PDA

Ver Versão Completa : Kifaro "bateu O Motor"



helton1
02/12/2007, 15:44
Amigos listeiros,
Sou calouro no grupo e "newowner" de uma band OJ50LVB 14B 1995, carinhosamente apelidada de KIFARO (rinoceronte em swahili - dialeto africano).
Na primeira trilha com a familia, o KIFARO voltou no guincho.
Tava atrapalhado em entender os "macanudos" a caminho do 6o. JEEP CROSS CONDE-BA e nao prestei atençao ao ponteiro do indicador de temperatura.
Ao sentir a perda de potencia e leves "batidas de pino" parei imediatamente e pedi ajuda pelo PY. A partir dai virei "zequinha" e voltei na carona.

Bom, vamos ao que interessa:
:arrow: o tubo que sai da carcassa do termostato estava corroido, gerando vazamento de agua sob a braçadeira.
:arrow: 1 pistao fundiu
:arrow: todos os bicos injetores ficaram "mijando" em baixa pressão
:-P felizmente o motor nao "trancou".
Baixei o manual do 14B com ajuda deste forum 4x4 e arregacei as mangas para consertar o KIFARO.
:arrow: mandei soldar e tornear nova tubulação,
:arrow: substituir o kit de pistoes (nao precisou emcamisar, so bruinir) todos STD
:arrow: trocar as bronzinas, buchas, varetas e 2 pares de valvulas
:arrow: instalar e calibrar novos bicos injetores
:arrow: substituir a valvula de pressao de oleo (nao sei porque quebrou)
Esta semana o motor vai ser montado.

Pergunto aos experientes colegas:
:arrow: algum outro componente merece ser substituído/reparado?
:arrow: qual o melhor oleo de carter?
:arrow: que velocidade/rpm devo respeitar, inicialmente?
:arrow: quanto tempo amaciar?
:arrow: trocar oleo apos quantas horas de uso?

Aproveitando a consulta:
:arrow: como lavar o sistema de refrigeração (aditivos?)
:arrow: a troca do filtro de combustivel original é suficiente para garantir a pureza do diesel?

Muito grato pelos conselhos e comentarios.
Helton

elmestizo
02/12/2007, 17:26
Helton,

Qual o custo da manutenção?

O ideal é trocar o oleo com mil km, depois 3mil, depois de 5 em 5....

Qto a velocidade, é bom não exagerar em altas rotações, principalmente como motor frio... depois é só curtir!!

abrass'

helton1
02/12/2007, 21:56
Elmestizo,
na melhor hipotese gastarei R$4000,00.
Posso detalhar, posteriormente.
Grato pelas dicas
Helton

Elmer_Jeep
04/12/2007, 20:17
Pergunto aos experientes colegas:
1 algum outro componente merece ser substituído/reparado?
2 qual o melhor oleo de carter?
3 que velocidade/rpm devo respeitar, inicialmente?
quanto tempo amaciar?
4 trocar oleo apos quantas horas de uso?
5 como lavar o sistema de refrigeração (aditivos?)
6 a troca do filtro de combustivel original é suficiente para garantir a pureza do diesel?



1 - Se teve problema de corrosão mande verificar os selos do bloco pois podem estar comprometidos, na lateral direita tem 4 selos grandes, esses não apresentam problema pois vedam uma galeria de óleo, mas devem ser removidos pra ter acesso à 4 selos menores que estão atrás deles, estes menores separam a galeria de água que circula entre as camisas. Tive um problema de aquecimento e também mistura de água com óleo no 14B da minha ex-viatura, depois que descobri onde era fiz os selos em alumínio com 10mm de espessura pra garantir que não vão corroer tão cedo.

Outro detalhe é que se houve superaquecimento seria bom vc mandar verificar o nivelamento de bloco e cabeçote, caso esteja fora das especificações do manual mande aplainar pra garantir um correto funcionamento do seu motor.

Sobre a bomba de óleo verifique também no manual do motor que tem as informações necessárias pra diagnosticar desgaste e fazer a manutenção adequada da bomba.

2 - eu sempre usei o 40 da shell, depois que passou dos 100mil comecei a usar o Castrol Visco 40.

3 - Se não foi usinado os cilindros não precisa se preocupar tanto com o amaciamento, apenas não exagere nos primeiros 3mil km e fique de olho na temperatura que geralmente aumenta nesse período.

4 - eu sempe faço e recomendo trocar óleo e filtro, inicialmente após 500km, a segunda troca após rodar mais 1000 e por ultimo manter a troca a cada 3mil km. Sempre óleo e filtro.

5 - lave tudo com agua pura somente, após alguns km utilize um bardhal que é pra limpeza, um frasquinho azul com um liquido meio branco(não sei o nome comercial), depois de alguns km retire tudo e utilize água com aditivo na proporção recomendada pela marca do aditivo ou aditivo diluído específico pra motor diesel.

6 - Nas minhas viaturas com 14B instalei outro filtro antes do principal, um daqueles universais pra motores carburados, pois no filtro universal por ser transparente fica mais fácil verificar se tem sujeira no tanque, além do que custa 3 reais e vc poupa a vida útil do filtro principal.

Acho que é isso, no mais boa sorte.

Engels Kbça
04/12/2007, 20:39
Elton.
Em que retifica está "fazendo" seu motor??
Conferiu as medidas das camisas, pra ver se não vão mesmo precisar de reencamisar? Vc acha que só brunir vai ficar bom? Se precisa de alguma ajuda, sou daqui mesmo da terrinha, é só pedí.:roll:
Também fui no evento, só que não fiz inscrição e a viatura não estava adesivada, de lá dei uma esticada até Mangue Seco, fui testar a máquina nas dunas....Show de bola.
Abraço

helton1
05/12/2007, 01:52
A retifica foi feita em IRMAOS NERY, Sao Cristovão.
Bom atendimento e, apesar de ter levado um kit de embolos e camisas, fui informado :palmas: que nao era necessario encamisar, so brunir.
Tb embucharam as bielas e poliram o eixo...tudo STD. Gastei 600 latinhas. To aguardando o serviço do cabeçote (custo a parte), creio que vai so limpeza e esmerilhamento.
Se soubesse teria feito com V. companheiro.
Por favor envie dados da sua empresa.
Um forte abraço
Helton

helton1
05/12/2007, 02:07
Elmer,
ja passei seus comentarios para meu livro de "revisões" de manutenção.
Obrigado.
Helton

helton1
05/12/2007, 02:21
Amigos,
como veem nas fotos enviadas apenas 1 pistao foi seriamente danificado.
1 :arrow: Qual teria sido a causa:
a) bico injetor descalibrado?
b) superaquecimento + bico injetor descalibrado?
c) pistao com material fora de especificação?
d) outras?

2 :arrow: Os demais nao apresentam danos aparentes.
Podem ser reaproveitados?
(por segurança comprei um kit novo)
Helton

Elmer_Jeep
05/12/2007, 13:22
Helton as fotos estão muito ruins, se tiver como postar em 800x600 é a resolução maxima que o forum permite.

A princípio meu voto vai pra letra B, mas gostaria de ver melhor as fotos e comparar com os dados de um catálogo técnico sobre desgaste prematuro de pistões aí posso te dar um diagnostico mais preciso.

[]'s

helton1
05/12/2007, 18:16
Elmer
seguem fotos, do mesmo pistao, sob iluminaçao natural.
Helton

Elmer_Jeep
05/12/2007, 20:22
Beleza cara, agora sim pude verificar e comparar exatamente o problema conforme o manual técnico de falhas prematuras em pistões.

Vou aproveitar que gosto do assunto e transcrever um trecho que consta no manual.


INTRODUÇÃO

Todas as peças de um motor possuem uma vida útil prevista, sendo essa duração específica da mesma
Cada uma delas porém deve durar determinado tempo e isso constitui sua vida útil prevista.
No presente capítulo vamos analisar as falhas prematuras de pistões e para melhor compreensão analisaremos cada caso sob os seguintes temas:
1- ASPECTO
2-CAUSA
3-CORREÇÃO

Dividiremos ainda, para facilitar a compreensão, os problemas em dois grupos a saber:
A-FALHAS PREMATURAS POR ERROS NA MONTAGEM
B-FALHAS PREMATURAS POR ERROS DE FUNCIONAMENTO

Sobre o item A podemos dizer que a falta de cuidados na montagem pode acarretar problemas as vezes irreparáveis no motor.
Quanto ao item B são problemas geralmente ocasionados por uso indevido do motor ou manutenção deficiente do mesmo.


Danificação do topo por erosão:

Aspecto
Erosão da cabeça do pistão, devido a sobrecarga mecânica e desintegração térmica.

Causas
Excesso de combustível injetado por ciclo
Injeção prematura (ponto adiantado)
Pulverização incorreta
Falta de estanqueidade nos injetores

Correção
Regular bomba e bicos injetores para obter correta injeção e pulverização do óleo diesel.
Corrigir o ponto de injeção de combustível.

[]'s

Engels Kbça
05/12/2007, 21:22
A retifica foi feita em IRMAOS NERY, Sao Cristovão.
Bom atendimento e, apesar de ter levado um kit de embolos e camisas, fui informado :palmas: que nao era necessario encamisar, so brunir.
Tb embucharam as bielas e poliram o eixo...tudo STD. Gastei 600 latinhas. To aguardando o serviço do cabeçote (custo a parte), creio que vai so limpeza e esmerilhamento.
Se soubesse teria feito com V. companheiro.
Por favor envie dados da sua empresa.
Um forte abraço
Helton
Helton , não tenho retifica, mas meu amigo tem, (JACOBINA DIESEL) e lá você pode acompanhar todo o serviço de perto, e fazem o serviço do cabeçote lá mesmo. Fiz o motor da L 200 a dois anos e de lá pra cá foi só alegria.
Precisando de alguma coisa.....
Aquele abraço

helton1
13/12/2007, 03:39
Amigos,
vejam a origem do vazamento d'agua. O carro foi comprado recentemente e entregue "revisado". Reconheço que fiz um check list incompleto antes de viajar, senao teria notado o nivel do radiador. Consegui recuperar a tubulaçao corroida, como veem nas fotos.
Alem da retifica, aproveitei para trocar o disco de embreagem, mangueira da direção hidraulica, sensor de oleo, filtro de combustivel, filtro de oleo e bicos injetores.
Tambem repintei o motor usando color jet alta temperatura (660o.C)
Pretendo drenar todo o diesel e instalar um filtro decantador logo apos o tanque.
Novamente agradeço os comentarios que tem me orientado bastante e dado segurança para supervisionar o serviço.
Helton

helton1
13/12/2007, 03:44
Engels,
a retifica ficou boa.
Que V. acha dos preços que paguei?
bloco + eixo R$600
cabeçote R$150
Obrigado
Helton

Engels Kbça
13/12/2007, 06:57
Engels,
a retifica ficou boa.
Que V. acha dos preços que paguei?
bloco + eixo R$600
cabeçote R$150
Obrigado
Helton

:pensativo::pensativo:Acho foram razoáveis....:pensativo:e pelo que pude ver vc acompanhou o serviço, que é importante.
Agora motor novo é só alegria.:dance::dance:....quando vai ser a estréia?:?:

Um Abraço

Elmer_Jeep
13/12/2007, 12:07
Helton, lembre-se do detalhe que falei no começo do tópico, os selos que separam a galeria de água e óleo, são 4 pequenos dentro do bloco que ficam atrás desses 4 aí da foto.

http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=103976&d=1197524266

Se vc teve problema de corrosão na carcaça da valvula termostatica certamente os selos internos podem estar comprometidos.

[]'s

Engels Kbça
13/12/2007, 22:09
Helton, lembre-se do detalhe que falei no começo do tópico, os selos que separam a galeria de água e óleo, são 4 pequenos dentro do bloco que ficam atrás desses 4 aí da foto.

http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=103976&d=1197524266

Se vc teve problema de corrosão na carcaça da valvula termostatica certamente os selos internos podem estar comprometidos.

[]'s

Elmer,:pensativo: aqui na Bahia chamamos esses selos de "VINTÉM":parede:

Elmer_Jeep
14/12/2007, 11:05
aqui o povão chama "espoletas do bloco"... heheh.

[]'s

helton1
15/12/2007, 21:09
infelizmente o bloco ja foi fechado. Apesar do oleo nao estar contaminado com agua sei que perdi a oportunidade de inspecionar as "espoletas". Espero que nao venha me custar uns "vintens" no futuro... de qualquer forma obrigado pelo alerta.
Helton

helton1
23/12/2007, 17:50
Amigos:
Aí está a origem do maior vazamento de agua.
A peça foi retificada e a mangueira substituida.
Durante os testes pre partida foi detectado um microfuro no radiador e as tentativas de solda sempre abriam novos furos. Tambei foi substituido por novo.

Alguem poderia explicar as possiveis causas do "inchamento" desta mangueira?
Ha como prevenir a corrosao desta tubulação?

Isso me lembra um anodo de sacrificio de motores maritimos. Tem alguma coisa a ver?

Um abraço
Helton

Elmer_Jeep
23/12/2007, 23:27
causas?
Vida útil comprometida.
Ressecamento e deformação por excesso de temperatura interno e externo.

Já vi isso nas bands 14B o que faço aqui na oficina é instalar uma mangueira trançada de parede bem mais grossa e externamente mais resistente que a original.

[]'s

Engels Kbça
24/12/2007, 06:53
Amigos:
Aí está a origem do maior vazamento de agua.
A peça foi retificada e a mangueira substituida.
Durante os testes pre partida foi detectado um microfuro no radiador e as tentativas de solda sempre abriam novos furos. Tambei foi substituido por novo.

Alguem poderia explicar as possiveis causas do "inchamento" desta mangueira?
Ha como prevenir a corrosao desta tubulação?

Isso me lembra um anodo de sacrificio de motores maritimos. Tem alguma coisa a ver?

Um abraço
Helton

Possíveis causas:
1- Água sem aditivo.(água pura é corrosiva, quando quente)
2- Ar no sistema de refrigeração. O ar quando aquecido cria uma pressão maior, no sistema, sobrecarregando as mangueiras. :idea:Complete o nivel de água do radiador sempre com o motor frio.
3- Mangueira de má qualidade.:putz:

:pensativo:Só não entendí como/porque "retificou" a peça. :putz:O correto seria substitui-la.

helton1
24/12/2007, 08:28
Engels
foi mais rapido e barato(?) soldar e usinar um tubo de aluminio (veja foto no post #13)
Um abraço
Helton

helton1
24/12/2007, 08:30
Obrigado Elmer
Helton

helton1
25/12/2007, 12:46
Amigos,
Finalmente , virou o motor..., funcionou legal.
Aí fui informado que precisava de repor 2 aneis de borracha alem das juntas do resfriador de óleo :putz:.
Segundo o mecanico os que vieram no jogo de juntas derreteram.
Imediatamente providenciei substituiçao, por outros desta vez mais resistentes :pensativo:.
Ao receber o serviço verifiquei que o nivel do oleo estava baixo e contaminado com agua. Não retirei o veiculo. Exigi que fosse trocado o oleo. Tambem havia residuo de oleo no radiador novo.

:arrow: Devo trocar tambem o filtro?
:arrow: Devo lavar o radiador com aditivo ou algum removedor ou somente agua?

To preocupado com os vintens...:oops: espero que estejam no lugar...
Agora vejo porque ser toyoteiro é um estado de espírito!!!
Um abraço
Helton

:mrgreen: estes aneis da foto sao "peba". Os que me garantiram servirem sao semelhantes , porem sem brilho.

Engels Kbça
25/12/2007, 21:09
Amigos,
Finalmente , virou o motor..., funcionou legal.
Aí fui informado que precisava de repor 2 aneis de borracha alem das juntas do resfriador de óleo :putz:.
Segundo o mecanico os que vieram no jogo de juntas derreteram.
Imediatamente providenciei substituiçao, por outros desta vez mais resistentes :pensativo:.
Ao receber o serviço verifiquei que o nivel do oleo estava baixo e contaminado com agua. Não retirei o veiculo. Exigi que fosse trocado o oleo. Tambem havia residuo de oleo no radiador novo.

:arrow: Devo trocar tambem o filtro?
:arrow: Devo lavar o radiador com aditivo ou algum removedor ou somente agua?

To preocupado com os vintens...:oops: espero que estejam no lugar...
Agora vejo porque ser toyoteiro é um estado de espírito!!!
Um abraço
Helton

:mrgreen: estes aneis da foto sao "peba". Os que me garantiram servirem sao semelhantes , porem sem brilho.

:parede::parede::parede:Elton
:putz::putz::putz:Tenho procurado alertar vc contra estes tipos :putz:"acidentes" de oficina. Pergunto: o que aconteceu com os anéis? Será que esse Kit de juntas é :discordo::discordo:"peba":?:. Muito cuidado! Num serviço como esse, não se deve "economizar" em peças de qualidade duvidosa.:idea: Lembre sempre que o barato, pode sair caro. Continuo a disposição, até quinta-feira, porque depois.....vou pra Ushuaia!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Um abraço

helton1
25/12/2007, 21:51
Valeu Engels,
... o que é Ushuaia?
Helton

Engels Kbça
26/12/2007, 04:50
Valeu Engels,
... o que é Ushuaia?
Helton

Helton
:dance:Ushuaia é a cidade mais austral do mundo, fica no sul da Argentina, Provincia de Terra do Fogo.:putz: Daqui até lá tem uns 7.500Km.:putz:

Um abraço

Elmer_Jeep
26/12/2007, 12:45
Bom, quando tive problemas com os selos do bloco entrava água no óleo, também desmontei o radiador-de-oleo(intercambiador de calor) pra verificar se tinha algum problema nos o'rings ou alguma trinca nas galerias. Estava tudo ok.

Mas observando suas fotos na página anterior acredito que não verificaram o radiador-de-oleo pois da pra ver na primeira foto que ele estava no lugar durante a montagem dos pistões
http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=103972&d=1197523442 (parte inferior da foto)

http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=103976&d=1197524266 (agora pintado de preto me leva à conclusão que não foi revisado)

Isso é, se a culpa realmente for dos o'rings. ;)

[]'s

helton1
27/12/2007, 04:51
Finalmente levei o Kifaro!!!:dance:

E ainda tive que administrar um conflito entre profissionais de 2 oficinas (mecanica e chaparia) pra conseguir retirar o veiculo. Na retirada, percebi que o oleo estava baixo e contaminado com agua, a agua do radiador novo, com oleo e a direçao hidraulica com nivel baixo (+1 lampada do pisca sem contato). Olhe que ainda levei 1 garrafa de cachaça para eles.
Providenciei a troca de oleo, filtro, lavagem do radiador, completei no nivel da DH e a troca da lampada.
Ms valeu a pena... O motor pega facil, ronca suavemente e a embreagem ficou mais macia,
como disse Engels, agora é SO ALEGRIA :-D.

Botei o Kifaro no posto para uma boa lavagem, e ja estou programando uma viagem de amaciamento.

To lendo o livro TECNICA 4X4 de Joao Roberto Gaiotto http://www.001shop.com.br/lojas/armazem4x4.com.br/tipodeproduto.asp?tp=10&cat=Publica%E7%F5es&an=Livro+e+Guias&inf=7
e assistindo o DVD TECNICA 4X4 do mesmo autor
http://www.001shop.com.br/lojas/armazem4x4.com.br/tipodeproduto.asp?tp=11&cat=DVD&an=DVDs&inf=12 muito bons :palmas:

Espero botar em pratica o que aprendi ate agora e continuo contando com as orientaçoes dos colegas e amigos deste forum.

Um grande abraço,
Helton

Engels Kbça
27/12/2007, 06:25
Finalmente levei o Kifaro!!!:dance:


Botei o Kifaro no posto para uma boa lavagem, e ja estou programando uma viagem de amaciamento.



:pensativo::pensativo: Amaciamento?? Bem, tô indo pra Ushuaia, se quizer acompanhar:dance:....acho que dá pra amaciar legal.:mrgreen::mrgreen:

helton1
27/12/2007, 09:38
Engels,
Te acompanhar em uma viagem seria uma honra e um grande prazer.
Estou em processo de aposentadoria e abertura de novo negocio e nao devo me ausentar, por enquanto, queimar oleo diesel nas proximidades.
Desejo muito sucesso na terra del fuego e no seu retorno, faça contato para um papo presencial
Boa Viagem e Feliz Ano Novo
Helton

helton1
06/01/2008, 03:33
Finalmente o Kifaro saiu do estaleiro.
Para amaciar, fizemos uma viagem para Jacobina, proximo a Chapada Diamantina. Rodamos +- 750km. Propulsor sem problemas. Visual 10.
Notei um pequeno vazamento de oleo na base do reservatorio da DH. Possivelmente sob a braçadeira. Fui informado que esta mangueira ressecada pode vazar, e que a parte de borracha pode ser substituida e engastada na tubulaçao de ferro.
Os amigos recomendam essa pratica, ou é melhor comprar uma nova?

Engels Kbça
06/01/2008, 08:47
Finalmente o Kifaro saiu do estaleiro.
Para amaciar, fizemos uma viagem para Jacobina, proximo a Chapada Diamantina. Rodamos +- 750km. Propulsor sem problemas. Visual 10.
Notei um pequeno vazamento de oleo na base do reservatorio da DH. Possivelmente sob a braçadeira. Fui informado que esta mangueira ressecada pode vazar, e que a parte de borracha pode ser substituida e engastada na tubulaçao de ferro.
Os amigos recomendam essa pratica, ou é melhor comprar uma nova?

Helton

O correto é trocar a mangueira, vai alí em Campinas de Pirajá, onde vai encontrar algumas lojas de mangueira industrial, eles até fazem a mangueira do jeito que você precisar.
Conhecí a região de Jacobina no ano passado e tenho uma foto parecida, carro no rio.
Um abração.

Sheriff
15/01/2008, 18:12
Li sua matéria, e também estou perplexo com a manutenção deste motor: primeiro instalei uma turbina usada, do motor da Ranger 2.5, com intercooler grande. Foi feita a bomba inteira (uma grana - uns 2 mil só a bomba). O jipe saiu da oficina com uns 150 HP. Rodei 100km, e travou - quebrou o primeiro pistão (do fundo), com os anéis, empenou o cabeçote e o bloco. Daí em diante, só alegria: trocado os pistões por outros originais (só que rebaixados), os anéis originais, a junta original, a turbina e a bomba foram enfraquecidos (atuais 0,6 kg), onde rodei 01 ano. Esta semana, bateção no motor: surpresa - todos os pistões quebrados, e o primeiro furado. Agora, motor aberto, terei que trocar os 04 pistões com anéis, a junta do cabeçote (estava com 1,5mm). Nem sei o que faço, e peço opiniões: a medida original do cabeçote é 96mm, o meu está com 94,8mm. Também foi aplainado o bloco (quebra anterior), mas pouca coisa (acho). A retífica disse que tenho que trocar o cabeçote (4 mil reais), pois a taxa de compressão está alta. O mecânico disse que posso usar a junta 1,7mm, pois o motor não está esquentando (não empenou cabeçote e bloco, desta vez), e que a taxa de compressão não é o problema. Outro mecânco disse que o pistão rebaixado não aguenta, pois tira-se o material duro da cabeça. Outro já disse que pode ser rebaixado o pistão, pois o material é o mesmo. Outro disse que o problema são os bicos injetores e a bomba, pois está havendo excesso de combustível, o que ocasionou a quebra. Ou troco de motor instalando outro (não 14B) ou queimo o jipe.

Elmer_Jeep
15/01/2008, 18:49
primeiro instalei uma turbina usada, do motor da Ranger 2.5, com intercooler grande. Foi feita a bomba inteira (uma grana - uns 2 mil só a bomba). O jipe saiu da oficina com uns 150 HP. Rodei 100km, e travou - quebrou o primeiro pistão (do fundo), com os anéis, empenou o cabeçote e o bloco
Seu problema é a turbina subdimensionada.


a medida original do cabeçote é 96mm, o meu está com 94,8mm. Também foi aplainado o bloco (quebra anterior), mas pouca coisa (acho). A retífica disse que tenho que trocar o cabeçote (4 mil reais), pois a taxa de compressão está alta
A alta compressão no caso dos motores diesel não está relacionada diretamente com a altura do cabeçote. Na maioria dos motores é aceitável a tolerância de -1mm, o seu está com menos 1,20 que pessoalmente considero aceitável. Troque de retífica.


O mecânico disse que posso usar a junta 1,7mm, pois o motor não está esquentando (não empenou cabeçote e bloco, desta vez), e que a taxa de compressão não é o problema.
Concordo!
Junta 1.7 é conhecida como a "junta de 3picos" (cortes laterais que identificam o modelo de junta). Como é a mais espessa feita pro 14b a taxa de compressão tende a diminuir pois vai aumentar a distancia entre cabeçote e bloco.


Outro mecânco disse que o pistão rebaixado não aguenta, pois tira-se o material duro da cabeça. Outro já disse que pode ser rebaixado o pistão, pois o material é o mesmo
Os pistões ORIGINAIS TOYOTA do motor 14b possuem um banho de cerâmica na cabeça, realmente bem mais resistente que os pistões convencionais. Já alguns pistões (taiwan e outras fabriquetas) são de material comum.


Outro disse que o problema são os bicos injetores e a bomba, pois está havendo excesso de combustível, o que ocasionou a quebra
No caso do Helton foi isso que diagnostiquei nas primeiras páginas.


Ou troco de motor instalando outro (não 14B) ou queimo o jipe.
Procure um mecânico experiente e de confiança que possa indicar uma Retífica (com R maiúsculo mesmo)

espero ter ajudado.

helton1
15/01/2008, 21:44
Ja rodei 1000km apos a retifica
Ate agora - so alegria - pega rapido como antes.
Ainda nao medi o consumo.
Superado o problema do vazamento de oleo da DH apos troca da mangueira.
O sistema de refrigeração recebeu RadClean por 8 dias, e posteriormente, lavado e reenchido com agua + Anticorrosivo para Diesel Quimica Orbi na proporção de 40/1000ml.
O oleo foi trocado apos viagem de 750 km (Lubrax MD400), sem sinais de contaminaçao por agua. Proxima troca 1000km.
Como postei em separado, acabei de instalar um teto solar - ficou bala :concordo:
Tambem instalei um engate de reboque tipo exportação da Newtrack - que atende a nova legislaçao.
Como o Kifaro ta ficando caro, instalei um alarme/bloqueador Sensocar - funciona mas ... uma complicação :putz:
Estou estudando a aquisição de um guincho.
Alguem ja instalou um EKRON ou equivalente (mecanico)?

Sheriff
19/01/2008, 15:38
Obrigado: acho que o cabeçote está condendado - muito rebaixado - mas montarei o motor assim mesmo. Comprei pistões (canaleta de aço), anéis e junta de cabeçote não originais, mas boas (segundo o entendido mecânico). Agora será medida a vazão dos bicos e bomba. O motor continuará turbinado, mas retirei o intercooler, pois instalei ar condicionado (em montagem ainda). Relatarei o que acontecer.