PDA

Ver Versão Completa : Motores para CJs



Giovani
22/04/2003, 12:47
Luiz,
* 4.1 mpfi, mas não estou totalmente convencido do custo-benefício.
* 4.1 carburado ???
* 4 cilindros do Opalão (me falaram que já dá uma diferença absurda para o BF-161)
Acho que este último não deve ser fraco (aliás, os suzukis fazem tudo o que precisam com aquele motorzinho...)
Queria ouvir de vcs...

:D Grande Marco!

:D 4 clilindros do Opalão, diferença absurda do BF-161? É... realmente muito diferente, em trilha, infinitamente pior! :lol:
:D As outras opções são muito melhores! Em dúvida entre carburado e injetado, fique com TODA CERTEZA, com o injetado! :wink: Além de uma série de vantagens é mais econômico! :wink:

dptucunduva
22/04/2003, 15:13
Marco,

Vou me meter, afinal é pra isso que todos estamos aqui, certo? :wink:

O V8 é motor forte pra diabo. Prepare-se pra ter que reconstruir o jipe inteiro. Se é essa sua idéia, então tá blz, siga que deve ficar um demônio. Vai ter que mudar câmbio, eixos (se não for 44), pneus, senão vai ser jipe só com motor, e vai atolar e quebrar mais ainda que os outros.

Só disconcordando enfaticamente sobre a superioridade do BF161 sobre o GM151: Não tem comparação. O motor do opala é melhor sim, tanto na trilha como na cidade. Só pque o BF161 tem 6 canecos, fica a lenda que ele é melhor...

Eu não tiraria um BF161 bom pra colocar um GM151, pque ele também é um bom motor. Nesse caso o investimento não valeria. Mas se o BF explodisse, seria uma excelente troca.

Claro, estou pensando só nessas duas possibilidades. Se fosse pesar todos os motores, eu acho que o melhor mesmo é o da S10 - 2.2 ou 2.4, injetado. Levinho, forte pra diabo e se encaixa perfeitamente no CJ, assim como o opala. Além de tudo pode levar o câmbio junto, evitando gambiarras.

Giovani
22/04/2003, 18:30
Marco,
Só disconcordando enfaticamente sobre a superioridade do BF161 sobre o GM151: Não tem comparação. O motor do opala é melhor sim, tanto na trilha como na cidade. Só pque o BF161 tem 6 canecos, fica a lenda que ele é melhor...
.

:D Grande Daniel!

:D Não quero ser cri-cri, mas melhor em quê?
BF-161 = 90cv à 4.000 RPM e 18,6 Kgf/m à 2.000 RPM
GM 2.5 = 82cv à 4.400 RPM e 17,1 Kgf/m à 2.500 RPM
:D Melhor para a cidade concordo, mas na trilha repito "enfaticamente", que o BF-161 vai melhor, tem mais força, mais torque e em rotações mais baixas! Não é lenda e nem é porque é 6 canecos... :wink:
:D Um abraço 6 bocas pra vc! :D

fpandur
22/04/2003, 22:15
Bem, deixa eu me meter (oops) nesta também. Eu concordo com o Daniel. O motor GM-151 é mais leve, menor e de manutenção muito mais barata e fácil que o BF-161. E quanto aos números, tem um "pequeno detalhe". As especificações p/ o BF-161 são na norma SAE, que define o torque/potência bruta. Já esses números do GM são ABNT, que definem torque/potência líquida. Ou seja, enquanto o GM gasolina tem realmente 17,1 de torque, o BF-161 não te "entrega" efetivametne esse torque ... :wink:
Outra coisa: esses números são p/ o motor gasolina com carburação simples. Se colocar um carburador duplo, já dá uma "melhoradinha" a mais...
E vejam os números do motor á álcool: torque: 19,4 @ 2500 RPM, potência: 88 CV @ 4000 RPM. :P

Lembrando sempre que esses são valores líquido e não brutos, como os da Willys.
E p/ finalizar, se você quiser pode colocar coletores p/ outros carburadores mais "violentos". No BF-161 pode até ser possível, mas vai depender de flanges e adaptações. Sem falar nas possibilidades de um turbo de baixa pressão ou um kit 3.0 em um motor GM destes ... :twisted:

Bem, como diz o Mestre Álvaro, cada um com seu cada qual. Há fãs incondicionais do BF-161, outros do GM-151, outros do AP, etc, etc, etc. .... :)

Eu já tive o BF-161, agora estou no GM-151 (álcool), e fiquei fã deste motor. Acho a melhor opção entre consumoxcustoxbenefício dentre os motores mais antigos (BF, OHC, GM-151, GM-250). Se for partir p/ um motor mais moderno, aí a coisa muda ....

Abraços

Giovani
23/04/2003, 00:20
:D Grande Flávio!

:D Aqui, pelo jeito tem muitos "se's" também! Se formos entrar nas normas de medição da potência, aí vamos longe! O GM 250S tem 96hp (ABNT), como pode, então o 151 ter 82cv ou 88cv (álcool) na mesma norma ABNT? Seria tão pouca a diferença? E, pelo que sei, a GM usa normas SAE, pois o 4.1MPFi, do Ômega tem 165hp (SAE). Mas se ainda assim quisermos achar a real potência despejada no solo, aí teremos que ver tudo: transmissão, diferenciais, rodas, pneus, se tem ar condicionado, se tem direção hidráulica, se tem hélice no motor ou ventoinha elétrica, bomba d'água, alternador.... :P
Mexendo um pouco nesses motores, GM 4 e 6, Ford OHC 4, BF, álcool ou gasolina, eles quase se tornam equivalentes... Mas, considerando suas características originais, há sim superioridade de alguns modelos.
Não sou fã do BF-161, mas do seu irmãozinho mais novo, o Ford 3.000. Particularmente, em matéria de Jeep, não ligo muito para consumo e peso. O que considero importante em um jeep de trilha, é potência e torque em baixas rotações! :wink:
Quando usava meu jeep todo dia, tinha instalado um AP. Só que nas trilhas, pagava "mico" com esse motor! Hoje, com o 3.000, retificado e com o cabeçote levemente rebaixado, não preciso de outro! Só trocaria por um GM 4.1MPFi, da Silverado! Mais pela IE e por ser mais novo, nem tanto pela potência, pois já considero o 3.000 suficiente!:wink:

fpandur
23/04/2003, 07:53
Olá Giovani !!

Os dados que tenho do 4.1 (carburado) são:
- 250 gasolina: 118 CV @ 4000 RPM; 28 Kgf.m @ 2000 RPM
- 250-S gasolina: 126 CV@4400 RPM; 27,8 Kgf.m@2000 RPM
- 250 álcool: 135 CV@4000 RPM; 30 Kgf.m@2000 RPM


Belos números não ?? :D Acho que 96 Hp é muito pouco p/ esse motor. Você tirou essa informação de onde ? :?:

Ainda com relação às normas: antigamente, a GM realmente utilizava a SAE, mas esses números que estou passando já estão em ABNT. P/ se ter uma idéia, antigamente a GM dizia que o 250-S tinha algo em torno de 150 HP ... :lol:

Os números ABNT já levam em consideração o motor completo, montado com todos os penduricalhos (alternador, bomba d´água, hélice, etc), coisa que a SAE não considera, por isso que são números brutos. Direção hidráulica e ar não são considerados nem na ABNT.


Quanto ao motor 3000, realmente é um valente motor. Se não me engano, os números são 120 CV e 22 de torque (SAE também).

Eu também gosto de motores de mais baixa rotação e torque aparecendo em baixas rotações. Mas como não uso o Jeep só em trilhas (é meu 2º carro e ando no dia-a-dia c/ ele), no meu caso tive que levar em conta também consumo. Se eu usasse só em trilhas, concordo contigo que uma ótima opção seria o 4.1 injetado.

Abraços motorizados :D

marco cruz
23/04/2003, 11:58
Giovanni e Flávio,
Que tal os motores da S-10 (2.2) ou da Ranger (2.3?)?
Estive pensando neles, mas não tenho idéia de custo.

dptucunduva
23/04/2003, 11:59
:D Grande Daniel!

:D Não quero ser cri-cri, mas melhor em quê?
BF-161 = 90cv à 4.000 RPM e 18,6 Kgf/m à 2.000 RPM
GM 2.5 = 82cv à 4.400 RPM e 17,1 Kgf/m à 2.500 RPM
:D Melhor para a cidade concordo, mas na trilha repito "enfaticamente", que o BF-161 vai melhor, tem mais força, mais torque e em rotações mais baixas! Não é lenda e nem é porque é 6 canecos... :wink:
:D Um abraço 6 bocas pra vc! :D
Grande Giovani,

O Flávio já respondeu por mim... Tira aí uns 15% desses números no BF161, por causa da maneira de se medir. Isso cai pra bem menos do que um motor de opala 4 cilindros. Isso equiparando dois a gasolina com carburadores simples. Se vc pegar um álcool com carburação dupla... :shock:

Só que o GM151 tem a vantagem de ser leve, mais elástico. Por ser beeem mais leve, torna o jipe muito melhor em trilhas... Por ser mais ágil, sobe de giro mais fácil, sendo melhor na cidade e estrada.

Isso sem contar o fato de ser mais moderno (ou melhor, menos antiquado), quebrar menos, mais barato pra se manter. Esses dois últimos ítens são de grande importância, pois jipe de trilha tem que ter manutenção constante, então, quanto mais barato melhor. E se me vier falando que não quebra, eu vou (*!@#&!@&$%@!# :lol: :lol: :lol:

Volto a dizer, eu gosto do BF161 pela sua macies ao rodar. É um motor muito resistente. Só que se explodir, e vc trocar por um de opala, vai sentir a diferença. A única vantagem que vejo no BF161 sobre o opala é que o torque aparece em rotações mais baixas ainda. Mesmo assim, o opala, em trilhas, se sai melhor.

Não vale comparar o GM151 com o seu 3000. Aí já são outros 500...

Giovani
23/04/2003, 14:10
:D Salve turma!

:D Grande Flávio! Fui verificar, e é a medição no pneu, não só motor com acessórios como na ABNT... Tirei de um site sobre motores V8 e outros para arrancada. Bom, creio que suas fontes são melhores, fiquemos com elas! :D
Quanto ao 3.000, são 112cv na verdade, mas segundo a retificadora, depois da troca de pistões e rebaixamento do cabeçote, devo ter ganho uns 15% no meu motor... Não fiz a medição, mas já “senti” o “algo mais”! :wink:

:D Olá Daniel! É, os números não mentem! Como disse ao Flávio: fiquemos com eles! Talvez seja uma questão pessoal, esse GM 4 cilindros... Andei muito com um jeep com esse motor. Meu ex-sócio tem um, fizemos muitas trilhas juntos. Outro companheiro nosso tinha no jeep um BF-161. Sinceramente, o GM não me impressionou nem um pouco, mesmo trocando as peças que ficam “atrás” do volante! :P Daqui uns dias esse jeep sai da reforma, ainda com o GM 151, aí vamos pro “pega” de novo. Prometo analisar com carinho...
:D Mas uma coisa digo: Quando vc precisa tirar outro jeep do atoleiro, prefiro o BF-161, é um trator! :wink:

:D Grande Marco! Já fiquei sabendo de algumas adaptações do 2.2 da S-10, com câmbio também da S-10 e tração Willys. Dizem que fica o bicho! Não vi ainda ao vivo... Cheguei a estudar essa adaptação no meu Jeep, mas desisti quando vi o preço desses motores. Por aqui estavam pedindo 2.000 latinhas! :shock: :?
Quanto ao da Ranger, não sei de ninguém que tenha feito.
Valeu galera...

Leandro
27/04/2003, 14:38
Ola Pessoal.
Agora posso falar com um pouco mais de certeza sobre o assunto.
Ontem "estreamos" o novo motor da Rural (4cil do opala), na trilha.
O pessoal ficou espantado com seu desempenho, pq la havia jipes com motor: AP2.0 (turbinado), Falcon 3000 (turbinado), GM 4.1 do Opala (turbinado), GM 4.1 MPFI, entre outros, e onde esses jipes foram, a Rural acompanhou tranquilamente. Estamos pensado em dar uma pequena mexida no carburador pra melhorar um pouco o seu desempenho, mesmo q ela se torne um pouco mais gastona. Na cidade então, nem se fala, muito mais economico e anda bem mais q o BF161 original dela.
Bom, era isso q eu tinha pra dizer.
Abraços.

Minotauro
11/11/2009, 00:21
Olá amigos, sou novo aqui mas vou deixar minha opinião: Acho que não tem pra bater o motor AP(melhor se for 2.0) em relação ao custo benefício. Sei que existe uma polêmica muito grande em relão aos AP´s nos jipes, mas existe AP e AP. Por exemplo: Hoje você encontra comando para AP de todos os tipos. Para força de alta, de baixa, de média, perdendo potência e ganhando força e vice versa. As peças são baratas. Qualquer borracheiro sabe mexer no AP. Não desmerecendo a profissão de borracheiro. Consome pouco se bem afinado. É pequeno e leve. É lógico que um 6 canecos tem mais força, aliás ele tem que ter mesmo pois o peso dele é grande. Claro que tudo é uma questão de opinião. Mas depois que eu tirei o motor de opala 4 cilindros, álcool, com carburação dupla do meu jeep e coloquei um AP 2.0 álcool, com 3E, tuchos hidráulicos e um pouquinho mais de taxa de compressão, as coisas melhoraram muito.

Abraço a todos.

fabiano caxias
11/11/2009, 00:44
Olha amigão,motor sempre vai ser discusão longa hehe,mas no meu ponto de vista e no tipo de trilha q costumo ir o tal do 4cc não me serve e muito menos o ap,uso em meu jipe e é a unica coisa q me arrependo de ter colocado, sou da opinião de gastar uma vez só e foi assim com os eixos e t case,não ia ser diferente com o motor,mas grande frustração,sempre fiz trilha com 6cc e quem faz trilha de 6cc quase q impossivelmente vai p um 4cc,fui na pilha de outros q diziam q um vitara ia ficar bom com ap,claro q fica mas nem perto de um 6cc.Uso 3e da c20, comando ,4x1,pistão chato e nem sei mais oq e não me serve,um falquinho 3.6 original no lugar ja dava de 50 a zero no ap,quando se fica em alagados com mais de um metro de agua por muito tempo tendo q sair sem guincho vc ve a diferença de um 6cc e um 4cc,hoje jamais colocaria ap em qualquer 4x4.Mas é tambem mais uma opinião ,cada um acha uma coisa né .

_______________
vitara 95
ap2.0
eixos rural
tcase willys
33’’ recapados
E dele 100%
_______________
Em breve F75 4.9 graças a deus um 6cc
[ame=http://www.youtube.com/watch?v=s1qOqnfXPrg&feature=related]YouTube - Vitara eixos pick-up, motor AP e block 100% do Fabiano[/URL]
[ame=http://www.youtube.com/watch?v=rRLP6xwG1s8&feature=related]YouTube - Vitara eixos pick-up, motor AP e block 100% do Fabiano parte 02[/URL]
http://www.carrosnaserra.com.br/?conteudo=pesquisa_revendas&revenda=supremacar (http://www.carrosnaserra.com.br/?conteudo=pesquisa_revendas&revenda=supremacar)

diego4x4
11/11/2009, 01:19
marco o motor 3.6 falcom das f1000 é um otimo motor e ainda pode usar a caixa original do jeep 4cc não gosto de nem um a não ser que que seja turbo tem um amigo meu que tem um 4cc opala turbo ele usou a turbina da s10 e colocou pouca presão o jipe ficou o bixo ficou muito leve e levando o giro muito rapido mas ai da muito gasto e acaba não valendo a apena, motores da ranger tb são muito bons tenho preferencia pelo v6 4.0 que um motor pequeno e de facil adaptação no jeep só q tb é dificil de achar.

rubensx
11/11/2009, 08:29
minha opinião:

- Motor AP - não importa o que vc faça continua com giro demais e torque de menos em baixa, unica solução é como do Thiago Rodeghel - colcoar um supercharger EATON M-45 mesmo assim não se compara a outros motores

- Motor 6 Caneco em linha - todos os antigos é absurdo a relação peso x potência, vc coloca um 4.1 mas perde metade da potencia dele pra empurrar o proprio peso, adaptações, cardans e etc, mesmo o falcon 3.6 ou 4.9i gastão sem autonomia e na minha opinião não compensa

- Motor V6 - ranger, vortech esses já me parecem boa pedida em alguns pontos, sãoc aros, exigem tb grande adaptação

- Motor V8 - na boa é exagero e peso x potencia deplorável


Por fim os que eu acho mais viáveis e úteis:

Motor GM 151 com qualquer variação de 2.5 ou 2.8 + supercharger centrífugo ou roots/screw - fica ma relação peso x potencia animal e com muito torque em baixa resolvendo quase todos os problemas, aliafos ao supercharger matou

Motor OHC 2.3 com superchager tb fica com a relação peso/potencia perfeita, nos EUA arrancam 900cv no motor OHC ASPIRADO, logo é um motor de giro sim mas deevido ao tamnho dos seus pistões (que são enormes) passa no limiar do subquadrado pra superquadrado e resolve certos problemas

Logo autonomia desses notores mais antigos só é prejudicada pelos carburadores, que passa a ficar um pouco melhor (mas não hiper economicos) com injeção eletronica ganhando cavalaria, rodando a alcool e etc


Agora por fim quem desenterrou o tópico de 2003???

rafaelsouza
11/11/2009, 09:22
Agora por fim quem desenterrou o tópico de 2003???
:lol::lol::lol::lol::lol::lol::lol:
tá vendo.... manda os caras pesquisarem e não abrir tópico novo de assunto que já tenha, tá ai .......:lol::lol:

Sergio Rocha
11/11/2009, 09:38
minha opinião:

- Motor AP - não importa o que vc faça continua com giro demais e torque de menos em baixa, unica solução é como do Thiago Rodeghel - colcoar um supercharger EATON M-45 mesmo assim não se compara a outros motores

- Motor 6 Caneco em linha - todos os antigos é absurdo a relação peso x potência, vc coloca um 4.1 mas perde metade da potencia dele pra empurrar o proprio peso, adaptações, cardans e etc, mesmo o falcon 3.6 ou 4.9i gastão sem autonomia e na minha opinião não compensa

- Motor V6 - ranger, vortech esses já me parecem boa pedida em alguns pontos, sãoc aros, exigem tb grande adaptação

- Motor V8 - na boa é exagero e peso x potencia deplorável


Por fim os que eu acho mais viáveis e úteis:

Motor GM 151 com qualquer variação de 2.5 ou 2.8 + supercharger centrífugo ou roots/screw - fica ma relação peso x potencia animal e com muito torque em baixa resolvendo quase todos os problemas, aliafos ao supercharger matou

Motor OHC 2.3 com superchager tb fica com a relação peso/potencia perfeita, nos EUA arrancam 900cv no motor OHC ASPIRADO, logo é um motor de giro sim mas deevido ao tamnho dos seus pistões (que são enormes) passa no limiar do subquadrado pra superquadrado e resolve certos problemas

Logo autonomia desses notores mais antigos só é prejudicada pelos carburadores, que passa a ficar um pouco melhor (mas não hiper economicos) com injeção eletronica ganhando cavalaria, rodando a alcool e etc


Agora por fim quem desenterrou o tópico de 2003???

x2



[]'

fabiano caxias
11/11/2009, 09:51
Ai Rubensx ,tudo tranquilo?
Como falei esse tipo de topico sempre vai ser discutido hehe
E como cada um tem sua opinião tudo é valido
A parte sobre o ap q vc falou concordo plenamente,mas se vc pegar um 4cc desses q vc acha a melhor opção e fazer esse preparo ,é impossivel ele ter mais autonomia q um 4.9 ou 4.1 i com sistema original,se tiver pneu acima de 33'' então os 4cc vão longe no consumo.O ohc então aquela correia é um pouco delicada pra lidar .O vortech e o ranger ja se enquadram dentro do q eu acho bom tambem apezar de q no 4.3 ,tem um sistema de bicos muito ruim.
Isso falando em jipes,se for pra por em uma pickup então,não consigo imaginar uma com um 4cc e pneuzão aqui na região
Mas é so mais uma opinião

Dic3
11/11/2009, 10:59
A diferenca do BF161 pro GM151S foi mais do que agua pro vinho.

E nao posso dizer que meu antigo BF tava indo pro beleleu porque ja andei em outros Jeeps com mesma relacao e com BF e a dinamica era a mesma.

Sem falar que o consumo ta sendo coisa de outro planeta. Ate semana passada eu estava reclamando muito consumo do GM151, o ponteiro estava despencando no marcador. Isso foi até eu encostar no posto pra mandar colocar o famoso 20ão e nao caber mais do que 2litros pois o tanque tava cheio.
Chegando em casa e desmontando o sistema fui descobrir que a boia do tanque tinha enchido de gasolina.

To tao animado que quero tirar uma media, mas acredito que tranquilamente esteja fazendo entre 8 e 9 Km/l e andando com o pé embaixo.

junior braga
11/11/2009, 11:47
:D Salve turma!

:D Grande Flávio! Fui verificar, e é a medição no pneu, não só motor com acessórios como na ABNT... Tirei de um site sobre motores V8 e outros para arrancada. Bom, creio que suas fontes são melhores, fiquemos com elas! :D
Quanto ao 3.000, são 112cv na verdade, mas segundo a retificadora, depois da troca de pistões e rebaixamento do cabeçote, devo ter ganho uns 15% no meu motor... Não fiz a medição, mas já “senti” o “algo mais”! :wink:

:D Olá Daniel! É, os números não mentem! Como disse ao Flávio: fiquemos com eles! Talvez seja uma questão pessoal, esse GM 4 cilindros... Andei muito com um jeep com esse motor. Meu ex-sócio tem um, fizemos muitas trilhas juntos. Outro companheiro nosso tinha no jeep um BF-161. Sinceramente, o GM não me impressionou nem um pouco, mesmo trocando as peças que ficam “atrás” do volante! :P Daqui uns dias esse jeep sai da reforma, ainda com o GM 151, aí vamos pro “pega” de novo. Prometo analisar com carinho...
:D Mas uma coisa digo: Quando vc precisa tirar outro jeep do atoleiro, prefiro o BF-161, é um trator! :wink:

:D Grande Marco! Já fiquei sabendo de algumas adaptações do 2.2 da S-10, com câmbio também da S-10 e tração Willys. Dizem que fica o bicho! Não vi ainda ao vivo... Cheguei a estudar essa adaptação no meu Jeep, mas desisti quando vi o preço desses motores. Por aqui estavam pedindo 2.000 latinhas! :shock: :?
Quanto ao da Ranger, não sei de ninguém que tenha feito.
Valeu galera...


Giovani,

Visto que já se passaram alguns anos, qual é o seu parecer hoje em relação aos motores disponíveis?

Lembrando que, como já vi em outros tópicos, ou se tem um jeep pra trilha, ou se tem pra passeio:mrgreen:, não dá pra agregar as duas opções.

Mas vamos pensar no caso de um jeep pra trilha, o que sugere de melhor custo x beneficio?

:concordo::concordo:

rubensx
11/11/2009, 17:47
Ai Rubensx ,tudo tranquilo?
Como falei esse tipo de topico sempre vai ser discutido hehe
E como cada um tem sua opinião tudo é valido
A parte sobre o ap q vc falou concordo plenamente,mas se vc pegar um 4cc desses q vc acha a melhor opção e fazer esse preparo ,é impossivel ele ter mais autonomia q um 4.9 ou 4.1 i com sistema original,se tiver pneu acima de 33'' então os 4cc vão longe no consumo.O ohc então aquela correia é um pouco delicada pra lidar .O vortech e o ranger ja se enquadram dentro do q eu acho bom tambem apezar de q no 4.3 ,tem um sistema de bicos muito ruim.
Isso falando em jipes,se for pra por em uma pickup então,não consigo imaginar uma com um 4cc e pneuzão aqui na região
Mas é so mais uma opinião

Pois eh fabiano, mas vc tá falando do OHC e GM 151 carburados, se você utilizar eles injetados vai mudar drasticamente em relação a consumo, e potencia tb

devido ao ponto variável resolve um monte de problemas desses motores e de quebra ganha desempenho...

o OHC tem de ser bem feito, com retentor ao invés de gaxeta e precisa ser alterado o sistema de vedação dele para nÀo beber lama, tem tb a questão da correia, mas eu ainda prefiro do que o opala 151 somente pelas possibildiades, mas por longevidade é o GM 151 seguramente

guabiroba
11/11/2009, 21:02
:lol::lol::lol::lol::lol::lol::lol:
tá vendo.... manda os caras pesquisarem e não abrir tópico novo de assunto que já tenha, tá ai .......:lol::lol:

Pois é, se abrem tópico novo reclamam, se reabre antigo também reclamam...Fazer o que, quem é mais novo no forum não pode participar de assuntos já discutidos??

Pra dar o meu pitaco, na minha opnião o motor que melhor se adapta ao Jeep é o GM 151 mesmo. Os motivos o pessoal já descreveu em posts anteriores.

rubensx
11/11/2009, 22:13
se agente reclama que abriu topico novo e pede pra pesquisar, reclamam que agente é chato, se agente apenas cita que o topico morreu ha um bilênio e talvez a duvida tenha sido sanada, reclama, se agente responde ainda que com muita informação nova e útil reclama

então eu tb quero reclamar

RECLAMAR é vida

vamo reclamar todo mundo

Vamos lá

criei até um e-mail

desabafa.seusproblemas.pra.mim@gmail.com

pode contar seus problemas que sou todo ouvidos

fabiano caxias
11/11/2009, 22:56
É interessante como muda de região pra região a opinião sobre motores e tal,aqui o kit alegria é c20 ou 4.1 i e 4.9 isso com cx de f1000 4m ou 5a d em uma relação 9x44 ou 11x47 com 33'' recapados do antoniazzi ou ost,guincho mecanico e a maioria dois bloq 75%,consegue se um jipe valente e com um bom deslocamento.
Falando em dezempenho do ohc e concordando tambem com oq vc falou ,esse antoniazzi dos pneus corre em jeep cross com um maveriquinho 4cc com injeção hardware girando um absurdo se não me engano é 9100 rpm com 2.8 k de pressão,e conseguiu um torcão absurdo,anda forte mesmo,perdeu p um 2.2 16v turbo intercooler do dono da wardware com um piloto de veranopolis mas ai foi diferença so de braço e não de motor,pois os dois foram o campeonato inteiro trocando as primeiras posições.
O cara é corajoso , em jeep cross onde preciza tudo de um motor desde muito torque ate muita potencia em alta e meter um 2.2 16v turbo q so de olha pra ele ja tranca hehe,foi o unico q não abriu motor dos 5 primeiros,o mavericão teve umas fazes ruins durante o campeonato com quebras mas nada q tire o brilho
_______________
vitara 95
ap2.0
eixos rural
tcase willys
33’’ recapados
E dele 100%
_______________
F75 em breve 4.9

rubensx
11/11/2009, 23:24
o problema desses dois carros ai é um só

a hardware ahuauhahuahuahu precisa fazer curso na nasa pra acertar e mesmo assim ainda fica faltando algo ehehehe

Giovani
12/11/2009, 00:13
Giovani,

Visto que já se passaram alguns anos, qual é o seu parecer hoje em relação aos motores disponíveis?

Lembrando que, como já vi em outros tópicos, ou se tem um jeep pra trilha, ou se tem pra passeio:mrgreen:, não dá pra agregar as duas opções.

Mas vamos pensar no caso de um jeep pra trilha, o que sugere de melhor custo x beneficio?

:concordo::concordo:
Fala Júnior!

Bom, usando bem menos smiles :mrgreen:, minha opinião continua a mesma:
Jeep de trilha tem que ter motor forte e de baixa rotação. Na trilha o jeep tem que ter força de sobra, para levar outro jeep rebocado a trilha toda, se precisar.
Pode espremer o GM ou OHC 4cil. que nunca serão um 6 cilindros.:discordo:
Se quer fuçar, investir a maior grana pra "sugar" uns pocotós à mais, faz em cima do 6 canecos. Até o barulho é mais bonito. O 6 canecos tem ronco, o 4 tem zumbido. No meio do mato vc não sabe se é um jipe ou uma moto-serra.:mrgreen:
O falcon é excelente. Seja o 3.6 ou o 4.9 moderno. Idem para o GM 4.1.
Podendo ser injetado, melhor, sem dúvida. O BF 3000 que eu tinha no jeep é raro de achar, mas foi P&P... E só me trouxe alegrias.

Os V6 trabalham em giro maior que os 6 cilindros em linha. Então se é para ter outro motor, que não um 6cil. em linha, que seja o Sr. Motor: V8.:concordo:

O T-Rex II, que estou fazendo para o Brô, vai ter o V8 5.9L + câmbio auto e t-case, da Limited. São 245cv originais...
Sem muitas alterações (só uma chipada) passa dos 300cv fácil.

Considerando o custo x benefício (entre os 6 canecos), ficaria com GM 4.1, pela facilidade de manutenção e maior disponibilidade de peças especiais.

Motorzinho é pra dentista, ou corredor de jeep cross. Passei muita vergonha com o AP, e muito trabalho com o OHC, nem gosto de lembrar...:lol:

[]'s

fabiano caxias
12/11/2009, 09:50
Giovani...
Ufa...ate q enfim um hehe
Plenamente de acordo com quase tudo,apenas ressaltantdo q no jeep cross os motores q não usam turbo são quase todos 6cc
Sem falar nos 6cc turbo com 12 bicos e tal
Eu tenho em minha gaiola de s10 um 4.1 mpfi

Como falei,muda muito de região p região,na maioria aqui no sul 4cc ta fora dos planos.


O Rubens,não sei bem sobre isso q se falo da wardware mas de 40 pilotos +- q correm todo o campeonato,posso ate estar enganado mas deve ser duas ou tres fuel teck e umas 25 hardware.Não questionando a qualidade de sua injeção,mas preparador de jeep cross de hoje acerta qualquer carro de kilometro e preparador de kilometro so leva surra quando começa em acertos pra jeep cross.
O pessoal quer chegar a 120km em uma retinha de nada com um cotovelo no fim,não trocar marchas e sair da curva como se estivesse arrancando em primeira marcha,querem giro ,rendimento extremo em alta com torque de 4.9 em um 4cc.Não é o caso do km q so se acelera em uma reta.
Vi q vc falou em outro topico sobre gerenciamento de bico por bico acho eu q é isso hehe,mas ja tenho isso desde comprei a injeção ano passado,tambem não sei se é novidade isso hehe

junior braga
12/11/2009, 13:35
Fala Júnior!

Bom, usando bem menos smiles :mrgreen:, minha opinião continua a mesma:
Jeep de trilha tem que ter motor forte e de baixa rotação. Na trilha o jeep tem que ter força de sobra, para levar outro jeep rebocado a trilha toda, se precisar.
Pode espremer o GM ou OHC 4cil. que nunca serão um 6 cilindros.:discordo:
Se quer fuçar, investir a maior grana pra "sugar" uns pocotós à mais, faz em cima do 6 canecos. Até o barulho é mais bonito. O 6 canecos tem ronco, o 4 tem zumbido. No meio do mato vc não sabe se é um jipe ou uma moto-serra.:mrgreen:
O falcon é excelente. Seja o 3.6 ou o 4.9 moderno. Idem para o GM 4.1.
Podendo ser injetado, melhor, sem dúvida. O BF 3000 que eu tinha no jeep é raro de achar, mas foi P&P... E só me trouxe alegrias.

Os V6 trabalham em giro maior que os 6 cilindros em linha. Então se é para ter outro motor, que não um 6cil. em linha, que seja o Sr. Motor: V8.:concordo:

O T-Rex II, que estou fazendo para o Brô, vai ter o V8 5.9L + câmbio auto e t-case, da Limited. São 245cv originais...
Sem muitas alterações (só uma chipada) passa dos 300cv fácil.

Considerando o custo x benefício (entre os 6 canecos), ficaria com GM 4.1, pela facilidade de manutenção e maior disponibilidade de peças especiais.

Motorzinho é pra dentista, ou corredor de jeep cross. Passei muita vergonha com o AP, e muito trabalho com o OHC, nem gosto de lembrar...:lol:

[]'s

:mrgreen: Ahahaha, os smiles estão em crise?

Agora sim, tá ai uma receita sobre o tema do tópico, muito bacana seu depoimento....

[ ],
:concordo:

Rodrigo Baratti
12/11/2009, 14:12
se agente reclama que abriu topico novo e pede pra pesquisar, reclamam que agente é chato, se agente apenas cita que o topico morreu ha um bilênio e talvez a duvida tenha sido sanada, reclama, se agente responde ainda que com muita informação nova e útil reclama

então eu tb quero reclamar

RECLAMAR é vida

vamo reclamar todo mundo

Vamos lá

criei até um e-mail

desabafa.seusproblemas.pra.mim@gmail.com

pode contar seus problemas que sou todo ouvidos

Como disse o poeta:

"Mas é que
Se agora prá fazer sucesso
Pra vender disco de protesto
Todo mundo tem que reclamar "

Mas voltando ao assunto.
Vou na linha do Rubens na reforma "atual" da viatura, como já tenho o 151 e ele é standar e tá desmontado vou dar um up-grade e colocar para rodar.

Qdo a viatura ganhar sapatinhos maiores vai precisar tb de um power train maior. :twisted: mas aí já será outra história!

[]

Sergio Rocha
12/11/2009, 17:08
Pra trilha em banhados,lama e coisas do genero, quanto mais cilindros e giro melhor.

Para erosões o que interessa é redução, bloqueio e etc......


Cada coisa no seu devido lugar.

[]'

Rodrigo Baratti
12/11/2009, 17:45
Pra trilha em banhados,lama e coisas do genero, quanto mais cilindros e giro melhor.

Para erosões o que interessa é redução, bloqueio e etc......


Cada coisa no seu devido lugar.

[]'

:concordo:
Sendo assim estou no caminho certo, o que mais tem aqui são erosões.

Marcelo Cunha
12/11/2009, 18:01
se agente reclama que abriu topico novo e pede pra pesquisar, reclamam que agente é chato, se agente apenas cita que o topico morreu ha um bilênio e talvez a duvida tenha sido sanada, reclama, se agente responde ainda que com muita informação nova e útil reclama

então eu tb quero reclamar

RECLAMAR é vida

vamo reclamar todo mundo

Vamos lá

criei até um e-mail

desabafa.seusproblemas.pra.mim@gmail.com

pode contar seus problemas que sou todo ouvidos

Esse é o Rubão, sempre prestativo, e agora com serviço de utilidade pública. Votem no Rubão! :idea: :idea: :idea:

Edison - Mp3
12/11/2009, 20:20
Sabem que to achando que sou meio fora da cazinha:rolleyes::rolleyes::rolleyes::parede::pare de::parede:
Acho um barato andar com minha viatura na cidade e nas trilhas, e olha que boto ele na lama e na areia mesmo, sem bloqueio, com BF161, caixa original, etc, etc, etc....
Só tirei o medo dele de água.
Se meu BFão for pro brejo mesmo, ai vou pensar se não vale apena dar uma quimica nele, afinal é o coração original do Skoll. Tenho pra mim que nunca vamos chegar a um denominador comum sobre qual o melhor motor, qual a melhor caixa, t-case, pneu, etc, etc..., mas é muito bom o que se aprende neste forum. Por isso a qualidade dos frequentadores e o recorde de 1000000 de mensagens.
No mais, atolar um Willys é que da tezão nos finais de semana.
Abrs
Edison

Pedrão B.
13/11/2009, 00:21
ALL,
Sei que o que vou postar aqui não tem nada à acrescentar ao tema principal do tópico, porém não consigo ficar indiferente ao que ocorreu.
Rubens, você falou em reclamar, mas o primeiro a reclamar aqui foi você, ao "querer saber quem havia desenterrado o tópico" parecendo um inquisitor.
O que é melhor desenterrar ou abrir um novo?
Ou se mesmo que tivermos dúvidas, e não fizermos parte da patota, iremos "morrer" com elas, ou descobrir em outro lugar?
Vocês que fazem parte da moderação/apoio deviam ter um pouco mais de paciência com os novatos.
Salvo os preguiçosos, novatos ou não, que abrem tópicos repetidos pois não se dão o menor trabalho de pesquisar esses sim, "pau" neles!
E por fim mais humildade, pois ninguém é dono da verdade e/ou sabe tudo, vide o exemplo:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=31678 (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=31678)

[]'s sem mágoas, apenas querendo manter um ambiente bom e democrático.

rubensx
13/11/2009, 09:01
mai karai eu só comentei num foi reclamação não... poxa se eu comentar no final

Mas bf é uma merda ai eu tow reclamando tb?

poxa cade a esportiva do forum?

eitcha ces pesam tb né?

já falei o mail funfa mesmo testem ai!

desabafa.seusproblemas.pra.mim@gmail.com


[]'s Votando em qualquer um

Snoop
13/11/2009, 22:00
x2



[]'


Caros foristas,

Desenterrar novos topicos talvez seja muito util!!
Observem, que se pesquisarmos antes de abrirmos novos topicos é muito importante, mas ocorre que mesmo colocando a palavra chave ou palavras chaves, nao obtemos exito. Outro aspecto se refere as novas tecnologias...de 2003 a 2009 passaram-se 6 anos...temos muita coisa nova em relação a motores neste tempo.

Uma coisa é certa: motores carburados são mais faceis de mecher muito embora o desempenho seja um pouco ou imferior aos injetados!! ( com restrição de minha parte).
Quanto ao consumo, claro que gostariamos de motores economicos, no entanto, quem liga para isso quando a proposta é fazer trilhas?
Tudo muda quando o porpositio é misto ou on road.
Colocamos um motor do omega (2010) em um cj5 o que acontece em uma trillha ao lado de um motor Gm opala 4 cc de 1975? Importante sabermos as limitações do motor que estamos utilizando, caso atole ou encalhe, temos outras opções o uso do guincho certametne sera cogitado, e mesmo que nao tenhamos, contamos com os colegas para nos ajudar:dance:.

[]s.

Snoop
13/11/2009, 22:04
mai karai eu só comentei num foi reclamação não... poxa se eu comentar no final

Mas bf é uma merda ai eu tow reclamando tb?

poxa cade a esportiva do forum?

eitcha ces pesam tb né?

já falei o mail funfa mesmo testem ai!

desabafa.seusproblemas.pra.mim@gmail.com


[]'s Votando em qualquer um

Rubens,

Talvez algumas pessoas imaginam serem donas da verdade. Mas sera verdade? Ate que provem o contrario, tudo que eu disser aqui é verdade.
Estamos sempre buscando aprender mais sobre o mundo dos jipes. Mas podemos trocar a proposta do forum, em que simplismente enviamos as perguntas aos expertizes, e eles nos respondam...talvez de forma mais educada até mesmo.

[]s

Snoop
13/11/2009, 22:06
Rubens,

Talvez algumas pessoas imaginam serem donas da verdade. Mas sera verdade? Ate que provem o contrario, tudo que eu disser aqui é verdade.
Estamos sempre buscando aprender mais sobre o mundo dos jipes. Mas podemos trocar a proposta do forum, em que simplismente enviamos as perguntas aos expertizes, e eles nos respondam...talvez de forma mais educada até mesmo.

[]s

Snoop,

estou enviando meu email, que esqueci (estou escrevendo para mim mesmo):

desabafa.seusproblemas.pra.mim.e.seja.mal.educado@ gmail.com (desabafa.seusproblemas.pra.mim.e.seja.mal.educado @gmail.com)

rubensx
13/11/2009, 22:20
mas é seiro eu criei o e-mail de verdade no gmail, podem mandar...

poxa acheia idéia genial e ninguém deu risada... que droga!:mad:

Giovani
13/11/2009, 23:03
Isso aqui é um Fórum sobre off road ou uma reunião de velhas chatas no chá das 5?

Só mimimimi....

Vamos falar jeep!:evil:

[]'s

Kim
13/11/2009, 23:16
rubensx!

Passei para toda minha lista de e-mail!:concordo:

Snoop
13/11/2009, 23:24
Isso aqui é um Fórum sobre off road ou uma reunião de velhas chatas no chá das 5?

Só mimimimi....

Vamos falar jeep!:evil:

[]'s

Giovani,

Isso ai, entao,

Os bitrens iveco por exemplo fazem 1,9 km/L de media.
Scania e volvo a media é melhor: 2,2 ate 2.4.
O custo para manter esses monstros é enorme.

Logo, nao me queixo do consumo do meu, na faixa de 4,5 a 5 km / L.:pipoca::palmas::dance:

[]s

rubensx
13/11/2009, 23:47
galera o consumo tem de ser levado em consideração para saber a autonomia

quanto mais consumo pior é certas trilhas vc num completa com um tanque se fizer 1 pra 1

dai vc vem e fala

"ahhh mas eu colco 2 tanques enormes e blablabla"

blz, só que o peso a mais também faz consumir mais, descompensa o peso do jeep, se o tanque não tiver as aletas internas é perigoso em curvas no deslocamento e pior... vai ocupar mais espaço


por isso, consumo é importante também, e não estamos falandod e verba e sim de o que é conveniente

Giovani
14/11/2009, 00:21
galera o consumo tem de ser levado em consideração para saber a autonomia

quanto mais consumo pior é certas trilhas vc num completa com um tanque se fizer 1 pra 1

dai vc vem e fala

"ahhh mas eu colco 2 tanques enormes e blablabla"

blz, só que o peso a mais também faz consumir mais, descompensa o peso do jeep, se o tanque não tiver as aletas internas é perigoso em curvas no deslocamento e pior... vai ocupar mais espaço


por isso, consumo é importante também, e não estamos falandod e verba e sim de o que é conveniente
Na trilha, se o cara tiver o tanque original, de cerca de 50 litros, no máximo vai precisar de um galão reserva. Isso para alguma trilha longa ou que leva 1 dia inteiro no mau tempo.
Eu tinha um tanque de 65 litros no CJ e nunca faltou gasolina. Claro que nunca saí com "meio tanque" pra ir fazer trilha, aí tá pedindo. Se tiver um posto na "boca" da trilha, tanto melhor. Complete o tanque lá.
Mais que isso, aí tem deslocamento e certamente o pessoal da organização coloca um posto no meio do caminho.
Dois tanques é pra Toyota e Defender de expedição... rodar 800 ou 1000 km sem um posto à vista...

Em trilha, se fizer 1 por 1, tá ótimo! Já fiz 0,3 Km/l e não achei ruim...:lol:
Na trilha o que importa é o desempenho do motor, não o consumo dele. Quanto mais (e maior) canecos tiver, melhor.:mrgreen:

[]'s

rubensx
14/11/2009, 11:54
ah tá, mas eu sou do estilo que viaja de cj5 mesmo ehuehuhuehue ai fudeu

cerberosph
15/11/2009, 22:27
Galera preciso de uma ajuda. Um tio meu está com um CJ ano 79 mais não está agüentando o consumo. Ele não faz trilha, usa o Jeep na fazenda e para ir na cidade. No momento ele está rodando no gás GLP mais o médico falou para ele não rodar mais, devido ao vazamento e inalação involuntária de GLP além do risco.

Qual o motor que ele poderia colocar no Jeep para economizar? Dicas para adaptação?
Qual motor a diesel ficaria viável a adaptação? O peugeot?

Desde já agradeço.

Dodger
15/11/2009, 23:13
Galera preciso de uma ajuda. Um tio meu está com um CJ ano 79 mais não está agüentando o consumo. Ele não faz trilha, usa o Jeep na fazenda e para ir na cidade. No momento ele está rodando no gás GLP mais o médico falou para ele não rodar mais, devido ao vazamento e inalação involuntária de GLP além do risco.

Qual o motor que ele poderia colocar no Jeep para economizar? Dicas para adaptação?
Qual motor a diesel ficaria viável a adaptação? O peugeot?

Desde já agradeço.

Cara, tudo depende muito.
tenho um amigo que tem oficna especializada em carburação, injeção e afinação de motor(funcionamento). D vez em quando fico lá pertubando o cara e observando o serviço, o que mais se vê lá é gente chegando com carro rateando, falhando, carburador chega a estar marrom de tanta craca, cheio de gambiarra, 99% vão lá reclamando de consumo elevado. Quando o cara passa o orçamento pra deixar o carro fino, recondicionar 100% o carburador e revisão de funcionamento, a maioria vai embora e procura um meia chave que vai lavar o carburador com gasolina ou criolina e cobrar cinquentinha. Dai o carro sai fazendo 5 por litro e nego depois poe a culpa no motor que é velho e ruim.

Escrevi isso tudo só pra dar o exemplo que muitas vezes o problema não está no tipo motor e sim na atenção que se dá a ele.

Estes motores de maior cilindrada, principalmente os carburados, se tiver gambiarrado e desrregulado é fácil fácil observar médias de 2 ou 3 km/l.

Já tive Maverick 4 cilindros(que tem o mesmo motor deste jeep do seu tio que vc falou) que quando chegou aqui em casa num fazia 3km/l na estrada de tão gambiarrado que tava, e depois de revisadinho e afinado, fazia tranquilos 7 km na cidade e 11 na estrada sem muito eforço.