PDA

Ver Versão Completa : Kit Freio A Disco Traseiro



geraldo paulino filho
05/12/2007, 00:57
Pessoal, alguem conhece algum kit freio traseiro c; freio de mão para o JPX?
O do Willys é dificil de adaptar p/ Jota?
O que serianescessário/
Grato

locomeubr
05/12/2007, 09:08
tb queria saber de algum kit pronto ja....vlwww

sajo
07/12/2007, 21:12
Galera,

A Super Brake Disc ( http://www.superbreakdisk.com.br/) fabrica o kit de freio a disco traseiro para os eixos originais Carraro do JPX. Paguei o valor de R$ 1.112,00 pelo kit completo (em novembro/07). Não está incluído frete e cabo de freio de mão. Este cabo provavelmente será o de F75 (R$ 30,00) e deverá ser cortado sob medida quando da instalação dos freios. A instalação requer uma usinagem dos cubos de roda dependendo do tipo de rolamento do eixo (capa/cone ou blindado).

Ainda não instalei os freios pois o jipe tá na reforma. O telefone de contato é (011) 5073-0897 - Sr. Mauro.

Inté,

Sandro - Brasília/DF

joão k. chikui
08/12/2007, 00:08

Eu partiria para adaptação da pinça do fiat Stilo , com pastilha bem maior que o do Kadet Gsi.

Barão Vermelho
08/12/2007, 13:44
mas esse kit da sbd para o jpx tem que fazer muitas modificações e mais mão de obra deve sair quase 1500 pratas e bem carinho.

locomeubr
09/12/2007, 08:02
1500 fica bem puxado mesmo, sera q vale? e se mexer no cilindro mestre? alguem sabe algum mais "parrudo" q sirva no jota sem maiores dores de cabeça??

quero parar com essa de "nois breca mais nao para" rsrs ja levei uma moto..um carro e quase uma s-10 ja pela "falta" de freio....sorte q tenho parachoques parrudos! rsrs

vlwww

Andrejur
09/12/2007, 11:46
O companheiro Adilson Mancebo adaptou o freio da disco traseiro no Jota dele, com freio de mão, etc...
Não ficou muito e esta funcionando beleza...
É só falar que ele disponibiliza o "mapa de mina".
Quem esteve no II Encontro de JPX deve lembrar daquele JPX verde todo original...

Abs.

sajo
09/12/2007, 20:20
Galera,

Ainda não instalei os freios, mas segundo o pessoal da SBD não é necessário trocar nada do sistema original. O kit é do tipo "plug and play", é só trirar o sistema a tambor, usinar os cubos de roda na medida dos discos (se for preciso, dependendo do tipo de rolamento) e substituir o cabo de freio de mão, pois o original do J fica curto. Não há necessidade de nenhum tipo de solda.
Bom, assim que instalar e testar os freios digo se fica bom ou não.

Inté.

Sandro - Brasilia/DF
JPX STD 97 - na reforma!!!

geraldo paulino filho
11/12/2007, 02:56
Leo, seu freio não está com problema no Hidrovácuo naum? O meu tava ruim demais, troquei a bomba de vácuo, cilindro mestre, quase sem melhora, agora que troquei o Hvacuo, ate a bomba de vácuo da Komdi diesel está freiando bem o jota.
A minha pergunta se deve mais a utilização de um freio de mão que não encha o saco e funcione de verdade, pois na pick up tenho um disco traseiro que veio c/ o diferencial que é espetacular, para freiar e segurar o jipe nas descidas [uso um turbo timer, se o terreno for inclinado, não tenho que ficar esperando a turbina lubrificar o eixo, pisando no freio e esperando dentro do carro, dar os 30 segundos, puxo o ferio de mão e desço.
Só tive um jipe que nunca regulei o freio de mão,nem dei manutenção, se tiver puxado naum sai naum=Land

geraldo paulino filho
11/12/2007, 03:00
até André vc tem o email do Adilson? O Tunico já está montando o Ap diesel, já deu uma ajuda no projeto com os pistões 1.6 de pino largo -24 mm

geraldo paulino filho
11/12/2007, 03:11
O traseiro do Jeep/Rural serve nos jotas c/ Dana 44, acho que não deve ser muito dificil adapta-lo ao jota Carraro [a furação do disco é a mesma, ponto a favor], so que este custa 700 pratas na Tratorgama, agora pagar 1500 pq é no jota, pago naummmm
Muito $$$, pq os de Dana são + de 50% em conta???

locomeubr
11/12/2007, 07:51
:pensativo::pensativo: pergunta meio idiota...rs...mais como ou identifico quais sao os meus eixos? carraro ou dana? e a caixa de marcha? clark ou peugeot?

vlwww

Eduardo Tescarollo
11/12/2007, 10:00
Bom dia, no diferencial tem uma plaqueta de indetificação assim com no
cambio, apesar se seu J não tiver força para arrancar em 1ª marcha com
certeza o cambio é o peugeot.

locomeubr
11/12/2007, 10:09
vlww, vou dar uma conferida aki, tenho q melhorar esses freios, alguem ja usou os de rual como citado acima??

Mourão GP
11/12/2007, 12:52
Os meus são a disco na traseira.São discos de brasilia com furação refeita p/ o J e pinças de tempra, cabos são de pálio.Estou rodando a mais de 1 ano e meio e o carro não arreda 1 mm,

Mourão GP
11/12/2007, 12:59
errei a ultima foto.

joão k. chikui
11/12/2007, 13:25
Glauco
Muito interessante. Como funciona este freio de mão?

Mourão GP
11/12/2007, 13:33
Glauco
Como funciona este freio de mão?

Uai ? É só puxar a alavanca e ele deixa o bicho paradinho!

Supercharger
11/12/2007, 16:30
Kakakakakaka!

locomeubr
11/12/2007, 16:34
Uai ? É só puxar a alavanca e ele deixa o bicho paradinho!

um dia o meu faz isso....rsrs brasilia? serve perfeito?

geraldo paulino filho
11/12/2007, 22:37
E bem mais barato que os da Super Brake... Grande ajuda!

Mourão GP
11/12/2007, 22:38
um dia o meu faz isso....rsrs brasilia? serve perfeito?

Desde que trabalhado por um bom torneiro, serve ,e muito bem.

Adilson Mancebo
20/12/2007, 21:11
Caro Gê,
Eu coloquei o seguinte no meu J:
Disco: Niva - como o diâmetro interno do Niva é menor que o do JPX, desbastei um pouco no cubo do J e um pouco na parte interna do disco.
Pinça: Traseira da Van VW (Eurovan ou Caravele), com freio de mão
Fabriquei um suporte para pinça composta de uma peça cilindrica que foi parafusada no local dos espelhos do freio original. Nesta peça soldei duas orelhas para fixar a pinça.
O freio ficou muito bom, inclusive o de mão.
Os cabos do freio de mão e a tubulação de óleo, mantive as originais do Jota.
Eu não consegui colocar o desenho da peça aqui.
Vou tentar colocar pelo Yahoo.

Sds
Adilson

gvogetta
17/01/2008, 00:13
Os meus são a disco na traseira.São discos de brasilia com furação refeita p/ o J e pinças de tempra, cabos são de pálio.Estou rodando a mais de 1 ano e meio e o carro não arreda 1 mm,

Glauco,


Quando for fazer uma revisão do teu sistema de freios traseiro procure deixar menos exposta a tubulação do fluido para as pinças traseiras, talvez com fita abraçadeira Hellermann. Pelas fotos os flexíveis estão muito salientes, o que é perigoso. Já pensou um toco ou um galho enroscando ali naquele flexível... Tá feito o estrago!

Um abraço,

Ribadágua
25/01/2008, 13:10
Estou procurando o hidrovácuo para o nosso JPX Montez 95.
Moramos em Imbituba/SC, temos um camping e por aki é bastante difícil conseguir peças. Pergunto: Meus amigos jipeiros, qual é a melhor adaptação?
Um grande abraço,
Muscula e Dedé
www.ribadaguasurfcamping.com (http://www.ribadaguasurfcamping.com)

geraldo paulino filho
03/02/2008, 19:21
Existem criticas a respeito, porém aqui em Betim todos os Jotas que tiveram problemas, inclusive o meu, tiveram seu hidrovácuo RECUPERADOS e todos estão funcionando NORMALMENTE,mas existem críticas e críticos....

Edinilson Silveira
05/07/2008, 21:35
Glauco
Sou novato no forum e gostaria de saber qual é o suporte da pinça que vc está usando para a pinça do tempra vc q confeccionou?

Mourão GP
06/07/2008, 14:02
Seja bem vindo Edinilson. O suporte foi feito sob medida, não tenho desenho, fiquei de tirar umas fotos p/ o pessoal mas ainda não precisei desmontar o conjunto. Vou ver se arrumo tempo p/ tal.valeu.

Edinilson Silveira
06/07/2008, 18:45
Obrigado glauco, fico no aguardo pois o J ainda está no estaleiro até mais!

sajo
15/06/2009, 22:20
Galera,

Seguem as fotos dos freios disco traseiros da Super brake disc. O kit é muito bem feito e é de fácil instalação. Primeiro retira-se todo sistema original, desbasta-se um pouco os cubos de roda (se forem de rolamento blindado) para que eles encaixem nos discos, fixa-se a flange no eixo, fixa-se o suporte das pinças na flange, fixam-se as pinças e pronto!
Não é preciso trocar o cabo de freio de mão, como imaginava. Apenas solda-se 2 pequenos perfis em "L" no eixo para prender o cabo original (nas fotos dá para ver bem)
O kit funciona perfeitamente e vale o investimento.

Sandro - Brasília/DF

176385

176386

176387

176388

176389

sajo
15/06/2009, 22:29
Segem mais fotos.

Sandro - Brasília/DF

176394 176395 176396 176397 176398

Policarpo
19/03/2010, 18:27
Pessoal,

Alguém tem outra experiência relacionada à instalação de freios à disco no J?

O kite super B disk para Dana 44 (Jeep) "servem" no J?

O $$ do SBDisk pra J é impraticável....

sajo
23/03/2010, 20:03
Policarpo,

Acho que os itens mais caros são as pinças. As que utilizo são do GM Kadett, mas tem muita gente que utiliza as da VW Brasilia. Os kit para Willys tem preço médio de R$ 850,00 e vc terá que retrabalhar os suportes das pinças para que encaixem no eixo carraro do J. Eu paguei R$ 1.100,00 no kit SBD e estou satisfeito. Valeu o investimento.

Sandro.

gvogetta
28/03/2010, 01:09
Pessoal,

Alguém tem outra experiência relacionada à instalação de freios à disco no J?

O kite super B disk para Dana 44 (Jeep) "servem" no J?

O $$ do SBDisk pra J é impraticável....

Olá Policarpo,

O kit da SBD para Dana 44 não serve no JPX com eixos Carraro sem retrabalhos. Os suportes são diferentes e precisaria usinar o cubo ou o interior do disco para conseguir encaixá-los.

Quando está um kit da SBP para JPX?

Aqui no Sul temos o Berga, do RS, que fabrica os Super-Mega-Ultra Berga Disk! Me parece que ele fabrica também com suportes para os JPX, mas pelo que lembro o kit era até um pouco mais caro que os SBD, apesar de que eu considero os kits do Berga mais bem construídos...

No meu estou usando atrás um "meio kit" para jipe CJ/Willys, já que estou utilizando eixos Dana 44. Os suportes e discos comprei da MDS (R$ 250,00 na época), muito bons e as pinças uso as do Kadett GSi (comprei novas, da Varga, na época R$ 350,00 cada), com freio de mão ligado na própria pinça...

Saudações

Mourão GP
28/03/2010, 20:58
Saudações!
Já usei o kit do berga na rural e era show, muito bom. Liga p/ o Giovani e vê se ele tem solução p/ j.

Gvogetta qdo é q vc vai mostrar e explicar p/ gente esse hibrido de dana com carraro?
Abs.

netto mietto
28/04/2010, 15:36
JOTERIOS DE PLANTAO OLHE O QUE ACHEI NA TRATOR GAMA 4X4

Kit freio a disco dianteiro p/ ser adaptado na traseira do JPX ( completo )
Cód: 5751
Kit freio a disco dianteiro p/ ser adaptado na traseira do JPX ( completo )

R$ 990,00

gvogetta
30/04/2010, 00:29
Saudações!
Já usei o kit do berga na rural e era show, muito bom. Liga p/ o Giovani e vê se ele tem solução p/ j.

Gvogetta qdo é q vc vai mostrar e explicar p/ gente esse hibrido de dana com carraro?
Abs.

Olá Glauco!

Realmente estou devendo isso para a comunidade!

Na verdade estou com uma série de coisas para postar, tanto aqui como no site Mundo JPX, mas a correria do dia-a-dia não tem deixado. Estou com um esboço começado mas longe ainda de estar pronto.

Quero ver se consigo por algo no ar até julho sobre isso.

Abraço,

gvogetta
30/04/2010, 00:35
JOTERIOS DE PLANTAO OLHE O QUE ACHEI NA TRATOR GAMA 4X4

Kit freio a disco dianteiro p/ ser adaptado na traseira do JPX ( completo )
Cód: 5751
Kit freio a disco dianteiro p/ ser adaptado na traseira do JPX ( completo )

R$ 990,00

Eles só não dizem de que marca/fabricante é o kit e nem o que vem incluído... :pensativo:

Fiz uma consulta a eles sobre isso. Vamos aguardar a resposta.

Abraço,

Léo_Babiski
30/04/2010, 09:10
Meu kit traseiro eu fiz com pinças traseiras de golf: R$110,00 o par usadas compradas em desmache; pastilhas R$35,00; discos de freio sólido dianteiro de niva, R$140,00 o par novo; oxicorte dos suportes 50,00.

De serviço de torno foi necessário alargar um pouco a furação original dos discos e tirar um pequeno ressalto no cubo do eixo, para o disco de freio assentar melhor. Coisa simples, o próprio meca fez. Só lembrando que o disco de freio trabalha invertido, com a face virada para o chassis e não para a roda.

Com relação à frenagem ficou perfeito, mesmo usando pneus 33. Lendo sobre adaptações de pinças de golf, tempra/marea e kadet aqui no forum algumas pessoas relataram que pneu grande + motor forte faz com que as pastilhas dessas pinças não durem 3 mil Km. Como rodei apenas 500km ainda não pude opnar. Se for verdade vou estudar a troca das pinças futuramente caso não mude de eixos.

netto mietto
09/05/2010, 16:21
ate agora a tratorgama nao deu retorno ao email enviado sobre o que acompanha o kit de freio isso faz 10 dias.

kuricuthy
04/08/2010, 22:32
Colegas, quem gosta de por a mao na massa; o site de buggy's ensina passo a passo um exemplo de adaptacao do freio a disco: http://planetabuggy.com.br/mecanica/freiodiscotras.htm

gvogetta
11/08/2010, 23:53
ate agora a tratorgama nao deu retorno ao email enviado sobre o que acompanha o kit de freio isso faz 10 dias.

Conforme postei antes, tinha feito consulta junto à Tratorgama (em 30/04/2010 - reiterada duas vezes nas duas semanas seguintes) e eles até hoje não responderam...

Uma colga nossa, joteira, comprou deles (Tratorgama) um kit no início do ano e só recebeu o kit mês passado, ainda nem vi como é. Sinceramente, não recomendo.

Como a adaptação não é difícil, melhor fabricar um kit próprio. A única "dificuldade" é criar o suporte das pinças, já que irão variar conforme o modelo de pinça escolhida pelo usuário (Kadett, Brasília, Tempra, Golf e etc...). Nada que um bom desenho e um oxicorte (ou laser) não resolva...

Abraço,

Chiari
21/12/2010, 10:23
Olá Sr.s, estou adaptando freio a disco na traseiro do meu J e peguei essa receitinha ai com o disco de niva e pinça traseira de tempra.

Quanto a pinça até agora tem ido bem, o que não gostei foi do disco.

Como o diametro interno dele é muito pequeno, foi necessário usinar muito o diametro externo do cubo, alem de ter que usinar 1.5mm no diametro interno do disco, fragilisando o disco. Agora que já to no meio do caminho vou terminar, mas sinceramente não indico isso pra ninguem, muito mais negócio é comprar um KIT, desde que seja bem projetado.

Antes que alguem me pergunte, não é viável montar ele invertido pois naturalmente ele colide com a roda, e não to nem um pouco a fim de colocar espassadores, pois acho eles pouco confiáveis.

Abraço a todos.

Léo_Babiski
22/12/2010, 09:37
Chiari, no meu kit com disco dianteiro de niva o único serviço feito nele foi alargar a furação dos prisioneiros. Nos eixos foi necessário tirar apenas um pequeno ressalto próximo ao cubo, coisa mínima mesmo. Essa diferença pode ser pelo fato do meu J ser 98. Já rodei 10 mil km, sendo que uso pneu 33 e mtr forte, até o momento está tudo normal, só o freio de mão de que não funciona muito bem.

Abs.

pretokdz
22/12/2010, 21:59
Bem pessoal to pegando o bonde andando e sou bem novinho aqui pra discutir com essa rapaziada quem vem a bastante tempo se divertindo com a manutenção do J mas alguém aí já pensou em adaptar o freio de estacionamento na transmição(cardãn), sei que vão questionar questão de espaço mas aqui tem artista pra tudo. Abs

Chiari
23/12/2010, 08:18
Chiari, no meu kit com disco dianteiro de niva o único serviço feito nele foi alargar a furação dos prisioneiros. Nos eixos foi necessário tirar apenas um pequeno ressalto próximo ao cubo, coisa mínima mesmo. Essa diferença pode ser pelo fato do meu J ser 98. Já rodei 10 mil km, sendo que uso pneu 33 e mtr forte, até o momento está tudo normal, só o freio de mão de que não funciona muito bem.

Abs.

Olá Leo, acho que a diferença está no fato que vc montou o disco invertido, ai não tem que usinar tanto. Eu não quis fazer isso pois pegava na minha roda e não quis usar espaçadores.

Um abraço!

Léo_Babiski
23/12/2010, 10:46
Pode ser, minhas rodas possuem off set -85 e além disso o cubo/flutuante dos J pós 96 são diferentes.

Abs.