUÇÃO , só tem TRAÇÃO 4x4 SEM REDUZIDA .
O resto vc já sabe , é só alegria .
ABRAÇÃO
Daniel Cecílio
13/08/2008, 21:15
Caro amigo Kim, tudo tranquilo? Posso abrir meu "coraçãozinho" :grin:, mas pedras doem, mesmo quando jogadas com carinho. Mas valeu pela abertura!:concordo:
Abraço
Daniel
Amigo Guilherme, vi sua mensagem privada. Te ligo em breve. Grato mais uma vez pela atenção.
Abraço
Daniel
Será que nao compensa mias um troller a diesel a um engesa?
De Paris
14/08/2008, 15:12
Pessoal.
Também tenho esta dúvida...
Será que vale a pena?
Só que pra mim é ao contrário.
Recentemente adquirí um Troller 2008 para o dia a dia, pensando, também, em utilizá-lo em trilhas. E foi o que eu fiz. O Troller mandou bem nas trilhas que fiz (algumas pesadas).
Daí que o engesa tá parado na garagem a 3 meses......
O que vocês acham, vendo ou não vendo?
De Paris
Angelo T. P.
14/08/2008, 16:00
Será que nao compensa mias um troller a diesel a um engesa?
Eu penso o seguinte: com um Troller eu teria que pagar IPVA.. dependendo do ano por volta de 1500 reais ou mais, fora o seguro, uns 1000 reais + ou- acredito eu.
Com esses R$ 2500 por ano, eu faço a manutenção do meu Engesa e os upgrades :mrgreen: além de ter um jipe "pau pra toda obra"! :dance:
Eduardo Velo
14/08/2008, 17:56
Eu penso o seguinte: com um Troller eu teria que pagar IPVA.. dependendo do ano por volta de 1500 reais ou mais, fora o seguro, uns 1000 reais + ou- acredito eu. Com esses R$ 2500 por ano, eu faço a manutenção do meu Engesa e os upgrades :mrgreen: além de ter um jipe "pau pra toda obra"! :dance:
Angelo , pra um Troller na faixa de R$ 40.000,00 o seguro é em média de $ 5.000,00 ...
Agora vamos fazer as contas novamente ... rsrs ... 4% IPVA - 1.600,00 + seguro - 5.000,00 = 6.600 / ano ... melhorou o up-grade ???
Já andei em Troller , Band , Defender 90 / 110 / 130 , Hilux , L200 ... ainda prefiro o Engesa pra viajar por causa da suspensão e acomodação do motorista ... a Hilux seria um 4x4 a se pensar ... mas é muito visado pelos amigos da políca ...
Pra trilha média o Engesa é muito bom , mas pra pesada prefiriria um samuca ou CJ3 ... por isso nem faço ... rsrs , só se for a pé ou de Zeca ... rsrs ...
abs ...
Angelo T. P.
14/08/2008, 18:14
é.. eu to por fora mesmo de seguro hahaha
com esse valor da pra reformar meu Engesa todo ano!! :lol:
guilhermeabreu
15/08/2008, 15:00
DE PARIS
Tudo é questão de GOSTO e de POSSE$$$$$$$$$$$$$$ .
O ENGESA , é pau pra toda obra , vc soca sem dó , E SE QUEBRAR o conserto fica bem em conta e se ficar alguma coisa um pouco torta , vai levando assim mesmo pois ele é um caro para ísto mesmo , se a lata ficar um pouco desalinhada não tem muito problema .
MAS no caso do TROLLER , é bem diferente , vc tem que mante-lo sempre com o aspecto e a mecanica compatível com o ano dele que é 2008 , a não ser que o cascalho $$$$$$$$$$$$$$$ não seja o seu caso , ísto é : se vc tem grana para manter o TROLLER sempre em dia e vc gosta dele , acho que pode vender o ENGESA , mesmo sabendo que o TROLLER é um EXCELENTE 4x4 , DÁ DÓ em botar ele para socar .
SE EU FOSSE VC , E POR MAIS DINHEIRO QUE EU TIVESSE , NÃO SEI SE É O SEU CASO , NÃO COLOCARIA O TROLLER PARA SOCAR/MOER E NÃO VENDERIA O ENGESA , DEIXAVA ELE SÓ PARA MOER MESMO .
Esta é minha opinião . E boa sorte em sua escolha .
ABRAÇO .
De Paris
16/08/2008, 14:32
Olá. guilherme.
Na verdade não é uma questão de $, já que, pelo menos agora, eu não estaria precisando vender o engesa para pagar o troller, embora umas latinhas a mais na minha conta não faria mal nenhum.
A idéia inicial, quando comprei o troller, era essa mesma, usar o troller para passeio ou trilha leve o engesa para moer.
Mas as trilhas que temos feito (com o pessoal do jipe clube que pertenço) permite diversão com o troller sem maiores riscos de quebra ou batidas (dunas, banhados, arrozais....) e me dá pena ver o engesa parado.
Ah, tem a questão do deslocamento, que com o engesa (pelo menos o meu) é mais complicado.
[]s
De Paris
De Paris
16/08/2008, 14:33
EDUARDO:
Paguei R$2.400,00 de seguro total no meu troller (claro que com bonus e perfil bom)
O IPVA aqui é 3%
e"acho" que o engesa se da muito melhor em trilha pesada do que um samuca
[]s
De Paris
guilhermeabreu
16/08/2008, 19:11
DE PARIS
É realmente no seu caso de trilhas leves e médias , o TROLLER tira de letra e não irá quebrar nada mesmo , pq ele é muito bom e resistente .
Já com o seu ENGESA como ele esta com estes BRUTAIS pneus , realmente fica difícil um deslocamento mais distante , a solução seria colocar pelo menos uns BF MUD que daria para andar bem no asfalto e +- na trilha , mas ísto é com vc .
Na realidade se vc nunca for fazer uma trilha pra MOER , não justifica ter estes dois MARAVILHOSOS 4X4 ao mesmo tempo .
E seu ENGESA esta BRUTO DEMAIS , MUITO LINDO . PARABENS PELOS SEUS 2 4X4 .
ABRAÇO
Eduardo Velo
17/08/2008, 07:49
EDUARDO: Paguei R$2.400,00 de seguro total no meu troller (claro que com bonus e perfil bom) O IPVA aqui é 3% - e"acho" que o engesa se da muito melhor em trilha pesada do que um samuca []s De Paris
Como é bom morar longe da roubalheira que é esse Estado ... não é a toa que é o mais rico do país ... aqui IPVA é 4% e o seguro de um Troller sem perfil bom fica entre 11 e 12 % do valor ... com perfil muito bom chega a 8 % ... isso de for novo ... as picapes diesel acompanham mais ou menos esse perfil ...
Acho o Engesa muito pesado , se colocar bloqueio com pneuzão , quebra alguma coisa ... , já um Samuca ou CJ3 mesmo com pneuzão e bloqueio tem melhor desempenho por ser muito mais leve ... meu Fase 3 chega quase a 3 Ton. de peso , é um verdadeiro rolha de trilha , ja ficamos mais de 6 hrs pra desatolar de um riozinho e só tinha entrado a frente do bixo ... ja quebramos muitos cabos de aço tentando tirar Engesa cravado na lama e um Samuca ou CJ3 sai muito mais fácil ...
abs ...
Ralado/SP
18/08/2008, 10:16
Edu,
acho que a solução pra descaracterizar "o tranca trilha" é deixar um pouco do peso fora do carro ( ou espalhar em outros carros ), outro dia li que só as caixas de ferramentas que vc leva pesa mais que um cunhado barrigudo. rsrsrsrs
Brincadieras à parte... estourar cabos de aço com tanta frequencia???? que guincho tens e que cabo utiliza, pois tenho um amigo que tem uma jordânia, que usava 35 polegadas e atualmente usa dupla rodagem nos dois eixos = 8 pneus ( o Adrenalina, vcs já trocaram idéia. Ele tem uma jordânia da mesma cor que a sua ) e nunca tivemos quebra de cabo... tudo bem que ele já fritou o guincho dele umas 3 vezes, mas nunca quebramos os cabos, nem o meu nem o dele.
Quanto as horas pra tirar o Jordânia quando ele "empaca", nem me lembre... uma vez ficamos umas 3 horas puxando e nada, como era noite e estavamos dentro da fazenda de um amigo deixamos o grandalhão amarrado por cintas e ancorado no meu engesa ( que estava marrado em uma árvore) e fomos jantar e dormir. No dia seguinte tivemos que colocar o guincho dele puxando pra frente e pra cima ( em uma árvore num barranco) o meu guincho puxando ele pra cima ( içando o carro ) e duas toyotas puxando pra frente em trenzinho.
Ô trêm pesado....
Abraçones
Ralado
Eduardo Velo
19/08/2008, 13:05
Ralado , qdo peguei a vtr estava com pneus 33" Mud , trocava rolamentos com menos de 3000 km rodados ... não era visível que o rolamento estava ruim eu que desmontava o cubo e via que estava todo marcado , gaiola com folga , marca de ter rodado no eixo ... se fosse só mexer na roda não dava pra perceber , o ruido do Mud não deixava perceber nada nos rolamentos ... só erguendo e girando dava pra escutar um chiado bem bx ... os diant. sofriam mais que os tras. , mas todos eram trocados com pouco tempo de uso ... depois que apelei pros 31" ainda não tive que trocar nenhum rolamento ... isso faz mais de 3 anos ... abro pra manut. sempre , mas só troco graxa , semana passada foi a vez de vist. nos tras. aproveitando que troquei as molas , afinal tirando a roda são só 4 parafusos ... , muito mais simples que os diant. , tinha um retentor int. estourado e só ... troca de graxa e vamu que vamu ... não coloco 33" de jeito nenhum , muito menos 35" ... mas pode ser questão de sorte , qdo todos elogiavam a marca VW nos anos 80 , foram os piores carros que tive , peguei até trauma dessa marca ... rsrs ... , tive um Premio por 1 ano rodando muito com ele e só pude elogiar , qdo todos metiam o pau na Fiat ... vai entender né ...
Ralado/SP
20/08/2008, 12:06
isso é fato... tanto o lance dos pneus quando o risco de ter sorte com as marcas... Alem de cada carro ser um carro tem o lance dos nossos carros terem características próprias e várias adaptações.
Os pneus concordo com vc em gênero, número e grau... tanto que tenho um jogo de 35 que está no chão à um tempão pois só montaria no carro quando tivesse com os flutuantes ( agora já estou prestes à colocar ). Mas é notável o desgaste pre maturo dos rolamentos com os pneus "BIG". Minha engesa com pneus 275x75X16, que vc me ensinou a fórmula de conversão, que corresponde à 31 pol. nunca quebrava as pontas e nem tinha desgaste constante de rolamentos, já os outros amigos que usavam os 30 e muitos não tinham essa tranquilidade...
Mais ainda acredito que a maior dificuldade do seu carro nas trilhas é que vc anda com uma oficina inteira no portamalas... rsrsrsrsrssrs elevando muito o peso do carro.
Cabelo F1
20/08/2008, 13:26
Oi galera, tenho em meu Engesa F1 o pneu Baja 33", ainda não tenho eixo flutuante que será minha proxima aquisição.
No meu ponto de vista a medida maxima de pneu no (F1) é o 33" tendo como referencia o entre centro de eixos serem menor e mais leve que os outros modelos de Engesa, seguindo a colocação de nosso grande colega Edu Veloso, sempre fasso uma preventiva após uma trilha, (roda livre, rolamentos, diferencial ...), estou rodando a 3 anos, nunca tive problemas com os rolamentos, sera sorte?.
Finalizando eu acho muito relativo sugerir um tamanho de pneu, pois cada pé é um pé e cada cabeça é diferente da outra, rsssss.
sds
Cabelo f1
Eduardo Velo
20/08/2008, 15:13
Ralado , flutuante no eixo tras. ok , mas e o diant. ?? o cubo de roda do Engesa é o mesmo do CJ e da maioria dos 4x4 ... o rolamento é o mesmo pra todos ... só lembrando que a Agrale tem o Marruá que está saindo agora e poderia ter uma tecnologia melhor , mas usa o mesmo cubo e o mesmo rolam. , vê se eles arriscam sair de fábrica com pneus 33" ...
O Rosnel fez alguns Envesas com eixos de F1000 4x4 , os rolamentos são um pouco mais largos que os outros 4x4 e o munhão é fera , parecido com do Wrangler , mas pra achar uma jóia dessas não é fácil ... o Bigua colocou de F250 4x4 , além de ser dificil achar é bem caro ... depois ainda tem as manutenções ... mas gosto é gosto né ... rsr ... é por isso que a gente paga uma fortuna pra ter um Engesa ... , então ...
Ralado/SP
20/08/2008, 18:21
OPS... esqueci de citar, meus eixos atuais são de TOY. Mas é sempre bom usar o bom senso tem cara que pensa que pode socar a bota com pneu grande, bloqueio, motor mais forte... aí quebra mesmo. Esses dias mesmo estav falando com um cara que vou precisar de um tempo pra aprender a usar a nova configuração do carro antes de partir pra trilha pesada novamente.
O povo acha que basta montar tudo direitinho e depois socar o pé que o reforço que foi feito dará conta... na minha familia tem um que curte pista, ele conta que logo que blocou o V8 ele quase capotou 2 vezes no dia que instalou. Sempre temos que acostumar com a configuração atual, pra depois pensar em "brincar". Recentemente apareceu um CJ numa revista especializa: lindo e completão, andei com o cara antes do carro estar comcluido como na época da revista, o proprio comentou que estava se acostumando com o carro pois agora era outra viatura... coisa de um ou dois meses o jipe estava capotado, pois o cara quiz tirar o máximo sem ter o "carro na mão".
Abraçones
Ralado
Eduardo Velo
20/08/2008, 19:57
Ralado , que eu saiba os rolamentos de roda da Band são os mesmos da Engesa , CJ , Samurai , Javali ... a vantagem é o diferencial ... cansei de ver picape Band com eixo diant. quebrado na beira da estrada , usando pneus originais ...
De qqer maneira é bom ir devagar até ter confiança na vtr ...
abs ...
guilhermeabreu
20/08/2008, 22:55
Esta característica de quebrar carro em trilhas é peculiar de cada um , cada um tem a sua sensibilidade PRÓPRIA de ver e transpor os obstáculos quebrando ou não o carro .
É como na FORMULA-1 , O SENA e o ALAN PROST e o EMERSON dificilmente eles quebravam o equipamento , já o NIGEL MANSEL , vichemaria .
Eu não me lembro do dia que voltei para casa rebocado em uma trilha que fiz , e olha que sou pé pesado , mas na trilha uso toda a minha sensibilidade para não quebrar , já fui até chamado de medroso , mas aguentei a onda , pois se fosse fazer gracinha para eles , EU É QUE TERIA QUE BANCAR O ONUS . Neste caso que estou falando , foi numa travessia de rio com 1 metro dágua , só eu que estava sem snorkel , se tivesse atravessado , SERIA CALÇO HIDRÁULICO NA CERTA .
Outro amigo com uma BAND zerada , foi fazer gracinha por estímulo dos outros , para mostrar que era macho , deu calço hidráulico e morreu em R$6.000,00 e depois todo mundo ficou com pena dele , mas ninguem ofereceu $$$$$$$ para ajudá-lo , e comentaram ainda : como é que pode ele ter tentado atravessar aquele lugar sem snorkel ?.
O meu ENGESA com pneus 33" e eixo traseiro original , teimava em quebrar ponta de eixo e rolamentos , o EDU VELO viu de perto , AGORA ESTOU COM FLUTUANTE NA TRASEIRA e acabou o problema .
MAS GOSTO É GOSTO E TEMOS QUE RESPEITAR O GOSTO DE CADA UM .
Ralado/SP
21/08/2008, 10:05
não sabia que os rolamentos são os mesmos... comprei TINKEM pros meus toy e paguei muuuuito menos que os que comprei pra camper???? Acho que fui ENGANBELADO pelo vendedor @#@#@#@#@.
Esse lance de colocarem pilha e´fogo... o grande segredo é seguir o seu ritmo e obedecer os seus limites. Mesmo assimeu capoto, imagine se não agir assim. srsrrsrsr
Abraçones
ralado
Francesco Carbone
25/08/2008, 12:50
Caros engeseiros.....
Fico surpreso com vossas declarações quanto aos rolamentos, bem como as quebras que vcs citaram.
A minha Joinha está com os eixos originais Dana 30 na dianteira e Dana 44 na traseira, flutuante, pneus 37"x 14,5 r 15 em rodas 10" e bloqueio 75% na traseira e nunca quebrei nehum rolamento. Antes eu andava de pneus 35" e sem flutuante e sempre com MWM 2.8 e bomba aberta
E faço trilhas pesadas como Buraço do Camel, Cachorro Louco. sem contar as viagens e deslocamento pelo asfalto.
Em abril desse ano, fomos para os Lençois Maranhenses e revisei os cubos de rodas e rolamentos onde só precisei trocar a graxa por cautela, tanto antes como depois da expedição. E andamos uns 500km de deslocamento por asfalto e mais uns 500 km de dunas, areias e travessias de rios.
Essa semana que passou, estourou a cruzeta do cardã traseiro voltando de Serra Negra. Foi constatado que não estava entrando graxa na cruzeta e ela estourou por trabalhar seca. Do resto, não tenho que reclamar do meu Canhão.
Uma coisa qe pretendo fazer quando precisar de fato trocar os rolamentos da diateira é fazer um trabalho de up grade que o Igor da Rota desenvolveu que é trabalhar o alojamento do rolamento dianteiro para colocar um maior e consequentemente melhorar a durabilidade e segurança.
Abraços
guilhermeabreu
25/08/2008, 18:18
AMIGO FRANCESCO CARBONE
Só a título de curiosidade , qual a relação de diferencial que vc esta usando ?
zguilherme
25/08/2008, 21:15
Carbone, explica melhor este sistema do igor fazendo um favor! abracos
Francesco Carbone
26/08/2008, 14:34
AMIGO FRANCESCO CARBONE
Só a título de curiosidade , qual a relação de diferencial que vc esta usando ?
Caro Guilherme.......estou usando relação 9x44
Caro Zguilherme......O trabalho feito nos cubos dianteiros é para colocar um rolamento maior do que o original da Engesa, sendo maior na largura ( pista ) e na altura, aumentando a carga suportada pelo rolamento e consequentemente poder colocar pneus maiores. MAs como eu disse anteriormente, só vou fazer essa modificação quando realmente precisar trocar os rlamentos, pois os de tamanho original estão aguentando bem.....
O que pode estar acontecendo , em alguns casos de quebra ou baixa durabilidade é referente a montagem dos cubos com regulagem de folga e carga errada, fazendo os rolamentos trabalharem com folgas erradas ( muito apertado ou muito solto).Nesse caso até com pneu pequeno a durabilidade será bem comprometida.....
Espero ter ajudado
Abraços
Eduardo Velo
26/08/2008, 20:51
O que pode estar acontecendo , em alguns casos de quebra ou baixa durabilidade é referente a montagem dos cubos com regulagem de folga e carga errada, fazendo os rolamentos trabalharem com folgas erradas ( muito apertado ou muito solto).Nesse caso até com pneu pequeno a durabilidade será bem comprometida...
No meu caso eu mesmo fazia a regulagem e faço isso ha muito tempo ... mesmo estando bem ajustado , conferido , reconferido ... os rolamentos diant. ficavam marcados pelos roletes ... era abrir pra conferir e constatar que as capas estavam marcadas , por isso nunca quebraram , trocava antes ... usava 33" Mud . O interessante é que qdo ficava por aqui pegando mais estrada de terra e trilha não acontecia nada , mas qdo rodava mais de 1500 km indo e voltando do Sul tinha que abrir e trocar os rolamentos ... depois que passei pros 31" AT só abro pra trocar graxa ... mesmo rodando muito mais que 1500 km ...
O questionamento maior meu é como saber se um rolamento é ou não Shing-ling ... esse que ta agora , que faz mais de 3 anos que coloquei , está escrito tipado , mas o ultimo jogo que tirei era escrito a quente ... falei com um meca sobre isso e ele falou que os 2 são originais e o que pode acontecer é firminha de fundo de quintal que recupera carcaça dos originais e coloca gaiola e roletes e vende como original e é muito dificil pegar ... talvez tive azar de pegar jogos de rolamentos recuperados ... vai saber ... rs
Esse cubo pra rolamentos maiores me interessa muito e sei de muita gente interessada tb ... o Igor ja ta fabricando ??? O pessoal da ensimec chegou a estudar isso , mas não sei no que deu ...
abs ...
Francesco Carbone
27/08/2008, 09:51
O Igor da Rota já está fazendo isso faz um bom tempo. Quando um cliente precisa trocar os rolamentos de roda dianteiros, ele indica essa opção, ainda mais quando se usa pneus grandes. É um trabalho definitivo feito no cubo por um torneiro especializado e o rolamento é de linha, sendo fácil de encontrar para reposição.
zguilherme
27/08/2008, 10:39
alguem sabe informar o preco desta brincadeira e quanto tempo demora? pq pretendo ir a SP quando minha viatura voltar da atlantida e quando tiver dinheiro denovo ehheheh, dai passo la no Igor pra fazer este servico. ENTRE OUTROS...
Amantes do Engesa,
Este carro não estaria muito supervalorizado em comparação ao conforto que um Cherokee ou Pajero proporcionam?
Sabemos que a manutenção destes dois não são tão baratas... Mas quando realmente feitas, são duraveis; e trazem uma série de itens de conforto, como air-bag e ABS entre outros, bem interessantes...
Os amigos poderiam dar um palpite o por que desta diferença que se não fosse real, seria surreal mesmo?
Com todo respeito, mas essa eu queria entender...
guilhermeabreu
24/09/2008, 00:09
PARATY
Com todo o respeito , não me leve a mal , mas quem gosta e tem ENGESA/CAMPER , gosta de COISA BRUTA mesmo , só em falar em ABS , me lembra SHOPING , VITRINE , AUTOPISTA , SMOKING , BAILE DE GALA .
Quem gosta de ENGESA/CAMPER , GOSTA DE ESTAR AQUI NESTE FÓRUM , gosta de pé no chão , graxa , estrada esburacada , lama , trilha , aventura , serra , mar , ar puro , acampar (CAMPER de onde será que saiu este nome? ) , SER LIVRE , reunir todo mundo num churras com cerveja/pinga , jogar conversa fora sobre ENGESA/CAMPER . Vou parar de falar senão vc irá correndo comprar um BAITA DE UM ENGESA OU UMA MARAVILHOSA CAMPER e curtir a vida como a gente .
ABRAÇÃO , venha para este grupo que vc nunca mais sairá , FUI!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
R-Mendes
24/09/2008, 00:33
Paraty, vou acompanhar o raciocínio do Doc Guilherme... Sabe porque o Engesa é 'supervalorizado'? Claro, porque é meio estranho um carro de 20 anos custar 30, 40, até 50 mil reais. Isso é preço de carro novo. E carro bom! Enfim, quem não gosta de Engesa não entende. Pode tentar explicar de tudo quanto é jeito, todo mundo pensa que você ou é doido ou é burro. Eu nunca tinha andado em um. A primeira vez que entrei dentro foi no banco do motorista, pra fazer um teste: tava comprando. Beleza... O futuro ex-dono no banco do passageiro me passando as coordenadas. Ligamos o 4x4 e me indicou um barranco na beira da rodovia pra subir. Eu falei 'vai tombar', ele 'não vai'. Eu insisti, falei que não tinha como, ia virar pra trás. Ele falou 'vai com fé'. Me agarrei ao Santo Expedito e acelerei. E ele subiu. Subiu sem muito alarde, na boa. Pensei... 'Que carro faz isso?'. Não encontrei resposta. Não é confortável como uma Cherokee. Mas quero ver alguma delas fazer o que esse jipe faz. Eu não sei, talvez até faz. Não tenho experiência nesse ramo. Mas acho meio difícil...
walter j riechelmann
25/09/2008, 17:55
A verdade tem que ser dita tem loco pra tudo ate pra comprar uma cheeroke:roll:
Abrs
Eduardo Velo
25/09/2008, 19:06
Os amigos poderiam dar um palpite o por que desta diferença que se não fosse real, seria surreal mesmo?Com todo respeito, mas essa eu queria entender...
Paraty , a compra de um Engesa não é uma tarefa tão fácil qto vc pode imaginar , fiquei mais de um ano com a grana na mão e não achava um que fosse do meu agrado ... isso já faz 8 anos ... nesse 1 ano vi Cherokee , Troller , Pajero , Wrangler ... como sou eu que faço a manutenção da vtr , minhas perguntas eram :
- É facil de achar as peças ???
- Da pra ficar com esse carro sem seguro ?? se tiver que fazer seguro , é caro ???
- Qual é o consumo e a autonomia ???
Como vc pode perceber , não perguntei nada sobre conforto , qto faz de 0 a 100 km/h , qual a velocidade max. ...
Os engesas que vi tinham um problema que na minha opinião é muito grave ... lataria em mal estado ... pra fazer a funeca perde muiiito tempo , depois ainda tem tapeçaria , eletrica , entre outras perturbações ... não adianta nada um engesa bom de mecanica pra mim , prefiro que esteja sem mecanica , mas muito bom de lata ...
Acabei comprando um Fase 3 que estava além dos meus sonhos ... depois veio a surpresa ... já fiz muitas viagens com ele e posso afirmar que é muito confortável , mais do que imaginava , anda entre 110 e 120 km/h na estrada na boa , anda mais do que eu esperava tb ... , faz entre 10 e 11 km/l de diesel , autonomia de mais de 700 km , acho economico pela vtr que é , não tem estrada ruim pra esse bicho , não tenho a menor preocupação de deixar ele em lugar nenhum , ja bati de frente com uma Pajero Full que destruiu a frente da Pajero e no meu não fez nada ... acabei empurrando 3 carros na Anchieta por falta de visão sem perceber , 2 tiveram que sair no guincho e no meu não fez nada ... faço seguro pra 3º com ass. 24h ... fica prox. de $ 400,00/ano ... vai ver o seguro e a franquia da Pajero , ou do Troller ...
Vc pode personalizar sua vtr depois como quiser , com o tempo ... colocar AC , Dir. e Embr. Hidr. , PX , PY , som , Guincho , preparar ele pra viagens longas , o meu ta bem preparado pra isso , posso ir pra qqer canto a qqer distancia sem nenhum problema ...
Vou te dar um conselho diferente do Doctor , não anda num Engesa nem numa Camper , senão vai ficar muito dificil vc decidir em não comprar um bixo desses ...
abs ...
A verdade tem que ser dita tem loco pra tudo ate pra comprar uma cheeroke:roll:
Abrs
Ge ainda tô tentando entender essa paixão - comparativamente, porque realmente o seguro e manutenção das outras não seriam as mais baratas... Mas ao meu ver - e sem querer levantar uma polêmica barata, só compreender mesmo, seria que o cobforto de um ar, a segurança do ABS e do Air-Bag, por um preço menor que Engesa do mercado do Rio de Janeiro, faz uma confusão na minha cabeça...
Repetindo, sem querer ser chato ou partidário, apenas querer entender... Porque acampar no mato, subeir e descer ladeiras e etc, todas elas fazem não é?!
E por que a compra da Cherokee seria coisa de doido?
Poxa tô tamondo meu Rivotril toda noite! :dance:
Abraços amigos do barro!
Em tempo: Ainda estou com um S10 CD V6 4.3 e na captura de um 4x4 para o dia-a-dia (com 2 filhas e a chegada de mais umA em jan) e para barrinhos tb! Será o Engesa???:pensativo:
guilhermeabreu
26/09/2008, 00:50
PARATY
Com certeza sim , será um ENGESA F-II ou F-III ,sugiro a vc a fazer contato com alguem aí do Rio que tenha um F-II andar nele , observar o tamanho e depois andar num F-III e ver qual tamanho ficará melhor pra vc , sabendo que um F-III será muitíssimo difícil de encontrar pra comprar pq fabricaram muito poucos .
Espero ter tirado um pouco de suas tensões e o RIVOTRIL estábem indicado pra vc , se demorar muito para vc decidir vai precisar de outra medicação mais pesada e se demorar mais ainda , já pode ir procurando uma vaga num sanatório ,rsrsrsrsrsrsrs .
O melhor remédio pra vc com certeza é um ENGESA .
PARATY , me deculpe as brincadeiras , vc é novo aqui e não me conhece direito , mas sou muito brincalhão , não me leve a mal .
ABRAÇÃO , e a opção do ENGESA não é brincadeira , é sério mesmo , procure algum aí para vc ter uma noção do que estamos falando .
Salviano
26/09/2008, 09:09
Paraty....
O meu...depois do que vi e andar no banco do motorista, decidi pela montagem do "zero", está em gestação ha 7 meses, em dezembro fica pronto.(Nasce)
Não tem como...Pra vc sair dessa dúvida, vou dar um conselho (è de graça) caro é o Engesa, mas vale centavo por centavo o que vc investir, e o sonho realizado como o meu e dos demais companheiros, não tem preço...
O conselho é o seguinte: Da uma chegadinha em SJCampos na "PERIGOSO PREPARAÇÕES" e veja lá, ao vivo e a cores, o que que é que tem lá....vc vai ter uma surpresa!
Pra matar a ansiedade...de uma olhadinha no Tópico "Fábrica de Sonhos" do Biguá.
[]s ancioso para por a mão no Engesa III " PERIGOSO"
Salviano - Campanha/MG
PARATY
Com certeza sim , será um ENGESA F-II ou F-III ,sugiro a vc a fazer contato com alguem aí do Rio que tenha um F-II andar nele , observar o tamanho e depois andar num F-III e ver qual tamanho ficará melhor pra vc , sabendo que um F-III será muitíssimo difícil de encontrar pra comprar pq fabricaram muito poucos .
Espero ter tirado um pouco de suas tensões e o RIVOTRIL estábem indicado pra vc , se demorar muito para vc decidir vai precisar de outra medicação mais pesada e se demorar mais ainda , já pode ir procurando uma vaga num sanatório ,rsrsrsrsrsrsrs .
O melhor remédio pra vc com certeza é um ENGESA .
PARATY , me deculpe as brincadeiras , vc é novo aqui e não me conhece direito , mas sou muito brincalhão , não me leve a mal .
ABRAÇÃO , e a opção do ENGESA não é brincadeira , é sério mesmo , procure algum aí para vc ter uma noção do que estamos falando .
Guilherme,
Valeu as dicas... Estou realmente procurando Engesa para conhecer, mas não aparece nada nos jornais...!
Brincar é o bom da vida!
Obrigado pelas palavras e conte comigo tb, por favor!
Paraty....
O meu...depois do que vi e andar no banco do motorista, decidi pela montagem do "zero", está em gestação ha 7 meses, em dezembro fica pronto.(Nasce)
Não tem como...Pra vc sair dessa dúvida, vou dar um conselho (è de graça) caro é o Engesa, mas vale centavo por centavo o que vc investir, e o sonho realizado como o meu e dos demais companheiros, não tem preço...
O conselho é o seguinte: Da uma chegadinha em SJCampos na "PERIGOSO PREPARAÇÕES" e veja lá, ao vivo e a cores, o que que é que tem lá....vc vai ter uma surpresa!
Pra matar a ansiedade...de uma olhadinha no Tópico "Fábrica de Sonhos" do Biguá.
[]s ancioso para por a mão no Engesa III " PERIGOSO"
Salviano - Campanha/MG
Salviano,
Se eu conseguisse esperar 7 semanas por um carro sem surtar já me consideraria um sujeito feliz e tranquilo! 7 MESES só em coma eu suportaria!
Vc é uma pessoa admiravel!
E fora dos meus padrões! He,he!
Sério: Parabéns pela dedicação!
Como não devo Passar por SJC, vc pode me dar uma palhinha do que acontece por lá?
Eduardo Velo
26/09/2008, 12:21
Repetindo, sem querer ser chato ou partidário, apenas querer entender... Porque acampar no mato, subir e descer ladeiras e etc, todas elas fazem não é?! :
Isso mesmo , todos fazem ... Land Rover , Cheroka , Pajero ... e muito mais ...
Aí vc tem que escolher um que seja o teu perfil ... talvez um Engesa não seja teu perfil ...
Ainda tem na lista a escolher -
TRacker Diesel - até 2002 , Tracker gasolina , Hilux , L200 , Sportage , Tucson , Ecosporte 4x4 , Band , Frontier ...
Não pego nenhum desses 4x4 pq não vão me dar o conforto e certeza que meu engesa me da de chegar em qqer lugar , além de eu mesmo poder mexer em qqer parte , tanto eletrica com mecanica dele , devido a facilidade de manutenção que os outros não tem ... Air Bag pode fazer falta , nem sei se tem como instalar , como é na direção e acima do porta luvas , não deve ser dificil ... é um item a se pensar ...
abs ...
Isso mesmo , todos fazem ... Land Rover , Cheroka , Pajero ... e muito mais ...
Aí vc tem que escolher um que seja o teu perfil ... talvez um Engesa não seja teu perfil ...
Ainda tem na lista a escolher -
TRacker Diesel - até 2002 , Tracker gasolina , Hilux , L200 , Sportage , Tucson , Ecosporte 4x4 , Band , Frontier ...
Não pego nenhum desses 4x4 pq não vão me dar o conforto e certeza que meu engesa me da de chegar em qqer lugar , além de eu mesmo poder mexer em qqer parte , tanto eletrica com mecanica dele , devido a facilidade de manutenção que os outros não tem ... Air Bag pode fazer falta , nem sei se tem como instalar , como é na direção e acima do porta luvas , não deve ser dificil ... é um item a se pensar ...
abs ...
Eduardo,
Realmente o Fórum está sendo de uma ajuda enorme!
Aqui eu vi mitos cairem como a fortaleza das lands ou o aspecto das L200 ou ainda o custo de manutenção de um Pajero... Ai confesso que o Engesa está sendo uma novidade total pra mim. Realmente não sou o tipo "faça vc mesmo" então não sei se é tipo certo pra mim, mas manutenção relativamente barata, e conforto no uso constante aliada a uma certa presença é um conjunto de itens que me chamou a atenção e confesso querer conhecer melhor este carro Eduardo.
Mas acho que pelo conjunto, as cherokees tb não chegam junto não? Honestamente?
Grande abraço pessoal!
(e mesmo que vcs não consigam me arrastar para ser um "Engesa", pelo menos já estão ganhando um admirador e amigo!)
Engesa tem manutenção simples e barata, ipva barato, é um carro duravel, de lataria, de mecanica, confortavel, espaçoso, eu acho bom.Essas coisas que os outros tem e ele nao tem, tipo tapeçaria, capota rigida, ar condicionado e etc é só ir colocando aos poucos e fazendo seu engesa.Acho que é isso que os proprietários fazem, tanto é que nao tem dois iguais.
Eu não acho loucura comprar cherokee nem outro carro qualquer, eu até não entendo porque o pessoal nao compra as antigas93/94 e poe motor de opala com caixa de d-20, ia ficar barato igual e uma carcaça bacana.
Salviano
26/09/2008, 19:14
Salviano,
Como não devo Passar por SJC, vc pode me dar uma palhinha do que acontece por lá?
A palhinha é aquela da mensagem....
Veja mais embaixo o tópico "FABRICA DE SONHOS" postado pelo companheiro BIGUA
Fabrica De Sonhos ( 1 2 3 4 5 ... Última Página) 23/09/2008
Um abraço,
Salviano - Campanha/MG
Eduardo,
Realmente o Fórum está sendo de uma ajuda enorme!
Aqui eu vi mitos cairem como a fortaleza das lands ou o aspecto das L200 ou ainda o custo de manutenção de um Pajero... Ai confesso que o Engesa está sendo uma novidade total pra mim. Realmente não sou o tipo "faça vc mesmo" então não sei se é tipo certo pra mim, mas manutenção relativamente barata, e conforto no uso constante aliada a uma certa presença é um conjunto de itens que me chamou a atenção e confesso querer conhecer melhor este carro Eduardo.
Mas acho que pelo conjunto, as cherokees tb não chegam junto não? Honestamente?
Grande abraço pessoal!
(e mesmo que vcs não consigam me arrastar para ser um "Engesa", pelo menos já estão ganhando um admirador e amigo!)
Caro Paraty!
Sou mais um suspeito para falar sobre um Engesa, pois tenho um...
Não importa se não é do tipo "faça você mesmo", depois que estiver com um, aprenderá e sentirá prazer em fazer, é algo que não há como descrever e escrever.
O primeiro Engesa que ví, comprei, vendi meu Willys e comprei, o bichão não estava em boas condições de uso.
Com o tempo, ganhou até AC.
No começo me chamaram de doido, depois todos queriam andar, subir barrancos, passar em alagados, ou mesmo pegar uma estrada...
Eu, na IMHO, (na minha humilde opinião), se fosse você nem conheceria um Engesa, pois dificilmente o eixará...
Como disse meu vizinho:
Seu jipe parece seu cachorro...
É tão feio que chega a ser bonito!
Olha a foto do Wody, um Bull Dog Inglês
Abraços.
Kim.
Cilon Carlos Heck
26/09/2008, 21:10
Rapaz, air bag num Engesa?
Qual seria a utilidade? Se andar com cinto de segurança, nunca vai pecisar do air bag.
Só se estiver pensando num air bag externo. Isso poderia ser uma boa pois aí então eu não tinha partido o poste no meio (e saí sem nenhum arranhão, só no bolso...).
Rapaz, air bag num Engesa?
Qual seria a utilidade? Se andar com cinto de segurança, nunca vai pecisar do air bag.
Só se estiver pensando num air bag externo. Isso poderia ser uma boa pois aí então eu não tinha partido o poste no meio (e saí sem nenhum arranhão, só no bolso...).
Tudo bem Heck...
Tava conhecendo a viatura... Mas tb não precisa avacalhar as leis da fisica né!!!
Cilon Carlos Heck
26/09/2008, 21:54
É, com o Engesa, quem fica sabendo sobre as leis da física é sempre aquele que está a sua frente: basta dar um sinal de luz que o motorista já jabe que dois corpos não podem ocupar o mesmo lugar no espaço, então é melhor ele ceder o espaço que ele está ocupando e rapidinho..:mrgreen::mrgreen:
Air bag de engesa é cinto de 4 pontos..... :mrgreen:
walter j riechelmann
27/09/2008, 09:10
Vcs ja imaginaram que interessante os airbags laterais para transpor um rio :dance: Isso pode
Abrs
Cilon Carlos Heck
27/09/2008, 10:42
Vcs ja imaginaram que interessante os airbags laterais para transpor um rio :dance: Isso pode
Abrs
Poder pode, desde que você também tenha um par de remos e uma âncora para a hora do Engesa flutuar. Sem bem que aqui já vi Engesa boiando sem air bag e o dono correndo pra amarrar ele numa árvore.:twisted::grin:
R-Mendes
27/09/2008, 13:01
Caramba, que negócio de airbag é esse?
rivotril para engeseiro é cachaça
abs para engeseiro é ele saindo de traseira quando freia(A Bunda(do engesa) Saindo=abs)quase todos saem de traseira.
air bag de engeseiro é seio de mulher boa
ar condicionado de engeseiro é vento na testa
Acho que cherokee deve ser carro bom.Mas pra quem tem as caracteristicas acima é engesa mesmo.
Sempre quis ter um ENGESA, porém aqui no interior do sul do brasil, se voce chutar um pedra, acha uma peça willys. E ninguem nunca ouviu falar em engesa. Se eu depender exclusivamente da internet pra reformar e ajeitar minha viatura fico a ver navios.Aqui willys tá em todo o lugar. ENGESA ninguem conhece, nem os mecanicos!
Abraço
Caro Zuriel!
Vai aqui http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?p=865578#post865578 e seja feliz!!!
Peças para engesa??
Qualquer lugar tem!
Diferenciais D44, caixa clack, motor opala (original)
Qual o diferencial do Willys?
D44
Caixa da D20 D40 e algumas F1000?
Clarck
Qual o motor de muitos jeeps?
Opala.
Se chutar uma pedra ai, provavelmente terá uma peça de ENGESA debaixo! hahahahaha
Abraços.
Kim.
tem opala ae?tem f1000 e d-20?pode comprar que acha peça.
o fato de nao ter engesa ae vai fazer de vc uma celebridade...pode acreditar...onde vc passar todos vao olhar...
paulobarbosa
24/04/2009, 09:53
Só vi agora o tópico.
Quando comprei a minha camper (engesa vestido para domingo), tinha duas cheroka na mesma loja. Todas as duas 4 ou 5 anos mais nova que aa camper e mais barata.
Fiquei maluco. Qual seria a razão.
Fiquei 1 mes tentando não comprar. Pesquisando e pesquisando outra opção.
Depois não teve jeito. Comprei.
Outra possibilidade, para quem quer um carro com um pouco de espaço para familia, 4x4, com manutenção barata, pode-se pensar numa Camper.
Segundo um dos donos.
Conforto de SUV, desepenho de Jipe, e manutenção de Fusca.
PB
Eu dirigi a do Emidio bastos e achei um canhão.muito doida e linda.Um carro fenomenal.
paulobarbosa
25/04/2009, 08:24
acabei não dizendo uma das maiores vantagens dos engesas/campers.
A manutenção é bem mais barata.
Quebre um farol numa cherokee ?
Qualquer peça do motor ou da suspensão ?
As cheerokes possuem um acabamento muito superior, mas o consumo também é.
Se colocar gnv, que não gosto, na maioria das vezes terá problemas.
Por isso não me arrependo de ter comprado uma Camper.
PB
Bárro-Acre
02/12/2009, 02:54
Pode ser engesa, f1000, jeep ......