PDA

Ver Versão Completa : Dúvida Câmbio C10 3m X Falcon

jdutra
29/11/2007, 20:20
Galera,

Instalei na Rural um motor Falcon com Câmbio de c10 3m.
Como tenho relação 8 x 43, a mesma está muito reduzida para asfalto.
Para engatar a segunda marcha, tenho de dar aquela aceleradinha após tirar a primeira marcha (tipo caminhão), senão não entra.
O mecânico me disse que isso está ocorrendo porque como tenho relação muito reduzida, o motor gira muito e isso dificulta o engate.

Isso procede...(interrogação)...

Obrigado

jdutra
03/12/2007, 21:20
Ninguém....

Loiro
03/12/2007, 21:28
Ninguém....

Tem que fazer umas contas de relaçao e etc e esperar os experts chegarem!! Nao posso lhe ajudar!
[]´s
Abraço:concordo:

jdutra
04/12/2007, 19:04
A relação eu sei que está curta....tenho as planilhas...
A maior dúvida seria em relação a dificuldade de engatar a segunda marcha quando se passa de primeira para segunda, se tem a ver em função da relação estar muito curta.
Lembrando que o câmbio foi revisado e está ok. Não arranha nada nem escapa marcha.

Loiro
04/12/2007, 19:34
Vou ver se contato alguem para lhe ajudalo!!! E se quiser arrumar a assinatura, é so selecionar o que escrevesse (clicar ate ele ficar todo azul) e depois clicar ali em cima aonde tem um icone que parece um planeta e colar o link. ai fica assim!!!
Topico (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?p=503473#post503473)
Eu ti add no MSN mas acho que nao mi aceitasse!! se tiver dificuldades...
loiro_filipe@hotmail.com
Abraço:concordo:

fabiano carraro
30/12/2007, 21:15
:pensativo: ACHO QUE NAO PROCEDE NAO,as caminhonetes aq da oficina andam tudo de "6izao"com relaçoes que vao do 9x53 até o 12x57,e nenhuma arranha, ou enrosca pra entrar ,e a maioria tem cambio da (C-10 3 marchas)com tampa DE TROCA SUPERIOR DO WILLIS ADAPTADA em cima do cambio,no seu caso o que ta parecendo é q o ajuste das folgas do cambio podem estar muito justas e ao andar estejam esquentando e "talvez"dilatando as engrenagens,outra coisa é que na verdade ele engata apos vç acelerar "e" TIRAR O PÉ (PRESSAO),ai pode ser problema de sincronizados justos,........ na verdade o assunto é um pouco mais complicado,agora como foi feita uma adaptaçao do FALCOM pro cambio ,o que pode estar ocorrendo é que o carro nao esta desembrenhando (embreagem)o suficiente!!!!!!!!e deixando o cambio "conectado" . Alguns milimetros de erro na ponta do eixo piloto deixam ele preso na bucha do "virabrequim",aquela que fica no meio do volante do motor,ai quando ç encosta o cambio no motor ele prende um pouco e começa com problemas bestas deste tipo, o funil pode estar longo tambem travando o disco,+ a principio faça um teste bem simples:ENTRE EMBAIXO DA VIATURA E RETIRE A PROTEÇAO DA EMBREAGEM (aquela capinha que nao deixa entrar TOCOS !!!!!!:mrgreen:) AI PEÇA PRA UM AUXILIAR PISAR E DESPISAR NO PEDAL DA EMBREAGEM, E TENTE OBSERVAR Ç O DISCO DE EMBREAGEM ESTA SOLTANDO TOTALMENTE DO VOLANTE E DO PLATO ,GIRANDO COM UMA CHAVE DE FENDA GRANDE ,AO Ç PISAR NA EMBREAGEM ELE DEVE FICAR TOTALMENTE LIVRE,Ç ISTO ESTIVER OCORRENDO AI A BRONCA ESTA DENTRO DO CAMBIO E TERAO QUE DESMONTA-LO NOVAMENTE,tem que ver ç o anel que trava o rolamento do eixo piloto (aquele dentro do funil,tambem nao é muito espesso e medir as folgas novamente PS: OS TESTES DE EMBREAGEM SAO COM O MOTOR DESLIGADO VIU.:concordo:

ERNESTO ANGEL
01/01/2008, 22:41
Jdutra

Concordo Plenamente Com Fabiano Carraro,o Grilo Esta No Cambio Ou Embreagem
Agora A Relaçao De Diferencial Certo Para Rural Com Falcon E 13/46 Landau E F-1000 Ate 89/90
Ja Montei Algns Veiculos Com Essa Configuraçao E Fica Show
Um Abraço,as Ordens E Novamente Feliz Ano Novo Para Os Jipeiros Do Mundo...

ERNESTO ANGEL
01/01/2008, 22:46
JDUTRA
outra coisa a cx de satelites original nao serve para relaçao 13/46 a nao ser q vc torneie
as costas da coroa,o certo e cx de satelite landau q e 19 estrias.
s vc optar por cx satelites f-1000 c/bloqueio[como meu java]sao 30 estrias e ai tem q trocar semieixos
abraço

jdutra
02/01/2008, 21:11
Bom, vai voltar ao mecânico.

Andei uns 200km com a mesma...sendo 160km de viagem a 70km/h a 2.500 a 2.600rpm, em terceira marcha....e brinquei um pouquinho, mas pouco mesmo na beira da praia, subi uma duna, com a tração ligada.....voltando para casa um clec, clec quando ia arrancar, parecia que vinha da caixa, ou das rodas livres.....andei mais uns 50km, de asfalto....deixei a mesma parada.....no outro dia fui ligar...ao arrancar novamente o clec, clec....somente na hora da arrancada....de repente o manete da 4x4 deu um ruido....parei verifiquei se as rodas livres estavam desligadas....e tudo ok....dai a rural não arrancava mais....qualquer marcha que colocava, 4x4 ou sem, reduzida ou sem reduzida. ... não sai do lugar...acelera e parece que tã em ponto morto, e o pior que tá engatando as marchas....até o com arranhão típico na ré e primeira.....mas não sai do lugar.....
Hoje fui atrás de um guincho pra buscar a Rural na praia e trazer para a cidade.
Volta pro meca....
Que saco....

ERNESTO ANGEL
02/01/2008, 21:31
AMIGO DUTRA
ese barulho es caracteristico de t-case,ou ficou neutra por quebra de estria da saida,coisa dificil,ou quebrou a solda da engranagem de acoplamento c-10 c/willys[mais provavel.
bom q seja leve,e sempre as ordens

fabiano carraro
02/01/2008, 22:20
:palmas:agora fica facil descobrir o que tava errado,PROVAVELMENTE QUEBROU!!!!!!!!!!!!!!!:parede::,é o que eu sempre digo, nao acha o problema DEIXA ELE APARECER :putz: (Ç BEM QUE É MEIO DIFICIL NAO ACHAR POIS MECANICA É UMA CIENCIA EXATA,A GENTE É QUE NAO PROCURA DIREITO!!!!!!,:mrgreen::mrgreen::mrgreen::mrgreen: ESPERANÇAS E RECUPERAÇOES A COITADA.:concordo:

jdutra
08/01/2008, 20:04
Bom, levei a Rural hoje no meca....
Num primeiro momento me disse que deve ser a ligação entre caixa x reduzida.....eu também acho...
Perguntei porque pode ter quebrado, já que andei apenas 500km depois da adaptações feitas (motor, caixa, direção, freios, suspensão, etc)...
Ele me disse que é porque estou usando uma relação muito reduzida, 8x43, o que força muito o conjunto câmbioxreduzida. Disse que fui para a praia a uns 70 a 80km, a 2800rpm em terceira marcha...me disse que isso força muito o conjunto, inclusive o motor o falcon que é um motor de baixa rotação...dai disse que na praia subi uma duna, em terceira reduzida...e ele disse que usar terceira com reduzida é um crime, pois a força do motor passa direto pela caixa 1x1 (terceira marcha, câmbio c10) e força muito o conjunto da reduzida. Como meu conjunto está muito reduzido, eu não sinto muito a força do motor indo pras rodas e posso ter forçado demais....me propôs colocar uma relação mais longa, me disse que tem uma 11x45 na mecânica, mas me disse que o ideal seria colocar uma mais longa se possível, senão sempre irá quebrar. A questão da segunda marcha não entrar direito ele disse que alongando a relação melhorará....
Vamos ver o resultado.
O que me dizem das explicações do mesmo.

Valeu!!

jdutra
08/01/2008, 22:18
Complementando...
na beira da praia engatada a 3ª marcha reduzida eu soltava a embreagem direto acelerando forte pra subir a duna....será que isso é forçar muito...
é que sempre tive motor willys original com conjunto cambio original que nunca me encomodou, agora que instalo o falcon, com caixa c10 por dizerem ser forte, terei que ter cuidado ao acelerar ou não é pra tanto....(interrogacao)

fabiano carraro
09/01/2008, 00:31
:discordo:desculpa ai DUTRA ,+ esta historinha pra boi dormir que ele te contou ,só pra leigo mesmo(só que ai adeus dindin)ou ele nao sabe o que faz ou ta de ma fé contigo.....,Seguinte a relaçao de seu cambio nao é longa (1;1 em 3°)daria na mesma que um cambio 5 marchas que tambem seria (1;1),existe os overdrive,mas nao vem ao caso agora,o motor falcon 3.6 (carburado,original)tem um torque muito parecido com um gm 6cc,algo em torno de 30kg,ou seja o cambio aguenta susse qualquer um dos dois motores,visto que era feito pro "chevrolet brasil"que tinha mais torque que o falcon ou o 6zao gm,e equipou os v-8 tambem com uma 1° + longa neste caso,o cambio é muito dificil de quebrar ,basicamente só por falta de oleo mesmo!!!!!,entao o que pode estar acontecendo é que el deixou muito justo mesmo o cambio,(tem que passar o micro-comparador)estes cambios sao simples mas nao aceitam erros de folga!!!!,seu cambio esta com sincronizados presos,ou......aquela historia toda lá atraz,agora pergunte pra ele ç nao quebrou o eixo que foi feito pra entrar a engrenagem da reduzida!!!!!!,o que explicaria toda a encrenca,nesta adaptaçao,é refurada a carcaça do cambio na parte de traz e "emendado"com solda o entalhado do willis que sai pra reduzida,(é um serviço bastante criterioso e ç o torneiro nao tiver muita experiencia,ou nao usar o material correto pra soldar o eixo fica bastante fragil" o ideal é desmontar e mandar freza-lo pra engrenagem do willis ai babau no problems,neste caso tem tambem um pequeno anel de encosto entre o rolamento e a engrenagem da 1°,ç nao ficar exato pode causar pressao sobre o conjunto e danifica-lo inteiro,inclusive ocasionando este problema de marcha nao engatar direito......,tem que pedir pra ele olhar bem melhor oq esta fazendo lá,agora sinceramente esqueça de ser relaçao curta ou longa,tive uma f-75,com motor 3.0 ARRONBADO,e usava este cambio clark 3m "com relaçao de diferencial 9x53",que é a mais curta que tem pra willis,com pneus 33" modelo mud do MARILSON,e nunca tive problema algum, por sinal me arrependo ate hoje de ter vendido,pois ainda esta com esta configuraçao a mais de ano e só troca oleo,mais nada nao da problema algum e olha que o cara é um cavalo pra tocar o troço,entao acho que o seu problema esta no mecanico e nao no cambio.:mrgreen:

jdutra
09/01/2008, 02:04
Obrigado Fabiano pelas orientações.....

O maior problema de todos é que aqui pela região não tem muita escolha de mecânico pra jeep, o cara faz umas adaptações boas, é bem conhecido, mas realmente nesse caso acho que está me passando a conversa.

Obrigado

jdutra
09/01/2008, 20:34
:palmas:agora fica facil descobrir o que tava errado,PROVAVELMENTE QUEBROU!!!!!!!!!!!!!!!:parede::,é o que eu sempre digo, nao acha o problema DEIXA ELE APARECER :putz: (Ç BEM QUE É MEIO DIFICIL NAO ACHAR POIS MECANICA É UMA CIENCIA EXATA,A GENTE É QUE NAO PROCURA DIREITO!!!!!!,:mrgreen::mrgreen::mrgreen::mrgreen: ESPERANÇAS E RECUPERAÇOES A COITADA.:concordo:

Confirmada a quebra amigo. Era mesmo na adaptação entre o câmbio e a reduzida.

reslima
11/01/2008, 13:41
Boa tarde amigo JDutra...
Estou adaptando um V8 292 na minha F75 com o cambio C10 3 marchas e te digo o seguinte, posso estar enganado, mas segundo o que andei pesquisado aqui mesmo no Fórum, um motor forte como esse seu com esse cambio só ocasionaria uma quebra por estar forçando demais o conjunto se sua relação fosse mais longa 11/47, 13/46, etc... tenho conhecimento de vários casos de quebra da reduzida por este motivo, ou seja, a utilização de relações longas com motor muito forte... é claro, isso tudo depende do tipo de utilização do veículo...
Com relaçao a quebra da adaptação entre cambio de reduzida, te digo o seuginte.... escutei vários relatos de que uma solda no eixo entalhado do cambio (eixo de saída p/ a reduzida), combinada com a utilizaçao de um motor muito forte (como o seu ou o 6c de opala), essa solda não aguenta, talvez nem quebre no lugar exato onde foi realizada a solda mas muito próximo a ele em razão da peça ter sido destemperada... vou te dizer o que fiz na minha f75... Comprei esse cambio de C10, comprei na recuperg a flange e engrenagem de ligação com o estriado da C10, ou seja, não precisei cortar o eixo para soldar no lugar o eixo willys, não havendo portanto, solda nenhuma no meu cambio, e ficou relativamente barato, se eu fosse considerar a mão de obra de um torneiro etc... então sei lá... será que não compensava você ir atrás de um eixo entalhado da C10 (ou até mesmo um outro cambio desse já que ele é barato - + ou - 200,00), comprar essa engrenagem que te falei e acabar com os problemas de quebras?? é uma idéia... abraço... qqer

reslima
11/01/2008, 13:43
tenho os manuais desse cambio... qqer coisa estou a disposição... é só entrar em contato... abraço

dalmo cruz torres
11/01/2008, 22:14
Jdutra, o cambio clark tres marchas e um cavalo ferrado, pra quebrar ele tem que faltar oleo ou ter uns 300 Cv no motor e pe no fundo...Se fosse rela;'ao longa quebraria ponta de eixo...
ja vi esse cambio trabalhando em draga de areia, que sao famosas por acabarem com motores num curto espa;o de tempo, em que acabaram com varios motores antes de olharem para o lado do cambio.