Conectar

Ver Versão Completa : KIT 3.0 PARA MOTOR GM151

LuizCabral
31/05/2004, 23:42
Alguem sabe onde vende aquele kit para transformar o motor GM151 2.5l em 3.0l? Alguem sabe o preço?

Marcelo
01/06/2004, 11:47
Luiz,

Esse kit não é tão simples não. Envolve nada menos que o próprio virabrequim. :shock: Com isso, já dá pra ter uma idéia no preço. :evil:

Isso já foi discutido aqui no fórum, dá uma pesquisada que você encontra, ok? :wink: :wink:

[s]

LuizCabral
01/06/2004, 23:36
cara, desculpa, mas eu juro que fuçei em todo canto e não achei... :oops:

Eu também me lembro desse topico mas foi a muuuto tempo atras. Eu to ligado nesse kit, parece que vem virabrequim, biela e comando de valvulas diferente. Sera que vc lembra de algum detalhe?

02/06/2004, 02:11
OLA LUIZ

JA VI FAZER UM MISTO QUENTE DO MOTOR OPALA 4CC , MAS NAO SEI SE ELE CHEGA A 3000CC, O QUE VI SER FEITO FOI, COLOCAR O VIRABREQUIM DO OPALA 4CC 2300cc(SAO OS MOTORES MAIS ANTIGOS DA LINHA OPALA, SE NAO ME ENGANO FOI USADO ATE 73),BIELAS DO 2300, PISTOES DO 151(SE NAO ME ENGANO TEM DE REBAIXAR UM POUCO A CABEÇA DO PISTAO) E BLOCO DO 151, CABEÇOTE ORIGINAL DO 151 GASOLINA, ANDANDO A ALCOOL .

MAS ACHO QUE AINDA ASSIM NAO CHEGA A 3000CC, SEGUNDO O MECANICO ELE FICA UM 2800CC. ESTE MOTOR ANDA NUMA MARAJO USADA NO DIA A DIA DA RETIFICADORA, HA MAS OU MENOS 4 ANOS SEM PROBLEMAS, SEGUNDO O DONO.

VAI ARRISCAR MONTAR ESTE FRANKSTEIN??????

Marcelo
02/06/2004, 11:29
Deixa disso... :wink:

Segue um link sobre esse tipo de preparação.
http://www2.uol.com.br/bestcars/cp-opala.htm

Na matéria, o que está procurando está classificado como "aspirado médio".

[s]

LuizCabral
02/06/2004, 12:42
OLA LUIZ

JA VI FAZER UM MISTO QUENTE DO MOTOR OPALA 4CC , MAS NAO SEI SE ELE CHEGA A 3000CC, O QUE VI SER FEITO FOI, COLOCAR O VIRABREQUIM DO OPALA 4CC 2300cc(SAO OS MOTORES MAIS ANTIGOS DA LINHA OPALA, SE NAO ME ENGANO FOI USADO ATE 73),BIELAS DO 2300, PISTOES DO 151(SE NAO ME ENGANO TEM DE REBAIXAR UM POUCO A CABEÇA DO PISTAO) E BLOCO DO 151, CABEÇOTE ORIGINAL DO 151 GASOLINA, ANDANDO A ALCOOL .

MAS ACHO QUE AINDA ASSIM NAO CHEGA A 3000CC, SEGUNDO O MECANICO ELE FICA UM 2800CC. ESTE MOTOR ANDA NUMA MARAJO USADA NO DIA A DIA DA RETIFICADORA, HA MAS OU MENOS 4 ANOS SEM PROBLEMAS, SEGUNDO O DONO.

VAI ARRISCAR MONTAR ESTE FRANKSTEIN??????

Eh eu ja ouvi falar nessa preparação também, aqui em natal temos uns 5 jeeps nessa condição. Eles dão show! :wink:

LuizCabral
02/06/2004, 12:44

[s]

Ah tah, pensei que vendiam ja o kit pronto. Um cara a muito tempo me falou o nome... acho que era "kit Nascar"
Alguem ja ouviu falar?

fugger
02/06/2004, 15:43

[s]

Ah tah, pensei que vendiam ja o kit pronto. Um cara a muito tempo me falou o nome... acho que era "kit Nascar"
Alguem ja ouviu falar?

O problema desse Kit é o virabrequim. :? se achar um desses teu problema tá resolvido. :wink:

Os pistões são originais 4" e as bielas são dos 4.1. :wink:

Muuuuuiiito tempo atrás saiu uma reportagem na Oficina Mecanica, alguém lembra. Mas se não me engano o preço era absusrdo. :shock:

Vou tentar achar a revista, escaniar e por aqui. :wink:

[]'s

LuizCabral
03/06/2004, 16:55

[s]

Alguem ja ouviu falar?

O problema desse Kit é o virabrequim. :? se achar um desses teu problema tá resolvido. :wink:

Os pistões são originais 4" e as bielas são dos 4.1. :wink:

Muuuuuiiito tempo atrás saiu uma reportagem na Oficina Mecanica, alguém lembra. Mas se não me engano o preço era absusrdo. :shock:

Vou tentar achar a revista, escaniar e por aqui. :wink:

[]'s

valeu fugger, ficamos em QAP.

fugger
03/06/2004, 17:17
:shock: COF! COF! AGHT :shock: Quanta poeira! :shock:

A revista é OFICINA MECANICA Nº65, não tenho o ano mas tem um TEMPRA 2.0 comparado com um SANATANA 2.0 na capa. O preço era de Cr$3.700,00. :wink:

A reportagem está na pagina 44. :wink:

Quem preparou o motor foi um tal de Eugenio (xará) Martins da MP (Martins Perform) e segundo a reportagem o custo foi de US$400,00. :wink:

Novamente segundo a reportagem, o torque foi para 29,8 Kgfm-3000RPM e 140cv-5000RPM. :shock:

E tem uma outra ótima reportegem sobre radiador de óleo. :D

Mas... :roll:

O escaner f%$eu. :cry:

Vou tentar arrumar outro e postar a reporteagem.

[]'s

LuizCabral
04/06/2004, 18:00
ok, valeu fugger. Pelo menos da pra gente ter uma ideia do preço...salgado ne...

fugger
15/06/2004, 18:54
Piazada :D

Fiquei sabendo de um lugar onde vende estes virabrequim. Chama-se Allen, e é uma oficina de preparação. :D

O link é:

http://www.automecanicaallen.hpg.ig.com.br

Pelo que ouvi o preço é 700 reaus. :shock: Só o virabrequim. :shock:

[]'s ainda sem scaner

Jeep83
15/08/2004, 16:21
O eixo é do opala antigo 4cc - motor 153, amanha posso investigar melhor, e dar valores. o curso é um pouco maior. Com isso aumenta um pouco o volume do motor.

É uma adaptacao interessante para jeep, pois deixa o motor com mais torque.

Elmer_Jeep
17/08/2004, 10:59
motor 151
diametro x curso(mm)= 101,60 X 76,20

motor 153
diametro x curso(mm)= 98,42 X 82,50

Resultado, se utilizarmos o diametro(pistões) do 151(101,60) com o curso(virabrequim) do 153(82,50) teremos um maior indice volumétrico.

Os pistões tem diferença de altura, sendo no 151 41mm(do pino até a face) contra 45,72mm no 153. (estas medidas são dos motores à gasolina).

É aí onde entram as bielas do 4.1(pra compensar a diferença de altura dos pistões), mas estas bielas do 4.1 também tem diferenças entre si, então o modelo correto pra ser aplicado nesta salada são as bielas do 4.1 modelo 91 em diante conhecidas como biela longa.

Acredito que não seja tão difícil montar um 4 cilindros 3.0 pois o componente mais raro nesse caso é o virabrequim do motor 153.
De resto o cara dá uma melhorada no fluxo cabeçote e ele chega tranquilo à 160cv.

[]'s com vontade de montar uma usina dessas.(em breve) :twisted:

Reginaldo Jacaré
17/08/2004, 11:26
Oba galera.
Tô chegando agora no papo, mas se me permitem, estou justamente fazendo um motor desses. Estou no seguinte estágio: levei ontem tudo pra retífica: Motor 4cc opala álcool 84 (com pistão de 4 polegadas), virabrequim do motor 153 (aquele com pistão de 3.7/8 polegadas, 04 válvulas do chevrolet Brasil( pra admissão, mais um retrabalho nos dutos) Só tá me faltando um eixo de comando "mais brabo" um pouco, tipo 262 ou 272. Vou usar bielas do 4 polegadas, e a diferença de altura ( com o curso maior) vou trabalhar a cabeça do pistao, fazendo ele embutir no bloco ( isso tem um nome bonito, mas eu não lembro).
Já preparei um weber 446 com giclês maiores e coletor de adimissão com aquecimento, e um escape dimensionado animal. Falta ainda a ignição eletrônica, mas isso não deve ser tão difícil. Se alguém puder me ajudar nas parte que faltam (comando e ignição), agradeço!!
Não sei os valores reais que isso tudo vai dar, mas espero que fique muito bom...vamo vê...

valeu !!

LuizCabral
17/08/2004, 23:53
Reginaldo nao recomendo o uso de outro comando. Não há necessidade pq vc tem q procurar ganhar TORQUE. Se vc conseguir fazer a receita do "3.0" com uma carburação dupla bem feita (o H34 mesmo, ou até uma weber 40) vc vai ter um carro muito canhão mesmo! E o melhor, com um torque extraordinário!

Garanto a você que esta receita é suficiente para enfrentar quase tudo. Depois que fizer esta modificação no motor, parta para outras modificações, tipo pneus, suspensão, etc. (se houver necessidade, logico)

Abraços.

Jeep83
18/08/2004, 08:34
So um complemento:

Com esta adaptacao o volume do motor nao chega a 3 litros, mas sim 2.8 (163 pol³)

Abraço

Elmer_Jeep
18/08/2004, 12:07
So um complemento:

Com esta adaptacao o volume do motor nao chega a 3 litros, mas sim 2.8 (163 pol³)

Abraço

Eu não entendo muito bem do cálculo pro índice volumétrico, mas não podemos esquecer que deve ser trabalhado o fluxo do cabeçote e trocado as válvulas isso gera um aumento da mistura ar/combustível nos cilindros.

Acredito que chega à mais de 2.8 :)

1[] 8)

Reginaldo Jacaré
18/08/2004, 12:46
Oba galera.
Muito legal esse assunto, até porque tá me ajudando bastante na minha "obra".
Concordo, o volume vai ficar em +- 2.8, e já está programado um trabalho na cabeça dos pistões. Vai ser feito um desenho, inclusive com o rebaixo pras válvulas,(pois com o curso maior, o pistão vai subir até "entrar no bloco do cabeçote )que serão trocadas pela do Chevrolet Brasil ( as de admissão) além de um trabalho nos dutos !!! Alguem me sugeriu calçar as molas...não sei se é necessário, e também tenho duvidas se é jogo trocar o comando, talvez por um 262 ou no máximo 272( de qualquer maneira, vou ter comprar um comando novo, pois o que tava no motor tá morto). Tuchos, será melhor trocar por mecânico???...Dá pra calçar os hidráulicos, pra baratear um pouco a brincadeira???... e engrenagem de comando.. alumínio????

Caramba... é muito detalhe pra mexer, mas todo mundo com quem eu tenho conversado afirma que fica muito forte !!! de qualquer jeito, só a curtição de fazer já vale a pena!!!!!!!!

Jeep83
18/08/2004, 12:57
O volume do motor é simples de calcular:

(area de cada pistao)x(curso)x(numero de pistoes)

fazendo a conta da um pouco menos de 2,8 litros.

Reginaldo Jacaré
18/08/2004, 13:08
... mas como o pistão vai "entrar" no cabeçote. dá pra considerar que esse volume também entra na conta, certo???.. e pelo que eu imagino, não é pouca coisa...cada cc vale!!!!! hehehe;;; pode ser a diferença entre ficar e sair da encrenca!!!

Jeep83
18/08/2004, 13:30
Opa, eu cometi um erro na conta...

nao da 2.8 litros.... na verdade é 2.7 (2.675)

Elmer_Jeep
18/08/2004, 17:50
... mas como o pistão vai "entrar" no cabeçote. dá pra considerar que esse volume também entra na conta, certo???.. e pelo que eu imagino, não é pouca coisa...cada cc vale!!!!! hehehe;;; pode ser a diferença entre ficar e sair da encrenca!!!

Na moral, não existe nenhum motor onde os pistões entrem no cabeçote, cara sinceramente, todo motor tem no manual de retífica a saliência do pistão acima ou abaixo da superfície do bloco que independente de qualquer alteração(preparação) esta tem que ser respeitada.
Essa saliência acima ou abaixo varia no máximo até 1mm.
Não entendo quando vc diz que os pistões vão entrar no bloco e tem mais, eu postei uma mensagem que tem as diferenças de altura dos pistões, o pistão do 151(4") é mais baixo que o 153, então nesse caso se vc não trocar as bielas os pistões vão ficar beeem abaixo da superfície do bloco.

1[] 8)

LuizCabral
18/08/2004, 18:45
Reginaldo o comando vc pode comprar um novo (nao eh tao caro) ou pode mandar esse teu pra retificar (o pessoal enche ele e retifica). Na ultima hipotese vc pode pegar as especificações do original (lobe, lift, etc) e comprar um comando um pouquinho diferente. Temos a "SOBE" que eh nacional. Eu gosto muito da ENGLE ou da CROWER, mas são marcas gringas, nao se se vc vai querer.

Quanto aos tuchos se vc pudesse colocar mecânicos era melhor. Se não troque numa outra oportunidade. e quanto a engrenagem do comando eu acho que nao tem problema vc usar a original, eh bom falar com o cara que te vender o comando novo.

Qqer coisa pergunte!

[]'s

Reginaldo Jacaré
19/08/2004, 11:17
Oba Roraima.. Beleza??

Sou meio leigo, mais curioso do que entendido no assunto. Mas, me ajude a entender : o motor que eu tô mexendo é um original álcool ano 84(tava standard). Sem muita matemática, mas se eu apenas trocar o virabrequim pelo 153 ( +-4mm a mais de curso do que o original), os pistões vão descer 2mm a mais, e subir(portanto, "passar" da altura do bloco) em 2mm também, tô errado?? Não entendo porque eu preciso trocar bielas ou pistões, como vc sugere. O que eu terei que fazer, é optar, entre cortar esses 2mm da cabeça do pistão, e rebaixar o bloco (pra taxar mais), ou fazer o tal desenho (entalhe) no pistao, que deixará o dito cujo com a altura original, portanto passando da altura do bloco, e entrando no cabeçote. De qualquer jeito, o curso fica igual ( quem manda é o virabrequim, certo?), mas na segunda opção, eu não preciso rebaixar o cabeçote ( matar ) o cara, né.

Elmer_Jeep
19/08/2004, 16:56
Oba Roraima.. Beleza??

Sou meio leigo, mais curioso do que entendido no assunto. Mas, me ajude a entender : o motor que eu tô mexendo é um original álcool ano 84(tava standard). Sem muita matemática, mas se eu apenas trocar o virabrequim pelo 153 ( +-4mm a mais de curso do que o original), os pistões vão descer 2mm a mais, e subir(portanto, "passar" da altura do bloco) em 2mm também, tô errado?? Não entendo porque eu preciso trocar bielas ou pistões, como vc sugere. O que eu terei que fazer, é optar, entre cortar esses 2mm da cabeça do pistão, e rebaixar o bloco (pra taxar mais), ou fazer o tal desenho (entalhe) no pistao, que deixará o dito cujo com a altura original, portanto passando da altura do bloco, e entrando no cabeçote. De qualquer jeito, o curso fica igual ( quem manda é o virabrequim, certo?), mas na segunda opção, eu não preciso rebaixar o cabeçote ( matar ) o cara, né.

Fala Jaca. :D
Bom, a preparacão que eu mencionei seria num motor 153, apenas reabrindo os cilindros para 4"(101,60mm) aí vc teria que trocar as bielas pelo modelo "longa" pra compensar a diferença de altura dos pistões 4,72mm a menos. Pois mesmo que o virabrequim tenha o curso longo a camisa/bloco(153) é maior(altura) que a do 151.

motor 151
motor 153
:arrow: A diferença do curso é de 6,30mm a mais. :)

:arrow: Nos motores a álcool a parte do pistão que passa do bloco e entra na camara do cabeçote é uma bolha :shock: que no caso dos motores à álcool serve pra aumentar a taxa de compressão. 8)

:arrow: Essa bolha fica deslocada(fora de centro) pra se encaixar na câmara(cabeçote) sem tocar nas válvulas. 8)
:arrow: Outro detalhe é que durante o funcionamento de um motor 4 tempos quando ocorre a compressão(explosão) as válvulas estão fechadas, não tem como o pistão tocar nelas :wink:

Reginaldo Jacaré
21/08/2004, 00:29
Fala Roraima/Cabral!!
Uma hora dessas vamos fazer uma trilhazinha?? Voce passa em Natal , pega o Cabral, que tambem gosta de encrenca, e vem pra Curitiba... é bem pertinho !!!! hehehehe
Roraima eu não conheço, mas Natal, não deu vontade de voltar !!!!
Bom.. Agora comecei a entender !! O motor que eu tô mexendo é 151, álcool!! Achei o virabrequim do 153 de primeira !!!! standard, e por 80,00 reaus!!!!! Pena que era o último!!
A única furada, foi que eu comprei o motor como standard, mas a camisa vai pra última ( 0,60 ). Refazendo as contas, então, deu 2755 cc. Vamos arredondar pra 2.8?? Pra encamisar fica caro demais, então vou fazer esse mesmo...eu não ando tanto assim, então vai durar bastante...espero. Realmente, a Bolha que vai ser feita no pistão vai aumentar a taxa de compressão.. será que vale a pena rebaixar mais um pouquinho, tipo 3,0mm???
Em Curitiba, acho que não tem comando diferente do original, mas eu recebi um e-mail do Marcelo, jipeiro de SP. que me deu um endereço em SP. Vou ver quanto custa....Aqui tem uma loja de preparação Race-force...mas é meio pra burgues...tô fora.
As válvulas do 4100 antigo tambem foi fácil, por 10,00 cada ( nova)!!!
Agora tenho que achar o jogo de pistão, e mandar fazer um trabalho nos dutos do cabeçote..... tô super ansioso pra ver o que vai dar...
Queria agradecer pelas dicas!!! Sério mesmo, tá me ajudando bastante, pois eu não majo nada disso... tô só curiosando..!!!!!!

abraço!!

Elmer_Jeep
23/08/2004, 11:18
Fala ae Jaca :D
Cruzar o Brasil de Roraima pra Curitiba vc chama de trilhazinha :shock:
hehehe.
Beleza :D Agora falando sobre o seu motor, a medida 060" é equivalente à 1,50mm o que vai dar mais volume(cilindrada) na mistura ar/combustível visto que os pistões serão bem maiores q o STD. :D :idea:
Outra coisa, um procedimento que eu sempre faço aqui na retífica é reabrir o cilindro pois além de mais barato fica melhor do que encamisar já q o material original do bloco é mais resistente que o de uma camisa que é feita pra ser adaptada no bloco.(encamisamento só em último caso mesmo). :wink:
Sobre as válvulas vc tem que comprar as de admissão do motor GM261 que é o motor das antigas picapes C-10 e caminhões C-60. Alguns opalas sairam com esse motor mas são beem raros. :)
Estas válvulas também tem que ser retrabalhadas pois a haste é bem maior que as do opala (GM151 ou GM250) então devem ser encurtadas e redesenhado o encaixe das chavetas(travas). Deixando a haste com o mesmo tamanho das originais. :)
Bom, acho q é só, qualquer coisa manda bala ae. 8)

jocelito jose marcondes
17/02/2006, 15:30
tambem estou procurando o produto, ouvi dizer que vem no motor de empilhadeira.

Gomes Neto
17/02/2006, 23:13
Aqui vai minha contribuição para a discussão:
Postei um tópico sobre mitos na preparação de motores 151 no site do "Opala.com", como é um testo um pouco extenso vou colocar um atalho...
http://www.amigosdoopala.com.br/forum/index.php?topic=6222.0

fontana
18/02/2006, 14:19
Alguem sabe onde vende aquele kit para transformar o motor GM151 2.5l em 3.0l? Alguem sabe o preço?

dica, não fica 3.0 mas quase.....

arruma um motor 151 completo, coloca o virabrequim e bielas do motor 153...ja fica algo mais nervoso....

rafaelsouza
18/02/2006, 16:13
Tenho um motor com esse kit, está todo desmontado, pois estamos refazendo,pra por num CJ5 . ha uns 10 anos estava no jeep de um amigo, era uma coisa de louco andava muuuuito :shock:
ele só tinha um problema: queimava junta do cabeçote toda semana :(
acho que o problema é resolvivel né ? :pensativo:
perdi o contato com esse amigo a muito tempo, não sei onde ele comprou o kit, mas lembro que ele comentou que mandou fazer numa oficina especializada em opala.
[],s :concordo:

Marcos ET
22/02/2006, 20:38
Realmente, a Bolha que vai ser feita no pistão vai aumentar a taxa de compressão.. será que vale a pena rebaixar mais um pouquinho, tipo 3,0mm???

abraço!!

PessoALL, mto legal este tópico, ainda mais pq eu tbem tenho um GM 151 a álcool no meu jeep....

vamos as dúvidas: SE o curso do pistão aumenta, aumenta tbem o volume interno (por isso ele vai para "2.8"), e se ele sobe mais que o original, significa que a câmara de combustão fica menor ainda! pois o pistão tá beeem mais perto do topo do cabeçote correto? entao somente a troca do virabrequim JA AUMENTA CONSIDERAVELMENTE A TAXA DE COMPRESSAO... correto? acho que rebaixar o cabeçote neste caso vai causar batida de pino, pois vai subir muuuuito a taxa... calculem pra quanto vai a taxa de compressao somente som o novo vira, e depois vejam se compensa rebaixar...

Tirar 2mm de cabeçote é muito? imagina que 2mm a menos o volume do cilindro diminuiu nao eh? o pistão vai "engolir" a mesma quantidade de ar (pois ainda tem o mesmo curso) e vai "espremer" a mistura em um espaço menor (só com o cabeçote rebaixado), por isso a taxa fica maior...

mas se vc coloca o pistao pra ir +ou- 3,15cm para baixo, só isso já manda ele sugar mais ar... e pra "piorar" a situação, ele vai subir 3,15 A MAIS do que o previsto... bom, vc terá mais ar dentro do cilindro e que será comprimido em um espaço muuuuito menor do que se tivesse rebaixado os 2mm......

será que nao vai esquentar? ferver? tem q ver estas coisas ok?

RR, quando vc falou que durante o funcionamento de um motor 4 tempos, quando ocorre a compressão (explosão) as válvulas estão fechadas, não tendo como o pistão tocar nelas... bom, acho quem tem sim, pois no ciclo de lavagem da câmara (no tempo morto) as DUAS válvulas estao abertas (a de escape iniciando o fechamento e a de admissão iniciando a entrada de mistura) e o pistao está em Ponto-Morto superior....

Grande abraço!

Marcos ET
22/02/2006, 22:12
ah! esqueci de falar...

alguém aih sabe se existe, existiu... ou está pra ser inventado, algum sistema de INJEÇÃO ELETRÔNICA (m.p.f.i ou s.p.f.i) para o GM 151?

Overland
01/05/2006, 10:57
O virabrequim utilizado nesse caso, para obter 3L de cilindrada, é do motor marítimo, vendido sob a marca Volvo Penta, se procurarem no site da Volvo Penta encontrarão esse motor. É basicamente o motor do Opala 4 cilindros mirinizado.
O virabrequim nada tem a ver com o do primeiro motor 4 cil. de 253 polegadas que também é 2.5.
No caso de utilização do virabrequim do motor marítimo, as bielas utilizadas são do 6 cilindros pré 91/92.
Certamente encontrarão o virabrequim em oficinas ou especializadas nesses motores Volvo Penta.

adames
12/06/2006, 22:16
Reginaldo,

Conheço um recuperador de distribuidor, que inclusive comprei dele para colocar no meu GM151, gostei bastante e ele ainda dá 3 meses de garantia. Caso tenha interesse, posso ver para vc.

Abraços.

DinoGuimaraes
19/06/2006, 01:17
tenho esse motor na minha rural, (comprei assim jah, com cambio de c10 3m)
muito bom, so que esta muito feio, tenho q dar uma arrumada...
mas gostaria de saber qual é esse motor e as diferencas (potencia apenas) entre o
151 e 153 de opala.
abraços...

Overland
19/06/2006, 17:45
O motor 151 tem 98cv de potência a 4800rpm e 19,8kgfm de torque a 2600rpm, enquanto o motor 153 (mais antigo, dos primeiros Opala) tinha 80cv de potência a 3800rpm e 18kgfm de torque a 2400rpm.
Esses valores são brutos (SAE).

DinoGuimaraes
19/06/2006, 23:35
boa noite, e esse motor da foto consegue identificar? abraços

Overland
20/06/2006, 06:39
Não, o 151 e 153 são iguais esteticamente.

DinoGuimaraes
20/06/2006, 09:16
tem alguma ideia de como eu consigo identificar esse motor? sem desmonta-lo
abraço
muito obrigado pela ajuda...

Overland
20/06/2006, 17:36
Vou tentar descobrir...

Overland
21/06/2006, 18:12
Seguinte Dino, no motor 153 a chapa onde está fixo o calço do motor é fixa no bloco com 2 parafusos enquanto no motor 151 essa chapa do calço é fixa no bloco com 3 parafusos.

Gomes Neto
29/06/2006, 22:42
Não, o 151 e 153 são iguais esteticamente.

Teóricamente os motores 153" (vulgarmente apelidados de "Toyotinha") eram vermelhos ou alaranjados (se não me falha a memória), os verdes eram 151" gasolina.

edwint
13/07/2007, 09:35
pelo que sei, o pessoal costuma colocar o girabrequim do chevrolet brasil, que tem curso maior, isto p/ o 6 canecos. Agora p/ 0 4 cil, nunca ouvi falar, a nao ser que seja um gira fabricado especialmente p/ ele.

Rafael Kuzma
16/07/2007, 12:24
Opaaaaa

Eu tenho um 3.0,

eu comprei um Motor Maritimo da antiga VolvoPenta.

nada mais é que um motor identico ao de opala mas com algumas diferencinhas.. é um motor feito no mexico.

o meu estava com o bloco quebrado, então eu troquei de bloco com um motor de opala normal...

as diferençãs estão

Pistão 3 7/8" eu tmb achava que ele usase o 4"
Bielas menores que do 250s eu tmb achava que fosse as mesmas
Virabrequim, com mais curso e mais leve porem o volante é mais pesado
comando 286º
pistoes retos (flat head) com aquele pequeno rebaixo para as valvulas igual vemos em alguns V8s
e a engrenagem do comando é maior se colocar em cima de uma original...
o cabeçote é o mesmo. só o coletor que faz tipo de uma mufla para a adm. com a saida do escape pra cima e usava 3 caburadores daqueles de fuque bem pequenos ( não sei a vantagem que isso tinha) mas eu substitui por um 4x1 e uma adm aquecida e a DFV-446.
na plaqueta ele diz ter 155cv ele ja foi a um dina e deu 153 de potencia maxima.

só que este motor foi um achado. eu agradeço até hoje por ele.. hehehe
ele era de uma lancha la de Porto Amazonas-PR foi substituido pois quebrou o Bloco bem no suporte ai o dono do barco colocou um MWM e vendeu esse motor por sucata e eu comprei do sucateiro por 300 pila. mas fazia tempo que eu ja procurava em destes.

Luciano SHAKALL
16/07/2007, 17:09
"...O volume do motor é simples de calcular:

(area de cada pistao)x(curso)x(numero de pistoes)..."Na verdade, a fórmula não é "tão simples assim"...

[{(D.D.3,1416):4}.C].N , ou seja: "D" (Diâmetro dos Pistões) "ao quadrado", multiplicado por "pi" (3,1416), dividindo o resultado por 4 (independente do número de cilindros), multiplicado o resultado por "C" (curso dos pistões), e aí sim, multiplicando por "N" (número de cilindros) obtém-se o valor da "capacidade cúbica" de um motor :concordo: .

Se o motor em questão for um "4 Cilindros", a fórmula pode ser resumida para: (D.D.3,1416).C com os MESMOS resultados... :dance:

"... motor 151

motor 153
diametro x curso(mm)= 98,42 X 82,50 ..."

Utilizando esses valores postados pelo Elmer:
O "151" (diâmetro x curso: 101,60 x 76,20) tem "2.471 centímetros cúbicos de cilindrada" (ou 151 polegadas cúbicas de cilindrada): Quase 2.5cc ou "2,5 litros";
O "153" (diâmetro x curso: 98,42 x 82,50) tem "2.510 centímetros cúbicos de cilindrada" (ou 153 polegadas cúbicas de cilindrada): Pouco mais de 2.5cc ou "2,5 litros";
Usando o diâmetro de 101,60, com o curso de 82,50, obtêm-se 2.675 centímetros cúbicos de cilindrada" (ou 163 polegadas cúbicas de cilindrada): Quase 2.7cc ou "2,7 litros".

Só que tem "um detalhe": Existe SIM um motor aumentado para aproximadamente 3.0cc (2.987cc - mais de 182 pol. cúbicas), mas não utiliza o "vira" do 153,
e sim um virabrequim especialmente fundido pela "Martins Perform", que possibilita um curso de 92,1mm (use a fórmula postada e comprove quanto dá :mrgreen: )

[]'s

joão k. chikui
16/07/2007, 21:24
Pessoal, meu GM 151 pro que meu CJ3A precisa é mais que suficiente, mas , alguns amigos turbinaram levemente(o,5 kg) seus 151 , usando alcool, parece que estão adorando(não sei se as peças da transmissão também).
Acho que fica muito mais simples($$$)

Luciano SHAKALL
17/07/2007, 02:11
"... Pessoal, meu GM 151 pro que meu CJ3A precisa é mais que suficiente, mas , alguns amigos turbinaram levemente(o,5 kg) seus 151 ,
usando alcool, parece que estão adorando(não sei se as peças da transmissão também) ... Acho que fica muito mais simples($$$) ..."Quanto ao Turbo no " GM 151", o CAmaRAda Sidnei Diogo (http://www.4x4brasil.com.br/forum/member.php?u=11488) está instalando no Jeep "Falcão" dele, e relatando no tópico: Preparação do motor Opala 4cc (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=28688) . :wink:

[]'s

Luciano SHAKALL
16/08/2007, 18:10
" ... Na verdade, a fórmula não é "tão simples assim": [{(D.D.3,1416):4}.C].N , ou seja: "D" (Diâmetro dos Pistões) "ao quadrado", multiplicado por "pi" (3,1416), dividindo o resultado por 4 (independente do número de cilindros), multiplicado o resultado por "C" (curso dos pistões), e aí sim, multiplicando por "N" (número de cilindros) obtém-se o valor da "capacidade cúbica" de um motor ... "Na "falta do que fazer" hj, e aproveitando que tava mexendo no Excel, resolvi preparar uma planilha no para o cálculo automático da cilindrada de um motor
(informando o Diâmetro dos cilindros e o Curso dos pistões), bem como para converter Cm3 em Pol3 e vice-versa... :concordo:

PS.
O arquivo está "zipado", não porque era grande, mas porque o Fórum não aceita arquivos com a extensão ".XLS" (do Excel)... :pensativo:

[]'s

Julio Militão
17/10/2007, 19:27
Na verdade, a fórmula não é "tão simples assim"...

[{(D.D.3,1416):4}.C].N , ou seja: "D" (Diâmetro dos Pistões) "ao quadrado", multiplicado por "pi" (3,1416), dividindo o resultado por 4 (independente do número de cilindros), multiplicado o resultado por "C" (curso dos pistões), e aí sim, multiplicando por "N" (número de cilindros) obtém-se o valor da "capacidade cúbica" de um motor :concordo: .

Se o motor em questão for um "4 Cilindros", a fórmula pode ser resumida para: (D.D.3,1416).C com os MESMOS resultados... :dance:

Utilizando esses valores postados pelo Elmer:
O "151" (diâmetro x curso: 101,60 x 76,20) tem "2.471 centímetros cúbicos de cilindrada" (ou 151 polegadas cúbicas de cilindrada): Quase 2.5cc ou "2,5 litros";
O "153" (diâmetro x curso: 98,42 x 82,50) tem "2.510 centímetros cúbicos de cilindrada" (ou 153 polegadas cúbicas de cilindrada): Pouco mais de 2.5cc ou "2,5 litros";
Usando o diâmetro de 101,60, com o curso de 82,50, obtêm-se 2.675 centímetros cúbicos de cilindrada" (ou 163 polegadas cúbicas de cilindrada): Quase 2.7cc ou "2,7 litros".

Só que tem "um detalhe": Existe SIM um motor aumentado para aproximadamente 3.0cc (2.987cc - mais de 182 pol. cúbicas), mas não utiliza o "vira" do 153,
e sim um virabrequim especialmente fundido pela "Martins Perform", que possibilita um curso de 92,1mm (use a fórmula postada e comprove quanto dá :mrgreen: )

[]'s

Bem, parece que o Shakall esclareceu: o virabrequim e especial. Como achar o endereço da Martins Perform?

Elmer_Jeep
17/10/2007, 19:35
Já ouvi falar desses virabrequins porém desenvolvidos pela VOLVO PENTA (http://www.volvo.com/volvopenta/brazil/pt-br) que trabalha com motores marítimos. O GM 151 retrabalhado por eles é um canhão!

[]'s

ramiro_eli
18/10/2007, 12:28
Já ouvi falar desses virabrequins porém desenvolvidos pela VOLVO PENTA (http://www.volvo.com/volvopenta/brazil/pt-br) que trabalha com motores marítimos. O GM 151 retrabalhado por eles é um canhão!

[]'s

Estes motores não são muito fáceis de se encontrar, mas qdo encontrados são baratos, pois alem de antigos são desvalorizados pelo fato de serem a gasolina e carburados, o que é muito perigoso em barcos pelos gases da evaporação da gasolina, o que pode causar uma explosão.
Já ví motores desses ser vendido por R$ 300.

Laos
22/10/2007, 12:02
Opaaaaa

Eu tenho um 3.0,

eu comprei um Motor Maritimo da antiga VolvoPenta.

nada mais é que um motor identico ao de opala mas com algumas diferencinhas.. é um motor feito no mexico.

o meu estava com o bloco quebrado, então eu troquei de bloco com um motor de opala normal...

as diferençãs estão

Pistão 3 7/8" eu tmb achava que ele usase o 4"
Bielas menores que do 250s eu tmb achava que fosse as mesmas
Virabrequim, com mais curso e mais leve porem o volante é mais pesado
comando 286º
pistoes retos (flat head) com aquele pequeno rebaixo para as valvulas igual vemos em alguns V8s
e a engrenagem do comando é maior se colocar em cima de uma original...
o cabeçote é o mesmo. só o coletor que faz tipo de uma mufla para a adm. com a saida do escape pra cima e usava 3 caburadores daqueles de fuque bem pequenos ( não sei a vantagem que isso tinha) mas eu substitui por um 4x1 e uma adm aquecida e a DFV-446.
na plaqueta ele diz ter 155cv ele ja foi a um dina e deu 153 de potencia maxima.

só que este motor foi um achado. eu agradeço até hoje por ele.. hehehe
ele era de uma lancha la de Porto Amazonas-PR foi substituido pois quebrou o Bloco bem no suporte ai o dono do barco colocou um MWM e vendeu esse motor por sucata e eu comprei do sucateiro por 300 pila. mas fazia tempo que eu ja procurava em destes.
Tchê! Será que uma caixa de willys 4m aguenta um motor nessas configurações?

rubensx
22/10/2007, 16:12
olha aguentar até aguenta, masss na minha opinião melhor seria coloca rum clark para deixar mais solto acredito eu que o willys 4m seja mais reduzido.

agor aocm clark é certeza de ser mais seguro

Laos
25/10/2007, 17:48
okk... então vou ficar com minha caixa, pois minha conta no banco é mais fraca que a caixa original.... :-D

Julio Militão
22/03/2008, 23:14
E ai turma?

Alguem conseguiu saber onde comprar aquele vira brequin especial que citado pelo Shakal?

Um abraço

RBETTIN
24/03/2008, 23:10
E ai turma?

Alguem conseguiu saber onde comprar aquele vira brequin especial que citado pelo Shakal?

Um abraço

isso muito me interessa !!!!
quem souber avise !!!

Luciano SHAKALL
25/03/2008, 15:06
"... Alguem conseguiu saber onde comprar aquele vira brequin especial que citado pelo Shakal? ..."
"... isso muito me interessa !!!! quem souber avise !!! ..."Galera, conforme postei "mais acima", esse Virabrequim era produzido pela MP (Martins Perform) - do preparador Eugênio Martins - em São Paulo,
e só tinha pra vender lá... Inclusive para reposição, era necessário recorrer à MP :| .
Não sei se ainda é produzido, e nem mesmo se a MP ainda existe, pois esse "vira" vem de 1992 :pensativo: ...

O motor 3.0cc "produzido" pela MP, tinha somente substituído o virabrequim por esse especial, aumentando o curso, mas mantendo o mesmo diâmetro.
Outra vantagem desse virabrequim, segundo a MP - além do maior curso, claro :mrgreen: - era que ele (o "vira") tinha 2 contrapesos por biela, ao invés de um,
o que deixava o motor mais uniforme, sem trepidações, mesmo em baixa rotação :dance: .
Por falar em biela, as bielas usadas no 3.0cc da MP eram originais; porém, do 6 cilindros: mais curtas que as do 4 e, mesmo assim,
sem mexer no cabeçote, a taxa de compressão subia de 8:1 para 9:1, em função de um maior volume aspirado, comprimido na "mesma câmara" :concordo: ...
As demais modificações foram "externas", como o carburador: O 3E original, mas com giclagem de alta do segundo corpo aumentada de 107,5 para 112,5
e o corretor de ar reduzido de 110 para 105.
Com um coletor de escape dimensionado - não obrigatório - , Eugênio Martins afirmava que a potência,
comprovada em dinamômetro, aumentava para quase 148 cv a 5000 rpm :shock: ...

[]'s

JP CJ-5
25/03/2008, 17:53
Lí em algum lugar aqui no fórum, que o colega jipeiro Carlos Bernardo tá passando o Gm151 dele pra 3.0 , mas não sei se é com algum desses kits e tals ...

[ ]'s

JP CJ-5
28/03/2008, 13:49
Pessoal, achei este anexo no site amigos do opala, sobre o Kit do 3.0 da M.P.
Reportagem bem antiga, mas interessante.

Segue abaixo.

Abraços.

dalmo cruz torres
28/03/2008, 16:37
Caramba, pensei que só eu é que guardasse revista velha...Eu me lembro dessa reportagem, uns tempos depois colocaram um motor desses num chevete, o editor da revista andou muitos anos com esse "Chepala".

Guilherme Araujo
17/04/2008, 21:37
Rafael, gostaria de saber o que você fez com a Mufla?

André Herrmann
18/04/2008, 09:05
Olá pessoal!!!
eu comprei o vira, as bielas, o carter, os pitões, do motor 153 do opala antigo,paguei 200 reais em tudo, vou montar com os pistões do alcool, gostaria de saber qual carburador usar.
abraços a todos...

Rodrigo Baratti
18/04/2008, 10:12
Pelo jeito o tópico será reativado.

André,
Onde vc achou essa reliquia?
Não sou especialista, mas com um kit desses vc terá que ter uma preparação maior no motor, com carburação, comando e escape! Aí sim vai ganhar torque e potencia.

Não esquece de nos manter atualizados sobre a adaptação.

[]

Marcos ET
18/04/2008, 10:21
"forçando" (muito) a amizade...

Lembrei que antigamente, o pessoal aproveitava cabeçotes de motores Diesel (acho que eram motores Mercedes) para instalar nos GM e "transformar" tudo numa grande "ratoeira" Diesel.... partindo daih, concluo que a distancia entre pistões, diametro das camaras e outras coisas devem ser "semelhantes"...
Motores Diesel geralmente apresentam longo curso nos pistões... entao será que nao existe biela de motor Diesel que sirva no bloco do GM 151? creio que deva existir, mas o duro é sair procurando uma a uma, sem referencia de medidas....

ah! sem pedradas por favor! foi só uma divagada que tem uma chance mínima de dar certo! rsrsrs

André Herrmann
18/04/2008, 10:59
Olá Rodrigo!!!
Na verdade eu não achei um mecanico amigo meu foi quem achou, ai ele tava sem grana e me ofereceu pelo mesmo preço que pagou, estou pensando em montar com um comando mais forte, cabeçote do gasolina com as valvulas da Blazer, só não sei que carburador vou usar.
abraços.

JP CJ-5
18/04/2008, 12:03
Pessoal, só lembrando p/ quem ainda não viu, esse assunto foi abordado (continuou) no tópico abaixo: http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=28688&highlight=motor+opala

André, já que vc vai começar à montar o seu, dá uma olhada no tópico q talvez possa te ajudar, lá tem a preparação detalhada, do Gm151 tanto aspirado, qto turbinado, ...

Falow , abras !!!

André Herrmann
18/04/2008, 16:45
Valeu JP,
dei uma olhada tem bastante coisa interessante, acredito q va tirar muitas duvidas q tenho.
abraços.

tobiasarend
22/04/2008, 11:41
Bom dia a todos!

tenho um jeep com motor de opala, como o motor feeito a uns 8 anos atras tah se entregando... e vo ter que fazer, gostaria de por este vira do 153.
pergunto, jah que nao sou mecanico.
posso só colocar o vira, e deixar o resto original? sem trocar biela e tal? ouvi dizer que precisa só da 1 passe na cabeça do pistao. e precisa taxar mais? e quanto a temperatura, nao irá esquentar muito, e viver queimando junta de cabeçote?

Marcos ET
22/04/2008, 16:07
...ouvi dizer que precisa só da 1 passe na cabeça do pistao. e precisa taxar mais?

tobias, blza?
Cara, antes de rebaixar qualquer coisa (tou falando especificamente do cabeçote) pra "taxar mais", é bom medir a compressao com o novo vira... pensa que se o deslocamento é maior, o pistao vai descer mais (puxando mais mistura que o original) e depois vai subir mais (comprimindo mais mistura em um espaço ainda menor que o original)... ou seja: o simples fato de trocar o vira já causa aumento da taxa de compressao....
Dar um passe na kbeça do pistao? só se for no gasolina, que vc tira as beiradas, "aplainando" a cabeça dele... pode ser q eu esteja errado, mas o álcool é mais alto e se vc usinar ele, pode ser que fique fino dmais....

Schuinka
26/04/2008, 15:12
Opa, seguinte, comprei um motor 4cc pra colocar no meu jeep, aí estive olhando q ele tem dois parafusos no bloco para o suporte do motor, os pistões são menores, será que esse virabrequim é o do 153? vc´s sabem qual o código desse virabrequim? será que se eu colocar pistão de 4" e biela mais curta eu consigo uma melhora no torque com esse vibrequim? abraço

Schuinka
03/06/2008, 10:07
alguem continuando o projeto? alguma novidade sobre esse motor? abraço

edwint
03/06/2008, 10:19
sera que o investimento p/ tornar o 151 num 3.0 valeria a pena? na minha consepção eu ja colocaria um 4.1 6cil do opala mesmo de uma vez...

Jeep83
03/06/2008, 22:06
sera que o investimento p/ tornar o 151 num 3.0 valeria a pena? na minha consepção eu ja colocaria um 4.1 6cil do opala mesmo de uma vez...

Uma vantagem do 3.0 baseado no GM151 sobre o GM250 é o peso.
Eu concordo, com o investimento gasto no 3.0 da pra fazer o GM250 como voce citou...

Uma outra hipotese para revigorar motores é um blower...

Carlos
03/06/2008, 23:02

Acho que um GM 151 preparado é melhor que o GM 6 cilindros por vários motivos: 1. peso; 2. facilidade de adaptação (sem cortar lataria, etc); "acho" que mesmo com as mudanças o 4 bocas continua mais econômico; 4. mais potência que o 6 carburado...etc.

edwint
04/06/2008, 08:27
Acho que um GM 151 preparado é melhor que o GM 6 cilindros por vários motivos: 1. peso; 2. facilidade de adaptação (sem cortar lataria, etc); "acho" que mesmo com as mudanças o 4 bocas continua mais econômico; 4. mais potência que o 6 carburado...etc.

concordo com relação ao peso, mas será que é necessario recortar a lataria afim de adaptar o 6cil do opala? visto que em muitos cj5, ja vem de fabrica com o bf 161 tambem 6 cil?

tenho um irmão que é fã do gm 6 cil, e conversando com ele, ele me disse que o consumo de combustivel do 4 cil, em relação ao 6 cil, nao da muita diferença, devido ao fato do 6 cil ter muito mais força que o 4 original. (+força, -redução de marchas,- rotação = menor consumo)

sem a intenção de criar polemica, apenas p/ um pouco mais de conhecimento, quando se faz a mudança do 4 cil p/ 3.0 é almentado a cilindrada do motor, isso nao faz com que o consumo seja superior ao 6 cil? visto ainda que este motor teria a potencia final de 140cv a 5.000rpm contra os 149cv do 6 cil, e tambem 5.000rpm em um jeep traçado e reduzido é muita rotação (eu geralmente não ultrapaço os 3.000giros), isso nao traria um desgaste ou quebra prematura dos restantes dos componentes? alguem tem media de consumo?

obrigado pelas informações.

edwint
04/06/2008, 09:08
tenho esse motor na minha rural, (comprei assim jah, com cambio de c10 3m)
muito bom, so que esta muito feio, tenho q dar uma arrumada...
mas gostaria de saber qual é esse motor e as diferencas (potencia apenas) entre o
151 e 153 de opala.
abraços...

p/ vc saber se é o 153 apenas pelo lado de fora, procure dar umas raspadinhas no motor porque os 153 mais velhos em 71 a +ou- 74, eram da cor vermelha com pistões menores e mais curso, dando pouca elevação de giro (153 pol = 2510 cc ou 2,5l), seguidos dos azuis 75,76,77(151pol= 2477cc ou tb 2,5l), seguidos dos verdes 78 para frente, dos amarelos e por último os cinzas, mais leves, a partir de 88.

Marcos ET
04/06/2008, 09:39
PessoALL,

Penso que entre motores 4 e 6 "caneco" (terminologia tao antiga quanto estes motores) o melhor mesmo era procurar alternativas mais recentes, injetados, mais leves, mais eficientes, menos poluidores, etc....

PORÉM, como estamos falando aqui dos GM151 "melhorado", entao penso que tal conversao (pra quem encontrar o tal virabrequim mosca-branca) seria muuuuito melhor do que um 4.1 pois se vamos "fuçar" em um motor, aproximando o 151 do seu irmão maior, estaremos ganhando por todos os motivos que o Carlos falou anteriormente! Cortando lata ou nao, só o peso de um 4.1 já é desvantagem em uma trilha... imaginem como ficaria um GM 151 álcool com escapamentos (corretamente) dimensionados, cabeçote rebaixado (para acompanhar a melhora dos nossos combustíveis) com válvulas retrabalhadas (maiores em diametro) e, quem sabe mesmo, com uma dupla carburação bem afinada (melhora a eficiencia)... uma vez li (e acho ate que postei aqui neste tópico) no "Best Car Web Sites" sobre esta alteração e lá os caras falam que um GM 151 tem, por exemplo, maior margem de trabalho que os Volkswagen "AP"... bom, se estes ultimos podem chegar a 450CV (tá bom, eu sei que o nosso "lance" é torque), entao imagino que um motor mais robusto ainda, com 50% mais de cilindrada pode fornecer, sem tornar-se um trambolho enorme e pesado...

Vale lembrar também que os 6 cilindros carburados tem um problema incontornável, como só tem um ponto de carburação, de todas aquelas "bocas", só as de n°. 2 e 5 alimentam-se corretamente! os cilindros n°. 1 e 6 trabalham sub-alimentados (muito longe do carburador - condensamento de combustível na tubagem) e os 3 e 4 trabalham "afogados" (para alimentar os mais distantes, os que ficam perto da carburação trabalham assim) compromentendo o melhor rendimento do conjunto, impossibilitando uma boa média de consumo para uma boa eficiencia motriz.....

Schuinka
04/06/2008, 20:35
Acredito que o motor 4cc opala 2800 seja uma boa opção, não precisa reforçar suspensão, fazer mudança na parede corta fogo e bem trabalhado pode chegar a um torque legal e em giros não muito altos, diferente de um motor ap por exemplo. Acabei comprando um motor de opala e depois de ler alguns tópicos aqui vi q ele era um 153, diferentes dos amigos q mudam o 151 com virabrequim do 153. Nesta adaptação eu estarei colocando pistões de 4", já que o que está nele é o 3 7/8", com bielas mais longa, me falaram que a biela do 151 da certo nesta adaptação, se puderem me ajudar, sou novo no pedaço, outra dúvida é fazer o motor alcool ou gasolina (devo colocar pistão com cabeça reta) eu procuro o máximo de torque do motor em uma rotação mais baixa possível, se puderem opinar, eu agradeço.
Sobre identificar um motor 153 e complementando o amigo Edwint, pode-se identificar pelo suporte do coxim preso no motor, ele tem 2 parafusos no bloco, enquanto o 151 tem 3. Abraço a todos

Carlos Bernardo
04/06/2008, 20:57
Eu queria dar um gaz extra no meu já cansado GM151 e esse ano retirei o motor e deixei na oficina de preparação Peninha Street na cidade de Osasco aos cuidados do Paulinho. O motor foi inteiramente desmontado e teve o bloco retificado. Foi feita a converssão para 3.0 (que na verdade é 2.8), o cabeçote foi retrabalhado os tuchos foram substituídos por outros hidráulicos, enfim, o motor foi refeito 100% e está instalado no meu CJ5 a mais ou menos 2 semanas.

O Jeep ficou fantástico. Um torque incrível. =-D Força de sobra pra encarar qualquer trilha arrastando pneus 33 ou 35 sem a menor dificuldade, além da vantagem de ser um motor bem mais leve e compacto que os 6 canecos do Opalão. =-)

É isso...

sapo
04/06/2008, 22:47
Ae galera
Nao querendo meter muito o bico, mas recentemente desmontei geral o meu 4cc que foi retificado totalmente, sendo colocado vira zero original, comando zero original tuchos hidraulicos zero delphi.............. abrindo as camisas e colocando pistoes 6cc originais a alcool, rebaixando o cabeçote e uma weber 446, o bicho ta bruto em todos os aspectos, nao vejo nescessidade de nenhuma modificação + profunda sendo que em cj o que manda e torque e nao velo final.
Lembrando que e apenas minha humilde opiniao, estando aberto a criticas e sugestoes.

!!!!!!!ja ta quase pronto:dance::dance::dance::dance:

Carlos
12/06/2008, 00:56
[QUOTE=edwint;621896]concordo com relação ao peso, mas será que é necessario recortar a lataria afim de adaptar o 6cil do opala? visto que em muitos cj5, ja vem de fabrica com o bf 161 tambem 6 cil?

tenho um irmão que é fã do gm 6 cil, e conversando com ele, ele me disse que o consumo de combustivel do 4 cil, em relação ao 6 cil, nao da muita diferença, devido ao fato do 6 cil ter muito mais força que o 4 original. (+força, -redução de marchas,- rotação = menor consumo)

sem a intenção de criar polemica, apenas p/ um pouco mais de conhecimento, quando se faz a mudança do 4 cil p/ 3.0 é almentado a cilindrada do motor, isso nao faz com que o consumo seja superior ao 6 cil? visto ainda que este motor teria a potencia final de 140cv a 5.000rpm contra os 149cv do 6 cil, e tambem 5.000rpm em um jeep traçado e reduzido é muita rotação (eu geralmente não ultrapaço os 3.000giros), isso nao traria um desgaste ou quebra prematura dos restantes dos componentes? alguem tem media de consumo?

RESPOSTA:

O motor GM do opala só tem em comum com o Willis/Ford o número de "canecos". O primeiro tem 4.1cm3 e o segundo BF-161 é 2638cm3 (161 pol3). Em outras palavras, meça os dois pelo lado de fora com uma trena e veja a diferença só no comprimento dos motores. Logo, o fato deles terem 6 cilindros não interfere em nada.

Já lidei com muitos Opalas diurturnamente e te garanto a diferença no consumo é bem razoável, por isso usei aspas ao dizer que "achava" que mesmo com as modificações o 4 bocas contuaria mais econômico.

De certo que quanto mais torque em baixas rotações melhor para a proposta de um Jeep, mas acho que 4 cilindros, mesmo com 140 cv, usado corretamente, não desintegra o sistema. Contudo cautela e manutençao nesses casos é imporante.

Observe que nem todos os "motores de opala" 6 cilindros atingem 149cv de potência. Não considere os dados antigos, lembre-se que naquela época a potência era "bruta".

Carlos Bernardo
12/06/2008, 01:41
Carlos, vc vai me desculpar, mas quem faz uma conversão/preparação de um motor, seja ele qual for, não está procurando economia. Está procurando potência e performance. =-)

E não, o motor 3.0 nem é muito mais beberrão que o 2.5 "virgem".

Marcos ET
12/06/2008, 09:22
Carlos! blza?

Cara, nao sei bem se oq vc falou é "regra"...

No meu caso, estou estudando uma "preparação" para meu GM 151 objetivando economia através de uma melhora em sua eficiencia... como tenho um CJ3A (mais leve), este "4 caneco" está muito bom... claro que um pouco mais de performance ia ser legal, mas como já estou satisfeito com oque ele tem, quero melhorar sua economia...
Aqui mesmo no fórum, naquele tópico de injetar o GM151 teve quem estivesse procurando a mesma coisa...

Acho que, na minha opinião, quem faz uma conversao/preparação de um motor, seja ele qual for, procura elevar sua eficiencia...

<< mas que dá uma vontade de converter ele pra 3.0... ah! como dá! rs >>

Elmer_Jeep
12/06/2008, 09:26
Ae galera
Nao querendo meter muito o bico, mas recentemente desmontei geral o meu 4cc que foi retificado totalmente, sendo colocado vira zero original, comando zero original tuchos hidraulicos zero delphi.............. abrindo as camisas e colocando pistoes 6cc originais a alcool, rebaixando o cabeçote e uma weber 446, o bicho ta bruto em todos os aspectos, nao vejo nescessidade de nenhuma modificação + profunda sendo que em cj o que manda e torque e nao velo final.
Lembrando que e apenas minha humilde opiniao, estando aberto a criticas e sugestoes.

!!!!!!!ja ta quase pronto:dance::dance::dance::dance:

Como é que foi aberto as camisas se o pistão do motor 4cilindros(101,6mm) é maior que os do 6cilindros(98,42mm). Até os do GM153(4 cilindros antigo) possuem o mesmo diametro do 6.

Veja aí realmente o que foi feito pq sua informação está totalmente equivocada.

[]'s

Marcos ET
12/06/2008, 09:32
Veja aí realmente o que foi feito pq sua informação está totalmente equivocada.[]'s

Putz Elmer, issodaih tá parecendo qdo aqueles mexanicos vem contando vantagem sobre o serviço que "fzeram" e, como fazem pouco, inventam o resto...

Sapo, será que este seu meca nao tá enrolando vc nao?!? fica de olho eu irmao!!

Carlos Bernardo
12/06/2008, 09:39
Aqui mesmo no fórum, naquele tópico de injetar o GM151 teve quem estivesse procurando a mesma coisa...

Acho que, na minha opinião, quem faz uma conversao/preparação de um motor, seja ele qual for, procura elevar sua eficiencia...

<< mas que dá uma vontade de converter ele pra 3.0... ah! como dá! rs >>

Fala Marcos! Tudo jóia? =-)

Até concordo em partes, mas acho que o exemplo que vc citou (quanto à converssão de carburado para injetado) não se trata de uma "preparação" do motor...isso seria algo como uma modernização ou algo do gênero, aí sim, tudo bem. =-D

Marcos ET
12/06/2008, 11:14
Acho q e por isso que temos posiçoes diferentes! rs
Se estivéssemos falando da substituição de um carburador corpo simples para um 2E "fuçado", seria mais fácil de relacionar com uma "preparação leve"... só que pra mim, a substituição por outro carburador, ou por um sistema eletronico, de certa forma, já é uma preparação, pois visa melhorar a eficiencia do motor... seja no consumo, mantendo a potencia, seja na potencia, mantendo o consumo.... ou seja no consumo e na potencia, em casos mais extremos... rs

Eu tou aqui com uma idéia meio "doida" de montar coletores duplos com secção circular, com camara comunicante de equalização para a instalação de dois SOLEX H35 no GM 151... a idéia é aproximar ao máximo a carburação da admissao, usando carburadores simples e eficientes, para melhorar a economia (sim! isso mesmo! rsrsrs) do motor ou, se nao der pra melhorar economia, que seja para melhorar a potencia... na pior das hipóteses, nunca vou ficar "na mão" por conta da carburação! rsrsrsrs - vamos ver no que dá.

rubensx
12/06/2008, 13:53
olha tudo depende

já vi motor de opala 4cc preparado com fueltech e turbina fazer 7km/l na cidade na configuração de economia, ou seja TUDO depende!

Depende da alimentação, depende do cara que tá acelerando e depende de como foi montado o motor, injeção eletronica não é só modernização não, no caso da sprogramáveis vc pode injetar mais combustivel ou coloca ruma bancada B na linha de combustivel que aciona em determinados giros.

Quando se coloca uma weber 40 num motor AP ou qualquer outro motor não é "apimentar" o motor? pois bem injetar é o mesmo que isso, voce pode alterar minunciosamente a quantidade de ar, injeçnao, em qual giro e tudo mais, dai que vem a economia pois ele não dá excesso nem falta, em todas as faixas de giro, fazendo com que o motor tenha um "mecânico" eletronico regulando o carburador a cada faixa de giro e ativando uma segunda linha de mais 4 bicos por exemplo depois de certo giro

ou seja injeçnao é sim apimentar, experimente coloca ro gm 151 sem fueltech e depois mude coloque tudo o necessario para a injeção e ligue a fueltech vc verá que vc GANHA cavalaria e torque, use um dinamometor que é bem transparente isso

Carlos
17/06/2008, 01:47
Para aqueles que ainda não entenderam meu posicionamento: nunca garanti nada. Sempre disse que "ACHO" que um Jeep com o motor 2.5 transformado para 3.0 coninua mais econômico que um Jeep com o 4.1.
Por que?
Porque continua 1.1 "centímetros cúbicos menor", ou seja, menos que um motor de gol, pálio, corsa, etc, de 1.0 (a grosso modo) de diferença; Também pelo fato do jeep ficar bem mais leve, etc.
Agora, certeza mesmo só com muito teste. Vai depender de muitos fatores, tais como estado geral da viatura, dos motores, do tipo de condução e por assim vai...

Marcos ET
17/06/2008, 09:56
Poizé Carlos, entendo a sua idéia... mas ainda assim penso um pouco diferente...
Acho mesmo que "aumentando" o motor, é como se o jeep ficasse menor (em relação cm³ do motor x kg do veículo) mas ao mesmo tempo, o motor quer "respirar" mais e, com isso, também vai querer "beber" mais (já que a relação de 16:1 entre combustível e comburente nao vai muidar muito)... Interessante é que lendo seu primeiro post, eu havia entendido que vc tava comparando a "economia" do 3.0 com a "economia" do 2.5 original.... rsrsrs

Sem querer falar no 4.1, pensando apenas no GM 4 cilindros, ACHO que para tornar um motor destes (2.5) mais economico, além de aumentar a cilindrada (para 3.0), teríamos que nos concentrar na maneira como este motor queima o combustível... daih partiríamos para dados da construção geral do motor, tornando quase inviável um trabalho mais acertado...

MAS, acho que existe um "meio termo"... nao podemos tornar este motor significativamente mais economico, porém, podemos melhorar um pouco a marca sem perder o brilho... daih que eu acho viável o aumento da taxa de compressão (para acompanhar nossa "melhora" de combustível - aumentar a eficiencia), o retrabalho no cabeçote (quem sabe valvulas maiores e outras melhorias para para otimizar o fluxo dos gases), o "ligeiro" aumento de cilindrada (para diminuir a relação peso/cm³), a melhora na carburação (quem sabe minha idéia doida de bi-carburação ou a substituição por sistema eletronico), a instalação de um módulo "MSD - Hi Echonomy", a escolha de óleo lubrificante melhor (quem sabe até com um "molikotezinho" junto pra ajudar), válvula termostática correta, aquecimento da carburação (nos casos carburados para álcool), alternador com menor "arrasto eletromagnético", capacitor de fluxo, inversores de dobra, ionizadores de campo e, quem sabe, um combustível de qualidade....

E olha que nem vamos falar que para melhorar a economia, temos que pensar em conjunto mecanico... daih vamos falar de cambio, t-case, eixos, pneus, etc.... (mas isso é outro capítulo)

RESUMINDO... acho que um 3.0 seria ótimo mesmo, porém, quem está disposto a mudar a cilindrada deste motor, poderia aproveitar para dar um "trato" geral no cabeçote e neste meio mundo de coisas que eu citei... aih sim, o "canhão" ia virar "o bixo"....

Schuinka
20/01/2009, 00:28
...e aí pessoal, como andam os projetos do motor de opala 4cc "2.8"? alguma novidade? compensa? abraço a todos

Paulo Martins
08/04/2009, 21:35
motor 151

motor 153

Resultado, se utilizarmos o diametro(pistões) do 151(101,60) com o curso(virabrequim) do 153(82,50) teremos um maior indice volumétrico.

Os pistões tem diferença de altura, sendo no 151 41mm(do pino até a face) contra 45,72mm no 153. (estas medidas são dos motores à gasolina).

É aí onde entram as bielas do 4.1(pra compensar a diferença de altura dos pistões), mas estas bielas do 4.1 também tem diferenças entre si, então o modelo correto pra ser aplicado nesta salada são as bielas do 4.1 modelo 91 em diante conhecidas como biela longa.

Acredito que não seja tão difícil montar um 4 cilindros 3.0 pois o componente mais raro nesse caso é o virabrequim do motor 153.
De resto o cara dá uma melhorada no fluxo cabeçote e ele chega tranquilo à 160cv.

[]'s com vontade de montar uma usina dessas.(em breve) :twisted:

Tudo bom Elmer...
Estou tentando montar o motor nessa configuração só que tenho a seguinte duvida... já que o curso do vira é maior, me orientaram a rebaixar o pistão (seria necessário rebaixar 1,58mm), colocando essa biela não será preciso executar esse serviço? Caso sim vc saberia me dizer para quanto iria a taxa usando um cabeçote alcool?

Se puder me esclarecer agradeço desde já!!!! Abraço.

Zuriel
09/04/2009, 14:50
Ao meu ver... um Gm 4 cil preparado para 3.0 tem uma ligeira vantagem sobre o 4.1 6 cil.
O 6 cil tem 29 de torque e 121 CV e pesa 245 Kg
O 3.o tem (com preparação boa) 28 de torque e 160 Cv, e pesa 129 KG.
Com um motor mais leve, podemos deixar a suspsnasão dianteria do jeep mais leve e obviamente, mais ágil. Peso é peso....
Dizem que o motor 4.1 6 cil precisa de um cilindro só pra se locomover, dado seu alto peso! hehehe
Imagino que um 4 cil preparado.. com torque abundante, dê show no 4.1, tanto na velocidade como na agilidade do jeep na trilha, já que não tem um bloco de ferro de quase 1 metro no meio das pernas!

{}'s de quem quer um 3.0

Elmer_Jeep
09/04/2009, 18:05
Tudo bom Elmer...
Estou tentando montar o motor nessa configuração só que tenho a seguinte duvida... já que o curso do vira é maior, me orientaram a rebaixar o pistão (seria necessário rebaixar 1,58mm), colocando essa biela não será preciso executar esse serviço? Caso sim vc saberia me dizer para quanto iria a taxa usando um cabeçote alcool?

Se puder me esclarecer agradeço desde já!!!! Abraço.

Cara, até onde sei a receita é essa, teria que medir as duas bielas do 6cilindros pra ver se a diferença entre elas é compatível com a altura menor do pistão do 151.

A oficina vai fechar no feriadão e eu to quase caindo fora ja, mas na segunda feira se não tiver muito tumultuado eu vejo a diferença de comprimento das bielas e faço o cálculo novamente.

[]'s

Sergio Rocha
09/04/2009, 18:59
To começando a gostar desse assunto.:pensativo::pensativo:

[]':concordo:

CAVESO
09/04/2009, 19:22
To começando a gostar desse assunto.:pensativo::pensativo:

[]':concordo:

Eu também estou......:rolleyes:

Carlos Alberto da Silva
09/04/2009, 22:40
tambem to querendo montar um deste

SERGIO MOLLO
09/04/2009, 22:46
Acho que seria bem interessante, quem já fez este motor, desse sua receita bem clara e objetiva. :dance:

JP CJ-5
10/04/2009, 12:18
Acho que seria bem interessante, quem já fez este motor, desse sua receita bem clara e objetiva. :dance:

Dê um olhada neste tópico: Preparação do motor Opala 4cc (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=28688)
Foi meio que uma continuação deste aqui.

[ ]'s

Paulo Martins
13/04/2009, 23:43
No caso da biela do 6c a partir de 91 não servir, qual pistão seria mais apropriado para que fosse feito esse rebaixamento da "cabeça" em 1,58mm, o pistão do motor a gasolina que tem o centro rebaixado ou o pistão a alcool de "cabeça plana"???? :pensativo::pensativo::pensativo:

Paulo Martins
17/04/2009, 20:30
No caso da biela do 6c a partir de 91 não servir, qual pistão seria mais apropriado para que fosse feito esse rebaixamento da "cabeça" em 1,58mm, o pistão do motor a gasolina que tem o centro rebaixado ou o pistão a alcool de "cabeça plana"???? :pensativo::pensativo::pensativo:

Alguém pode me ajudar:mrgreen::mrgreen::mrgreen::mrgreen::mrgreen :

fabiano carraro
21/04/2009, 20:40
faça isto que sera melhor "taxa no chute gera pouca potencia ou muito calor ":concordo:A taxa de compressão, como o nome já diz é a razão de compressão que a mistura ar/combustível é submetida. Teoricamente quanto maior a taxa de compressão, maior será a explosão e maior a potência, mas tudo tem um limite. O limite chama-se detonação..

Para se calcular a taxa de compressão temos que medir o volume total do cilindro e dividi-lo pelo volume menor. Como?

Primeiramente, temos que ter uma pipeta graduada em cc’s para sabermos o volume da câmara de combustão do cabeçote, com a vela no lugar. Depois calculamos o volume total do cilindro quando o pistão esta no Ponto Morto Inferior. Então calculamos o Volume Menor que quando o pistão está no Ponto Morto Superior.

Volume do cilindro = Diâmetro x PI (3.141592) x Curso

Volume do Deck = Deck é a distância entre a cabeça do pistão no Ponto Morto Superior e a face do bloco. Sabendo-se esta distância, calculamos o volume do Deck, com a mesma fórmula.

O volume da junta comprimida Este volume da junta do cabeçote também pode ser calculado da mesma forma, algumas fabricantes já fornecem este valor.

Volume da cava = Caso o pistão tenha cava ou domo é necessário medir o volume da cava ou do domo para incluirmos neste cálculo.

Assim teremos:

Volume total = Volume do cilindro + Volume da junta comprimida + Volume da câmara de combustão + mais Volume do Deck + Volume da cava (ou – o volume do domo)

Volume menor = Volume da junta comprimida + Volume da câmara de combustão + mais Volume do Deck + Volume da cava (ou – o volume do domo)

Agora que temos os dois volumes, é só dividir um pelo outro e teremos a taxa de compressão exata do motor. Não é fácil,mas é assim que deve ser.

NKaneda
19/05/2009, 21:10
A quem interessar, esses dias comprei a junta do motor do Opala 4cc em aço, stevaux, espessura 0,30mm. 1,7mm mais fina que a original.

Rafael Kuzma
19/05/2009, 22:17
Eu tenho um motor destes e garanto que é um tesão!!!

Vou colocar um 6 no lugar dele pois tenho um proposito melhor para o conjunto que está no meu jeep que é o 3.0 mais a caixa do chevette 5 marchas

aqui em curitiba tem mais 2 jeeps usando essa mesma conf. não perde em nada para um 4.1 original.

exelente curva de torque, consumo cosideravel, manutenção barata e baixa, pouco peso.

Segundo um expecialista em opalas é possivel atingir acima de 140cv em um motor destes com um bom comando e uma boa carburação ( imaginem com uma injeção bem mapeada ).

JP CJ-5
19/05/2009, 23:02
Rafael Kusma, o seu está com o vira do 153?
O carburador e o comando, vc mudou também ?
Qual combustível?
E por fim, vc chegou a medir quantos Km/L está fazendo ?

Valeu :concordo:

Rafael Kuzma
20/05/2009, 11:40
Opa.

Usa uma 2 E alcool tentei usar a 446 mas não teve acerto
o comando foi refeito em um cara aqui em são josé mas eu já não me lembro de momento a graduação que ele ficou, mas ele tem lenta tranquilo

O motor tem pistão 1,0mm foi tirado 1,42 da cabeça usando as bielas do motor 151 mesmo com tuchos mecanicos.

rodrigocbt
05/06/2009, 16:39
All, após ler muito a respeito e contar com a contribuição de alguns amigos, enfim saiu do projeto um GM 151 2.8 MPFI , montamos não num jipe, mas numa Camper, no meu blog tem meio que um passo a passo da adaptação e a receita que eu usamos pra ela, assim como fotos e vídeos do funcionamento: http://cjcheckup.blogspot.com/

Nesse tempo de pesquisas li bastante coisa e o resultado final foi surpreendente, a suavidade de funcionamento é incrível, mesmo com um curso longo esse motor ainda tem aceleração uniforme e sem as vibrações que alguns comentaram...

Ainda não posso falar do carro na rua, mas em breve volto pra postar mais impressões, e no blog vou atualizando mais frequentemente!!!

[ ] 's

Rodrigo Cbt

Schuinka
05/06/2009, 17:07
muito bom, to na expectativa de fazer um motor assim, tenho um motor 153, to com admissão aquecida já adaptada para um carburador 2E, pretendo fazer a alcool, tenho tambem um cambio de chevette 5 marchas montado com reduzida e capa seca do opala moderno, vamos ver o que dá!

rodrigocbt
05/06/2009, 17:23
Pois é , tive de comprar um Gm 153 só pra arrancar o vira....

O bloco do 151 é diferente, os pistões são de 4 polegadas... qual sua idéia no seu GM 153???

Se precisar de outras peças do 153 te vendo baratinho.... tá sobrando do motor doador de vira....

abraços

Rodrigo

Schuinka
05/06/2009, 17:27
Pois é , tive de comprar um Gm 153 só pra arrancar o vira....

O bloco do 151 é diferente, os pistões são de 4 polegadas... qual sua idéia no seu GM 153???

Se precisar de outras peças do 153 te vendo baratinho.... tá sobrando do motor doador de vira....

abraços

Rodrigo

então, os pistões são 3 7/8", terei que colocar os de 4" e trocar as bielas né?! mas agora está meio parado, pois vendi o jeep que eu iria colocar isso e comprei um vitara, tenho um jeep 51 com motor OHC 2.3 maverick, mas não sei se vou ficar com ele, por enquanto o projeto está parado, vamos ver o que acontece

rodrigocbt
06/06/2009, 09:53
Alguns me perguntaram via MP coisas interessantes pra colocar aqui também.

O comando desse motor é o original do opala 4 a gasolina.

O combustível que vai rodar é gasolina ou álcool. Como é injeção eletrônica, teremos opção de mudar o programa do combustível apertando botão no painel.

Abraços

Rodrigo Cbt

rubensx
06/06/2009, 11:14
flex fuel grátis nesse caso eheheheh

aliás lembra é FLEX não "rabo de galo" (mistura ros dois combustiveis)

lembrando que dá rpa sair kits pra QUALQUER MOTOR, até agora temos:

opala 6cc 250S
opala 4cc 151 e 153
OHC 2.3
Motor do NIVA
AP
e motores de MOTO 2T ou 4T !!!

Pra nós num existe "idéia fraca" e sim "idéia mal explorada" se vc tem algum projeto e precisa injetar, seja um buggy, gaiola, moto, carro, jeep, kart só falar, tem inclusive KART injetado já eheheh ;-)

leogc
18/06/2009, 13:34
só alimentando um tópico que eu nunca tinha visto....

eu to rodando no meu jpx com a seguinte configuração:

- gm 151 2.8
- taxa de 13,5
- combustível álcool
- comando 296 com lobe center bem alto, mantendo o torque em baixa
- cabeçote com um pequeno retrabalho, apenas tirando as arestas.
- válvulas de vortec.
- tucho mecânico.
- polia de alumínio.
- coletor de escape dimensionado.
- escapamento em 2" ou 2 1/4" (eu acho, para não sacrificar o torque).
- volante de motor de c20.
- conjunto balanceado.

hoje ainda está com um 446, platinado e sem acerto.

tem umas fotos e um filminho do motor aqui (http://picasaweb.google.com.br/lh/sredir?uname=leonardo.gomes.cardoso&target=ALBUM&id=5346161791629869793&authkey=Gv1sRgCOGP2OWb_qnLswE&authkey=Gv1sRgCOGP2OWb_qnLswE&feat=email):

nas mãos em fase de instalação:
- injeção pandoo com corpo de borboleta gigante e bicos s-10 flex.
- bomba de combustível gol gti
- módulo de ignição capacitiva CDI-D by Sukys

Futuramente: DIS

qdo comprei o motor, com cabeçote retrabalhado em bancada e gasolina, ele tinha 135 cv no dinamometro....agora estamos esperando uns 150-160 cv com 24 ou mais de torque.....

assim que terminar de ligar tudo, vamos levar no dinanometro para fazer um acerto fino e ver como ficou a cavalaria.

abs

anderson_wzorek
29/07/2009, 23:11
reativando o topico ....

Seguinte galera,
Meu GM ta indo pro espaço,então vou refaze-lo para chegar num 2.8 mais ou menos como descutido por aki.
Pra minha sorte meu motor é um GM 153 com o vira indo pra segunda retifica,o vira ta garantido.Os pistoes de 4 polegadas retos ganhei de um amigo que trocou o motor do jeep.
Ja li tds os topicos relacionados ao assunto,mas talvez em virtude de muita informação acaba ficando confuso.
vou colocar algumas perguntas e a minha ideia pra fazer o motor e gostaria da ajuda de vcs.

1°.Uso o Bloco do 153? abro os cilindros e coloco camisas ou deixo direto no bloco?
2°.Uso um bloco do 151 e encamiso ele,visto que ta no bico já?
3°.Que bielas usar pra cada bloco?
4°.Posso usar o cabeçote do 153 devidamente retrabalhado?
5°. minha grande duvida:Usar comando de valvulas original a gasolina ou colocar um comando mais bravo?
6°. O solex h-34 da conta ou preciso de outra carburação?.
7°. valvulas algma especial? vortec?

Minha ideia apos ler o topico é a seginte:

Bloco do 153 com os cilindros abertos,sem camisa
pistos de 4 polegadas a alcool
bielas do 6 cc acima de 1991
Cabeçote do 153 retrabalhado,dutos polidos com molas de valvulas da kombi,junta do cabeçote em cobre.
Tuchos mecanicos
Comando de valvulas 296 com lob central de 10
webber 446 a alcool com admissão aquecida
escapamento dimensionado

E ai pessoal oque acham do meu projetinho?
estou no caminho ou preciso mudar alguma coisa.

quem tiver dicas por favor me ajudem,acho que em uma semana tiro o motor do jeep e começo o trabalho.

desde ja agradeço
Abraços
Anderson

William_NATAL
30/07/2009, 08:31
reativando o topico ....

Seguinte galera,
Meu GM ta indo pro espaço,então vou refaze-lo para chegar num 2.8 mais ou menos como descutido por aki.
Pra minha sorte meu motor é um GM 153 com o vira indo pra segunda retifica,o vira ta garantido.Os pistoes de 4 polegadas retos ganhei de um amigo que trocou o motor do jeep.
Ja li tds os topicos relacionados ao assunto,mas talvez em virtude de muita informação acaba ficando confuso.
vou colocar algumas perguntas e a minha ideia pra fazer o motor e gostaria da ajuda de vcs.

1°.Uso o Bloco do 153? abro os cilindros e coloco camisas ou deixo direto no bloco?
2°.Uso um bloco do 151 e encamiso ele,visto que ta no bico já?
3°.Que bielas usar pra cada bloco?
4°.Posso usar o cabeçote do 153 devidamente retrabalhado?
5°. minha grande duvida:Usar comando de valvulas original a gasolina ou colocar um comando mais bravo?
6°. O solex h-34 da conta ou preciso de outra carburação?.
7°. valvulas algma especial? vortec?

Minha ideia apos ler o topico é a seginte:

Bloco do 153 com os cilindros abertos,sem camisa
pistos de 4 polegadas a alcool
bielas do 6 cc acima de 1991
Cabeçote do 153 retrabalhado,dutos polidos com molas de valvulas da kombi,junta do cabeçote em cobre.
Tuchos mecanicos
Comando de valvulas 296 com lob central de 10
webber 446 a alcool com admissão aquecida
escapamento dimensionado

E ai pessoal oque acham do meu projetinho?
estou no caminho ou preciso mudar alguma coisa.

quem tiver dicas por favor me ajudem,acho que em uma semana tiro o motor do jeep e começo o trabalho.

desde ja agradeço
Abraços
Anderson

Cara, este topico é tão antigo .....

O meu motor é um deste, e vou tentar responder algumas questões:

Bom do 153 só se salva o virabrequim.
Arrume um motor 151 e instale somente o vira do 153, fazendo o devido rebaixamento nos pistões. Assim varios topicos ja estão respondidos
O comando pode ser um 286 ou 272 com lob de 12
O solex da conta até certo ponto, mas uma weber melhora 100% (ver o consumo, fica altíssimo) tem que ver a autonomia do carro e do bolso.
junta de cobre+valvula admissão de blaser, cabeçote trabalhado, esc dimensionado, p/ uso off road tucho acho que pode ser qqer um (não notei diferença).hj colocaria não colocaria o mecanico.

O interessante seria vc fazer aos poucos para ir sentindo o motor, se fizer tudo de uma vez só , e o carro não ficar bom ,vc não vai saber o que tem de errado.

boa sorte

leogc
30/07/2009, 09:05
concordo com quase tudo....

o meu motor tem um comando 296 com 10 ou 12 de lobe....tem uma marcha lenta que eu adoro...mas ele foi todo feito sob encomenda pelo ex-dono do motor. eu até conheço o cara que desenvolveu o comando...mas não sei se ele ainda faz isso e nem quanto cobra.

as válvulas de vortec v6 (blazer) pelo visto são essenciais pro motor respirar...

acho que o 446 vai beber mais do que a weber, mas tem uma outra coisa....o 446 é bem complicado de mexer se der pau no meio da trilha....o weber, além de deixar o carro mais suave, é bem mais fácil de mexer...apesar de ficar aquela gosma pelo uso dele com álcool.....enfim, sugiro uma injeção programável, seja ela fueltech, pandoo ou race....fica um pouco mais caro, mas acho que compensa....

abs

anderson_wzorek
30/07/2009, 23:03
algum carburador da famila brossol 2e ou 3e seria uma boa sugestão?
Eu tenho um bloco do gm 151 aki,mas tenho que encamisar ele,vou ver se não acho outro a venda que tenha medida pra retifica,vou ver oque vale mais a pena
O rebaixamento nos pistoes se fazem necessario mesmo sendo os 4" cabeça plana?

Desde ja agradeço
Anderson

William_NATAL
31/07/2009, 06:19
Acho estes carburadores pequenos para a vazão pretendida

Seria mais economico vc comprar um motor 151 e dar uma geral nele instalando o seu vira que por ser + alto vai ter que cortar um pouco os pistões

leogc
31/07/2009, 08:23
algum carburador da famila brossol 2e ou 3e seria uma boa sugestão?

Acho que não dá vazão...talvez um solex 40 até de....Se não quiser investir em uma weber 40 (que tá bem carinha), dá para investir em um 446 em bom estado....levando em conta esses problemas que eu falei anteriormente.

Eu tenho um bloco do gm 151 aki,mas tenho que encamisar ele,vou ver se não acho outro a venda que tenha medida pra retifica,vou ver oque vale mais a pena

acho que é melhor comprar outro motor....

O rebaixamento nos pistoes se fazem necessario mesmo sendo os 4" cabeça plana?

sim, mesmo os pistões de cabeça plana ficam um pouco para cima do bloco e precisam ser aplainados.

abs

Anderson[/QUOTE]

anderson_wzorek
31/07/2009, 20:07
Leogc e william;

Valeu pelas dicas ate o momento,
na proxima semana devo começar o trabalho no motor,assim que for tendo novidades vou colocando por aqui,assim como quando me surgirem duvidas,

Desde ja agradeço
abraços
Anderson

anderson_wzorek
02/10/2009, 22:40
Galera blz??

alguem tem um palpite para o comando de valvulas ideal para cololocar no motor com a configuração que descutimos?

um 296 com 12 de lob esta bom será?estou quase pegando este da sancams

abraços

anderson_wzorek
02/10/2009, 22:54
Fala galera blz?

Alguem arrisca um palpite do comando de valvulas pro motor????
um 296 com 12 de lob ta bom ou é muito?
desde ja aghradeço
abraços

anderson_wzorek
03/10/2009, 20:34
algeum pode dar ums luz sobre o comando de valvulas
só falta isso pra definir meu projeto

abraços...

rubensx
03/10/2009, 23:21
fala anderson só vi agora...

cara comando 296 é muito pra funcionar bem em baixa!

Cara, seguinte, lembra de focar no que o jeep precisa ou seja torque em baixa, esquece desempenho de alta, eu manteria o comando original ou um 276 (se não me engano é isso) no máximo, para não embaralhar, se for usar carburação uma 446 bem regulada ou 3E acertado...

Se vc achar um comando de 151S que é raro melhor ainda!

segura o gasto de combustivel, vai duer!

anderson_wzorek
04/10/2009, 12:48
blz Rubens,
vou atrás de um 276 então,o 151s não achei mesmo.
o meu comando ta com um grande desgaste,por isso vou troca-lo e a diferença de um original e um bravo não é tanta.
Por enquanto vou usar uma 446 mesmo,mas daqui um tempo tenho intenção de injetar ele com o seu kit.Só falta juntar grana kkkkk
por enquanto valeu pelas dicas
abraços
Anderson

leogc
04/10/2009, 20:54
Anderson, meu motor tem um comando bem parecido com esse 296....

vamos ao que eu aprendi.

quanto maior a cilindrada do motor, maior o torque e menor a faixa onde ele é máximo...então levantar um pouco o torque máximo não é tão ruim assim. além disso, dificilmente chegaria a mais de 3000 rpm...portanto, esse aumento na faixa de torque máximo é meio que desprezível.

no meu motor, quando eu comprei tinha esse comando, cabeçote trabalhado e era gasolina, usando uma dfv 446 e pouco acerto.....o motor trabalhava bem sereno com uma marcha lenta um pouco mais alta que a normal do opala (normal 650 rpm, o motor ficava com 800 rpm)....quando fiz as modificações no meu....aumentando a cilindrada, passando para álcool e mais umas coisinhas....o mecanico me disse que o carburador ideal para o motor seria uma weber 40....o carro trabalharia liso, sem falhar em baixa rotação mesmo com a graduação do comando alta...isso por causa do lobe center...

hoje, com a injeção ainda estamos acertando....mas já conseguimos uma marcha lenta de 850 rpm sem cabeçada e com uma subida de giro alucinante....fora o torque do motor que ficou violento e faz o carro todo torcer...mesmo na partida....

agora, cavalo anda, cavalo bebe...logo, não espere nada economico.

abs

leogc
04/10/2009, 21:00
Ah, mais uma coisa que descobri conversando com o mecanico...só para deixar claro, o cara mexe preferencialmente em chevys desde sempre e adora esses motores, além de preparar carros para arrancada.

conversando com ele ontem, perguntei sobre o famoso e obscuro 3.0 e ele me disse o seguinte. o tal 3.0 de fábrica americano, GM 181 é bem diferente do nosso 151/153, o cabeçote apesar da mesma furação, não bate as passagens de água e nem os cilindros.....

há algum tempo atrás, a MP performance começou a fazer um virabrequim para passar o 151 para 3.0....a idéia era um deslocamento equivalente ao 4.1...só que esse vira era forjado dentro da própria empresa e eles não passavam as peças no magnaflow para verificar trincas ou defeitos....resultado: quebras e baixa confiabilidade. isso piorava principalmente pq o motor vibrava muito...

bom, isso foi o que eu ouvi do meca....

abs

Fabiano Willys CJ5 1959
04/10/2009, 21:23
Fala Anderson, blz cara ?

Então, para contribuir um pouco com tua procura, tô copiando msf do KIM sobre o comando do 151s.
Se encontrar aqui por Ctba, me avisa que to querendo um também !
--------------------------------------------------------------------
Comando Opala 151-S, nº. 7334965.

Esse nº se encontra em baixo relevo na parte trazeira, entre os balancins do terceiro e quarto cilindro.
-----------------------------------------------------------------------------
Abraço,

anderson_wzorek
04/10/2009, 21:58
Leo,
valeu por tds as informaçoes,estive falando hj com um mecanico aqui de cjuritiba que é jipeiro e ja preparou motores assim,ele me indiciu o comando 276,e realmente o jeep que ele preparou é show de de bola.
Agora quanto a consumo,com certeza não espero nd economico,se o resultado for satisfatorio na trilha ao menos ja recompensa.
ao longo do tempo voi injetar ele tbm.
Essa semana devo começar o trabalho de retifica e acerto da carburação que ta bem judiada,assim que for tendo novidades,vou informando o progresso da preparação e colocando fotos.
to ancioso pra ver ele rodando.

mais uma vez,valeu pelas dicas
abração

anderson_wzorek
04/10/2009, 22:04
Fabiano,
valeu pela dica do comando,
ja dei uma boa procurada aqui em ctba,inclusive recebi uma informação que na concessionaria gran park tinha o tal comando,fui la ver e não tinha nd.
agora com as dicas dos amigos aqui do forum ja escolhi meu comando,vou encomendar ele essa semana,quem sabe não tem algum que sirva pra vc por lá.
A medida que for tendo novidades da preparação vou te informando ok,ahhh meu mecanico se prontificou a me ajudar e ensinar,então vou fazer o motor em casa hehe.
abração

rubensx
04/10/2009, 22:47
blz Rubens,
vou atrás de um 276 então,o 151s não achei mesmo.
o meu comando ta com um grande desgaste,por isso vou troca-lo e a diferença de um original e um bravo não é tanta.
Por enquanto vou usar uma 446 mesmo,mas daqui um tempo tenho intenção de injetar ele com o seu kit.Só falta juntar grana kkkkk
por enquanto valeu pelas dicas
abraços
Anderson

é o kit ainda é um pouco facada masss, de toda forma monta já pensando em algo mais forte !!!

abraços

leogc
05/10/2009, 11:08
Fala rubão, blz?!

to aqui pensando em fazer um mega post ou até mesmo um tópico destrinchando a instalação e o acerto da injeção eletronica....

abs

leogc
05/10/2009, 13:13
mais uma coisa....

motor 2.8 injetado, primeira partida....as especificações estão em algum lugar do tópico.

www.youtube.com/watch?v=5mvaouOzhJc

abs

rubensx
05/10/2009, 15:09
mais uma coisa....

motor 2.8 injetado, primeira partida....as especificações estão em algum lugar do tópico.

www.youtube.com/watch?v=5mvaouOzhJc

abs

obaa esse eu quero ver!!!!

na pandoo é mais facil regular, e ai tá indo bem??

leogc
05/10/2009, 15:26
até to...penamos um pouco pq o carro não tem atuador de marcha lenta...e o furo que o fabio fez para entrar ar na marcha lenta deixava o carro muito acelerado..então improvisamos um atuador...agora tem que sentar a bunda para acertar.

o mais fácil de acertar é usando o dinamometro e/ou uma sonda de banda larga...mas agora o $$ para a sonda tá faltando então isso vai ficar para depois.

o que falta em tudo isso são algumas explicações sobre o comportamento das curvas de injeção e ignição nos motores....já vasculhei muito e achei pouco...to tentando umas teorias e metodologias para o acerto, são muitas possibilidades...mas um dia eu consigo.

abs

rodrigocbt
05/10/2009, 20:53
Q bom q tá funfando Léo!!!

Cara, num tem jeito, é tentativa e mto erro até acertar... rodei muito com a Camper até acertar legal...

Precisando é só falar q agente ajuda a complicar...

abraço e parabéns por mais um 2.8 MPFI!

Rodrigo

rubensx
05/10/2009, 21:19
hehehe mais um maaaisss ummmm!!!

é foda, o atuador tem de ser na unha, a race logo mais saindo resolve isso ela mexe no atuador eletronico e fica bala

oficialmente a venda só em novembro, mas o lancámento é no extreme!!!

leogc
06/10/2009, 08:26
Rodrigo, não me conformo com o tentativa e erro...mas vou desenvolver uma metodologia para facilitar o acerto....é só uma questão de tempo, já tenho umas idéias na cabeça.

Rubens, o problema é determinar a vazão de ar ideal para a marcha lenta....usamos uma válvula para fogareiros para determinar a vazão que queríamos...só que aí adicionamos mais uma informação para o acerto, já que a marcha lenta depende dessa válvula.

abs

rubensx
06/10/2009, 10:30
putz... é o foda dessa valvula é ser manual, apesar que o rodrigo conseguiu regular assimfaz mais videos pra nós olharmos, ma spelo visto ele já anda é isso?

leogc
06/10/2009, 13:05
mais ou menos foda...o bom é que podemos regular. na verdade, o problema do furo na tps é que ele não pode ser de qq tamanho. de repente nos outros o furo foi adequado para a marcha lenta desejada...no meu caso não foi. a marcha lenta tava em 2.000 rpm. aí, sem querer colocamos o dedo no buraco (ops) da TBI e descobrimos de onde vinha o problema....aí foi só bolar o esquema da mangueira e da válvula....

anda sim...demos umas voltas pelo quarteirão e ontem fui acertar o escapamento para reduzir o barulho. mas acabei indo de reboque por causa dos documentos que estão atrasados e os ômi tão cheio de olho grande aqui no rio.

abs

rubensx
06/10/2009, 13:24
eitcha mas tá assim ai? caramba!!!

pow então até andou? tá respondendo bem? ehhehehe mais um 2.8!!!!

o JPX deve ter ficado mais "esperto" qual a relação está usando?

leogc
06/10/2009, 14:15
depois que colocamos a válvula conseguimos estabilizar entre 800 e 900 rpm...bom para o comando que está no carro...mas o mecanico diz que no carburador conseguia estabilizar melhor....então, eu entendo que deva funcionar da mesma maneira no injetado.

hoje rodo com a relação 5,375:1 original do jpx....bem reduzido, com meus pneus 31 recapados tá bem curto....já to começando a pensar em fazer merda e aumentar os pneus...meu medo é só quebrar o diferencial e ficar mais uma vez na mão dos mecanicos e das adaptações.

Loras
06/10/2009, 14:37
Sobre comandos...

Roletei um comando da Limit Performances, loja de SP.

Veja aqui:

bluesontheroad.zip.net

Ao chegar em Roraima vou contatá-los para ver como será resolvido.

Cheguei neles depois de alguma pesquisa no meio da arrancada. E mesmo assim, qualidade nacional ficou devendo.

Que marca vocês tem usado? Samcams mesmo?

Em breve quero injetar o Azulão também... veremos se novamente optarei por um comando mais esperto.

Abraços,

rubensx
06/10/2009, 15:08
Sobre comandos...

Roletei um comando da Limit Performances, loja de SP.

Veja aqui:

bluesontheroad.zip.net

Ao chegar em Roraima vou contatá-los para ver como será resolvido.

Cheguei neles depois de alguma pesquisa no meio da arrancada. E mesmo assim, qualidade nacional ficou devendo.

Que marca vocês tem usado? Samcams mesmo?

Em breve quero injetar o Azulão também... veremos se novamente optarei por um comando mais esperto.

Abraços,

Fala Loras blz??

então eu confio na SOBE, a limit performance terceiriza tudo, dependendo do fornecedor pode ser ruim ou a propria SOBE, vou procurar o cotnaot e aviso aqui, eu num tive problemas com eles...

em tempo, só com a injeçãos e ganha 40% a mais de desempenho, eu acho desnecessário um comando

leogc
06/10/2009, 15:09
Loras,

o meu comando já veio no motor, mas creio que ele foi feito sob medida por um mecanico aqui do rio que é sócio do cara que mexe no meu jipe. Parece que ele é famoso no meio das arrancadas por aqui....e é justamente o cara que fica falando que a tal da injeção eletronica só serve para arrancadas.. não gosto nem de conversar com ele...hehee

Rubens, não sei não...mas acho que essa conta tua aí tá meio exagerada...40% só na injeção?

outra coisa...nada como um comandão embaralhando e com uma subida de giro fenomenal...hehehe

abs

rubensx
06/10/2009, 16:18
Loras,

o meu comando já veio no motor, mas creio que ele foi feito sob medida por um mecanico aqui do rio que é sócio do cara que mexe no meu jipe. Parece que ele é famoso no meio das arrancadas por aqui....e é justamente o cara que fica falando que a tal da injeção eletronica só serve para arrancadas.. não gosto nem de conversar com ele...hehee

Rubens, não sei não...mas acho que essa conta tua aí tá meio exagerada...40% só na injeção?

outra coisa...nada como um comandão embaralhando e com uma subida de giro fenomenal...hehehe

abs

então num tá não, na real é o máximo que vc tira só na injeção, considerando que vc tapa varios defeitos do sistema carburado e claro sem economia nenhuma de combustivel

40% é o maximo que dá pra tirar de desempenho a mais que um carburado só na injeção, mas vc tira ATÉ 40%, já que depende de muitas variáveis, como, tamanho de cilindros (retificado ou não) taxado ou não, valvulas reguladas ou não, se está com vedação perfeita se tem compressão perfeita e por ai vai

na brincadeira de um motor de quase 100cv conseguiram no lab da RACE 130cv sem nada a não ser a race, porém não tenho isso como numero fixo e dificilmente vc terá economia de combustivel usando o extremo assim...

é só lembrar que a injeção é como vc colocar uma Weber 40 no lugar de um carburador simples, logo vc ganha cv, aliado ao ponto variável de motor, o sistema de faisca mais forte e troca de combustivel de gasolina pra alcool a brincadeira é legal!!!

quero videos e fotos CADE?? eu quero!

leogc
06/10/2009, 17:24
sinceramente? acho que só é possível ganhar isso tudo se o carburador era subdimensionado....fora essas outas vantagens aí (do ponto e da troca do combustível).

além disso, ainda tem a questão do acerto que é bem misteriosa. os mecanicos estão acostumados em acertar carburador e a injeção aumenta o número de variáveis....

hoje o carro vai lá para casa....minha idéia é brincar um pouco nele para tentar chegar em um mapa básico. aí tenho como tirar mais fotos e vídeos...apesar que as fotos tão vergonhosas...preciso acabar de arrumar o chicote, tá o maior ninho de rato.

o ideal era a sonda lambda de banda larga, inclusive vcs podiam pensar em adicionar na race um leitor de sonda de banda larga...(não é igual ao hallmeter), não precisava nem de correção, apenas da possibilidade de ler a resposta da sonda.

abs

rubensx
06/10/2009, 18:37
Então aprece piada né, mas temos até documentado isso, talvez no manual sai citações sobre isso.

Mas basicamente é como falei a parte mais mágica é o ponto ser variável só isso já resovle muita coisa, e é no ponto do motor aliado a algumas regulagens para cada faixa de giro que você consegue levantar mais CV.

Basicamente os fatores predominantes que noc arburador nãos e atinge nunca é:

1- ponto variável
2- bicos multiponto de alta vazão (e são direcionados quase direto no cabeçote)
3- módulo de ignição (no caso a race tem integrado, pode usar uma bobina por cilindro)
4- sensor HAL com mais precisão nas faíscas
5- a lambda que informa a mistura para o sistema compensar a queima (a RACE por si só ja le lambda wideband sem agregado algum)
6- sensor map (que no caso da race é integrado e específico) que lê a pressão no turbo ou o vácuo na fase aspirada e interfere na dosagem do combustivel.

A soma de todos esses fatores e o acerto para melhor aproveitamento possível em cada faixa de giro (o que é mais complicado) dá esse ganho!

Mas como dizem pelo forum "não existe almoço gratis" todo motor que tem potencia bebe o quanto anda!

Se você considerar que todo motor sai de fábrica com eficiência de 70% 9no caso do GM151 mais antigo saia até com menos) quando você passa a melhorar esse coeficiente tem o retorno na cavalaria, porém nem só de pocotós são feitos os testes, e sim de TORQUE que no nosso caso é mais essencial em muitos pontos.

O mairo problema do GM-151 é na minha opinião a falta de um fluxo cruzado, pelo ebay se achar um cabeçote de fluxo cruzado destinado ao "Iron Duke" o sistema ia ser mais eficiente ainda!

Termeos um motor de omega 4.1 na extreme com a race colcoada e acelerador (TBI) fly by wire só não usaremos o sistema de telemetria, eu acho...

logo teremos videos aqui

leogc
06/10/2009, 18:57
Cara, longe de mim querer duvidar de vc...já que vc tá desenvolvendo esse troço (troço no bom sentido)....então não vou ficar insistindo nessa discussão...apenas eu acho que um motor top carburado x o mesmo motor top injetado não dá para ter 40% de diferença.

eu realmente reconheço as vantagens da Race em vários aspectos o que me deixa triste por ter comprado logo a Pandoo...já que teria algumas vantagens...principalmente a telemetria e a facilidade do uso do notebook.

outra coisa, pelo que eu já li sobre injeção programável e também as de fábrica (acredite não foi pouca coisa que eu li, a minha esposa acha que eu sou maluco de ficar estudando tanto)...esse papo da sonda lambda resolver todos os problemas não é bem verdade....a maior vantagem da sonda lambda de banda larga é justamente facilitar o acerto do carro...por isso que to aqui olhando pro porquinho pensando em quebra-lo e comprar uma.

para terminar: eficiência de 70%?! depende da eficiência que vc está falando.....o maior grau de eficiência obtido até hoje em motores de combustão interna foi 52% em um motor diesel marítimo....mas isso aí já é outro papo.

abs

rubensx
06/10/2009, 20:40
Cara, longe de mim querer duvidar de vc...já que vc tá desenvolvendo esse troço (troço no bom sentido)....então não vou ficar insistindo nessa discussão...apenas eu acho que um motor top carburado x o mesmo motor top injetado não dá para ter 40% de diferença.

eu realmente reconheço as vantagens da Race em vários aspectos o que me deixa triste por ter comprado logo a Pandoo...já que teria algumas vantagens...principalmente a telemetria e a facilidade do uso do notebook.

outra coisa, pelo que eu já li sobre injeção programável e também as de fábrica (acredite não foi pouca coisa que eu li, a minha esposa acha que eu sou maluco de ficar estudando tanto)...esse papo da sonda lambda resolver todos os problemas não é bem verdade....a maior vantagem da sonda lambda de banda larga é justamente facilitar o acerto do carro...por isso que to aqui olhando pro porquinho pensando em quebra-lo e comprar uma.

para terminar: eficiência de 70%?! depende da eficiência que vc está falando.....o maior grau de eficiência obtido até hoje em motores de combustão interna foi 52% em um motor diesel marítimo....mas isso aí já é outro papo.

abs

Relaxa tamos trocando idéia pro pessoal ler tb que é bom esclarecer... eficiência de camara de explosão, (num sei explicar direito escrito eu tb estou aprendendo e lendo paca) mas basicamente o quanto se consegue num motor aspirado jogar de mistura dentro...

Mas é o que o fabio Sampa disse aqui, se quiser vir rpa Franca temos um dinamômetro de GRAÇA pra vc testar e comprovar o que fizemos ;-)

Não se preocupa quanto a pandoo, saindo a RACE agente vai oferecer um esquema beeemmm legal pra vc trocar e pegamos a pandoo, todos que vendemos pandoo iremos fazer essa proposta, é que oficialmente ainda num posso dizer nada :twisted::twisted:

Mas aguarde e confie eheheh

Como disse desde o começo, a lambda é tão sensivel que até pra jeep é um pouco complicada, só o fato de choque termico pode acabar co ela em 2 ou 3 banhos, mas se entrarmos nessa parte ai vamos endoidar e falar até de trinca de bloco por choque termico e outros pormenores...

O que posso te garantir que ATÉ (veja bem ATÉ, nào que vai sempre atingir) 40% é possivel somente na injeção sem nada a mais, dependendo e N fatores para isso,

Motores antigos eram fabricados com muita sobra de material, paredes de blocos mais grossos etc porque não tinham euqipamentos tão precisos na época, por isso aguentam mais retificas e tudo mais... logo isso se aplica também nas capacidades, fora que as mecições de cavalarias da época eram diferentes das de hoje, o que favorecia motores mais potentes escrito com cv mais baixa nos documentos para driblar as leis...

Mas como vc viu já cai pr aoutro lado, o fato é dá?? dá! mas os 500m por litro que vc vai gastar compensa?

estamos falando de um bico que INJETA com pressão combustivel pra dentro o que dá pra fazer bastante coisa com isso de diferente de um sistema que ASPIRA o que consegue, salvo suas devidas proporções...

Eu só não acho que a wideband faça milagres, eu já penso que a lambda normal é tão sensivel que talvez num aguente certas trilhas... imagina uma wideband que inclusive tem horas determinadas de uso??

compensa?

leogc
07/10/2009, 16:22
Relaxa tamos trocando idéia pro pessoal ler tb que é bom esclarecer... eficiência de camara de explosão, (num sei explicar direito escrito eu tb estou aprendendo e lendo paca) mas basicamente o quanto se consegue num motor aspirado jogar de mistura dentro...

Mas é o que o fabio Sampa disse aqui, se quiser vir rpa Franca temos um dinamômetro de GRAÇA pra vc testar e comprovar o que fizemos ;-)

o problema é que o que gastaria para chegar em franca gasto com dinamometro aqui no rio....mas valeu o convite.

Não se preocupa quanto a pandoo, saindo a RACE agente vai oferecer um esquema beeemmm legal pra vc trocar e pegamos a pandoo, todos que vendemos pandoo iremos fazer essa proposta, é que oficialmente ainda num posso dizer nada :twisted::twisted:

Mas aguarde e confie eheheh

isso aí tem que pensar direito...agora que tá tudo instalado desfazer tudo e ligar tudo de novo é dose.

Mas como vc viu já cai pr aoutro lado, o fato é dá?? dá! mas os 500m por litro que vc vai gastar compensa?

estamos falando de um bico que INJETA com pressão combustivel pra dentro o que dá pra fazer bastante coisa com isso de diferente de um sistema que ASPIRA o que consegue, salvo suas devidas proporções...

as vezes compensa...hehehe

Eu só não acho que a wideband faça milagres, eu já penso que a lambda normal é tão sensivel que talvez num aguente certas trilhas... imagina uma wideband que inclusive tem horas determinadas de uso??

não tinha me ligado nesse lance do choque térmico...mas a idéia era usar para acertar o motor...fazer os mapas...vc pode combinar mapas com lambda 0,85 para potencia e torque máximos e mapas com lambda 1,2 para economia máxima....e isso é bem mais fácil de ser feito com a wideband. a narrowband (normal) é focada na redução da emissão de gases e não tem muita precisão.

acho que já tava na hora de criarmos um tópico específico para essas discussões de injeção...estamos poluindo o tópico dos 3.0.

abs

anderson_wzorek
08/10/2009, 21:40
Galera,
Mais algumas duvidas,
Valvulas? coloco valvulas de admissão e escape do vortec ou somente 4 de adimissão ja resolveria?
Molas de valvula? Deixo as originais,coloco de chevolet Brasil,ou sigo o conselho da retifica e coloco um pequeno calço nela?
desde ja agradeço
abraços
anderson

leogc
09/10/2009, 09:03
Anderson, vou conversar com o mecanico e vejo o que é melhor...

eu só coloquei um jogo...acho que de admissão (não tenho certeza). as molas estão são das mais duras, acho que não estão travadas. mas acho, eu disse acho, que para rodar com comando original nem precisaria das molas, já que acho que se faz isso pro motor girar mais.

abs

abs

Elmer_Jeep
09/10/2009, 09:53
Galera,
Mais algumas duvidas,
Valvulas? coloco valvulas de admissão e escape do vortec ou somente 4 de adimissão ja resolveria?
Molas de valvula? Deixo as originais,coloco de chevolet Brasil,ou sigo o conselho da retifica e coloco um pequeno calço nela?
desde ja agradeço
abraços
anderson

Só ADM mesmo.
As molas podem permanecer originais e sem calço. Mas mande testar pra ver se ainda estão com pressão e altura adequada.

[]'s

anderson_wzorek
09/10/2009, 18:59
Elmer e Leo blz?

salinetando que que não vai ficar o comando original,ja esta comprado um 276 sa sancams.Mesmo usando esse comando maior deixo as molas originais do opala?
Quanto as valvulas esta resolvido,ja vou comprara elas,valeu pela dica
Abraços
Anderson

rubensx
09/10/2009, 19:28
Elmer e Leo blz?

salinetando que que não vai ficar o comando original,ja esta comprado um 276 sa sancams.Mesmo usando esse comando maior deixo as molas originais do opala?
Quanto as valvulas esta resolvido,ja vou comprara elas,valeu pela dica
Abraços
Anderson

Fala Andersonj

cara o levante do 276 é basicão não creio que precise mudar nada, pessoal usa sem mudar nada ao menos!

abraços

anderson_wzorek
09/10/2009, 21:23
Rubéns,
Valeu pela dica,vou orçar quanto custa um jogo de molas novas do opala mesmo,ja que estou mexendo melhor fazer bem feito..

abraços

Hard
22/05/2011, 00:18
TUDO ERRADO !!!!
Que monte de informações furadas !
1.- O virabrequim que vc procura é o da rabeta Alfa 140 (Mercruiser). Este motor é o GM 181 c.i. MAS CUIDADO: não vá comprar motor fechado, porque a Alfa120 usa o do 151 c.i.
Compre também a tampa de válvulas que é de alumínio e fica muito bonita polida !
O problema é que este virabrequim é de retentor. Se o seu bloco é antigo, esqueça !
2.- Vc vai ter que trocar as bielas ! Use as do 6 cilindros, que são mais curtas.
3.- Esqueça os comandos nacionais - só tem lixo e acabam em 5.000 km ! Compre um Iskenderian 525A. (é mecânico). De preferência, compre o kit completo, com, tuchos, molas, travas e retentores - 251526.
4.- Deixe de ser pão-duro e coloque também os balanceiros roletados de alumínio da Harland Sharp - part# S3002
5.- Faça um bom coletor (não existe pronto) e coloque 1 WEBER 45 DCOE.
6.- Coloque um bom coletor de escape.
Balanceie todo o conjunto e vá se divertir !
Esta josta vai dar, no mínimo, 220 HP na roda !

fabiano carraro
10/06/2011, 10:54
PRA QUEM GOSTA DE NUMEROS e DESENHOS COMO EU:

instale uma turbina por menos da metade de tudo isto ai em cima EM UM 2.5 COM BOA ADMISSAO e tenha o dobro de torque e cavalaria COM MAIS CONFORTO DE FUNCIONAMENTO........

obs:ja tive os 3 motores 2.7 (base do 153)

3.0 mercruiser/volvo penta com comando 276°......

e um 2.5 original (com mais admissao)e uma .48/.42 biaggio

e o turbo é fodis......num tem jeito!!!!

agora o caminho pro 2.7 pois nao da 2.8cc com o vira do 153.........é basico:

virabrequin 153.
bielas 250.
pistoes 151. (metal leve 111 ,gasolina, cortados 2,03 mm)
valvulas admissao gm vortec v-6
comando gasolina 151
distribuidor eletronico 4cc (de preferencia hall)
bucha do distribuidor em bronze...
carburador 2E/3E/446/H34.....o resto ou enxarca demais ou nao alimenta "NO OFFROAD!!!!"

junta de cabeçote de qualidade,retifica mais ainda......

o motor vai ter no maximo 130cv e 22kg de torque sua cilindrada fica em "2.700" e nao em 2.800,o motor vai vibrar um pouco mais devido ao comprimento mais curto das bielas,por isto pouca potencia,e ele é chamado de GM QUADRADAO!!!!!

FICA UMA M* TURBINADO DEVIDO AO COMPRIMENTO DAS BIELAS,MAS ASPIRADO PRA JEEPS E AFINS FICA UM MOTOR BEM GOSTOSO DE DIRIGIR SE O CAMBIO NAO FOR O DA C-10 3 MARCHAS QUE POSSUE UM PESSIMO ESCALONAMENTO, e sim os cl 2205 4 e 5 marchas,e os 260f......relaçao de diferencial de 9x44 pra pneus até o 33" e 8x43 pro limite do 36"com kit 3.1 na reduzida......acima disto arrume outro POWERTRAIN.

Bergantin
10/06/2011, 15:30
Fabiano com que eu posso comprar o kit 3.1 da reduzida.

fabiano carraro
10/06/2011, 17:31
Fabiano com que eu posso comprar o kit 3.1 da reduzida.

"CORPAS"-RIO GRANDE DO SUL fale com o Seu Jaime

o marcel parece que fazia a algum tempo atraz tambem....

Bergantin
14/06/2011, 12:10
Fabiano

Como eu posso converar com o CORPAS.

fabiano carraro
25/06/2011, 00:35
Fabiano

Como eu posso converar com o CORPAS.

procure pelo forista fabiano tambem só que de caxias do sul ,ele esta construindo uma F 75 MONSTRO NO FROTA E CONHECE BEM O PESSOAL DE LÁ.

Paulo Martins
26/06/2011, 22:41
PRA QUEM GOSTA DE NUMEROS e DESENHOS COMO EU:

instale uma turbina por menos da metade de tudo isto ai em cima EM UM 2.5 COM BOA ADMISSAO e tenha o dobro de torque e cavalaria COM MAIS CONFORTO DE FUNCIONAMENTO........

obs:ja tive os 3 motores 2.7 (base do 153)

3.0 mercruiser/volvo penta com comando 276°......

e um 2.5 original (com mais admissao)e uma .48/.42 biaggio

e o turbo é fodis......num tem jeito!!!!

agora o caminho pro 2.7 pois nao da 2.8cc com o vira do 153.........é basico:

virabrequin 153.
bielas 250.
pistoes 151. (metal leve 111 ,gasolina, cortados 2,03 mm)
valvulas admissao gm vortec v-6
comando gasolina 151
distribuidor eletronico 4cc (de preferencia hall)
bucha do distribuidor em bronze...
carburador 2E/3E/446/H34.....o resto ou enxarca demais ou nao alimenta "NO OFFROAD!!!!"

junta de cabeçote de qualidade,retifica mais ainda......

o motor vai ter no maximo 130cv e 22kg de torque sua cilindrada fica em "2.700" e nao em 2.800,o motor vai vibrar um pouco mais devido ao comprimento mais curto das bielas,por isto pouca potencia,e ele é chamado de GM QUADRADAO!!!!!

FICA UMA M* TURBINADO DEVIDO AO COMPRIMENTO DAS BIELAS,MAS ASPIRADO PRA JEEPS E AFINS FICA UM MOTOR BEM GOSTOSO DE DIRIGIR SE O CAMBIO NAO FOR O DA C-10 3 MARCHAS QUE POSSUE UM PESSIMO ESCALONAMENTO, e sim os cl 2205 4 e 5 marchas,e os 260f......relaçao de diferencial de 9x44 pra pneus até o 33" e 8x43 pro limite do 36"com kit 3.1 na reduzida......acima disto arrume outro POWERTRAIN.

Montei meu motor com essa configuração e gostei bastante! Uso pneu 35 com recape volverine da Mamute (quase 36,5"), câmbio 240v e relação 8x43, o Jeep ficou muito esperto, principalmente na 3 e 4 marcha. A única diferença da receita acima é que utilizei as mesmas bielas.:cool:

fabiano carraro
27/06/2011, 22:59
show Martins SÓ achei a relaçao 8x43 meio curta com a 240v.....em 1°dará pra subir só no "motor de arranque"....kkkkkkk (6,23:1)multiplica ai mais as 2:26 da reduzida e os 5:38 do diferencial..........

estou montando uma RURAL aq neste momento com quase a mesma coisa só que o cambio é o 240F"S"que possue todas as marchas sincronizadas incluindo a 1° trator,e 9x44 (4.88)nos eixos.....pra pneus 33".....vai roncar amanha a tarde e vamos pro mattu no sabadao cavucar um pouco....

estou montando um outro aspirado "2.7" com esta configuraçao pra mim ,só que desta vez um pouco mais fuçado e bem feito com pistoes IASA (103,50mm) com muito polimento e balanceamento em tudo ,de especial "balanceiros roletados"pra nao dar M*,POIS DA ULTIMA VEZ mandei uma vareta pro espaço através da tampa e do capô no THURRRRBAO que tinha no cj5........kkkkkkkkk coisa di loko,tava com o pé no porao e de repente "POU***** e o motor começou a falhar e vazar oleo pra todo lado......abri e nem vi o buraco kkkkkkkkk depois que vimos ,cara mó sustao.....kkkkkkk acho que deve ter acertado um URUBU pois de lá pra ká só zica meu.....kkkkkkkkkkkkk

agora bielas originais 151 deixam os pistoes meio frageis ,pois fica muito fino a cabeça,CUIDADO ai.

JP CJ-5
28/06/2011, 13:57
Fabiano Carraro, Só não entendi essa de o Gm151 2.7 ser chamado de gm quadradão, muda oque exatamente no comportamento do motor? apenas vibra mais?

Paulo Martins, beleza? o seu já está rodando então? legal, toca os 35" de boa?

Abçs

leogc
28/06/2011, 14:26
só aumentando a lista...eu uso um 2.7 (ou 2.8, sei lá qual número) no meu jota e mesmo no platinado e com a weber enxarcando ainda...ele anda que nem o capeta....mas bebe na mesma proporção.

abs

Denis Takashi
28/06/2011, 20:12
Fabiano Carraro, Só não entendi essa de o Gm151 2.7 ser chamado de gm quadradão, muda oque exatamente no comportamento do motor? apenas vibra mais?

Paulo Martins, beleza? o seu já está rodando então? legal, toca os 35" de boa?

Abçs

JP,

Não sou o fabiano, mas essa eu sei : Quando se diz que o motor é " quadrado", refere-se à relação R/L do mesmo, Best Cars Web Site - Atualidades (http://bestcars.uol.com.br/tecprep/rl-1.htm) , Como nessa adaptação usa-se a biela do 250, que é mais curta, essa relação é autementada e causa maiores vibrações.

Até certo tempo atrás usava um motor parecido com esse : Vira153+pistões 151 cortados+ comando gasolina funcionando com uma H34 no alcool - Ele tem uma "pegada" diferente dos 151 , pois possui mais torque em baixa, entrando antes .... porém esse motor bebeu agua em uma trilha e estou usando um 151 provisoriamente( ou definitivamente :mrgreen:) , a diferença é bem grande, enquanto o 2.7 dá menos rotação, o 2.5 sobe o giro bem mais, além do fator torque que citei anteriormente ....

()´s

Paulo Martins
28/06/2011, 23:46
Tudo bom Fabiano... pior que é, a 1ª nem uso, talves troque a relação por 9/44 também, quanto ao pistão segui a receita de um amigo, ele rodou com o pistão até precisar fazer a retifica do motor, mas achei mesmo que ficou um pouco fino, caso de problema, refaço o serviço pois superou minhas expectativas, abraço.

Beleza João? To rodando com ele já, na verdade estou fazendo os acertos devido a quantidade de adaptações, mas muito satisfeito. Se tiver interesse de montar um motor nessa configuração da uma ligada ou manda uma MP e combinamos de dar uma volta para ver o resultado. Abraço.

JP CJ-5
02/07/2011, 17:10
JP,

Não sou o fabiano, mas essa eu sei : Quando se diz que o motor é " quadrado", refere-se à relação R/L do mesmo, Best Cars Web Site - Atualidades (http://bestcars.uol.com.br/tecprep/rl-1.htm) , Como nessa adaptação usa-se a biela do 250, que é mais curta, essa relação é autementada e causa maiores vibrações.

Até certo tempo atrás usava um motor parecido com esse : Vira153+pistões 151 cortados+ comando gasolina funcionando com uma H34 no alcool - Ele tem uma "pegada" diferente dos 151 , pois possui mais torque em baixa, entrando antes .... porém esse motor bebeu agua em uma trilha e estou usando um 151 provisoriamente( ou definitivamente :mrgreen:) , a diferença é bem grande, enquanto o 2.7 dá menos rotação, o 2.5 sobe o giro bem mais, além do fator torque que citei anteriormente ....
()´s

Denis, excelente matéria, obrigado por indicar.

Então se baseando em dados e na matéria, o limite para uma relação R/L correta é 0,3. Podemos dizer que quanto mais alta esta R/L mais áspero o funcionamento do motor, correto?

Calculando teríamos:

Gm151 2.5 (biela 6" original) Curso: 76,2mm Biela: 152,4mm Relação R/L=0,25
Gm153 2.3 (biela 5.7" original) Curso: 82,5mm Biela: 144,78mm Relação R/L=0,2849

Gm 2.8 (Gm151, Biela original 6" + Virabrequim do GM153)
Curso: 82,5mm Biela: 152,4mm Relação R/L= 0,27

Gm 2.8 (Gm151, Biela 5.7" do Gm153 + Virabrequim do GM153)
Curso: 82.5mm Biela: 144,78mm Relação R/L= 0,2849

Ou seja, em todos os casos a R/L ficou abaixo do limite correto de 0.3

Como comparação, abaixo temos a R/L de outros motores para temos uma base:
Chevrolet Astra 1.8 R/L 0,277
Chevrolet Astra 2.0 R/L 0,3
Chevrolet Blazer/S10 2.4 R/L 0,337

Concluo que: GM 2.8 (Gm151, Bielas 6" + Vira 153)
Vantagem: R/L um pouco mais baixa em relação ao uso das bielas de 5.7" no mesmo motor.
Desvantagem: Retrabalho nos Pistões. (que não teria usando as bielas de 5.7").

Enfim, são apenas dados.
Nunca ví 2.8 montado, mas como já lí em outros fóruns, se ele vibra é possível que não seja por causa da sua R/L, pode ser outros fatores, como balanceamento do conjunto em geral.

abçs

JP CJ-5
02/07/2011, 17:20
Beleza João? To rodando com ele já, na verdade estou fazendo os acertos devido a quantidade de adaptações, mas muito satisfeito. Se tiver interesse de montar um motor nessa configuração da uma ligada ou manda uma MP e combinamos de dar uma volta para ver o resultado. Abraço.

Valeu Paulo! eu ainda estou mechendo nos eixos, logo mais é a vez do motor, se eu decidir montar um desses dou um alô! obrigado.

Abçs

Bruno Mosso
09/10/2012, 23:26
Limpando a poeira desse trem, tem mais alguem que montou 2,7 ou 3,0????? Estou com 2 motores completos, 1 153 e 1 151 pra poder brincar, fora o que ta rodando na minha Jaby.

É somente troca de peças??? Tem mais algum macete??

zemirto
22/10/2012, 00:05
Estou montando um 3.0 desse, depois de muitas pesquisas e duvidas, conversei com um preparador de Curitiba que tem um montado e turbo, anda muito forte(segundo ele), então procurei o caminho para o vira, ai foi mais complicado, não encontrei aqui no Brasil, então importei dos EUA, lá esse motor é usado em embarcações, é muito comum, OMC, VOLVO PENTA, MERCURY e outros, hj ele é produzido pela VORTEC, podem verificar no site. Duas dicas importantes para montar esse motor; o virabrequim é muito diferente de tudo, tem compensadores de massa grandes pra tirar a vibração, as bielas são especiais, pois os colos são maiores que as do 2.5, tem que comprar as bielas tbm, já pistão, anéis e outras peças são idênticas. no futuro planejo trazer um cabeçote do Vortec moderno, já vem com as entradas para bico injetor(lá eles são produzidos; carburados e injetados), imagine um 3.0 desse injetado e com uma Fulltech ou Pandoo, mais a diante passo as novidades....

Abs, Zé Mirto

Bruno Mosso
22/10/2012, 00:18
Zemirto, desculpe a minha indiscrição, mas quanto pagou no vira + bielas?? Preço final com importação e tudo?

leogc
22/10/2012, 09:23
Zemirto, desculpe a minha indiscrição, mas quanto pagou no vira + bielas?? Preço final com importação e tudo?

oi zemirto, poderia colocar o link do site dessas peças?! para mim esse 3.0 é mito, mas tendo um caminho onde comprar já começo a acreditar.

abs

fugger
22/10/2012, 10:08
oi zemirto, poderia colocar o link do site dessas peças?! para mim esse 3.0 é mito, mas tendo um caminho onde comprar já começo a acreditar.

Também pensava assim, mas esse motor existe mesmo.
Aí no RJ deve ter sobrando em alguma marina.

Untitled Document (http://www.flagshipengine.com/catalogpages/23/page23.htm)

Mercruiser 3.0L / 4 Cylinder Remanufactured Long Block [714-805052R 5] - $2,670.94 : Lang Marine: Fishing, Boat Repair, Parts, Fresno, Clovis, Fowler, Madera, Sanger, Madera, Merced (http://www.langmarine.com/mercruiser-30l-4-cylinder-remanufactured-long-block-p-165.html)

[]´s

leogc
22/10/2012, 10:13
Também pensava assim, mas esse motor existe mesmo.
Aí no RJ deve ter sobrando em alguma marina.

Untitled Document (http://www.flagshipengine.com/catalogpages/23/page23.htm)

Mercruiser 3.0L / 4 Cylinder Remanufactured Long Block [714-805052R 5] - $2,670.94 : Lang Marine: Fishing, Boat Repair, Parts, Fresno, Clovis, Fowler, Madera, Sanger, Madera, Merced (http://www.langmarine.com/mercruiser-30l-4-cylinder-remanufactured-long-block-p-165.html)

[]´s

vou dar uma sondada...mas acho bem difícil. um cabeçote desses seria bem legal.

abs

mali9ski
22/10/2012, 10:34
Denis, excelente matéria, obrigado por indicar.

Então se baseando em dados e na matéria, o limite para uma relação R/L correta é 0,3. Podemos dizer que quanto mais alta esta R/L mais áspero o funcionamento do motor, correto?

Calculando teríamos:

Gm151 2.5 (biela 6" original) Curso: 76,2mm Biela: 152,4mm Relação R/L=0,25
Gm153 2.3 (biela 5.7" original) Curso: 82,5mm Biela: 144,78mm Relação R/L=0,2849

Gm 2.8 (Gm151, Biela original 6" + Virabrequim do GM153)
Curso: 82,5mm Biela: 152,4mm Relação R/L= 0,27

Gm 2.8 (Gm151, Biela 5.7" do Gm153 + Virabrequim do GM153)
Curso: 82.5mm Biela: 144,78mm Relação R/L= 0,2849

Ou seja, em todos os casos a R/L ficou abaixo do limite correto de 0.3

Como comparação, abaixo temos a R/L de outros motores para temos uma base:
Chevrolet Astra 1.8 R/L 0,277
Chevrolet Astra 2.0 R/L 0,3
Chevrolet Blazer/S10 2.4 R/L 0,337

Concluo que: GM 2.8 (Gm151, Bielas 6" + Vira 153)
Vantagem: R/L um pouco mais baixa em relação ao uso das bielas de 5.7" no mesmo motor.
Desvantagem: Retrabalho nos Pistões. (que não teria usando as bielas de 5.7").

Enfim, são apenas dados.
Nunca ví 2.8 montado, mas como já lí em outros fóruns, se ele vibra é possível que não seja por causa da sua R/L, pode ser outros fatores, como balanceamento do conjunto em geral.

abçs

quanto ao R/L provavelmente não é o motivo de girar pouco ou vibrar, o ideal é até 0,3 então como fica abaixo....

eu tenho um Ap 2100 em bloco baixo para funcionar com virabrequim do 2.0 e pistão de 84mm e chegar perto de 2100 usamos bielas do MD 270 de 136mm retrabalhadas o R/L ficou com 0,34 mas os pitões e bielas foram equalizados todos com o mesmo peso a vibração ficou bem pequena até 6000 rpm's ele passa facil dessa rotação e chega muito rapido nela mas fica perigoso para os pitões e então eu limito em 5500 rpm por segurança.... e não fica como uma maquina de lavar roupa fuiciona normal apenas uma pequena vibração digonal que da para centir na subida de rotação....

o problema do 2.7 que chamam de 2.8 não alcançar deve ser a alimentação de ar combustivel que aumenta e o cabeçote o carburador e o escapamento ou talvez o filtro não permitem rotações maiores.....

se der uma trabalhada nos pistões e bielas uma trabalhada no cabeçote e escapamento uma taxa generosa no alcool e um conciente na gasolina e alimenta-lo bem deve ficar um motor de dar agua na boca de bão e se feito no caprixo durar bem pois o opala se não faltar a agua e oleo funciona pra sempre...hahahah

nós temos uns pedaços de opala por aqui, eum virabreuim do 153 em vista, meu pai quer um desses para o willys dele, se conseguirmos montar ou quando conseguirmos motar posto o resultado final, pena que tera que ser gasolina e carburado no 3e se fosse mais barato uma injeção para ele, sairia com uns 14 de taxa no alcool ai ia ficar com um torque do cão.... quase um fogão 6 bocas.....hahahah

leogc
22/10/2012, 10:39
quanto ao R/L provavelmente não é o motivo de girar pouco ou vibrar, o ideal é até 0,3 então como fica abaixo....

eu tenho um Ap 2100 em bloco baixo para funcionar com virabrequim do 2.0 e pistão de 84mm e chegar perto de 2100 usamos bielas do MD 270 de 136mm retrabalhadas o R/L ficou com 0,34 mas os pitões e bielas foram equalizados todos com o mesmo peso a vibração ficou bem pequena até 6000 rpm's ele passa facil dessa rotação e chega muito rapido nela mas fica perigoso para os pitões e então eu limito em 5500 rpm por segurança.... e não fica como uma maquina de lavar roupa fuiciona normal apenas uma pequena vibração digonal que da para centir na subida de rotação....

o problema do 2.7 que chamam de 2.8 não alcançar deve ser a alimentação de ar combustivel que aumenta e o cabeçote o carburador e o escapamento ou talvez o filtro não permitem rotações maiores.....

se der uma trabalhada nos pistões e bielas uma trabalhada no cabeçote e escapamento uma taxa generosa no alcool e um conciente na gasolina e alimenta-lo bem deve ficar um motor de dar agua na boca de bão e se feito no caprixo durar bem pois o opala se não faltar a agua e oleo funciona pra sempre...hahahah

nós temos uns pedaços de opala por aqui, eum virabreuim do 153 em vista, meu pai quer um desses para o willys dele, se conseguirmos montar ou quando conseguirmos motar posto o resultado final, pena que tera que ser gasolina e carburado no 3e se fosse mais barato uma injeção para ele, sairia com uns 14 de taxa no alcool ai ia ficar com um torque do cão.... quase um fogão 6 bocas.....hahahah

dentro disso que vc falou, não noto no meu motor uma vibração estranha...mas foi tudo balanceado.

em termos de rotação, eu giro fácil até 6000 rpm (com comando 294), ele dá uma embolada entre 2000 e 3000, mas eu acho que é da carburação que ainda não tá 100%. e to aqui com os duendes me perturbando para usar um DD da motor spice e ver até onde eu ganho alterando o ponto (to usando ignição CDI com bobina de gol MI, mas com distribuidor de opala gasolina).

abs

KitiU.
22/10/2012, 10:58
Eu tinha um 2.8... com comando 288 girava fácil mais de 7 mil rpm... isso que o motor foi montado tudo com peças usadas... abandonei o motor a pouco mais de 2 anos e estou com outro bloco ( esse legalizado ), onde na parte de baixo a unica diferença é o tamanho do pistão, que não me lembro a medida, mas é a ultima retífica, depois só inluvando...( obs: não foi por opção )

Todos que conhecem meu motor consideram ele muito forte pro tamanho que tem, e o " segredo " esta no cabeçote e carburação...

Ele tem um cabeçote super trabalhado com Balanceiros Roletados, Lump Port nas admissões, Válvulas maiores (da Blaser) • Molas triplas •Dutos trabalhados e reabertos em ângulo • Câmaras de Admissão e escape equalizadas e etc... uso um comando SamCams 278 e para alimentar uso uma Weber 40 IDF...

O motor tbm gira fácil aos 7 mil... eu limito ele em 6.600 e to sempre usando o corte nas trilhas... pé no fundo... e até hoje é só alegria... os 6 caneco que não forem preparados passam vergonha....

Do meu ponto de vista, não vale a pena todo o trabalho de mexer na parte de baixo do motor, querendo faze ele 3.0 ou algo parecido...

Quem quer um motor opala 4 forte, se preocupa em cabeçote e carburação.... vale muito mais a pena o investimento....

Fica a dica....

leogc
22/10/2012, 11:03
Eu tinha um 2.8... com comando 288 girava fácil mais de 7 mil rpm... isso que o motor foi montado tudo com peças usadas... abandonei o motor a pouco mais de 2 anos e estou com outro bloco ( esse legalizado ), onde na parte de baixo a unica diferença é o tamanho do pistão, que não me lembro a medida, mas é a ultima retífica, depois só inluvando...( obs: não foi por opção )

Todos que conhecem meu motor consideram ele muito forte pro tamanho que tem, e o " segredo " esta no cabeçote e carburação...

Ele tem um cabeçote super trabalhado com Balanceiros Roletados, Lump Port nas admissões, Válvulas maiores (da Blaser) • Molas triplas •Dutos trabalhados e reabertos em ângulo • Câmaras de Admissão e escape equalizadas e etc... uso um comando SamCams 278 e para alimentar uso uma Weber 40 IDF...

O motor tbm gira fácil aos 7 mil... eu limito ele em 6.600 e to sempre usando o corte nas trilhas... pé no fundo... e até hoje é só alegria... os 6 caneco que não forem preparados passam vergonha....

Do meu ponto de vista, não vale a pena todo o trabalho de mexer na parte de baixo do motor, querendo faze ele 3.0 ou algo parecido...

Quem quer um motor opala 4 forte, se preocupa em cabeçote e carburação.... vale muito mais a pena o investimento....

Fica a dica....

Christian,

acho que meu motor até chega no 7 mil (também tenho válvulas de blaser e um cabeçote levemente trabalhado) só que aqui no rio não tenho trilha para andar com essa disposição toda...preciso ir mais na maciota (pelo menos um pouco). mas que aquele 4 cilindros assusta os desavisados, assusta...ainda mais com aquele barulho da weber 40 sugando o ar....é impressionante a disposição que ele sobre de giro...

meus duendes da vez estão na ignição e talvez, no futuro, uma megasquirt com uma tbi de monza efi. apesar de não tão bonita quanto a weber, acho que ganho um pouco em confiabilidade.

abs

KitiU.
22/10/2012, 11:41
Dae Leonardo...

Realmente, um opala 4 com cabeçote trabalhado e principamente um weber 40, fica forte, assusta quem não conheçe a força que esse motor pode ter...

Nossas trilha tem bastante obstáculos de pé no fundo, mas tbm tem lugares que precisa de torque, andar na manha... é ai que o 4 cilcindros preparado se destaca, pois fáz os dois e muito bem...

Meu primo tem um opala 4 injetado, MPFI com Fueltech... ficou muito bom... mas eu não acho que vale a pena é muito caro... prefiro minha weber 40... que é muito confiável por sinal...

É ilusão achar que a injeção vai deixar o motor confiável... se der problema no meio da trilha, eu mesmo abro o carburador e limpo ele ( unica coisa que pode acontecer a um carburador ) e na injeção o que fazer??? o que deu problema??? qual sensor???

Mas voltando ao opalinha 4, o comando que você usa é 294, mas sabe qual Lob-c, levante e etc.??? que marca é?

mali9ski
22/10/2012, 13:24
Dae Leonardo...

Realmente, um opala 4 com cabeçote trabalhado e principamente um weber 40, fica forte, assusta quem não conheçe a força que esse motor pode ter...

Nossas trilha tem bastante obstáculos de pé no fundo, mas tbm tem lugares que precisa de torque, andar na manha... é ai que o 4 cilcindros preparado se destaca, pois fáz os dois e muito bem...

Meu primo tem um opala 4 injetado, MPFI com Fueltech... ficou muito bom... mas eu não acho que vale a pena é muito caro... prefiro minha weber 40... que é muito confiável por sinal...

É ilusão achar que a injeção vai deixar o motor confiável... se der problema no meio da trilha, eu mesmo abro o carburador e limpo ele ( unica coisa que pode acontecer a um carburador ) e na injeção o que fazer??? o que deu problema??? qual sensor???

Mas voltando ao opalinha 4, o comando que você usa é 294, mas sabe qual Lob-c, levante e etc.??? que marca é?

o problema do ''maldito carburador'' é o alcool rodar redondo no alcool só com um muito filé e achar um filé não é facil e novo é caro e vai continuar sendo carburador.....

para mim torque é taxa e taxa é alcool, eu tenho injeção no meu motor tem uns duendes de vez em quando mas o motor funciona até de ponta cabeça redondo sempre e também muito redondo no alcool......

injetar um opala ainda é muito caro mas eu acredito que com 4 bicos e modulo programavel compense, a ideia é montar carburado mas a meta é injetar.....

um comando 294 não acha que é muito bravo, e os seus tuchos são hidraulicos ainda, eu tenho cagaço de fazer girar e por comando alto com tuchos hidraulicos.....

eu ficaria com um 274 como o amigo disse ou proximo......

leogc
22/10/2012, 14:22
Dae Leonardo...

com certeza...esse pessoal com opala 6c original fica assustado...fora que é muito leve. tá o ideal para o meu jotinha, só trocaria ele por um motor mais moderno, injetado, pq com certeza funcionaria mais suave e seria mais econômico.

se vc olhar naqueles tópicos milagrosos do "kit de injeção para opala" vendidos no fórum ha alguns anos atrás vai ver que eu fui um dos infelizes compradores. aprendi duas grandes lições sobre isso: 1) só coloco uma injeção programável em um jipe se eu mesmo fizer todo o serviço e regulagem (da outras vez eu fiz o serviço mas não consegui a regulagem). 2) injeção programável é megasquirt o resto é adaptação para uso em pista, fora que a instalação da fueltech é sempre caixa preta.

não sei a marca, sei que é nacional e foi feito em cima de um comando original a álcool. as especificações dele são: 294º (tanto na admissão quanto no escape), Lob Center: 114 e Levante: 7,4mm (tanto na admissão quanto no escape).

tudo isso para quase 13 de taxa e rodo no álcool.

o problema do ''maldito carburador'' é o alcool rodar redondo no alcool só com um muito filé e achar um filé não é facil e novo é caro e vai continuar sendo carburador.....

mas vc acha coisa boa nova ou em bom estado. tem umas weber agora que são feitas em antimonio e nem precisam de niquelação para aguentar o álcool. com certeza é muito mais barato que injetar.

para mim torque é taxa e taxa é alcool, eu tenho injeção no meu motor tem uns duendes de vez em quando mas o motor funciona até de ponta cabeça redondo sempre e também muito redondo no alcool......

injetar um opala ainda é muito caro mas eu acredito que com 4 bicos e modulo programavel compense, a ideia é montar carburado mas a meta é injetar.....

eu tb tenho essa "sensação" de que o motor funciona redondo sempre e não tem preocupação de regulagem e limpeza de carburador no meio da trilha...mas tem que conhecer muito bem o sistema para consertar se der merda. pelo menos os carburadores tem [pouca] gente que conhece ainda.

se vc vai mesmo montar injetado, eu te dou algumas sugestões:

1) monta carburado primeiro, com um carburador velho mesmo...qq um (que alimente seu motor)...deixa o carro funcionando...no meu caso eu montei com um 446 sucata e ele funcionava razoável (só não dava para ir p trilha). a injeção não é plug and play...não existe isso. eu instalei..tentei acertar e desisti por desconhecimento, não existe fórmula mágica ou acerto padrão.

2) mesmo que vc parta para uma injeção de marca (pandoo, fueltech, his, etc) leia todos os manuais da megasquirt. eles te explicam bem como funciona o lance da injeção (ainda que vc seja mecânico e entenda, esse é um mundo novo). não acho que valha a pena pensar em 4 bicos e mesmo sequencial, o ganho é mínimo em rotações médias/altas. além disso, o custo é maior (afinal são 4 bicos) e a adaptação é mais complicada. uma tbi de monza com 1 bico álcool e uma bomba de gol gti dão conta desse motor com sobra.

3) não ache que vai ligar uns fios e sair andando. injeção programável exige paciência e [muitos] testes. muito mais que carburadores. já ouvi um amigo dizendo que viu um opala 4c álcool com uma mega e não estava bom...se não estava bom, é pq o acerto não foi bom...pq o sistema funciona de acordo com a disposição e conhecimento do cara que tá acertando. se é o dono do carro, ok...se ele está pagando alguem para acertar, a brincadeira começa a ficar cara e o cara desiste.

em pista (onde essas injeções dão um banho) é muito mais fácil de acertar, há muito menos nuances na aceleração...mas para andar em trilha o acerto é bem mais complicado.

a minha idéia para o futuro é: montar uma tbi de monza com um bico em um coletor de opala e deixar guardado...comprar um módulo e fazer uns testes....bem devagar, mantendo de um jeito que eu possa voltar atrás quando eu quiser, sem muito custo.

um comando 294 não acha que é muito bravo, e os seus tuchos são hidraulicos ainda, eu tenho cagaço de fazer girar e por comando alto com tuchos hidraulicos.....

eu ficaria com um 274 como o amigo disse ou proximo......

por mim, eu teria um comando original, mas eu comprei o motor assim. e vou te falar...ele não embola e tem uma disposição animal para funcionar.

eu tinha tuchos mecânicos, mas voltei pros hidráulicos (tive que trocar e precisava ser rápido, o mecânico tinha esses à mão). o carro tá mais silencioso e tá cortando mais cedo...mas eu não preciso acelerar até 7000 rpm na trilha mesmo...

o carro está na oficina resolvendo umas coisinhas. quando voltar vou tentar colocar uns vídeos no youtube.

abs

KitiU.
22/10/2012, 14:53
não sei a marca, sei que é nacional e foi feito em cima de um comando original a álcool. as especificações dele são: 294º (tanto na admissão quanto no escape), Lob Center: 114 e Levante: 7,4mm (tanto na admissão quanto no escape).

tudo isso para quase 13 de taxa e rodo no álcool.

por mim, eu teria um comando original, mas eu comprei o motor assim. e vou te falar...ele não embola e tem uma disposição animal para funcionar.

eu tinha tuchos mecânicos, mas voltei pros hidráulicos (tive que trocar e precisava ser rápido, o mecânico tinha esses à mão). o carro tá mais silencioso e tá cortando mais cedo...mas eu não preciso acelerar até 7000 rpm na trilha mesmo...

Realmente, com esse Lob-c de 114 o motor quase não embaralha, com certeza esse seu comando foi feio por encomenda, quase unico pois até o momento não tinha conhecimento de um comando com essas especificações...

Eu usava tbm 13:1 a álcool, mas hoje eu uso gasilina com 11:1 de taxa... e ta mais forte do que era antes...mas não é só por causa da taxa e combustível... é toda a preparação em si...

Forte abraço!!!

leogc
22/10/2012, 15:04
Realmente, com esse Lob-c de 114 o motor quase não embaralha, com certeza esse seu comando foi feio por encomenda, quase unico pois até o momento não tinha conhecimento de um comando com essas especificações...

Eu usava tbm 13:1 a álcool, mas hoje eu uso gasilina com 11:1 de taxa... e ta mais forte do que era antes...mas não é só por causa da taxa e combustível... é toda a preparação em si...

Forte abraço!!!

pois é, animal esse comando....

eu pensei seriamente em mudar para a gasolina. mas só se trocasse o cabeçote...aí já é mais despesa que eu não to a fim. o que tá mexendo com os duendes é a ignição...ela tá boa, mas não sei o que eu ganharia com uma curva mais agressiva.

abs

KitiU.
22/10/2012, 17:03
pois é, animal esse comando....

eu pensei seriamente em mudar para a gasolina. mas só se trocasse o cabeçote...aí já é mais despesa que eu não to a fim. o que tá mexendo com os duendes é a ignição...ela tá boa, mas não sei o que eu ganharia com uma curva mais agressiva.

abs

Se ta bom no álcool deixa assim mesmo... eu adarova meu jeep a álcool... eu deixava ele sempre com excesso em baixa, era muito bom o cherio que dava... heheheh quem parava atrás ficava bebado... hehehehe

Troquei pra gasolina porque faço trilha na argentina e lá não tem álcool...

Quanto a ignição, vi num post anterior que vc comentou sobre o DD da MotorSpice...

Eu usei em meu jeep o DD, elimina completamente toda a ignição, funciona muito bem, fica bom... mas tive dificuldade de acertar o ponto por causa do comando, dificultando a partida do motor em virtude da centelha perdida, mas depois que pegava, era uma maravilha...

A solução foi partir para um DIS sequencial... ele usa 4 bobina, uma para cada vela, fica muito bom tbm... sem falar na imunidade a água... que muitos acham ser a unica função, mas não é... a principal funcão é o remapeamento e centelhamento mais forte. exatamente o que você procura...

Infelizmente tive problemas elétricos em meu jeep que cabaram por danificar o DIS tbm, hoje ele esta com o Sérgio para reparos, mas recomendo para quem estiver interessado... é bom....

Forte abraço!!!

leogc
22/10/2012, 18:31
Se ta bom no álcool deixa assim mesmo... eu adarova meu jeep a álcool... eu deixava ele sempre com excesso em baixa, era muito bom o cherio que dava... heheheh quem parava atrás ficava bebado... hehehehe

Troquei pra gasolina porque faço trilha na argentina e lá não tem álcool...

Quanto a ignição, vi num post anterior que vc comentou sobre o DD da MotorSpice...

Eu usei em meu jeep o DD, elimina completamente toda a ignição, funciona muito bem, fica bom... mas tive dificuldade de acertar o ponto por causa do comando, dificultando a partida do motor em virtude da centelha perdida, mas depois que pegava, era uma maravilha...

A solução foi partir para um DIS sequencial... ele usa 4 bobina, uma para cada vela, fica muito bom tbm... sem falar na imunidade a água... que muitos acham ser a unica função, mas não é... a principal funcão é o remapeamento e centelhamento mais forte. exatamente o que você procura...

Infelizmente tive problemas elétricos em meu jeep que cabaram por danificar o DIS tbm, hoje ele esta com o Sérgio para reparos, mas recomendo para quem estiver interessado... é bom....

Forte abraço!!!

trilha na argentina?! deve ser muito maneiro.

pela minha conversa com o sergio (ele é super atencioso em tirar todas as dúvidas), eu já partiria para um DD sequencial e com centelha perdida (além do avanço a vácuo). com o sequencial o carro pegava fácil?!

já estou decidido a comprar, só falta pegar o carro com o mecanico. pedi para ele dar uma olhada no carburador para ver se melhorava esse buraco na transição do gicle de baixa para o de alta.

abs

KitiU.
23/10/2012, 10:51
trilha na argentina?! deve ser muito maneiro.

pela minha conversa com o sergio (ele é super atencioso em tirar todas as dúvidas), eu já partiria para um DD sequencial e com centelha perdida (além do avanço a vácuo). com o sequencial o carro pegava fácil?!

já estou decidido a comprar, só falta pegar o carro com o mecanico. pedi para ele dar uma olhada no carburador para ver se melhorava esse buraco na transição do gicle de baixa para o de alta.

abs

Sim, as trilhas na argentina são muito legais... gosto mais de fazer trilha lá do que por aqui...

Quanto ao DD/DIS... o normal e ter centelha perdida, no caso de um motor 4 cilindros, se usa duas bobinas de pálio ou uno...

Essas bobinas tem duas saidas, no caso do 4 cilindros, por ex: uma bobina ( a bobina 1) centelha ao mesmo tempo na vela do primeiro e do quarto cilindro e a bobina 2, centelha ao mesmo tempo nas velas do segundo e terceiro cilindro,

Foto do motor com DD em anexo!!376920

No meu caso, ou por incopetência minha na instalaçãou ou por falta de paciência em acertar, não consegui achar um ponto adequado afim de evitar estouros ocasionados pela soma de centelha perdida mais comando, e isso dificultava a partida do motor

Em conjunto com o Sérgio da Motor Spice, resolvi partir par um DIS sequencial, onde é usado 4 bobinas MI, logicamente uma para cada vela, eliminando o fator centelha perdida...

E ainda esse DIS é plug and play, ou seja, para ser sequencial ele precisa de um sensor para saber a ordem de explosão, par isso somente o comando poderia passar essa informação e como no opala o comando é no bloco, a solução foi usar o Distribuidor para saber essa ordem de explosão... já que precisava do distribuidor, optamos por usar a bobina impulsora para saber a rotação no motor e não mais o sensor na polia...

Bem com certeza o Sergio consegue explicar muito melhor o funcionamento do DIS e DD, pois estamos figindo do assunto do tópico...

Ah... plug and play, porque você só troca a tampa por uma com o sensor, o rotor por outro que fornece sinal ao sensor, usa o sinal da bobina impulsor ( os dois fios que saem do distribuidor) e demais intalação do DIS e sai andando, sem se preocupar...

Espero ter ajudado

Forte abraço!!

leogc
23/10/2012, 13:01
Sim, as trilhas na argentina são muito legais... gosto mais de fazer trilha lá do que por aqui...

Quanto ao DD/DIS... o normal e ter centelha perdida, no caso de um motor 4 cilindros, se usa duas bobinas de pálio ou uno...

Essas bobinas tem duas saidas, no caso do 4 cilindros, por ex: uma bobina ( a bobina 1) centelha ao mesmo tempo na vela do primeiro e do quarto cilindro e a bobina 2, centelha ao mesmo tempo nas velas do segundo e terceiro cilindro,

Foto do motor com DD em anexo!!376920

No meu caso, ou por incopetência minha na instalaçãou ou por falta de paciência em acertar, não consegui achar um ponto adequado afim de evitar estouros ocasionados pela soma de centelha perdida mais comando, e isso dificultava a partida do motor

Em conjunto com o Sérgio da Motor Spice, resolvi partir par um DIS sequencial, onde é usado 4 bobinas MI, logicamente uma para cada vela, eliminando o fator centelha perdida...

E ainda esse DIS é plug and play, ou seja, para ser sequencial ele precisa de um sensor para saber a ordem de explosão, par isso somente o comando poderia passar essa informação e como no opala o comando é no bloco, a solução foi usar o Distribuidor para saber essa ordem de explosão... já que precisava do distribuidor, optamos por usar a bobina impulsora para saber a rotação no motor e não mais o sensor na polia...

Bem com certeza o Sergio consegue explicar muito melhor o funcionamento do DIS e DD, pois estamos figindo do assunto do tópico...

Ah... plug and play, porque você só troca a tampa por uma com o sensor, o rotor por outro que fornece sinal ao sensor, usa o sinal da bobina impulsor ( os dois fios que saem do distribuidor) e demais intalação do DIS e sai andando, sem se preocupar...

Espero ter ajudado

Forte abraço!!

entendi. talvez eu tenha me enrolado na hora de ler os emails que trocamos (eu e sérgio), mas no fim, eu teria essa ignição sequencial, pelo mesmo motivo que vc, comando muito alto. enfim, esse é uma coisa que ainda vou fazer, mas primeiro quero deixar o carro acertado.

abs

Rodrigo Baratti
27/10/2014, 14:29
Só para manter o registro no tópico.
Olha o que achei andando pela manutenção do meu trabalho.

Empilhadeira Doosan 2008 - made in Korea com o famigerado 3.0L carburado.

481768 481769
481770 481771

[]'s

leogc
27/10/2014, 15:07
será que alguém vende esse virabrequim para reposição?!

abs

Rodrigo Baratti
27/10/2014, 18:30
será que alguém vende esse virabrequim para reposição?!

abs

Acho difícil, a empilhadeira é importada e o representante aqui não é dos melhores.

leogc
28/10/2014, 10:02
Acho difícil, a empilhadeira é importada e o representante aqui não é dos melhores.

Rodrigo,

Tem como vc ver, por favor, o modelo da empilhadeira?

Crankshaft Doosan - Parts Supply (http://www.partssupply.net/crankshaft-doosan/)

abs

fugger
28/10/2014, 10:19
meu pitado

http://www.ebay.com/itm/Mercruiser-3-0-181-140-One-Piece-Crank-CrankShaft-From-a-1993-Cracked-block-/291265325225?pt=Boat_Parts_Accessories_Gear&hash=item43d0c428a9&vxp=mtr (http://www.ebay.com/itm/E410-CRANKSHAFT-2005-MERCURY-MARINER-3-0-/131016854489?pt=Motors_Car_Truck_Parts_Accessories&hash=item1e81368bd9&vxp=mtr)

não esqueça que tem as bielas diferentes também...

[]´s

leogc
28/10/2014, 10:48
valeu fugger,

vou ver com o mecanico o que ele acha....de repente eu animo de arrumar alguem que traga isso p mim.

abs

fugger
28/10/2014, 10:52
valeu fugger,

vou ver com o mecanico o que ele acha....de repente eu animo de arrumar alguem que traga isso p mim.

abs

Na mercury marine aqui também acha, ma$$$

[]´s

leogc
28/10/2014, 11:11
aí é fora de cogitação...hehehe

esse motor 3.0 com uma injeção mpfi...deve ficar show.

Rodrigo Baratti
29/10/2014, 10:53
Estou fora esses dias, assim que voltar identifico o modelo.

GMILLANI
31/10/2014, 12:02
Bom dia pessoal, eu montei este motor 3000, comprei via ebay o virabrequim dos EUA, o caro foi o frete,kkkkkkk
já havia montado este motor antigamente quando existia o Eugênio Martins e colocado em uma marajó, agora busquei para fazer no meu jeep um 49, os problemas são os seguintes, o virabrequim realmente exige bielas de maior espessura, como resolvi este problema usando as mesmas bielas do opala de 5,7 polegadas.
mandei a retifica cortar os colos onde se encaixa as bielas e deixar na medida std, retirando material, consequentemente foi pro pau a sementação e dureza da peça, depois mandei para uma empresa de nitretação, ao qual conferiu nova dureza no materia, ele fica cinza depois do processo, montei o motor e somente coloquei uma bomba de óleo de lata vazão pois as trilhas aqui no sul são muito pesadas, agora estou fazendo um up grade, estou colocando roda fonica nele, busquei o modulo do uno ep, com o chicote e sensores, fiz a flange para a roda fonica junto da polia original de lata de um canal, e vai ficar sem distribuidor.show de motor, caixa c10 3 marchas e diferencial 8x43.

leogc
31/10/2014, 13:57
quem sabe um dia.

será que não dá para comprar as bielas do motor já na medida?

abs

GMILLANI
31/10/2014, 15:05
Nos EUA, eu não achei as bielas para venda como peças de reposição deste motor, as nacionais que mais se assemelham são as do motor 262, vulgo canavieiro, mas daí elas são em 6 polegadas.

leogc
01/11/2014, 21:54
Vou ver isso com o meu mecanico, ele so mexe bastante nesses motores e tb em barcos com esse motor. Deve ter alguma alternativa. Outra coisa legal tb era um cabecote mais moderno.

Abs

Alcides Arantes
11/11/2014, 17:17
Boa tarde.

Tenho um motor assim, seguem as especificações:
Virabrequin Modelo 153
Biela do motor 6cc Opala
Pistão Opala 4cc 151 4"
Tirar 3mm do bloco do motor.
Na verdade não chega a 3000, pois essa cilindrada é dos motores nauticos americanos ( volvo penta), tinha um cara em sp que fazia esse virabrequin para 3000, porem ele sumiu!!!!!

fugger
12/11/2014, 09:28
Vira de 153 dá um 2.7. Pra fazer um 3.0 só usando vira e bielas do 184.

[]´s

leogc
12/11/2014, 09:31
Eu tb já ouvi essa história do vira feito em SP.....realmente não é mais fabricado. mas deve ser igual a esse vendido para motores náuticos....

o meu está com o 2.7...está andando bem, mas sempre queremos mais.

abs

Rodrigo Baratti
12/11/2014, 18:35
O modelo da empilhadeira:

Dosando G25P-3

[]'s

leogc
13/11/2014, 09:32
valeu rodrigo.

abs

leogc
19/06/2017, 14:21
boas...

achei agora pouco um site na argentina que provavelmente faz o vira e as bielas do tamanho necessário para o 3.0. http://www.ercolicompeticion.com.ar/index.html

abs

Viniciusaol
19/06/2017, 16:43
vale a pena dar uma conferida heim... :pipoca:

josé carlucci
17/05/2018, 17:58
Olá pessoal, estou tentando conseguir uma informação sobre que peso poderia ser utilizado no volante de massa para meu jeep ford CJ5, sendo que estou colocando o famoso e discutido motor 3.0 - 181 com 140 HP usado no maritimo e que é fabricado no mexico,e cambio da C-20 de 5 marchas, eu desmontei o motor e vou colocar as fotos para vocês verem, e eu andei e vi muito esse motor girando e li tambem o que muitos dizem contra ele sem ao menos ter visto ele funcionar, ele é forte mesmo e gira na final a 5000 RPMs, empurra com força. mas o que realmente quero saber é se aguem tem noção de que peso poderia usar nesse conjunto, pois o peso do volante esta com 14 kilos, sendo que os da C-20 não passam de 11 kilos. meu nome é josé carlucci, fone 011 982721368.

Marcos ET
17/05/2018, 18:33
José, que coisa linda este motor heim? Nem foi falar para cuidar bem dele, pois pelas fotos já dá para saber que ia ser um conselho desnecessário! rs

Infelizmente não posso responder com 100% de certeza sobre sua dúvida com relação ao peso do volante do motor... Imagino que os 14kg deva ser pela utilização dele em meio marítimo (onde não se exige muito subidas e descidas de RPM constantes, mas sim uma aceleração gradual e mais lenta).

Eu imagino que até mesmo o volante do GM151 sirva bem neste modelo. Se houver alguma diferença "para pior", deve ser na suavidade do motor, porém, imagino que deva ser ínfima. Se de um lado o motor ficar mais propenso a fazer você sentir uma certa vibração, por outro lado será um motor que sobe mais rápido de giro (com cerca de quase 40% menos peso no volante).

Por aqui estou estudando colocar uma bobina por vela, não farei isso por questão de rendimento, mas apenas para prevenir engasgos com água, contudo, imagino que deva ganhar alguns CVs... ao ver o seu motor, já comecei a imaginar ele com quatro bobinas "coladas" nas velas... rsrsrsrs

Boa sorte com seu projeto!
Grande abraço!

leogc
18/05/2018, 09:23
Coisa linda esse motor.

o meu humilde ex- 151 2.7 injetado (estou vendendo ele inteiro ou em partes), está montado com volante de c20, mais pesadao para manter o torque.

tem um cara em brasilia chamado alexandre garcia, o cara saca tudo desses motores gm. trabalhava aqui no rio com uns barcos...monta v8, 250 e prepara 151....ele talvez consiga te ajudar. se tiver interesse me manda uma mensagem particular que eu te passo o email dele (tenho aqui em algum lugar). leonardogcardoso@yahoo.com.br

abs

josé carlucci
18/05/2018, 15:33
obrigado marcos, na verdade o motor veio sem o volante e tentei colocar os volantes existentes aqui dos opalas 6 e C-20 mas o meu virabrequim tem o encaixe central menor e as furações dos parafusos não coincidem, então o volante que achei que encaixou foi o da blazer V6 só que tem um puta peso, tive que tirar muito material na usinagem e mesmo assim ficou com 14 kilos, os da C-20 tem 11 Kilos, embora o motor seja bem forte e muito torque em baixa com 24 kg/força, tenho receio que fique com muita inercia. Cara, só pra você ter uma idéia, um cara no rio de janeiro conseguiu esse motor e colocou num opala 4 cilindros dele com cambio de 5 marchas, ele mostra pra quem quiser ver a aceleração de 0 a 100 em 10 segundos e velocimetro passar dos 180 km na reta, diz que anda junto com os 6 canecos originais, bichinho ficou muito forte e economico.

Marcos ET
18/05/2018, 18:31
... o volante que achei que encaixou foi o da blazer V6 só que tem um puta peso, tive que tirar muito material na usinagem e mesmo assim ficou com 14 kilos, os da C-20 tem 11 Kilos, embora o motor seja bem forte e muito torque em baixa com 24 kg/força, tenho receio que fique com muita inercia

José, boa tarde!

Cara, sou muito curioso com esta versão 3.0, já tive vários "sonhos" de consumo relacionados a este motor... mas indo na contramão da maioria, pensei sempre em prepará-lo para ganhar em economia (render bem com menos), do que em potência (gastar mais para se obter o máximo), pois para mim, que não pretendo mais "radicalizar" nas trilhas com um CJ3A (estou me preparando para montar outra coisa), creio que tudo que esteja acima dos 120CV já seja mais que razoável... rsrsrs

Com relação ao volante do motor, só tome cuidado para não enfraquecer a peça (se ela tiver veios internos na parte de trás). Não sei se é a melhor das ideias, mas não há como confeccionar um volante novo, a partir de uma peça de aço, na medida que você precisa? Já que a parte da cremalheira é separada do volante, a única "dificuldade técnica" que o torneiro deve observar é a furação do centro, com os parafusos em disposição axial... será que vale a pena?