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Ver Versão Completa : Diferenças entre o Troller 2007 e 2008



wagnerf
29/11/2007, 11:06
Amigos, sei que algumas já foram discutida aqui, mas vou passar as diferenças que vi entre meu troller 2007 e um 2007/2008.

Interior

Tampa do porta luva.
O meio do banco com uma imitação de couro furado.
Manopla do freio de mão ( tive informação que esta soltando )
Capa horrível para o buraco do freio de mão
Para sol com espelho lado direito e todos os dois com possibilidade de ser escamoteados para proteger o sol vindo da porta.

Exterior

Adesivo Trilha lado esquerdo parte da traz


Mecânica. Aqui acho que teve mudanças importantes.

Mangueiras da direção hidráulica ao reservatório, mangueira do retorno de agua do radiado, reposicionadas para evitar desgaste por atrito liberar espaço.
Mudança do modelo do reservatório de agua do radiado, facilitando a retirada do filtro.
Mudança de lado e tamanho do reservatório de agua do limpador.
Mudança de formato do reservatório de óleo da direção.
Inclusão de radiado para o óleo da direção hidráulica ( quero ver como fazer isto no meu. )
Maior disco de freio traseiro. ( segundo informações do consultor técnico resolveu o problema do freio de mão não ser eficiente )

No geral achei o cofre do motor muito mais bem arrumado e com mais espaço para manutenção.

Abraços.

Alcione
29/11/2007, 12:12
Bom dia Wagner;

Segundo o pessoal da Eurocar aqui de Curitiba tem tambem a mudança da relação da 1a e 2a marchas que ficaram levemente mais curtas, segundo eles, ficou muito melhor.

Abraços,
Alcione

AKPG
29/11/2007, 13:55
Bom dia Wagner;

Segundo o pessoal da Eurocar aqui de Curitiba tem tambem a mudança da relação da 1a e 2a marchas que ficaram levemente mais curtas, segundo eles, ficou muito melhor.

Abraços,
Alcione
Mas isso não foi do 2006 para o 2007? Será que mudaram mais alguma coisa no câmbio do 2007 para o 2008? Daqui a pouco a primeira reduzida vai servir apenas para dar uma volta na roda....

Alcione
29/11/2007, 15:41
Mas isso não foi do 2006 para o 2007? Será que mudaram mais alguma coisa no câmbio do 2007 para o 2008? Daqui a pouco a primeira reduzida vai servir apenas para dar uma volta na roda....
Boa tarde Alexandre;

Estive há um mês na concessionária e o vendedor me falou todo orgulhoso desta mudança e que estaria valendo apenas para o modelo 2008.

Abraços,
Alcione

AKPG
29/11/2007, 15:52
Boa tarde Alexandre;

Estive há um mês na concessionária e o vendedor me falou todo orgulhoso desta mudança e que estaria valendo apenas para o modelo 2008.

Abraços,
Alcione
Alcione,

Vamos ver se o restante do pessoal confirma esta informação. Wagner, pergunta lá na Estrada Real se eles estão sabendo de algo!!!!

É que existem uns vendedores de carro que mal sabem o que estão vendendo. Já vi cada coisa por ai que nem te falo, viu?!?!?

Eu já acho a primeira e segunda do meu 2007 muito curtas. Por isso é que fiquei surpreso com a informação. Vamos aguardar os próximos capítulos.

Um abraço,

Alcione
30/11/2007, 09:22
Alcione,

Vamos ver se o restante do pessoal confirma esta informação. Wagner, pergunta lá na Estrada Real se eles estão sabendo de algo!!!!

É que existem uns vendedores de carro que mal sabem o que estão vendendo. Já vi cada coisa por ai que nem te falo, viu?!?!?

Eu já acho a primeira e segunda do meu 2007 muito curtas. Por isso é que fiquei surpreso com a informação. Vamos aguardar os próximos capítulos.

Um abraço,
Bom dia Alexandre;

É ridículo isso, mas é a pura verdade !!!! em lojas de 4x4 deveriam colocar pessoas especializadas no assunto !!!! No início deste ano fui em uma concessionária da Nissan pra adquirirmos aqui pra empresa uma Frontier e o vendedor nem sabia o que era "reduzida e bloqueio" se limitava a apenas ler o que estava no folheto de divulgação !!!!

É muito bom ver "Top Models" nas concessionárias, mas seria bem melhor ainda termos especialistas em veículos pros detalhamentos.

Tambem vou tirar esta dúvida na concessionária aqui de Curitiba que me passou a informação, posto depois.

Abraços,
Alcione

wagnerf
30/11/2007, 10:06
Algumas fotos do 2008, pena que a foto que tentei tirar do radiador de oleo da direção fico ruim, mas tem uma mostrando as mangueiras indo para o radiador.

Abraços.

wagnerf
30/11/2007, 10:10
Continuação

TMorais
30/11/2007, 21:56
E sobre valores? Estão concedendo algum desconto? ou condições diferenciadas no pgto?
Acrescentaram alguma cor nova na linha 2008/2008?
Esse novo revestimento dos bancos continua com o corvim (como eles chamam: couro ecológico)?

cbridi
03/12/2007, 18:03
O reservatório da água do radiador e do óleo da direção hidráulica são familiares aos proprietários de Ranger... é a Ford e a economia de escala...

[]'s

t4_carcara
03/12/2007, 19:07
E sobre valores? Estão concedendo algum desconto? ou condições diferenciadas no pgto?
Acrescentaram alguma cor nova na linha 2008/2008?
Esse novo revestimento dos bancos continua com o corvim (como eles chamam: couro ecológico)?

Em algum lugar li uma notícia de que a FORD conseguiria os motores a menor custo. Resta saber se isto representará maior lucro para ela :mrgreen: ou menor custo de aquisição (duvido!):pensativo:.

Carcará.

TMorais
03/12/2007, 22:57
[QUOTE=t4_carcara;502751]Em algum lugar li uma notícia de que a FORD conseguiria os motores a menor custo. Resta saber se isto representará maior lucro para ela :mrgreen: ou menor custo de aquisição (duvido!):pensativo:.

Segue uma nota da revista auto esporte que cita algo a respeito - anexo -

Bailune1
06/01/2008, 23:07
Fala galera,

Tem um amigo meu que tinha um troller 2007 e pegou agora um 2008, e ele falou que a embreagem é bem mais macia do que o 2007, alguem sabe o que foi trocado :pensativo:

AKPG
06/01/2008, 23:11
Felipe,

Não sei se isso foi alguma evolução entre as versões. Estou dizendo isso pois o meu é 2007 e andei em outro 2007 do wagnerf que abriu este tópico. A do T4 dele é muuuuito mais macia que a do meu. Parece embreagem de carro de passeio. A minha parece de caminhão. Já o meu freio é muito melhor que o dele. Coisas de Troller.....

Um abraço,

mausl
07/01/2008, 09:54
Mudou tb o material da linha e retorno de combustivel, antes era akela mangueira azul que saia do tanque e ia p motor agora eh um tubinho de aluminio que vai ate o cofre so entao tem uma juncao com uma mangueira

ricardolm
08/01/2008, 15:49
Eu vi na Trilha23 (em SP) que ainda estao com a promocao de 50% de entrada e restante em 24x sem juros, apesar que se tiver com 100% do $$$ da para negociar uns R$5.000,00 de desconto!
Eu esperava que a Ford mudasse o painel (para um da Ford) e quem sabe melhorasse o espaco do banco dianteiro, pois eu ainda sofro no meu T4, eu tenho 1,92m de altura :|

[]s

Alcione
08/01/2008, 19:37
Eu vi na Trilha23 (em SP) que ainda estao com a promocao de 50% de entrada e restante em 24x sem juros, apesar que se tiver com 100% do $$$ da para negociar uns R$5.000,00 de desconto!
Eu esperava que a Ford mudasse o painel (para um da Ford) e quem sabe melhorasse o espaco do banco dianteiro, pois eu ainda sofro no meu T4, eu tenho 1,92m de altura :|

[]s
Boa tarde Ricardo;

Conversei no Natal com uma pessoa que tem um irmão que trabalha no desenvolvimento da Ford e que tambem dão apoio a Troller, ele me disse o painel de instrumentos e painel geral será totalmente reestilizado, maçanetas, volante, bancos e mais uma centena de pequenos itens.

Segundo ele será feito um trabalho grande de marketing no mês de junho para iniciar a divulgação e venda do modelo 2009 com várias inovações.

ESPERO QUE TUDO ISSO SEJA VERDADE !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Abraços,
Alcione

TMorais
12/01/2008, 15:51
Boa tarde Ricardo;

Conversei no Natal com uma pessoa que tem um irmão que trabalha no desenvolvimento da Ford e que tambem dão apoio a Troller, ele me disse o painel de instrumentos e painel geral será totalmente reestilizado, maçanetas, volante, bancos e mais uma centena de pequenos itens.

Segundo ele será feito um trabalho grande de marketing no mês de junho para iniciar a divulgação e venda do modelo 2009 com várias inovações.

ESPERO QUE TUDO ISSO SEJA VERDADE !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Abraços,
Alcione

Também soube que ocorrerá mudanças/melhorias para a linha 2009!!

cemauto
20/01/2008, 02:39
teve a mudança na suspensão:
as molas sao mais altas

sayon
21/01/2008, 16:47
o troller eh um jipe quase perfeito. eu tenho uma pajerinho 98 e so optei por ela pela espaço interno e pelo conforto. na terra o troller destroi qqr carro. mas eh um carro pra duas pessoas. se fosse um pouco maior pra todas direçoes seria perfeito. claro q dentro o carro eh muito simples pela grana q se paga.

jeisonk
21/01/2008, 16:58
sayon, concordo cara, pra ser perfeito teria que ser maior, só, quanto à simplicidade interior já vejo isso como uma vantagem, no meu entro com mangueira e escova pra limpar, ao invés de paninho. :mrgreen:

[]'s

AKPG
21/01/2008, 19:20
sayon, concordo cara, pra ser perfeito teria que ser maior, só, quanto à simplicidade interior já vejo isso como uma vantagem, no meu entro com mangueira e escova pra limpar, ao invés de paninho. :mrgreen:

[]'s
x2!!!!!

Além do maior espaço, gostaria que tivesse um câmbio AT....

Alcione
22/01/2008, 17:11
x2!!!!!

Além do maior espaço, gostaria que tivesse um câmbio AT....
Eu tambem ficaria contente com rodas livres automáticas !!!

Ainda não consigo compreender como não implantarem isso !!!!!

Abraços,
Alcione

AKPG
23/01/2008, 18:59
Eu tambem ficaria contente com rodas livres automáticas !!!

Ainda não consigo compreender como não implantarem isso !!!!!

Abraços,
Alcione
Será que não é por causa de durabilidade ou para dar mais resistência ao conjunto?
É só um palpite pois também não faço a mínima idéia do motivo.

Alcione
24/01/2008, 09:02
Será que não é por causa de durabilidade ou para dar mais resistência ao conjunto?
É só um palpite pois também não faço a mínima idéia do motivo.
- A Land Rover é automática e nem por isso é menos durável ou resistente !
- A L200 idem
- A Ranger Idem
- Até o jipinho russo é !!
- vários outros tambem são !!

Acredito que esse negócio de que é pra evitar desgaste prematuro, etccc.. é pura falta de vontade dos engenheiros de aprimorar o sistema, como todo fabricante de veículos fazem do jeito que acham melhor, nos empurram e nos fazem acreditar que é para nosso bem (será??).

Alcione

Bruno Bender
24/01/2008, 12:46
- A Land Rover é automática e nem por isso é menos durável ou resistente !
- A L200 idem
- A Ranger Idem
- Até o jipinho russo é !!
- vários outros tambem são !!

Acredito que esse negócio de que é pra evitar desgaste prematuro, etccc.. é pura falta de vontade dos engenheiros de aprimorar o sistema, como todo fabricante de veículos fazem do jeito que acham melhor, nos empurram e nos fazem acreditar que é para nosso bem (será??).

Alcione

opss .... Land e o Niva ñ tem roda livre pq são intregrais ou seja tracionam sempre nas 4 rodas ....
Ranger e S10 tem um sistema a vacuo , que ñ é confiavel pra off road
L200 tem automatica que da pau tbem

Qual a melhor opção?????
roda livre manual ou direta

Alcione
24/01/2008, 15:02
opss .... Land e o Niva ñ tem roda livre pq são intregrais ou seja tracionam sempre nas 4 rodas ....
Ranger e S10 tem um sistema a vacuo , que ñ é confiavel pra off road
L200 tem automatica que da pau tbem

Qual a melhor opção?????
roda livre manual ou direta
Boa tarde Bruno;

Realmente você tem razão na sua descrição, eu simplifiquei e generalisei demais !!

A minha intensão era questionar a falta de alternativas que temos nos nossos produtos ! O sistema da Land e do Niva são muito confiáveis ! porque não podemos utilizar um semelhante !!!!!

Abraços,
Alcione

malobra
24/01/2008, 15:35
Alcione, num 4x4 integral (Lands, Nivas), um monte de coisa (semi-eixos, diferencial, cardan...) fica em movimento mesmo em 4x2! Tá bom, é confiável como roda-livre, mais cômodo, mas o desgaste é maior, gera barulho e pode elevar um pouco consumo.



Boa tarde Bruno;

Realmente você tem razão na sua descrição, eu simplifiquei e generalisei demais !!

A minha intensão era questionar a falta de alternativas que temos nos nossos produtos ! O sistema da Land e do Niva são muito confiáveis ! porque não podemos utilizar um semelhante !!!!!

Abraços,
Alcione

Lucas Nassif
24/01/2008, 15:57
Qual a melhor opção?????
roda livre manual ou direta

Eu prefiro 1000 vezes a roda livre manual.
Basta dar uma navegada na sessão dos CJ's para saber o porquê!

malobra
24/01/2008, 21:52
Eu também prefiro 1000 vezes a roda livre manual.

cbridi
24/01/2008, 23:17
Ranger e S10 tem um sistema a vacuo , que ñ é confiavel pra off road


A Ranger não tem roda livre desde março de 2000. O sistema a vácuo incomodova tanto que a Ford arrancou fora e deixou sem até hoje...

[]'s com o cardã dianteiro sempre girando... :-)

Orlando Castro
25/01/2008, 12:48
Eu tambem ficaria contente com rodas livres automáticas !!!

Ainda não consigo compreender como não implantarem isso !!!!!

Abraços,
Alcione


Oi Alcione,

No dia em que vc numa trilha, for descer uma ladeira com grande inclinação com rodas livres automáticas, Você mudará de opinião ainda no topo dela. Hehehehehe.

Abs

Daniel Castanho
25/01/2008, 20:15
Não me incomodo nenhum pouco em ligar as rodas livres, pelo contrário, sei que estou poupando todo o sistema dianteiro, estou consumindo menos combustível e aciono quando eu quero.

Tive uma L200 com roda livre automática e troquei pela manual depois de muita encheção de saco e falhas daquela m... em trilhas. Pelo menos a manual voce gira a "orelhinha" e sabe se ligou ou não. Depois que troquei nunca mais tive problemas.

Aproveitando o exemplo da L200 .... porque será então que a Mitsubishi optou em colocar a Roda Livre Manual (AVM - igualzinha a do Troller) na L200 Savana, que é o "suposto modelo preparado para trilhas" da marca?

Abraços,
Daniel

Loyer
04/02/2008, 10:12
Galera não sei se todos aqui tiveram a felicidade de conhecer nosso amigo WagnerF (criador desse tópico), mas enfim quero comunicar aos amigos que ele nos deixou na noite de ontem. Ele estava hospitalizado há uns 10 dias, passou mal e teve que ser operado as pressas, de la pra ca não conseguiu se recuperar e faleceu ontem a noite.
Bom, pesso aqueles que tem fé, para que façam uma oração em nome do nosso amigo Wagner fraga, quem teve o prazer de conhece-lo como eu sabe que era um cara nota 10.
Abração a todos.

malobra
04/02/2008, 19:31
Putz! Que droga.

Força pra família!

André Centurion
10/02/2008, 15:27
Oi Alcione,

No dia em que vc numa trilha, for descer uma ladeira com grande inclinação com rodas livres automáticas, Você mudará de opinião ainda no topo dela. Hehehehehe.

Abs

Orlando,
Boa tarde.
A primeira coisa que o indivíduo que possui um jipe com roda livre deve fazer antes de entrar numa trilha ou qualquer off road, é acionar a roda livre. Regra básica. Não imagino acontecer uma situação como descrita.

Um abraço

André

paulobarbosa
11/02/2008, 01:01
O que ele quis dizer é que as rodas livres automaticas são ruins.
Elas podem se desligar na situação citada.
Em descida, elas podem se desligar e vc ficar na mão.

PB

André Centurion
01/03/2008, 14:44
O que ele quis dizer é que as rodas livres automaticas são ruins.
Elas podem se desligar na situação citada.
Em descida, elas podem se desligar e vc ficar na mão.

PB

Caramba, não havia percebido o "automática".
Tenho um troller original que é manual. Mas nunca havia ouvido antes alguem dizer que na automática ela pode se desligar sozinha, como exemplo numa descida forte.
Alguem já presenciou isso?

André
T4 08

AlemãoRS
01/03/2008, 15:04
Nos antigos willys e rural que tinham roda livre automática isso acontecia pq elas só engatavam quando acelerava, sendo assim em descidas que se utilizava os freio motor desengatavam.
Nas automáticas dos vitaras, por exemplo, isso já não acontece mais, mas por confiabilidade eu troquei as minhas por manuais da AVM.

Alcione
01/03/2008, 20:30
Nos antigos willys e rural que tinham roda livre automática isso acontecia pq elas só engatavam quando acelerava, sendo assim em descidas que se utilizava os freio motor desengatavam.
Nas automáticas dos vitaras, por exemplo, isso já não acontece mais, mas por confiabilidade eu troquei as minhas por manuais da AVM.
Pessoal não é bem assim !!!!!!

Além do Troller, tenho um CJ5-77 adquirido em 1997, faço trilhas bem, mas bem pesadas com ele, quando comprei ele tinha rodas livres automáticas originais, andei com estas rodas livres muito tempo e NUNCA TIVE PROBLEMAS ! Substitui porque arranquei uma delas numa pedra, daí coloquei AVM manuais.

Quando falo que seria bom ter rodas livres automáticas, fico aborrecido em saber que ainda não desenvolveram algo pros Trollers, com tanta tecnologia, com tantos avanços, é difícil aceitar que isso seja algo IMPOSSÍVEL.

Abraços a todos,
Alcione

jeisonk
01/03/2008, 20:42
Ao invés de desenvolverem uma roda livre auto pro bugão, a Troller deveria é criar vergonha na cara e arrancar aquele acionamento eletrônico da tração, isso sim. Roda livre manual no bugão é util pra caramba com esse câmbio com a 1ª longa demais. Na última expedição e na viagem agora em Janeiro para o sul usei bastante a reduzida em asfalto, na expedição porque estava carregado e em Ushuaia às vezes tinha que arrancar em alguma ladeira e daí só com reduzida. Na viagem por que estava com um reboque e bem carregado, a serra do Rio do Rastro por exemplo, fiz toda em reduzida, coisa que não seria possível com a auto. Se viesse com auto de fábrica eu trocaria posteriormente pela manual.

Basicamente é isso, acho besteira roda livre automática em 4x4 como os nossos, minha modesta opinião.

[]'s

Alcione
01/03/2008, 21:06
Ao invés de desenvolverem uma roda livre auto pro bugão, a Troller deveria é criar vergonha na cara e arrancar aquele acionamento eletrônico da tração, isso sim. Roda livre manual no bugão é util pra caramba com esse câmbio com a 1ª longa demais. Na última expedição e na viagem agora em Janeiro para o sul usei bastante a reduzida em asfalto, na expedição porque estava carregado e em Ushuaia às vezes tinha que arrancar em alguma ladeira e daí só com reduzida. Na viagem por que estava com um reboque e bem carregado, a serra do Rio do Rastro por exemplo, fiz toda em reduzida, coisa que não seria possível com a auto. Se viesse com auto de fábrica eu trocaria posteriormente pela manual.

Basicamente é isso, acho besteira roda livre automática em 4x4 como os nossos, minha modesta opinião.

[]'s
Boa noite Jeison;

Acima de tudo - É óbvio que respeito sua opinião !

Mas me tira algumas dúdivas !

1 - Você diz;
Roda livre manual no bugão é util pra caramba com esse câmbio com a 1ª longa demais ;
O que alteraria se fossem rodas livres automáticas ??

2 - Você diz;
Na última expedição e na viagem agora em Janeiro para o sul usei bastante a reduzida em asfalto, na expedição porque estava carregado e em Ushuaia às vezes tinha que arrancar em alguma ladeira e daí só com reduzida.
Se estivesse com 4x4 não teria melhor tração ? exigiria menos do carro !

3 - Você diz;
Na viagem por que estava com um reboque e bem carregado, a serra do Rio do Rastro por exemplo, fiz toda em reduzida, coisa que não seria possível com a auto.
Porque não seria possível ? acho que seria bem ao contrário, traçado daria mais firmeza, ainda mais estando com reboque; já experimentou usar reboque com o carro 4x4 o troller fica muiiiiito mais firme ainda, eu puxo meu jipe pra cima e pra baixo inclusive aqui na serra da Graciosa onde a maior parte do piso é de paralelepipedo e normalmente está molhado por causa da garoa, evita que "saia de traseira". É muito mais seguro !!!

Abraços,
Alcione

jeisonk
01/03/2008, 21:16
Boa noite Jeison;

Acima de tudo - É óbvio que respeito sua opinião !

Mas me tira algumas dúdivas !

1 - Você diz;
Roda livre manual no bugão é util pra caramba com esse câmbio com a 1ª longa demais ;
O que alteraria se fossem rodas livres automáticas ??

2 - Você diz;
Na última expedição e na viagem agora em Janeiro para o sul usei bastante a reduzida em asfalto, na expedição porque estava carregado e em Ushuaia às vezes tinha que arrancar em alguma ladeira e daí só com reduzida.
Se estivesse com 4x4 não teria melhor tração ? exigiria menos do carro !

3 - Você diz;
Na viagem por que estava com um reboque e bem carregado, a serra do Rio do Rastro por exemplo, fiz toda em reduzida, coisa que não seria possível com a auto.
Porque não seria possível ? acho que seria bem ao contrário, traçado daria mais firmeza, ainda mais estando com reboque; já experimentou usar reboque com o carro 4x4 o troller fica muiiiiito mais firme ainda, eu puxo meu jipe pra cima e pra baixo inclusive aqui na serra da Graciosa onde a maior parte do piso é de paralelepipedo e normalmente está molhado por causa da garoa, evita que "saia de traseira". É muito mais seguro !!!

Abraços,
Alcione

Alcione, tudo isso se resume à uma pergunta minha para você: Desde quando você usa tração part-time em asfalto seco? Eu nunca usei e nem me atrevo, todas as situações que descrevi como benefício da roda livre manual me referi à situações em asfalto, como disse lá no outro post. Agora se estivesse num veículo com diferencial central, aí é outra história, dá pra acionar o 4x4 no asfalto, mas nesse caso não, a não ser que esteja molhado e com baixa aderência.

[]'s

André Centurion
02/03/2008, 14:40
Pessoal,

2 Perguntas:

- Usar reduzida em 4x2 pode danificar a caixa de marcha e reduzida?
- Usar 4x4 em asfalto seco num danifica o carro? Nunca experimentei e nem me atrevo.

Abs.
André

andres-tavares
02/03/2008, 17:29
usar a 4x4 no asfalto nao e bom, porque ao nao ter diferencial central todas as rodas giram igual entao se gera uma friccao muito forte que afeta o carro.

jeisonk
03/03/2008, 08:09
Pessoal,

2 Perguntas:

- Usar reduzida em 4x2 pode danificar a caixa de marcha e reduzida?
- Usar 4x4 em asfalto seco num danifica o carro? Nunca experimentei e nem me atrevo.

Abs.
André

1-Não, você pode e deve usar a reduzida quando precisar (como no caso que citei), você poupa embreagem, mas deve ter roda livre manual pra deixar o eixo dianteiro livre, senão seria igual a andar numa Defender com o diferencial central bloqueado.
Agora, se você estiver num piso sem aderência, não há porque não tracionar.

2-Se for no caso do Troller, danifica, é necessário ter diferencial central para isso. Se nunca se atreveu, continue assim, sua t-case agradece.

[]'s

ojaneri
03/03/2008, 13:26
Roda livre automática é para carro de passeio, como por exemplo TR4's :-). O resto, que tem que aguentar tranco, tem que ser a manual...

[]s

JORIS
25/07/2008, 22:46
Pessoal,

2 Perguntas:

- Usar reduzida em 4x2 pode danificar a caixa de marcha e reduzida?
- Usar 4x4 em asfalto seco num danifica o carro? Nunca experimentei e nem me atrevo.

Abs.
André

- Usar reduzida sem 4x4 com certeza corre sério risco de quebra os semi eixos ou diferenciais, prova disso é que os willys não engatam reduzida sem 4x4 (a não ser que modifiquem o dispositivo de segurança nas alavancas), o sistema de reduzida foi feito para andar em 4x4!

agora tem gente que usa, e quando quebra diz que é desgaste natural!


- 4x4 em piso rígido, só para os veículos com diferencial central, senão quebra também!

[]´s.

jeisonk
26/07/2008, 09:42
Usar reduzida sem 4x4 com certeza corre sério risco de quebra os semi eixos ou diferenciai

Você está equivocado, acho melhor pesquisar mais um pouco sobre o assunto.

Abraços

srgrande
26/07/2008, 19:40
Você está equivocado, acho melhor pesquisar mais um pouco sobre o assunto.

Abraços

Qaundo vou para o litoral, minha garagem fica no terceiro andar do prédio.
Para subir e descer uso a reduzida sem acionar as rodas livre, pois tenho que fazer várias manobras p frente e de ré nas rampas íngrimes e em curva, p vencer cada andar, demoro uns 10 minutos p chegar na vaga.

jeisonk
26/07/2008, 20:56
Qaundo vou para o litoral, minha garagem fica no terceiro andar do prédio.
Para subir e descer uso a reduzida sem acionar as rodas livre, pois tenho que fazer várias manobras p frente e de ré nas rampas íngrimes e em curva, p vencer cada andar, demoro uns 10 minutos p chegar na vaga

Exato, sabendo usar não tem problema algum.

Ivan Natal
26/07/2008, 21:26
- Usar reduzida sem 4x4 com certeza corre sério risco de quebra os semi eixos ou diferenciais, prova disso é que os willys não engatam reduzida sem 4x4 (a não ser que modifiquem o dispositivo de segurança nas alavancas), o sistema de reduzida foi feito para andar em 4x4!

agora tem gente que usa, e quando quebra diz que é desgaste natural!


- 4x4 em piso rígido, só para os veículos com diferencial central, senão quebra também!

[]´s.

Joris

Reduzida com roda livre desligada é primeira para dar zerinho,e não vejo motivo para quebrar coisa nenhuma. Se fosse assim caminhões não vinham com redução. Ou então qualquer motor que tivesse mais força danificaria o conjunto.
Abs Ivan

JORIS
27/07/2008, 21:13
Grande Ivan,

Não se pode comparar um caminhão que tem reduzida de fábrica, que geralmente são os utilizados para trabalhos específicos como os antigos chevrolet (D60) e os ford (série F), e alguns novos também, geralmente os utilizados para construção civil, madeireiras, mineração, etc, além dos cavalos mecânicos, os "estradeiros" geralmente não possuem reduzidas. Eles são feitos para utilizarem a reduzida com tração apenas em um eixo ou até dois traseiros, inclusive se formos falar nisso vcs podem citar os tratores tb!!!! será que a mecânica dos tratores se compara em termos de resistência a de nossos 4x4?? (já viram o tamanho do diferencial deles?) eles também usam reduzida em 4x2!!!( 0s que são 4x2) porém quem não conhece, como já citei atrás os willys (que são os precursores dos jipes), É bom dar uma pesquisada com quem entende realmente de mecânica que vai verificar que não é possível utilizar a reduzida 4x2, e não é somente porque não é indicado não, é porque o sistema não aceita, porque será?? más cada um usa da forma que lhe convém! e qd quebrar é só dizer que já estava na hora mesmo!

agora sem entrar no mérito se pode ou não. Não vejo onde seja necessário um T4 em uma estrada de asfalto ou mesmo uma piçarra batida, precisar de reduzir! a não ser que esteja puxando um trem ou então ele esteja completamente desregulado e sem força! sempre ando puxando carretinha e até meu willys no T4 e como já disse em outro tópico não parece nem que tô puxando nada! más cada um tem a forma de dirigir e essa é somente minha opinião!

[]´s.

jeisonk
28/07/2008, 08:31
como já citei atrás os willys (que são os precursores dos jipes), É bom dar uma pesquisada com quem entende realmente de mecânica que vai verificar que não é possível utilizar a reduzida 4x2, e não é somente porque não é indicado não, é porque o sistema não aceita, porque será?? más cada um usa da forma que lhe convém! e qd quebrar é só dizer que já estava na hora mesmo!


E o Troller aceita usar a reduzida em 4x2? De onde tu tirou isso? Pelo menos no meu pra ligar a redução necessariamente tenho que acionar o 4x4. Tanto o Troller quanto o Willys deve-se desligar a roda livre se quiser usar redução em 4x2.

Cara, na boa, coloque como opinião só sua, mas não coloque como verdade, porque não é.
O dia que você estiver num Troller 2.8 (motor mais fraco e 1ª mais longa) você vai entender um pouco porque volta e meia precisa de redução.

Como falei antes, nada tem a ver a redução em 4x2 com quebras de diferencial e semi-eixo, dá uma estudada nisso antes de sair falando abobrinha, vai ter zé ruela que vai ler isso e nunca vai usar um baita recurso desses por causa disso que você falou.

[]'s sem ressentimentos

JORIS
28/07/2008, 19:49
Cara, na boa, coloque como opinião só sua, mas não coloque como verdade, porque não é.
O dia que você estiver num Troller 2.8 (motor mais fraco e 1ª mais longa) você vai entender um pouco porque volta e meia precisa de redução.


[]'s sem ressentimentos

amigo, acho que não deve ter lido por completo minhas mensagens, sempre deixei claro que são opiniões e conclusões minhas, talvez quem tenha colocado como verdade suprema foi vc, incluse sugerindo que eu fosse pesquisar mais! más deixa pra lá, como j´s disse fica a vontade com teu veículo usando o 4x2 da maneira que lhe convém! e não precisa nem frisar "sem ressentimentos" no fórum nunca quis ser dono da verdade, porém tenho minhas próprias opiniões, respeitando sempre a dos demais!

[]´s em 4x2 sem reduzida! (pra andar mais)!

abreu
29/07/2008, 04:38
Esse povo discute cada coisa besta...

PODE-SE USAR A REDUCAO COM O TROLLER EM 4x2 SEM PROBLEMAS.
Para isso basta desligar as rodas livres, Jeisonk...

Lembrando dos limites da caixa de reducao, pode usar SEM PROBLEMAS.

Eh bem recomendavel quando se vai arrancar em ladeira puxando um Trailler, Lancha ou qualquer tipo de reboque pesado.

Agora nao vai querer dar uma de animal e usar reducao para andar a 60Km/h no asfalto achando que esta tudo otimo...
O oleo da caixa provavelmente vai super-aquecer e prejudicar a lubrificacao da caixa. (ja vi isto acontecer em L200 Sport).

Para dar zerinho, como disse o Ivan, pode usar na boa, apesar de eu nao ver necessidade, o meu Troller 2.8 rodava em 4x2 de segunda com muita folga no motor.
O 3.0 nem se fala...

Ow discursao besta... =P

Abracos.

jeisonk
29/07/2008, 07:40
PODE-SE USAR A REDUCAO COM O TROLLER EM 4x2 SEM PROBLEMAS.
Para isso basta desligar as rodas livres, Jeisonk...

Cara, é o que eu estou tentando explicar ao cidadão até agora, mas tá difícil.
Leia tudo que vai entender.

RezendeDF
29/07/2008, 10:17
Minha opinião é que existe diferença em poder usar a redução em 4x2 e se deve usar essa redução nesse modo, vamos lá.

Você pode usar a redução em modo 4x2. A caixa do Troller aceita isso, simplesmente mantenha a chave na roda em 4x2 e gire o botão no painel para 4x4 Low. Essa é uma questão.

Agora a outra questão é se deve usar esse método. NÃO, NÃO DEVE USAR. Isso implica em grande força transmitida somente para o eixo motriz (traseiro) que já não é grande coisa no Troller, pois já vimos relatos aqui de moer o diferencial. Pontanto, naturalmente sub dimensionado para o torque que o motor despeja nele.

Inclusive no manual fala sobre isso. Mesmo no modo 4x4 High deve-se naturalmente acionar a borboleta nas rodas. Está no manual.

JORIS
29/07/2008, 10:47
Minha opinião é que existe diferença em poder usar a redução em 4x2 e se deve usar essa redução nesse modo, vamos lá.

Você pode usar a redução em modo 4x2. A caixa do Troller aceita isso, simplesmente mantenha a chave na roda em 4x2 e gire o botão no painel para 4x4 Low. Essa é uma questão.

Agora a outra questão é se deve usar esse método. NÃO, NÃO DEVE USAR. Isso implica em grande força transmitida somente para o eixo motriz (traseiro) que já não é grande coisa no Troller, pois já vimos relatos aqui de moer o diferencial. Pontanto, naturalmente sub dimensionado para o torque que o motor despeja nele.

Inclusive no manual fala sobre isso. Mesmo no modo 4x4 High deve-se naturalmente acionar a borboleta nas rodas. Está no manual.

Amigo resende, era isso que estava tentando passar e acho que não estavam entendendo! Você falou simples e objetivamente minha opinião! Obrigado!

Existe uma porção de outras coisas que não devemos fazer mais acabamos fazendo! muitas vezes pagando o preço por isso! Más cada um usa a viatura da forma necessita ou tem vontade de utilizar!

[]´s com o 4x2 só em hight! ( pelo menos no meu T4 e CJ2)

jeisonk
29/07/2008, 11:42
Isso é opinião de vocês, cada um faz com sua embreagem o que bem entende, mas deixar de utilizar um recurso do carro por não confiar no próprio braço é demais não é?

Caramba, tá difícil isso aqui, a única coisa que a TC faz em low é reduzir, nada mais. Despeja mais torque no eixo? Claro, justamente pra não ficar queimando embreagem. Agora, sempre tem os animais que querem dar zerinho, fazer gracinhas, mas isso é outra história, que continua relacionada a braço.

Rezende, na boa, manual de carro é feito levando em consideração as figuras que volta e meia compram um e não fazem nem idéia do que estão usando, não dá pra levar tudo ao pé da letra.
Meu bugão está com 106.000km rodados, com a t-case perfeita, e sempre que precisei utilizei ela desse modo. Agora, se o que eu digo não é válido, falem com quem entende, conversem com um mecânico dentro de uma agência Troller por exemplo.

Galera, de boa, se tem braço, usa o recurso, se não se garante e acha que vai fazer caquinha, deixa quieto.

[]'s

abreu
29/07/2008, 20:09
Minha opinião é que existe diferença em poder usar a redução em 4x2 e se deve usar essa redução nesse modo, vamos lá.

Você pode usar a redução em modo 4x2. A caixa do Troller aceita isso, simplesmente mantenha a chave na roda em 4x2 e gire o botão no painel para 4x4 Low. Essa é uma questão.

Agora a outra questão é se deve usar esse método. NÃO, NÃO DEVE USAR. Isso implica em grande força transmitida somente para o eixo motriz (traseiro) que já não é grande coisa no Troller, pois já vimos relatos aqui de moer o diferencial. Pontanto, naturalmente sub dimensionado para o torque que o motor despeja nele.

Inclusive no manual fala sobre isso. Mesmo no modo 4x4 High deve-se naturalmente acionar a borboleta nas rodas. Está no manual.

Rezende, me desculpa, mas, mais uma vez, eu vou discordar de voce.
So se for sub-dimensionado no seu Troller, pois no meu nao eh!

Por que estou dizendo isto: (vou falar por mim)
Nos pegamos um carro com motor forte, mexemos nele ateh onde nao da mais em busca de mais torque e potencia, botamos pneus bem maiores que os seus originais, abusamos dele em trilhas que ateh deus duvida e achamos ruim quando um eixo quebra e botamos a culpa no sub-dimensionamento das pecas? Para mim isto esta ERRADISSIMO.

Quebrei sim as planetarias do meu Troller com 2 dias de uso.
Mas por pura BURRICE. Nao sabia usar o carro, quebra mesmo.

Depois aprendi a usar o carro, fiz com ele quase 2 anos de trilhas, algumas TERRIVEIS, com motor mexido, pneus maiores que os originais, abusando muito do carro e sem NENHUMA quebra.

Voce vai ouvir aqui muiiiiiiiiiiiiiiiiiiitos relatos iguais aos meus.
De pessoas que usaram e abusaram do Troller e nunca tiveram problemas com os diferenciais.

Entao isso de jogar a culpa no sub-dimensionamento das pecas, para mim eh desculpa de quem fez merda e nao quer assumir.
Para quebrar os diferenciais, em algum ponto voce errou.

Temos ai exemplos de Troller 3.0 rodando com 247Cv e 54Kg de torque rodando perfeitamente, participando de competicoes e trilhas, como eh o caso do seu.
Se os eixos desses carros sao sub-dimensionados, por que eles tao segurando 54Kg de torque numa boa sem quebras?
Pensa nisso...

Abracos.

AKPG
29/07/2008, 22:47
Eu uso a reduzida com as rodas livres desligadas nas seguintes situações:
1- quando vou fazer alguma manobra em subidas, puxando o meu reboque, e
2- no trânsito engarrafado de SP. Quando está naquele anda-e-para, engado a reduzida, seleciono a primeira ou segunda e deixo o carro andando sozinho. Com isso, utilizo o sistema, faço a CT e o diferencial dianteiro rodar e minimizo o risco de pane por falta de uso. Sem contar que aciono o bloqueio dianteiro e traseiro todos os dias.

RezendeDF
30/07/2008, 05:07
Rezende, me desculpa, mas, mais uma vez, eu vou discordar de voce.
So se for sub-dimensionado no seu Troller, pois no meu nao eh!

Por que estou dizendo isto: (vou falar por mim)
Nos pegamos um carro com motor forte, mexemos nele ateh onde nao da mais em busca de mais torque e potencia, botamos pneus bem maiores que os seus originais, abusamos dele em trilhas que ateh deus duvida e achamos ruim quando um eixo quebra e botamos a culpa no sub-dimensionamento das pecas? Para mim isto esta ERRADISSIMO.

Quebrei sim as planetarias do meu Troller com 2 dias de uso.
Mas por pura BURRICE. Nao sabia usar o carro, quebra mesmo.

Depois aprendi a usar o carro, fiz com ele quase 2 anos de trilhas, algumas TERRIVEIS, com motor mexido, pneus maiores que os originais, abusando muito do carro e sem NENHUMA quebra.

Voce vai ouvir aqui muiiiiiiiiiiiiiiiiiiitos relatos iguais aos meus.
De pessoas que usaram e abusaram do Troller e nunca tiveram problemas com os diferenciais.

Entao isso de jogar a culpa no sub-dimensionamento das pecas, para mim eh desculpa de quem fez merda e nao quer assumir.
Para quebrar os diferenciais, em algum ponto voce errou.

Temos ai exemplos de Troller 3.0 rodando com 247Cv e 54Kg de torque rodando perfeitamente, participando de competicoes e trilhas, como eh o caso do seu.
Se os eixos desses carros sao sub-dimensionados, por que eles tao segurando 54Kg de torque numa boa sem quebras?
Pensa nisso...

Abracos.

Também discordo de vc Abreu. Se for usar seu pensamento como referência seria a mesma coisa dizer que teria que saber usar a L200 pra não aquecer. Concorda?


Meu Troller não quebrou o eixo e nem diferencial. Mais já me falaram pra ficar esperto. O que estou fazendo.

Não tenho problema nenhum em dizer que o Troller é ótimo em algumas coisas e sofrível em outras, como a parte elétrica por exemplo. Minha intenção sempre será passar minhas opiniões/impressões sobre a máquina que eu estiver, independente da marca ou modelo.

Abraço "procê".

JORIS
30/07/2008, 08:43
Entao isso de jogar a culpa no sub-dimensionamento das pecas, para mim eh desculpa de quem fez merda e nao quer assumir.
Para quebrar os diferenciais, em algum ponto voce errou.



concordo com Abreu, inclusive tem outro tópico sobre eixo entalhado, que é basicamente o mesmo caso de mau-uso e não de sub-dimensionamento, pq só os de poucos que quebram? agora que existem peças inadequada pro troller isso existe, más na minha opinião motor, CT, câmbio, eixos e diferenciais são um casamento perfeito, inclusive como já foi citado temos diversos T4 chipados que não dão problema de quebra desses sistema! no momento a única coisa que vejo ser problemática no troller ATUALMENTE, é a bomba do hidráulico, porém isso é café pequeno! vamos ver mais pra frente!

[]´s.

André Centurion
31/07/2008, 22:21
Pessoal,

2 Perguntas:

- Usar reduzida em 4x2 pode danificar a caixa de marcha e reduzida?
- Usar 4x4 em asfalto seco num danifica o carro? Nunca experimentei e nem me atrevo.

Abs.
André

Caramba!!! Fiz essa pergunta em março, fiquei um tempão fora, e vcs ainda discutindo isso? KKKKKKKKKKKK.

Uma breve história do porque da minha pergunta. Á um tempão atrás, faz bastante tempo heim (logo quando comprei um troller 2002, esse do avatar), e não tenho vergonha de contar, fui para um passeio em Castelhanos, sozinho, numa época de muita chuva, tinha muita lama.
Entrei no estrada, que para mim na época era a maior trilha de todas, não tinha a menor idéia do que era roda livre. O que aconteceu....

Virei a porra da chavinha no painel para 4x4 reduzida e fui prá praia e voltei do mesmo jeito (Roda livre? Que bicho era esse? Não tinha a menor idéia que isso existia no Troller e para que servia) pra mim tava 4x4.

Voltei feliz da vida, pilotei muito bem, venci a lameira (nem sabia que estava 4x2). Logo depois tive problemas com embreagem e câmbio. ($$$$$... da aprendizagem a seco, sem vasilina)

Tem uma coisa que se vhama manual e temos a teimosia de nunca ler antes de usar...

Voltando para os dias de hoje... Tenho como filosofia de vida e também se aplica em off road, sempre estar atento à aprender algo novo, e assim à escutar as opniões e explicações de qualquer pessoa, sejam elas novatas ou experts. Minha opnião. Acho bastante estranho usar a reduzida com tração somente usando o diferencial traseiro, pessoalmente tenho receio de usar, nunca mais fiz isso.

André
T4 08

jeisonk
19/08/2008, 09:13
Aos teimosos de plantão, um tópico que achei fuçando no fórum.

http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=30360

São leituras interessantes.

[]'s usando 4x2 em low toda semana.

Edintruder
19/08/2008, 16:55
Peguei o Link que o jaison postou e estou aqui....

Qualquer veículo quando recebe um diferencial em fase de projeto, leva-se em conta o torque que vai receber e transmitir às rodas, então se pegarmos um exemplo da Ranger que até hoje possui diferencial dianteiro Dana 35, a 2.5HSD, em 1a reduzida recebe um torque de até 240kgf/m se considerarmos a relação da 1a marcha e mais a reduzida, e o interessante que nas 3.0 ainda utilizam o mesmo diferencial, porém recebendo cerca de 310kgf/m do 3.0Ngde, também considerando toda a redução.

No Troller não é nem um pouco diferente, porém vamos comparar quanto às quebras: Eu não sei de nenhuma Ranger com diferencial dianteiro quebrado, e nem do traseiro também.

Se compararmos o uso, os Trollers são utilizados de forma severa por mais da metade dos consumidores, no caso das Rangers talvez nem 5%, então isso transforma em notícia, as Rangers anteriores à 2001 tinham um sistema de RL à vácuo que com o tempo falham e obrigam a Ranger se deslocar em 4x2 mesmo reduzidas, e nem por isso quebram diferencial, porém se analisarmos mais ainda, os pneus maiores que a minoria dos Rangeiros usam é o 33" enquanto nos Trollers vão direto para o 35", o que também sobre-carrega semi-eixos e logicamente o diferencial.

Só para resumir, se colocar capacidade de tração aumentando o pneu para 35", aumentar a potência e torque do motor de 32kgf/m para 45kgf/m ou mais, é lógico que começará a sobrecarregar a transmissão, dessa forma tem que aumentar os cuidados com a forma de dirigir senão quebra mesmo em 4x4!

Se utilizar o sistema em 4x2 e reduzir não vai quebrar de graça não, pois se tiver com os pneus originais, os pneus destracionam antes de quebrar qualquer coisa, mas se colocar pneus 35", colocar peso e abusar na condução, o diferencial vai sofrer sim.

Estraga andar com 4x2low? NÃO!!!

Quebra? Só se quiser quebrar! Se não souber dirigir na reduzida, com certeza vai quebrar!

Se a minha Ranger tivesse RL eu utilizaria muito esse recurso também, pois muitomanobrei em estacionamento de piso de concreto em 4x4low por não ter como andar com 4x2low... Quabrou a CT? Não!

Ivan Natal
19/08/2008, 18:03
Agora, sempre tem os animais que querem dar zerinho, fazer gracinhas, mas isso é outra história, que continua relacionada a braço.

[]'s[/quote]
Como o nome do topico não está relacionado ao assunto tinha perdido a referencia e nunca mais tinha entrado no mesmo, porem:

O Troller para mim é um carro para ser usado sem muitas preocupações e portanto para aliviar os maus humores e voltar a ser menino(e não animal) adoro brincar dar zerinho, derrapagens, passar em aguas, lamas e tudo mais para que o Troller se propõe. Como cada animal tem suas caracteristicas diferentes cada qual com seu cada qual. tem até os que colocam um monte de enfeites nos troller tipo bagareiros e outros mil apetrechos e acham que o carro está lindo. Tem até os animais que correm profissionalmente na formula Truck e dão zerinho em publico na frente do patrocinador que está pagando os seus pneus.


Abs Ivan

jeisonk
19/08/2008, 20:09
tem até os que colocam um monte de enfeites nos troller tipo bagareiros e outros mil apetrechos e acham que o carro está lindo.

A diferença é que tem os que colocam como enfeite e os que colocam por necessidade, mas sempre foi assim, em todos os segmentos de veículos.