Conectar

Ver Versão Completa : Agua do Sistemas de Arreifecimento fervendo

HenriqueJr
03/12/2007, 14:42
Pessoal, a agua do reservatorio do sistema de arreifecimento do meu Sidekick ferve quando pego uma trilha mais pesada em dunas de areia mas o medidor de temperatura ficar normal(nao passa do meio).

Além de ferver a agua derrama do reservatório. Isso é norma???

chrisb
03/12/2007, 17:51
Normal não é..... se tá fervendo, tá esquentando, o seu marcador tinha de marcar....

Dá uma olha nisso logo. pode ser muita coisa pode ter algum problema no marcador, no sensor da temperatura, na válvula, radiador sujo e outras coisas.....

Para vc ter uma idéia, a minha viatura tava esquentando nas trilhas tb, descobri que era só com o ar-condicionado ligado, daí, ví que o ar não estava funcionando direito.... chequei algumas coisas e ví que a ventoinha do ar não estava funcionando, daí quando esquentava o evaporador lá na frente do radiador, esquentava era tudo!

Mandei refazer a ligação da ventuinha e ficou blz!

abs!

ricardo sabóia
03/12/2007, 19:43
Pode ser também a tampa do radiador c/defeito !

Abs, Ricardo.

MBrau
03/12/2007, 23:29
Gurizada,
O meu Vitara também está fervendo em trilhas mais pesadas! Já limpei o radiador e coloquei a mistura com aditivo a 50%. Mas não adiantou! Já na estrada a temperatura marcada no relógio fica abaixo do meio! Estou desconfiado que é o acoplamento viscoso que não está "agarrando" ao eixo quando o motor está em températura alta!

Uma dúvida: Por quê o sistema do Vitara não é selado como o dos outros automóveis? Quando a água ferve gera vapor que força a saída do líquido de arrefecimento para fora do reservatório!!!

Pode ser junta do cabeçote? Alguém têm mais algum palpite?

mir000
03/12/2007, 23:50
Tá com cara de ser válvula termostática...

josuenog
04/12/2007, 00:04
Henrique, o estranho eh que o marcador não sai do meio, pois deveria marcar aumento de temperatura. Quando a temperatura aumenta, tem uma ventoinha que deveria ser acionada .Eh a tal com acoplamento viscoso. Se ele não entra automaticamente, um sensor aciona a ventoinha do ar condicionado, mesmo com ele desligado, quando estah proximo do limite (area vermelha no marcador e que tem a letro H de hot). Eu estou com problema nesta ventoinha de acoplamento viscoso. O meu mecânico me disse que esta ventoinha eh muito cara!! cerca de 800 pilas original na Gm.
Agora tome cuidado , Verifique se a agua passou para o sistema de oleo pois isto eh gerado pela queima da junta do cabeçote pois tambem pode rachar o proprio cabeçote. Ja passei por este problema .Aih prepare o bolso..
Um abraço.
Tenho um Vitara 1995. Jah estou ficando calejado, pois jah tive muitos problemas com arrefecimento no meu carro.

josuenog
04/12/2007, 00:05
Outra coisa, isto soh acontece quando estou num engarrafamento ( em resumo com o carro parado sem ar de impacto). Neste caso a ventoinha deveria entrar automaticamente no seu caso, pois você estah forçando andando em dunas..

mir000
04/12/2007, 10:24
Henrique, o estranho eh que o marcador não sai do meio, pois deveria marcar aumento de temperatura. Quando a temperatura aumenta, tem uma ventoinha que deveria ser acionada .Eh a tal com acoplamento viscoso. Se ele não entra automaticamente, um sensor aciona a ventoinha do ar condicionado, mesmo com ele desligado, quando estah proximo do limite (area vermelha no marcador e que tem a letro H de hot). Eu estou com problema nesta ventoinha de acoplamento viscoso. O meu mecânico me disse que esta ventoinha eh muito cara!! cerca de 800 pilas original na Gm.
Agora tome cuidado , Verifique se a agua passou para o sistema de oleo pois isto eh gerado pela queima da junta do cabeçote pois tambem pode rachar o proprio cabeçote. Ja passei por este problema .Aih prepare o bolso..
Um abraço.
Tenho um Vitara 1995. Jah estou ficando calejado, pois jah tive muitos problemas com arrefecimento no meu carro.

Já cotou na Suzucar???

www.suzucar.com.br

E na Alternativa???

www.alternativa4x4.com.br

(ambas em SP)

[s]

chrisb
04/12/2007, 11:07
Cara, confere essa história direito, pois a ventoinha do aclopamento viscoso é a ventoinha do próprio radiador, ela não tem que "armar" não... ela gira de acordo com a rotação do seu motor. E outra, você não precisa trocar a ventoinha inteira não, geralmente troca-se somente a parte do aclopamento.

http://www.alternativa4x4.com.br/produtos.asp?pagina=2# R$380 na alternativa4x4

A ventoinha que tinha de ligar com o carro quente, é a ventoinha do ar-condicionado, que é uma ventoinha elétrica. Para você testar se a ventoinha do ar tá funcionando corretamente, basta você tirar o plug do sensor do ar-condicionado, ele teria de armar.

Uma dica boa para quem tá com o carro esquentando, é quando acontecer isso, você abiri as janelas e ligar o AR QUENTE no máximo, pois o ar quente nada mais é do que um trocador de calor da água do motor dentro do carro, sendo assim, é um ponto de troca de calor a mais, que vai ajudar o radiador a trabalhar.

abs!

Um abraço.

nanito
04/12/2007, 11:40
"Uma dica boa para quem tá com o carro esquentando, é quando acontecer isso, você abiri as janelas e ligar o AR QUENTE no máximo, pois o ar quente nada mais é do que um trocador de calor da água do motor dentro do carro, sendo assim, é um ponto de troca de calor a mais, que vai ajudar o radiador a trabalhar."

Ótima dica Chris!!

Tem coisas que a gente não se dá conta de como é simples!!

Josue, sobre o acoplamento viscoso, já ouvi dizer aqui no fórum que o chevette junior tem o sistema semelhante ao do vitara.

E uma dica, auto-peças da rede GM são os lugares mais caros pra se encontrar peças para os nossos suzukis.
Consulte-os em ultíssimo caso quando precisar de peças!!

[]´s

EduPuga
04/12/2007, 11:43
Meu Side tinha sintomas parecidos, no meu caso era o radiador, logo depois apareceu um furinho depois de uma revisão geral no radiador ficou tudo normal.

gersonpelegrini
04/12/2007, 18:29
Um abraço.

Tarde Josue bza ^^, aconteceu com o meu wrangler esta semana e de cara jah efetuei a troca da valvula termostatica( by Znardo) por uma q abre aos 80°C ao invés dos 90°C originais e o mais importante a ventuinha com o acoplamento viscoso do wrangler custa na autorizada R$ 1.490,00 , sabe que eu fiz desmontei ela fui ate um grande torneiro mecanico aqui da cidade ( ^^ meu pai ^) e fiz um novo suporte para ventuinha (eliminei o acoplamento viscoso ) ou seja agora ela trabalha travada(gira com o motor ) ... acredito q a temperatura não vai ficar mais na ksa dos 100°C como vinha antes acredito q o motor irá trabalhar um pouco mais frio ... acho que resolvi o problema
abs

Fabil
04/12/2007, 19:11
bao... vamos por partes:

1- chevette junior é mosca-branca de zoio-azul em desmanches, entao esquecam de achar um acoplamento viscoso dele...
2- o acoplamento viscoso faz a ventiunha girar em qualquer rotacao, independente da temperatura do motor. ligou ela gira... p/ testar se ela esta funcionando, com o motor desligado tente roda-la com a mao, se girar com uma pequena resistencia, está boa... se girar totalmente livre, ou estiver travada, esta estragada
3- travar o acoplamento viscoso p/ quem faz TRILHA nao é uma boa ideia.. a principal funcao do acoplamento viscoso é permitir que a ventuinha seja parada sem danos as pás por exemplo numa travessia de rio, onde a agua trava as pás.. em carros que nao tem acomplamento viscoso é comum quebrar pás ou pas entortarem e furar o radiador..

4- realmente é dolorido pagar 800,00 num acoplamento viscoso, no dia que o meu estragar ranco tudo fora e coloco uma ventoinha eletrica de algum carro nacional.

5- o sistema de arrefecimento dos vitaras/samurais realemnte NAO é selado, e aque;e reservatorio de expansao é p/ conter o liquido que sai sob pressao pela tampa e que depois que o motor esfria o liquido volta p/ dentro do radiador. entao quando ele "vaza" do radiador p/ p reservatorio ele vai "fervendo" mesmo... borbulhando e tal.. é normal

6- se a quantidade de liquido que vaza p/ o reservatorio SEMPRE passar do maximo ao ponto de entornar pela mangueira de ladrao, é sinal de que sua tampa do radiador esta estragada.. a tampa deve abrir somente a pressao de 0.9bar

josuenog
04/12/2007, 19:35
Fabil boa tarde. Deixa eu entender. A ventoinha de acoplamento viscoso funciona todo o tempo pelo que vc disse. e soh ligar o motor e ela ja esta acionada. O que eu não entendo no meu Suzuka eh que quando estou parado num engarrafamento por exemplo, a temperatura que estava trabalhando na faixa do meio no indicador , vai rapidamente subindo ateh chegar quase ao Hot,como eu disse enteriormente. Aih entra uma outra ventoinha creio eu que deve ser do ar condicionado, que não estava ligado e a temperatura baixa umpouco quase ate a faixa do emio e fica assim modulando.Eu não entendo porque nos Suzukis não tem um sistema como outros carros de acionamento de uma ventoinha eletrica quando a temperatura sobe.

Fabil
04/12/2007, 19:53
sim.. é assim mesmo.. mas faca o teste que disse.. o seu acoplamento viscoso pode estar com pouca ou nenhuma resistencia a rotacao do motor.. com o motor desligado gire-a com a mao... vc pode inclusive com ela na sua mao pedir alguem p/ ligar o motor e vá acelerando DEVAGAR, a media que o giro do motor sobe a resistencia da ventoinha deve ser maior ( querer girar).. se a nao for , tá ae o problema... o motor sobe de giro mas a ventoinha nao acompanha na forca necessaria...

e depois de uma certa temperatura, o sistema na tentativa de evitar o superquecimento, liga sozinho a ventuinha do ar condicionado... ou seja.. a ventuinha do A/C é uma emergencia do sistema.. quando ele esta perfeito, a mesma nunca é ligada.. o meu samurai por exemplo nunca armou a ventuinha do A/C ( exceto quando o A/C tá ligado, obvio)

T+

gersonpelegrini
04/12/2007, 23:58
bao... vamos por partes:

1- chevette junior é mosca-branca de zoio-azul em desmanches, entao esquecam de achar um acoplamento viscoso dele...
2- o acoplamento viscoso faz a ventiunha girar em qualquer rotacao, independente da temperatura do motor. ligou ela gira... p/ testar se ela esta funcionando, com o motor desligado tente roda-la com a mao, se girar com uma pequena resistencia, está boa... se girar totalmente livre, ou estiver travada, esta estragada
3- travar o acoplamento viscoso p/ quem faz TRILHA nao é uma boa ideia.. a principal funcao do acoplamento viscoso é permitir que a ventuinha seja parada sem danos as pás por exemplo numa travessia de rio, onde a agua trava as pás.. em carros que nao tem acomplamento viscoso é comum quebrar pás ou pas entortarem e furar o radiador..

4- realmente é dolorido pagar 800,00 num acoplamento viscoso, no dia que o meu estragar ranco tudo fora e coloco uma ventoinha eletrica de algum carro nacional.

5- o sistema de arrefecimento dos vitaras/samurais realemnte NAO é selado, e aque;e reservatorio de expansao é p/ conter o liquido que sai sob pressao pela tampa e que depois que o motor esfria o liquido volta p/ dentro do radiador. entao quando ele "vaza" do radiador p/ p reservatorio ele vai "fervendo" mesmo... borbulhando e tal.. é normal

6- se a quantidade de liquido que vaza p/ o reservatorio SEMPRE passar do maximo ao ponto de entornar pela mangueira de ladrao, é sinal de que sua tampa do radiador esta estragada.. a tampa deve abrir somente a pressao de 0.9bar

....CERTO......GAROTO

gersonpelegrini
05/12/2007, 00:05
.....muito Bem ....

HenriqueJr
05/12/2007, 00:31
Gurizada,
O meu Vitara também está fervendo em trilhas mais pesadas! Já limpei o radiador e coloquei a mistura com aditivo a 50%. Mas não adiantou! Já na estrada a temperatura marcada no relógio fica abaixo do meio! Estou desconfiado que é o acoplamento viscoso que não está "agarrando" ao eixo quando o motor está em températura alta!

Uma dúvida: Por quê o sistema do Vitara não é selado como o dos outros automóveis? Quando a água ferve gera vapor que força a saída do líquido de arrefecimento para fora do reservatório!!!

Pode ser junta do cabeçote? Alguém têm mais algum palpite?

Minha Sidekick ta com os mesmo sitomas que o carro de MBrau apresenta. A agua so ferve em trilhas mais exigentes em dunas principalmente.... no dia-dia nunca ferveu. A agua do reservatorio do meu tambem derrama quando está fervendo....

Sobre a ventuinha eletrica do A/C, não lembro de ter visto ela ligando quando estava fervendo.... como faço para testar se ela ta funcionando em caso de emergencia???

josuenog
05/12/2007, 02:32
Fabil valeu a dica ,agora entendo . Fiz o teste no meu Suzuca com o motor parado. a ventoinha tem uma certa resistencia sim. E quando ligo o motor ela gira junto com o movimento do eixo.

chrisb
05/12/2007, 10:59
Josuenog, você alguma vez já mandou varetar o seu radiador?? ele pode estar com algumas sujeiras ou entupimento.... isso deve custar para você algo em torno de ums R$80,00 com MO e td + (foi o que eu paguei qndo fiz)....

Dá uma olhada nisso, pq é muito importante.

abs

Fabil valeu a dica ,agora entendo . Fiz o teste no meu Suzuca com o motor parado. a ventoinha tem uma certa resistencia sim. E quando ligo o motor ela gira junto com o movimento do eixo.

chrisb
05/12/2007, 11:32
Pra ver se ela tá armando com a viatura quente, acho que só esquentando mesmo heheh acho que não tem como testar o sensor do ar..

Mas dá pra vc testar se a ventoinha tá funcionando, é só vc, com o carro funcionando, tirar o sensor do ar-condicionado, que está localizado próximo da valvula de temperatura alí... é um plug simples, de 1 fio só.

Procurei uma foto pra ilustrar mais não achei...

abs!

Minha Sidekick ta com os mesmo sitomas que o carro de MBrau apresenta. A agua so ferve em trilhas mais exigentes em dunas principalmente.... no dia-dia nunca ferveu. A agua do reservatorio do meu tambem derrama quando está fervendo....

Sobre a ventuinha eletrica do A/C, não lembro de ter visto ela ligando quando estava fervendo.... como faço para testar se ela ta funcionando em caso de emergencia???

gersonpelegrini
06/12/2007, 16:41
Tarde meninos, bem estou eu lah com um parto pra resolver... vamos lah.

- eliminei o acoplamento viscoso.. travei a elice
-troquei a valvula termostatica pra uma q abre aos 80°C
- troquei as mangueiras
-verifiquei se a bomba d'agua estah funfando ... tireia a cebolinha e liguei o motor bza saiu agua pra todo lado... sinal q a bomba funfa msmo
....más oque aconteceu a agua ferveu passou dos 110°C... ou seja algo está errado
acho que falta fazer uma limpeza geral no radiador e por ultimo verificar a junta do cabeçote.se está perdendo agua por lá... mas verifiquei o oleo do motor e está tudo normal).. aff alguem jah passou por isso????

http://www.4x4brasil.com.br/forum/images/speedfire/misc/progress.gif

nanito
06/12/2007, 16:51
Tarde meninos, bem estou eu lah com um parto pra resolver... vamos lah.

- eliminei o acoplamento viscoso.. travei a elice
-troquei a valvula termostatica pra uma q abre aos 80°C
- troquei as mangueiras
-verifiquei se a bomba d'agua estah funfando ... tireia a cebolinha e liguei o motor bza saiu agua pra todo lado... sinal q a bomba funfa msmo
....más oque aconteceu a agua ferveu passou dos 110°C... ou seja algo está errado
acho que falta fazer uma limpeza geral no radiador e por ultimo verificar a junta do cabeçote.se está perdendo agua por lá... mas verifiquei o oleo do motor e está tudo normal).. aff alguem jah passou por isso????

http://www.4x4brasil.com.br/forum/images/speedfire/misc/progress.gif
Na minha Quantum, uma vez baixava água e não acusava presença de água no óleo do motor. Queimava nos pistões, e não reparei pois a barca era a álcool e pensei que estava andando afogada. Era uma fissura minúscula na junta do cabeçote.
Verifica a junta do cabeçote, vc pode estar perdendo água ali.
Verifica também a tampinha daquele reservatório, a minha eu vedei com preservativo, hehehe.
É sempre bom colocar fluído no sistema de arrefecimento assim vc detecta fácil algum vazamento. Foi graças ao líquido azul que detectei o vazamento pela tampinha do reservatório! Tava tudo azul em volta da tampinha, hehe!

[]´s

HenriqueJr
08/12/2007, 12:30
Acabei de instalar um KIT GNV de 3ª Geração na minha Sidekick. Antes o carro fervia apenas quando eu pegava uma trilha bem pesada mas agora ta fervendo a todo momento(com o AC ligado!). Pelo que deu pra perceber, até agora, ele não ferve sem o AC está ligado!

Quando esquenta derrama muita agua pelo reservatório, estou desconfiando que o problema esteja na tampa do radiado, que serve como válvula para permitir que a agua passe para o reservatório quando chega a uma determinada pressão. O mais interessante é que o ponteiro da temperatura não passa do meio!

chrisb
10/12/2007, 10:57
Henrique, verifica se quando você liga o ar-condicionado, a ventuinha dele gira (na frente do radiador).... se não estiver girando, tá aí o seu problema...

Garfield
10/12/2007, 11:11
Acabei de instalar um KIT GNV de 3ª Geração na minha Sidekick. Antes o carro fervia apenas quando eu pegava uma trilha bem pesada mas agora ta fervendo a todo momento(com o AC ligado!). Pelo que deu pra perceber, até agora, ele não ferve sem o AC está ligado!

Quando esquenta derrama muita agua pelo reservatório, estou desconfiando que o problema esteja na tampa do radiado, que serve como válvula para permitir que a agua passe para o reservatório quando chega a uma determinada pressão. O mais interessante é que o ponteiro da temperatura não passa do meio!

Troque a tampa do radiador que seu problema será solucionado :cool:

nanito
10/12/2007, 18:15
Troque a tampa do radiador que seu problema será solucionado :cool:
É!

Compra a tampa do radiador da towner, é de 0.9 bar que nem do vitara!! Custa menos de 10 mangos!!

MBrau
10/12/2007, 23:35
Gurizada,
Troquei a tampa do radiador e coloquei a válvula termostática do Uno 1.3.
Depois disso fiz toda a trilha de Tramandaí subindo dunas em alta rotação num dia quente pra caramba!! Direto em 1ª e 2ª reduzida e não ferveu nenhuma vez!
Na estrada continua marcando abaixo do meio no marcador de temperatura.
Na verdade botei a tampa velha do radiador que eu tinha em casa!
Depois vou trocar a tampa para ter certeza do que realmente resolveu o problema, a válvula ou a tampa!
Abraços

nanito
11/12/2007, 11:18
Gurizada,
Troquei a tampa do radiador e coloquei a válvula termostática do Uno 1.3.
Depois disso fiz toda a trilha de Tramandaí subindo dunas em alta rotação num dia quente pra caramba!! Direto em 1ª e 2ª reduzida e não ferveu nenhuma vez!
Na estrada continua marcando abaixo do meio no marcador de temperatura.
Na verdade botei a tampa velha do radiador que eu tinha em casa!
Depois vou trocar a tampa para ter certeza do que realmente resolveu o problema, a válvula ou a tampa!
Abraços
Neste último domingo, fiz uma trilha legal aqui na minha cidade e meu vitara ficou longe de ferver. Fiquei impressionado, passou o tempo todo ligado, tracionando, arrastando jipe pra fora da lama (tentando ao menos, hehe), e não passou da metade o ponteiro da temperatura, sempre se manteve no mesmo lugar. E olha, que o calor tava de matar, mais de 35 graus.

HenriqueJr
11/12/2007, 12:47
Henrique, verifica se quando você liga o ar-condicionado, a ventuinha dele gira (na frente do radiador).... se não estiver girando, tá aí o seu problema...

A ventuinha do AC ta ligando sim, quando ligo o AC a ventuinha liga tb. É isso que eu acho estranho, com o AC ligado era para o motor funcionar bem mais frio!

Comprei um produto de limpeza de radiador. Vou coloca-lo e rodar durante 15 dias, depois vou drenar toda água e colocar água limpa, como diz na instrução do produto(Bardahl RADCLEAN).

Vou comprar uma nova tampa de radiador, como sujeriu os companheiros, a minha está bem velha, inclusive com a borracha de vedação rasgada!

nanito
11/12/2007, 12:57
A ventuinha do AC ta ligando sim, quando ligo o AC a ventuinha liga tb. É isso que eu acho estranho, com o AC ligado era para o motor funcionar bem mais frio!

Comprei um produto de limpeza de radiador. Vou coloca-lo e rodar durante 15 dias, depois vou drenar toda água e colocar água limpa, como diz na instrução do produto(Bardahl RADCLEAN).

Vou comprar uma nova tampa de radiador, como sujeriu os companheiros, a minha está bem velha, inclusive com a borracha de vedação rasgada!

Olha, quando eu ligo o AC eu noto que o ponteiro da temperatura não mexe, nem pra frio e nem pra quente. Fica estático. Penso que a ventoinha do AC seja só pro AC mesmo, de repente ela é muito pequena pra resfriar o motor. Já que o motor possui aquela baita ventoinha. A ventoinha do AC deve ligar como último recurso, numa fervida de água.

De repente seria bom colocar 2 ventoinhas (1 de emergência), ou uma maior, para quem sofre com temperaturas muito altas no motor. Mas o ideal mesmo é fazer uma geral no sistema de arrefecimento.

[]´s

HenriqueJr
12/12/2007, 21:02
Otima notícia!!!!

Resolvi o problema de aquecimento e derramamento de agua pelo reservatório! E o melhor, gastei apenas 15 pratas!!!!:dance:

A solução do meu problema foi a tampa de radiador da Hillux! Ela tem a mesma expecificação da tampa da vitara, abre a valvula com 0.9bar!

Testei o carro hoje no transito pesado e num sol de 13h aqui em Natal/RN! O AC ligado o tempo todo e o carro não deu problema em nenhum momento!

Agora so falta resolver os problemas apresentados pelo CHECK ENGINE, codigos 44 e 51! Quem puder me ajudar eu agradeço!

Raf
19/12/2007, 19:18
Aproveitando o tópico ....
Primeiramente gostaria de agradecer :concordo: pelas dicas valiosas deste fórum,
já me esclareceu muitas dúvidas através do recurso “pesquisas”.....
....Possuo um Vitara 96/97 1.6 8V Mecânico GNV. Tenho observado vazamento de água entre o motor e a caixa de marcha, olhando o motor por cima não consegui identificar vazamento, a água drena através de um pequeno orifício (olha a maldade!!!) na parte mais baixa da caixa de marcha junto ao motor. Minha pergunta é se existe alguma "janela de inspeção ou visita" entre o motor e a caixa de marcha pois já tive problema semelhante em um Palio motor fire e a solução foi justamente a troca do "selo" desta janela, a dificuldade foi tirar a caixa de marcha para ter acesso a essa janela.
Se não existir essa janela, por onde será?.... Junta, trinca, ou outro local de mais fácil acesso que nao estou conseguindo identificar.... :pensativo:
Detalhe: o vazamento é perceptível antes do motor atingir a temperatura ideal de funcionamento, ou seja, após percorrer pequenos percursos, creio que devido a dilatação.
Alguém já passou por problema semelhante...

Grato,
Ricardo

nanito
19/12/2007, 20:46
Aproveitando o tópico ....
Primeiramente gostaria de agradecer :concordo: pelas dicas valiosas deste fórum,
já me esclareceu muitas dúvidas através do recurso “pesquisas”.....
....Possuo um Vitara 96/97 1.6 8V Mecânico GNV. Tenho observado vazamento de água entre o motor e a caixa de marcha, olhando o motor por cima não consegui identificar vazamento, a água drena através de um pequeno orifício (olha a maldade!!!) na parte mais baixa da caixa de marcha junto ao motor. Minha pergunta é se existe alguma "janela de inspeção ou visita" entre o motor e a caixa de marcha pois já tive problema semelhante em um Palio motor fire e a solução foi justamente a troca do "selo" desta janela, a dificuldade foi tirar a caixa de marcha para ter acesso a essa janela.
Se não existir essa janela, por onde será?.... Junta, trinca, ou outro local de mais fácil acesso que nao estou conseguindo identificar.... :pensativo:
Detalhe: o vazamento é perceptível antes do motor atingir a temperatura ideal de funcionamento, ou seja, após percorrer pequenos percursos, creio que devido a dilatação.
Alguém já passou por problema semelhante...

Grato,
Ricardo

cara, um amigo com um JPX com motor de opala, apresentou esse mesmo defeito. Passamos uma tarde inteira tentando identificar de onde vinha o vazamento. No outro dia ele levou num mecânico "mexedor" em motor de opala e foi constatado esse tal selo. Valor do selo!? R$ 2,50!!

E ele tava tendo pesadelos pensando que tinha trincado o motor!! Mas veja bem, nesse caso, o vazamento ocorreu numa parte superior do motor, próximo à junta do cabeçote.

Dá uma verificada, de repente no motor do vitara exista esse tal selo!!

[]´s e boa sorte!

Raf
20/12/2007, 20:45
Obrigado Nanito pelo apoio.... alguém mais poderia informar se existe "janela de inspeção, janela de visita ou selo", que fica encoberto pela caixa de marcha, no motor do Vitara 1.6 8V mecânico.
Grato

HenriqueJr
20/12/2007, 21:15
Conversando com o mecanico que ta fazendo o cabeçote da minha viatura aproveitei e comentei o problema de derramar agua pelo reservatório e disse que uma tampa nova do radiador resolveu o problema, até um mangote estorar! Ele disse que se a agua borbulhava dentro do reservatório, além de derramar, pode ser problema na junta, cabeçote empenado ou até mesmo trincado, ele explico que esse problema ocorre porque, por causa dos problemas de junta ou cabeçote citados, há a passagem de gases das camaras de combustão para o sistema de arreifecimento, quando o motor esquenta esta situação piora o que faz aumentar a pressão no sistema por causa dos gases, expulsando a agua pelo reservatório.
Segundo ele, pode ter ocorrido este problema na minha viatura, quando troquei a tampa do radiador a agua parou de derramar mas em compensação a pressão aumentou tanto que o mangote não aguentou!
Resultado disso tudo, meu carro ta na oficina para fazer retifica de cabeçote! Hoje o mecanico tirou o cabeçote fora e, pelo menos a primeira vista, não identificou nenhuma trinca no mesmo, mas so pode confirmar depois que for para a retifica....

Suzukiko
11/11/2011, 08:14
Amigos estou com o seguinte problema:
Meu carro sobe demasiadamente a temperatura em trilhas travadas. A temperatura só cai quando consigo aumentar a velocidade e soltar as marchas (sem aumentar giro). Não sei o que é normal, mas o ponteiro do meu carro fica mais que 1/4 e menos que 1/2 no dia dia e só sobe em subidas ingrimes e longas. Nas trilhas o marcador vai quase no vermelho, aí dou um jeito de tentar esfriar o carro. Guiando dessa maneira me tira um pouco o prazer da trilha pq fico muito vidrado na temperatura e não na curtição. Tive um GV antes dessse e o ponteiro ficava exatamente no mesmo lugar mas só que eu forçava o carro e o ponteiro quase não subia (saudades do GV).
Antecipo que troquei a tampa do radiador, valvula termostática, varetei o radiador... Comprei o carro a 4 meses e o antigo dono disse que tinha trocado junta de cabeçote. Meu carro não baixa agua mais que normal (coloco uns 300ml a cada 1 mês, levando em consideração que rodo uns 80km por dia). Não sai fumaça escura do escapamento, apenas um porco de agua que acredito que seja da péssima qualidade dos combustiveis que uso, mas só demanha com motor frio.
Não sei se vale a pena dizer que coloquei 4 litros de oleo a 2 meses (troca de oleo normal) e quando puxo a vareta o oleo só está um pouco acima da marca inferior e quando o carro está quente o oleo fica na pontinha da vareta (a primeira vez que vi quase morri de susto).
A ventoinha está ligada direto.
Não apresenta "agua no óleo" (cor esbranquiçada no óleo).
O reservatório de água é adaptado do gol. (um meca conhecido disse que n teria nada a ver n, pq a tampa do reservatório tem respiro).
Fiz o teste de manha e nada de sair agua para fora do radiador.
Check Engenni 12 = normal.
Borrachas e mangotes ok.

O que poderia ser essa subida de temperatura?
Só n vi bomba dagua mas parece q está ok pq n tem vazamento, só tenho que conferir as paletas.

Se alguem puder ajudar agradeço muito.

mairo
11/11/2011, 10:10
Eu ia dizer que a ventoinha ta com problema de acoplamento viscoso, mas vc falou que ta travada??? Vc travou ela? Se tiver travada só resta a bomba d'agua! Insisto na ventoinha, pois a ventoinha do ar condicionado liga quando o motor aquece, mesmo com o ar desligado!

Elisson
11/11/2011, 11:48
Catalizador entupido!!!!!:putz: Faça um teste: antes do catalizador faça um pequeno rasgo, com serra ou na solda e faça o teste de sair com o carro e simular o que você faz na trilha ou quando há o esquente. Não deixe que alguém retire o catalizador antes de fazer o teste, pois tem cara que esfola logo o bixo, pois o miolo dele eles vendem no quilo. Portanto, se puder fazer você mesmo ou com alguém de confiança boa sorte!!!! :bye:

mairo
11/11/2011, 12:18
é verdade elisson, cano entupido da aquecimento tbm!

fgerlach
04/08/2012, 10:13
Caros,

o meu Vitara 93 perde muita água do tanque de expansão. Chequei com ele frio e existe água no radiador. A cada três dias eu coloco um pouco mais de água para não deixar abaixo do mínimo.
Levei em um mecânico que faria o teste de pressão no sistema de arrefecimento mas estou com medo de ter que desembolsar uma grana que eu não tenho agora - caso dê problema com o radiador durante o teste.

Eis a minha dúvida (dúvida de new boy): Em uma breve olhada, vi que a mangueira saindo do tanque de expansão com a seta indicando "saída" não é conectada em lugar nenhum. Essa mangueira seria o ladrão que o Fabil comentou e realmente ela serve apenas para descarte da água ou ela serve para despejar a água em alguma lugar definido do sistema?

Obrigado desde já por toda a ajuda de vocês e principalmente ao Fabil que foi bastante claro na postagem #13!

Um abraço!

Elisson
04/08/2012, 11:55
Caros,

o meu Vitara 93 perde muita água do tanque de expansão. Chequei com ele frio e existe água no radiador. A cada três dias eu coloco um pouco mais de água para não deixar abaixo do mínimo.
Levei em um mecânico que faria o teste de pressão no sistema de arrefecimento mas estou com medo de ter que desembolsar uma grana que eu não tenho agora - caso dê problema com o radiador durante o teste.

Eis a minha dúvida (dúvida de new boy): Em uma breve olhada, vi que a mangueira saindo do tanque de expansão com a seta indicando "saída" não é conectada em lugar nenhum. Essa mangueira seria o ladrão que o Fabil comentou e realmente ela serve apenas para descarte da água ou ela serve para despejar a água em alguma lugar definido do sistema?

Obrigado desde já por toda a ajuda de vocês e principalmente ao Fabil que foi bastante claro na postagem #13!

Um abraço!

Bixo, meu GV 99/00 estava com o mesmo problema. Primeiro abriu um furo no mangote superior que botou água pra fora. Coloquei um novo e a água rodando dentro da cidade ficava normal. Mas aí bastava pegar uma pista e toda a água do sistema dependendo da km rodada ia para o reservatório de expansão chegando o mesmo a esborrar.

Antes disso escapava pela tampa que não tava vedando direito, então comprei uma nova e toda a água foi pra o reservatório.

Isso não é normal. Não é pra acontecer. Se isso acontecer provavelmente está vazando compressão do cabeçote pra o sistema de arrefecimento fazendo com que a água seja expulsa pelo reservatório.

Acontecendo esse vazamento de compressão pode ocorrer que:

1º - Cabeçote empenedo ou trincado de modo que vaze compressão.

2º - Cabeçote folgado precisando de reaperto com torque recomendado pelo manual.

No caso do meu carro, ele estava com folga no virabrequim, que provavelmente ocasional na quebra de um mancal e folga do cabeçote. Então parei meu carro pra retificar o virabrequim e dar uma geral no motor pra resolver a questão.

É melhor para o carro agora pra uma revisão no sistema de água e verificar o aperto dos parafusos do cabeçote com torquimetro de acordo com o torque recomendado pela suzuki do que você ter um prejuízo maior a longo tempo como queima de junta etc.

Com relação ao torque recomendado para o seu motor eu não sei, mas acredito que aqui no fórum mesmo você possa encontrar. Boa sorte.

Rainer 89
04/08/2012, 12:11
Fgerlanch,

Vamos por partes...

Primeiro. A tampa do seu reservatório de expansão tem uma "mangueirinha" que entra no reservatório?? Ta bem pressa?? Tem uma mangueira que sai do radiador, perto da tampa que vai até a tampa do compartimento de expansão. Esta mangueira ta OK??

Suzuki perdendo água pode ser um pouco preocupante, por conta da junta do cabeçote. Tem dois testes que da para fazer em casa, e descobrir se é problema na junta. O primeiro... Com o carro frio abra a tampa do radiador, veja se tem agua, se o nível estiver baixo complete. Com a tampa aberta peça pra alguém ligar o carro se na hora que virar a chave, o radiador cuspir um bocado de aguá a junta esta ruim.
O outro. Depois de rodar bastante com o carro, depois dele estar bem quente, antes de desligar abre o capo e pede pra alguém desligar o carro. Se a junta estiver ruim vão sair umas bolhas no reservatório de expansão, vai parecer uma panela com aguá fervendo.

Se a junta estiver boa, verifica se a tampa do radiador está OK, ou se não há nenhum vazamento no radiado ou no resto do sistema de arrefecimento.

Abraço!

aryrj
04/08/2012, 12:27
Caros,

Um abraço!

Essa mangueirinha de saída é o retorno do reservatório de expansão para o radiador. Quando conectá-la, observe a setinha na tampa do reservatório e outra igual na tampa. Devem estar alinhadas.
Esse retorno, como o próprio nome diz, retorna a água ao radiador após a expansão de seu volume, provocada pelo aquecimento.

fgerlach
04/08/2012, 18:36
Fgerlanch,

Vamos por partes...

Primeiro. A tampa do seu reservatório de expansão tem uma "mangueirinha" que entra no reservatório?? Ta bem pressa?? Tem uma mangueira que sai do radiador, perto da tampa que vai até a tampa do compartimento de expansão. Esta mangueira ta OK??

Suzuki perdendo água pode ser um pouco preocupante, por conta da junta do cabeçote. Tem dois testes que da para fazer em casa, e descobrir se é problema na junta. O primeiro... Com o carro frio abra a tampa do radiador, veja se tem agua, se o nível estiver baixo complete. Com a tampa aberta peça pra alguém ligar o carro se na hora que virar a chave, o radiador cuspir um bocado de aguá a junta esta ruim.
O outro. Depois de rodar bastante com o carro, depois dele estar bem quente, antes de desligar abre o capo e pede pra alguém desligar o carro. Se a junta estiver ruim vão sair umas bolhas no reservatório de expansão, vai parecer uma panela com aguá fervendo.

Se a junta estiver boa, verifica se a tampa do radiador está OK, ou se não há nenhum vazamento no radiado ou no resto do sistema de arrefecimento.

Abraço!

Fiz o procedimento de ligar o carro com ele frio sem a tampa do radiador e não espirrou absolutamente NADA.
Já o segundo procedimento eu não o fiz, mas já notei algumas poucas bolhas no reservatório assim que eu o desligo. Mas nada excessivo - sei que meu julgamento pode não ser o correto nesse caso.

Bom, como eu havia dito, tem um duto do tanque de expansão que não está conectado em lugar nenhum. Aquele caninho da tampa do tanque com a setinha indicando o percurso de água para fora possui um duto preto que desce até a parte de baixo do motor e morre aí. Ele deve estar conectado ao radiador de alguma forma, correto? Onde é encaixado?
Se for fácil de conectar, se precisar apenas de uma braçadeira, posso encaixa-lo no local apropriado, mas eu não sei onde é.
Fiz uma varredura no site The KickFix Repair Pages, for Sidekicks and Trackers (http://www.kickfix.xpg.com.br/) que o aryrj nos passou (crédito a ele se o link for útil), mas não encontrei nada. Poderiam me dar um auxilio nesse caso?

aryrj, peço desculpas, mas não entendi o que disse sobre o alinhamento dessas setas. Poderia me esclarecer?

Pessoal, mais uma vez MUITO obrigado por toda a atenção. Acho que estou parecendo mãe de primeira viagem ligando para o pediatra a cada espirro do seu bebê. Haha.

Abração!!

aryrj
05/08/2012, 08:53
É assim mesmo. Vc tem duas setas: uma na tampa do reservatório, onde estão os dois tubos, entrada e saída; a outra está na parte de cima do reservatório, junto ao local onde vc põe a tampa. Coloque uma de frente para a outra.

362678362679

A mangueira mais à esquerda vai bem abaixo da tampa do radiador; a outra desce pelo lado do radiador, mais ou menos até o fim dele, por fora e fica solta. Esse é o ladrão que o Fabil mencionou.

fgerlach
05/08/2012, 09:14
Bom dia, aryrj!

Nem havia me atentado a isso, mas elas estavam alinhadas sim. - Vi seu post e corri para o carro para checar.
Observe a foto explicativa:

362682

Aqui a mangueira ligada à tampinha, cujo sentido de seta indica para fora, não está conectada em lugar algum.
Pelo que o fabil havia explicado no post dele a muito tempo atrás, essa mangueira tem como função retornar a água para o sistema, correto? Então onde ela deve ser conectada?

Obrigado por sua ajuda, aryrj!

fgerlach
05/08/2012, 09:27
Me perdoem. Tentei editar o post porque li o seu de forma errada.

Mas legal, aryrj! Agora fico mais tranquilo.
Acho que vou levar ao mecânico para fazer o teste com pressão para ver se há alguma mangueira, duto, radiador vazando.
Farei isso amanhã.

Fico contente porque pelo teste do Rainer 89, não cuspiu água. Ufa!

Obrigado por sua ajuda, aryrj e Rainer 89!

aryrj
05/08/2012, 09:35
Qdo vc fizer o teste de pressão, fique bem próximo ao motor e observe bem. As vezes, o vazamento está onde menos se espera.