Ver Versão Completa : Alguém usa pneus TORK em CJ original?
ricleite
03/12/2007, 20:13
Estou quase colocando 4 pneus TORK 265 aro 16 no meu CJ 66. No entanto ele está com a configuração mecânica original e ouvi certas contra-indicações para tal alteração. Uso muito pouco o jipe, apenas finais de semana e passeios curtos, nunca passei de 50 por hora; por isso gostaria da opnião dos integrantes do fórum a respeito. Achei o visual muito bacana e tenho certeza que vai ficar bonito. A dúvida é quanto à segurança.
Obrigado
Estou quase colocando 4 pneus TORK 265 aro 16 no meu CJ 66. No entanto ele está com a configuração mecânica original e ouvi certas contra-indicações para tal alteração. Uso muito pouco o jipe, apenas finais de semana e passeios curtos, nunca passei de 50 por hora; por isso gostaria da opnião dos integrantes do fórum a respeito. Achei o visual muito bacana e tenho certeza que vai ficar bonito. A dúvida é quanto à segurança.
Obrigado
Amigo,
Nao a nenhuma restriçao!! Coloque os pneus e se eles pegarem na lata e so calçala com uns calços mais altos!!
Quanto a segurança nao muda em nada! O jeep vai fiacr mais alto, com pneus bons para o off road, ruins para o asfalto! E se sentir que a relaçao ficou longa demais com os pneus coloque uma mais curta!
Abraço:concordo:
Ae,
Tambem tem que pensar que com pneus maiores o sistema de freio é mais exigido!! Sugiro fazer a troca por freio a disco, pelo menos na dianteira para aumentar a segurança mais ainda!!
ricleite
03/12/2007, 21:39
O meu jipe já tem pneus 750x16 que são da mesma altura dos 265/16 que eu estou pensando em colocar, por isso acho que a relação não ia alterar muito em relação ao que já está. Como não gostaria de alterar a originalidade do veículo tenho dúvidas em relação a dificuldade em condução ( será que ficaria tão mais pesado para dirigir do que já está ). Embora os freios sejam originais, estão bem regulados e acho que eu já me acostumei a andar em velocidades baixas e freiar antecipadamentas vezes dando 2 bombadas, etc...
Será que o jipe vai trepidar muito??? costumo usar em estradas de terra e deslocamento no asfalto. Acho que já me prolonguei demais... Sei que estes pneus são totalmente voltados para trilha, mas na verdade estou mais interessado no visual...
Aguardo todas as opniões para minha decisão
Valeu
O meu jipe já tem pneus 750x16 que são da mesma altura dos 265/16 que eu estou pensando em colocar, por isso acho que a relação não ia alterar muito em relação ao que já está. Como não gostaria de alterar a originalidade do veículo tenho dúvidas em relação a dificuldade em condução ( será que ficaria tão mais pesado para dirigir do que já está ). Embora os freios sejam originais, estão bem regulados e acho que eu já me acostumei a andar em velocidades baixas e freiar antecipadamentas vezes dando 2 bombadas, etc...
Será que o jipe vai trepidar muito??? costumo usar em estradas de terra e deslocamento no asfalto. Acho que já me prolonguei demais... Sei que estes pneus são totalmente voltados para trilha, mas na verdade estou mais interessado no visual...
Aguardo todas as opniões para minha decisão
Valeu
Se voce ja tem os pneus do mesmo tamanho melhor!!! Ele obviamente vai trepiadr mais e vai ficar um pouco mais psado de dirigir (acho eu) pois é um pneus que agarra muito!! Acho que voce nao vai ter muitos problemas!!
ricleite
03/12/2007, 22:06
Vou colocar os pneus e ver n que dá. Aguardando experiencia de quem já fez algo parecido antes...Acho que pior do que está não tem com ficar:parede:
alexandre roveri
03/12/2007, 22:17
Oi !! deixa eu palpitar:?::lol::?::lol:
Vc vai colocar os 265 na mesma roda em que estão os 750 ? Com o mesmo offset ? Certeza : - Vai ter que acertar o limite de esterçamento, pra não pegar nos feixes por dentro, entre outras coisas
Olha, eu estou na mesma situação que vc, só que estou dando preferência pra 235/85r16, tem o mesmo diâmetro só, que com menos atrito e mais esterçamento :concordo:
ricleite
03/12/2007, 22:24
Caro Alexandre. Minhas rodas são da
F1000, off set não recomendado quase 0. tala 6,5 ou 7,0? O vendedor disse que cabe sim- papo de vendedor??? Porém, uso espaçadores de 4mm.
E as dúvidas só aumentam........
Valeu
Vou colocar os pneus e ver n que dá. Aguardando experiencia de quem já fez algo parecido antes...Acho que pior do que está não tem com ficar:parede:
Pior nao ficara!!!
Caro Alexandre. Minhas rodas são da
F1000, off set não recomendado quase 0. tala 6,5 ou 7,0? O vendedor disse que cabe sim- papo de vendedor??? Porém, uso espaçadores de 4mm.
E as dúvidas só aumentam........
Valeu
Com espaçadores nao tera problema, acho!
Ricleite,
Eu uso os Tork no Jeep.
Usei primeiro os Dynatok: vibram bastante em arrancadas e freadas, quando está quase parando, abaixo dos 30 km/h.
Nas arrancadas, a turma que usa motor pequeno não reclama de trepidações, pois não existe a tendencia a patinar. Mas meu Jeep é leve (cj3) e tem muita força, por isso acentua o problema.
Mas depois que troquei os Dynatork pelos Supertork, parou tudo isso aí.
Sidnei Diogo
04/12/2007, 00:17
Ricleite...Eu uso os Tork no Jeep.
Usei primeiro os Dynatok: vibram bastante em arrancadas e freadas, quando está quase parando, abaixo dos 30 km/h...
X2:concordo:
Levando em consideração que VC já está atento para algumas diferenças, pode colocar que naum tem erro. Normalmente se coloca esses pneus em rodas com tala de 8 a 10 e, nesse caso, um OFF-SET -30 ajuda muito mas se VC vai colocá-los em tala 7, com seu alargador, vai pegar só de vêz em quando :mrgreen:. E não esqueça de acertar o limite de esterçamento, como disse o Alexandre. Outra coisa: Os feixes de mola dianteiros possuem uns parafusos nas braçadeiras que podem pegar na banda interna do pneu provocando o estouro. Vc pode eliminar os parafusos e dobrar as braçadeiras (meu caso) ou cortar as pontas dos mesmos.
Utilizo os Tork há 5 anos tanto no asfalto quanto na trilha e não pretendo mudar. Bota aí no máximo 20 lbs no bicho pro asfalto e prega fogo.
[ ]'s
Fala Ric,
uso os Tork 265 r16 na minha viatura faz uns 2 anos para mais.......Os pneus são muito bons.....Logico que falando de barro...Mas pra rodar pouco no asfalto tbm nao vejo problema.....No meu caso eles nao trepidam.
Tenho um CJ5 e coloquei com eixos e suspensao originais.......
Coloquei qd tinha o BF 161 e agora estou com o 3000(Ford)....Da pra levar na boa.....
Tenho Roda tala 7 e ficou ótimo, por isso se sua roda for tala 7, pode colocar tranquilo....
Algumas considerações:
1- Molas, se suas molas estiverem um pouco baixas, cansadas, pode ser que pegue no paralama em cima.....
2- Provavelmente vai raspar por dentro, nas laterais das caixas de roda, quando houver uma torção da suspensao...Apesar que nao sei o Off-set de suas rodas...No meu caso coloquei espaçador de 4 Cm e resolvi o problema.
3- Freio...Como nosso amigo disse, pneus maiores requerem sistema de freio mais eficientes......Dá pra rodar com Lona nas quatro?? Até que dá, mas como segurança não tem preço e são poucas as pessoas que regulam os freios a lona regularmente, tbm recomendo um freio a disco na dianteira pelo menos.....
Se estiver em SP e quiser dar uma olhada na minha viatura é só combinarmos blz????
Espero ter ajudado um pouco
Abraços
Diogo
Comprei os meus mas ainda não chegaram, existe dois amigos que compraram e não pega, só la de vez enquando. Tb tenho os 750 /16 candango no Jeep, mas creio que ficará bom.
Abraço.
Comprei os meus mas ainda não chegaram, existe dois amigos que compraram e não pega, só la de vez enquando. Tb tenho os 750 /16 candango no Jeep, mas creio que ficará bom.
Abraço.
Quando chegarem posta umas fotos!!
Fala Chokytu,
se estiver falando dos Tork, se as molas estiverem boas (Arqueamento bom) realmente nao vai pegar, o que pode acontecer é na torção na trilha pegar por dentro, mas depende do off set e do espacador....
Abraços e boa lama.
Abraço.
William_NATAL
06/12/2007, 13:26
Amigo deixa eu tambem palpitar.
Eu tenho estes Tork 265 x 16 e utilizo ja a algum tempo, e:
a) Na lama são invencíveis , passa em qualque uma, a aderencia em curvas é fraca.
b) Eles são muito mais pesados do que qquer outro.
c) tambem são maiores , acho que uns 2 ou 3 cm (isto da uns 5 ou 6cm) por causa dos dentes ,apesar da mesma medida 265.
Voce vai sentir o carro mais pesado.
É um pneu radical, para uso em trilhas,dura muito, aconselho manter outro jogo de pneus para o dia a dia.
espero ter ajudado.
William
Amigo deixa eu tambem palpitar.
Eu tenho estes Tork 265 x 16 e utilizo ja a algum tempo, e:
a) Na lama são invencíveis , passa em qualque uma, a aderencia em curvas é fraca.
b) Eles são muito mais pesados do que qquer outro.
c) tambem são maiores , acho que uns 2 ou 3 cm (isto da uns 5 ou 6cm) por causa dos dentes ,apesar da mesma medida 265.
Voce vai sentir o carro mais pesado.
É um pneu radical, para uso em trilhas,dura muito, aconselho manter outro jogo de pneus para o dia a dia.
espero ter ajudado.
William
Vendo esses comentarios acredito que podes pensar em uns argentinos!! O Marcos da Rural amarela ta vendedo ai no forum os dele ja com roda! tao meio baixos, o ideal seria uns novos!
William_NATAL
06/12/2007, 18:11
argentinos sao de uso misto = 50% ruim na lama e 50% ruim no asfalto
Tork e totalmente off road
Sidnei Diogo
08/12/2007, 00:22
argentinos sao de uso misto = 50% ruim na lama e 50% ruim no asfalto...
E ainda por cima, são ARGENTINOS:putz::discordo: :twisted:
[ ]'s
E ainda por cima, são ARGENTINOS:putz::discordo: :twisted:
[ ]'s
asuhasuhasuhashu
So foi uma sugestao pois uma galera usa esse pneu!
junior braga
24/04/2008, 18:10
Galera do barro...é o seguinte tambem estou pretendendo comprar esse pneu tork, mas, tambem tenho duvidas, quanto a tamanho do pneu, pegar na lata, esterçamento, minha direção é a mecanica do gol, sera que vou conseguir dirigir? Essas duvidas e algumas mais, pois as minhas rodas são originais pneu militar 600x16. Sera que da pra montar nelas? pois num pretendo trocar as rodas agora.
Abraços
Luciano Mariussi
24/04/2008, 21:20
Galera,
Eu já palpitei em outro topíco mas vamos, lá, estou usando os Super Tork 265,75,16 e realmente são demais:concordo::palmas:, otimos na trilha, no visual entao, realmente fika LOKO:cool::evil:, quanto a pegar na lata, como o colega já disse em alguns casos pega, e ainda não estou usando espaçador, tenho os freios originais (CJ5 68), estou pensando em colocar disco e servo, mas até então estão freiando bem, como vc. disse tem que acostumar a freiar antes.............e tranquilo, a caixa de direção é original também e folga e peso é de praxe, segue em anexo foto..................
gde. abraço
Ficou bonito ...
Luciano, ficou muito pesado com a caixa de direção original ?
[ ]'s
Leonardo Raffi
24/04/2008, 21:50
eu com cj5 originalpeguei emprestado os supertork só q 31" os aros as rodas estavam montada mas rasparam pouco elas sao 100% p trilha nao precisa nem acelerar muito passa em tudo... trepida um pouco no asfalto masd e'muito bonito.toca ficha
Luciano Mariussi
25/04/2008, 12:40
Ficou bonito ...
Luciano, ficou muito pesado com a caixa de direção original ?
[ ]'s
João Paulo,
Bom, ficou mais pesado do que com os ":putz:argentinos:putz:" que eu utilizava antes, mas nada fora do normal, pelo prazer de fazer bonito no barro e ainda pela estética vale o esforço:dance:8-)............eu penso, no futuro em substituir a cx. pela VW, mas por segurança :concordo: não pelo peso e folga............
O visual fica bem legal mesmo, fora o desempenho né, não tem nem comparação com os hermanos (Argentinos) ... tork passa por tudo mesmo.
Com a caixa da WV fica mó manteiga, ...
mas eu ainda prefiro à original, mais firme, ... mas é questão de gosto.
falow, abras !
No meu coloquei, estes pneus são muito bons mesmo, só vou mexer no off set das rodas pq de vaz enquando pega por dentro nas trilhas.
Abraço.
Segue o linck do meu cj.
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=39325
Danniel Pizatto
27/04/2008, 00:51
Caros,
Já fiz uma pergunta semelhante, mas aproveitando os elogios sobre os pneus Tork:
-Meu Jeep (que está em reforma) será usado principalmente dentro da fazenda e em passeios pela redondezas. Diria que 85% off e 15% asfalto, para deslocamentos.
- O terreno principalmente é areia, em alguns lugares tão fina e fofa quanto dunas. Até aí o recomendavél seria pneus lisos e baixa calibragem. O problema é na época de chuva, e aí formam alguns atoleiros (na areia e nas estradas cascalhadas)
- As rodas pretendo manter as 16" originais.
- Dito isso, estou em dúvida entre pneus AT e mais agressivos, tipo o Tork. O que os senhores recomendam?
[]'s
No meu coloquei, estes pneus são muito bons mesmo, só vou mexer no off set das rodas pq de vaz enquando pega por dentro nas trilhas.
Abraço.
Segue o linck do meu cj.
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=39325
Pelas suas fotos da para ter uma noção do antes e depois dos pneus 265.
Já coloquei um destes no meu jeep, quero ver quanto os rolamentos do meu jeep irão durar...:mrgreen::mrgreen::mrgreen:.
Só para constar, acho que criam muita polemica com estes pneus, se não me engano, eles são da mesma altura dos BF 33 aro 15 que muita gente quer colocar no jeep.
Aliás, eles são mais finos que estes BF, o que, em tese, forçaria menos os rolamentos etc etc.
Com a palavra os experts.
Agora uma coisa é certa, quanto maior e mais largo o pneu, maior o estrago.... literalmente
[]´s
Elmer_Jeep
28/04/2008, 10:27
Eu já rodei de tork 255/75 com rodas 15x8 num CJ com AP 2.0 + cambio da C20, suspensão original mas com DH de opala, muito bom na trilha, o ruim desses pneus é só on-road mesmo pois como já falaram nas paginas anteriores vibra quando desacelera e roncam pra caramba no asfalto.
Usei esse mesmo jogo de rodas em outro CJ, esse com mecanica mais original, motor OHC cambio 4M, suspensão, relação 44x9 e DH opala. Sem problemas também.
Uma dica importante é verificar o estado das carcaças, vejam neste tópico alguns problemas relatados com esse modelo de pneu Pneus tork 33x12,5 , duvida! (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=35549)
Recentemente um amigo meu comprou o supertork da Pneus Botta e na primeira trilha arrancou dois gomos...
[]'s
junior braga
15/05/2008, 13:15
Comprei uns pneus tork ja usado, de um colega aqui do forum, estou satisfeito com o resultado x aparencia. Mas tambem estou um pouco grilado com a vibração que da ao arrancar, e ao desacelerar a viatura. Agora pergunto é normal essa vibração?
Sds,
Tenho um Willys 1951 e pretendo por uns pneus Tork tbm...
Desculpe a ignorãncia, mais eu uso o motor original, tudo original no meu jeep, será q ele aguenta esses pneus na lama????????
Que alterações são necessárias para, se for preciso????
Grato
JP
anderson_wzorek
15/05/2008, 23:39
Galera...
acabei de colocar os torks 33" ,com roda de f-1000 e off set negativo em meu jeep,os pneus são muito bons mesmo,deixou o jeep com um visual muito mais invocado,tive só um probleminha,como a susp é original,com jumelos originais e calços originais os pneus traseiros pegaram um pouco...ja estou levantando o caixote dele,assim que tiver resultados mostro pra galera...
a vibração é normal ao arrancar e desacelerar a viatura mesmo....não esquenta,mas manera o pé pq o pneuzinho cavoca pra valer.....
em resumo.... eu recomendo...
tem uma foto do meu jeep com os tork ai
junior braga
16/05/2008, 10:40
Tenho um Willys 1951 e pretendo por uns pneus Tork tbm...
Desculpe a ignorãncia, mais eu uso o motor original, tudo original no meu jeep, será q ele aguenta esses pneus na lama????????
Que alterações são necessárias para, se for preciso????
Grato
JP
JP, o meu jeep é todo original em motor, cambio, feixe de molas enfim tudo até as rodas, e eu coloquei os pneus tork, gostei do resultado, agora assim como ja falaram em postagem anterior, não pisa fundo não:stop:, afinal agora vc tem pneus agressivos:evil:, mas tem que lembrar das limitações da sua maquina:stop:, afinal forçar a barra e depois quebrar é fria:shock:. Ah detalhe ja ia me esquecendo nas inclinações laterais esta pegando um pouco na carroceria, mas nada de mais, e isso uns bons calços resolve o problema:concordo:.
Valeu!!!
junior braga
16/05/2008, 10:44
Galera...
acabei de colocar os torks 33" ,com roda de f-1000 e off set negativo em meu jeep,os pneus são muito bons mesmo,deixou o jeep com um visual muito mais invocado,tive só um probleminha,como a susp é original,com jumelos originais e calços originais os pneus traseiros pegaram um pouco...ja estou levantando o caixote dele,assim que tiver resultados mostro pra galera...
a vibração é normal ao arrancar e desacelerar a viatura mesmo....não esquenta,mas manera o pé pq o pneuzinho cavoca pra valer.....
em resumo.... eu recomendo...
tem uma foto do meu jeep com os tork ai
Anderson, vc está usando quantas libras no pneus? No meu coloquei 20 lbs, mas vi no site da garra uma recomendação para usar pressão acima de 25 lbs. O que vc sugere? as minhas rodas são originais o coloquei camaras.
:concordo:
anderson_wzorek
16/05/2008, 21:18
Fala junior blz?
o pessoal da recapadora que me vendeu os pneus recomendaram de 20 a 25 libras....mais que isso é bobeira.
eu estou usando 22 libras e de vez em quando na trilha baixo pra 20,estou testando ainda,mas acho que as 22 ta otimo
experimenta com 22 e sente o carro,mas não passe de 25 e não baixe para menos de 18 se for no asfalto.
qualquer coisa posta ai
manda foto da viatura pra gente ver...
abraços
junior braga
20/05/2008, 19:30
Fala junior blz?
o pessoal da recapadora que me vendeu os pneus recomendaram de 20 a 25 libras....mais que isso é bobeira.
eu estou usando 22 libras e de vez em quando na trilha baixo pra 20,estou testando ainda,mas acho que as 22 ta otimo
experimenta com 22 e sente o carro,mas não passe de 25 e não baixe para menos de 18 se for no asfalto.
qualquer coisa posta ai
manda foto da viatura pra gente ver...
abraços
Opa blz Anderson:concordo:
Eu calibrei os danados com 23 lbs, e estou em faze de teste, mas acho que ficou bom, irei providenciar umas fotos depois eu posto aqui.
Valeu
Olá Pessoal,
Tenho um willyz 1951 com motor GM 4cc e Caixa de c10. Estou pensando em colocar o pneu 265/75 r16 só que com o desenho Fronteira. gostaria de saber de quem usa esse pneu se dá muita diferença do 750/16 e do 31". Já usei o 255/75 r15 fronteira mas quero aumentar o vão livre do diferencial. Estou com medo de as pontas de eixo começarem a quebrar. eu uso no asfalto o 33".
Essa medida (265/75 R16) no modelo FRONTEIRA é quebrador?
Abraços
Como tinha falado a tempo atrás, meu pneu ta pegando no feixe de molas diant. e na caixa de roda tras. (quando há torção), pra resolver isto estava atrás de alguém aqui na cidade pra fazer o serviço de virar as rodas, mas não tinha conseguido, espaçadores não acho muito bom, mas agora achei uma empresa de usinagem que vai fazer a tal mexida pra min, creio que vai ficar bom, depois posto o resultado.