Conectar

Ver Versão Completa : Jeep com SPOA qual amortecedor usar

Paulo Cesar
06/12/2007, 15:37
Meus amigos

Fiz SPOA no meu CJ5, qual o amortecedor que melhor vai trabalhar na mudança
da altura do jeep. Eu sei que o melhor seria o Rancho com regulagem de altura,
porem, como estou com pouco dindin depois da reforma, gostaria de colocar de
algum carro nacional (ex: Opala, S10, outros) por um preço mais barato.
abs. a todos
Paulo Cesar

Loiro
06/12/2007, 15:47
Meus amigos

Fiz SPOA no meu CJ5, qual o amortecedor que melhor vai trabalhar na mudança
da altura do jeep. Eu sei que o melhor seria o Rancho com regulagem de altura,
porem, como estou com pouco dindin depois da reforma, gostaria de colocar de
algum carro nacional (ex: Opala, S10, outros) por um preço mais barato.
abs. a todos
Paulo Cesar

Amigo,
Nao se trata de colocar qualquer amortecedor e sim de colocar um amortecedor com mais curso! O que posso te indicar é que voce coloque uma roda do jeep numa rampa sem o amortecedor e messa a distancia dos pontos de fixaçao do mesmo! Ai voce sabera a medida do amortecedor que tera que comprar ficando mais facil procurar!
Abraço:concordo:

Pedro Freitas
06/12/2007, 16:44
Amortecedores traseiros da Ranger 97, modelo número: GL12343
Para mais detalhes utilize a ferramenta "Prucurar".
[]'s

GustavoRisso
06/12/2007, 19:08
Qualquer amortecedor com maior curso e pressurizado.
[]s

Elmer_Jeep
06/12/2007, 19:45
Rancho não tem regulagem de altura, a regulagem é no grau de dureza.

Seu CJ está com eixos originais? Feixes originais ?

Paulo Cesar
06/12/2007, 22:55
Elmer e demais amigos.
Os feixes de mola originais e não foram arqueados,
os jumelos tambem originais.

folgado
06/12/2007, 23:08
Amortecedores traseiros da Ranger 97, modelo número: GL12343

A um tempo atrás, fiz uma pesquisa sobre esse assunto, e esses amortecedores a que o Pedro se referiu são unanimidade....

Se você quiser uns com boa abertura, e por um preço razoável, entre em contato com a X4 Aventura, aqui em São Paulo, que eles têm esse amarelo da foto, com 14,5" de abertura...
Veja ele comparado com um TurboGas Cofap...

Elmer_Jeep
07/12/2007, 13:20
Os eixos são originais?

Qual a largura das rodas ?

Usa espaçadores nas rodas ?

diogosp
07/12/2007, 13:34
Entrando no meio da conversa de XERETA.......

Eu quero por SPOA sim......Penso em eixos mais largos etc...Porém, penso muito em Spoar com os eixos originais (Grana Curta) pra depois mudar os eixos, será que vale a pena??? Ficou bom seu CJ com eixo original????

Valeu galera

Lucas Nassif
07/12/2007, 20:12

Eu quero por SPOA sim......Penso em eixos mais largos etc...Porém, penso muito em Spoar com os eixos originais (Grana Curta) pra depois mudar os eixos, será que vale a pena??? Ficou bom seu CJ com eixo original????

Valeu galera

SPOA com eixos originais da pra fazer perfeitamente, mas tem que lembrar que como ele ficará mais alto (e com a mesma largura), pra vc tombar ele numa curva é bem mais fácil.

Mas não desanima. Já vi muita gente que fez spoa assim e não dá problema nenhum. Só manerar o pé.

Abrs.

Loiro
07/12/2007, 20:27
SPOA com eixos originais da pra fazer perfeitamente, mas tem que lembrar que como ele ficará mais alto (e com a mesma largura), pra vc tombar ele numa curva é bem mais fácil.

Mas não desanima. Já vi muita gente que fez spoa assim e não dá problema nenhum. Só manerar o pé.

Abrs.

Sera que ai se entrar os amortecedores com regulagem e deixarem eles mais duros nao fica bomzinho??
Sempre tive essa duvida....
[]´s

Ronaldo B.
07/12/2007, 23:54

Valeu galera

Diogo,

Se fizer SPOA com eixos originais prá depois trocar, vc vai ter praticamente a mesma despesa duas vezes. Se vc pretende trocar os eixos, eu aconselharia vc a comprar os eixos primeiro, aos poucos faz uma boa revisão neles, se não tiver freio a disco no eixos atuais já instala nos novos, acerta o angulo do diferencial, coloca os berços e deixa eles prontos prá instalar, aí junta mais um $$$ e depois faz tudo de uma só vez, vc vai gastar bem menos.:concordo:

[]´s

Paulo Cesar
08/12/2007, 18:32
Os eixos são originais?

Qual a largura das rodas ?

Usa espaçadores nas rodas ?

Os eixos são originais.
os pneus 31x10.5x15 com rodas off-set -25
sem espaçadores.

diogosp
09/12/2007, 18:42

Abrs.

Fala Lucas....

Preciso pensar bem no que fazer......Eu rodo pouco com ela na Rua, saio com ela mesmo pra fazer trilhas.......Na verdade nao sei o q faço...Se espero mais tempo e coloco com eixos mais largos ou se faço com o original....

Sei lá to meio indeciso.....heheheheh

Valeu

diogosp
09/12/2007, 18:43
Fala Ronaldo,

é...Acho q talvez controlar a ansiedade e esperar mais um tempo seria melhor.....MAs sera q ta facil como a tempos atras achar eixo de rural por ai???

Obrigado e Abraços

Diogo,

Se fizer SPOA com eixos originais prá depois trocar, vc vai ter praticamente a mesma despesa duas vezes. Se vc pretende trocar os eixos, eu aconselharia vc a comprar os eixos primeiro, aos poucos faz uma boa revisão neles, se não tiver freio a disco no eixos atuais já instala nos novos, acerta o angulo do diferencial, coloca os berços e deixa eles prontos prá instalar, aí junta mais um $$$ e depois faz tudo de uma só vez, vc vai gastar bem menos.:concordo:

[]´s

Lucas Nassif
09/12/2007, 19:17
Fala Lucas....

Preciso pensar bem no que fazer......Eu rodo pouco com ela na Rua, saio com ela mesmo pra fazer trilhas.......Na verdade nao sei o q faço...Se espero mais tempo e coloco com eixos mais largos ou se faço com o original....

Sei lá to meio indeciso.....heheheheh

Valeu

IMHO vc deveria esperar.

Ronaldo B.
09/12/2007, 23:47
Fala Ronaldo,

é...Acho q talvez controlar a ansiedade e esperar mais um tempo seria melhor.....MAs sera q ta facil como a tempos atras achar eixo de rural por ai???

Obrigado e Abraços

Diogo,

Eu sei como é a ansiedade de montar logo o jipe e aproveitar, ainda mais agora que tá chegando o verão, mas o ideal é ter um projeto do que pretende fazer para evitar ter que gastar com mão de obra ou peças duas vezes.:concordo:

Controlar a ansiedade é bem mais difícil que encontrar eixos de Rural..:lol:

Agora falando sério, dá uma olhada na área de classificados do fórum que as vezes aparece eixos a venda, e vc também pode postar um anúncio de compra.

[]´s

diogosp
10/12/2007, 14:09
Diogo,

Eu sei como é a ansiedade de montar logo o jipe e aproveitar, ainda mais agora que tá chegando o verão, mas o ideal é ter um projeto do que pretende fazer para evitar ter que gastar com mão de obra ou peças duas vezes.:concordo:

Controlar a ansiedade é bem mais difícil que encontrar eixos de Rural..:lol:

Agora falando sério, dá uma olhada na área de classificados do fórum que as vezes aparece eixos a venda, e vc também pode postar um anúncio de compra.

[]´s

Fala Ronaldo,

eu decidi, vou esperar.........Vou juntar uma grana pra comprar os eixos no futuro......Vou ate dar uma pesquisada pra ver qual é a media de precos de uma par de eixos........
O dificil é encontrar alguem que venda os eixos em 10X hahahahahahaha

Mais uma vez valeu pelas dicas

Abraços

felipemendes
10/12/2007, 15:52
Amigos,
A não ser que eu tenha feito besteira (e tenho quase certeza de que não fiz), o amortecedor da Ranger não serve no CJ3A. Fica muito comprido com SPUA. Se fizer SPOA, tem que deslocar o suporte inferior mais pra baixo ou o superior mais pra cima. Sendo SPUA, a única opção viável é mover o suporte superior mais pra cima.

Meu jeep tá no meca, assim que sair, eu vou à uma loja tentar ver qual serve. Os primeiros candidatos são o amortecedor da Kombi e da Blazer. Alguma alma generosa já mediu o comprimento do da Kombi?

Giuseppe
10/12/2007, 16:50
Fala Ronaldo,

eu decidi, vou esperar.........Vou juntar uma grana pra comprar os eixos no futuro......Vou ate dar uma pesquisada pra ver qual é a media de precos de uma par de eixos........
O dificil é encontrar alguem que venda os eixos em 10X hahahahahahaha

Mais uma vez valeu pelas dicas

Abraços

Fala Diogo,

No meu caso tb esperei para colocar os eixos de rural e acho que valeu cada centavo. Faça uma comparação e veja se vale mais a pena comprar um eixo montado ou apenas a carcaça e ie r colocando todos os updates (bloqueio, flutuante, pontas de eixo, relações)..

[]s

Luciano SHAKALL
10/12/2007, 19:01
"... vou à uma loja tentar ver qual serve ... Os primeiros candidatos são o amortecedor da Kombi ... já mediu o comprimento do da Kombi?CAmaRAda, acho que o da Kombi vai ficar pequeno pra você... Principalmente, se vc vai fazer SPOA...
Os "niveiros" usam esses da Kombi para substituir os originais em Nivas com Suspensão original.
(Em Nivas com traseira erguida, geralmente, vai o da Besta ou Ranger... :concordo: )

"Em todo Caso", seguem as medidas:

Amortecedor para VW Kombi Cliper de Jan/1978 à Dez/1996 - Traseiro

DIMENSIONAL:
- Aberto: 498,00 mm
- Fechado: 308,00 mm

FABRICANTE/Modelo:
- NAKATA (AC 30831)
- MONROE (54451)
- COFAP SUPER (BL.1007)

OBS.
As Kombis mais antigas (Jan/1975 à Dez/1977) possuíam amortecedores ainda menores:
- Aberto: 425,00mm
- Fechado: 285,00mm

[]'s

Sergio Rocha
10/12/2007, 21:45
Amigos,
A não ser que eu tenha feito besteira (e tenho quase certeza de que não fiz), o amortecedor da Ranger não serve no CJ3A. Fica muito comprido com SPUA. Se fizer SPOA, tem que deslocar o suporte inferior mais pra baixo ou o superior mais pra cima. Sendo SPUA, a única opção viável é mover o suporte superior mais pra cima.

Meu jeep tá no meca, assim que sair, eu vou à uma loja tentar ver qual serve. Os primeiros candidatos são o amortecedor da Kombi e da Blazer. Alguma alma generosa já mediu o comprimento do da Kombi?

Vc está enganado quanto o amortecedor de ranger.Eu uso no meu cj3A.E cabe perfeitamente.Se preferir use o da Toyota que é mais duro.

Quanto ao da Kombi, não cometa esse crime com seu jeep.

[]'

Pedro Freitas
11/12/2007, 00:17
Fazer spoa com eixos originais :parede:
Qual tamanho de pneu pretende usar?

felipemendes
12/12/2007, 23:25
Vc está enganado quanto o amortecedor de ranger.Eu uso no meu cj3A.E cabe perfeitamente.Se preferir use o da Toyota que é mais duro.

Eu medi, e realmente não cabe. Provavelmente é porque uso menos molas, e elas têm maior espessura. Com isso, a altura do feixe é de cerca de metade do tamanho original, ou seja uns 3 a 4 centímetros a menos, e o curso fechado acaba sendo menor. Ainda assim, vou medir de novo. Por curiosidade, qual a distância entre o suporte superior e inferior no seu jeep, quando em repouso? Teria como medir para eu comparar?

Obrigado.

Luciano SHAKALL
13/12/2007, 15:42
"... qual a distância entre o suporte superior e inferior no seu jeep, quando em repouso? ..."Quando vc fala "em repouso", você quer dizer com ele no plano, sem comprimir ou "abrir" a suspensão, ou COM ELE EM CAVALETES? :pensativo:

Sergio Rocha
13/12/2007, 16:18
Eu medi, e realmente não cabe. Provavelmente é porque uso menos molas, e elas têm maior espessura. Com isso, a altura do feixe é de cerca de metade do tamanho original, ou seja uns 3 a 4 centímetros a menos, e o curso fechado acaba sendo menor. Ainda assim, vou medir de novo. Por curiosidade, qual a distância entre o suporte superior e inferior no seu jeep, quando em repouso? Teria como medir para eu comparar?

Obrigado.

Felipe

Não entendi quando vc diz :"Com isso, a altura do feixe é de cerca de metade do tamanho original, ou seja uns 3 a 4 centímetros a menos "
Ou seja a original seria de 6 a 8 cm .
Que altura vc está medindo ? Daonde para aonde ?

Vc quer a dist entre o suporte sup e o infer. do amortecedor traseiro ?
não sei em que isso vai te ajudar, mas vou medir.
Vc tem q se preocupar é com o curso do amortecedor x curso da susp.

[]'

Sergio Rocha
13/12/2007, 16:20
Quando vc fala "em repouso", você quer dizer com ele no plano, sem comprimir ou "abrir" a suspensão, ou COM ELE EM CAVALETES? :pensativo:

Ele quer dizer no plano sem carga.

[]'

felipemendes
13/12/2007, 23:32
Não entendi quando vc diz :"Com isso, a altura do feixe é de cerca de metade do tamanho original, ou seja uns 3 a 4 centímetros a menos "
Ou seja a original seria de 6 a 8 cm .
Que altura vc está medindo ? Daonde para aonde ?

Vc quer a dist entre o suporte sup e o infer. do amortecedor traseiro ?
não sei em que isso vai te ajudar, mas vou medir.
Vc tem q se preocupar é com o curso do amortecedor x curso da susp.

Minhas molas são exatamente estas: http://www.4x4brasil.com.br/forum/showpost.php?p=327497&postcount=9
O feixe tem cerca de 3 cm de altura, e não tem SPOA. A altura do meu jeep é aproximadamente a mesma do jeep original (usei molas adaptadas, mas estão lá firmes). Como a espessura do feixe é menor que a original e as molas dão a mesma altura original ao jeep quando em repouso, a distância da sapata da mola até o suporte superior do amortecedor fica menor. Ou pelo menos esta é minha suspeita. Mas o fato é que peguei um amortecedor, coloquei no jeep e ficou desproporcional de grande. Segue um desenho mal-feito da medida que preciso. Obrigado de novo.

Thiago Basso
14/12/2007, 12:48
SPOA NÃO AUMENTA curso de suspensão !!!

não precisa nem trocar de amortecedor, pode mudar o suporte de lugar, ou "esticar" o amortecedor que usava antes !!!

Paulo Cesar
14/12/2007, 13:23
SPOA NÃO AUMENTA curso de suspensão !!!

não precisa nem trocar de amortecedor, pode mudar o suporte de lugar, ou "esticar" o amortecedor que usava antes !!!

Que SPOA não aumenta o curso da suspensão, isso sabemos, o problema é que na mudança de posição da "placa de montagem dos granpos U" (suporte inferior do amortecedor) de por baixo do feixe quando original, para cima do eixo quando SPOA, altera a distancia dos suportes em alguns sentimetros, e é esta modificação de distancia e que vai ser precisa ser compensada com um amortecedor mais apropriado, não podendo usar assim o amortecedor original.
Na desenho abaixo esta o original do jeep, veja que mudando a posição do suporte vai haver grande modificação na distancia.
Obs: obrigado pela dica de usar o amortecedor da ranger no Spoa que fgiz.

Thiago Basso
14/12/2007, 14:03
Exatamente o que eu disse, não precisa de um amortecedor com curso maior, e sim com uma haste maior. Assim sendo, a solução de mudar o local de fixação do amortecedor e usar o original é valida sim !!!

Sergio Rocha
14/12/2007, 14:42
Bom, antes de mais nada, deixa eu contestar essa afirmação.Spoa aumenta SIM o curso da suspensão.Aumenta porque a alavanca fica maior,quando uma roda desce a outra sobe.

Só mais um detalhe, essa distancia entre o pino de cima e o de baixo, só estão fazendo diferença quando a suspensão está em repouso. Ela trabalhando, o curso aberto ou fechado vão ser os mesmos.

Mas um outro detalhe, eu, e muita gente tb, uso o amortecedor como batente da suspensão. Ele segura a susp quando abre ( uso jumelos revolver na tras.) e seguram tb quando fecha.
Nunca tive o menor problema com isso.

Não aconselho o uso de Spoa com eixos originais.Tomba fácil.

[]'

Sergio Rocha
14/12/2007, 19:55
A distancia entre o suporte superior e o inferior é de 47 cm.
[]'

coloma
26/12/2007, 22:25
VEJO que vc é fera no assunto jeep .Bom eu comprei um recente e é todo original .Ando desesperada pois quero saber tudo o que posso fazer para melhorar a minha viatura.O feixes de mola do meu ainda sao os originais,E como era de um unico dono esta inteiro.Mesmo assim queria saber o que posso fazer e trocar nessa parte dele.JUMELOS para aumentar a sua altura,BUCHAS se tem amortecedores para trocar ou nao.
Bom espero a resposta.

folgado
26/12/2007, 22:29
VEJO que vc é fera no assunto jeep .Bom eu comprei um recente e é todo original .Ando desesperada pois quero saber tudo o que posso fazer para melhorar a minha viatura.O feixes de mola do meu ainda sao os originais,E como era de um unico dono esta inteiro.Mesmo assim queria saber o que posso fazer e trocar nessa parte dele.JUMELOS para aumentar a sua altura,BUCHAS se tem amortecedores para trocar ou nao.
Bom espero a resposta.

Pode colocar feixe de molas da Toyota Bandeirante.

coloma
26/12/2007, 23:39
Esse kit nao precisa mexer no chassis?

Loiro
26/12/2007, 23:45
Esse kit nao precisa mexer no chassis?

Suas duvidas seram tiradas aqui:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=277

fabiano carraro
27/12/2007, 00:07
Bom, antes de mais nada, deixa eu contestar essa afirmação.Spoa aumenta SIM o curso da suspensão.Aumenta porque a alavanca fica maior,quando uma roda desce a outra sobe.

Só mais um detalhe, essa distancia entre o pino de cima e o de baixo, só estão fazendo diferença quando a suspensão está em repouso. Ela trabalhando, o curso aberto ou fechado vão ser os mesmos.

Mas um outro detalhe, eu, e muita gente tb, uso o amortecedor como batente da suspensão. Ele segura a susp quando abre ( uso jumelos revolver na tras.) e seguram tb quando fecha.
Nunca tive o menor problema com isso.

Não aconselho o uso de Spoa com eixos originais.Tomba fácil.

[]':pensativo:pois é ate achava isto no começo!!!!! depois que tentei vira-lo um par de vezes ,acho que isto é lenda,mas tem que pelo menos alargar as rodas,o resto é puro acerto de carga na suspensao:quantidade de feixes x pressao do amortecedor x posiçao deles x altura do motor e do cambio (no meu abaixei,tudo em 5cm),e mexi na torçao do chassis!!!!!!!talves por isto nunca tomei um susto qualquer.:mrgreen:

Sergio Rocha
27/12/2007, 00:14
:pensativo:pois é ate achava isto no começo!!!!! depois que tentei vira-lo um par de vezes ,acho que isto é lenda,mas tem que pelo menos alargar as rodas,o resto é puro acerto de carga na suspensao:quantidade de feixes x pressao do amortecedor x posiçao deles x altura do motor e do cambio (no meu abaixei,tudo em 5cm),e mexi na torçao do chassis!!!!!!!talves por isto nunca tomei um susto qualquer.:mrgreen:

Pois é mas, infelizmente quando se aumen ta o CG a estabilidade fica comprometida.Isso vc nem ninguem consegue modificar.Ou será que pode ?

[]':mrgreen:

folgado
27/12/2007, 00:17
Pois é mas, infelizmente quando se aumen ta o CG a estabilidade fica comprometida.Isso vc nem ninguem consegue modificar.Ou será que pode ?

[]':mrgreen:

Pode sim: eixos de Rural...

fabiano carraro
27/12/2007, 00:45
MEXER no centro de gravidade "POOOODI".por eixos de rural,tambem "POOOODI",TOMBAR POR CAUSA DE BRAÇO CURTO NAO "POOOOODI",HAHAHAHAHHA,brincadeiras a parte meu amiguinho, em jeep pode fazer o que quizer!!!!!!!!

fabiano carraro
27/12/2007, 01:03
:cool:existem calculos nem tao complicados que podem ser feitos pra anular a altura ,que ç ganhou com "SPOA"na grande maioria das x esta altura nao passou de 5/8 cm,mas vizualmente parece um monte,entao pouca coisa precisa ser mexida pro carro voltar a seus antigos padroes de estabilidade(lembrando que o jeep nunca foi um F-1),outra manha é aliviar o peso da carroceria com peças em fibra de vidro,ja viu aquelas carretas super altas ou aqueles busao de dois andares OU ATE MESMO A MINUSCULA DA TOWNER (cara aquela merda nao tomba de jeito nenhum ,ja tentamos de tudo e só tombou quando acertamos o meio fio com ela,hahahahah) decendo a serra a milhao,entao, questao de calculo!!! peso "BAIXO" em cima e "MAIOR" em baixo + com a mesma largura!!!!!!!!!ESTE FOI UM DOS MOTIVOS DE EU TER OPTADO PELO MOTOR DO MAVERICK 3.0 NA EPOCA ,o fato dele ser um bocado pesado,(instalei tudo 5cm pra baixo,e deu uma puta diferença no equilibrio do carro pode parecer pouco ,mas praticamente que anulou o SPOA agora que to trocando de motor por um bem mais leve to mexendo dentro das longarinas/protetores do meu chassis,acrescentando peso,MAS AI JA É OUTRO CAUSO.:concordo:

folgado
27/12/2007, 06:59
Se você pensar em um triângulo, em que a base é a bitola do jipe, e o vértice superior do triângulo é o CG, fica fácil ver que aumentando-se a base desse triângulo em 22 cm (correspondente à troca do eixo do jipe pelo eixo da rural), pode-se aumentar a altura do CG com o SPOA, sem comprometer a estabilidade do jipe. Pode até ser que com essa nova relação entre medidas o jipe fique mais estável que a original, dependendo do que for subir com o SPOA.
Fiz SPOA com eixos de Rural no meu jipe, e andei com ele a primeira vez depois da modificação na semana passada. Não notei instabilidade nenhuma. Ficou muito bom.
[]'s.
Antonio.

Sergio Rocha
27/12/2007, 18:28
Se você pensar em um triângulo, em que a base é a bitola do jipe, e o vértice superior do triângulo é o CG, fica fácil ver que aumentando-se a base desse triângulo em 22 cm (correspondente à troca do eixo do jipe pelo eixo da rural), pode-se aumentar a altura do CG com o SPOA, sem comprometer a estabilidade do jipe. Pode até ser que com essa nova relação entre medidas o jipe fique mais estável que a original, dependendo do que for subir com o SPOA.
Fiz SPOA com eixos de Rural no meu jipe, e andei com ele a primeira vez depois da modificação na semana passada. Não notei instabilidade nenhuma. Ficou muito bom.
[]'s.
Antonio.

Acho que vc não leu o tópico desde o início.:parede:O q se fala aki é exatamente isso.Com o Spoa o ideal é se usar eixos mais largos.
O que não está sendo uma unanimidade é da necessidade ou não de usa-los.
Bastando rebaixar motor e outras coisitas para se ter o mesmo resultado do que se usar um eixo mais largo.
Claro que jipe não é um F1 mas o com um cg mais baixo vc não leva sustos em inclinações laterais ou frontais.

[]':concordo:

Sergio Rocha
27/12/2007, 18:40
Uma coisa eu não entendi.Por que eu iria perder 5 cm de vão livre entre o motor/caixa e o solo ? Ganho 8 com Spoa e perco 5 com o rebaixamento do cjto.Um puta trampo.não seria mais lógico trocar os eixos e não perder nada de vão livre ?
A mesma coisa quando se coloca pneus maiores.Nào vale a pena se colocar pneus 35 num jipe estreito e curto.Mas aí tb já é outro papo.
[]':pensativo:

fabiano carraro
28/12/2007, 11:32
BOM a principio vç resolve alguns problemas ao mesmo tempo com este artificio,o fato de nao ter que rotacionar o bojo do diferencial por causa do "angulo das cruzetas" é um deles,outro é que o vao livre do jeep é muito pouco perdido com rebaixamento do conjunto,nunca vi jeep nenhum ficar preso pelo meio do carro e nao conseguir sair sozinho da situaçao de balanço,(desde que esteja usando o peito de aço,senao a travessa trava!!!!!)mesmo as (F)que sao + longas ,veja que imagino um jeep de trilha com pneus no minimo 265/75/16,aq usamos do 33" pra cima!!!!!!e como geralmente faço adaptaçoes nos cambios já confecciono uma travessa de cambio nova (no plasma!!!!!)que acaba ficando na mesma altura da linha inferior das travessas do chassis (ou seja praticamente o vao livre original)ai que ganho o tal do rebaixo:concordo:,e é claro nos suportes do motor que sao reposicionados + baixos tambem,a alavanca do cambio sofre uma pequena queda mas que é compensada com um novo ponto de "pivotagem" da mesma deixando mais curta a troca de marchas,o uso de eixos mais largos seja lá do que for,nao me faz muito as ideias por ficar largo demais e aq no sul andamos muito em atoleiros,que por sua vez sao geralmente estreitos e o carro acaba ficando preso pelos eixos e quebrando quando forçamos,outra bronca grande é com os "homi,"que por aq nao faltam pra encher o saco por causa do pneu fora demais,(do resto ate acham legal),entao acho que o ideal é algo meio termo!!!!!!!

fabiano carraro
28/12/2007, 11:43
:pensativo:acho que nao virou nenhum,com uma certa ressalva ao doido do Andresao com a rural,que pensou que era um F-1,ai entra um detalhe importantissimo:o cidadao ganha confiança demais no carro e começa a abusar da "velocidade",(as vezes desço ao litoral com meu jeep a "reais" 80km + tambem nao passo dos 100,entao tem que deixar bem claro que mesmo carros de f-1 sao dificeis de virar mas nao de escorregar e ç arrebentar todo .......questao de bom senso!!!!!

JrGurak
28/12/2007, 12:04
Fala Polaco, blz...
Cara, vou levantar o jipório... não vai ter jeito... vou passar ai na oficina...
Valeu...

fabiano carraro
29/12/2007, 16:15
:dance::dance::dance::dance:etaaaaaaa JUNINHO,e eu que achei que vç tivesse vendido o poderoso, pra baldear pra turma dos "jeep de jardim",rapaz que felicidade em saber que o óleo dos carros de shopping,nao respingaram tanto em suas veias a ponto de transforma-lo em uma bichona!!!!!!!!!:mrgreen:,po cara passa aq na oficina pra gente trocar umas ideias sobre oq fazer com teu carro,no caso dele ta facil,só tem um probleminha meu veio.A GOODZILA ta aq em casa colocando o ECRON,e ç conheçe o "BRINQUEDINHO" do MAURO, to tendo que adptar a tomada de força de um jeito nunca feito antes cara,pois a reduzida dele é em balanço:shock:,mas ja dei um baita de um jeito "carasuja" de fazer o troço virar,so que ainda levo uns dias pra terminar,os caras que fazem as engrenagens pra mim tao tudo na praia (e vida de dingo esta minha)e como o BLECAUTE,tambem ta em final de acertos,vou demorar ate meados de fevereiro pra poder pegar trampo novo (SÓ QUE DAI JÁ NA OFICINA NOVA :dance:)e ç for o caso faço no carnaval ,pois detesto praia, entao o que podemos fazer ç tiver disposto é VIR PRA TRILHA COM A GENTE DIA 12,QUE VAI SER A 1º DE 2008,e provavelmente sera lá pelos lados das "7 porteiras"ai trocamos as ideias ,já estudando seu carro,NA PISTA.:lol:

Sergim
14/11/2009, 09:32
Bom dia,
estou colocando SPOA no meu Willys, apenas com as molas originais.
mas gostaria de ver algumas fotos da posição dos amortecedores.
pretendo colocar os de ranger.
E outra pergunta, por mais que seja trabalhoso, vou descer o motor e o cambio, concordam com a ideia ?
mecher no angulo do diferencial vai prejudicar a direção. disso eu tenho certeza.

abraços 4x4

Sergim
14/11/2009, 09:41
bom dia,
estou colocando spoa no meu willys, apenas com as molas originais.
Mas gostaria de ver algumas fotos da posição dos amortecedores.
Pretendo colocar os de ranger.
E outra pergunta, por mais que seja trabalhoso, vou descer o motor e o cambio, concordam com a ideia ?
Mecher no angulo do diferencial vai prejudicar a direção. Disso eu tenho certeza.

Abraços 4x4

esqueçi de falar
utilizarei alargadores 50 mm cada lado e retirei 5 laminas traseiras e 5 dianteiras.

Vlw

Elmer_Jeep
14/11/2009, 11:31
Bom dia,
estou colocando SPOA no meu Willys, apenas com as molas originais.
mas gostaria de ver algumas fotos da posição dos amortecedores.
pretendo colocar os de ranger.
mecher no angulo do diferencial vai prejudicar a direção. disso eu tenho certeza.

abraços 4x4

1 use os da Ranger
2 fotos do posicionamento: http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=2057&page=7
3 Baixar o powertrain é uma boa idéia, mas se utilizar eixos largos e feixes planos talvez não precise mexer nessa parte
4 Ao fazer spoa o angulo do diferencial dianteiro já foi adulterado, talvez precise corrigir o caster

On cô vô, cê num vai
02/03/2010, 16:55
Fiz SPOA no meu jeep e foi colocado amortecedor de Frontier na traseira. Ficou com uma estabilidade muito boa, porem muito duro e rampeiro. Será por causa dos amortecedores. Tenho as molas e eixos originais.

marcelobrait
04/02/2013, 10:37
tbm estou fazendo esse projeto no meu cj porem como uma coisa leva a outra estou colocanco rancho da ranger molas toyota como toquei motor e cambio esta trocando freio cardan a unica coisa é que estou colocando pneu 35 com rodas 10 pol e como o toque de caixa acabou nao vou colocar flutuante agora sei que vai ter estabilidade mas acho que a roda vai cair....rs