Ver Versão Completa : relaçoes diferencial dianteiro
murilloaquino
05/12/2007, 21:56
Pessoal, tenho um primo q está com o jeep ´´ford`` 72 com caixa 3 marchas e motor BF 6 canecos.o carro foi comprado a pouco tempo e estava sem a tração dianteira, ou seja, sem o cardã.Quando o dif foi aberto, um mecanico disse que as relações do dif dianteiro são diferentes dos traseiros e que a caixa de transferencia compensa essa diferença...
Isso existe?conto com a ajuda da galera e sou novo no ramo de jeeps....
Ronaldo B.
05/12/2007, 22:01
No CJ 73 a relação original é 9x44 (4,89:1), mas é bom conferir a relação que está no diferencial traseiro, nada impede de ter sido trocada.
E fala pro seu primo trocar de mecanico, urgente !!!!
[]´s
murilloaquino
05/12/2007, 22:03
Concerteza....mais existe alguma diferença na relação original entre o dif dianteiro e o traseiro?
Lucas Nassif
05/12/2007, 22:05
Pessoal, tenho um primo q está com o jeep ´´ford`` 73 com caixa 3 marchas e motor BF 6 canecos.o carro foi comprado a pouco tempo e estava sem a tração dianteira, ou seja, sem o cardã.Quando o dif foi aberto, um mecanico disse que as relações do dif dianteiro são diferentes dos traseiros e que a caixa de transferencia compensa essa diferença...
Isso existe?conto com a ajuda da galera e sou novo no ramo de jeeps....
Hahahahahahhahaha, lá vem!!!
Então quer dizer que a CT compensa?? Então gastei grana atoa quando troquei a relação traseira, por tá diferente!! :rolleyes: :parede: :parede:
Murillo, agora falando sério.
Tive esse mesmo problema no Magnum, tava com relação curta na frente e longa atras. Como to com pneus maiores, preferi trocar a traseira por outra curta.
Essa historia da CT compensar NÃO EXISTE!!!
NÃO ACIONE O 4X4 DELE, ENQUANTO NÃO DEIXAR AS RELAÇÕES IGUAIS NOS DOIS EIXOS!!
Se ele tá sem cardã, coloque ele só depois que 'legalizar' (:mrgreen:) as relações. Isso evita que ele esqueça e acione o dito cujo.
Se por acaso acionar, as engrenagens da CT giram em velocidades diferentes, podendo pular dentes e até quebrar..e vai olhar o preço delas pra vê!:stop:
Ronaldo B.
05/12/2007, 22:07
No CJ tem que usar a mesma relação nos diferenciais dianteiro e traseiro, a caixa de transferência não "compensa" a diferença conforme o mecânico disse, as mais comuns são a 9x44 (4,89:1) e a 8x43 (5,38:1), dependendo do ano.
[]´s
murilloaquino
05/12/2007, 22:14
EU até falei isso com ele...Que NUNCA tinha visto algo nesse sentido e que tinha q colocar na mesma relação pra compensar a falta de diferencial central, comum em todos os carros 4x4.Mais como não entendo muito de jeep, postei aqui pra confirmar com a galera...Falei com ele pra registrar no forum..Logo lgo teremos outro amante dos 4x4...
:P
Ronaldo B.
05/12/2007, 22:20
Vc tá certo, por isso não pode ter relações diferentes. Fala pro seu primo se cadastrar, e aí qualquer dúvida é só gritar.
[]´s
Pessoal, tenho um primo q está com o jeep ´´ford`` 72 com caixa 3 marchas e motor BF 6 canecos.o carro foi comprado a pouco tempo e estava sem a tração dianteira, ou seja, sem o cardã.Quando o dif foi aberto, um mecanico disse que as relações do dif dianteiro são diferentes dos traseiros e que a caixa de transferencia compensa essa diferença...
Isso existe?conto com a ajuda da galera e sou novo no ramo de jeeps....
A caixa de satélite dentro de um diferencial serve para compensar diferenças entre giros dos semi eixos. Ex: pensando apenas em diferencial traseiro quando se faz uma curva fechadíssima uma roda gira enquanto a outra permanece quase parada, aí entra o trabalho de compensação feito pela caixa de satélites.
:stop: Mas compensar diferenças entre diferenciais de 4x4 realmente acho que não há. Tanto que eu estava com rodas 255/75 na dianteira e 265/70 na traseira e a galera aqui do forum alertou logo que nao usasse o 4x4 senao estragava a CT.
leopoldo
02/05/2008, 11:53
O certo é 6 cilindros com relação 5,38:1 (8x43)
A diferença compensada NÃO existe no CJ.
Existem OUTROS modelos de 4x4 que possuem esta característica de relações diferentes mas isso ocorre quando temos diferença de modelos de diferenciais(tipo 30 na frente e 44 atrás) no mesmo 4x4 ... OU ... quando o veículo 4x4 tem pneus de diâmetros diferentes na frente e atrás.
Alíás, são diferenças de dia.externo, modelos de diferenciais intermix, perimetro de curva e outras pequenas diferenças que fazem ser desaconselhdo passar de 40 km/h ou 4x4 em asfalto com um CJ Br em 4x4, quem nem diferencial central tem.
lfdcjeep
02/05/2008, 17:06
Caro murillo, nao existe essa de compensar toda relação do diferencial dianteiro tem que ser igual a do traseiro senao a roda da frente vai girar mais rapido ou mais devagar que a de tras, USE SEMPRE A MESMA RELAÇÃO ESSA HISTORIA DE DIZER QUE A CAIXA COMPENSA É MENTIRA
Concerteza....mais existe alguma diferença na relação original entre o dif dianteiro e o traseiro?
O certo é 6 cilindros com relação 5,38:1 (8x43)
A diferença compensada NÃO existe no CJ.
Existem OUTROS modelos de 4x4 que possuem esta característica de relações diferentes mas isso ocorre quando temos diferença de modelos de diferenciais(tipo 30 na frente e 44 atrás) no mesmo 4x4 ... OU ... quando o veículo 4x4 tem pneus de diâmetros diferentes na frente e atrás.
Alíás, são diferenças de dia.externo, modelos de diferenciais intermix, perimetro de curva e outras pequenas diferenças que fazem ser desaconselhdo passar de 40 km/h ou 4x4 em asfalto com um CJ Br em 4x4, quem nem diferencial central tem.
Por que a diferença no diferencial central para o do CJ? sendo central pode ter diferença entre as relações dianteira e traseira??
leopoldo
03/05/2008, 00:27
RBM,
Jeep CJ Br (o nosso) não tem diferencial central ... nunca teve e é por isos que ele é chamado de part-time 4x4. Outros "jeeps" ou "SUV's" possuem 4x4 integral, o 4x4 full time. O LADA Niva por exemplo, tem.
No jeep, vc engata a tração, as 4 rodas deveriam girar por igual, pois os cardans estão sincronizados. Entretanto, mesmo em linha reta, variações da suspensão, compressão dos pneus no terreno, pressão de pneus, desgaste de cada pneu fazem com que o conjunto da frente esteja desincronizado apenas no miolo do diferencial dianteiro e trazeiro. Assim, estes saem de sincronia um em relação ao outro. O cardan dianteiro começa a querer virar um pouco mais ou menos que o outro, forçando a cruzetas, o entalhado dos cardans e por último, o eixo e entalhados da caixa de transferência. Isso é chamado de encavalamento (binding) e pode ser notado na dificuldade em desengatar a alavanca da 4x4.
Um diferencial central atua absorvendo a diferença de rotação dos cardans dianteiro e trazeiro. Assim, os 4x4 permanentes podem rodar em qualquer velocidade, pois o diferencial da coroa-pinhão compensa entre as rodas (de um mesmo eixo) e o central, a diferença entre os cardans da frente e o de trás.
Se vc tiver um jeep full time com diferencial central e pneus da frente muito diferentes dos traseiros, pode rodar mas com certa perda da capacidade de tração ao solo entre os eixos, pois parte da tração é perdida na rotação entre os dois cardans pelo central. Só que vc não pode mais travar o central (os 4x4 permanentes tem o bloqueio do central, passando de full time para o nosso part time), pois um eixo vai querer "passar por cima" do outro
RBM,
Jeep CJ Br (o nosso) não tem diferencial central ... nunca teve e é por isos que ele é chamado de part-time 4x4. Outros "jeeps" ou "SUV's" possuem 4x4 integral, o 4x4 full time. O LADA Niva por exemplo, tem.
No jeep, vc engata a tração, as 4 rodas deveriam girar por igual, pois os cardans estão sincronizados. Entretanto, mesmo em linha reta, variações da suspensão, compressão dos pneus no terreno, pressão de pneus, desgaste de cada pneu fazem com que o conjunto da frente esteja desincronizado apenas no miolo do diferencial dianteiro e trazeiro. Assim, estes saem de sincronia um em relação ao outro. O cardan dianteiro começa a querer virar um pouco mais ou menos que o outro, forçando a cruzetas, o entalhado dos cardans e por último, o eixo e entalhados da caixa de transferência. Isso é chamado de encavalamento (binding) e pode ser notado na dificuldade em desengatar a alavanca da 4x4.
Um diferencial central atua absorvendo a diferença de rotação dos cardans dianteiro e trazeiro. Assim, os 4x4 permanentes podem rodar em qualquer velocidade, pois o diferencial da coroa-pinhão compensa entre as rodas (de um mesmo eixo) e o central, a diferença entre os cardans da frente e o de trás.
Se vc tiver um jeep full time com diferencial central e pneus da frente muito diferentes dos traseiros, pode rodar mas com certa perda da capacidade de tração ao solo entre os eixos, pois parte da tração é perdida na rotação entre os dois cardans pelo central. Só que vc não pode mais travar o central (os 4x4 permanentes tem o bloqueio do central, passando de full time para o nosso part time), pois um eixo vai querer "passar por cima" do outro
Leopoldo!!!
Obrigado pela aula.
RBM,
Jeep CJ Br (o nosso) não tem diferencial central ... nunca teve e é por isos que ele é chamado de part-time 4x4. Outros "jeeps" ou "SUV's" possuem 4x4 integral, o 4x4 full time. O LADA Niva por exemplo, tem.
No jeep, vc engata a tração, as 4 rodas deveriam girar por igual, pois os cardans estão sincronizados. Entretanto, mesmo em linha reta, variações da suspensão, compressão dos pneus no terreno, pressão de pneus, desgaste de cada pneu fazem com que o conjunto da frente esteja desincronizado apenas no miolo do diferencial dianteiro e trazeiro. Assim, estes saem de sincronia um em relação ao outro. O cardan dianteiro começa a querer virar um pouco mais ou menos que o outro, forçando a cruzetas, o entalhado dos cardans e por último, o eixo e entalhados da caixa de transferência. Isso é chamado de encavalamento (binding) e pode ser notado na dificuldade em desengatar a alavanca da 4x4.
Um diferencial central atua absorvendo a diferença de rotação dos cardans dianteiro e trazeiro. Assim, os 4x4 permanentes podem rodar em qualquer velocidade, pois o diferencial da coroa-pinhão compensa entre as rodas (de um mesmo eixo) e o central, a diferença entre os cardans da frente e o de trás.
Se vc tiver um jeep full time com diferencial central e pneus da frente muito diferentes dos traseiros, pode rodar mas com certa perda da capacidade de tração ao solo entre os eixos, pois parte da tração é perdida na rotação entre os dois cardans pelo central. Só que vc não pode mais travar o central (os 4x4 permanentes tem o bloqueio do central, passando de full time para o nosso part time), pois um eixo vai querer "passar por cima" do outro
Pense numa aula! :palmas:
ZEWADOLFO
25/09/2014, 23:35
Retomando o forum, meu jeep a principio nao tinha problema algum em andar 4x4 seja no asfalto ou na terra. Porém fiz uma trilha pesada e percebi que o carro parecia torcer, a frente "pulando" e de vez em quando um estalo.
A impressao que da eh que a roda dianteira esta rodando mais que a traseira, mas nao foi trocado nada.
O que causa o binding? Jah mexi no diferencial, cardan, cruzeta e nada. VOu para a caixa de transmissao agora.
Informacoes adicionais:
- Jah mandei revisar o diferencial dianteiro
- Eh muito dificil desengatar a tracao
- Hoje a tracao estalou e escapou durante testes
- Quando tracionado, o carro parece estar freiando
- A alavanca da reduzida costuma escapar, mas aparentemente devido a lata que esta pegando na alavanca (aparentemente sem relacao com o problema)
Amanha vou contar o numero de voltas pneu x cardan dianteiro e traseiro.
Alguma dica??
CJ5 1981 31x10x15, cambio cehvette motor OHC 2.3
Pablo.pinto2007
26/09/2014, 08:57
Se vc já viu que as relações são as mesmas, do diferencial dianteiro e traseiro, analisou todos os ítens relacionados, como cardã, cruzetas, etc e tal... já observou os pneus? se estão ou são do mesmo tamanho? isso pode interferir sim!!!
Outra coisa que estala, mas aí vc sentiria bem é bloqueio de diferencial ou problemas nas planetárias (dentes quebrados e cacos travando as mesmas)...
Abraços!
Pablo
ZEWADOLFO
26/09/2014, 14:40
Ola Pablo,
Nao chequei ainda a relacao dos diferenciais, mas o problema comecou durante uma trilha, ante nao tinha problema algum.
De qqer forma vou checar a relacao.
ZEWADOLFO
26/09/2014, 17:32
Olha como estao as engrenagens da reduzida.
478686478687
Mais informacoes: o diferencial dianteiro estava com muita folga, "batendo" bastante. Foi tudo trocado.
Acredito que o problema das engrenagens da foto acima seja uma consequencia do problema que tenho, nao a causa.
De qqer forma vou trocar as duas.
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