PDA

Ver Versão Completa : Uma ajuda dos mais experientes



gRABOIS
05/12/2007, 22:03
Olá a todos, eo seguinte, pretendo comprar um carro, e sempre quis, e pretendo ter o lendário NIVA, entei me anexei a esse grupo de discussão, sobre esse jipasso........Então, poderiam então me falar sobre ele,

Rendimento (Combustivel);
Sobre caracteristicas que tenho ver na hora da compra;
e o que mais vcs que tem experiência possam me ajudar...............

Nivoide
05/12/2007, 22:13
Seu grabois, seja bem-vindo.
Use a ferramenta de busca do site que vc encontrará não um, mas N tópicos igual ao seu, ok?
Rendimento depende muito do uso e de muitos outros fatores, como tipo de combustivel, potencia de motor, reduçao, caixa, tipo e tamanho de pneus etc...um niva original faz 7/8 km/l gasolina. O meu ap1.8 alcool faz 5km/l e só...

Pra vc comprar bem o bom seria vc conhecer o carro...isso só com tempo e olhe lá..risos..cada dia é uma novidade. Acredito que o ideal seria um carro original bem cuidado ou um bem equipado bem cuidado...depende pra vc vai querer o carro..ne.

Fui.

Luiz Kristophor
06/12/2007, 01:23
Grabois, a 1º coisa que tenho a te dizer é: Cuidado o Niva causa dependência física ou psíquica...:mrgreen:...enfim o carro é fantástico, é uma máquina que quando bem cuidada e tratada da muita alegria.

Não tenho o Niva a muito tempo e não sou tão experiente assim mas vou tentar colocar algumas coisas básicas para a escolha:

1º Independentemente da definição entre um carro original ou um bem equipado e com modificações é importante que se avalie alguns pontos como:

Lataria: não se engane com a aparencia externa, lembre-se de verificar o assoalho e partes escondidas sob a forração, levante o carro em um posto e veja como está por baixo para ver se não tem muitos amassados.

Motor: Basicamente veja se não queima óleo, uma boa dica é passar o dedo dentro do escapamento na boca, se a fuligem for preta tudo bem é só regular, agora se sair azulada é porque o motor tá queimando óleo.

Transmissão: ao guiar o carro use todas as marchas e acelere e desacelere em todas para ver se não escapa nenhuma, repita o processo com a reduzida ligada e por fim veja se o bloqueio está engatando.

Suspensão: examine atentamente todas as buchas e na dianteira uma boa dica é levantar o carro no macaco até a roda sair do chão ai tente empurrar pra dentro e pra fora pela parte de cima, se estiver firme tudo bem, se estiver bamba pode ser buchas gastas ou estouradas ou também rolamentos.

2º Acho que a melhor coisa mesmo é dirigir alguns carros antes de comprar, assim vai conceguir sentir diferenças e saber como é um Niva bem cuidado, de qualquer forma não tem jeito ao comprar o carro tem que dar uma geral até pra saber realmente como ele está e ficar seguro.

Abraço, Luiz :concordo:

gRABOIS
07/12/2007, 01:06
Muito obrigado , to afim mesmo de depender quimicamente e fisicamente.......dessa maquina...é a minha intação e que le fosse meu carro, pra tudo, muito obrigado pelas dicas, se tiverem mais alguma, me ajudem...........................

gRABOIS
07/12/2007, 01:57
Gente!! de novo incomodo os experientes niveiros, acerca do consumo de combustivel, com o NIVAO posso pelo menos diminuir o consumo:

a) alcool
b) bicombustivel
c) Eu vi um na net a gpas natural o que vcs acham????????

Flugêncio
07/12/2007, 08:18
Sugiro que vc utilize a ferramenta "pesquisa" do Forum. vc vai tirar todas as sua dúvidas e ver muitas discursões interessantes.
Ai em Goiania tem Niveiros experientes que poderam lhe ajudar, procure por "Nivopala" e terá muitas surpresas.

Giuliano Barbosa
07/12/2007, 14:57
Só tenho meu a 9 meses mas posso te adiantar umas dicas:

- perceba se não existem vibrações, principalmente em torno dos 90Km/h. A vibração é algo relativamente comum e em alguns casos um troço bem chato pra resolver
- esteja ciente de que o veículo é excepcional, mas como é carburado, possui motor de concepção antiga e é 4x4 integral ,possui um desempenho inferior ao dos carros de passeio (mas dá pra viajar em torno dos 90km/h de velocidade de cruzeiro). Dá pra se acostumar na boa com isso
- em geral não existem problemas com peças de reposição como muitos podem te dizer, inclusive muitas podem ser adaptadas de outros carros e em geral não são caras
- agora vem a dica "chata": em função de ser um veículo de uma certa "idade" e ser valente no off-road, muitos estão caindo aos pedaçõs, logo vai ser difícil encontrar um em bom estado por menos que R$11 a R$13K. Porém quando vc se deparar com um bem-cuidado não pense 2 vezes: pague um pouco mais caro que sai bem mais barato depois! (eu cheguei a ver uns 8 antes de achar o meu, quando bati o olho foi paixão à primeira vista
- dê uma vasculhada aqui no forum e outros sitios que vc encontra muitas outras dicas preciosas, tipo onde ver se não há trincas na lataria, corrosão, sinais de que o Niva fez trilha pesada, etc.

Boa sorte na compra e precisando tamos aí, tem uma galera por aqui que manja muito, não estranhe se vc não entender muita coisa no começo. É um veículo realmente diferente, apaixonante e acaba proporcionando um aprendizado constante.:concordo:

Luiz Kristophor
09/12/2007, 04:09
Amigo Grabois, meu Niva ta com um AP 1.8 mi, injeção eletronica, na estrada andando numa velocidade de cruzeiro de 80 km/h, sem apertar muito, ele faz na casa de 9.7 km/l, se andar entre 90 e 110 km/h cai para 7.5 km/l e na cidade andando normal sem economizar ele faz entre 6.5 e 7.5 km/l.
Na minha opnião o melhor para economia mesmo é o GNV, até porque se quiser toda a potencia do carro numa trilha por exemplo, é só passar p/ gasolina ou pro alcool se for o caso.
Agora entrar nessa de pegar um a gasolina e fazer gambiarra p/ usar alcool é furada heim, se vai ferrar o motor, :discordo: não entre nessa de que basta um chip e tudo esta resolvido porque qualquer mecânico descente sabe que não é assim que a coisa funciona.

Abs, Luiz :concordo:

Márcio Magalhães
09/12/2007, 13:18
Olá,

Se tens uma boa grana sobrando no bolso e está querendo aprender mecânica na marra, é uma excelente opção.

Separe um cascalho extra para a gasolina... ou para instalar o GNV.

[]´s,