Ver Versão Completa : Como transportar o jipe com segurança?
Possuo um CJ5, 1965, motor original 6 cil., 4 marchas, direção de Parati, suspensão dura e Freio a disco na dianteira.
Necessito de opiniões sobre a melhor maneira, entre duas alternativas, para levar o jipe de Curitiba/PR para o litoral de Santa Catarina, cerca de 170km, pela BR-101.
1. Rebocando com um Scenic 1.6.
2. Ir rodando.
Preciso saber qual é a melhor opção, impacto na mecanica, tanto do jipe, quanto da scenic (se esta for a melhor opção) e dicas de segurança.
Grato, Junior
Possuo um CJ5, 1965, motor original 6 cil., 4 marchas, direção de Parati, suspensão dura e Freio a disco na dianteira.
Necessito de opiniões sobre a melhor maneira, entre duas alternativas, para levar o jipe de Curitiba/PR para o litoral de Santa Catarina, cerca de 170km, pela BR-101.
2. Ir rodando.
Preciso saber qual é a melhor opção, impacto na mecanica, tanto do jipe, quanto da scenic (se esta for a melhor opção) e dicas de segurança.
Grato, Junior
Se voce tiver $$ para o combustivel e para a revisao va rodando!! Reviseo bem antes! A Scenic nao puxa e se puxar vai fud** o motor!! Cuidado na BR-101!! A relaçao do Jeep ta curta?? procura andar a uns 100km, assim nao tem problema com os outros veiculos e se o Jeep estiver bem revisado e regulada conseguise guiar com segurança!! Atençao para os cintos (em bom estado e de preferencia 3 pontos para cima), gaiola ou santo antonio (normalmente nao se pensa no pior mas...)....
ja pensei muito em ir para a praia de jeep...mas a descida da serra na saida de curitiba é bastante forte. Meu pai sempre conta que em 196....na descida os freios a tambor do fusca esquentaram tanto que o oleo de freio ferveu e babau freio.
Mesmo tendo disco na frente recomendo trocar o fluido de freio e maneirar muuuuuito nas curvas, com a suspenção dura a tendencia vai ser escapar nas curvas. Escolhe um dia bom para seguiros caminhões.
Outra opção seria descer a serra da Graciosa (estrada antiga = carro antigo) velocidade baixa, freio compativel, visual perfeito, facil de parar para descançar.
Os unicos problemas são a falta de socorro mecanico por ali e a maior distancia que vai ter que rodar, mas pelo menos se escapa da galera que vai voando até la embaixo.
E ve se vai prevenido, ja leva cambão, corda, agua pro radiador, estas coisinhas basicas.
Há, e depois vai voltar ? Com caixa original, qual sera a velocidade que se consegue na subida ? Será que da para engatar uma terceira ? Se tiver que subir em segunda vai ser um inferno !
mas em hipotese alguma tente rebocar o jeep no scenic
ir rodando faça uma revisão antes e vá com calma mas ele vai tranquilo
tem gente que fala que ele é lerdo etc etc mas a velocidade maxima é 120 nas rodovias mesmo então o jeep viaja sussegado mantenha 90 no amximo e vai de boa que tá em casa
Kaju, peguei a Regis Bittencourt fim de semana passado, rodei 150km, na média de 75 km/h. Não sei se lhe serve, mas vou colocar o que eu achei da experiência:
1) O pior é descida com caminhão atrás de você. Cuide-se bem nesta situação. Cuidado com degrau no acostamento ao dar passagem.
2) Subida: é bobagem tentar ultrapassar um caminhão na subida a mais de 60 km/h. Recolha e siga na faixa da direita atrás dele.
3) Loiro, na boa: 100 km por hora é suicídio. 70 por hora tá de bom tamanho.
4) Arruma um zeca pra ir junto. Vc volta com o Jeep e o zeca escolta com o Scenic.
5) Programe sua viagem para o perído diurno, com folga de horário.
Por último: seja prudente, procure antever as situações risco, sinalize suas intenções (mesmo que seja com a mão) e chegue em casa feliz com o Jipão.
:concordo:
Depende do Jeep.
MALAKABADO
02/12/2007, 00:54
Kaju eu já fiz o calculo e cheguei a conclusão que a melhor opção é vc colocar o jeep sobre um caminhão e pagar o frete, no final a coisa fica mais barata.Eu já levei o meu até Florianópolis no ano passado o cara me cobrou 150 reais, eu achei que ficou mais barato.Nessa época do ano tem muito caminhão voltando vazio para Sta Catarina e os caminhoneiros são muito solidários com os jipeiros.
Depende do Jeep.
É? E qual Jeep vc acha que faria essa proeza, Loiro?
:pensativo:
Kaju eu já fiz o calculo e cheguei a conclusão que a melhor opção é vc colocar o jeep sobre um caminhão e pagar o frete, no final a coisa fica mais barata.Eu já levei o meu até Florianópolis no ano passado o cara me cobrou 150 reais, eu achei que ficou mais barato.Nessa época do ano tem muito caminhão voltando vazio para Sta Catarina e os caminhoneiros são muito solidários com os jipeiros.
É uma boa saída. Só não esquece de amarrar bem o menino e calçar os pneus.
[s],
Milton Quindim
02/12/2007, 01:09
Acho isso bem mais viável e econômico afinal creio que gasta mais ou menos isso de gasosa até lá se gastar pouco menos, mesmo assim fica mais em conta do que tentar rebocar com a scenic.
Talvez ateh ache bem em conta pois como foi dito os caminhoneiros gostam dos jipeiros e acabam cobrando só o combustivel, o que de caminhão a diesel eh um bom negócio.:dance:
MALAKABADO
02/12/2007, 01:15
É uma boa saída. Só não esquece de amarrar bem o menino e calçar os pneus.
[s],
Caca eu murchei os pneus , amarrei a frente e a trazeira na guarda do caminhão e coloquei uns calços nos pneus mesmo murchos e não tive problemas.O bom é que ele não se move para as laterais.Qdo chegou em Florianópolis eu somente puxei a mangueira de ar e completei os pneus.
mauricio ctba
02/12/2007, 11:10
Olá Kaju!
Eu já fiz esta descida e subida da serra um par de vezes,e o meu cj na época não tinha nada de freio a disco e nem caixa 4 marchas!Era um 63 totalmente original.Vai lá minha dica:
1-escolha a hora de saída bem cedo,para pegar menos movimento.(sem chuva)
2-prepare uma boa caixa de ferramentas.(com tudo mesmo)
3-cuidado com as temperaturas elevadas,seu motor é giro baixo e na estrada a tendência é haver um maior aquecimento.(numa subida da serra já me arrebentou a mangueira do filtro de óleo)
4-Quanto ao freio na descida ,vá dando leves toques e cuidando para não aquecer o disco.
5-lembre-se que a regulagem do ponto de seu motor pode ser alterada com a descida da serra,chegando lá em baixo pare e acerte o ponto para o nível do mar.
6-Faça a direção defensiva,respeitando leis e normas de trânsito(sinalização do jeep deve estar ok)
7-Espere uma parada por conta da polícia rodoviária,documentos e estado geral do veículo devem estar nos conformes.
8-Se algum problema mecânico acontecer,resolva pois o mínimo que pode acontecer é um belo aprendizado de mecânica willys.
Boa sorte e aproveite as férias com o jeep,pois na praia é o melhor veículo!
Abraço mauricio
É? E qual Jeep vc acha que faria essa proeza, Loiro?
:pensativo:
Pegue um jeep, revise seu motor, caixa e etc. Coloque um bom sistema de direçao, freio, pneus radiais (dependendo da distancia), uma relaçao um pouco alongada e va pra estrada!!!
Estou falando que se o jeep estiver nos trinques e com alguns acessorios e possivel pegar 100km com uma certa segurança!
MALAKABADO
02/12/2007, 15:23
Pegue um jeep, revise seu motor, caixa e etc. Coloque um bom sistema de direção, freio, pneus radiais (dependendo da distancia), uma relação um pouco alongada e vá pra estrada!!!
Estou falando que se o jeep estiver nos trinques e com alguns acessórios e possível pegar 100km com uma certa segurança!
Loiro, o veiculo jeep não foi projetado para velocidade superior á 70 km/h mesmo sofrendo transformações para que isso aconteça, sua aerodinâmica não permiti exceder esse limite de velocidade.Temos que ter o máximo de segurança e não um certo nível de segurança, não existe nível em acidente, ou você se acidenta ou não.:concordo:
Abs a todos
Loiro, o veiculo jeep não foi projetado para velocidade superior á 70 km/h mesmo sofrendo transformações para que isso aconteça, sua aerodinâmica não permiti exceder esse limite de velocidade.Temos que ter o máximo de segurança e não um certo nível de segurança, não existe nível em acidente, ou você se acidenta ou não.:concordo:
Abs a todos
OK ok amigos,
Pensem como quiser!! Mas na minha opiniao, pro amigo que fez o topico, leva ele de frete mesmo!! So nao esquece de fazer o que os outros colegas sugeriram, amarre e etc!!!
Abraço:concordo:
Ronaldo B.
02/12/2007, 17:45
Olá Kaju!
Eu já fiz esta descida e subida da serra um par de vezes,e o meu cj na época não tinha nada de freio a disco e nem caixa 4 marchas!Era um 63 totalmente original.Vai lá minha dica:
3-cuidado com as temperaturas elevadas,seu motor é giro baixo e na estrada a tendência é haver um maior aquecimento.(numa subida da serra já me arrebentou a mangueira do filtro de óleo)
4-Quanto ao freio na descida ,vá dando leves toques e cuidando para não aquecer o disco.
5-lembre-se que a regulagem do ponto de seu motor pode ser alterada com a descida da serra,chegando lá em baixo pare e acerte o ponto para o nível do mar.
6-Faça a direção defensiva,respeitando leis e normas de trânsito(sinalização do jeep deve estar ok)
7-Espere uma parada por conta da polícia rodoviária,documentos e estado geral do veículo devem estar nos conformes.
8-Se algum problema mecânico acontecer,resolva pois o mínimo que pode acontecer é um belo aprendizado de mecânica willys.
Abraço mauricio
Já rodei mais de 550 km num final de semana só no tempo que tinha CJ, e receita é essa mesma. :concordo:
[]´s
Ronaldo B.
02/12/2007, 17:47
Pegue um jeep, revise seu motor, caixa e etc. Coloque um bom sistema de direçao, freio, pneus radiais (dependendo da distancia), uma relaçao um pouco alongada e va pra estrada!!!
Estou falando que se o jeep estiver nos trinques e com alguns acessorios e possivel pegar 100km com uma certa segurança!
Quantos km vc já rodou dirigindo um CJ na estrada ????
NSCAB...:roll:
[]´s
mauricio ctba
02/12/2007, 19:46
rapaziada!
o jeep não foi feito para percorrer grandes trajetos em estrada mas também não é alejado!
Eu já fui de curitiba a Montevidéu via estrada do inferno em 95 e percorremos 2.600Km sem nenhum problema,na volta fizemos porto alegre-curitiba(solo) num só dia e tudo correu muito bem,claro que mantendo o bom senso e sempre respeitando os limites do carro e da estrada!
Kaju esta viajem é baba, vai fundo e confie no velho willys!
valeu,mauricio
pois eh , n eh um carro alejado n , falo por experiencia propria, so tenho meu cj-5 79 ohc 4 marchas como unico carro, rodava na media antes de o carro parar pra reformar 100 km por dia , ja fui pra sp 2 vezes , sem parar so botando gasolina rodei uns 900 km a 80,90, algumas vezes a 100 quando a força da gravidade ajudava rs. certa vez fiz uma viagem pro interior para uma cidade no interior de minas , fui com varios amigos em carros comuns e eu de cj rs , cheguei a botar na estrada 100 km constantes na dutra. nessa epoca meu carro ja tinha freio a disco na dianteria e hidrovacuo de f1000, fui e voltei sem problemas tb um todal de 400 km , sem contar as inumeras viagens q faço .... mas digo uma coisa , cada carro e um carro , o meu eu tenho confiança pra pegar e ir agora pra sp so trocando apenas o oleo do motor e abastecendo. essa distancia ai pra mim de cj eh moleza rs ia dirigindo sem dó , so aproveitando o visual .Segue o conselho q os amigos deram , saia cedo , revise o carro, leve um galão de uns 5 litros de agua por precaução, ferramentas, se tiver um som ambiente melhora mtdo a viagem , e Boa viagem rs .
Andar 170 km num asfalto, um CJ bem cuidado, ele faz isto numa boa.
Tenho um amigo aqui em BH que ja fez Curitiba - Belo Horizonte num CJ numa boa. Este mesmo CJ costuma sempre ir e voltar a uma cidade do interior de Minas a 350 km da capital sem nenhum problema.
Andar 170 km num asfalto, um CJ bem cuidado, ele faz isto numa boa.
Tenho um amigo aqui em BH que ja fez Curitiba - Belo Horizonte num CJ numa boa. Este mesmo CJ costuma sempre ir e voltar a uma cidade do interior de Minas a 350 km da capital sem nenhum problema.
Fernando, não sei se conhece a BR-101 no trecho Curitiba/PR-Balneário Camboriú/SC. É de pista dupla, mas por isto, é muito rápida. Na descida o bicho pega. Ou vc vai do lado direito a uns 100 km/h ou vai na esquerda a 140 km/h. Além disto, o movimento de caminhões e carros é intenso nesta época.
Tudo deve ser considerado e bem planejado.
Ahh! Sou novato e tenho o jipe há pouco tempo e ainda não consegui determinar se ele está bem cuidado ou não.
Mas valeu a força! Um abraço.
Olá Kaju!
Abraço mauricio
Oi Mauricio,
Me deixou animado com as dicas.
Fiquei pensando, e a autonomia de combustível? Qual é o consumo?
Quantas paradas para descer e subir?
Quantos litros de agua?
Até +!
Fernando, não sei se conhece a BR-101 no trecho Curitiba/PR-Balneário Camboriú/SC. É de pista dupla, mas por isto, é muito rápida. Na descida o bicho pega. Ou vc vai do lado direito a uns 100 km/h ou vai na esquerda a 140 km/h. Além disto, o movimento de caminhões e carros é intenso nesta época.
Ahh! Sou novato e tenho o jipe há pouco tempo e ainda não consegui determinar se ele está bem cuidado ou não.
Junior,
Conheço sim este trecho e sei das suas caracteristicas e dos altos indices de ocorrências, mas como disse, se tens um jeep em bom estado não vejo nenhum problema. Esta é minha opinião, se fosse eu iria tranquilo, mas não quero dizer que você deva ir também.
Um abraço
Kaju, peguei a Regis Bittencourt fim de semana passado, rodei 150km, na média de 75 km/h. Não sei se lhe serve, mas vou colocar o que eu achei da experiência:
1) O pior é descida com caminhão atrás de você. Cuide-se bem nesta situação. Cuidado com degrau no acostamento ao dar passagem.
2) Subida: é bobagem tentar ultrapassar um caminhão na subida a mais de 60 km/h. Recolha e siga na faixa da direita atrás dele.
4) Arruma um zeca pra ir junto. Vc volta com o Jeep e o zeca escolta com o Scenic.
5) Programe sua viagem para o perído diurno, com folga de horário.
Por último: seja prudente, procure antever as situações risco, sinalize suas intenções (mesmo que seja com a mão) e chegue em casa feliz com o Jipão.
Cacá, valeu a força!
Minha preocupação é de chegar inteiro e o jipe também!
Não me adinata em nada, chegar e tê-lo rebocar de volta, direto para a oficina!
Um abraço!
Cacá, valeu a força!
Minha preocupação é de chegar inteiro e o jipe também!
Não me adinata em nada, chegar e tê-lo rebocar de volta, direto para a oficina!
Um abraço!
Que tal voce levar de frete mesmo??? Senao escolha um dia que aja menos movimento, tempo favoravel e como disse antes, se estiver com o Jeep regulado, siga as dicas dos nossos amigo e leve ferramentas e etc!! Voce tem uma noçao de mecanica, troca de pneus e etc??? Isso é importante...
Que tal voce levar de frete mesmo??? Senao escolha um dia que aja menos movimento, tempo favoravel e como disse antes, se estiver com o Jeep regulado, siga as dicas dos nossos amigo e leve ferramentas e etc!! Voce tem uma noçao de mecanica, troca de pneus e etc??? Isso é importante...
Loiro,
Vamos melhorar este tópico!
1. Na sua opinião (e de outros colegas tambem), que itens devem ser verificados e em que situação devem se encontrar, para podermos classificar um jipe de 'bem regulado'?
2. Quais são as ferramentas, peças, etc para se levar numa viagem como esta?
mauricio ctba
02/12/2007, 23:09
na boa pessoal!quem tem jeep vai tocando mesmo!agora isso vai de cada um!
eu tô falando porque este tipo de viajem reforça o aprendizado,o jipeiro que não passa por estas experiências vira num bunda mole!E daí na hora da encrenca não sabe nem por onde começar!Vai fundo,sem medo de ser feliz!lá em baixo a alegria é total!
valeu,mauricio
Loiro,
Vamos melhorar este tópico!
1. Na sua opinião (e de outros colegas tambem), que itens devem ser verificados e em que situação devem se encontrar, para podermos classificar um jipe de 'bem regulado'?
2. Quais são as ferramentas, peças, etc para se levar numa viagem como esta?
Na minha opiniao nosso amigo Mauricio falou tudo!!
Olá Kaju!
Abraço mauricio
So tenho a acrescentar que a mecanica deve estar bem regulada e voce deve ter uma noçao da mesma, caixa de marchas revisada, eixos revisados, freios revisados (se for original é muito importante e a disco tambem é) e por ai vai!!! Nao esquece de ver uma media da sua viatura com a velocidade que vai ir na estrada para calcular os locais de abastecimento, pois as vezes o marcador pode enganar (as vezes).
mauricio ctba
03/12/2007, 00:21
valeu loiro!!!
Como que tá o farol de Saritas???faz tempo hemm!!!Disseram que a estrada do inferno está asfaltada até Bojuru,é verdade???teve um ano que descemos com um engesa e pegamos uma tempestade na altura de bal.ermenegildo,por pouco não perdemos o jipão no arroio,se não fosse os vídeos do Camel......ja era!!!
Abraços ,mauricio
valeu loiro!!!
Como que tá o farol de Saritas???faz tempo hemm!!!Disseram que a estrada do inferno está asfaltada até Bojuru,é verdade???teve um ano que descemos com um engesa e pegamos uma tempestade na altura de bal.ermenegildo,por pouco não perdemos o jipão no arroio,se não fosse os vídeos do Camel......ja era!!!
Abraços ,mauricio
O farol anda bem (acho) hahhha. Quanto ao asfalto nao sei dizer! So sei que tao para asfaltar o trexo que eta faltando!
Fabio, como vc fez para achar um caminhoneiro para levar o jipe?
Tem alguem pra indicar?
Um abraço!
ANTONIO LUIS ALEXANDRINO
05/12/2007, 13:15
Tem alguem pra indicar?
Um abraço!
Caju, revise e lubrifique o seu jeep e vá rodando com ele nas calmas. Sua média de consumo na estrada vai ficar à volta dos 5 a 6 Km/l. Você vai se adaptar melhor a ele e vai experimentar aquela sensação que só jeepeiro em estrada conhece. Todo o mundo vai acender as luzes e acenar para você. Isso só acontece com CJs. Não tenha pressa e não acelere muito, mantendo uma rotação baixa você não terá problemas com o motor. Na subida da serra vai-se surpreender de novo com o jeep. Uma média de 70 Km/h é boa. Isso lhe proporcionará uns 340 Km (ida e volta) de emoção. Já vim rodando num CJ de Cabaceiras-PB a Curitiba e puxando uma carretinha. Viagens de Curitiba a Maringá, Londrina, Foz do Iguaçú eram constantes. Fui de Paranaguá a Rio Grande pelo asfalto e voltei pela Estrada do Inferno e depois novamente asfalto até aqui... dessa vez num CJ 51 original. Quer mais? Vá de Jeep.
acho que é unanimidade , Vá de jeep rs , uma experiencia q vc vai se arrepender dps n ter tido .
To vendo o pessoal falar em 70km/h mas nao podemos esquecer que o amigo vai pegar a BR-101! Como ele falou, é 140 na faixa comum e 100 a direita!! Abaixo disso pode colocar a sua segurança e a de outros em risco!!
ce tá brincando limite de 140kmh??
neguinho a 80 já faz merda...
bom nesse caso sugiro repensar e partir pra uma carreta mesmo
ce tá brincando limite de 140kmh??
neguinho a 80 já faz merda...
bom nesse caso sugiro repensar e partir pra uma carreta mesmo
O pessoal anda nessa velo!! Ate mais!! X2!!! Leve de caminhao!
Em qualquer estrada Brasileira não é permitido andar a 140 km/h, são poucos os irresponsaveis que andam nesta velocidade. algumas estradas de pista dupla a velocidade maxima é limitada a 110 km/h na faixa à esquerda e 80 km/h na faixa da direita. E pela lei não é permitido trafegar a menos da metade destas velocidades indicadas como limite maximo.
Como o Antonio citou acima, viajar num CJ é uma curtição inesquecivel, e o espirito de aventura do jipeiro fala mais alto.
Portanto uma viatura andando na faixa à direita a uma velocidade de 70~80 km/h. corre muito menos riscos do que um idiota a 140. Sem falar que já peguei carretas super pesadas descendo esta estrada em 1ª reduzida a 20 km/h e uma fila de carros atras.
Em qualquer estrada Brasileira não é permitido andar a 140 km/h, são poucos os irresponsaveis que andam nesta velocidade. algumas estradas de pista dupla a velocidade maxima é limitada a 110 km/h na faixa à esquerda e 80 km/h na faixa da direita. E pela lei não é permitido trafegar a menos da metade destas velocidades indicadas como limite maximo.
Como o Antonio citou acima, viajar num CJ é uma curtição inesquecivel, e o espirito de aventura do jipeiro fala mais alto.
Portanto uma viatura andando na faixa à direita a uma velocidade de 70~80 km/h. corre muito menos riscos do que um idiota a 140. Sem falar que já peguei carretas super pesadas descendo esta estrada em 1ª reduzida a 20 km/h e uma fila de carros atras.
Tirei minha resposta ai!
Tirei minha resposta ai!
Na serra (cerca de 27km) o trânsito é lento para caminhões, tanto na descida quanto na subida, porém, o que predomina hoje é a falta de prudência na condução de qualquer tipo de veículo. O cara não quer saber se a estrada não está em condições, o clima, a manutenção do veículo, etc, isto está gerando tragédias e mais tragédias nas estradas brasileiras.
Acho legal a idéia de curtir uma viagem deste tipo com jipão, mas não creio que esta seja a estrada adequada!
Agradeço e aguardo mais dicas!
Um abraço,
Jr.
Entao eu vou te contar a minha historia.
Ano passado levei o meu CJ de Curitiba para o Litoral do Pr via BR277 (a foto do avatar foi tirada em Praia de Leste). Levei ele rebocado no vectra e me arrependi ate o ultimo fio de cabelo DEVERIA TER DESCIDO DIRIGINDO ELE.
Para esse final de ano irei dirigindo o CJ e ninguem me tira isso da cabeca. Ele esta todo original inclusive o sistema de freios, porem tudo é novo, burrinhos, flexiveis cilindro mestre, fluido, tudo.
Como todos os amigos aqui disseram, da uma boa revisada nele e ao meu ver da uma atencao especial a bomba de gasolina, porque com o aquecimento ela perde parte de sua capacidade de succao, se vc sentir que ela nao esta aquela maravilha gaste 90reais numa novinha.
Eu nao estou nenhum pouco preocupado com a velocidade, afinal de contas quem nao quiser andar a 60, 70 Km/h que ultrapasse oras.
Alem do meu kit completo de ferramentas, vou levar alguns itens sobressalentes como uma correa do alternador um flexivel de oleo (ja que o amigo falou) e aquilo que sempre se deve levar num Jeep (arame, silver tape, etc) alem de um galao de agua e combustivel.
E outra, como pago esse roubo que é esse pedagio, se o Jeep quebrar, peço ao guincho da concessionaria que me leve até la embaixo que dai eu conserto ele la embaixo mesmo e economizo gasolina. hehehehe.
Cara, vá com fé e tenha certeza de que um Jeep bem revisado chega mais longe que muito carro com pelo menos 10 anos a menos de uso!
hahaha deu uma ideia boa ein .. vai de jeep , inventa uma quebra e desce de reboque de gratis hahahaha melhor q isso n tem !
ANTONIO LUIS ALEXANDRINO
05/12/2007, 20:58
O pessoal anda nessa velo!! Ate mais!! X2!!! Leve de caminhao!
Não anda não Loiro... eu uso muito a BR 101 de Curitiba a Itajaí (Frontier, Astra ou Celta) e nunca ando além do limite, também não vejo neguinho a 140. Pô meu, na sua assinatura você apresenta o fórum jeepbom... que raio de jeepeiro é você?
Kaju29, anota o meu telefone 41 9978 7069, se quebrar na estrada pode ligar que eu te reboco até lá na boa, mas eu sei que o CJ aguenta e não vai quebrar.
Dic3, anota também e quando vier para o litoral me liga. Tem umas trilhinhas legais pra gente.
Não anda não Loiro... eu uso muito a BR 101 de Curitiba a Itajaí (Frontier, Astra ou Celta) e nunca ando além do limite, também não vejo neguinho a 140. Pô meu, na sua assinatura você apresenta o fórum jeepbom... que raio de jeepeiro é você?
Amigo,
Ja postei uma mensagem com a origem da minha resposta!! Posso lhe afirmar que alguns (poucos) andam nessa velo! E seguinte, sou um jipeiro comum! Que problema tem eu falar isso???
Pro amigo que fez o topico:
Sugiro ir de caminhao ou senao fazerum outro caminho (se houver).
[]´s
ANTONIO LUIS ALEXANDRINO
05/12/2007, 22:16
Amigo,
Ja postei uma mensagem com a origem da minha resposta!! Posso lhe afirmar que alguns (poucos) andam nessa velo! E seguinte, sou um jipeiro comum! Que problema tem eu falar isso???
Pro amigo que fez o topico:
Sugiro ir de caminhao ou senao fazerum outro caminho (se houver).
[]´s
Bem Loiro, é a sua colocação... como dizia um dos meus filhos quando tinha a sua idade e alguém falava algo que ele acreditava ser bobagem: "Chuck"
Bem Loiro, é a sua colocação... como dizia um dos meus filhos quando tinha a sua idade e alguém falava algo que ele acreditava ser bobagem: "Chuck"
Sou novato mundo 4x4, mas percebi que a galera dos CJ5 são todos gente boa mesmo! Só de estarem aqui, lendo e se predispondo a ajudar com dicas e palavras de incentivo, já sustenta minha afirmação.
Entendo que as divergências de opiniões são positivas, fazem a gente raciocinar e andar pra frente, só espero que estas não estrapolem o bom senso e a amizade.
Obrigado e um abraço!
Milton Quindim
06/12/2007, 10:13
Voltando ao que interessa de verdade neste tópico.
Kaju, eu mesmo recomendei que vc colocasse seu Jeep num caminhão e levasse ele de frete por motivo de economia.
Eu já viajei com meu jeep para varios lugares desde que o adquiri e posso te afirmar algumas coisas.
-Nunca ultrapassei os 100 km/h na br e na descida livre, o meu tem pneus frontiera e trepidam demais.
-Nunca tive problemas de superaquecimento nem de quebra em viajem nenhuma, basta vc manter a constância e fazer uma paradinha de uns minutos de vez em quando para verificação geral do estado da viatura, lembre-se vc está num veiculo rustico e antigo com mais de 30 anos de uso destes muitos exigindo demais de tudo.
-Ninguem jamais buzinou nem quando eu tive de andar bem devagar subindo a serra para não matar meu motor que eh original, alguns dão aqueles dois toquinhos cumprimentando ou dão aquele famoso sinal de luz.
-Já ajudei muitos na serra com meu PX pedindo ajuda porque o telefone mais proximo ficava meio longe.
-Acostumei a apreciar a paisagem durante as viagens...incrivel como vc percebe coisas que nunca tinha visto antes só porque passava voando por ali.
-O ventinho que entra é melhor do que qualquer ar condicionado, cujo qual eu odeio pois resseca o labio e me entope o nariz.
-Em qualquer lugar que vc para, somente para tomar um suco ou agua de coco , seu jeep é sensação.
Por motivos que encheriam uma página inteira deste tópico é que eu viajo de jeep e mesmo que tivesse outro carro eu naum trocaria ele numa viagem de férias.
Curta o momento, mande a patroa e as crianças com a scenic e vá de cj.
Mas considere tudo o que foi escrito aqui em respeito ao seu pedido de opiniões do que fazer.
Se decidir ir de Scenic e rebocar, tudo bem.
Se mandar por frete também.
Se for de Cj a ferramenta mais importante é a calma e a maquina fotográfica.
Com calma vc não força nada e com a maquina vc registra toda sua viagem e depois posta aqui para nós curtirmos com vc .
Abraços.
E se vc estiver aqui em Curitiba este final de semana aparece no encontro em Pinhais (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=24074&page=8) ai poderá conversar com um monte de gente maluca e pode colher as diversas opiniões de cada um pois terão muitos que fizeram viagens de cj e outros que sempre tiveram esta vontade e aqueles que preferem o conforto de um carro de passeio.
Entao eu vou te contar a minha historia.
Ano passado levei o meu CJ de Curitiba para o Litoral do Pr via BR277 (a foto do avatar foi tirada em Praia de Leste). Levei ele rebocado no vectra e me arrependi ate o ultimo fio de cabelo DEVERIA TER DESCIDO DIRIGINDO ELE.
Para esse final de ano irei dirigindo o CJ e ninguem me tira isso da cabeca. Ele esta todo original inclusive o sistema de freios, porem tudo é novo, burrinhos, flexiveis cilindro mestre, fluido, tudo.
Como todos os amigos aqui disseram, da uma boa revisada nele e ao meu ver da uma atencao especial a bomba de gasolina, porque com o aquecimento ela perde parte de sua capacidade de succao, se vc sentir que ela nao esta aquela maravilha gaste 90reais numa novinha.
Eu nao estou nenhum pouco preocupado com a velocidade, afinal de contas quem nao quiser andar a 60, 70 Km/h que ultrapasse oras.
Alem do meu kit completo de ferramentas, vou levar alguns itens sobressalentes como uma correa do alternador um flexivel de oleo (ja que o amigo falou) e aquilo que sempre se deve levar num Jeep (arame, silver tape, etc) alem de um galao de agua e combustivel.
E outra, como pago esse roubo que é esse pedagio, se o Jeep quebrar, peço ao guincho da concessionaria que me leve até la embaixo que dai eu conserto ele la embaixo mesmo e economizo gasolina. hehehehe.
Cara, vá com fé e tenha certeza de que um Jeep bem revisado chega mais longe que muito carro com pelo menos 10 anos a menos de uso!
Bom dia;
Desca pela Graciosa, antes da ponte do Nhundiaquara vire a esquerda, vai pegar 4 travessias de rios super legais, rios rasos de pedra muito divertidos para quaisquer jipe !
Se fizer isso, NUNCA MAIS você vai descer a serra com o jipe rebocado no carro !!!
Abraços,
Alcione
Bom dia;
Desca pela Graciosa, antes da ponte do Nhundiaquara vire a esquerda, vai pegar 4 travessias de rios super legais, rios rasos de pedra muito divertidos para quaisquer jipe !
Se fizer isso, NUNCA MAIS você vai descer a serra com o jipe rebocado no carro !!!
Abraços,
Alcione
Ahhhhhhh mas voce tem alguma duvida que vou seguir seu caminho??
Obrigado mesmo!
2. Ir rodando.
Grato, Junior
Bom dia Kaju;
Deixa eu voltar ao início do tópico !!!!!
Minha experiência ;
- Reboquei meu jipe algumas vezem em trajetos bem curtos com um Renault Clio Sedan 1.0 = Loucura !!! esguelei o carro, qualquer subida era uma incóglita, qualquer descidinha um arrepio na espinha, toda curva mais acentuada um susto !!! eu citei loucura pra não dizer BURRICE !!!!
- Reboquei com uma Ranger CE v6 4x4, essa era uma maravilha !!! viajei puxando o jipe diversas vezes (inclusive até Foz do Iguaçu) sem nenhum problema, ligava a tração dianteira, tomava alguns cuidados básicos como velocidade, realmente excelente !!
- Reboco hoje com um Troller, tambem não tenho problemas !
No seu caso;
- Avalie quanto tempo vai ficar fora, pela distância que v. mencionou 170 km deve ser próximo a Barra Velha-SC, VÁ DE JIPE , vai com calma !! se foi ficar muito tempo se achar que poderá usar o carro para outras coisas, peça pra alguem levar o Scenic ! a diferença de peso entre o seu carro e o jipe não é muita, a estrutura de um carro 1.6 não é feita para isso ! tornando perigosa esta viagem.
Uma coisa é você levar o jipe de casa ao mecânico rebocado, outra é rodar 340km (ida e volta) incluindo a serra do mar !!
Abraços,
Alcione
-
Oi Mauricio,
Me deixou animado com as dicas.
Fiquei pensando, e a autonomia de combustível? Qual é o consumo?
Quantas paradas para descer e subir?
Quantos litros de agua?
Até +!
Não se preocupe com paradas, tem bastante lugar no caminho, pare quando achar que é necessário.
Dica; quando acabar a serra, próximo ao marco zero, repare que vai ter no teu lado esquerdo uma rua bem abaixo do nível da rodovia, uma estrada de chão, ela era (há muito muito tempo) parte da estrada da ligação PR-SC, ela vai até Garuva, passeio bom (estradão) pra quem não tem pressa !!
Abraços,
Alcione
Meus 0,02 de pitaco...
Eu já fui e voltei ao Rio de Janeiro de CJ, andando a +- 80Km/h e, mesmo nos trechos de serra, ninguém me incomodou. Mesmo quando eu jogava pra esquerda pra ultrapassar alguém, ninguém colava na traseira dando farol, porque JEEP é curtição e os caras respeitam. Os caminhoneiros, com raras exceções, sacaneiam jipeiros na estrada.
Siga os conselhos dados acima e curta a viagem. Na serra, utilize o motor como freio, não descendo nunca na "banguela", assim você poupa os freios evitando a fadiga.
Se tiver PX no JEEP, mude a sintonia para o canal 5, que é o que os caminhoneiros usam.
Agora, se algum babaca ou, principalmente, hermano com carro de passio colar e começar a forçar a passagem, soque o pé no freio. Garanto que o vai ser divertido :mrgreen:.
[]'s
Alcione e Kaju,
Pelo código de trânsito, é proibido o reboque ser mais leve que o veículo de tração, a nã ser nos casos dos cavalos mecênicos, que são preparados para isso ou seja, além de totalmente perigoso, é ilegal.
[]'s
MALAKABADO
06/12/2007, 16:45
Tem alguem pra indicar?
Um abraço!
Kaju é só você ir até o CEASA de Curitiba que vai encontrar um transporte com facilidade, nessa época do ano é mais facil ainda.A respeito ir de jeep para o Balneário você mesmo já sabe e deu a resposta, tem certos pontos da estrada que você vai andar com certa segurança, mas temos pontos naquele trajeto que a segurança é completamente nula e o jeep
não tem recurso para uma manobra rápida e necessária em certas ocasiões.
Um abraço
Kaju,
Estava lendo as colocações de todos e resolvi me manifestar...
Seguinte vc disse ser novo no mundo 4 x 4 certo ? esta com o Jipe a pouco tempo certo ?
Dirigir um veículo 4 x 4 moderno, é a mesma coisa que andar em um carro comum na estrada, mais um Jipe com ' certa ' idade, requer cuidados especiais .
Ele deve passar por uma revião detalhada, de freios, mangotes, cilindros de roda, lonas , platinado e condensador, deve ser trocado todos os fluídos ( Oleo de motor, caixa. diferencial , engraxe todos os pontos de graxeiras e etc).
A Bomba de gasolina de preferencia deve ser a moderna blindada, pois a original mesmo com reparos novos tende a pifar quando aquece . Não esquecer de verificar os pivos de direção, os munhões braço da direcão, feixe de molas, buchas dos jumelos e feixes.... Como vc viu a lista é grande.
Mais se o jipe esta revisado, vc confia nele, teve uma avaliação mecanica positiva e se vc se sente seguro, vá tranquilo, pois o jipe aquenta , desde que respeitado seus limites !
Se vc está com dúvida, não vá ou leve ele de reboque ( Prancha ou caminhão baú)
Tenho um Jipe modelo 5224 ( cj5) e com ele posso ir a qq lugar, é claro respeitando a idade dele 35 anos ( um jovem senhor).
Dicas:
1 - respeite a velocidade de cruzeiro do jipe, que se normalmente original, com eixos, pneus originais deve ser en torno dos 70Km/h.
2 - respeite a distância entre o seu Jipe e o veículo da frente, afinal todos sabemos que o jipe mesmo com freios a disco custumam " passarinhar" em freadas violentas.
3 - lembre-se vc esta dirigindo um veículo 4 x 4 produzido nos anos 60 0u 70 ( não sei mo ano do seu jipe) mais é um projeto de 1939..... tem suas manhas...
4 - Respeite o tempo de cada marcha, evite esticar...
5 - olhe sempre os marcadores de gasolina, temperatura , luzes espias do óleo e do altenador ou dínamo.
6 - Não dirija direto, programe paradas ao longo do caminho, para checar o óleo, pneus , agua e etc...
7 - leve sempre com VC, agua potável, biscoitos oleo sobressalente uma camara de ar, platinado condensador, mangueiras do radiador, correia , corda.
8 - Como vai ser sua primeira vez, peça a alguém para ir te escoltando ou seja atras de vc e coloque um " banner " na traseira do seu Jipe " veículo lento" ou até mesmo no carro que te dará o apoio se houver este apoio.
Liste todos os pontos possíveis de apoio, bem como de socorro.
Aara finalizar, faça o que vc achar mais seguro, não se deixe influenciar por nada. e se decidir ir realmente de Jipe, curta, vc será agraciado por quase todos na estrada, os caminhoneiros respeitam, o onibus tbm os motoristas ficam acenando e etc.... Ou seja o sucesso sempre é grande, afinal os Brasileiros são loucos por carro, e quase todos ja sonharam um dia com um jipe.
Esqueci de mencionar , e editei agora para finalizar.....
" Não existe Jipe Velho, Jipe tem é dono "
Abcs,
Alex
Kaju,
Estava lendo as colocações de todos e resolvi me manifestar...
Seguinte vc disse ser novo no mundo 4 x 4 certo ? esta com o Jipe a pouco tempo certo ?
Dirigir um veículo 4 x 4 moderno, é a mesma coisa que andar em um carro comum na estrada, mais um Jipe com ' certa ' idade, requer cuidados especiais .
Ele deve passar por uma revião detalhada, de freios, mangotes, cilindros de roda, lonas , platinado e condensador, deve ser trocado todos os fluídos ( Oleo de motor, caixa. diferencial , engraxe todos os pontos de graxeiras e etc).
A Bomba de gasolina de preferencia deve ser a moderna blindada, pois a original mesmo com reparos novos tende a pifar quando aquece . Não esquecer de verificar os pivos de direção, os munhões braço da direcão, feixe de molas, buchas dos jumelos e feixes.... Como vc viu a lista é grande.
Mais se o jipe esta revisado, vc confia nele, teve uma avaliação mecanica positiva e se vc se sente seguro, vá tranquilo, pois o jipe aquenta , desde que respeitado seus limites !
Se vc está com dúvida, não vá ou leve ele de reboque ( Prancha ou caminhão baú)
Tenho um Jipe modelo 5224 ( cj5) e com ele posso ir a qq lugar, é claro respeitando a idade dele 35 anos ( um jovem senhor).
Dicas:
1 - respeite a velocidade de cruzeiro do jipe, que se normalmente original, com eixos, pneus originais deve ser en torno dos 70Km/h.
2 - respeite a distância entre o seu Jipe e o veículo da frente, afinal todos sabemos que o jipe mesmo com freios a disco custumam " passarinhar" em freadas violentas.
3 - lembre-se vc esta dirigindo um veículo 4 x 4 produzido nos anos 60 0u 70 ( não sei mo ano do seu jipe) mais é um projeto de 1939..... tem suas manhas...
4 - Respeite o tempo de cada marcha, evite esticar...
5 - olhe sempre os marcadores de gasolina, temperatura , luzes espias do óleo e do altenador ou dínamo.
6 - Não dirija direto, programe paradas ao longo do caminho, para checar o óleo, pneus , agua e etc...
7 - leve sempre com VC, agua potável, biscoitos oleo sobressalente uma camara de ar, platinado condensador, mangueiras do radiador, correia , corda.
8 - Como vai ser sua primeira vez, peça a alguém para ir te escoltando ou seja atras de vc e coloque um " banner " na traseira do seu Jipe " veículo lento" ou até mesmo no carro que te dará o apoio se houver este apoio.
Liste todos os pontos possíveis de apoio, bem como de socorro.
Aara finalizar, faça o que vc achar mais seguro, não se deixe influenciar por nada. e se decidir ir realmente de Jipe, curta, vc será agraciado por quase todos na estrada, os caminhoneiros respeitam, o onibus tbm os motoristas ficam acenando e etc.... Ou seja o sucesso sempre é grande, afinal os Brasileiros são loucos por carro, e quase todos ja sonharam um dia com um jipe.
Abcs,
Alex
Ta ai AAAAA explicaçao!!
Segue isso ai que tu chegara em segurança e vai ficar gostando cada vez mais do Jeep!
Loiro,
Este teu avatar(kaiser M715) é seu jipe mesmo ?
Abcs
Rogério Barthy
06/12/2007, 17:59
Kaju29,
Tenho um CJ-5 1966 e fiz parte de minha mudança, do Rio de Janeiro para Resende nele.
Vim com computador e periféricos, televisão, bicicleta da minha filha, cadeira e mesa do pc, malas e roupas. (não sei como coube tudo de uma vez). Fiz os cerca de 150 Km numa boa, andando a 60 Km/h, sem que ninguem me incomodase. Fiz algumas paradas para saber se a água do radiador estava no nível, se o óleo não tinha secado ou se esvaído pelos vasamentos ou se não tinha molhado nada já que logo que peguei a Dutra, caiu um dilúvio que chegou a formar bolsões de água na estrada e então só dava eu de Jeep, mesmo quando na subida da Serra das Araras ao fazer uma curva, deparei-me com vários carros de fente para mim ???? Todos tinham rodado na curva e estavam ou com a suspensão avariada, ou com as rodas amassadas ou o motorista estava tonto com a rodada e ainda não tinha noção para que lado ia. E mais uma vez um JEEP ajudou a puxar os carros do barranco, da vala de escoamento, auxiliando no balisamento ou chamando a P.R.F e a Nova Dutra no alto da serra para ajudar os desafortunados.
Agora aquí em Resende, costumamos viajar pelas divisas do Rio de Janeiro/Minas Gerais/São Paulo sem medo algum, andando 150/300 Km em passeios no dia.
Vai com calma mas vai em frente, mesmo sem conhecer essa estrada em que o povo anda a 140 KM/h. Se a velocidade máxima é 90 KM, vc poderá andar a 45 Km sem estar infrigindo o CNT, e sendo descida, vai junto com algum caminhão que tenha que descer com calma.
Rogério
Leo - Beethoven
07/12/2007, 19:58
Kaju,
Com o Beethoven (CJ-5) já fui pra tudo que é lugar e passei por todo tipo de situação. A minha viagem mais longa foi em 2000 quando saí de SP-Capital e fui até o Piauí com ele. Fui e voltei dirindo com ele....e no ano seguindo fiz o mesmo percurso de novo.
Guiar um CJ na estrada é algo único, quem já fez isso nunca vai esquecer....daí os posts do pessoal apoiando a idéia aqui. Claro, com todas as recomendações que aqui também foram dadas.
Abs.
Loiro,
Este teu avatar(kaiser M715) é seu jipe mesmo ?
Abcs
É uma J-2000! Era modelo para um projeto que vou fazer com uma F75!
MALAKABADO
07/12/2007, 23:31
Kaju,
Com o Beethoven (CJ-5) já fui pra tudo que é lugar e passei por todo tipo de situação. A minha viagem mais longa foi em 2000 quando saí de SP-Capital e fui até o Piauí com ele. Fui e voltei dirindo com ele....e no ano seguindo fiz o mesmo percurso de novo.
Guiar um CJ na estrada é algo único, quem já fez isso nunca vai esquecer....daí os posts do pessoal apoiando a idéia aqui. Claro, com todas as recomendações que aqui também foram dadas.
Abs.
Leo eu acredito que vc tenha feito essa viajem com o seu jeep de teimoso, pois foi uma tarefa árdua e cansativa, e voltar novamente a faze-la foi mais teimoso ainda, acredito que vc nunca vai deixar de ter um cj, vai ter ú de ferro assim na china(brincadeirinha), eu não consigo fazer uma viajem tão longa assim ou está fugindo de alguém ou não gosta da mulher, pq demora muito, acredito que vc foi caminhoneiro e já estava acostumado.Vc tem algumas fotos desse jeep que vc fez nessa viajem.
um abraço.
Esta turma nem parece de jipeiros, comprem um EcaSport e sejam felizes em qualquer rodovia !!:twisted::twisted::twisted::twisted::twisted:
Leo - Beethoven
09/12/2007, 01:45
Leo eu acredito que vc tenha feito essa viajem com o seu jeep de teimoso, pois foi uma tarefa árdua e cansativa, e voltar novamente a faze-la foi mais teimoso ainda, acredito que vc nunca vai deixar de ter um cj, vai ter ú de ferro assim na china(brincadeirinha), eu não consigo fazer uma viajem tão longa assim ou está fugindo de alguém ou não gosta da mulher, pq demora muito, acredito que vc foi caminhoneiro e já estava acostumado.Vc tem algumas fotos desse jeep que vc fez nessa viajem.
um abraço.
Teimoso, eu ? Por acaso vc anda falando com a patroa ? :mrgreen:
Teimosia é uma definição próxima, mas não exata. Persistência, determinação serio o mais correto.
Teimosia é quando vc vai contra os outros e na maioria das vezes vc está errado.
Determinação é quando todos dizem que a;go não é possível de ser feito, mas vc mostra que estavam errados.
Existe um linha tênue entre teimosia e determinação....resta saber de que lado vc quer estar. :concordo:
Caminhoneiro, eu ? Bem, não esqueça que os primeiros Jeeps militares eram chamados de caminhões de 1/4 de Tonelada pelo exército americano (Quarter Ton Truck), então de certa forma sou mesmo um caminhoneiro.
Fotos ? Tenho mais de 2000. Veja o link aí da assinatura que tem uma amostra geral dessa viagem.
Abs.
valdir rainer
09/12/2007, 20:41
Viajo muito com meu cj3a,e não tem alegria maior,quando estou na estrada e vejo as pessoas fotografando meu jeep andando na mesma velocidade que eles.
Quando paro para abastecer então,é o maior barato,as pessoas querem saber tudo sobre o jeep.
Quando viajo normalmente,da uns 1000km de ida e volta,as vezes da um pouco mais.
Só para seter uma idéia,nós vendemos o carro e compramos outro jeep só para trilha.
JEEP tem que gostar e muito,para poder dizer de boca cheia ,EU TENHO UM JEEP.
UM ABRAÇO A TODOS.
ANTONIO LUIS ALEXANDRINO
09/12/2007, 21:17
Viajo muito com meu cj3a,e não tem alegria maior,quando estou na estrada e vejo as pessoas fotografando meu jeep andando na mesma velocidade que eles.
Quando paro para abastecer então,é o maior barato,as pessoas querem saber tudo sobre o jeep.
Quando viajo normalmente,da uns 1000km de ida e volta,as vezes da um pouco mais.
Só para seter uma idéia,nós vendemos o carro e compramos outro jeep só para trilha.
UM ABRAÇO A TODOS.
É isso aí Valdir, Jeepeiro com maiúscula vai de Jeep... e não só para a trilha. Esse negócio de rebocar, colocar em carreta é pra mané. Como disse o Fernando Teixeira, deviam comprar um ecasport e fingir que tem espírito de aventura. De Jeep a aventura começa até no asfalto e é bom, não é?
MALAKABADO
09/12/2007, 21:51
É isso aí Valdir, Jeepeiro com maiúscula vai de Jeep... e não só para a trilha. Esse negócio de rebocar, colocar em carreta é pra mané. Como disse o Fernando Teixeira, deviam comprar um ecasport e fingir que tem espírito de aventura. De Jeep a aventura começa até no asfalto e é bom, não é?
Seu Antonho eu tenho muito respeito pelo guincheiros e não os considero Manés.Toda profissão é digna.:wink:
Já é um bom caminho para ser vereador Valdir, vai se acostumando com a idéia.Você pode até ir pensando nisso, quem sabe(brincaderinha)
um abração para vcs
valdir rainer
09/12/2007, 22:06
Seu Antonho eu tenho muito respeito pelo guincheiros e não os considero Manés.Toda profissão é digna.:wink:
Já é um bom caminho para ser vereador Valdir, vai se acostumando com a idéia.Você pode até ir pensando nisso, quem sabe(brincaderinha)
um abração para vcs
Malakabado eu acho que o Antonio quiz dizer é levar o jeep numa carreta sendo puxado por outro carro,ao invés de ir andando com o jeep.
Acredito que ele não se referia aos guincheiros.
Nunca seria um bom vereador,eu só sei ganhar dinheiro do meu proprio suor.
ANTONIO LUIS ALEXANDRINO
09/12/2007, 22:16
Malakabado eu acho que o Antonio quiz dizer é levar o jeep numa carreta sendo puxado por outro carro,ao invés de ir andando com o jeep.
Claro que não me referi aos guincheiros (profissionais) e sim aos pseudo-jeepeiros que não andam no jeep (ou com ele) no asfalto. E ainda ficam tentando incutir esse espírito malakabado no Kaju29. Kaju, vai de jeep!
Claro que não me referi aos guincheiros (profissionais) e sim aos pseudo-jeepeiros que não andam no jeep (ou com ele) no asfalto. E ainda ficam tentando incutir esse espírito malakabado no Kaju29. Kaju, vai de jeep!
O Malakabado não entendeu o que você quis dizer !!!
X2:concordo:
MALAKABADO
09/12/2007, 22:49
Valdir obrigado ,agora ficou tudo esclarecido:concordo: quer dizer que quem anda em auto estrada com um jeep projetado para estrada de barro está se procedendo de uma forma correta.Eu conheço aquela estrada que o Caju está querendo transitar e posso lhe garantir que é muito perigosa, eu não sei se vc conhece, mas tem pontos na descida da serra que mesmo andando a 90 km /h
é muito perigoso e corre grande risco de acidente.Outra coisa eu vejo jeeps andando em estradas de asfalto com pneus 100% para fora de estrada, isso é uma grande irresponsabilidade desses proprietários, o jeep já é ruim de estabilidade com esses pneus ai a coisa se torna perigosa para os outros condutores eu sou contra isso.Devemos preservar a vida do próximo.
Agora qto vc ser politico eu agredito que com esse pensamento vc daria para um bom vereador(brincaderinha)
abraço para vcs todos
MALAKABADO
09/12/2007, 23:09
Seu Antonio me parece que vc está querendo fazer o caju de refresco:wink: se ele na descida da serra estiver transitando pela mão direita a 70%km/h e passar a seu lado um romeo e julieta a 120km/h teremos 29 cajus espalhado pela pista:D
um abraço
Valdir obrigado ,agora ficou tudo esclarecido:concordo: quer dizer que quem anda em auto estrada com um jeep projetado para estrada de barro está se procedendo de uma forma correta.Eu conheço aquela estrada que o Caju está querendo transitar e posso lhe garantir que é muito perigosa, eu não sei se vc conhece, mas tem pontos na descida da serra que mesmo andando a 90 km /h
é muito perigoso e corre grande risco de acidente.Outra coisa eu vejo jeeps andando em estradas de asfalto com pneus 100% para fora de estrada, isso é uma grande irresponsabilidade desses proprietários, o jeep já é ruim de estabilidade com esses pneus ai a coisa se torna perigosa para os outros condutores eu sou contra isso.Devemos preservar a vida do próximo.
Agora qto vc ser politico eu agredito que com esse pensamento vc daria para um bom vereador(brincaderinha)
abraço para vcs todos
Bom dia pessoal;
Eu conheço muito bem esta estrada, bem mesmo, são constantes minhas ida e vindas de Curitiba até Itajaí, posso afirmar com certeza que a estrada não é das mais seguras, o movimento é grande, o asfalto não é dos melhores, a sinalização já foi melhor, a educação e o respeito dos motoristas que por ela trafegam poderiam ser melhores, etc... etc.... etc......
Mas É SÓ UMA ESTRADA !!! Não é diferente de nenhuma outras milhares que existem em nosso maravilhoso país !!! Qualquer trecho pode ser rodado desde que se tenha consciência da realidade. Detalhes como velocidade compatível com o veículo, calma, bom senso e manutenção em dia, com certeza farão qualquer viagem de jipe um agradável passeio !!!
Kaju vai tranquilo, VAI DE JIPE !!!!!!!!
Abraços,
Alcione
cesarzubek
10/12/2007, 12:45
Kaju vai de jipe, devagar e sempre!!
Curta o visual e a experiência, assim vai ter muita história pra contar pros outros depois!!
Abraços,
valdir rainer
10/12/2007, 21:48
abraço para vcs todos[/QUOTE]
Eu não entendi,o que vc quiz dizer ¨com esse pensamento¨:pensativo:
MALAKABADO
10/12/2007, 23:27
valdir rainer;506878]Agora qto vc ser politico eu agredito que com esse pensamento vc daria para um bom vereador(brincaderinha)
abraço para vcs todosEu não entendi,o que vc quiz dizer ¨com esse pensamento¨:pensativo:[/quote]
Com esse pensamento eu quiz dizer que vc dá para um bom vereador com esse pensamento, se todos os vereadores pensassem dessa forma, dariam para um bom vereador com bons pensamentos, entendeu agora:lol:
Um abraço:wink:
Sou novato mundo 4x4, mas percebi que a galera dos CJ5 são todos gente boa mesmo! Só de estarem aqui, lendo e se predispondo a ajudar com dicas e palavras de incentivo, já sustenta minha afirmação.
Entendo que as divergências de opiniões são positivas, fazem a gente raciocinar e andar pra frente, só espero que estas não estrapolem o bom senso e a amizade.
Obrigado e um abraço!
Lá na página 5 fiz os comentários acima! Estou convecido que os jipeiros são as melhores pessoas que existem. Tanto, que por uma questão de generosidade, na tentativa de me ajudar estão se engalfinhando. Tudo normal dentro do respeito e da amizade.
Continuando o tópico, não decidi ainda se vou de jipe ou não, mas estou me preparando para isto. Fiz o seguinte até agora: coloquei o freio a disco na dianteira (detalhe, não mexi na pedaleira) e mandei lubrificá-lo, oleo, agua , etc.
O que está me incomodando é a suspensão. O jipe está pulando feito cabrito em pequenas saliências na pista, isto em baixa velocidade.
O que posso fazer p/melhorar isto, a custo baixo, baixissimo mesmo?
Um abraço!
Lá na página 5 fiz os comentários acima! Estou convecido que os jipeiros são as melhores pessoas que existem. Tanto, que por uma questão de generosidade, na tentativa de me ajudar estão se engalfinhando. Tudo normal dentro do respeito e da amizade.
Continuando o tópico, não decidi ainda se vou de jipe ou não, mas estou me preparando para isto. Fiz o seguinte até agora: coloquei o freio a disco na dianteira (detalhe, não mexi na pedaleira) e mandei lubrificá-lo, oleo, agua , etc.
O que está me incomodando é a suspensão. O jipe está pulando feito cabrito em pequenas saliências na pista, isto em baixa velocidade.
Um abraço!
Kaju, ou o feixe esta arqueado, ou os pneus estao excessivamente cheios ou os amortecedores foram pro saco.
[]s,
Milton Quindim
11/12/2007, 10:54
Kaju, ou o feixe esta arqueado, ou os pneus estao excessivamente cheios ou os amortecedores foram pro saco.
[]s,
Olha só eu uso os pneus frontiera recapados numa carcaça da firestone 7.50x16.
Estes pneus originalmente são para carga, e eu acabava enchendo eles como se fossem prum carro normal, com 20 até 25 libras quando ia viajar.
Claro que ele anda mais por estar cheio mas fica com um shymmi terrivel alem de pular para caramba.
Depois procurando um revenda de pneus para caminhões um técnico de recapagem da Pneumar, uma recapadora de pneus firestone me disse que meus pneus são para 2500 kilos comm 30 libras cada um.
Recomendou que eu usasse o maximo de 15 libras para viagens e 10 para o uso diario...e fiz isso nunca mais pulou e nem shymou eu uso 10 libras e fiz uma viagem ha algum tempo até morretes pela graciosa e depois fui a casa de um amigo em paranaguá, mantive doze libras e só tive alegria ele andou bem e macio...e nas trilhas baixo para 5 libras , meu pneu usa camara de ar tambem.
Um abraço!
Bom dia Kaju;
Seguramente são os amortecedores, troque os 4 do seu jipe pelos traseiros da Ranger 97 é quase plug'play, a única alteração é que deverá substituir as borrachas superiores do amortecedor pelas borrachas do willys. FICA EXCELENTE !!!!!!
Abraços
Alcione
quais amortecedores vc esta usando ? tente os da ranger dao um bom resultado, verifique os calços da corroceria se n estã0o gastos tb faz kikar o carro (fica mais duro) pneus mto calibrados(qual o seu pneu e qual calibragem ?),lembresse na estrada pode usar uma calibragem um pouco mais baixa se for o caso, isso se a estrada tiver boa pavimentação caso contrario aumente um pouco, lubrifique os feixes de molas , passe uma graxa neles , de preferencia entre eles , levante o carro nakeles elevadores q os feixes abrem um pouco.
Estes pneus originalmente são para carga, e eu acabava enchendo eles como se fossem prum carro normal, com 20 até 25 libras quando ia viajar.
Claro que ele anda mais por estar cheio mas fica com um shymmi terrivel alem de pular para caramba.
Depois procurando um revenda de pneus para caminhões um técnico de recapagem da Pneumar, uma recapadora de pneus firestone me disse que meus pneus são para 2500 kilos comm 30 libras cada um.
Recomendou que eu usasse o maximo de 15 libras para viagens e 10 para o uso diario...e fiz isso nunca mais pulou e nem shymou eu uso 10 libras e fiz uma viagem ha algum tempo até morretes pela graciosa e depois fui a casa de um amigo em paranaguá, mantive doze libras e só tive alegria ele andou bem e macio...e nas trilhas baixo para 5 libras , meu pneu usa camara de ar tambem.
Eu uso dynatorque 31 x 10,5 x 15, ando com 20 libras no asfalto e 12 pra trilha. também não tenho problemas.
Abraços,
Alcione
cesarzubek
11/12/2007, 11:11
Kaju,
Como sugeriu nosso amigo Quindim baixe a pressão dos pneus pra testar, antes de trocar os amortecedores, deve dar uma melhorada na puladeira.
Abraços,
quais amortecedores vc esta usando ? tente os da ranger dao um bom resultado, verifique os calços da corroceria se n estã0o gastos tb faz kikar o carro (fica mais duro) pneus mto calibrados(qual o seu pneu e qual calibragem ?),lembresse na estrada pode usar uma calibragem um pouco mais baixa se for o caso, isso se a estrada tiver boa pavimentação caso contrario aumente um pouco, lubrifique os feixes de molas , passe uma graxa neles , de preferencia entre eles , levante o carro nakeles elevadores q os feixes abrem um pouco.
Bom dia Santoro;
Peço desculpas, mas preciso fazer um adendo no citado ......
Lubrificar os feixes de molas, entre as molas ?
Acredito não ser o ideal !!! Pense na situação ....... com as molas engraxadas pegamos a estrada, no caminho; poeira, terra, todo tipo de sujeira vai acumulando, principalmente AREIA !!! O atrito gerado por esta areia vai funcionar como uma lixa nas molas reduzindo sua vida útil, ou seja desgaste prematuro e desnecessário !
Abraços,
Alcione
Bom dia Kaju;
Seguramente são os amortecedores, troque os 4 do seu jipe pelos traseiros da Ranger 97 é quase plug'play, a única alteração é que deverá substituir as borrachas superiores do amortecedor pelas borrachas do willys. FICA EXCELENTE !!!!!!
Abraços
Alcione
Oi Alcione,
Onde posso encontrar estes amortecedores aqui em ctba por um preço bom?
A propósito estou utilizando pneus 7.50x16, amortecedores originais (velhos) e o feixe de molas ta com uma cara :-x !!
Pois é, alguem me recomendou que usasse entre 30 e 33...
Oi Alcione,
Onde posso encontrar estes amortecedores aqui em ctba por um preço bom?
A propósito estou utilizando pneus 7.50x16, amortecedores originais (velhos) e o feixe de molas ta com uma cara :-x !!
Eu comprei os meus na AMORTECECHOQm (acho que é assim que se escreve) fica na Av. Kennedy em frente ao Paraná Clube.
Se precisar revisar as Molas, vá nas MOLAS KUZMA (Capão Raso) na via Rápida sentido bairro-centro, próximo a igreja do Capão Raso.
Abraços,
Alcione
Complementando a informação;
Amortece choque : Av. Kennedy, 2192 - tel 3018-1387 e 3333-4566
Molas Kuzma : 3346-5363 (Rafael Kuzma)
Abraços,
Alcione
Abraços,
Alcione
Falow! Vou ver com os caras!
Daqui a pouco, o CJ vira uma Cherokee Sport, hehehe!
Falow! Vou ver com os caras!
Daqui a pouco, o CJ vira uma Cherokee Sport, hehehe!
Não esquenta a cabeça, começa sempre assim ..... uma reformainha aqui, outra ali, uma troca de peça aqui, outra ali, uma substituição aqui, outra ali, um acessório aqui, outro ali, ........... quando você se der conta a cherokee ficou barata perto do jipe !!
Mas te suas compensações, ninguem olha com tanto carinho pra uma cheroca do jeito que olha pro jipe !!
Se precisar de algo dá um grito !!!!
E NÃO ESQUEÇA VAI PRA PRAIA DE JIPE !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Abraços,
Alcione
Bruno Pedra
11/12/2007, 16:49
Kaju,
Como sugeriu nosso amigo Quindim baixe a pressão dos pneus pra testar, antes de trocar os amortecedores, deve dar uma melhorada na puladeira.
Abraços,
É bem isso ai...
uso 15 lbs no meu... pneus 31''
o jeep fica bem mais confortavel...
mas jeep é jeep.... pula mesmo
É bem isso ai...
uso 15 lbs no meu... pneus 31''
o jeep fica bem mais confortavel...
mas jeep é jeep.... pula mesmo
Bruno, não me importo de pular, quicar, etc. Mas vira problema quanto a dirigibilidade. Toda hora vc tem que corrigir a direção, não sobra tempo para curtir a paisagem ... valeu a dica!
Abraços,
Alcione
O par de amortecedores da Ranger (traseiros) - R$ 178,00 colocado, inclusive no jipe.
Alexboni
11/12/2007, 17:16
Boa tarde Amigos, (é meio off topic este post :mrgreen:)
Dia 07/12/07 ou seja, sexta-feira passada, comprei meu 1º Jeep (1970, 4m e motor gm151) e irei viajar para Ubatuba e Parati (RJ) com ele, saindo de Sampa. (mais ou menos uns 540km ida e volta)
Este tópico está me ajudando pra caramba quanto a esta viagem, (irei de Jeep com certeza) e mandei fazer uma revisão básica nele:
- óleo motor e filtros (ar/óleo)
- tampa do radiador
- fluido de freio
- platinado e condensador
- cabos de vela
- bobina (estava com a vermelha para ignição)
- tampa do distribuidor
- carburação (kit reparo novo)
- mangueiras de combustível
- Instalar uma caixa de fusíveis (estava sem)
Minhas dúvidas são sobre a parte de diferencial/suspensão/câmbio, pois não sei bem o que deve ser feito além de trocar óleo e lubrificar alguns pontos e o mecânico que levei o carro não é especialista em Jeep.
- Qual óleo é usado no diferencial? (o cambio é 90 alguma coisa certo?)
- Existe alguma junta que precisa ser trocada?
- Devo lubrificar ou não o feixe de molas?
- Como saber se os amortecedores estão ruins realmente?
- Calibragem nos pneus Firestone ATX 23 (31/50/15) no uso rodviário
- É necessário fazer alinhamento e balanceamento?
- O que levar na caixa de ferramentas (além das óbvias)?
Desculpem-me pelas perguntas bestas mas essa será a 1ª viagem de jeep que farei na vida e quero minimizar o stress (da minha namorada) :lol::lol::lol:
Grande abraço a todos.
O par de amortecedores da Ranger (traseiros) - R$ 178,00 colocado, inclusive no jipe.
O preço é por aí mesmo !! Pode trocar que fica SHOW !
Vai perceber rapidamente as melhoras.
Abraços,
Alcione
Boa tarde Alexandre;
Vamos ver se posso te ajudar ............
- Qual óleo é usado no diferencial? (o cambio é 90 alguma coisa certo?)
Sim é óleo 90, de boa qualidade (shell, tutela, texaco, etcc..) dica; se o jipe é novo (novo de dono, é óbvio) abra os diferenciais e substitua todo o óleo, só vai te custar a mais um jogo de junta e vai ficar com a certeza das condições gerais dos diferenciais e com óleo novo.
- Existe alguma junta que precisa ser trocada?
Se abrir o diferencial, somente a junta de diferencial, coisa barata.
- Devo lubrificar ou não o feixe de molas?
Não. Como já informei antes, lubrificando entre as molas a graxa reterá sujeira e areia, esta areia funcionará como lixa causando desgaste prematuro.
- Como saber se os amortecedores estão ruins realmente?
Existem vária maneiras caseiras de descobrir, eu confio mais levar a algum auto-center e testar na máquina. Se precisar substituir use as da traseira da Ranger 97
- Calibragem nos pneus Firestone ATX 23 (31/50/15) no uso rodviário
Segundo a tia INTERNET 33 libras, este pneu é macio, se quiser mais macio fique com 25 libras.
- É necessário fazer alinhamento e balanceamento?
Necessário ? É fundamental !!
- O que levar na caixa de ferramentas (além das óbvias)?
Ferramentas básicas, chaves, etc.... extra; óleo de motor, fluído de freio, óleo de diferencial, água para radiador, uma cinta de reboque.
O principal para viajar de jipe; calma, muita calma, mais calma ainda, respeitar os limites do carro e curtir a viagem. Quem viaja de jipe normalmente não se arrepende, volta sempre a viajar com gosto ! Chuva, frio, vento, poeira, calor, transito lento ou muito rápido são todos estresses para uma pessoa comum, para um jipeiro que gosta do que faz isso tudo é somente tempero para uma boa viajem.
Boa praia, ou melhor, BOM PARAISO !!!!
Abraços,
Alcione
Kaju,
Ele pula ou entra em shimmy?
[]'s
Junior,
De uma coisa você pode ter certeza, ninguém vai passar em cima de você, imagina eu trazendo de Curitiba-PR (ZEZO) a Campos-RJ (1.150km) uma bicudinha SW (+/-2000kg) rebocada no towbar por uma Toyota Bandeirante e ainda chovendo, subindo a serra a <60km, sem acostamento e descendo no freio motor a 50/60km, ninguém foi indelicado comigo, os carreteiros quando me ultrapassavam eram até solidários.
Amigo, todo mundo gosta de Jeepeiro, não importa onde você esteja, já fui várias vezes ao nordeste, e ao sul, inclusive já estive no Chuí, em nenhum momento, conforme disse acima passei aperto com carreteiros, os mesmos são sempre solidários e educados, mas se você estiver em um automóvel com certeza passará aperto se estiver andando lento.
Vá de Jeep>>>>>>>>
Um abraço,
uhmm, :pensativo:veremos....
1- compre um capacete com viseira ou óculos.
2- coloca a senic amarrada atrás do JEEP.
3- pé na bomba meu amigo.
hehhee
Junior,
De uma coisa você pode ter certeza, ninguém vai passar em cima de você, imagina eu trazendo de Curitiba-PR a Campos-RJ (1.150km) uma bicudinha SW (+/-2000kg) rebocada por uma Toyota Bandeirante e ainda chovendo, subindo a serra a <60km, sem acostamento e descendo no freio motor a 50/60km, ninguém foi indelicado comigo, os carreteoros quando me ultrapassavam eram até solidários.
Amigo, todo mundo gosta de Jeepeiro, não importa onde você esteja, já fui várias vezes ao nordeste, e ao sul, inclusive já estive no Chuí, em nenhum momento, conforme disse acima passei aperto com carreteiros, os mesmos são sempre solidários e educados, mas se você estiver em um automóvel com certeza passará aperto se estiver andando lento.
Vá de Jeep>>>>>>>>
Um abraço,
Voltei a me interessar pelo Topico, começou a aparecer os jipeiros novamente. :twisted::twisted:
É isto ai Antonio, com responsabilidade um jeep na estrada não fica a dever em nada para carro nenhum. :concordo:
Por ser uma aventura e é disto que o verdadeiro jipeiro gosta, o prazer de passar momentos e situações marcantes compensa qualquer conforto e velocidade de um carro.
Mesmo num jeep preparado para trilhas, tirando o desgaste maior dos pneus e o desconforto no geral causado pela preparação, guiando devagar a curtição é muito grande e ainda tem a possibilidade de numa parada qualquer ficar conhecendo algum atalho por alguma estradinha que tornará a viagem mais emocionante. :dance:
Voltei a me interessar pelo Topico, começou a aparecer os jipeiros novamente. :twisted::twisted:
É isto ai Antonio, com responsabilidade um jeep na estrada não fica a dever em nada para carro nenhum. :concordo:
Por ser uma aventura e é disto que o verdadeiro jipeiro gosta, o prazer de passar momentos e situações marcantes compensa qualquer conforto e velocidade de um carro.
Mesmo num jeep preparado para trilhas, tirando o desgaste maior dos pneus e o desconforto no geral causado pela preparação, guiando devagar a curtição é muito grande e ainda tem a possibilidade de numa parada qualquer ficar conhecendo algum atalho por alguma estradinha que tornará a viagem mais emocionante. :dance:
Caro Fernando,
Quando chegou em Taboão da Serra-SP, minha mulher queria que eu alugasse um reboque para levar a SW-Bicudinha até na Dutra, porque era sábado e o transito estava um inferno, então me fingi de surdo e atravessei aquele transito infernal, onde considerei a pior parate do trajeto.
É isso aí, tem que confiar no taco, como diz o ditado: "quem não arisca não petica!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! "
Um abraço, Junior vai de Jeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeep e seja feliz.
Paulo1234
12/12/2007, 05:40
Bom, essa por incrível que pareça é a minha primeira participação no fórum, eu era niveiro, já tive 2 nivas, e fiquei um tanto espantado ao ler a dificuldade dos cj´s na estrada.
tenho uma explorer e hj estou reformando um CJ, vai ser ap 1.8 DH, infelismente vou ter que dar uma curtida e vender rápido.
Bom respondendo: minha opnião:
1- Scenic: tenho andado bastante com o jeep sendo puxado por um fiat fire, inclusive em algum trechinho de estrada, a scenic não é o ideal, o ideal seria ela ter pelo menos 25% a mais de peso que o jeep mas puxaria o jeepinho tranquilamente, (talvez colocar um peso na traseira seria uma boa). Terás que ir com cuidado, devagar, evitando freiar demais.
2- De Jeep, é imprescindivel uma boa revisão, o pior momento acredito que realmente será ser empurrado morro abaixo na descida da serra. Mas isso é questão de sorte. pode pegar um transito lento, ou pouco movimento, o ideal é ir bem cedo. No mais, acredito que os caminhões tenham condições de freiar pra não passar por cima. Na reta, e na subida é pista da direita e os outros que se f**** se não gostarem.
3 - De carona numa cegonha, vá até um posto na beira da br e negocie com um gegonheiro que tenha vaga, essa é a opção mais economica, pois irá poupar o auto consumo do jeep, talvez uma eventual quebra e dor de cabeça. Considerando o fato do amigo ser marinheiro de primeira viagem, na minha opnião essa seria a melhor opção. Vai de scenic, terá ela para se deslocar no caso de chuva, ou de resolver fazer um passeio mais longo, e exigir rapidez, pode dar uns passeios de cj a vontade, quem sabe até encarar um off road sem medo de ficar apé, vai na br e dirige o cj, para ver qual é a sensação. Enfim vai curtir e vai ter extrema segurança. coisa que não terá nas duas primeiras (principalmente por não conhecer bem o jeep).
Esse é meu conselho. SE EU fosse escolher eu iria puxando o jeep com a scenic. num raciocinio besta q ai eu só gastaria a gastrol da scenic, e nada mais, patati patata... poderia dar certo, ou não.
A opção 3 é certeza de que tudo dará certo.
Paulo1234
12/12/2007, 05:42
Só não deixa de levar o JEEP e BOAS FÉRIAS 8-)
Kaju,
Ele pula ou entra em shimmy?
[]'s
Pula feito cabrito, fazendo com que eu tenha que corrigir a direção!
Pula feito cabrito, fazendo com que eu tenha que corrigir a direção!
Kaju, coloca 15 libras no Pneu e experimenta. 2 ou 3 libras fazem uma put@ diferença no jeep.
Não sei se ja foi mencionado, mas como estao os terminais de direção?
Cacá
Kaju,
Isso é shimmy.
Verifique a seguinte lista de itens causadora de shimmy:
1 chassis torto ou desalinhado, incluindo os suportes de mola.
2 eixo torto ou desalinhado, incluindo munhão.
3 molas cansadas ou uma mais alta que a outra.
4 caixa de direção solta ou com folga excessiva.
5 altura do jeep aumentada.
6 ajuste de convergência.
7 pneus maiores,recauchutados ou danificados.
8 pneus com pressões diferentes.
9 Rolamentos dos munhões.
10 Manga de eixo solta.
11 roda livre travada de um lado.
12 lonas de freio prendendo.
13 folga nos terminais de direção
14 falta de amortecedor de direção
15 alinhamento de direção
16 balanceamento de rodas
17 Ângulo de king-pin ou cáster.
18 Amortecedores sem efeito
19 Buchas de molas e jumelos com folga excessiva
Quanto a ir de Scenic, vou fazer duas pergunta.
Você acha que o freio da Scenic aguenta a descida da serra com 2 toneladas extras?
O que vc fará se, a 60 km/h precisar frear a Scenic em situação de emergência?
Revise-o e vá de JEEP!!!
[]'s
Kaju,
Isso é shimmy.
Verifique a seguinte lista de itens causadora de shimmy:
1 chassis torto ou desalinhado, incluindo os suportes de mola.
2 eixo torto ou desalinhado, incluindo munhão.
3 molas cansadas ou uma mais alta que a outra.
4 caixa de direção solta ou com folga excessiva.
5 altura do jeep aumentada.
6 ajuste de convergência.
7 pneus maiores,recauchutados ou danificados.
8 pneus com pressões diferentes.
9 Rolamentos dos munhões.
10 Manga de eixo solta.
11 roda livre travada de um lado.
12 lonas de freio prendendo.
13 folga nos terminais de direção
14 falta de amortecedor de direção
15 alinhamento de direção
16 balanceamento de rodas
17 Ângulo de king-pin ou cáster.
18 Amortecedores sem efeito
19 Buchas de molas e jumelos com folga excessiva
Quanto a ir de Scenic, vou fazer duas pergunta.
Você acha que o freio da Scenic aguenta a descida da serra com 2 toneladas extras?
O que vc fará se, a 60 km/h precisar frear a Scenic em situação de emergência?
Revise-o e vá de JEEP!!!
[]'s
Cotrim, pelo que você indicou merece uma revisão profunda de toda suspensão. Mas, pra isto ter eficiência tem que ter um cara bão de suspensão para verificar estes itens. Entao, onde encontro um cara destes em Curitiba? Qualquer mecânica entende o suficiente destes itens para verificar num CJ?
Abraço
Converse com o Marilson da Marisco Pneus (é registrado no fórum). Ele conhece muita gente por aí.
O e-mail dele é badcluster_4x4@ hotmail.com
[]'s
Converse com o Marilson da Marisco Pneus (é registrado no fórum). Ele conhece muita gente por aí.
O e-mail dele é badcluster_4x4@ hotmail.com
[]'s
Falow! :mrgreen:
Cotrim, pelo que você indicou merece uma revisão profunda de toda suspensão. Mas, pra isto ter eficiência tem que ter um cara bão de suspensão para verificar estes itens. Entao, onde encontro um cara destes em Curitiba? Qualquer mecânica entende o suficiente destes itens para verificar num CJ?
Abraço
Kaju,
Procure aí em Curitiba a Empresa "ZEZO 4x4", os caras são bons, eles tem oficina e loja de peças, a Bicudinha SW que tenho comprei deles, tem uma suspensão muito boa, com certeza eles vão resolver todos os problemas do seu Jeep, garanto-lhe que ficará cliente.
Um abraço,
Abraço
Bom dia Kaju;
Aqui em Curitiba tem várias opções !
Mecânico de jipe além de competente tem muito o lado pessoal, conheçemos um monte !! me diga em que bairro você está ?
Abraços,
Alcione
Bom dia Kaju;
Aqui em Curitiba tem várias opções !
Mecânico de jipe além de competente tem muito o lado pessoal, conheçemos um monte !! me diga em que bairro você está ?
Abraços,
Alcione
Alcione,
Bairro: Merces
Grato!
Alcione,
Bairro: Merces
Grato!
Tem perto de você o KIKO, mecânico bem conceituado.
Rua Alexandre Von Humboldt, 126 Pilarzinho
Fica do Lado da Radio Transamérica, ao lado da Cruz do Pilarzinho
Telefone 3235-3246
No começo do ano meu jipe vai estar nesta mecânica pra colocar molas de toy.
Abraços,
Alcione
Tem perto de você o KIKO, mecânico bem conceituado.
Rua Alexandre Von Humboldt, 126 Pilarzinho
Fica do Lado da Radio Transamérica, ao lado da Cruz do Pilarzinho
Telefone 3235-3246
No começo do ano meu jipe vai estar nesta mecânica pra colocar molas de toy.
Abraços,
Alcione
Conheço o Kiko, tirei o jipe de lá no sábado passado, mas não chegamos a conversar sobre a suspensão!
Conheço o Kiko, tirei o jipe de lá no sábado passado, mas não chegamos a conversar sobre a suspensão!
Mas leva o jipe lá e questiona sobre estes detalhes !
Ele em Curitiba é a pessoa que mais coloca molas de toy da "molas Kuzma", entende de suspensão, o check-up é rápido !!
Abraços,
Alcione
Mas leva o jipe lá e questiona sobre estes detalhes !
Ele em Curitiba é a pessoa que mais coloca molas de toy da "molas Kuzma", entende de suspensão, o check-up é rápido !!
Abraços,
Alcione
Fugindo do assunto e te explorando, então pelo discutido até agora, o setup ideal de suspensão para jipe seria: amortecedores traseiros da Ranger 97, como molas de toy. E os calços? quantas polegadas? Pneus? Jumelos?
Fugindo do assunto e te explorando, então pelo discutido até agora, o setup ideal de suspensão para jipe seria: amortecedores traseiros da Ranger 97, como molas de toy. E os calços? quantas polegadas? Pneus? Jumelos?
Bom dia Kaju;
Configuração ideal ??? Complicada esta resposta, isso é assunto pro forum todo, poderíamos ficar um ano inteiro discutindo e não chegaríamos a um consenso ! Todo mundo tem uma configuração que acha ideal ! Tudo vai depender do que você vai fazer com o jipe e de quantos $$ você está disposto a gastar !!
Vou te dizer a configiuração do meu jipe :
- Amortedores : Ranger
- Molas : Hoje estão com molas originais arqueadas, mas no começo do ano vou mudar para Molas de Toyota
- Calços de carroceria : Eu mesmo fiz os meus calços com borracha cinturada, optei em fazer porque não encontrei no mercado modelos similares e de boa qualidade, estão com altura de 1`5/8 (+/- 41mm)
- Pneus : Dynatorque 31 x 10,5 x 15 rodas de ferro mangels de 8' com off set negativo de 30
- Jumelos : Maiores com reforço de estrutura, mas quando colocar as molas novas vão ficar com tamanhos originais
Espero ter ajudado
Abraços,
Alcione
Boa noite, estou com uma viagem parecida com a de Kaju, vamos passar 15 dias na praia, litoral baiano, e de onde moro para lá são aproxiamadamente 250km, é a nossa primeira viagem, com o CJ5 6cc ano 1975, 90% dele original,
só mudei os bancos, pretendo ir com meu filho (que também dirige), minha esposa e o outro filho, empregada e um colega dele, irão num Corsa Sedan (pois tem muita coisa pra levar), já fiz uma revisão com o mecânico, ir emos devagar, na média de quilometragem que já postaram, pois rpetendo curtir bem a viagem, os pneus também são modelo original, qual a calibragem ideal ? :pensativo:
Sairemos no dia 29 bem cedinho, umas duas horas após minha esposa irá nos acompanhar.
Boa noite, estou com uma viagem parecida com a de Kaju, vamos passar 15 dias na praia, litoral baiano, e de onde moro para lá são aproxiamadamente 250km, é a nossa primeira viagem, com o CJ5 6cc ano 1975, 90% dele original,
só mudei os bancos, pretendo ir com meu filho (que também dirige), minha esposa e o outro filho, empregada e um colega dele, irão num Corsa Sedan (pois tem muita coisa pra levar), já fiz uma revisão com o mecânico, ir emos devagar, na média de quilometragem que já postaram, pois rpetendo curtir bem a viagem, os pneus também são modelo original, qual a calibragem ideal ? :pensativo:
Sairemos no dia 29 bem cedinho, umas duas horas após minha esposa irá nos acompanhar.
Tranquilo e com prudência, com certeza será uma viagem inesquecivel e de muita curtição. Aproveite !!
Abrs
Paulo1234
18/12/2007, 02:37
Só não esquece de falar para gente o que decidiu, e posteriormentre como foi de viagem...
:dance:
Thiago Serpa
18/12/2007, 22:45
Ah proposito, pode parecer bobagem, mas em especial se você tiver tow bar, dá uma olhada como tá a fixação do conjunto nos chassis, aperto dos parafusos... tempos atras tive a infeliz experiencia de ter parachoques e tow bar no chao com o jeep em movimento, acredito que se afrouxaram com a trepidação ou deveriam estar mal apertados... estava beeem devagar, numa estradinha de terra, coisa de 10 km/h, então nao deu problema, mas em velocidade de cruzeiro, com certeza dá desastre...
Boa noite, Tuy. Vai tranquilo e aproveite sua viagem. Tambem viajo em família, ja rodei 700 km de Campinas a Aparecida do Norte em dois dias, foi um show de viagem. Se os seus pneus sao originais 600 x 16, pode colocar 28 libras neles que é perfeito pro asfalto. Acredito que vc deva fazer esse trajeto de 250 km em umas 4 ou 5 horas, a uma média de 60-70 por hora e com paradas para abastecimento, alimentação e descanso dos glúteos :mrgreen:. Não se esqueça de conferir macaco e chave de roda. Teste-os, se possível. Vá em frente, boa viagem e feliz ano-novo!
Cacá
Boa noite, Tuy. Vai tranquilo e aproveite sua viagem. Tambem viajo em família, ja rodei 700 km de Campinas a Aparecida do Norte em dois dias, foi um show de viagem. Se os seus pneus sao originais 600 x 16, pode colocar 28 libras neles que é perfeito pro asfalto. Acredito que vc deva fazer esse trajeto de 250 km em umas 4 ou 5 horas, a uma média de 60-70 por hora e com paradas para abastecimento, alimentação e descanso dos glúteos :mrgreen:. Não se esqueça de conferir macaco e chave de roda. Teste-os, se possível. Vá em frente, boa viagem e feliz ano-novo!
Cacá
Cacá o que vc indica de calibragem para o asfalto para os pneus 7.50x16?
Cacá o que vc indica de calibragem para o asfalto para os pneus 7.50x16?
Kaju, tem muitas variáveis. Densidade da borracha, tipo de recape, etc. Eu uso 18 libras nos Argentinos 750 x 16 na cidade e na trilha seca. Ja usei Frontiera com 22 libras, ficava bom também. Mas é por aí, dá uma experimentada nessa faixa entre 18 a 22 libras.
Já nos originais (600 x 16 Maggion) com rodas originais, usava 28 libras, como falei no outro post, mas esse pneu é meio molenga. O Pirelli 600 x 16 é mais duro, talvez fique bom com 25 libras também.
Falou ! :concordo:
Alexboni
20/12/2007, 00:10
Não sei qual é a melhor, mas estava usando 27 lbs no Atx 31x10/50 e tava parecendo um cabrito manco..., agora baixei pra 23 (24 é sacanagem) e mehorou pra caramba.
Isso no asfalto é claro, pois ainda não tive a oportunidade de estrear meu jeep no barro.
Caríssimos,
Já decidi que vou de jipe mesmo!! As dicas de vocês me estimularam e deram confiança!
Na volta, espero que inteiro, farei meu depoimento!
Boas Festas!!
:mrgreen:
Caríssimos,
Já decidi que vou de jipe mesmo!! As dicas de vocês me estimularam e deram confiança! Na volta, espero que inteiro, farei meu depoimento!
Boas Festas!!
:palmas::palmas::palmas::palmas::palmas:
Boas Festas pra vc tbém!
mauricio ctba
21/12/2007, 12:05
Caríssimos,
Já decidi que vou de jipe mesmo!! As dicas de vocês me estimularam e deram confiança!
Boas Festas!!
Boa escolha kaju!
Bom Natal e 2008!:dance:
Caríssimos,
Boas Festas!!
Boa viagem, UM FELIZ NATAL, MUITAS FELICIDADES A TODOS !!!!!!!!!!
Alcione
Paulo1234
22/12/2007, 06:25
VALEWWSSSSSS
BOA VIAGEM CARAAAAAAAAAAAAA
que na volta que nada...
Entra numa LAN lá e conta pra gente!!!!!!!!!!!!!:-o:-o:-o:-o:-o
fabiano carraro
23/12/2007, 19:53
:palmas:so toma cuidado na hora de passar pelos guardas,equipamentos normais de segurança vao ser exigidos,os pneus nao podem conter barro em excesso,o vidro nao pode estar abaixado e principalmente (AGORA É OBRIGATORIO O JEEP POSSUIR SANTO ANTONIO)ç estiver sem NAO va!!!!!!!!!!os guardas te prendem o jeep.bebidas alcoolicas serao procuradas e ç nao estiverem em embalagem original lacrada te prendem tambem,a turma aq da oficina faz este trajeto meio que direto pela 376 até lá embaixo onde estamos abrindo umas trilhas pra lá de pesadas pela serra do mar saindo de tijucas e indo pelo caminho dos CASTELHANOS,em garuva,sempre vamos com os carros mais preparados aq da oficina e olha que nao sao nada originais,mas tambem nao ficamos tirando racha na estrada ,por isto te digo ja fui varias vezes ate Santa Catarina de jeep/rural/f-75,e na epoca originais ,o problema sera apenas na volta :parede:a subida da serra é uma merda o carro nao sai de (2º)E OS CAMINHOES TE ATROPELAM A 50KM POR HORA a subida da 376 é bastante forte pra jeep original mas o unico problema que tive ate hoje foi gastar um HORRRRRRORRR em alcool ,e tomar uma multa por excesso de velocidade com meu jeep atual,um 3.0 turbo,que ao contrario do que dizem vai frouxo aos 146km,(segundo o FDP)do guarda que me prendeu!!!!!!! ,treme ate os documentos,+ vai que nem um tiro,a e por sinal (qualquer coisa que aconteça é só dizer que tava saindo do sitio que abastece a agua e a luz do posto deles ai eles ficam na duvida e te liberam,ou te prendem de vez HAHAHAHAHAHAHHAHA:mrgreen:DO RESTO JEEP FOI FEITO PRA ISTO TAMBEM Ç DIVERTIR,E UMA DESCIDA PRO LITORAL DE SANTA, NAO TEM PREÇO,E A MULHERADA PAGA O MAIOR PAU NA ESTRADA ,POR ISTO RESERVE UM OTIMO BANCO PRA ZEQUINHAS!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!:dance:
Os meus pneus são originais 600 x 16, Pirelli, estive lendo o manual ele
recomenda 23 libras na dianteira, e 25 libras na traseira, mas quando
rodo na rua ou na estrada de chão acho um pouco duro, estou revisando
a direção e vou montar a capota para seguir viagem.
Valeu cara. Feliz Ano Novo. :concordo:
Rapaziada!
Fui de jipe e deu tudo certo!
Foram 4 horas de viagem com 3 paradas,sendo 1 mais longa pra comer pastel !!
Rodou bem e escolhi o dia certo, praticamente não tinha caminhões!
Foi super tranquilo!
Porém, tive problemas com a roda livre. Trepidou demais. Cairam 5 parafusinhos da tampa e a mola que desliza as engrenagens se foi...
O que posso fazer neste caso?
Quando as engrenagens estão juntas quer dizer q esta 4x4?
Posso colocar outra mola no lugar e deixar para trocar p/ 4x2 só para rodar no asfalto?
Outro problema: vazamento na roda traseira. Não sei se foi o diferencial ou o freio para cucuia.
Por último, rolamentos de rodas dianteiros estão roncando.
Aguardo mais sugestões.
Um abraço,
bom Ano Novo!
Vc tinha alguma dúvida?
De carne?
Rodou bem e escolhi o dia certo, praticamente não tinha caminhões! Foi super tranquilo! Claro que foi tranquilo, é Jeepterapia, não é só uma viagem.
Porém, tive problemas com a roda livre. Trepidou demais. Cairam 5 parafusinhos da tampa e a mola que desliza as engrenagens se foi...
Posso colocar outra mola no lugar e deixar para trocar p/ 4x2 só para rodar no asfalto?
Não sei. Na dúvida, não exceda os 40km/h enquanto não trocar a roda livre.
Outro problema: vazamento na roda traseira. Não sei se foi o diferencial ou o freio para cucuia.
Opa :idea: Dá uma atenção a isso. Levanta o Jeep e tira a panela suspeita. Diferencial pra cucuia é vazamento na bola. Na roda é cilindro de freio.
Rolamento roncando? Na frente tem rolamento do munhão, rolamento central... e tem também engraxadeiras. Experimenta levar pra engraxar pra ver se melhora. Pelo menos até vc testar o Jeep um pouco mais :mrgreen:
Aguardo mais sugestões.
Da próxima vez, nem questione. Vá de Jeep e ponto final :dance:
Um abraço,
bom Ano Novo!
Ótimo Ano Novo pra vc tbém, Kaju29. Um abração e até breve, se Deus quiser.
Cacá
Rapaziada!
Foi super tranquilo!
Aguardo mais sugestões.
Um abraço,
bom Ano Novo!
Boa tarde Kaju;
PARABENS
Rapaziada!
Foi super tranquilo!
Aguardo mais sugestões.
Um abraço,
bom Ano Novo!
Boa Tarde Kaju;
PARABENS PELA ESCOLHA !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Conhece a máxima "FELICIDADE NÃO É UMA ESTAÇÃO NO FUTURO, É A VIAGEM !" com certeza esta viagem é de jipe ! A primeira sempre é complicada, algumas correções, modificações, etcccc..... vai ver que daqui em diante será uma melhor que a outra !!
PARABENS MESMO !!!! BEM VINDO AO MUNDO !!!!
Abraços e UM FELIZ ANO NOVO, agora de jipe.
Alcione
Rogério Barthy
27/12/2007, 21:48
Kaju29,
Parabens e saiba que essa satisfação é inenarrável !!! Não dá para explicar para quem não tem Jeep e nunca fez uma viagem em um.
Os problemas são normais e aos poucos vão sendo sanados, se tornando raros até não existirem mais...
Não sei qual a RL que usa mais... com calma se consegue refazer/recuperar/remontar e tudo se ajeita.
Minha viatura está na oficina tirando uma pingação na cx mx e se tudo der certo, sábado pego a Via Dutra para Niterói, 200 Km de puro prazer junto à Praia de Piratininga (Perto da Turma do Chapeu).
Feliz Ano Novo e curta muito a sua máquina !!!!!!
Rogério
Olha quando comprei o meu, ele teve que ser colocado em um carro bau grande.Primeiro por dois motivos:
1- A distancia de feira ao interior de Sergipe quase 400 KM.
2-Eu levei o meu a salvador que sao 120 km de feira de santana de guicho para fazer a pericia DO DETRAN
Acredito um carro antigo temos que ver as condiçoes dele para saber se pode pegar estrada ou nao mas cada um conheçe o seu carro e sabe as limitações entao meu amigo eu preferir nao arriscar apesar de saber que o carro estava andando normal na cidade.
Retornei do litoral do parana ontem 04/01/2008, fui de Jeep e foi só felicidade!!!!
Saí de Curitiba dia 28/12/07 as 14:30 naquele sol de rachar, fazendo 4 paradas de alguns minutos.
Fiz uma boa revisao no Jeep uns dias antes, troca de todos os lubrificantes (motor, caixa, t-case e diferenciais), aproveitei para contar os dentes e descobri que minha relacao é 8 dentes no pinhao e 44 dentes na coroa ou seja bastante reduzida.
Não posso dizer que desci como um foguete, a velocidade de cruzeiro (devido a relacao curta) foi de 50 a 60Km/h, levei quase 3 horas para chegar mas tudo bem.
Eu havia trocado a agua do radiador porem nao havia comprado o aditivo, com isso a temperatura chegou aos 90 95 graus nas retas longas, por isso fiz as paradas.
Chegando no litoral esgotei novamente a agua do radiador e coloquei o aditivo, senti uma grande diferenca na temperatura.
Brinquei muito com ele la embaixo, a diferenca dos novos pneus foi absurda, o Jeep gruda no chao. Comecei a ouvir um pequeno barulho na roda dianteira e chegando em casa desmontei as rodas livres achando que eram elas, mas era apenas a contra porca do rolamento (aquela que possui os parafusos nas laterais) que havia soltado. Como verifiquei logo que comecou o barulho nao houveram danos a rosca gracas a Deus.
Para subir fiz a mesma revisao basica e pé na estrada, chegando perto do viaduto da Alexandra-Matinhos e Jeep deu umas engasgadas e perdeu rendimento, encostei e ele morreu. Verifiquei combustivel velas corrente tudo parecia em ordem. Dei partida no motor segurei o giro e fiz vacuo no carburador para tirar alguma sujeira, bingo!
Pé na estrada novamente e a parada na serra foi somente para comprar biscoito de polvilho azedo! hahaha. Fiz a viagem em 2:30.
O medo grande de uma quebra me fez levar quase outro Jeep de reserva, o kit incluia: 30l de agua, socorro reserva, uma bateria, produto para vedar radiador, rotor, cabos de vela, velas, um carburador para doar pecas, magueiras do radiador, correia, um par de cilindro de freios, fios eletricos, araldite, um pote de parafusos, furadeira a bateria e ferramentas. E nao usei nenhum parafuso! hahaha.
Preciso agora ver o que faco com essa relacao para poder chegar mais facilmente a uns 70Km/h sem forcar o motor.
Obrigado as dicas que todos colocaram nesse post, pois foram de grande valia para que minha viagem fosse um sucesso!
Fotitas!!!
Ja la embaixo depois de uma brincadeira leve:
http://i15.photobucket.com/albums/a359/cotocoto/PIC_0657.jpg
Na praia nao poderia faltar!
http://i15.photobucket.com/albums/a359/cotocoto/PIC_0665.jpg
No retorno, no momento que deu o probleminha de sujeira no carburador
http://i15.photobucket.com/albums/a359/cotocoto/PIC_0668.jpg
Comprando biscoito no meio da serra hahaha
http://i15.photobucket.com/albums/a359/cotocoto/PIC_0671.jpg
É isso!!! grande abraco a todos!!!
Milton Quindim
07/01/2008, 01:46
Também desci com meu Jeep mais uma vez ao litoral do Paraná e correu tudo bem , jah estou me acostumando e nunca tive nehum problema. Acho que tenho sorte...kkk
Ele ficara na praia até dia 15 quando vou buscá-lo enquanto isso eu de motoca minha esposa passeando dde jeep na beira -mar...kkk
Já to com saudade dele...hauhauuha
E dia doze , sabado que vem tem mais um encontro em Pinhais, o primeiro que ele naum vai participar..coitado espero que ele me desculpe por isso...kkk
Alexboni
07/01/2008, 23:08
Amigos,
Voltei de viagem e foi tudo ótimo!!!!!!!!
Desci para o litoral norte de SP (Ubatuba) no dia 28/12 e voltei dia 05/01, nesse tempo rodei 650 km (com uma passagem por Paraty no RJ) e muitos, mas muitos litros de combustivel e cerveja é claro...
Pra não dizer que não estreei o jeepão na lama, choveu muito nos 2 ultimos dias e com isso a estrada de terra que dá acesso à praia ficou intransitável.
Resumo da história: Reboquei 07 carros que estavam atolados e que não conseguiam subir as ladeiras lamacentas. (02 Rangers, Ka, 02 Corsa Sedan, Gol e Celta), foram apenas 4 horas e meia fazendo isso!!!!!!!
Problemas ocorridos: Fritei o óleo e tambores de freio na Serra de Taubaté e fiquei parado no meio da pista enquanto a fumaça saía das rodas, queimei a embreagem nos resgates, fiz 03 paradas na subida da serra na volta pois o bichinho dava uma esquentada, e quase perdi a capota no meio de um vendaval, pois as travas que prendem a capota ao parabrisa estavam destravadas e o vento e a chuva começaram a levantá-la (isso no meio da estrada à 80km/h)
Com isso tudo que aconteceu, só posso dizer que foi a viagem mais fantástica que já fiz de carro!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Abraço a todos e um ótimo 2008.
Poxa, eu estava planejando levar o meu jeep pra linha verde puxando com o astra, são 450Km depois deste tópico, está fora de cogitação!!!
num dá nem pra ir rodando. O jeito é colocar em cima de um caminhão mesmo!!!
Poxa, eu estava planejando levar o meu jeep pra linha verde puxando com o astra, são 450Km depois deste tópico, está fora de cogitação!!!
Amigo, você deve ter lido o topico errado para ter chegado a esta conclusão.:pensativo:
Como assim, depois desse tópico vc desistiu?
:?
Amigos, não li as 15 paginas, mas pelo o q eu entendi a viagem com o Jeep pode ser muiiito prazerosa, porem longas distancias ocasionam diversos problemas, tipo fritar o disco de embreagem, super aquecimento, enfim depois de alguns relatos de viagens fiquei com medo de ficar na estrada. E de mecanica eu ainda não entendo nadinha!!! :( talvez se fosse junto com outros carros eu encararia!
abraços!
Amigos,
Voltei de viagem e foi tudo ótimo!!!!!!!!
Desci para o litoral norte de SP (Ubatuba) no dia 28/12 e voltei dia 05/01, nesse tempo rodei 650 km (com uma passagem por Paraty no RJ) e muitos, mas muitos litros de combustivel e cerveja é claro...
Pra não dizer que não estreei o jeepão na lama, choveu muito nos 2 ultimos dias e com isso a estrada de terra que dá acesso à praia ficou intransitável.
Resumo da história: Reboquei 07 carros que estavam atolados e que não conseguiam subir as ladeiras lamacentas. (02 Rangers, Ka, 02 Corsa Sedan, Gol e Celta), foram apenas 4 horas e meia fazendo isso!!!!!!!
Problemas ocorridos: Fritei o óleo e tambores de freio na Serra de Taubaté e fiquei parado no meio da pista enquanto a fumaça saía das rodas, queimei a embreagem nos resgates, fiz 03 paradas na subida da serra na volta pois o bichinho dava uma esquentada, e quase perdi a capota no meio de um vendaval, pois as travas que prendem a capota ao parabrisa estavam destravadas e o vento e a chuva começaram a levantá-la (isso no meio da estrada à 80km/h)
Com isso tudo que aconteceu, só posso dizer que foi a viagem mais fantástica que já fiz de carro!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Abraço a todos e um ótimo 2008.
Alex,
De JEEP ou de jipe, a serra de Taubaté tem que ser descida com a segunda marcha engatada, segurando o bixo no motor, pois não dá pra segurá-lo no freio, aliás, nenhum carro deve ser seguro nop freio em descida de serra. Uma boa técnica para saber em qual marcha descer, é utilizar a mesmoa que você selecionaria para subir.
Quanto a fritar a embreagem nos resgates, você utilizou a reduzida???
[]'s
Amigos, não li as 15 paginas, mas pelo o q eu entendi a viagem com o Jeep pode ser muiiito prazerosa, porem longas distancias ocasionam diversos problemas, tipo fritar o disco de embreagem, super aquecimento, enfim depois de alguns relatos de viagens fiquei com medo de ficar na estrada. E de mecanica eu ainda não entendo nadinha!!! :( talvez se fosse junto com outros carros eu encararia!
abraços!
A. Veiga,
Acho que você entendeu tudo errado. Se o JEEP estiver com a manutenção em dia, não tem porque dar algo errado. Lógico que você deve ter em mente que não deve abusar da sorte, da mesma forma que você faz quando está em um carro de passeio.
Aliás, as diferenças entre conduzir um JEEP ou jipe e um carro de passeio devem ser: Ausência de conforto, força absurdamente maior, vento na testa ( e em outras partes do corpo também), total despreocupação com a hora da chegada.
As semelhanças são: manutenção em dia, direção defensiva e responsabilidade.
[]'s
Lucas Nassif
13/01/2008, 23:20
Pessoal,
quais os principais cuidados que devo tomar ao rebocar meu Jeep com a Hilux AT num percurso de 220km?? Detalhe, vai ser no cambão!!
joão k. chikui
14/01/2008, 07:59
Lucas, qdo vc disse cambão , amagino que queria dizer TOWBAR, certo?
Lucas, sempre que puxei meu 51 em longos percursos, tomei alguns cuidados:
I-Colocava 150 a 200 kg na traseira da picape.
II-Adotava a velocidade do Willys , nunca da picape.
III-muito cuidado nas frenagens, sempre mantendo distancia dos carros da frente.Frear em curvas , nem pensar.
IV-Cambio e reduzida no neutro. Se o percurso fosse muito grande , desligar o cardã traseiro.
V-Testar bem as luzes de advertencia traseiras.
VI-Em paradas , nunca esquecer que vc estará impossibilitado de dar marcha-a-ré.Sempre pare onde possa sair para frente.
Alexboni
14/01/2008, 09:14
Alex,
De JEEP ou de jipe, a serra de Taubaté tem que ser descida com a segunda marcha engatada, segurando o bixo no motor, pois não dá pra segurá-lo no freio, aliás, nenhum carro deve ser seguro nop freio em descida de serra. Uma boa técnica para saber em qual marcha descer, é utilizar a mesmoa que você selecionaria para subir.
Quanto a fritar a embreagem nos resgates, você utilizou a reduzida???
[]'s
Cotrim,
Eu desci em 2ª marcha por algum tempo, mas a reduzida ficava "pulando" para o neutro as vezes :-( então tinha de parar totalmente o jeep para engatar novamente ou de descer desengrenado mesmo alguns trechos.
No trecho mais acentuado (são 7km de descida hardcore) havia ocorrido um acidente entre dois carros, com isso o tráfego ficou muito lento, ocasionando o superaquecimento dos freios (e da minha perna pra segurar o bicho sem servo-freio :putz:).
Sim, usei a reduzida em todos os "resgates", mas mesmo com ela acionada foi muito duro puxar as 2 Rangers na subida,(1 da cada vez) pois o jeep ficava sambando de um lado para o outro enquanto puxava. Foi depois disso que senti a embreagem diferente, e acredito que tenha queimado um pouco, pois o pedal ficou mais "alto", ou melhor, o curso ao soltar a embreagem aumentou até sentir o carro sair do lugar entende?
Cotrim,
Eu desci em 2ª marcha por algum tempo, mas a reduzida ficava "pulando" para o neutro as vezes :-( então tinha de parar totalmente o jeep para engatar novamente ou de descer desengrenado mesmo alguns trechos.
No trecho mais acentuado (são 7km de descida hardcore) havia ocorrido um acidente entre dois carros, com isso o tráfego ficou muito lento, ocasionando o superaquecimento dos freios (e da minha perna pra segurar o bicho sem servo-freio :putz:).
Sim, usei a reduzida em todos os "resgates", mas mesmo com ela acionada foi muito duro puxar as 2 Rangers na subida,(1 da cada vez) pois o jeep ficava sambando de um lado para o outro enquanto puxava. Foi depois disso que senti a embreagem diferente, e acredito que tenha queimado um pouco, pois o pedal ficou mais "alto", ou melhor, o curso ao soltar a embreagem aumentou até sentir o carro sair do lugar entende?
Alexboni, sem desvirtuar o topico mas,
Esse problema da reduzida "pular" pra neutro é tranquilo de resolver. La na T-case abaixo das alavancas voce vai remover dois parafusos, junto com ele ira sair uma mola e uma esfera de aço (as vezes a esfera pode nao sair, nao se preocupe), basta dar um pouco mais de pressao nessa mola que a alavanca nao vai pular mais de posicao.
O meu fazia isso e um mecanico de willys me ensinou.
Fica a dica.
Lucas Nassif
14/01/2008, 22:12
Lucas, qdo vc disse cambão , amagino que queria dizer TOWBAR, certo?
Lucas, sempre que puxei meu 51 em longos percursos, tomei alguns cuidados:
I-Colocava 150 a 200 kg na traseira da picape.
II-Adotava a velocidade do Willys , nunca da picape.
III-muito cuidado nas frenagens, sempre mantendo distancia dos carros da frente.Frear em curvas , nem pensar.
IV-Cambio e reduzida no neutro. Se o percurso fosse muito grande , desligar o cardã traseiro.
V-Testar bem as luzes de advertencia traseiras.
VI-Em paradas , nunca esquecer que vc estará impossibilitado de dar marcha-a-ré.Sempre pare onde possa sair para frente.
E aí João, beleza?
Bom, o percurso é de aproximadamente 220km mesmo. Para evitar problemas vou desligar o cardã, mesmo que seja desnecessário.
Hoje eu fiquei o dia inteiro fazendo o chicote do reboque, para as luzes de advertência da Hilux, ao serem acionadas, acender na traseira do jeep, então acho que eliminei mais uum problema.
No mais, acho que é só ir pra estrada (esse findi eu vou pra testar [ sentir o comportamento dos 2 veículos ] ) e manter no máximo uns 80km/h.
Tem mais alguma outra observação que vale ressaltar?
Abraços,
Lucas Nassif.
Alexboni
15/01/2008, 08:43
Esse problema da reduzida "pular" pra neutro é tranquilo de resolver. La na T-case abaixo das alavancas voce vai remover dois parafusos, junto com ele ira sair uma mola e uma esfera de aço (as vezes a esfera pode nao sair, nao se preocupe), basta dar um pouco mais de pressao nessa mola que a alavanca nao vai pular mais de posicao.
Fica a dica.
Valeu a dica Dic3 (sem trocadilho)
Eu já estava começando a procurar pelo fórum sobre este problema e imaginando o tamanho da encrenca que seria resolvê-lo; mas do jeito que vc explicou, parece ser bem simples.
Lucas Nassif
15/01/2008, 09:00
Fica a dica.
Não querendo desviar o assunto do tópico, mas já desviando.......
A reduzida do Jeep de um amigo meu só vai pro neutro quando ele tá descendo engrenado. Se ele tiver subindo um morro, barranco seja lá o que for, ela não escapa, apenas quando entra o freio motor.
Isso pode ser resolvido com essa "tática"? :mrgreen:
Não querendo desviar o assunto do tópico, mas já desviando.......
A reduzida do Jeep de um amigo meu só vai pro neutro quando ele tá descendo engrenado. Se ele tiver subindo um morro, barranco seja lá o que for, ela não escapa, apenas quando entra o freio motor.
Isso pode ser resolvido com essa "tática"? :mrgreen:
Lucas,
Era exatamente isso que acontecia com o meu, quando tracionado ele nao escapava somente quando estava descendo engrenado.
Bom, pra mim resolveu perfeitamente, agora se nao resolver pode ter algo a mais que os mestres do forum podem ajudar com certeza!
Lucas Nassif
15/01/2008, 09:35
Obrigado Dic! :concordo:
Vou falar com o dono do Jeep sobre isso.
A. Veiga,
Fiz a minha primeira viagem com o jipe neste fim de ano,
e foi para linha verde ou seja 300 km de Concieção do Coité a Massarandupió (km 85),
e foi muito emocionante, fiz uma revisão antes de pegar a estrada, peguei a estrada e
fé em Deus, foi tudo bem, velocidade controlada, sempre observando a temperatura,
logo depois (2 hs após minha saída) minha esposa e outro casal pegaram a estrada, ai
tive que esperar em Camaçari, nos encontramos e seguimos a viagem, é bom ter outro
veículo junto quando se faz um percurso longo.
Boa viagem, e curta bastante.
Rogério Barthy
17/01/2008, 12:59
Ontem, fiz ou teste de estrada para ver se a viatura estava confiavel e então... sai de Resende em direção à Guaratinguetá, pela Via Dutra, entrei na Estrada Real em direção à Cunha, descí para Paraty, rodei por lá, foi para Angra dos Reis, rodando por lá e retornei por Lídice, Rio Claro e Barra Mansa e chegando em Resende embaicho de um temporal.
A viatura apresentou pequenos defeitos que já estão sendo reparados e imaginem 434 km rodando com a D patroa do lado.... foi muito bom e bem, não sendo cansativo e pensando bem, acho que poderia andar bem uns 600 Km por dia para viajar (só o bolso pode me impedir).
Rogério
Rogério Barthy
28/01/2008, 15:03
Fiz novamente um pequeno passeio, porem, mais demorado, saindo aqui de Resende e indo até Niterói para passear e visitar parentes.
A viatura foi serena e não apresentou nenhum defeito. somente demarcando território, na garagem em que guardei ela !!!
Ida e volta foram 491 Km e o consumo médio foi de 10 / 10,5 Km /m³ de GNV, na estrada, andando na velocidade de 60 / 70 km / h.
Rogério
Giacomel
21/11/2008, 11:34
Prezados Jipeiros, lí as 5 primeiras páginas e lembrei de uma vez que tive o jeep rebocado por uns 30 km. Foi comentado que para manter o fluxo de óleo na caixa, fizemos o seguinte: Colocamos em 2a, desligamos a 4x4 e deixamos a reduzida na Neutra. Fizemos correto, é a melhor alternativa para deslocamentos em reboque?
Giacomel
Prezados Jipeiros, lí as 5 primeiras páginas e lembrei de uma vez que tive o jeep rebocado por uns 30 km. Foi comentado que para manter o fluxo de óleo na caixa, fizemos o seguinte: Colocamos em 2a, desligamos a 4x4 e deixamos a reduzida na Neutra. Fizemos correto, é a melhor alternativa para deslocamentos em reboque?
Giacomel
Exatamente isso. Pelo menos é o que tenho ouvido dos "entendidos". Dizem que se não fizer isso, no caso da caixa original(T90= 3M, 1ªseca), os rolamentos agulha do eixo piloto vão pro saco pq ficam sem lubrificação. Veja abaixo:
05-17-2008, 10:26 PM
Robert Kenney (http://www.binderbulletin.org/forums/member.php?u=18034) http://www.binderbulletin.org/forums/images/statusicon/user_offline.gif
Supporting Member
"...
is a common problem if a t90 backed by a d18 is towed 4 down without shifting the xfer case to neutral and not placing the trans in any gear. This pilot bearing won't get any lube and burn out."
Abcs