Ver Versão Completa : Como está seu H34 no OHC?
Pessoal, em setembro troquei meu Solex H40 DEIS original do Jeep para o Solex H34 duplo, original do mesmo motor só que do mavecão.
A questão não é desempenho, pq isso está incomparavelmente melhor do que antes.
A questão é a disposição da nova mufla e do filtro de ar da Kombi que foi colocado junto com o H34.
Ficou uma beleza, mas não está nada prático.
Como mostram as fotos, agora o filtro de ar fica no lado direito. O que torna extremamente difícil mexer no carbura, ou até mesmo checar o nível do óleo.
O problema está na mufla que tem saída para a direita, que segundo o mecânico que instalou, foi difícil de encontrar uma que coubesse ali.
Queria jogar para o outro lado (esquerdo), que tem um espação disponível e iria atrapalhar muito menos.
Mas qual mufla usar?
Gostaria que os colegas com a mesma configuração de motor e carburador, colocassem fotos (se possível) e disessem qual mufla e filtro de ar estão usando.
Obrigado e abraços.
marcosmoscz
04/12/2007, 20:40
Tem a mufla que a rota4x4 vende! Entra no site deles que tem foto dela www.rota4x4.com.br !
Marcos, a mufla que vc diz é a que ta na seção dos Engesa? Tem certeza que é para o H34?
Vou aproveitar o tópico que está falando do H34 e perguntar aonde e como prende o cabo do afogador?
Valeu!
marcosmoscz
04/12/2007, 22:14
Tenho certeza sim, é para H34! Amanha vou no estacionamento onde está minha rural e tiro foto de onde coloca o cabo do acelerador pra vc!
Abraços
Marcos
Muito obrigado Marcos.
Mas não confunda, digo o cabo do afogador e não do acelerador.
Mas se puder tirar de ambos (afogador e acelerador) pra eu dar uma espiada, agradeço.
Pq foi colocado pedal suspenso do acelerador do corsa pq com o original o mecânico não tava conseguindo adaptar. Já tive problemas com esse acelerador, em poucos meses o cabo que fica preso por pressão de um parafuso no carbura estorou bem aonde está preso, acredito que foi por desgaste. Então é só uma questão de tempo para estourar novamente.
Editando:
Alias, acho que fui alvo de uma sabotagem. Na mesma semana estorou o cabo do afogador e acelerador.
Um dia fui numa festa e estacionei legalmente na frente de uma barraquinha de bebida (ilegal) que tava em cima da calçada. O cara não gosto pq tava tapando ele, eu meio puto tirei o Jeep e coloquei mais pra frente (sabendo que o cara podia me zuar enquanto tava na festa). Suspeito que o fdp pode ter gasto meus cabos, pq naquele dia quando fui ligar e puxei o afogador ele já veio na minha mão. Ai em menos de uma semana foi o acelerador que estorou.
Tenho dúvidas se foi uma puta coincidência, ou o cara deu umas alicatadas lá. :parede:
Abraços
rodrigo vasconcelos
05/12/2007, 00:03
Tenho algumas perguntas:
Como ficou o consumo,álcool ou gasolina?
Quanto que vc gastou e como vc fez?
Onde vc encontrou a tampa do óleo (borracha)?
Obrigado e susseso na sua empreitada!!!
Rodrigo, é a álcool.
Olha, uso o Jeep no dia-a-dia. Não sei quantos KM faço por dia, mas antes eu tinha que ir no posto todo santo dia, fazia por volta de 3,5 Km/L no máximo. Nunca fez melhor que isso.
Agora não. Vou no posto a cada 2 dias, mas mesmo assim nem quero saber quanto está fazendo. Mas acredito que chega aos 4,5~5 Km/L, na cidade.
Isso pq ainda to empolgado com o carbura duplo e to descendo o pé. HEuHEUE é difícil maneirar. :parede:
Eu não fiz, mandei fazer. Foi um excelente serviço e saiu em torno de uns 700 pau (peças + mão-de-obra).
Essa tampa de óleo foi comprada na Jipebras.
Abraços
Luciano SHAKALL
05/12/2007, 05:08
CAmaRAdas, essa mufla da "Rota 4x4" é pro H-34 sim... :concordo:
Há uns dois ou três meses, eu entrei em contato com o Ígor da "Rota" justamente pra perguntar sobre ela,
pois o NIVAder tem (Já veio nele) um H-34 (plug'n'play com o coletor original :dance: ) e eu estava pensando (ainda estou :lol: ) em instalar um "Snorkell"...
Ná época, custava 65 lascas...
PS.
Também estou interessado nessas fotos do cabo do afogador, já que o meu veio sem e eu pretendo reinstalar o afogador novamente... :mrgreen:
[]'s
ramone , esse consumo q vc mensiona , seu motor eh a alcool ? eu tenho um ohc com o h40 , na gasolina ele faz uns 6,5, 6km andando moderado, qual a vantagem q vc sentiu em relação ao novo carburador , vale a pena a troca ? tb uso meu cj no dia a dia , mas tenho gnv tb no carro .
Pessoal, tenho lido sobre o OHC, pois estou de olho numa rural, e queria saber se alguem confirma os valores de 7,5 km/l que o teste da 4 Rodas anuncia http://ruralwillys.tripod.com/testerural/rural4cilindros.htm
Teoricamente, com a gasolina atual e alguns pequenos incrementos no motor para favorecer uma queima melhor esse consumo melhoraria. É claro, que usando pneus de medida parecida e sem serem agressivos. Sei que o pé conta muito, e já estou com a pulga na orelha pois a minha picape strada tá fazendo 6 a 7 no alcool.... vazia!
Tem tbem um teste no youtube feito pela 4rodas que mostra um monte de jornalistas da década de 70 dizendo que o consumo do maveco 4cc é de 10km//l. Será que o OHC bem regulado é isso mesmo?
Só para complementar:
http://br.youtube.com/watch?v=jliR6WfNEgk&feature=related
Olha , 10km/l so se for em queda livre rs , mto dificil viu rs .
ramone , esse consumo q vc mensiona , seu motor eh a alcool ? eu tenho um ohc com o h40 , na gasolina ele faz uns 6,5, 6km andando moderado, qual a vantagem q vc sentiu em relação ao novo carburador , vale a pena a troca ? tb uso meu cj no dia a dia , mas tenho gnv tb no carro .
Sim, meu motor é à álcool.
Cara, se eu fosse vc, não mudaria. Seu consumo é meu sonho de consumo! hAUHAuA :mrgreen: :D
Vc pode correr o risco de piorar o consumo, mas melhorar o desempenho. Mesmo que o duplo melhore no consumo, mas vc terá que regular tão bem quanto o seu H40 está para melhorar ainda mais.
Com o H34 o Jeep ficou mais "esperto". E com o álcool puro ele quase não engasga, já o H40, parecia um velho com pneumunia, era uma merda dirigir com ele frio e no álcool puro. Toda vez que abasteço, coloco 5 lts de gasosa e não tem erro, fica uma máquina. Depois que o motor esquenta então..... :dance:
Hoje já não sei o que é carbura engasgando... nem quando tá frio.
Quando tinha o H40, já abastecia com 5 lts de gasolina mas ele ainda engasgava, bem menos, mas ainda sim. Acho que esse é um problema que todos que tem motor à álcool sofrem.
marcosmoscz
05/12/2007, 22:49
Pessoal, desculpe mas não pude ir no estacionamento tirar as fotos! Passei a tarde todo de cama! Vou ver se consigo tirar uma fotos amanha!
Abraços
Marcos
Lucas Nassif
05/12/2007, 23:00
Tem tbem um teste no youtube feito pela 4rodas que mostra um monte de jornalistas da década de 70 dizendo que o consumo do maveco 4cc é de 10km//l. Será que o OHC bem regulado é isso mesmo?
Maverick => relação mais longa => giro mais baixo => menor consumo!
Não dá pra comparar o consumo do OHC do Jeep com o do Maveco.
Seria a mesma coisa do que querer que um Jeep 4.1 bebesse o mesmo que o Opala.
Vc pode regular o Jeep o tanto que for, que ele nunca vai chegar ao consumo do maveco (com motores nas mesmas condições)
Carros diferentes, usos diferentes, consumos diferentes.
No meu uso o motor 151 e o filtro eu instalei bem alto acima do motor do outro lado.(foto)
a mufla (foto) é de borracha da Motorcraft e não sei de que carro é, ficou bem legal.
Pessoal, em setembro troquei meu Solex H40 DEIS original do Jeep para o Solex H34 duplo, original do mesmo motor só que do mavecão.
A questão não é desempenho, pq isso está incomparavelmente melhor do que antes.
A questão é a disposição da nova mufla e do filtro de ar da Kombi que foi colocado junto com o H34.
Ficou uma beleza, mas não está nada prático.
Como mostram as fotos, agora o filtro de ar fica no lado direito. O que torna extremamente difícil mexer no carbura, ou até mesmo checar o nível do óleo.
O problema está na mufla que tem saída para a direita, que segundo o mecânico que instalou, foi difícil de encontrar uma que coubesse ali.
Queria jogar para o outro lado (esquerdo), que tem um espação disponível e iria atrapalhar muito menos.
Mas qual mufla usar?
Gostaria que os colegas com a mesma configuração de motor e carburador, colocassem fotos (se possível) e disessem qual mufla e filtro de ar estão usando.
Obrigado e abraços.
rodrigo vasconcelos
06/12/2007, 10:06
Muito obrigado pelas informações!
Maverick => relação mais longa => giro mais baixo => menor consumo!
Não dá pra comparar o consumo do OHC do Jeep com o do Maveco.
Seria a mesma coisa do que querer que um Jeep 4.1 bebesse o mesmo que o Opala.
Vc pode regular o Jeep o tanto que for, que ele nunca vai chegar ao consumo do maveco (com motores nas mesmas condições)
Carros diferentes, usos diferentes, consumos diferentes.
Eu sei, sem contar que um jeep e uma Rural tem a aerodinâmica de um tijolo. Minha dúvida era quanto ao consumo avaliado pela 4rodas na Rural. Porém se analisarmos o consumo medido no maveco e na Rural, em um motor carburado em veículos pesados, câmbio 4 marchas, tem-se um resultado muito bom, isso é se comprovados esses valores. dei uma pesquisada no fórum e alguém mencionou algumas pequenas mudanças que fizeram o consumo chegar a quase 9km/l. O que eu queria era mais insights do pessoal que tem o OHC. Valeu.
Lucas Nassif
06/12/2007, 19:27
Mas tem que levar em conta que conseguiram 10km/l num motor zero Km, gasolina da época (compatível com o projeto do motor), etc....
Agora pode pegar o maveco que for, todo regulado que num chega a isso.
Motor zero é outra coisa! :D
Mas tem que levar em conta que conseguiram 10km/l num motor zero Km, gasolina da época (compatível com o projeto do motor), etc....
Agora pode pegar o maveco que for, todo regulado que num chega a isso.
Motor zero é outra coisa! :D
Isso já depende um pouco...
Eu tive um Maverick que fazia até 12km/l na estrada. Ele tinha algumas alterações(modernizações) mas nada demais. Acho que se deve mais ao fato da gasolina hj ser melhor(isso quando é gasolina mesmo), que mesmo com alcool é muito superior ao que era usado na decada de 70, e tbém a ignição eletronica ajudou um pouquinho.
Quanto ao Solex H-34, eu gosto tanto que tenho uns 3 aqui em casa, fora o que tá no meu Maverick. Ele é bem versátil, já vi o pessol usando em opala 6 cil preparado com 250Hp e o bicho dando conta sem muita alteração.
E o problema da falta de espaço com a mufla, vc pode resover colocando um filtro tipo marmita de aluminio polido, e até bunitinho, isso se num for pra colocar ele na água. No Maverick tem esse mesmo problema, tem uma panela enorme ali porcima do carburador e se tiver que mexer em algo tem que arrancar tudo pq não dá espaço nem pra passar a mão.
(...) Gostaria que os colegas com a mesma configuração de motor e carburador, colocassem fotos (se possível) e disessem qual mufla e filtro de ar estão usando. Obrigado e abraços.
Opa.
Filtro de ar Mann, modelo original, carbura igual ao seu e mufla própria do H34, conforme as fotos.
Abs,
Aurélio
Uau, que beleza de cofre de motor, Aurélio.
Mas esse filtro de ar é o original do OHC mesmo?
Essa mufla vc comprou aonde?
Alguém tem algum manual, documento, informativo sobre o H34 SEIE?
Abraços
Vou aproveitar o tópico para perguntar que mangueira é essa (vide foto) que sai do carburador e a outra ponta eu não consigo ver aonde vai dar.
É que ontem o Jeep tava morrendo se parace de acelerar, tava achando que era a marcha lenta, mas depois descobri que a saída dessa mangueria do carburador tava fora e resolveu o problema, e o barulho estranho também.
Qual a função dela?
Uau, que beleza de cofre de motor, Aurélio.
Opa.
Obrigado, Ramone. :concordo:
Mas esse filtro de ar é o original do OHC mesmo?
Sim, é original do OHC. Foi comprado numa loja especializada aqui da roça. Só que ao invés de estar com a marcação Ford/Motorcraft, está com as etiquetas do fabricante.
Essa mufla vc comprou aonde?
Na Donatti, com a seguinte descrição: Código 2418 - MANGUEIRA L DO FILTRO DE AR JEEP, RURAL, F75 - 4 CILINDROS - CARBURADOR DUPLO
http://www.jet.com.br/donatti4x4/detalhes.asp?idproduto=11873
Abs,
Aurélio
Vou aproveitar o tópico para perguntar que mangueira é essa (vide foto) que sai do carburador e a outra ponta eu não consigo ver aonde vai dar.
É que ontem o Jeep tava morrendo se parace de acelerar, tava achando que era a marcha lenta, mas depois descobri que a saída dessa mangueria do carburador tava fora e resolveu o problema, e o barulho estranho também.
Qual a função dela?
sai do coletor e não do carburador, é a da valvula anti chama, num é isso?
Lucas Nassif
09/12/2007, 20:18
Qual a função dela?
Não faço a minima idéia da função dela. Mas quando vc disse que sem ela o jeep tava morrendo, eu acho que é pq tava dando entrada de ar falsa, não?:?
Edson JN
10/12/2007, 00:29
Olá Ramone!!!
Essa mangueira se não me engano ela sai do bloco do motor e entra no pé do carburador segundo o que me falarão ela serve pra tirar os gases criados na parte de baixo do motor, assim como a mangueira da tampa do comando de válvula tem a mesma função...
e o filtro de ar do meu Jeep é desse jeito....
falow at+
Vou aproveitar o tópico para perguntar que mangueira é essa (vide foto) que sai do carburador e a outra ponta eu não consigo ver aonde vai dar. É que ontem o Jeep tava morrendo se parace de acelerar, tava achando que era a marcha lenta, mas depois descobri que a saída dessa mangueria do carburador tava fora e resolveu o problema, e o barulho estranho também. Qual a função dela?
Ramone,
Essa mangueira faz parte do sistema de ventilação positiva do carter.
É um sistema fechado que promove a remoção dos gases que escapam da câmara de combustão e acumulam no cárter, direcionando-os de volta para a câmara de combustão onde são queimados ao invés de liberados para atmosfera.
Vale lembrar que essas emissões são compostas de poluentes atmosféricos, tais como hidrocarbonetos, monóxido de carbono e óxidos de nitrogênio. Detalhe: esse sistema foi projetado nos EUA em 1963 sendo considerado o primeiro equipamento de controle da poluição do ar proporcionando diminuição das emissões atmosféricas automotivas.
O motor OHC usa válvula mecânica para controlar a velocidade do fluxo (no desenho identificada como válvula reguladora). A tensão da mola controla o fluxo de vapores do cárter do motor impedindo a formação de pressão no cárter e o consumo excessivo de óleo.
Quando em funcionamento, parte do ar que passa pelo filtro vai até o cárter onde é misturado com gases que escapam do processo de combustão. A mistura de ar fresco e gases passa através da válvula reguladora para o coletor de admissão. Deste ponto, essa mistura circula dentro do motor e é queimada no processo de combustão.
Falha da válvula reguladora ou, como no seu caso a retirada da mangueira, pode causar, dentre outras coisas, pressões incorretas no cárter e problemas no desempenho do motor, sem falar que o acúmulo destes gases prejudiciais reduzirão a vida do motor consideravelmente.
Abs,
Aurélio
Olá Aurélio.
Obrigado pela aula. Tá mais do que definido. :D
Esse documento você poderia disponibilizar inteiro? Ou faz parte de algum manual?
Abraços
Pessoal, alguém sabe me dizer onde é a entrada da mangueira do reservatorio de gasolina da partida à frio no corpo do H34? Não estou encontrando... :parede:
Obrigado.