PDA

Ver Versão Completa : Hilux(2000), Tracker, Ranger ou S10



gustavoom
03/12/2007, 11:16
Por favor, estou precisando de uma orientação para saber fazer um bom
investimento em um carro que dure um bom tempo. Estou querendo um carro mais aventureiro com tração 4X4 ou não pois a princípio não quero pegar trilha pesada, só estradas de terra e terrenos meio ruíns em viagens.

Irei terminar de pagar o financiamento de meu carro no próximo mês,
um Classic 06/07 FlexPower.

Penso em vende-lo no meio do ano que vêm por uns R$22.000
(ele ter Ar-condicionado, alarme, insul-film e estará com uns 25.000Km).
Isso porque sou louco por um carro mais aventureiro.
Meu pai quer vender o carro dele na metade do ano que vêm,
uma Hilux 4X4 2.8D ano 2000 com 180.000Km,
por R$40.000.
Ele tem medo que eu compre o carro dele e morra em manutenção,
apesar da fama do carro de ser muito forte e não gostar de oficina.
Seria um mal investimento? Ele duraria mais uns 7 anos sem ferrugem e bem?
Existem dois modelos acima desse, será que a manutenção seria muito cara?

Minha dúvida também é se ao invés da Hilux seria um melhor investimento, usar os R$40.000 que terei na metade do ano que vêm (vendendo o Classic) e usar como entrada para comprar um carro Zero como
o Chevrolet Tracker 4X4 (R$60.000 e infelizmente não é FlexPower),
ou seja, financiar R$20.000.
Pagando uns R$500,00 por mês ao Santander
(aparentemente a menor taxa do mercado para financiamento de carro Zero) ou uma Ranger GNV ou uma S10 FlexPower a Gasolina 4X2.
Também já pensei no EcoSport (usado ou um zero financiado),
mas como já lí muitos casos de queda de motor e fragilidade, fico com medode compra-lo.
Sendo assím, apresento minhas opções:
- Hilux 4X4 2.8D: R$40.000 Ano: 2000 (Duraria muito?)
- Tracker 4X4 2.0G: R$60.000 Ano: 2008
- Ranger GNV 4X2 2.3G: R$60.000 Ano: 2008
- S10 FlexPower 4x2 2.4G: R$60.000 Ano: 2008
Também levo em consideração o seguro, menos com a Hilux, pois imagino ser muito caro e penso em colocar um bom alarme e rastreamento por satélite.

Desculpem o tamanho da mensagem, mas é para explicar bem os detalhes.
Agradeço desde já,
Gustavo

Dieselboy
03/12/2007, 15:29
Por favor, estou precisando de uma orientação para saber fazer um bom investimento em um carro que dure um bom tempo.
Por favor, não quero jogar um balde de água fria em suas expectativas :discordo: porém, a aquisição de um veículo (com raras exceções) NUNCA será um bom "investimento" :discordo:


Meu pai quer vender o carro dele na metade do ano que vêm ... Ele tem medo que eu compre o carro dele e morra em manutenção .... Seria um mal investimento? Ele duraria mais uns 7 anos sem ferrugem e bem?
Olha :pensativo: vai depender muito do estado de conservação e da forma que a pick-up era utilizada. Caso seu pai seja o 1° dono e ela tiver sido utilizada mais como veículo de passeio, podes comprar de "olhos fechados" que ela com certeza aguentará muito mais que 7 míseros anos :concordo:


Minha dúvida também é se ao invés da Hilux seria um melhor investimento, usar os R$40.000 que terei na metade do ano que vêm (vendendo o Classic) e usar como entrada para comprar um carro Zero como o Tracker 4X4 ou uma Ranger GNV ou uma S10 FlexPower a Gasolina 4X2.
Veja bem, a realidade dos números é cruel e muitas vezes pode desanimar, mas em seu lugar, eu não "encararia" um financiamento :discordo: ainda mais se for para aquisição de um veículo zero :putz: sei que alguns irão "atirar pedras" em mim, por isso vou tentar explicar o que estou tentando dizer.

Um veículo zero desvaloriza em média 20% nos 4 primeiros anos :shock: ou seja, se vc pretende adquirir um veículo na faixa de 60 mil, vc perderá em 2 anos de uso cerca de R$ 21.600,00 :shock: mas, essa perda seria se vc tivesse pago o carro à vista,

Como vc pretende financiar sua perda será ainda maior, pois vc deverá considerar os juros do financiamento que elevarão o preço final do carro :shock:

Não sei quanto é a taxa de financiamento, mas vou chutar algo em torno de 0,8%/mes para ser bem otimista, fazendo as contas de forma bem simples e "arredondando" os valores para facilitar, teremos que ao final de 2 anos de financiamento vc irá arcar com algo em torno de 19,2% juros :shock: ou seja, 60 mil (valor inicial) + 19,2% juros = R$ 71.520,00 :shock:

VEJA BEM, vc iniciou um "investimento" de 60 mil e ao final de 2 anos vc teve um "rendimento" negativo de - R$ 21.600,00 (desvalorização) mais um "baque" de - R$ 11.520,00 (juros do financiamento) :shock: e vc terá em mãos um "bem" avaliado em torno de R$ 38.400,00 :shock:

Resumindo, ao final disso tudo, vc terá pago no total R$ 71.520,00 e terá na garagem um veículo avaliado em R$ 38.400,00 ou seja, vc terá perdido R$ 33.120,00 :shock:

O que vc me diz? ainda achas um bom "investimento"?

Os veículos usados seguem uma lógica matemática diferenciada, pois a desvalorização ameniza bastante (na verdade, quase estagna) após decorridos os 4 primeiros anos :cool:

Se vc adquirir um usado com certeza sua perda será menor, claro que há os inconvenientes de manutenções mais frequentes, taxas mais elevadas de juros (financiamento), etc, contudo, no final das contas, como já havia dito, vc perderá menos :concordo:

Contudo, antes de vc sair correndo atrás de usados :stop: será de VITAL IMPORTANCIA que o veículo usado que vc vá adquirir esteja em perfeitas condições, caso contrário TODA esta lógica matemática envolvida no intuito de fazer vc gastar menos, vai por água abaixo :putz:

gustavoom
03/12/2007, 16:29
Caro DieselBoy,
Muito obrigado pela sua resposta! Me fez abrir bem os olhos quanto
a financiamento:concordo:.
Considerando que não seja um "investimento":roll: mas um grande desejo,
gostaria muito de comprar a Hilux que citei.


Olha :pensativo: vai depender muito do estado de conservação e da forma que a pick-up era utilizada. Caso seu pai seja o 1° dono e ela tiver sido utilizada mais como veículo de passeio, podes comprar de "olhos fechados" que ela com certeza aguentará muito mais que 7 míseros anos :concordo:

Meu pai é segundo dono, pegou ela com 60.000Km rodados e com todas as revisões feitas (carimbadasno manual).
Hoje ela possui 180.000km e ele nunca trocou nada nela que não fosse óleo e correia dentada aos 100.000Km :pensativo:.
A embreagem está meio dura e a caçamba tem feito muito barulho (quando vazia):???:, ela nunca carregou muito peso, apenas alguns móveis, e coisas assím, também nunca fez nenhuma trilha que precisase de reduzida (não sei quanto ao antigo dono). Ela anda basicamente na cidade.

Agora esse tópico se encaixaria melhor na área sobre a Toyota, pois minha
dúvida é o que ela deve pedir de manutenção nos próximos anos e se será muito caro.

Aos 200.000Km deverei trocar a correia dentada. R$1.000 +-?
Embreagem, Bomba de combustivel Km? R$?
Ainda fabricam peças para essas Hilux mais antigas? Lanterna? Pisca?
Existe algum tópico no fórum com uma linha do tempo de vida da Hilux (não achei nada parecido)??...:parede:

Não tenho muita noção de quantos KM uma Hilux consegue rodar sem fazer motor e após fazer. E quanto custaria fazer o motor dela.
Lembrando que o motor é aspirado, e talvez as peças sejam dificeis de se encontrar.

Meu medo quanto a manutenção é simples, será que se eu ficar com essa Hilux por mais uns 7 anos, vou gastar mais de R$10.000 em manutenção fora a preventiva (óleo, correia, pastilha etc) ?
Fazendo uma projeção do quanto eu ando por ano (20.000Km), ela estaria com aprox: 320.000 Km e estariamos em 2014. Provavelmente eu terei casado com a Hilux? (dificuldade para revender nesse ano).


Muito obrigado,
Gustavo

Dieselboy
03/12/2007, 17:31
Meu pai é segundo dono, pegou ela com 60.000Km rodados e com todas as revisões feitas (carimbadasno manual).
Hoje ela possui 180.000km e ele nunca trocou nada nela que não fosse óleo e correia dentada aos 100.000Km :pensativo:
A princípio esta pick-up parece ser uma boa opção :concordo: o que não estou bem certo é quanto ao fato do motor dela utilizar correia ou não :pensativo: com certeza essa pergunta algum toyoteiro experiente poderá responder melhor que eu, basta esperar ... Serjão ajuda aí :mrgreen:



A embreagem está meio dura e a caçamba tem feito muito barulho (quando vazia):???:, ela nunca carregou muito peso, apenas alguns móveis, e coisas assím, também nunca fez nenhuma trilha que precisase de reduzida (não sei quanto ao antigo dono). Ela anda basicamente na cidade.
Novamente saliento, ao que tudo indica, parece ser uma boa opção. O barulho na caçamba pode ser oriundo do feixe de molas, buchas desgastadas, ou talvez até mesmo a falta de uma simples lubrificação das graxeiras :pensativo:



Aos 200.000Km deverei trocar a correia dentada. R$1.000 +-?
Embreagem, Bomba de combustivel Km? R$?
Ainda fabricam peças para essas Hilux mais antigas? Lanterna? Pisca?
Existe algum tópico no fórum com uma linha do tempo de vida da Hilux (não achei nada parecido)??...:parede:
Vc pode basear a manutenção dela no manual, onde devem constar quais são os ítens que devem ser substituídos e em que quilometragem isso deve ser feito.

Olha, a fama da Toyota é verdadeira e, ela não costuma dar manutenção desde que, devidamente respeitado seu cronograma de manutenção preventiva :concordo: Entretanto, se o proprietário anterior tiver sido relapso na manutenção ou talvez nem tiver feito isto, com certeza terás algumas dores de cabeça :putz: pois, as peças para qualquer Toyota são caras!!! :putz:



Não tenho muita noção de quantos KM uma Hilux consegue rodar sem fazer motor e após fazer. E quanto custaria fazer o motor dela.
Lembrando que o motor é aspirado, e talvez as peças sejam dificeis de se encontrar.
Se os intervalos de troca de óleo tiverem sido respeitados junto com a troca dos filtros e demais elementos de desgaste natural, com certeza um motor desses passa tranquilamente os 500 mil Km :dance:



Meu medo quanto a manutenção é simples, será que se eu ficar com essa Hilux por mais uns 7 anos, vou gastar mais de R$10.000 em manutenção fora a preventiva (óleo, correia, pastilha etc) ?
Tem um colega do meu pai que tem uma Hilux 2.8 e a dele está com 250 mil Km, sendo que ele a comprou usada e, até hj ele não precisou fazer absolutamente nada em termos de mecanica. Os únicos gastos correntes foram com manutenção cotidiana, óleo lubrificante, pneus, filtros, pastilhas, etc ....



Fazendo uma projeção do quanto eu ando por ano (20.000Km), ela estaria com aprox: 320.000 Km e estariamos em 2014. Provavelmente eu terei casado com a Hilux? (dificuldade para revender nesse ano).
Quando o "produto" é bom de fato, não existe essa de dificuldade para revender :discordo: como já havia te dito, a Toyota faz jus ao nome que tem e quem conhece/entende de caminhonetes NAO OUSARIA recusar uma Toyota numa eventual negociação. Claro, desde que a mesma também esteja em condições mínimas de aceitabilidade :mrgreen:

O melhor seria vc perguntar/especular isto junto a algum "picareta"/garagista para tenhas noção do quão comercial é uma Toyota.

PS - Tenta contatar o Sergio Holanda, ele tem uma Toyota similar à esta que vc citou e, o melhor de tudo é que ele é um expert qdo o assunto é Toyota :concordo:

joão k. chikui
03/12/2007, 22:37
Gustavo
Adoro a Hilux, mas , analisando teu caso , sem seguro , ficaria com o Classic que por muitos anos não vai te dar qq dor de cabeça e compraria um Samurai 93-95 para aventuras. Aí pode deixar sem seguro , apenas um bom alarme.

Diesel é muito bom e econômico , mas , justo por isto , tua média de 20000 km por ano , vai dobrar com certeza. Aí os gastos com viagens , pneus ,seguro, etc... vai lá para as alturas.

OBS: Esse motor é com correia dentada , trocada a cada 100000km juntamente com o tensionador.
[]s

gustavoom
04/12/2007, 09:45
DieselBoy e João,

Muito obrigado por todos os conselhos e dicas!!! :concordo:
A manutenção tem sido feito nos devidos períodos.
Irei procurar os Toyoteiros e o Sergio Holanda, para eventuais dúvidas...:idea:

Realmente ficar com a Hilux sem seguro é "perigoso", depois irei avaliar o valor com o meu perfil... :confused:

Irei pensar um pouco mais e me decidir levando tudo o que vocês me disseram em consideração...:!:

Obrigado mais uma vez,
Gustavo