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Ver Versão Completa : Folga axial no virabrequim



danrochas
29/11/2007, 20:51
Levei minha Hilux sw4 94 no mecânico e descobrimos que ela está com uma folga axial no eixo do virabrequim!! :putz:
O quão grave isso realmente é? É real a possibilidade que eu venha a perder esse motor em pouco tempo? O que essa folga acarreta no funcinamento do motor? A retifica, considerada a única opção para solucionar o problema está orçada em mais de 5k, podendo chgar a 10k!!! Quais são minhas opções?!
|Agradeço todas as opniões de quem entende do assunto.


daniel

Leonardo Dic
29/11/2007, 22:41
Daniel, ela tem algum sintoma aparente ? Joga oleo pelos retentores ? Polia (dianteiro) ou traseiro (volante).

Abraço

joão k. chikui
30/11/2007, 12:28
A pressão de oleo com motor quente está muito baixa? Quanto na lenta e a 2000 rpm?

danrochas
30/11/2007, 22:35
OLá,
Sim, há um vazamento de óleo pelo retentor do volante. A polia tbm está vibrando pq parece que a ponta do eixo do vira está um pouco torta. O que me disseram é que essa vibração vai ocasionar ( ou pelo menos pode ocasionar) um desgaste prematuro do virabrequim e até mesmo uma fissura nele.
Quanto à pressão do óleo eu não sei pois o carro não tem esse medidor.
A folga do eixo é perceptivel o suficiente para ser sentida empurrando o volante pra frente e pra trás.
È grave mesmo, ou seja, qqr hora vou ter um problema enosme, ou dá pra levar em frente e seguir sempre de olho no nível do óleo?
Agradeço

Daniel

Elmer_Jeep
01/12/2007, 15:31
Levei minha Hilux sw4 94 no mecânico e descobrimos que ela está com uma folga axial no eixo do virabrequim!!
O quão grave isso realmente é?
Se vc costuma andar com o pé apoiado no pedal de embreagem e/ou para no semaforo engata marcha e fica com a embreagem acionada ocorre esse tipo de problema pois as arruelas de encosto que servem pra ajustar a folga axial do virabrequim (em décimos de milímetros) sofrem uma sobrecarga desnecessária(do sistema de embreagem) e se desgastam fazendo com que a folga aumente.



É real a possibilidade que eu venha a perder esse motor em pouco tempo? O que essa folga acarreta no funcionamento do motor?
Sim, é real pois com esse "jogo" axial vários outros componentes vão sofrer desgaste pois estão projetados e montados para trabalhar sem folga nesse sentido.



A retifica, considerada a única opção para solucionar o problema está orçada em mais de 5k, podendo chgar a 10k!!! Quais são minhas opções?!
5 ou 10k é o preço pra recondicionar um motor por completo, geralmente o pessoal chuta um valor pois ao abrir o motor pode ser que já tenha algum componente com a vida útil prejudicada. Só é possível analisar detalhadamente após abrir o motor.

"Aparentemente" à baixo custo o problema seria resolvido removendo o cárter, retirando o virabrequim, verificando se há desgaste nas paredes de encosto e se esse possível desgaste está nos limites de tolerância que permitam ser usinado, substituir as arruelas de encosto por modelo com as sobremedidas necessárias pra ajustar a folga corretamente, aproveitando que o motor está aberto pode ser verificado se há desgaste nas bronzinas e substituí-las também, e pra finalizar trocar os retentores (dianteiro e trazeiro), uma junta de carter (alguns usam apenas cola) oleo, filtro.

Isso vai depender da kilometragem da viatura. Se o desgaste for pequeno pode ser resolvido dessa forma, se o desgaste e a kilometragem já for alta vai ter que fazer o motor completo.



Sim, há um vazamento de óleo pelo retentor do volante. A polia tbm está vibrando pq parece que a ponta do eixo do vira está um pouco torta.

Há vazamento porque o eixo está se deslocando longitudinalmente, esse caso da ponta torta só pode ser confirmado com o virabrequim fora do motor em bancada de alinhamento. Existem muitas variáveis, a polia pode estar empenada, folgada, etc, não dá pra fazer esse tipo de análise apenas olhando o motor funcionar.


O que me disseram é que essa vibração vai ocasionar ( ou pelo menos pode ocasionar) um desgaste prematuro do virabrequim e até mesmo uma fissura nele.
Positivo, as arruelas de encosto já se desgastaram e podem até desaparecer, fazendo com que a lateral do virabrequim tenha atrito diretamente com a lateral do mancal de apoio e rodando assim vc pode perder virabrequim e bloco. A limalha proveniente desse atrito vai se misturar ao óleo e circular por todo motor desgastando outros componentes.



Quanto à pressão do óleo eu não sei pois o carro não tem esse medidor.
Qualquer oficina que se preze tem um medidor (manometro externo) que pode fazer esse tipo de leitura.


A folga do eixo é perceptivel o suficiente para ser sentida empurrando o volante pra frente e pra trás.
È grave mesmo, ou seja, qqr hora vou ter um problema enosme, ou dá pra levar em frente e seguir sempre de olho no nível do óleo?

E a tendência é aumentar essa folga e danificar os componentes.

Não preciso nem dizer que se vc quiser gastar menos mande abrir o motor o quanto antes...

espero ter ajudado

[]'s

danrochas
03/12/2007, 21:33
Ola Elmer, obrigado pelas explicações e pela resposta. Acho que o problema, até onde descobri já é grande demais. Como comprei o carro a pouco tempo e desse problema não sabia, acho que minha melhor opção é devolver e procurar um outro carro mais confiável pois o custo desse conserto sem dúvida não vai ser pequeno.
Agradeço mais uma vez
Abraço

joão k. chikui
03/12/2007, 21:46
Dan
Pelo teu comentário, vc deve ter comprado der uma loja , pois existe a possibilidade de "Devolver". Deve estar no prazo de garantia de 3 meses, certo?
Dan , este é um dos motores que se bem feito , poderá rodar 300 a 400 mil km . Eu tentaria um acordo com a loja, nem que tivesse que bancar uma parte.

[]s




Ola Elmer, obrigado pelas explicações e pela resposta. Acho que o problema, até onde descobri já é grande demais. Como comprei o carro a pouco tempo e desse problema não sabia, acho que minha melhor opção é devolver e procurar um outro carro mais confiável pois o custo desse conserto sem dúvida não vai ser pequeno.
Agradeço mais uma vez
Abraço