Conectar

Ver Versão Completa : Motor Mercedez 609 ou 709???



Lvedovello
06/12/2007, 15:29
Quais as vantangens e desvantagens de um em relação ao outro? Já ouvi dizerem que é bem parecido quase não havendo diferenças.

Obrigado,
Leandro.

Wagninho
06/12/2007, 16:52
Quais as vantangens e desvantagens de um em relação ao outro? Já ouvi dizerem que é bem parecido quase não havendo diferenças.

Obrigado,
Leandro.

Se não me falha a memória o 709 tem o compressor de ar acionado por polia e correia e o 608 usava o acionamento através de cames no eixo do comando de válvula, isso já torna o 709 com uma vantagem, ou seja, era muito comum antigamente as válvulas do cabeçote do compressor se soltarem provocando a criação de calço metálico entre pistão e cabeçote, com isso o eixo do comando se rompia e acoisa ficava feia :parede:. O tipo do motor é o Mercedes-Benz OM-314 e tinha 85 CV ( 608 ).
Lembro que posso estar enganado mas existe essa diferença em uma das séries !

Lvedovello
06/12/2007, 19:16
No assunto do tópico, onde eu escrevi 609 leiam 608.

Elmer_Jeep
06/12/2007, 20:08
Waguinho, aquilo ali não é o compressor do ACD.

Ambos os motores possuem esse compressor que nos caminhões serve pra alimentar o sistema de freio à ar, já nas bands funciona como exaustor. Nunca ouvi relatos de problemas com esse compressor.

Leandro, 608 e 709 é o modelo dos caminhões MBenz, a referencia dos motores é OM314 e OM364, sendo que o 314 saiu nos 608 e o 364 nos 709 respectivamente, portanto o 364 é mais moderno.

Bloco é diferente, virabrequim é diferente, cabeçote é diferente(intercambiável), comando é diferente(intercambiável), bielas são diferentes(intercambiáveis), compressor é diferente, pistões/anéis/bronzinas/bomba de óleo/bomba dágua/válvulas/juntas são diferentes.

Resumindo, o 364 é um 314 melhorado. Não deixa de ser um motor antigo e pesado, porém robusto e durável.

[]'s

Lvedovello
07/12/2007, 08:32
Blz Elmer! Acho que vale a pena então a troca de uma band 89 (608 ) por uma 92 (709).

Abraço!

guilhermeabreu
09/12/2007, 18:50
LVEDOVELLO

Já tive uma BAND 90 com motor do 608 ( OM 314 ) , mas já andei em BAND com motor do 709 ( OM 364 ) , o ELMER te passou as diferenças técnicas de cada um , mas para vc ver a diferença mesmo , É SÓ VC ANDAR em cada uma delas que verá a GRANDE DIFERENÇA , mais disposta nas arrancadas e subidas . Ísto em se tratando de BANDs com motores desta natureza , DIGO , motores resistentes , pesados , fáceis de mexer e de manutenção relativamente baratos , motores MERCEDES .

Já que vc cogitou em trocar sua BAND 89 por uma 92 , SUGERIRIA a vc andar em uma com motor 14 B ( japones ) de 94 2º semestre para frente vera uma diferença astronomica de comportamento , ÍSTO se der no seu orçamento , não pensaria 2 vezes caso fosse no alcance $$$$$$$$$$$$$$$$$$ .

Lvedovello
10/12/2007, 17:23
Blz Guilherme, vou tentar fazer um test drive. Com relação aos 14B eu acho que descaracteriza um pouco a Band, na minha opinião. Prefiro as com um motorzão Mercedes.

Abraço!

guilhermeabreu
10/12/2007, 20:30
LVEDOVELLO

Tentaram passar este mito para as pessoas , acredito que seja por inveja , como já disse , já tive uma com o motor OM-314 , sou ainda apaixonado por ela , mas se eu pudesse , TRIA UMA COM MOTOR 14 B , não tenho vergonha de dizer a verdade .

Se vc puder comprar uma com o 14 B e não comprar , vc vai se arrepender depois pelo resto de sua vida , a não ser que vc compre e depois compre a outra , se não ficar satisfeito , compra outro , e assim por diante , ou seja : se o dimdim não for o problema , mas normalmente , nós Brasileiros não temos tanta facilidade de arrajar tanto dimdim assim não , par jogar fora .

Peço encarecidamente de vc experimentar em andar em uma com motor 14B , depois passa o relato para mim . Este motor é muito valente , resistente , ágil , elástico , TUDO QUE O OUTRO NÃO TEM , a não ser a robustez dos OM que é sabido de todos que se equiparam . Não custa nada vc EXPERIMENTAR .

Lvedovello
10/12/2007, 23:17
LVEDOVELLO

Tentaram passar este mito para as pessoas , acredito que seja por inveja , como já disse , já tive uma com o motor OM-314 , sou ainda apaixonado por ela , mas se eu pudesse , TRIA UMA COM MOTOR 14 B , não tenho vergonha de dizer a verdade .

Se vc puder comprar uma com o 14 B e não comprar , vc vai se arrepender depois pelo resto de sua vida , a não ser que vc compre e depois compre a outra , se não ficar satisfeito , compra outro , e assim por diante , ou seja : se o dimdim não for o problema , mas normalmente , nós Brasileiros não temos tanta facilidade de arrajar tanto dimdim assim não , par jogar fora .

Peço encarecidamente de vc experimentar em andar em uma com motor 14B , depois passa o relato para mim . Este motor é muito valente , resistente , ágil , elástico , TUDO QUE O OUTRO NÃO TEM , a não ser a robustez dos OM que é sabido de todos que se equiparam . Não custa nada vc EXPERIMENTAR .

Opa! Com certeza se eu tiver oportunidade testarei uma com 14B com certeza! Porém com relação ao dimdim acho que podemos dar as mãos, infelizmente esse item ainda é um problema pra mim, espero que um dia não seja mais.

Grande abraço!