PDA

Ver Versão Completa : Como corrigir a cambagem?

Jun Okada
01/12/2007, 20:06
Estou com cambagem -1 na roda esquerda, com desgaste do lado de dentro do pneu. Será que é simples de corrigir? Fui no mecânico que não deu muita esperança. Não parece ser rolamento ou folga no munhão. Será um serviço de um torneiro?
Obrigado.

Elmer_Jeep
03/12/2007, 14:06
Cambagem não é serviço de mecanico nem de torneiro.

Leve num centro automotivo pra alinhar e balancear.

Abaixo algumas informações do manual de serviços do Toyota Band.

[]'s

talha-mar
03/12/2007, 17:46
Olha Jun, não quero ser pessimista, mas Band não tem ajuste de cambagem, nem de cáster, só de convergência. Verifique os rolamentos do cubo e do munhão, mas desmontando tudo, sem abrir fica sempre a dúvida. Se estiver tudo OK deve ser algum empenamento no eixo, e vai ter que ver com um bom torneiro. Já vi simplesmente cortarem o eixo e alinhar com prumos e esquadros, mas nunca confiaria num serviço feito assim.
Abraço 4x4
Henri

Elmer_Jeep
03/12/2007, 19:12
oba, vai começar mais um debate técnico.

Quanto ao empeno da carcaça posso concordar com vc.

Agora sobre cortar o eixo e corrigir o cáster julgo ser um serviço um pouco delicado mas pode sim ser feito sem comprometer a segurança e resistencia do eixo, veja mais informações: http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=17263

[]'s

Jun Okada
04/12/2007, 01:24
Elmer, a dúvida em razão dos próprios alinhadores orientarem em mexer no munhão ou no próprio eixo. Daí consultado o mecânico, o laudo foi de que aparentemente não existe folgas que sugiram rolamentos danificados. Daí a possibilidade de empeno e que tire a diferença no torneiro.
Henri, de qualquer maneira o jeito é dar uma geral no munhão pra saber a real situação. Pelo menos começar do mais fácil.
Pelo fato dos jumelos serem mais altos tenho também problemas no Caster (-4), já discutido anteriormente num fórum, tentei colocar uma cunha mas não consegui nos moleiros as especificaçoes corretas da espessura e do angulo e acabei deixando de lado. Dei uma olhada no tópico sugerido (Elmer) mas está muito técnico pra mim, rsrs.
Obrigado pelas informações.
Abraços

elmestizo
04/12/2007, 09:35
Ops..

O caster dá para ser corrigido com cunhas no feixe de molas.. qquer moleiro faz. Quais as especificações? No olho!!! he he he

abrass

Jun Okada
04/12/2007, 11:41
O moleilo disse ter uma cunha do mercedes de 8mm mas não tinha como fixá-la no eixo com as molas. Não fui atrás disso mais mas quando for trocar as buchas vou tentar adaptar umas cunhas.
Valeu!

JAIME
04/12/2007, 11:57
Cambagem não é serviço de mecanico nem de torneiro.

Leve num centro automotivo pra alinhar e balancear.

Abaixo algumas informações do manual de serviços do Toyota Band.

[]'s

Elmer,

Voce tem o manual de serviço da Band que possa disponibilizar?

Elmer_Jeep
04/12/2007, 12:22
Jaime, esse site tem vários manuais de Toyota, pode baixar que é seguro:
http://www.atinet.com.br/manuais-toyota/

[]'s