PDA

Ver Versão Completa : Cross Country



Th Cerga
29/11/2007, 09:51
Rapaziada...

Pesquisei aqui no forum e não achei nada sobre Corss country (Setões, Brasileiro, Cerápió, RN1500) etc...

O que acontece, falta de adeptos ou tipo uma descriminação ? Afinal, essa modalidade também é 4x4.

Sucesso a todos...

Marcelo A. Marchiodi
29/11/2007, 10:46
Bom você perguntar isso, já faz tempo que queria falar sobre esse assunto, já tive oportunidade de ver bem de perto esse tipo de competição, aqui na minha cidade, no começo do ano houve uma etapa do Camp. Paulista de Cross Country, ajudei sendo pc.
Sinceramente... é um lixo.
Olhando de perto, vê-se que o nível técnico de preparação dos carros é baixo (não vamos nem entrar no mérito do nível de alguns "pilotos"), salvo raras... ou melhor "rara" exceção (na minha opinião, as Rangers oficiais), quer um exemplo, a Mitsubishi Evolution é uma piada, usa um jogo de amortecedores Ohlins que provavelmente custam mais de 10000 reais... e usam os braços originais de suspensão da Pajero Full... pra mim isso é amadorismo, basta ver um video qualquer delas andando, são duras, não tem curso de suspensão... sem falar que com pouco tempo os braços arrebentam e os mecânicos de prova já tem até uma gambi engatilhada pra resolver isso... numa das últimas revistas 4x4&cia que comprei (só comprei por causa de um poster de um Bantam) tinha uma foto que me chamou a atenção: uma Mitsubishi Evolution que estava fazendo uma curva, e a roda de dentro da curva estava num angulo fora do normal, ou seja, provavelmente ela já estava com essa gambi montada pra poder fazer o resto da prova...

Compare por si mesmo:

http://www.youtube.com/watch?v=_jP8nOsZ2wo esse foi o que ajudei.

e

http://www.youtube.com/watch?v=i5mHfFlv3W4&feature=related e isso é o que podemos chamar de "o máximo de evolução técnica" no mundo, nessa área.

A diferença é gritante (aqui no fórum mesmo um novo usuário postou isso: http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=34312), e nem podemos falar que o problema é dinheiro pois a maioria que compete aqui tem dinheiro pra por nisso e aqui já podemos ter muita coisa que eles lá fora tem também (um bom exemplo é o tuning, que tem crescido muito, em produtos, serviços e qualidade, se não fosse verdade, o Foose não estaria aqui agora, no Xtreme, em SP!), o que falta é profissional gabaritado, pra montar/construir um carro como os americanos fazem, e não usar peças de Pajero e cia. Pra mim isso é inaceitável, desse jeito não há evolução. Sou um defensor da linha americana de construção desse tipo de carro, os caras são bons e temos de pegar os melhores como exemplo.
Eu deixei de acompanhar o Sertões, ficou sem graça, um desfile de Mitsubishis e Trolers, não há nada diferente, interessante. A coisa se profissionalizou demais, virou investimento de 2 marcas, deixou de ser uma aventura, conheço gente daqui que competia só porque tinha dinheiro pra gastar nisso, digamos que ele não era do "ramo", era apenas um "playboy" que podia estar lá, infelizmente no Sertões e cia está cheio disso, provavelmente alguns não vão gostar do que falei, mas é a verdade.
Creio também que o que seja responsável em parte por isso, é o Brasil adotar um estilo de rali que é mais parecido com o europeu do que com o americano, não faço idéia de como isso aconteceu.

Conclusão: esse tipo de competição aqui no Brasil precisa ser revisto (inclusive há boatos de que no ano que vem nem seja ralizado, pois os custos estão ficando muito elevados), precisa mudar alguns conceitos. Lembro-me que uma vez saiu na 4x4&cia um cara que fez um protótipo para rali e usou uma carroceria de Fiorino pra cobrir tudo, e no final não podia participar das competições pois as regras não permitiam na época... isso frustra qualquer um.
Eu mesmo tenho vontade de construir um protótipo e competir, mas do jeito que andam as coisas, não dá.

Pronto, desabafei!

Th Cerga
29/11/2007, 18:19
Marcelo...calma...não precisa ficar nervoso...só perguntei porque nos anos que estava com a Sertões (a grife) pensei que acontece realmente o que voce descreve. Só existem (exitiam) 2 marcas brigando por posições Toller (extinta dos Cross Country) e Mit, hoje tem também a Ford e a GM.

Esse caso da Fiorino é bem interessante...o cara foi excluido pois não havia categoria para ele correr naquele ano, atualmente devem ter criado regras ou quebrado regras, porque ja via Fiorino verde metálica correndo. E pra valer ! Voce pode perceber, mas o mesmo caso da Fiorino, aconteceu com a "Saveiro" da Work, que hoje corre o Sertões e tudo mais.

Vejo como esses dois exemplos (Fiorino e Saveiro) como uma tentativa de melhorar a qualidade e categoria do esporte. Será que isso não pode ser o inicio de mudanças ?

Abraço

Marcelo A. Marchiodi
30/11/2007, 01:31
Hehe... não estou bravo não, foi mais um desabafo, tava com isso entalado há muito tempo, aí você tocou no assunto e vi a oportunidade perfeita pra expressar a minha opinião sobre isso!

Além destes que você citou existe uma pick-up Fiat que acho que é o que sobrou de um protótipo que foi idealizado pela própria Fiat há um tempo atrás, usando uma casca de Dobló... mas hoje é uma pick-up... vi ela bem de perto (os donos estavam longe), examinei bem: motor central, suspensão por trailing arm na traseira e braço duplo A na dianteira, 4x2, pelo tamanho dos braços ela deveria ter um bom curso, algo entre 16" e 18", e muito espartana, apenas um chassi (muito) tubular e uma casca! Gostei! mas nem pude vê-la andando, pois quebrou cedo, nem consegui saber o que foi e nem de quem era.

Creio que apesar de todo o meu pessimismo, podemos sim dizer que isso pode ser chamado de avanço! De qualquer maneira é uma evolução. Até no Baja 1000 dos EUA este ano, pelo que andei vendo nos fóruns, o pessoal lá anda cansado de ver os mesmos tipos de carros, aí basta aparecer algo diferente que a atenção recai toda sobre eles, por exemplo os Touareg oficiais da VW (os mesmos que vão para o Dakar) e um japonês chamado Ikuo Hanawa que construiu o próprio carro, uma pick-up (que lá eles chamam de truck!) e leva ele na raça para os EUA há 3 anos (parece que nunca terminou a prova), e mal fala inglês!
Portanto espero mesmo que a situação mude, pois agora ela está estagnada. Deus te ouça!!!