PDA

Ver Versão Completa : Ruido no PX



alex_floripa
01/06/2004, 00:42
Ola Pessoal,

Ganhei um PX cobra 22 plus e instalei num Suzuki Samurai.
Tava funcionando ok, mas quando liguei o carro apareceu um ruido.
Descobri que o ruido é da bomba de gasolina (eletrica).
Tem algum jeito de eliminar o ruido sem mexer na bomba$$$?
Obrigado

alex_floripa
02/06/2004, 23:33
Depois de muitas tentativas descobri a origem do ruido.
Comprei outra bomba sem necessitar porque a nova gerou o mesmo ruido.
A bomba gera um ruido na frequencia dos radios PX, mesmo em outros jipes que estavam com o PX funcionando ao chegar perto do meu jipe, tambem apresentavam o mesmo ruido.

Gostaria de saber se algum que tenha suzuki samurai com PX tambem apresenta este ruido ao ligar o carro?
Tem algum material que possa aplicar externamente no tanque(bomba de gas interna) que não permita a passagem deste sinal?
Obrigado
Alex

marcelino
11/06/2004, 07:59
Senhor,

O ruído se apresenta em qualquer canal selecionado no PX? Já experimentou testar sua instalação com outro rádio emprestado?

Importante: Na instalação de qualquer rádio de comunicação voce deve ligar o positivo e seu fusivel DIRETAMENTE no terminal POSITIVO da bateria, o fio negativo deve ser aterrado o mais perto possível do rádio instalado.

A antena deve também estar aterrada, muitos optam por instalar um suporte de antena mais se esquecem de aterra-lo corretamente...

Faça um teste, aterre também a carcaça do seu rádio, se estiver utilizando uma gaveta.

Espero ter ajudado

kmoretto
14/06/2004, 08:53
Sem querer atravessar o tópico do amigo Alex mas já atravessando... :oops:

Também tenho um PX Cobra 22 no meu CJ e quando estou acelerando a viatura o PX fica mudando de estação sozinho, alguém sabe oque pode ser??? :?:

[]´s

Cotrim
14/06/2004, 09:00
Kleber,

Verifique a fuga de energia pelos cabos das velas. Se possível, troque-os por supressivos. Isto deve resolver o seu problema

[]'s

kmoretto
14/06/2004, 09:10
Fábio,

Valeu a dica, vou verificar.

[]´s

marcelino
14/06/2004, 10:29
Amigo Kleber

As dicas valem para voce também, parece que o ruido do motor pode estar induzindo a troca de canais...

Um abraço

alex_floripa
10/08/2004, 13:10
Pessoal,

Ainda estou com problemas no PX, só que o problema não é do rádio e sim da bomba de combustivel. Essa bomba é eletrica e do corsa. Liguei a bomba direto numa bateria ao lado do meu carro e ela faz interferencia no meu radio sem ter ligação nenhuma com o carro.
Esse problema deve acontecer muito com os taxistas que tem corsa!
Alguem pode me ajudar?
Alex

andretomasi
10/08/2004, 14:07
Provavelmente a bomba cria algum campo magnético ou algo do tipo que interfere na frequência do Px.. Tente procurar alguém pra fazer um isolamento na bomba..

Ou teste com outras bombas elétricas, de outros modelos pra ver se também interferem, de repente vale mais a pena trocar por uma bomba de outro carro que não interfira. Imho.

[ ]´s

Sukys
11/08/2004, 01:09
Alex,

A dica que foi dada sobre a instalação do positivo do rádio diretamente no terminal da bateria é fundamental para eliminar grande parte das interferências do sistema elétrico e deve ser feita antes de qualquer outra tentativa.

De resto, geralmente as bombas (de dois terminais) são fixadas através de coxins de borracha e se for este o caso experimente aterrar a carcaça da dita cuja.

Se não for o caso ou não resolver, instale um condensador no terminal positivo da bomba, preferencialmente o mais próximo possível da bomba. Pode ser qualquer tipo de condensador daqueles utilizados em distribuidor com platinado.

abraços,

alex_floripa
11/08/2004, 08:35
Pessoal,

Obrigado pela ajuda. Essa bomba uso no meu samurai e ela é interna fica dentro do tanque de combustivel, então para isolar é um problema.
O positivo e negativo do rádio foram ligados diretamente na bateria, desde o inicio.
Quanto a aterrar a bomba na carcaça não fiz isso! Vc acha que pode resolver o problema?
Outra tentativa que vou fazer é colocar esse condensador no positivo da bomba.
Se não resolver vou tentar trocar a bomba mesmo, por outra de outro carro que não gere interferencia.
Valeu.

Abraços

NeRo
11/08/2004, 10:05
O positivo e negativo do rádio foram ligados diretamente na bateria, desde o inicio.
Só lembrando que o Marcelino informou que o positivo e seu fusível têm que estar diretamente na bateria e o negativo o mais perto possível do rádio.
Verifique isso.
[]s

vida-loka
01/11/2005, 22:27
pessoal, estou com ums erio problema!

eu tenho um midland no meu jeep!! e quando o motor esta desligado ele funcina normalmente, mas quando ligo ele fica todo ruidoso!!! não sei mais o que faço!!! sem falar que quando aperto o fone pra falar , liga o rele da seta!!

ja tenho cabos de vela siliconados, ja ta tudo aterrado, e ligado diretamente na bateria! não cortei o cabo de antena... tenho um filtro de ruido no positivo!!!!

por favor c aconteceu isso com alguem ... me de uma ajuda pois não tenho mais nenhuma ideia!!

obrigado

marcelino
03/11/2005, 08:28
Pessoal,


Posso contribuir citando as seguintes sugestões:

Se a ignição do jeep não é eletronica, verifique o platinado e o capacitor;
Procure aterrar bem também a carcaça do rádio;
Melhore ou procure um bom filtro no positivo do rádio;
Leve o rádio para uma revisão pois dentro dele também existem filtros para a alimentação.

Um abraço,

mir000
07/11/2005, 16:33
O meu tá chiando sempre que o esguicho do limpador é ligado...

Mas sem problemas!!! hehe

[s]

marcelino
08/11/2005, 09:03
Pessoal,

O problema pode ser o mesmo porém de outra fonte... Todo motor elétrico, principalmente os com escovas produzem ruidos que são distribuidos pelo cabo positivo para todos os equipamentos mais sensíveis, como no caso rádios FM ou Radicomunicadores... Lembram-se dos velhos liquidificadores o que provocavam nas televisões antigamente?

Os platinados também geravam ruidos pelo chaveamento de seu contado (amenizados pelos capacitores)....

A solução é prover filtro nas entradas destes equipamentos...(ou verificar o motor do limpador de para-brisas, trocando os carvões de contato e retificando os coletores do induzido)...

um abraço,

xadventure
17/11/2005, 19:19
Olã Amigos

Bem vou me informar corretamente e passo a resposta segunda mas instalando um capacitor de 16x2500 que custa R$0,50 no positivo filtra os barulhos, no meu quando ligo o limpar do vidro ocorre isso. Tb ouvi dizer que colocando um condensador de fusca tb da.

A Confrmar

mir000
20/11/2005, 17:18
Olha pragente!!!

Apesar de não atrapalhar... Por R$0,50 vale a pena!!! hehe

[s]

xadventure
21/11/2005, 20:16
Fala galera

Bem o condensador n"ao resolvel em nada o problema, sõ corrigindo o capacitor que iremos tentar 'e 2200 x 16v vou testar e informar

Abra~co

que porra de teclado

A Leoni
28/11/2005, 23:56
Olá a todos,

Tinha um Cobra 22 no meu CJ (tinha, pifou....) e ele apresentava os mesmos problemas citados acima.
Quanto ao ruído, consegui melhorar colocando capacitores no alternador e trocando sempre o do platinado, alem de ligar o rádio direto na bateria e aterrar bem a antena.
Já quanto a "mudar de canal ", tive muito trabalho para descobrir que o que estava acontecendo: era o scan que era disparado pelas interferências. A forma mais simples de resolver isso é desligar o scan, cortando e isolando um fio marrom que sai de um circuito impresso pequeno (abrindo a tampa superior do rádio, a plaquinha fica com os componentes voltados para baixo e o fio marrom é o último na direção contrária ao painel frontal, ao lado do amarelo, vermelho, laranja e azul ). :concordo: Aparentemente isso só ocorre no 22 plus, mas a parte dos capacitores e ligação ajuda muito para qualquer rádio.

[ ]'s silenciosos

mir000
20/12/2005, 02:15
A Leoni,

Pifou pq??? Queimou???

Vc sabe que tipo de capacitor vc usou???

O meu é o 22 plus, mas não tenho esse problema de mudança de canal sozinha... :concordo:

[s]

A Leoni
20/12/2005, 22:50
Fala Rafael,

É, queimou a saída... Eu estava modulando numa trilha e a antena(maria mole) deve ter encostado em algum lugar, apesar das proteções....Aí já viu, fiquei só escutando o pessoal, que já que eu não podia responder aproveitou pacas... :evil:

No alternador eu usava um capacitor da própria Bosch (um retangular de plástico preto por fora, que vc fixa num parafuso da carcaça e com um rabicho para ligar no positivo), só que não me recordo do valor.

Quanto a mudança de canais, devo ter feito a "gambi" nuns 4 ou 5 rádios, só que todos eram usados em Willys... No Vitara o isolamento dos "ruídos" é bem melhor, por isso vc não deve ter tido problemas. Mas fica a receita...funciona. :concordo:

[ ]'s e Feliz Natal a todos.

rfdex
25/01/2016, 23:17
Fala Rafael,

É, queimou a saída... Eu estava modulando numa trilha e a antena(maria mole) deve ter encostado em algum lugar, apesar das proteções....Aí já viu, fiquei só escutando o pessoal, que já que eu não podia responder aproveitou pacas... :evil:

No alternador eu usava um capacitor da própria Bosch (um retangular de plástico preto por fora, que vc fixa num parafuso da carcaça e com um rabicho para ligar no positivo), só que não me recordo do valor.

Quanto a mudança de canais, devo ter feito a "gambi" nuns 4 ou 5 rádios, só que todos eram usados em Willys... No Vitara o isolamento dos "ruídos" é bem melhor, por isso vc não deve ter tido problemas. Mas fica a receita...funciona. :concordo:

[ ]'s e Feliz Natal a todos.

Ressucitando o tópico. Só para ajudar outros que passam por problemas. Após ver as possíveis causas aqui de um ruído quando acelerava, pensei quen fosse a bomba elétrica de combustível ou a bobina. Mas a antena não estava aterrada. Assim que aterrei ficou 100% sem ruído de interferência! Abraço

Brunospf
29/02/2016, 08:21
Amigos, tenho uma L200 triton com PX e PY. O meu PX, um hannover BR 32, tb está apresentando ruidos. Me informem como aterraram a antena, pois o instalador não fez esse procedimento. Vou providenciar isso.

Forte 73 para vocês.

Bruno



Ressucitando o tópico. Só para ajudar outros que passam por problemas. Após ver as possíveis causas aqui de um ruído quando acelerava, pensei quen fosse a bomba elétrica de combustível ou a bobina. Mas a antena não estava aterrada. Assim que aterrei ficou 100% sem ruído de interferência! Abraço

Roger_RJ
29/02/2016, 21:58
Amigos, tenho uma L200 triton com PX e PY. O meu PX, um hannover BR 32, tb está apresentando ruidos. Me informem como aterraram a antena, pois o instalador não fez esse procedimento. Vou providenciar isso.

Forte 73 para vocês.

Bruno

Bruno, para a antena estar aterrada o suporte dela deve estar fixada numa parte metálica da viatura (porta traseira, teto, calha ou outro lugar) que tenha contato elétrico com o negativo da bateria. Acontece que, algumas vezes, instalam o suporte num rack de teto que pode ser de plástico ou estar isolado pelos suportes. Por exemplo, no Jimny as travessas do rack são de metal mas os suportes que fixam as travessas no teto do carro são de plástico e dessa forma deixam a antena isolada eletricamente, se ela for instalada nesse local.