Conectar

Ver Versão Completa : cherokee sport duvida de tracao

paulo mancini
29/11/2007, 20:34
tenho ouvido falar em full time e part time.
a minha tem 4x2 depois 4x4h depois Neutro depois 4x4l.
o full time seria o 4x4h , correto??
eh so uma duvida, gostaria da ajuda de vcs.
valeu

fmarare
30/11/2007, 03:33
Part time significa que o veículo se locomovera com tração em duas rodas. Full time é tração nas 4 rodas o tempo todo. Neutro so é utilizado quando for rebocar o veículo..

Ricardo Bambhoo
30/11/2007, 08:00
tenho ouvido falar em full time e part time.
a minha tem 4x2 depois 4x4h depois Neutro depois 4x4l.
o full time seria o 4x4h , correto??
eh so uma duvida, gostaria da ajuda de vcs.
valeu
Paulo, pelo descrito a sua é manual, certo ?
4x2 - tração apenas na traseira.
4x4h - tração nas 4 rodas com relação "longa" (relação normal)
neutro - não sei direito, mas acho que é uma posição utilizada pra tracionar guincho mecanico, caso tenha instalado (eu nunca vi em xj !)
4x4l - tração nas 4 rodas com relação "reduzida", ela fica muito mais forte.
[]'s

Ricardo Bambhoo
30/11/2007, 08:02
Part time significa que o veículo se locomovera com tração em duas rodas.
:pensativo: part time não é automática em "4x4 part time", pra andar traçado com chuva no asfalto ?
[]'s

carlosjordan
30/11/2007, 09:46
Aaaaauuu...tá meio confuso isso aqui.

Part Time na minha Ex XJ98 Auto era pra andar em situações de lama, neve ou areia .....Full Time é que era pra andar em situações de chuva em asfalto.

nzardo
30/11/2007, 09:59
....bota confuso nisso....:shock::shock:

Normalmente:

:arrow: 4x2; 4x4 Part Time; 4x4 Full Time; N; 4x4 Low = nas automáticas

:arrow: 4x2; 4x4 Part Time; N; 4x4 Low = nas mecânicas

sendo:

N = pra rebocar a viatura

4x2 = somente tração traseira...uiii....

4x4 Part Time = somente em pisos escorregadios, de preferencia andar em linha reta, a sua vantagem é q tem a tração igual entre os eixos dianteiro e traseiro...melhor pra subir um barranco ou uma bela lama....e ela não compensa a tração/rotação entre os eixos por isso a direção fica dura....uiiii.....

4x4 Full Time = para qq tipo de piso...tem compensação de tração/rotação entre os eixos...e a direção fica normal como em 4x2...

4x4 Low = reduzida.... não faça grandes percursos sem a necessidade do Low, super aquece o cambio...dai ...fud....:concordo:

Gustavo Moreno
30/11/2007, 13:28
Pergunta aos universitários:

A minha XJ 98 automática é 4x2; 4x4 Part Time; 4x4 Full Time; N; 4x4 Low. Vou muito para Ubatuba, praia de Itamambuca. A maneira mais fácil de chegar ali é por Taubaté.

Gustavo Moreno
30/11/2007, 13:32
Ops.... enviou parte da mensagem antes de eu terminar de escrever.

Então.... continuando....

Essa serra de Taubaté tem cerca de 8km e é muuuuito inclinada. Pode-se considerar um barranco de 8 km. Para descer eu jogo 1/2 e vou que vou na boa sem usar muito o freio. Já na subida, mantive normal e ela super-aqueceu. Imagino que, pelo que vocês disseram anteriormente, se eu jogar 4x4 Full Time e ficar na 3ª ou na 1/2 ela terá mais força e não vai super-aquecer.

Será que estou certo nisso? Se sim, então como devo passar e voltar para a 4x4 Full Time? Tem alguma mumunha? Posso fazer isso com o carro em movimento? Na hora de voltar para a 4x2 pode ser em movimento? Precisa dar a ré como os Vitaras mais antigos?

Leo - Beethoven
30/11/2007, 14:09
Quanta a questão inicial, é exatamente como o Nzardo disse. Só não esqueçam que em 4x4Low também é Part Time, ou seja, só no barro.

Gustavo, no seu caso é melhor avaliar a sua VTR, óleo de câmbio principalemnte, sistema de arrefecimento, etc. Conheço a região e com a XJ não era pra aquecer. Aqueceu quanto ? Chegou a ferver, entrar na faixa vermelha ?
Pra descida vc fez o correto, não sobreaquece os freios e vem na boa, já aprendeu a tirar vantagem do CA.
Pra subir eu iria com o CA na posição 3 e boa....não deveria aquecer. O 4x4 Full ali não ajudaria muito, a não ser que estivesse chovendo.

Abs.

Gustavo Moreno
30/11/2007, 14:35
Saquei. Não fui de 3ª desde o começo. Só passei pra 3ª quando aqueceu.... hehehehehe.... acho que o GNV faz o motor trabalhar com giro mais baixo e roda menos água no motor. E como eu não estava em terceira, ele aqueceu. Fora isso, o carro estava com 4 adultos e 1 criança mais mala e mais 150kg dos cilindros.

Este final de semana vou para lá. Na hora de subir vou de terceira desde o começo e o carro estará mais vazio. Vamos ver no que vai dar.

Abraços!

paulo mancini
30/11/2007, 15:34
ola nzardo.
minha viatura eh 98 automatica.
no ambio de tracao vem : 2------4H-----N-------4L
pergunta: com pista escorregadia posso andar no 4H direto com curvas??
valeu
abcs

Jéster
30/11/2007, 16:07
ola nzardo.
minha viatura eh 98 automatica.
no ambio de tracao vem : 2------4H-----N-------4L
pergunta: com pista escorregadia posso andar no 4H direto com curvas??
valeu
abcs

Estranho isso,

Achei que a caixa de transferência desse tipo tinha vindo apenas nos câmbios manuais.

Gustavo Moreno
30/11/2007, 16:47
Esqueci de dizer que troquei todos os óleos do carro. Inclusive transmissão dianteira e traseira. Foram quase 800 reais. Coloquei celante, liquido

nzardo
30/11/2007, 16:52
Paulo,

Que viatura é essa ????....:pensativo:....posta uma foto pa nóis da alavanca da CT....não tem nenhuma letrinha apagada não???....:-?

Se vc não tivesse colocado esse '2'..... eu diria q é uma ZJ....:concordo:

Leo,

De onde vc tirou q 4x4 Low é igual a Part Time ???....:shock:

nzardo
30/11/2007, 16:56
Esqueci de dizer que troquei todos os óleos do carro. Inclusive transmissão dianteira e traseira. Foram quase 800 reais. Coloquei celante, liquido

800 ! ! ! !..:shock::shock::shock:

diz onde é pra Galera passar bem longe...vc gastou + q o dobro.....:putz::putz:

...vc não esqueceu de engraxar os terminais de direção né...:mrgreen:

Gustavo Moreno
30/11/2007, 17:03
Estou falando.... preciso de um mecânico urgente hehehehehe. Alguém de confiança. Mas troquei tudo... oleo de direção, cambio, tranmissão dianteria e traseira, arrefecimento, celante, freio, etc...
Foi aqui na Clodomiro Amazonas. Produtos e serviços. Vejo caminhonetes lá direto. Creio que o cara deva ter engraxado os terminais.

nzardo
30/11/2007, 17:08
Estou falando.... preciso de um mecânico urgente hehehehehe. Alguém de confiança. Mas troquei tudo... oleo de direção, cambio, tranmissão dianteria e traseira, arrefecimento, celante, freio, etc...
Foi aqui na Clodomiro Amazonas. Produtos e serviços. Vejo caminhonetes lá direto. Creio que o cara deva ter engraxado os terminais.

PQP ! ! ! !

mesmo assim caro pa carai...... e o óleo da hidráulica, salvo problemas não se troca.... e ai alguem pode ter feito uma grande, enorme, imensuravel ''cagada''...:shock:... pq o óleo da hidráulica não tem no mercado..só original... e tem uns caras q socam o DEXRON III, mas o recomendado não é ele não...... é uma pena.....:parede:

Gustavo Moreno
30/11/2007, 17:13
Tá brincando. Foi este mesmo.... DEXRON III na cabeça! E agora? Vou passar lá nesse cara. Primeiro perguntar se ele engraxou e depois ver se coloco esse original então.

Obs. Me indica logo um mecânico P.... Preciso ver o freio traseiro que o cara me disse hoje que estou praticamente sem ele.

gersonpelegrini
30/11/2007, 17:35
Paulo,

Que viatura é essa ????....:pensativo:....posta uma foto pa nóis da alavanca da CT....não tem nenhuma letrinha apagada não???....:-?

Se vc não tivesse colocado esse '2'..... eu diria q é uma ZJ....:concordo:

Leo,

De onde vc tirou q 4x4 Low é igual a Part Time ???....:shock:

Grande Nzardo , td bem garoto me diga uma coisa no manual do meu jeep wrangler diz q o 4x4 H eu uso em pisos escorregadios e tal.. td bem mas tipo eu posso ficar com ele ligado direto andando em trechos urbanos e auto estrada ? tem algum problema em utilizar ele desse jeito ? eu pergunto prq no manual apenas fala em q piso uzar mas nao diz se tem q ser apenas em linha reta ...
abs gerson

gersonpelegrini
30/11/2007, 17:41
ops esqueci de dizer como eh a relação do cambio :

4L_____N______/4H_______2H

1---2---D---N---R---P

nzardo
30/11/2007, 18:04
Grande Nzardo , td bem garoto me diga uma coisa no manual do meu jeep wrangler diz q o 4x4 H eu uso em pisos escorregadios e tal.. td bem mas tipo eu posso ficar com ele ligado direto andando em trechos urbanos e auto estrada ? tem algum problema em utilizar ele desse jeito ? eu pergunto prq no manual apenas fala em q piso uzar mas nao diz se tem q ser apenas em linha reta ...
abs gerson

Falaaaaaaaa Gerson !!!!!!

Ande em 4H onde quiser e seja FELIZZZZZ ! ! ! ! ! :dance:

....filhão....na viagem q fiz pra Bonito, aquelas estradas maravilhosas, o clima variava entre uma PUT.. chuva e um PUT.. sol.... a 100Km/h passava de 4x2 pra 4x4 Full na chuva e voltava pra 4x2 no sol...:mrgreen:

......estranho pensei q o Wrangler tinha Part Time.....:pensativo:... certeza q esse 'H' é Full Time né??...:???:

gersonpelegrini
30/11/2007, 18:55
Falaaaaaaaa Gerson !!!!!!

Ande em 4H onde quiser e seja FELIZZZZZ ! ! ! ! ! :dance:

....filhão....na viagem q fiz pra Bonito, aquelas estradas maravilhosas, o clima variava entre uma PUT.. chuva e um PUT.. sol.... a 100Km/h passava de 4x2 pra 4x4 Full na chuva e voltava pra 4x2 no sol...:mrgreen:

......estranho pensei q o Wrangler tinha Part Time.....:pensativo:... certeza q esse 'H' é Full Time né??...:???:

foi como eu desenhei na colocação anterior a alavanca do 4x4 e reduzida é descrita desse jeito mesmo ... agora vc me apertou sem me abraçar uasushush fiqeui na duvida ????

4L_____N______4H_______2H

PS:pergunta técnica
hoje eu coloquei aditivo nos 2 diferenciais " molikoti" e completei o nivel do cambio automático com o dexon III "ipiranga" completei com 1/2 litro ... fiz merda? :(
abs gerson

Marcelo Carvalhal
30/11/2007, 19:08
:putz::putz::putz::putz::putz:

Noooooooooosaaa!!!!

Eu achei que estas coisas ja tinham acabado....Saquei. Não fui de 3ª desde o começo. Só passei pra 3ª quando aqueceu.... hehehehehe.... acho que o GNV faz o motor trabalhar com giro mais baixo e roda menos água no motor. E como eu não estava em terceira, ele aqueceu. Fora isso, o carro estava com 4 adultos e 1 criança mais mala e mais 150kg dos cilindros.

Este final de semana vou para lá. Na hora de subir vou de terceira desde o começo e o carro estará mais vazio. Vamos ver no que vai dar.

Vai esquentar do mesmo jeito...mesmo que o cambio seja zero KM e o motor novo....
Subida de serra....SO NA GASOLINA POR FAVOR !!!!!! a JEEP agradece !!!
E na subida experimenta usar o 4X4 FULL TIME OK...

Estranho isso,

Achei que a caixa de transferência desse tipo tinha vindo apenas nos câmbios manuais.

Nos WRANGLERS todos vem com NP 231 2..4H..N...LOW.
Na opcao 4H e como PART TIME, nao usar em velocidades superiores a 70 KM/H e a dirigibilidade em curvas fica ruim...instavel...

MAS...existem XJ ( CHEROKEE SPORT ) AUTOMATICAS com a NP 231, os modelo 96 e 96/97 vem assim, e sem a susp UP CONTRY tbm

paulo mancini
30/11/2007, 20:21
pois eh a configuracao da minha cherokee eh exatamente igual a essa e eh cambio automatico.

naguarda
30/11/2007, 20:24
pois eh a configuracao da minha cherokee eh exatamente igual a essa e eh cambio automatico.

Tem MSN Paulo ?

paulo mancini
30/11/2007, 20:24
foi como eu desenhei na colocação anterior a alavanca do 4x4 e reduzida é descrita desse jeito mesmo ... agora vc me apertou sem me abraçar uasushush fiqeui na duvida ????

4L_____N______4H_______2H

PS:pergunta técnica
hoje eu coloquei aditivo nos 2 diferenciais " molikoti" e completei o nivel do cambio automático com o dexon III "ipiranga" completei com 1/2 litro ... fiz merda? :(
abs gerson

ok. agora sim. a configuracao do cambio do meu cherokee 97/98 eh exatamente igual a essa.
minha duvida eh se posso andar em velocidade e curvas no 4H???
valeu

paulo mancini
30/11/2007, 20:25
Tem MSN Paulo ?

nao tenho, meu email eh paulo_mancini@uol.com.br

Leo - Beethoven
30/11/2007, 21:16
Vai esquentar do mesmo jeito...mesmo que o cambio seja zero KM e o motor novo....
Subida de serra....SO NA GASOLINA POR FAVOR !!!!!! a JEEP agradece !!!
E na subida experimenta usar o 4X4 FULL TIME OK...

O Pior é que é isso mesmo...

Nos WRANGLERS todos vem com NP 231 2..4H..N...LOW.
Na opcao 4H e como PART TIME, nao usar em velocidades superiores a 70 KM/H e a dirigibilidade em curvas fica ruim...instavel...

MAS...existem XJ ( CHEROKEE SPORT ) AUTOMATICAS com a NP 231, os modelo 96 e 96/97 vem assim, e sem a susp UP CONTRY tbm

Só agora eu entendi a confusão que o pessoal tava fazendo aqui....mas é isso mesmo. :concordo:
A única coisa é que a minha faz as curvas bem acima dos 70 Km/h, mas não sou besta de ficar rodando assim acima dos 100km/h.

Abs.

carlosjordan
30/11/2007, 22:39
E então ? .. Usa ou não usa o 4H Part Full Time ?
rs....só pra misturar mais ..... tá parecendo conversa de doido.

Abraços galera.

Marcelo Carvalhal
01/12/2007, 11:15
E então ? .. Usa ou não usa o 4H Part Full Time ?
rs....só pra misturar mais ..... tá parecendo conversa de doido.

Abraços galera.

:putz:...agora ta foda...

Vc misturou mesmo...ta usando verbo em ingles, para perguntar sobre um substantivo que tem nome em ingles, mas na compreenssao sabemos que se trata de uso de uma C.T. (caixa de transferncia ), que tem as suas operacoes em prefixos em ingles..mas quando se pergunta em portugues a compreesao e clara, mas se fizer uso correto do inlges, na parte pertinente ao uso, mesmo sendo incorreta a compreensao, esta certo ...tendeu?

PQP...:shock:

NAS C.T. na maioria dos modelos mecanicos de CHEROKEE ou nos WRANGLERS TANTO AUTOMATICOS OU MECANICOS ( NP 231 )

2H - Tracao Traseira

4H ou PART TIME - como a traducao sugeri....nao!! a todo momento !! ou velocidades acima de 70 km/h

N - TRANFERENCIA LIVRE

4L - 4X4 com relacao REDUZIDA

Sendo na alavanca 2H...4H...N...4L

E necessario parar o veiculo e colocar em NEUTRO a CX de MARCHAS quando na troca para 4L

Nas C.T das CHEROKEE SPORT AUTOMATICAS, na maioria vem com a C.T. NP 242 onde existe mais uma opcao de tracao..de 4X4 em qualquer velocidade 4 FULL TIME...

2H...4P...4F...N...4L

:parede:...HOJE EU TO CALMINHO...:putz:

nzardo
01/12/2007, 12:58
Quer dizer então q esse puto de 4H é o Part Time travestido de H...??

Então, apesar de ter alertado o Gustavo....falei merd.....:oops:

...estimado MC, como não pretendo q fique calmo... o q significaria esse H...??..:rolleyes:

gersonpelegrini
01/12/2007, 15:48
aff agora fudeu de vez .... como diz minha sogra "minha santa pelanca" não entendi nadica de nada ....o0www como eu uso o 4x4 H no meu wrangler ??? acima de 70km/h ou abaixo?
uso de vez em quando ou todo tempo?
to perdidinho agora ... nem o manual do proprietario explica direito .... uashasausahushaush

nzardo
01/12/2007, 20:27
aff agora fudeu de vez .... como diz minha sogra "minha santa pelanca" não entendi nadica de nada ....o0www como eu uso o 4x4 H no meu wrangler ??? acima de 70km/h ou abaixo?
uso de vez em quando ou todo tempo?
to perdidinho agora ... nem o manual do proprietario explica direito .... uashasausahushaush

Gerson,

....infelizmente o seu Wrangler só tem a opção 4x4 Part Time, portanto vc só pode andar com o 4x4 engatado qdo estiver em pisos escorregadios, nem pensar no aslfalto, e o limite de velocidade pra vc andar em 4x4 que é de 70Km/h......:confused:

Marcelo Carvalhal
03/12/2007, 14:43
Quer dizer então q esse puto de 4H é o Part Time travestido de H...??

Então, apesar de ter alertado o Gustavo....falei merd.....:oops:

...estimado MC, como não pretendo q fique calmo... o q significaria esse H...??..:rolleyes:

Meu caro Nilton....

o H...significa..para vc tomar no HOYO de vc sabe onde...:mrgreen:

[]'s hablando bien spanhiol..:mrgreen:

carlosjordan
04/12/2007, 11:53
:putz:...agora ta foda...

Vc misturou mesmo...ta usando verbo em ingles, para perguntar sobre um substantivo que tem nome em ingles, mas na compreenssao sabemos que se trata de uso de uma C.T. (caixa de transferncia ), que tem as suas operacoes em prefixos em ingles..mas quando se pergunta em portugues a compreesao e clara, mas se fizer uso correto do inlges, na parte pertinente ao uso, mesmo sendo incorreta a compreensao, esta certo ...tendeu?

PQP...:shock:

NAS C.T. na maioria dos modelos mecanicos de CHEROKEE ou nos WRANGLERS TANTO AUTOMATICOS OU MECANICOS ( NP 231 )

2H - Tracao Traseira

4H ou PART TIME - como a traducao sugeri....nao!! a todo momento !! ou velocidades acima de 70 km/h

N - TRANFERENCIA LIVRE

4L - 4X4 com relacao REDUZIDA

Sendo na alavanca 2H...4H...N...4L

E necessario parar o veiculo e colocar em NEUTRO a CX de MARCHAS quando na troca para 4L

Nas C.T das CHEROKEE SPORT AUTOMATICAS, na maioria vem com a C.T. NP 242 onde existe mais uma opcao de tracao..de 4X4 em qualquer velocidade 4 FULL TIME...

2H...4P...4F...N...4L

:parede:...HOJE EU TO CALMINHO...:putz:

Agora sim, agooooooooora sim. Com a intervenção do Mestre MC tudo ficou clear.

gersonpelegrini
06/12/2007, 20:05
Meu caro Nilton....

o H...significa..para vc tomar no HOYO de vc sabe onde...:mrgreen:

[]'s hablando bien spanhiol..:mrgreen:
:):):):):):):):):):):):):):):):):):):):):):)