Ver Versão Completa : Uso da Cherokee Sport
Annecildo
29/11/2007, 00:00
Pessoal,
este é o meu primeiro acesso e me cadastrei neste site, pois andei dando umas olhadas na troca de informações entre os participantes e achei muito útil.
Troquei um Vitara 97 que eu tinha ( e conhecia o carro todo, de uma ponta a outra) por uma Cherokee Sport 98 AUT. Estou com várias dúvidas à respeito de com utilizá-la, más irei colocar à tona essas dúvidas por parte.
A primiera é para que serve o 4 Part-time.
A segunda é qual a temperatura ideal do motor para que ela trabalhe.
Vcs tem algum site onde posso encontrar peças para ela?
Pessoal,
este é o meu primeiro acesso e me cadastrei neste site, pois andei dando umas olhadas na troca de informações entre os participantes e achei muito útil.
Troquei um Vitara 97 que eu tinha ( e conhecia o carro todo, de uma ponta a outra) por uma Cherokee Sport 98 AUT. Estou com várias dúvidas à respeito de com utilizá-la, más irei colocar à tona essas dúvidas por parte.
A primiera é para que serve o 4 Part-time.
A segunda é qual a temperatura ideal do motor para que ela trabalhe.
Vcs tem algum site onde posso encontrar peças para ela?
Boa noite Annecildo,
Primeiramente bem vindo ao forum e ao mundo das XJ´s.
Meu primeiro carro foi um vitara 92. Peguei ele em 98 com 36.000km. O carro era da minha mãe e estava impecável. Gostei muito do carro.
Também tenho uma cherokee 98 auto e esse carro é viciante. Um ótimo carro. Só tem que ficar ligado no momento de fazer alguma manutenção porque os mecânicos ainda acham que quem tem esse carro pagou R$ 100.000,00 em um zero.
Primeiramente te indico esse tópico para pegares algumas dicas sobre o que fazer com o carro:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=32409
A temperatura de trabalho da maioria das cherokees (xj´s) fica por volta dos 100°. No começo é um pouco estranho, mas depois a gente se acostuma.
A compra de peças pode ser feita de várias formas:
Através de um amigo nosso do fórum chamado Nzardo. De confiança e com bons produtos.
Você também pode procurar por peças no mercado livre ou importar direto em algum sites dos EUA.
www.rockauto.com
www.teamcherokee.com
www.jeepsareus.com
www.quadratec.com e etc
Com relação ao part time, pode ver nesse outro tópico:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=31464
Um abraço
Annecildo,
Seja bem vindo ao forum e parabens pela excelente compra....:palmas:
........de resto nosso amigo Jester ja deu as primeiras dicas....:concordo:
Annecildo
29/11/2007, 14:15
Beleza de dicas...algumas coisas dessas eu já tinha visto, como óleo do motor, faróis, nível de água do radiador e palhetas. Meu problema começou quando pedi para meu mecânico fazer a limpeza do radiador. Ele tirou a peça fora para varetar pois estava muito sujo. Daí em diante não tive mais sossego com o sistema de arrecefimento deste carro. Primeiro uma das ventoinhas parou de funcionar...era só a tomada que estava ruim...esta foi trocada. Pensei que estivesse tudo OK...o indicador não chegava nem no meio do mostrador e já voltava a baixar. Até que um dia, o indicador passou do meio do mostrador...pouca coisa...más não era como vinha trabalhando anteriormente. Encostei na oficina e o pessoal começou a verificar mangueiras, nivel da água e até tiraram o regulador de pressão para saber se ele estava travando ou não. Não era ele também e hoje estou sem ele no lugar e a temperatura continua na mesma...passa um pouco do meio más não avança. Outra coisa...quando a temperatura atinge esse auge a água do reservatório ou radiador não chega a ferver. Então o mecânoco me falou que podia ser uma das ventoinhas que não estaria aumentado sua rotação afim de puxar um fluxo maior de ar para dentro do motor quando aceleramos o veículo. Inclusive me mostrou um outro carro (Hilux) que realmente quando ele acelerava o carro a ventoinha aumentava a velocidade e trazia mais ar para dentro do motor. Dessa forma teria que comprar um ventoinha nova e só encontrai na autorizada...aí já viu o precinho (R$ 1.800,00). Más o pessoal da Chraysler ainda quer da uma olhada no carro, eles desconfiam que possa ser algum sensor que esteja mostrando errado a temperatura do carro.
PERGUNTA: Esse negócio da ventoinha trabalhar mais rápido quando o carro é acelerado é verdade? Pela experiência de vcs o que acham que poderia ser?
Beleza de dicas...algumas coisas dessas eu já tinha visto, como óleo do motor, faróis, nível de água do radiador e palhetas. Meu problema começou quando pedi para meu mecânico fazer a limpeza do radiador. Ele tirou a peça fora para varetar pois estava muito sujo. Daí em diante não tive mais sossego com o sistema de arrecefimento deste carro. Primeiro uma das ventoinhas parou de funcionar...era só a tomada que estava ruim...esta foi trocada. Pensei que estivesse tudo OK...o indicador não chegava nem no meio do mostrador e já voltava a baixar. Até que um dia, o indicador passou do meio do mostrador...pouca coisa...más não era como vinha trabalhando anteriormente. Encostei na oficina e o pessoal começou a verificar mangueiras, nivel da água e até tiraram o regulador de pressão para saber se ele estava travando ou não. Não era ele também e hoje estou sem ele no lugar e a temperatura continua na mesma...passa um pouco do meio más não avança. Outra coisa...quando a temperatura atinge esse auge a água do reservatório ou radiador não chega a ferver. Então o mecânoco me falou que podia ser uma das ventoinhas que não estaria aumentado sua rotação afim de puxar um fluxo maior de ar para dentro do motor quando aceleramos o veículo. Inclusive me mostrou um outro carro (Hilux) que realmente quando ele acelerava o carro a ventoinha aumentava a velocidade e trazia mais ar para dentro do motor. Dessa forma teria que comprar um ventoinha nova e só encontrai na autorizada...aí já viu o precinho (R$ 1.800,00). Más o pessoal da Chraysler ainda quer da uma olhada no carro, eles desconfiam que possa ser algum sensor que esteja mostrando errado a temperatura do carro.
PERGUNTA: Esse negócio da ventoinha trabalhar mais rápido quando o carro é acelerado é verdade? Pela experiência de vcs o que acham que poderia ser?
Boa tarde Annelcido,
Eu também sofri com esse negócio de temperatura. Meu carro geralmente tem ficado acima do 100°. Falam que é normal mas ele não era assim antes. Descobri que ele estava com alguns vazamentos. Mandei trocar a lateral do radiador (mesa), vou trocar a tampa do radiador, trocar o termostato por um com temperatura mais baixa, as mangueiras e etc. Ele estava com vazamento em vários lugares e creio que isso esteja influenciando nessa temperatura um pouco mais alta, apesar de quase não baixar o nível da água.
Eu não tenho certeza da ventuinha trabalhar mais rápido ou mais devagar, para mim ela trabalha da mesma forma sempre, apenas liga e desliga de acordo com a temperatura do carro. Mas nossos amigos poderão te dar uma explicação mais detalhada.
Além disso, o pessoal aqui pode te passar onde achar a ventuinha (se realmente for o caso) a preços mais baixos. Com certeza vale a pena importar dos EUA e pagar impostos.
Um abraço
Annecildo,
é verdade a ventuinha principal tem a sua rotação alterada sim, ela é interligada através de um acoplamento viscoso, funciona como uma embreagem, isso tudo para paises de clima frio...aqui no Brasil, isso não presta pra nada, só da dor de cabeça...:shock:.. pode ser q o seu acoplamento ja era....e uma gambi q não prejudica em nada e sai bem barato é travar ela e deixar de lado este acoplamento viscoso....:concordo:
A temperatura normal de trabalho do motor é entre 95 e 103/5 graus qdo a ventuinha elétrica é acionada......:mrgreen:
...agora conta pa nóis q sensor é esse q foi tirado ??? e q papo é esse de sensor travado ???...:pensativo::pensativo:
Leo - Beethoven
29/11/2007, 16:15
A ventoinha primária é de acoplamento com líquido viscoso e é mecânica. Quando o motor está frio e vc dá a parida ela até gira, mas é em falso. Quando a temperatura do carro atinge os seus 103-105°C vc verá que ela entra e até soa diferente. E claro, se ela é mecânica e é conectada a correia do vira-brequim, o giro va depender mesmo das RPM do motor. Normal.
Quando o motor está aquecido, é normal que a temperatura no mostrador marque sempre em torno dos 100°C. Se estiver marcando abaixo disso (muito abaixo) é provável que se tenha um mal contato no conector do sensor, ou ainda ele pode estar defeituoso.
Abs.
A secundária que é elétrica só entra quando vc liga o AC ou em situação em que o motor já está pra sobrequecer, quando a mecânica não dá mais conta.
Me parace que a Blazer ou Ranger usa o mesmo tipo de acomplamento viscoso, só resta saber qual é a temperatura desses modelos.
crovida4x4
29/11/2007, 16:40
Fala Annecildo,
Bom em 1º lugar parabéns pela aquisição e seja bem vindo ao time XJ.
bom se existe uma coisa que eu manjo é de sistema de arrefecimento pois trabalho em uma auto-peças que fornece todos os sistemas possíveis e imagináveis.
O que o Leo falou está certinho, o acoplamento do ventilador principal é por meio de acionamento viscoso (ou simplesmente visco).
segue uma breve explanação do sistema:
O visco é instalado na parte de trás do radiador. Sua maior eficiência se deve ao fato do Visco estar aproveitando a energia do eixo fazendo com que a rotação seja transferida para a embreagem viscosa do sistema. Já o funcionamento do Visco visa baixar gradativamente a temperatura do sistema.
Adaptado à embreagem viscosa temos uma hélice, que será a maior contribuinte para o aumento do deslocamento do fluxo de ar.
Após a troca térmica entre o ar externo e o radiador, o ar se desloca para o Visco, esse ar quente incide no bimetal fazendo com ocorra no mesmo uma deflexão. Essa deflexão fará com que o pino de controle que está ligado à mola que controla a válvula, alivie a pressão sob a válvula que está vedando a passagem de óleo, permitindo que o óleo saia do reservatório e migre para a câmara de trabalho onde está o disco primário.
À medida que a temperatura do ar que vem do radiador se eleva ocorre gradativamente o movimento de abertura da válvula, fazendo com que seja admitido mais e mais óleo, até que este ocupe por completo todas as trilhas do disco primário, resultando no acoplamento do Sistema Viscoso. Chamamos esta operação de Acoplamento do Sistema, pois devido à alta viscosidade do óleo, o mesmo passa a desempenhar a função de um conjunto unitário. O Visco aumentará o fluxo de ar do radiador, proporcionando um maior arrefecimento, fazendo com que o motor trabalhe em uma faixa de temperatura segura.
Quando o sistema está totalmente acoplado a rotação do ventilador é exatamente a mesma do motor, que quando não acoplado a rotação trabalha em uma escala de redução por exemplo 1:5. Significa que se o motor está em 2000rpm o visco e ventilador estarão em 400rpm.
De qualquer maneira procure ver os pontos relacionados pelo Leo, pois mesmo que o visco apresente algum problema no bimetal ou no pino de controle, a oscilação da temperatura não deveria ser tão grande como você menciona.... mas agente nunca se sabe....
Leo - Beethoven
29/11/2007, 16:49
Cláudio, muito boa a sua explicação. :palmas::concordo:
Já que vc trabalha com isso, veja pra nós um visco que de uma veículo nacional que serviria na XJ, mas que a temperatura de acoplagem fosse de 90°C.
Sacou a minha idéia ? Reduzir a temperatura de trabalho da XJ....
Abs.
crovida4x4
29/11/2007, 17:16
Leo,
o buraco é mais embaixo....
quando um motor é projetado, tudo é feito em cima da rejeição térmica do mesmo, ou seja, quanto mais o motor rejeita calor mais eficiente precisa ser o sistema de arrefecimento e o contrário tbm é verdadeiro.
Bom em cima da rejeição térmica, o radiador de água, e de ar (o famoso CAC) são projetados. O próximo passo é pensar no ventilador. Diâmetro, posição da pa, angulo de inclinação,etc. Nisto é projetado o visco e o fator de escala é definido para sabermos o quanto o ventilador precisa "puxar" o ar de fora do veículo.
Ao final de tudo, se a temperatura de trabalho do motor no projeto é definido em 95°C por exemplo, pode ter certeza que todos os componentes acima são dimensionados para manter a temp. do motor nesta faixa.
Um motor de alta performance trabalha com altas temperaturas, por isso as XJ chegam até 98°C. Um sistema de arrefecimento eficiente tem que manter essa temperatura de trabalho assim que a mesa é atingida... sem oscilação pra mais e muito menos para menos....
bom agora vamos para prática... o motor da XJ é de alta performance... certo? todo o sist. de arrefecimento foi projetado para trocar todo o calor rejeitado pelo motor. O visco quando esta totalmente acoplado vai proporcionar a performance máxima do ventilador... ou seja, se trocarmos o visco nada vai mudar, pois ele já está no rpm do motor e depois disso nada mais pode fazer. Para baixar mais a temperatura seria necessário alterar o ventilador para que de acordo com a quantidade de pas, e angulo... fosse capaz de "puxar" mais ar aumentando o fluxo, logo trocando mais calor e diminuindo a temp. de trabalho do motor.... mas isso seria um projeto com testes de performance, durabilidade e tudo mais.
além disso quando você altera o ventilador vc altera diretamente o fluxo de ar, e isso pode acarretar tem recirculação de ar ao entorno do motor, ou seja, o ar quente que deveria escoar pelas frestas do cockpit podem voltar para frente do radiador e o ventilador voltar a puxar ar quente por dentro do radiador de ar e agua.... isso é o que chamamos de CFD (Computational Fluid Dynamics)
Leo - Beethoven
29/11/2007, 18:14
Grande Cláudio,
Eu não quis complicar com a minha pergunta....hehehe.
Eu sei de todos esses pontos, mas foi bom vc mencionar pq o pessoal aqui que nos lê pode mesmo achar que essa alteração seria plug n' play, o que não é verdade.
Com certeza o motor da XJ é de alta performance, mas curva de trabalho dele, bem como o sistema de arrefecimento e até o desenho do cofre do motor foram projetados para o clima america que é muito mais ameno que o nosso.
Por isso enfrentamos diariamente a sensação de que o carro está esquentando d+ e na verdade não está.
Como existem XJs pelo mundo todo, comecei uma cruzada em busca de colher informação de como as XJs se comportam em países como Austrália, Africa do Sul e até nos EUA, mas em lugares como o Arizona e California que são mais quentes que a média. Em todos esses lugares o caras sofrem tanto quanto nós por aqui.
E descobri que muitas gambiarras são feitas por aí....A minha idéia seria resolver esse problema, mas de uma forma o "mais original" possível, entendeu ? E sem gambiarra claro.
Consegui até com um cara da África do Sul que fez algo parecido e está operando com a XJ a 90°C, umas curvas de performance onde ele testou a XJ dele em um dinamômetro e por incrível que pareça o desempenho ficou melhor. Tudo bem que a modificação que ele fez não é das melhores, mas o fato é que depois de tudo que juntei por aqui acho que a idéia de se rodar por aqui a 90°C é uma boa.
É claro, as pás talvés tenham que ser alteradas, válvula termostática e uma série de coisas.....mas o ponto de partida desse experimento seria achar um visco compatível com essa idéia, sacou ? Não descartei a hipótese de usar uma ventoinha elétrica tbém, mas até agora nenhum modelo das ventoinhas que tenho visto me agradou..
Abs.
naguarda
29/11/2007, 18:21
Pessoal,
este é o meu primeiro acesso e me cadastrei neste site, pois andei dando umas olhadas na troca de informações entre os participantes e achei muito útil.
Troquei um Vitara 97 que eu tinha ( e conhecia o carro todo, de uma ponta a outra) por uma Cherokee Sport 98 AUT. Estou com várias dúvidas à respeito de com utilizá-la, más irei colocar à tona essas dúvidas por parte.
A primiera é para que serve o 4 Part-time.
A segunda é qual a temperatura ideal do motor para que ela trabalhe.
Vcs tem algum site onde posso encontrar peças para ela?
Annecildo, primeiramente parabéns pela aquisição e bem vindo.....
Cuidado na troca do filtro de óleo. Pede pelo amor de Deus para o abençoado do cara que trocar tomar cuidado para não quebrar o sensor do óleo, que fica ali bem próximo....
Grande Cláudio,
Eu não quis complicar com a minha pergunta....hehehe.
Eu sei de todos esses pontos, mas foi bom vc mencionar pq o pessoal aqui que nos lê pode mesmo achar que essa alteração seria plug n' play, o que não é verdade.
Com certeza o motor da XJ é de alta performance, mas curva de trabalho dele, bem como o sistema de arrefecimento e até o desenho do cofre do motor foram projetados para o clima america que é muito mais ameno que o nosso.
Por isso enfrentamos diariamente a sensação de que o carro está esquentando d+ e na verdade não está.
Como existem XJs pelo mundo todo, comecei uma cruzada em busca de colher informação de como as XJs se comportam em países como Austrália, Africa do Sul e até nos EUA, mas em lugares como o Arizona e California que são mais quentes que a média. Em todos esses lugares o caras sofrem tanto quanto nós por aqui.
E descobri que muitas gambiarras são feitas por aí....A minha idéia seria resolver esse problema, mas de uma forma o "mais original" possível, entendeu ? E sem gambiarra claro.
Consegui até com um cara da África do Sul que fez algo parecido e está operando com a XJ a 90°C, umas curvas de performance onde ele testou a XJ dele em um dinamômetro e por incrível que pareça o desempenho ficou melhor. Tudo bem que a modificação que ele fez não é das melhores, mas o fato é que depois de tudo que juntei por aqui acho que a idéia de se rodar por aqui a 90°C é uma boa.
É claro, as pás talvés tenham que ser alteradas, válvula termostática e uma série de coisas.....mas o ponto de partida desse experimento seria achar um visco compatível com essa idéia, sacou ? Não descartei a hipótese de usar uma ventoinha elétrica tbém, mas até agora nenhum modelo das ventoinhas que tenho visto me agradou..
Abs.
Estou tendo uma aula desse assunto aqui :palmas:e gostaria de fazer uma pergunta.
Qual o impacto de trocar a valvula termostatica original (195° para uma de 180°)?
Um abraço
Ricardo Bambhoo
29/11/2007, 18:28
Qual o impacto de trocar a valvula termostatica original (195° para uma de 180°)?
Um abraço
:?: sempre achei que fosse uns 100 graus ? 180 - 190 graus explode tudo ?
[]'s
:?: sempre achei que fosse uns 100 graus ? 180 - 190 graus explode tudo ?
[]'s
195° F e não Celsius. :concordo:
crovida4x4
29/11/2007, 18:47
Estou tendo uma aula desse assunto aqui :palmas:e gostaria de fazer uma pergunta.
Qual o impacto de trocar a valvula termostatica original (195° para uma de 180°)?
Um abraço
Então, nessas horas tudo é muito teórico, mas na hora que você põe a bichinha na pista de testes ou em algum túnel de vento, vc vê cada resultado que até os mais expert de termodinâmica do mundo duvidam....
Na minha próxima visita nos EUA vou falar com os manos de lá e verificar se fornecemos para a XJ. Se sim vou procurar obter mais dados do motor e quem sabe consigo fazer algumas alterações na minha e testar em alguma pista com o coletor de dados para a ver a curva de performance....
LEO
então, concordo contigo ....porém as vezes acho que o encapsulamento ou em outras palavras o isolamento térmico da cabine da XJ não é um dos melhores.... quando a Jeep projetou a XJ e pensou em exportar para todo o mundo, eles deveriam considerar todas estas variações climáticas, mas parece que isso não ocorreu...
de qualquer forma pra gente iniciar algum trabalho deste, precisamos dos dados do motor, e inclusive do radiador, ventilador e tudo mais....e depois de tudo isso fazer testes e medir pontos de temperatura de entrada, saída, pressão, vazão e por aí vai.....
mas fique tranqüilo, vou tentar investigar algo por aqui....
Leo - Beethoven
29/11/2007, 18:57
É exatamente disso que estou falando !!! Estamos agora na mesma linha de raciocínio.
A idéia é mesmo seguir esse caminho, prudência, técnica e testes.
Veja lá o que consegue e qualquer coisa compartilhamos possibilidades.
Por que acho que o que mais incomada nós aqui felizes proprietaários das XJs é essa questão da temperatura.
Valeu a força.
Abs.
Annecildo
29/11/2007, 19:36
Nzardo,
não foi sensor, acho que era a válvula de termostática...uma pecinha que fica dentro de alguma mangueira na logo na parte da frente, ela tem uma mola média. É como se fosse uma peça que regulasse a entrada de água para resfriamento do motor...isso foi o que o mecânico me disse. O sensor o pessoal da Chraysler que der uma olhada para saber se está medindo a temperatura correta.
Pode me detalhar mais essa "gambi" que vc falou, caso eu precise fazer?
Valeu!!!
Annecildo
29/11/2007, 19:47
Cláudio,
de acordo com o que Léo falou está exatinho como a minha está se comportando. A segunda ventoinha entra em ação quando ligo o ar ou quando a temperatura está já na casa do 100 graus. Más ela não aumenta sua velocidade quando acelero o veículo, conforme Nzardo me falou.
Ricardo Bambhoo
29/11/2007, 20:24
195° F e não Celsius. :concordo:
agora sim.
[]'s
crovida4x4
30/11/2007, 10:14
É exatamente disso que estou falando !!! Estamos agora na mesma linha de raciocínio.
A idéia é mesmo seguir esse caminho, prudência, técnica e testes.
Veja lá o que consegue e qualquer coisa compartilhamos possibilidades.
Por que acho que o que mais incomada nós aqui felizes proprietaários das XJs é essa questão da temperatura.
Valeu a força.
Abs.
Leo,
como 1° passo pensei em algumas alternativas:
temos dois testes para fazer, testes que são reversíveis.
:arrow: remover a válvula termostática do carro, desta forma sempre teremos a circulação de água no motor. Já fizemos testes parecidos aqui e conseguimos baixar bastante a temp de trabalho do motor. :stop::stop: Mas muito cuidado, enquanto a temp não estabilizar não force o motor de jeito nenhum, pois sabemos que o motor frio altera a temp da mistura e fatalmente a performance do bichinho.
:arrow: outro teste, seria travar o visco, dessa forma o sistema ficaria acoplado 100% do tempo. Os incovenientes disso seria, o aumento de ruído e aumento de combustível. Se não der certo basta destravá-lo.
Independente de qual teste der certo, teremos que repensar como usar a viatura até que a mesma atinja a temp de trabalho, nada de acelerar muito e nada de subir rampas fortes....:discordo:
Talvez a idéia do Jéster trocar a válvula de 190°F par a185°F possa ajudar, mas teoricamente a mudança é de 3,7°C... não sei se adiantaria muito:pensativo:.... mas não custa tentar....
Infelizmente eu estou mais enrolado do que cabelo de..... com isso não consigo fazer muitos testes agora.... mas se vc puder tente testar e nos dê um feedback depois....:wink:
De qualquer maneira, isso vai longe... que tal abrirmos um tópico chamado "testes de performance e temperatura XJ":?:
O que vc acha:?::?::?:
Leo,
como 1° passo pensei em algumas alternativas:
temos dois testes para fazer, testes que são reversíveis.
:arrow: remover a válvula termostática do carro, desta forma sempre teremos a circulação de água no motor. Já fizemos testes parecidos aqui e conseguimos baixar bastante a temp de trabalho do motor. :stop::stop: Mas muito cuidado, enquanto a temp não estabilizar não force o motor de jeito nenhum, pois sabemos que o motor frio altera a temp da mistura e fatalmente a performance do bichinho.
:arrow: outro teste, seria travar o visco, dessa forma o sistema ficaria acoplado 100% do tempo. Os incovenientes disso seria, o aumento de ruído e aumento de combustível. Se não der certo basta destravá-lo.
Independente de qual teste der certo, teremos que repensar como usar a viatura até que a mesma atinja a temp de trabalho, nada de acelerar muito e nada de subir rampas fortes....:discordo:
Talvez a idéia do Jéster trocar a válvula de 190°F par a185°F possa ajudar, mas teoricamente a mudança é de 3,7°C... não sei se adiantaria muito:pensativo:.... mas não custa tentar....
Infelizmente eu estou mais enrolado do que cabelo de..... com isso não consigo fazer muitos testes agora.... mas se vc puder tente testar e nos dê um feedback depois....:wink:
De qualquer maneira, isso vai longe... que tal abrirmos um tópico chamado "testes de performance e temperatura XJ":?:
O que vc acha:?::?::?:
Crovida,
Beleza !!!...
As nossas queridas XJs tem dois principais pontos criticos, um é o aterramento/cabeação subdimensionados....vc sabia q se trocarmos a cabeação dos farois ganhamos iluminação com os mesmos farois/lampadas??....:shock:... mas nisso prefiro não mexer...:wink:
... o outro ponto é justamente o Radiador q tambem é subdimensionado.....obviamente para climas mais quentes/tropicais.....tanto é q na gringolandia são vendidos radiadores com melhor performance......e não é só o radiador do motor não.....o radiador do oleo do cambio tambem....:putz:
esse radiadorzinho na frente do de agua ja foi colocado para uso em climas mais quentes, pois ele não existia..... e mesmo assim...continua sub dimensionado...uma coisa muito legal q tem na gringolandia é um carter maior pro CA... o raciocinio é simples, mais oleo menos temperatura.... .quem utiliza o reboque, no nosso clima tem q colocar um radiador de oleo maior se não o cambio vai pra cucuia.....:confused:
....a temperatura ideal de funcionamento do 4.0L é de 95º, então o ideal e manter a temperatura do motor em qq situação o mais próximo disso....;-)
...receita milagrosa sem ga$tar não tem.... o q costumam fazer é trocar o Radiador por um de maior capacidade e/ou tirar a ventoinha principal e colocar uma elétrica q passa a funcionar em 96º e ainda ganha-se potencia...:mrgreen:... outra coisa são os vents no capo... q alias ficam dimaisss....:dance:
Deixar conectada direto a ventoinha principal e retirar o termostato, gasta-se mais combustivel a toa...:sad:... ja vendi algumas termostaticas q abrem em menor temperatura, pelos retornos q obtive, em alguns casos a temperatura ficou igual, mas em sua maioria a temperatura baixou um pouco....:concordo:
Leo - Beethoven
30/11/2007, 13:53
Cláudio,
Já estou adiantado nesses testes....hehehe....já fiz isso pra avaliar a curva de temperatura em algumas situações.
Em dias frios, sem chance, pode esqucer pq a XJ leva quase 30 minutos pra aquecer o motor, acredite se quiser, mas é verdade.
Estou com um termostática mais baixa de 185°F, mas ela só retarda o aqyecimento total, uma vez que chegou nos 100°C ela estabiliza pq fica por conta da temperatura do visco, óbvio.
Com essa de 185°F e com o visco travado, aí sim a coisa vai melhor....mas aí o controle de temperatura fica em cima da termostática que passa a abrir e fechar muito mais vezes que o normal....mas tirando isso é um ponto muito bom de se trabalhar com a XJ e as pás da hélice originais dáo conta de refrigerar até o fechamento da termostática em 185°F (85°C), ou seja, tem fluxo de ar suficiente ali pra isso, mesmo em dias mais quentes....Resumindo, com um Visco entre 90-95°C iria ficar muito bom, o consumo da XJ fica igual (até uma leve melhora) e o aquecimento não é tamanho.
Já tenho um radiador auxiliar pro CA maior que o original como o Nzardo disse também e estou com umas entradas de ar pra cortar o capô dela.
Pra vc ver, estou mesmo engajado nisso....hehehe
Só não parti pra uma ventoinha elétrica, pq os modelos que tenho visto por aí não me agradaram....iria ficar muito com cara de gambi....aí não dá.
Abs.
Leo - Beethoven
30/11/2007, 13:56
Cláudio,
de acordo com o que Léo falou está exatinho como a minha está se comportando. A segunda ventoinha entra em ação quando ligo o ar ou quando a temperatura está já na casa do 100 graus. Más ela não aumenta sua velocidade quando acelero o veículo, conforme Nzardo me falou.
Só pra ter certeza que estamos falando a mesma coisa.
A XJ tem duas ventoinhas, uma mecânica e outra elétrica que só entra quando liga o AC (ou se sobreaquecer). A elétrica é sempre a mesma velocidade, pq não depende do giro do motor. A mecânica não tem jeito. Mesmo com o visco travado a rotação dele é diretamente proporcional a rotação do motor, pois a polia que a faz girar vai exatamente na polia vira-brequim. Talvés pelo ruído das pás e pelo volume de ar não se perceba, mas a rotação do visco muda sim em função da rotação do motor.
Abs.
gersonpelegrini
30/11/2007, 14:43
É exatamente disso que estou falando !!! Estamos agora na mesma linha de raciocínio.
A idéia é mesmo seguir esse caminho, prudência, técnica e testes.
Veja lá o que consegue e qualquer coisa compartilhamos possibilidades.
Por que acho que o que mais incomada nós aqui felizes proprietaários das XJs é essa questão da temperatura.
Valeu a força.
Abs.
Tarde meninos , tambem quero pegar carona nesse topico , a temperatura do meu wrangler gira em torno de 100 a 103 ° c tambem vou dar uma pescoçadas a respeito do assunto mas estarei a disposição .. quem sabe ate servir de cobaia pra um novo ..." Kit ice refrigerection Tabajara"
abs ^^
crovida4x4
30/11/2007, 14:45
Cláudio,
Já estou adiantado nesses testes....hehehe....já fiz isso pra avaliar a curva de temperatura em algumas situações.
Em dias frios, sem chance, pode esqucer pq a XJ leva quase 30 minutos pra aquecer o motor, acredite se quiser, mas é verdade.
Estou com um termostática mais baixa de 185°F, mas ela só retarda o aqyecimento total, uma vez que chegou nos 100°C ela estabiliza pq fica por conta da temperatura do visco, óbvio.
Com essa de 185°F e com o visco travado, aí sim a coisa vai melhor....mas aí o controle de temperatura fica em cima da termostática que passa a abrir e fechar muito mais vezes que o normal....mas tirando isso é um ponto muito bom de se trabalhar com a XJ e as pás da hélice originais dáo conta de refrigerar até o fechamento da termostática em 185°F (85°C), ou seja, tem fluxo de ar suficiente ali pra isso, mesmo em dias mais quentes....Resumindo, com um Visco entre 90-95°C iria ficar muito bom, o consumo da XJ fica igual (até uma leve melhora) e o aquecimento não é tamanho.
Já tenho um radiador auxiliar pro CA maior que o original como o Nzardo disse também e estou com umas entradas de ar pra cortar o capô dela.
Pra vc ver, estou mesmo engajado nisso....hehehe
Só não parti pra uma ventoinha elétrica, pq os modelos que tenho visto por aí não me agradaram....iria ficar muito com cara de gambi....aí não dá.
Abs.
Que tal tirar a termostática (remover mesmo do motor) e travar o visco?
você já fez este teste?
Com relação ao ventilador elétrico, hummmm... não sei não, para compensar o visco, teria que ser uma com mesmo diâmetro e com ângulos mais acentuados.... a quantidade de pás talvez possa ser a mesma... na verdade a quantidade nem sempre muda muito a performance, e sim a distribuição delas e o ângulo tem influência direta.
Com relação ao radiador, cuidado, pois radiadores mais espessos não ajuda muito (só se aumentar o fluxo de ar), porém radiador com 2 ou 3 tubos a mais pode ser o caminho....
Agora radiador auxiliar imagino que você colocou depois da saída do principal, certo? Mas penso que ele está na frente do radiador principal e isto pode obstruir a passagem de ar, piorando a performance do principal...
Existem algumas empresas que conheço que tem coletor de dados, o correto seria colocar alguns termopar em vários pontos do radiador, motor, etc.... e coletar dados para análise.... você já chegou fazer isto?
Com estes resultados ficaria fácil como está distribuída a temp. pela face frontal e traseira do radiador... e qual a temp. da água na saída do mesmo... apenas olhar no indicador de temp. do painel é algo que para testes não diz muita coisa....
Comprei duas válvulas termostatica para a minha, uma original e uma 180°. Vou instalar a de 180°, o problema é que não vou conseguir comparar porque ao mesmo tempo vou estar resolvendo um monte de problemas pequenos.
Mas vamos ver se melhora um pouco, porque em Floripa essa época a temperatura fica acima dos 30°.
Um abrali
gersonpelegrini
30/11/2007, 17:20
Acho que estou me acostumando com a temperatura do meu jeep apesar de hoje na anhanguera no sol que tava ..aff a temperatura passou dos 100° ficou entre os 100° e o inicio da faixa vermelha .. isso qndo exigi do motor numa subida um pouco longa. e com o AC ligado .. acontecem com vcs tambm? ..ou será q pode ter alguma perda de pressão seja na tampa do radiador ou alguma mangueira???
abs gerson
Leo - Beethoven
01/12/2007, 19:51
Com relação ao radiador, cuidado, pois radiadores mais espessos não ajuda muito (só se aumentar o fluxo de ar), porém radiador com 2 ou 3 tubos a mais pode ser o caminho....
Ainda não cheguei a pensar em mudar o radiador, pq ele refrigera legal....com o visco travado, mesmo em dia quente a temperatura cai muito bem....aí o controle fica em cima da válvula, o que não é bom.
Agora radiador auxiliar imagino que você colocou depois da saída do principal, certo? Mas penso que ele está na frente do radiador principal e isto pode obstruir a passagem de ar, piorando a performance do principal...
Esse auxiliar é do câmbio, mas ele vai sim na frente do radiador principal. Mas esse é fico, com mais tubos e as aletas são bem abertas. Esse é feito exatamente para a versão heavy duty ou uso de reboque constante.
Ou seja, já foi muito testado nos EUA, sem gambis.
Existem algumas empresas que conheço que tem coletor de dados, o correto seria colocar alguns termopar em vários pontos do radiador, motor, etc.... e coletar dados para análise.... você já chegou fazer isto?
Eu tenho isso aí no trabalho. Tenho um logger de 32 canais....vamos ver o que dá pra fazer....
Com estes resultados ficaria fácil como está distribuída a temp. pela face frontal e traseira do radiador... e qual a temp. da água na saída do mesmo... apenas olhar no indicador de temp. do painel é algo que para testes não diz muita coisa....
Vou fazer esses testes mesmo pra avaliar melhor a siatuação.
Abs.
Caros colegas,
Essa questão da temperatura de funcionamento da cherokee sport realmente esquenta a cabeça, literalmente. Sem querer esgotar o assunto, nem dizer o que deve ou não ser feito, gostaria de fazer alguns comentários: minha XJ 97 já esta com quase 200K e já passei por varias situações com relação a temperatura: nos primeiros 70 / 80 K nunca tive qualquer problema de aquecimento, embora meu uso sempre tenha sido muito pesado. Trilhas em areia, dunas, alagados, estrada em alta velocidade uso de gnv etc. , e temperaturas de quase 40. Nestes casos a temperatura sempre estava em torno dos 100, subindo um pouco e baixando logo apos.
Quando surgiu o primeiro problema de temperatura, por conta de um vazamento no radiador, que so percebi quando causou sobre-aquecimento, ai sim, começaram os problemas, por conta do que segue.
Conserta o radiador, mais coloca agua sem aditivo, pois estava em teste e aditivo é caro. Ai, no normal funciona. Mais quando exigida, a agua fervia e jogava fora: Ai novo aquecimento, aquecimento de partes componentes, queima de junta etc. Conserta tudo, coloca novamente agua sem aditivo, não repara nos mangotes, não percebe que o mangote de baixo (aquele que tem a mola interna para manter a forma) não tinha mais a estrutura interna e estava fechando quando o motor ia pra alta rotação, impedindo a passagem de agua e ai novo aquecimento (a novidade é que este só acontecia em alta velocidade pois o mangote fechava a passagem) e começava todos os problemas novamente. De tanto subir e descer temperatura, la se vai o sensor, que começou a acusar temperatura abaixo e não ligava o ventilador eletrico. Novo problema a ser enfrentado.
Ai entendi que não da pra tratar do sistema de arrefecimento de forma isolada.
Apresentou superaquecimento ou aquecimento constante acima do normal providencias:
Ver se a agua esta com a quantidade correta de aditivo
Ver se a bomba esta ok
Ver se o sistema esta suportando a pressão de forma correta
Ver se o fluxo da bomba esta ok
Ver se as borrachas estão com a resistência correta
Ver se o radiador precisa de limpeza
Ver se o sensor esta enviando a resistência certa
Ver se a tampa esta abrindo na temperatura correta
Ver se o sistema recupera a agua do resevatorio quando o motor esfria.
Ver se o ventilador esta ligando e desligando automaticamente
Agora quanto a ser ou não melhor funcionar com temperatura menor não sei, mais que se não houver problema no sistema, mesmo dentro da faixa dos 100 Graus nunca provocou outros problemas.
Só como comparação, minha ZJ mantem rigorozamente a temperatura em 100 graus, em qualquer circunstancia, exceto quando em areião, muito extenso ( 10 KM) que por conta do fato de que ocorre um aquecimento da CA, e como a CA é refrigerada dentro do radiador chega a atingir 107 Graus.
A experiência que tenho vivido com os jeeps, me levam a crer que o fato de trabalhar a 100 não compromete o motor, que foi planejado para tal temperatura, tanto que a válvula termostática só abre completamente nesta temperatura (para testar, pode se usar um pequeno massarico diretamente na válvula para verificar o funcionamento dela). O impotante é manter o sistema em perfeitas condições.
Abraços a todos
Leo - Beethoven
05/12/2007, 09:25
Pinho, o seu comentário certamente é de grande valia.
Tô sempre de olho na minha em todos estes aspéctos, tanto que nunca ferveu ou algo do tipo, mesmo forçando um pouco em dias mais quentes.
O que incomoda nas XJs e pelo jeito nos Wranglers tbém, é o calor no compartimento do motor e que acaba passando pra dentro do carro. O AC das XJs é algo incrível de bom, pq mesmo com isso tudo ele ainda gela bem, mas sofre pra kct....
Eu não me incomodo em ter um motor que opere na casa dos 100°C, a zica é que parece que tá sempre 100°C dentro da vtr.
Abs.
gersonpelegrini
05/12/2007, 10:15
Pinho, o seu comentário certamente é de grande valia.
Tô sempre de olho na minha em todos estes aspéctos, tanto que nunca ferveu ou algo do tipo, mesmo forçando um pouco em dias mais quentes.
O que incomoda nas XJs e pelo jeito nos Wranglers tbém, é o calor no compartimento do motor e que acaba passando pra dentro do carro. O AC das XJs é algo incrível de bom, pq mesmo com isso tudo ele ainda gela bem, mas sofre pra kct....
Eu não me incomodo em ter um motor que opere na casa dos 100°C, a zica é que parece que tá sempre 100°C dentro da vtr.
Abs.
Bom dia Leo , blza garoto.
rapaz sabe q acabei fazendo no meu wrangler .... comprei uma valvula termostática do nosso companheiro Znardo , uma que ele tinha lá q aciona aos 80°C ( a original era de 90°C ) acho q ai jah melhora um pouco .. e por fim travei a elice do radiador é que fiz um teste para ver se o acoplamento viscoso travava mas acredite a temperatura chegou a quase 105°C e nada da elice travar ou seja acho q o acoplamento foi pro saco mesmo.. não finalizei tudo ainda pois estou no aguardo da mangueira inferior do radiador assim que chegar montarei tudo e vou ver noque deu ou seja verifcar a que faixa a temperatura irá trabalhar agora
lembrando que com a elice travada não poderei entrar na agua né se não gêgê
abs
Ainda não cheguei a pensar em mudar o radiador, pq ele refrigera legal....com o visco travado, mesmo em dia quente a temperatura cai muito bem....aí o controle fica em cima da válvula, o que não é bom.
Pelo que entendi na sua colocação será que as mudanças que eu fiz esse controle de temperatura poderá ficar a cargo da valvula termostatica????
Leo - Beethoven
05/12/2007, 10:56
Ainda não cheguei a pensar em mudar o radiador, pq ele refrigera legal....com o visco travado, mesmo em dia quente a temperatura cai muito bem....aí o controle fica em cima da válvula, o que não é bom.
Pelo que entendi na sua colocação será que as mudanças que eu fiz esse controle de temperatura poderá ficar a cargo da valvula termostatica????
Exatamente o que disse. Com a válvula termostática de menor temperatura e com o visco travado, a temperatura vai baixar legal, vc vai ver.....Isso pq o radiador e a élice/velocidade do visco dão conta de refrigerar muito bem. Aí vc terá dois problemas, um é que o motor irá rodar em uma temperatura muita baixa e segundo é que o controle de temp vai ficar a cargo da válvula (abre e fecha constante) e ela não foi feita pra isso, a válvula foi feita apenas para o que se chama de partida a frio, esquentou o motor já era, ela abre e pronto, ou então em velocidade constante em estrada onde o vento frontal tende a reduzir a temp naturalmente. Como ela vai ficar abringo e fechando direto a vida útil dela vai ser comprometida, mas não a curto prazo....
Vc até pode usar uma termostática mais baixa, mas o visco tem que estar bom. Mas como o visco original é p/ 100°C não vai mudar muita coisa (a não ser na estrada), por isso a minha idéia de usar um visco compatível, mas com temp de 90-95°C, sacou ?
Abs.
crovida4x4
05/12/2007, 11:40
Bom investiguei um pouco, e achei algumas possibilidades:
1° - Para quem não tem problemas com consumo de gasolina, a melhor opção seria deixar o visco travado, e manter a mesma válvula. Nisso a temperatura (acho eu) vai cair para menos de 100° e a válvula não ficaria abrindo e fechando, pois ela atua na faixa dos 100°.
2° - estou falando muito, mas até agora não analisei o visco da XJ, não sei se ela é do tipo que tem pino ou do tipo espiral. Falando com um expert de visco que trabalha aqui, se for com pino, é muito mais fácil do que imaginávamos pois é possível regular o pino para trabalhar na temperatura que quisermos e segundo ele se o carro trabalha na faixa dos 100° teríamos curso suficiente no pino para regular no range 80° até 120°. Agora se for em espiral não sabemos exatamente como regular, pois eh um sistema do nosso concorrente.
PS. Na visão do nosso expert (como já havia falado anteriormente), não recomendamos trocar o visco, pois cada qual é desenvolvido para trabalhar em um determinado torque do motor. Para trocar teríamos que achar outro que trabalha com o mesmo torque e em temperatura mais baixa.
eu provávelmente estarei ausente até o final do ano, senão traria a minha XJ aqui na empresa e faria esses testes.
LEO,
você consegue fazer este teste de regulagem do pino (se for esse o nosso modelo)?
Leo - Beethoven
05/12/2007, 11:50
1° - Para quem não tem problemas com consumo de gasolina, a melhor opção seria deixar o visco travado, e manter a mesma válvula. Nisso a temperatura (acho eu) vai cair para menos de 100° e a válvula não ficaria abrindo e fechando, pois ela atua na faixa dos 100°.
O que vc disse está certo, mas tem um problema, o projeto do motor foi feito para uma determinada temperatura, levando-se em conta as folgas de mancais, bronzinas, anéis, etc....se abaixas muito a temperatura, não é só o consumo de combustível que aumenta, alías ele aumenta pq essas folgas não estão nas dimensões ideais, resultado: Desgaste maior do motor.
2° - estou falando muito, mas até agora não analisei o visco da XJ, não sei se ela é do tipo que tem pino ou do tipo espiral. Falando com um expert de visco que trabalha aqui, se for com pino, é muito mais fácil do que imaginávamos pois é possível regular o pino para trabalhar na temperatura que quisermos e segundo ele se o carro trabalha na faixa dos 100° teríamos curso suficiente no pino para regular no range 80° até 120°. Agora se for em espiral não sabemos exatamente como regular, pois eh um sistema do nosso concorrente.
PS. Na visão do nosso expert (como já havia falado anteriormente), não recomendamos trocar o visco, pois cada qual é desenvolvido para trabalhar em um determinado torque do motor. Para trocar teríamos que achar outro que trabalha com o mesmo torque e em temperatura mais baixa.
Perfeito, isso aí. :concordo:
LEO,
você consegue fazer este teste de regulagem do pino (se for esse o nosso modelo)?
Comprei até um visco novinho pra XJ (mas de outra marca) sem ser original só pra fazer experimentos....pelo menos na minha que é original e nessa que eu comprei, as duas tem a mola em espiral...:parede:....Pelo menos tenho uma novinha de reserva....Nem me atrevi a mecher pq sem equipamento ia ser no chute...aí sem chance se não tiver o equipamento certo pra isso....até tentei ver se acho alguém aqui no Brasil que poderia fazer isso (com equipamento certo), mas até agora não achei....
Abs.
crovida4x4
05/12/2007, 11:56
Comprei até um visco novinho pra XJ (mas de outra marca) sem ser original só pra fazer experimentos....pelo menos na minha que é original e nessa que eu comprei, as duas tem a mola em espiral...:parede:....Pelo menos tenho uma novinha de reserva....Nem me atrevi a mecher pq sem equipamento ia ser no chute...aí sem chance se não tiver o equipamento certo pra isso....até tentei ver se acho alguém aqui no Brasil que poderia fazer isso (com equipamento certo), mas até agora não achei....
Abs.
Xi então é do concorrente... eu tenho alguns contatos lá.... vou ver se acho alguém que saiba regular o espiral....
gersonpelegrini
05/12/2007, 14:03
:(
Exatamente o que disse. Com a válvula termostática de menor temperatura e com o visco travado, a temperatura vai baixar legal, vc vai ver.....Isso pq o radiador e a élice/velocidade do visco dão conta de refrigerar muito bem. Aí vc terá dois problemas, um é que o motor irá rodar em uma temperatura muita baixa e segundo é que o controle de temp vai ficar a cargo da válvula (abre e fecha constante) e ela não foi feita pra isso, a válvula foi feita apenas para o que se chama de partida a frio, esquentou o motor já era, ela abre e pronto, ou então em velocidade constante em estrada onde o vento frontal tende a reduzir a temp naturalmente. Como ela vai ficar abringo e fechando direto a vida útil dela vai ser comprometida, mas não a curto prazo....
Vc até pode usar uma termostática mais baixa, mas o visco tem que estar bom. Mas como o visco original é p/ 100°C não vai mudar muita coisa (a não ser na estrada), por isso a minha idéia de usar um visco compatível, mas com temp de 90-95°C, sacou ?
Abs.
A ideia de adotar uma valvula que abra aos 80°C doque os 90°C(original) é que no meu caso o visco foi pra casa do chapéu:sad:, ai que estava o problema ... o motor chegava na ksa dos 100°C o visco não travava concequentemente a elice não girava na velocidade correta pra refrigerar.... a valvula abria e nada adiantava a não ser na estrada onde o vento frontal ajudava mantendo a temperatura na ksa dos 100°C isso nas retas pois quando pegava uma subida muito longa ... aff... ai a coisa ficava feia.
Sei lá posso estar errado mas tipo:
-analizando o comportamento do motor com o visco travado e com a termostática abrindo aos 80°C ..... eu entendo que o motor demorará mais tempo pra chegar na ksa dos 80°C visto q a elice estara trabalhando constante... ai chega nos 80 a valvula abre e puxa a agua do radiador q estara bem refrigerada... consequentemente apos a troca de calor a mesma se fecha ... ai eu acredito q ate a agua dentro do motor chegar nos 80°c não será tão rapido a ponto da valvula ficar ... abrindo e fechando constatntemente .. estou certo ? ou falei besteira :???:
abs
crovida4x4
05/12/2007, 14:39
:(
Sei lá posso estar errado mas tipo:
-analizando o comportamento do motor com o visco travado e com a termostática abrindo aos 80°C ..... eu entendo que o motor demorará mais tempo pra chegar na ksa dos 80°C visto q a elice estara trabalhando constante... ai chega nos 80 a valvula abre e puxa a agua do radiador q estara bem refrigerada... consequentemente apos a troca de calor a mesma se fecha ... ai eu acredito q ate a agua dentro do motor chegar nos 80°c não será tão rapido a ponto da valvula ficar ... abrindo e fechando constatntemente .. estou certo ? ou falei besteira :???:
abs
Gerson,
em tese você está certo, mas quando falamos em baixar a temp. de trabalho do motor, estamos falando em 95° no mínimo 90°. Se a válvula abrir em 80° significa que o motor vai trabalhar entre 70 a uns 83 ou 88°:stop::stop: esquece, pois desta forma o motor vai pro saco rapidinho....porém analise e veja se a máxima chega e se mantenha em 93-95°... se sim tudo resorvido.... se ficar abaixo disso, vamos partir para outra.
O q eu e o Leo estamos tentando, alterando o funcionamento do visco é manter todas as peças originais e não compremeter o motor, sem aumentar o consumo e principalmente sem fazer gambis.... capiche???
gersonpelegrini
05/12/2007, 15:04
Gerson,
em tese você está certo, mas quando falamos em baixar a temp. de trabalho do motor, estamos falando em 95° no mínimo 90°. Se a válvula abrir em 80° significa que o motor vai trabalhar entre 70 a uns 83 ou 88°:stop::stop: esquece, pois desta forma o motor vai pro saco rapidinho....porém analise e veja se a máxima chega e se mantenha em 93-95°... se sim tudo resorvido.... se ficar abaixo disso, vamos partir para outra.
O q eu e o Leo estamos tentando, alterando o funcionamento do visco é manter todas as peças originais e não compremeter o motor, sem aumentar o consumo e principalmente sem fazer gambis.... capiche???
entendi sim.. vou fazer assim deixar a valvula original e travar a elice e ver noque dah se ficar na casa dos 90-100 blza:grin:abs
Leo - Beethoven
05/12/2007, 19:21
Gerson,
em tese você está certo, mas quando falamos em baixar a temp. de trabalho do motor, estamos falando em 95° no mínimo 90°. Se a válvula abrir em 80° significa que o motor vai trabalhar entre 70 a uns 83 ou 88°:stop::stop: esquece, pois desta forma o motor vai pro saco rapidinho....porém analise e veja se a máxima chega e se mantenha em 93-95°... se sim tudo resorvido.... se ficar abaixo disso, vamos partir para outra.
O q eu e o Leo estamos tentando, alterando o funcionamento do visco é manter todas as peças originais e não compremeter o motor, sem aumentar o consumo e principalmente sem fazer gambis.... capiche???
Exatamente isso. :concordo:
Pessoal !!
me perdoem mais os chutes estão ficando complicados.....:twisted:
Quer dizer q a termostática vai ficar abrindo e fechando..:shock:.....:lol:
Se a termostática abrir em 80º a temperatura não vai passar dos 90º..:shock:...:lol:
Se modificar o visco a temperatura vai baixar...:shock:...:lol:
Todo mundo sabe q radiador é subdimensionado, q o cofre do motor é praticamente fechado, e da pra fritar ovos no capô..... portanto em temperatura de trabalho do motor, o acoplamento é 100%, e insuficiente pra manter a temperatura entre 90/95º, neste país tropical com esse sistema de arrefecimento, nem no inverno e na estrada vai baixar dos 90º......... então.... qual é o problema.... :pensativo:
crovida4x4
06/12/2007, 12:38
Pessoal !!
me perdoem mais os chutes estão ficando complicados.....:twisted:
Quer dizer q a termostática vai ficar abrindo e fechando..:shock:.....:lol:
Se a termostática abrir em 80º a temperatura não vai passar dos 90º..:shock:...:lol:
Se modificar o visco a temperatura vai baixar...:shock:...:lol:
Todo mundo sabe q radiador é subdimensionado, q o cofre do motor é praticamente fechado, e da pra fritar ovos no capô..... portanto em temperatura de trabalho do motor, o acoplamento é 100%, e insuficiente pra manter a temperatura entre 90/95º, neste país tropical com esse sistema de arrefecimento, nem no inverno e na estrada vai baixar dos 90º......... então.... qual é o problema.... :pensativo:
Niltão,
o que estamos tentando fazer é justamente evitar chutes, e partir para algo certeiro;-)
Sabemos que o indicador de temperatura no painél nos mostra uma temperatura de trabalho na ksa dos 100°. Se fosse nos 90/95º que vc menciona, nem estaríamos aqui falando sobre isso:concordo:
Por isso, testes de arrefecimento utilizando termopar e coletor de dados nos motrará exatamente todo o mapeamento de temp. não só no radiador, mas em todo o motor, em várias combinações (ar ligado, ar desligado, potência máxima, torque máximo, etc, etc, etc)
Eu particularmente não tenho problemas pois soh ando em estradas com a viatura, mas os nossos colegas que enfrentam o trânsito de SP, e que precisam ficar o Ar Condicionado 100% ligado e apenas com gasolina.... já viu neh.... é jogar na mega-sena ou comprar um posto de combustíveis:grin:
Niltão,
o que estamos tentando fazer é justamente evitar chutes, e partir para algo certeiro;-)
Sabemos que o indicador de temperatura no painél nos mostra uma temperatura de trabalho na ksa dos 100°. Se fosse nos 90/95º que vc menciona, nem estaríamos aqui falando sobre isso:concordo:
Por isso, testes de arrefecimento utilizando termopar e coletor de dados nos motrará exatamente todo o mapeamento de temp. não só no radiador, mas em todo o motor, em várias combinações (ar ligado, ar desligado, potência máxima, torque máximo, etc, etc, etc)
Eu particularmente não tenho problemas pois soh ando em estradas com a viatura, mas os nossos colegas que enfrentam o trânsito de SP, e que precisam ficar o Ar Condicionado 100% ligado e apenas com gasolina.... já viu neh.... é jogar na mega-sena ou comprar um posto de combustíveis:grin:
Claudio,
é isso mesmo ??? o problema é a temperatura no transito e as serrinhas....pois na estrada a temperatura vai pouca coisa a mais do ideal, apesar q a viagem q fiz pra Bonito naquele calorzão mesmo na estrada ia la pelos 100º....:shock:
Obviamente tendo uma 'foto' dos dados fica melhor, mas aquela fornalha q é o cofre do motor, com o radiador original, num tem jeito, depois q esquenta, pode colocar termostato q abre antes e eliminar o visco, q a danada vai baixar muito pouco a temeratura...:cry:
Com radiador original, ja tem receita pronta e aprovada, retira-se a danada da helice original e seu mardito acoplamento viscoso, e coloca-se uma elétrica com 8 pás, mantem-se a temperatura mais proxima do ideal e ganha-se potência....:dance:...... isso aliado aos 'Vents' no capô, pois parado no transito a troca de ar do compartimento do motor é sofrivel...:sad:
O problema é q no Brasil, não tem essas ventoinhas, mas vale a pena uma pesquisa, ainda mais vc q ta no ramo e é amigão dos concorrentes....:twisted::twisted:
Se vc arrumar uma ventoinha dessas to na fila.....:concordo:
gersonpelegrini
06/12/2007, 16:39
Tarde meninos, bem estou eu lah com um parto pra resolver... vamos lah.
- eliminei o acoplamento viscoso.. travei a elice
-troquei a valvula termostatica pra uma q abre aos 80°C
- troquei as mangueiras
-verifiquei se a bomba d'agua estah funfando ... tireia a cebolinha e liguei o motor bza saiu agua pra todo lado... sinal q a bomba funfa msmo
....más oque aconteceu a agua ferveu passou dos 110°C... ou seja algo está errado
acho que falta fazer uma limpeza geral no radiador e por ultimo verificar a junta do cabeçote.se está perdendo agua por lá... mas verifiquei o oleo do motor e está tudo normal).. aff alguem jah passou por isso????
gutoxj98
06/12/2007, 16:42
Nao tem ar no sistema ?????????????
limpeza e aditivo sempre !!!!!!!!!.
abs
Tarde meninos, bem estou eu lah com um parto pra resolver... vamos lah.
- eliminei o acoplamento viscoso.. travei a elice
-troquei a valvula termostatica pra uma q abre aos 80°C
- troquei as mangueiras
-verifiquei se a bomba d'agua estah funfando ... tireia a cebolinha e liguei o motor bza saiu agua pra todo lado... sinal q a bomba funfa msmo
....más oque aconteceu a agua ferveu passou dos 110°C... ou seja algo está errado
acho que falta fazer uma limpeza geral no radiador e por ultimo verificar a junta do cabeçote.se está perdendo agua por lá... mas verifiquei o oleo do motor e está tudo normal).. aff alguem jah passou por isso????
tem gato na tuba por ai.....:pensativo:
O fato de vc ter tirado a 'ceboula' não quer dizer q ta tudo em ordem, a bagaça pode estar entupida dai pra frente....;)
Deixa de ser preguiçoso e tira a mangueira superior, soca a mangueira na tampa do distribuidor...... dai vc vai ter certeza q a agua ta fluindo e o seu volume....:concordo:
Qdo tiver jorrando agua pela mangueira, procure tampar com a mão 'dileve' ( se a agua estiver fria, cuidado com a mão) pra ver até onde tem pressão.... pois a bomba pode ta brochando e ficando fraquinha..... quinem o dono...:twisted::twisted:
Oremos pra não ser cabeçote.... uma coisa legal é colocar um tar de aditivo q reage a luz infra vermelha.... dai fica xupeta pra achar vazamento e ganhar dor de cabeça...... pro con$$$erto.....:shock::shock:
Vixiiiiii ta parecendo CSI..... :mrgreen::mrgreen:
gersonpelegrini
06/12/2007, 19:55
tem gato na tuba por ai.....:pensativo:
O fato de vc ter tirado a 'ceboula' não quer dizer q ta tudo em ordem, a bagaça pode estar entupida dai pra frente....;)
Deixa de ser preguiçoso e tira a mangueira superior, soca a mangueira na tampa do distribuidor...... dai vc vai ter certeza q a agua ta fluindo e o seu volume....:concordo:
Qdo tiver jorrando agua pela mangueira, procure tampar com a mão 'dileve' ( se a agua estiver fria, cuidado com a mão) pra ver até onde tem pressão.... pois a bomba pode ta brochando e ficando fraquinha..... quinem o dono...:twisted::twisted:
Oremos pra não ser cabeçote.... uma coisa legal é colocar um tar de aditivo q reage a luz infra vermelha.... dai fica xupeta pra achar vazamento e ganhar dor de cabeça...... pro con$$$erto.....:shock::shock:
Vixiiiiii ta parecendo CSI..... :mrgreen::mrgreen:
Meu amigo Niltinho menino to rindo até agora uauhsuasuah.. mas sabe porque tireia a cebolinha porque qndo tirei a mangueira superior a agua não saiu pois a valvula termostatica estava fechada ai gêgê... não deu certo pois a valvula fica antes da mangueira .. tendeu ....
mas vou varetar o radiador.... colocar pressão pra verificar se tem vazamento no cabeçote... e vo vendo no que dá
ps: Nilton vc tem a bomba d'agua dele? se tiver fala o $$$
mui grato... vo trabalhar um pouco afff ate as 20:00hs eita
abs
Meu amigo Niltinho menino to rindo até agora uauhsuasuah.. mas sabe porque tireia a cebolinha porque qndo tirei a mangueira superior a agua não saiu pois a valvula termostatica estava fechada ai gêgê... não deu certo pois a valvula fica antes da mangueira .. tendeu ....
mas vou varetar o radiador.... colocar pressão pra verificar se tem vazamento no cabeçote... e vo vendo no que dá
ps: Nilton vc tem a bomba d'agua dele? se tiver fala o $$$
mui grato... vo trabalhar um pouco afff ate as 20:00hs eita
abs
Q negócio é esse de asuhsuahsaushaushasuah ????... :mrgreen:
Ta rindo do Q ?? vc não disse q tinha tirado a termostática ????..:evil:
Não vareta ainda não q pode dar merd......:rolleyes:
Tira a mangueira de baixo PÔ ! ! ! !...:lol:
se eu tenho a bomba.... para de fuça na viatura e le os e-mail....:twisted:. ja perdeu um dia.....:-(
gersonpelegrini
06/12/2007, 22:31
Q negócio é esse de asuhsuahsaushaushasuah ????... :mrgreen:
Ta rindo do Q ?? vc não disse q tinha tirado a termostática ????..:evil:
Não vareta ainda não q pode dar merd......:rolleyes:
Tira a mangueira de baixo PÔ ! ! ! !...:lol:
se eu tenho a bomba.... para de fuça na viatura e le os e-mail....:twisted:. ja perdeu um dia.....:-(
Oie tah vendo eu li os emairs ^^
seguinte Foffa (ooo000), farei oque vc disse testarei a bomba depois vou colocar a pressão no sistema pra ver se tem vazamento...
-mas prq se varetar o radiador pode dar mer...... no entendi :pensativo:
-tirar a mangueira de baixo????noque isso vai ajudar...??? só se eu tirar a termostatica do contrario ela nao vai puxar pois estará obistruida pela valvula.. to certo?
-acho q posso tambem tirar a bomba e verificar a polia da mesma se não está solta no eixo ´..ou outra coisa oque vc acha?? hum:mrgreen:
abs
Oie tah vendo eu li os emairs ^^
seguinte Foffa (ooo000), farei oque vc disse testarei a bomba depois vou colocar a pressão no sistema pra ver se tem vazamento...
-mas prq se varetar o radiador pode dar mer...... no entendi :pensativo:
-tirar a mangueira de baixo????noque isso vai ajudar...??? só se eu tirar a termostatica do contrario ela nao vai puxar pois estará obistruida pela valvula.. to certo?
-acho q posso tambem tirar a bomba e verificar a polia da mesma se não está solta no eixo ´..ou outra coisa oque vc acha?? hum:mrgreen:
abs
.... q put....... confusão......:parede:
Vamos por partes..... primeiro tinha entendido q vc tinha tirado a termostática.... por isso q pedi pra tirar a mangueira superior.... dai num tem jeito...só da pra testar com a agua quase fervendo...hehehehe...
Qdo falei pra tira a mangueira de baixo, realmente falei bobagem pq a termostática continua la..... dai com agua fria só da pra testar por partes....:shock:... o radiador soltando as duas mangueiras, e a bomba pela mangueira de baixo e soltando a 'ceboula'....:wink:
..... mas continuo encafifado... como q ferveu tão rápido... tem q ser essa mardita bomba d'agua.... :pensativo:
Leo - Beethoven
07/12/2007, 11:47
mas vou varetar o radiador.... colocar pressão pra verificar se tem vazamento no cabeçote... e vo vendo no que dá
Vc está esquecendo de ver se a pressão da tampa está OK e ela é importante tbém....
O ideal é ver a pressão do sistema também pra saber se a junta foi pro espaço....as vezes um pouco não é suficiente pra sair no óleo (ainda mais de for direto em uma câmara de combustão)....existe um manômetro que é conectado no lugar da tampa do radiador que vc mata na hora isso. Veja se o seu mecânico tem isso.
Com radiador original, ja tem receita pronta e aprovada, retira-se a danada da helice original e seu mardito acoplamento viscoso, e coloca-se uma elétrica com 8 pás, mantem-se a temperatura mais proxima do ideal e ganha-se potência....:dance:...... isso aliado aos 'Vents' no capô, pois parado no transito a troca de ar do compartimento do motor é sofrivel...:sad:
O problema é q no Brasil, não tem essas ventoinhas, mas vale a pena uma pesquisa, ainda mais vc q ta no ramo e é amigão dos concorrentes....:twisted::twisted:
Se vc arrumar uma ventoinha dessas to na fila.....:concordo:
A receita é essa mesmo....mas como falei, já estive vendo um monte de ventoinhas, algumas até de motos, mas não achei nada que ficasse bom de verdade ou não que ficaria com cara de gambi...
Eu particularmente preferiria que a ventoinha fosse elétrica, melhor pra controlar e até desligar em casos de "trilhas submarinas".....os gringos tem kit pronto, uns 400 doletas....mas aí é dose....
Abs.
Vc está esquecendo de ver se a pressão da tampa está OK e ela é importante tbém....
O ideal é ver a pressão do sistema também pra saber se a junta foi pro espaço....as vezes um pouco não é suficiente pra sair no óleo (ainda mais de for direto em uma câmara de combustão)....existe um manômetro que é conectado no lugar da tampa do radiador que vc mata na hora isso. Veja se o seu mecânico tem isso.
A receita é essa mesmo....mas como falei, já estive vendo um monte de ventoinhas, algumas até de motos, mas não achei nada que ficasse bom de verdade ou não que ficaria com cara de gambi...
Eu particularmente preferiria que a ventoinha fosse elétrica, melhor pra controlar e até desligar em casos de "trilhas submarinas".....os gringos tem kit pronto, uns 400 doletas....mas aí é dose....
Abs.
tem hora q eu fico ''revortozo''....... como é dificil achar coisinhas interessantes aqui no Brasil..... uma solução muito boa e barata, e os tar dos Vents, alem da viatura ficar legal, ajuda pa carai no transito... :concordo:
eu ainda não rasguei o capo, pq to achando essas do Volvo muito grandes....:pensativo:.. e as do Nissan e Pontiac custam uma nota pra importar...:cry:....
.... vou ver com o cara dos 'clones' se da pra fazer um 'modelito' pra XJ...:mrgreen:
gersonpelegrini
07/12/2007, 14:43
.... q put....... confusão......:parede:
Vamos por partes..... primeiro tinha entendido q vc tinha tirado a termostática.... por isso q pedi pra tirar a mangueira superior.... dai num tem jeito...só da pra testar com a agua quase fervendo...hehehehe...
Qdo falei pra tira a mangueira de baixo, realmente falei bobagem pq a termostática continua la..... dai com agua fria só da pra testar por partes....:shock:... o radiador soltando as duas mangueiras, e a bomba pela mangueira de baixo e soltando a 'ceboula'....:wink:
..... mas continuo encafifado... como q ferveu tão rápido... tem q ser essa mardita bomba d'agua.... :pensativo:
tarde Nilton td bem , bem oque eu fiz foi seguir uma ordem tipo:
1-verifiquei a elice de ventilação ok está travada e mantendo as mesma caracteristicas(apena eliminei o acoplamento viscoso)
2-valvula termostatica estão ok
3- foi colocado ar comprimido com um equipamento acoplado a uma manometro pela vela de cada cilindro pra verificar se tinha vazamento de um cilindro parar outro ou se borbulhava agua no reservatorio de agua .. o motor e a junta estão ok.. isso me preocupava :pensativo:
4- desmontei a bomba d'agua a poilia estah ok no eixo aparentemente está normal:|
5- e por ultimo restou verificar o radiador e isso soh saberei apos as 15:00 horas ate lah e aguardar .. e verificar o veredito se ele estava entupido e tal tomara que foi isso .. prq se não aff ai não sei oque poderá ser :(
uma grande abraço
gerson
Leo - Beethoven
07/12/2007, 16:27
tem hora q eu fico ''revortozo''....... como é dificil achar coisinhas interessantes aqui no Brasil..... uma solução muito boa e barata, e os tar dos Vents, alem da viatura ficar legal, ajuda pa carai no transito... :concordo:
eu ainda não rasguei o capo, pq to achando essas do Volvo muito grandes....:pensativo:.. e as do Nissan e Pontiac custam uma nota pra importar...:cry:....
.... vou ver com o cara dos 'clones' se da pra fazer um 'modelito' pra XJ...:mrgreen:
Sabe o que estou de olho ? Tô pesquisando os Scoops, essas entradas de ar que o pessoal do tunning usa....até achei umas super legais e baratas, mas são meramente decorativas....tava pensando em achar uns scoops de entrada de intercooler, tipo os da L200 que acho que ficariam legais....mas advinha os precinhos que vi ?? :shock::putz:
Na XJ o legal seria um Scoop não com a entrada pra frente, mas com a saída pra trás, como os Muscle Cars americanos da década de 70....seria muito fácil cortar o capô pra usá-los e ainda não teria o menos problema com chuva ou sujeira.
Idéias eu tenho de monte, agora, torná-las realidade a um custo pagável aqui no Brasil isso é que de doer....:parede::parede:
5- e por ultimo restou verificar o radiador e isso soh saberei apos as 15:00 horas ate lah e aguardar .. e verificar o veredito se ele estava entupido e tal tomara que foi isso .. prq se não aff ai não sei oque poderá ser :(
Gerson, o seu TJ é automático ? Como está o óleo do câmbio ? O CA gera muito calor se tiver algo com problema na linha de arrefecimento dele (óleo) e faz ferver a água do motor.... É de se pensar.....
Mas como vai olhar o radiador, no caso do seu ser automático, necessáriamente vc terá acesso e terá que verificar o radiador de óleo que fica dentro do próprio radiador de água (que complicado :parede:) e ainda o radiador auxiliar do CA que vai na frente do outro. Aproveita e vê se eles estão OK.
Abs.
gersonpelegrini
07/12/2007, 18:35
Gerson, o seu TJ é automático ? Como está o óleo do câmbio ? O CA gera muito calor se tiver algo com problema na linha de arrefecimento dele (óleo) e faz ferver a água do motor.... É de se pensar.....
Mas como vai olhar o radiador, no caso do seu ser automático, necessáriamente vc terá acesso e terá que verificar o radiador de óleo que fica dentro do próprio radiador de água (que complicado :parede:) e ainda o radiador auxiliar do CA que vai na frente do outro. Aproveita e vê se eles estão OK.
Abs.[/quote]
lollll acho que agora o nenem nasceu :dance::dance: e tem a cara de radiador entupido :-P:-P mandei varetar o mesmo e o kra me disse que ele estava com o meio obstruido e a agua passava muito pouco qse nada pro outro lado.. montamos tudo de volta coloquei apenas agua pra ver como se comportava a temperatura .. mateve na faixa de 85 - 90 ° C agora é esperar esfriar colocar aditivo e por o bixo pra andar e verificar o comportamento na city e na estrada .. valeu a todos amigos q me ajudaram nessa empreitada...:palmas::palmas::palmas:
abs
gersonpelegrini
07/12/2007, 18:38
[quote=Leo - Beethoven;505307]Sabe o que estou de olho ? Tô pesquisando os Scoops, essas entradas de ar que o pessoal do tunning usa....até achei umas super legais e baratas, mas são meramente decorativas....tava pensando em achar uns scoops de entrada de intercooler, tipo os da L200 que acho que ficariam legais....mas advinha os precinhos que vi ?? :shock::putz:
Na XJ o legal seria um Scoop não com a entrada pra frente, mas com a saída pra trás, como os Muscle Cars americanos da década de 70....seria muito fácil cortar o capô pra usá-los e ainda não teria o menos problema com chuva ou sujeira.
Idéias eu tenho de monte, agora, torná-las realidade a um custo pagável aqui no Brasil isso é que de doer....:parede::parede:
sabe que estou penssando nisso tambem estou com umas ideias na cachola uashauhauah mas vou aguradar mais detalhes e pesquisar um pouco mais :concordo:
3- foi colocado ar comprimido com um equipamento acoplado a uma manometro pela vela de cada cilindro pra verificar se tinha vazamento de um cilindro parar outro ou se borbulhava agua no reservatorio de agua .. o motor e a junta estão ok.. isso me preocupava :pensativo:
Boa tarde Gerson,
Podes me explicas melhor como fizesse esse teste?
Um abraço
Gerson,
Tomara q eja isso mesmo...:dance:.... pqp !!! deixei de vender uma bomba d'agua...:twisted:
Leo,
Também fiquei namorando esses scoops, mas a bagaça não me inspirou confiança.... acho q vão derreter rapidin... :shock:
....como já disse..... me aguarde... e tira os escorpiões do bolso...:twisted:
Leo - Beethoven
07/12/2007, 20:17
Também fiquei namorando esses scoops, mas a bagaça não me inspirou confiança.... acho q vão derreter rapidin... :shock:
....como já disse..... me aguarde... e tira os escorpiões do bolso...:twisted:
Por isso eu não fui atrás de uns ainda dos que eu vi....como são todos decorativos, não vão aguentar nada....
Lá vem vc de novo....tá achando que o meu bolso é o Instituto Butantâ ?:mrgreen: Fio, já falei, arruma essas coisas pra nós transformar a XJ em Muscle Car que eu compra na hora. :concordo:
Abs,
gersonpelegrini
07/12/2007, 22:54
Boa tarde Gerson,
Podes me explicas melhor como fizesse esse teste?
Um abraço
Vamos lá Jéster
1- vc tira todas as velas, e a tampa do radiador
2-tira a tampa do distribuidor
3-no meu kso é 6 cc então eu tenho para cada cilindro um cabo que tem uma posição na tampa no distribuidor .. correto!
4-apos tirar a tampa do distribuidor vc faz uma marcação na parte interna dele seguindo o mesmo alinhamento dos cabos da tampa
5-então vc gira a polia do motor com a mão e deixa o cachindo do distribuidor casar com a marcação q vc fez (ou seja uma para cada cilindro)
6- isso faz com que o cilindro que vc estiver testando ele esteja na parte inferior da câmera de combustão ... bem rente a junta do cabeçote...ai vc pega este aparelho que é composto de uma mangueira que é conectada no lugar da vela dessa mangueira vc acopla uma aparelho parecido com um manometro que marca a pressão na câmera que este conectado ao ar comprimido... vc deve pedir pra uma outra pessoa segurar a elice pois a pressão do ar irá fazer o motor rodar... isso vc faz com todos os cilindros ...observando o comportamento de cada cilindro.......oque pode se observar... se o motor girar e forçar a elice... e não sair ar pelo radiador , nem pelo reservatorio e nem pelo cilindro lateral siguinifica que neste cilindro não tem vazamento pela junta
este aparelho é da bosch .., mas não sei te dizer o nome mas vou ver e te falo depois
abs gerson
gersonpelegrini
07/12/2007, 23:05
Por isso eu não fui atrás de uns ainda dos que eu vi....como são todos decorativos, não vão aguentar nada....
Lá vem vc de novo....tá achando que o meu bolso é o Instituto Butantâ ?:mrgreen: Fio, já falei, arruma essas coisas pra nós transformar a XJ em Muscle Car que eu compra na hora. :concordo:
Abs,
Pow Niltão arruma logo pow que tambem quero...ow sabe que analizei a bomba d'agua e diria que ela até que está boa mas logo logo vou compra uma de reserva então ajeita essa ai que logo logo agente briga :mrgreen::mrgreen:
abs
+ UM ! ! ! ....:palmas::palmas:
Gerson......... vou tomar o seu trezimu.... me aguarde....:dance::dance:
Leo - Beethoven
09/12/2007, 01:59
Esse teste é bem antigo e simples de fazer....tendo conexões, um manômetro, mangueiras e um válvula de ajuste, vc monta um em casa. Claro, vai ter que ter um compressor de ar tmbém.
Mas este teste verifica somente se a junta queimou entre os canais de água e os cilindros, mas a junta pode queimar entre canais de água e os de lubrificação. Nesse caso é comum que o óleo vire maionese rapidinho, mas nem sempre acontece.
6- isso faz com que o cilindro que vc estiver testando ele esteja na parte inferior da câmera de combustão ... bem rente a junta do cabeçote...
Só uma correção: O cilindro é fixo e acho que vc quis dizer pistão, certo ? E neste caso ele tem que estar na posição superior, aí sim o pistão vai ficar rente a junta e o cabeçote.
Abs.
gersonpelegrini
09/12/2007, 10:59
Esse teste é bem antigo e simples de fazer....tendo conexões, um manômetro, mangueiras e um válvula de ajuste, vc monta um em casa. Claro, vai ter que ter um compressor de ar tmbém.
Mas este teste verifica somente se a junta queimou entre os canais de água e os cilindros, mas a junta pode queimar entre canais de água e os de lubrificação. Nesse caso é comum que o óleo vire maionese rapidinho, mas nem sempre acontece.
Isso vc diz que pode queimar a junta dos canais de lubrificação mas nem sempre a agua misturar com o óleo?
Só uma correção: O cilindro é fixo e acho que vc quis dizer pistão, certo ? E neste caso ele tem que estar na posição superior, aí sim o pistão vai ficar rente a junta e o cabeçote.
Abs.
Tem razão Léo.. me confundi na hora ... explicar e ao mesmo tempo digitando sempre me atrapalho vc tem razão :concordo:
- no meu caso o óleo nao foi afetado... não sei se pode ter mais algum problema se só este teste já é o suficiente? oque acha?
abs
Valeu Gerson,
Também tenho uma suspeita de junta queimada. Um dos meus "mecânicos" diz que está. Mas eu ainda acho que não.
A cherokee ta parada no momento aguardando o câmbio e mandei arrumar uns pequenos vazamentos no radiador e nas mangueiras.
Assim que eu pegar ela vou fazer esse teste para verificar. Por via das dúvidas já estou com um kit de junta do cabeçote esperando.:mrgreen:
Um abraço:concordo:
Dirceu D.Jr.
09/12/2007, 23:10
tem hora q eu fico ''revortozo''....... como é dificil achar coisinhas interessantes aqui no Brasil..... uma solução muito boa e barata, e os tar dos Vents, alem da viatura ficar legal, ajuda pa carai no transito... :concordo:
eu ainda não rasguei o capo, pq to achando essas do Volvo muito grandes....:pensativo:.. e as do Nissan e Pontiac custam uma nota pra importar...:cry:....
.... vou ver com o cara dos 'clones' se da pra fazer um 'modelito' pra XJ...:mrgreen:
nzardo, eu rasguei o capô da minha XJ e coloquei os vents do volvo, melhorou bem a temperatura nas trilhas, só não ficou melhor porque os vents que comprei são de péssima qualidade, pedi pru amigo comprar pra mim numa loja na anhanguera em campinas que chama 3 vias, aí quando peguei na mão era uma b... ta, não tive como devolver e coloquei assim mesmo, agora tô com um amigo copiando em lata, acho que vai ficar show, mas mesmo com as porcarias ficou linda a XJ!!!
Leo - Beethoven
10/12/2007, 09:15
nzardo, eu rasguei o capô da minha XJ e coloquei os vents do volvo, melhorou bem a temperatura nas trilhas, só não ficou melhor porque os vents que comprei são de péssima qualidade, pedi pru amigo comprar pra mim numa loja na anhanguera em campinas que chama 3 vias, aí quando peguei na mão era uma b... ta, não tive como devolver e coloquei assim mesmo, agora tô com um amigo copiando em lata, acho que vai ficar show, mas mesmo com as porcarias ficou linda a XJ!!!
Só não cortei a minha XJ ainda justamente por este fato. Os vents do Volvo que eu achei são uma lixoba só, plástico de péssima qualidade. São até baratos, mas até aí morreu neves....só vou mesmo cortar a bicha quando tiver algo filé na mão, pq aí depois não tem mais volta....
Quem sabe o seu Nilton não arruma um negócio filé pra nós, se ele colocar na dele aí sim vou ter certeza que é filé mesmo....hehehe
Abs.
Só não cortei a minha XJ ainda justamente por este fato. Os vents do Volvo que eu achei são uma lixoba só, plástico de péssima qualidade. São até baratos, mas até aí morreu neves....só vou mesmo cortar a bicha quando tiver algo filé na mão, pq aí depois não tem mais volta....
Quem sabe o seu Nilton não arruma um negócio filé pra nós, se ele colocar na dele aí sim vou ter certeza que é filé mesmo....hehehe
Abs.
Agora q resolveu os lifts a nova empreitada são acessórios.....:dance:
vou ver o q da pra fazer... mas com certeza esta nos planos uns vents ou uns sccops..... :concordo: .... esses da Volvo ainda não me convenceram... :pensativo:
Agora q resolveu os lifts a nova empreitada são acessórios.....:dance:
vou ver o q da pra fazer... mas com certeza esta nos planos uns vents ou uns sccops..... :concordo: .... esses da Volvo ainda não me convenceram... :pensativo:
Não tem nenhum vent ou scoop nos EUA no modelo que vocês querem?
Pelo menos valeria a pena importar um para tirar o modelo.
Leo - Beethoven
11/12/2007, 11:47
Agora q resolveu os lifts a nova empreitada são acessórios.....:dance:
vou ver o q da pra fazer... mas com certeza esta nos planos uns vents ou uns sccops..... :concordo: .... esses da Volvo ainda não me convenceram... :pensativo:
Pois é, só não comprei os da Volvo e que são baratinho pq são de uma plástico ruim pra onde vai ser usado, o acabamento tbém não é dos melhores.....Fui ver em lojas de peças e acess. pra caminhões e de início achei que eram assim por conto de ser "paralelo", aí fui em uma concessionária Volvo e vi o original que não muda muita coisa....aí desencanei total....
Gostei de vários modelos de Scoops desses de tunning, mas a maioria é decorativa....aí já viu....
Não tem nenhum vent ou scoop nos EUA no modelo que vocês querem?
Pelo menos valeria a pena importar um para tirar o modelo.
Quem fabrica um muito doido é a Lund nos EUA, pra ser montado bem na parte de trás do capo perto da "churrasqueira". Esse aí dá um estilo de Muscle Car ao capô, tipos os Camaros da década de 70....muito legal. Sem contar que pra cortar o capõ pra um desses seria muito mais fácil e sem risco de entrar água de chuva ou algo assim.
Na Quadratec tem um, mas somente para o Wrangler.
Abs.
Não tem nenhum vent ou scoop nos EUA no modelo que vocês querem?
Pelo menos valeria a pena importar um para tirar o modelo.
Tem dois modelos um da Nissan e outro do Pontiac..... ja vi. . e o preço é uma barbaridade..... infelizmente... :putz:
gutoxj98
11/12/2007, 13:36
Tem algumas ZJ'S que sairam com Air Vents......sao pequenos mas devem dar um pequeno alivio no calorao !!!!!!!!!!!!
alguem tem fotos ????
gersonpelegrini
11/12/2007, 16:56
Pois é, só não comprei os da Volvo e que são baratinho pq são de uma plástico ruim pra onde vai ser usado, o acabamento tbém não é dos melhores.....Fui ver em lojas de peças e acess. pra caminhões e de início achei que eram assim por conto de ser "paralelo", aí fui em uma concessionária Volvo e vi o original que não muda muita coisa....aí desencanei total....
Gostei de vários modelos de Scoops desses de tunning, mas a maioria é decorativa....aí já viu....
Quem fabrica um muito doido é a Lund nos EUA, pra ser montado bem na parte de trás do capo perto da "churrasqueira". Esse aí dá um estilo de Muscle Car ao capô, tipos os Camaros da década de 70....muito legal. Sem contar que pra cortar o capõ pra um desses seria muito mais fácil e sem risco de entrar água de chuva ou algo assim.
Na Quadratec tem um, mas somente para o Wrangler.
Abs.
hahahahaahahaaha.... eu tenho um wrangler hahahahahahah .. zueira.. sabe que eles me mandaram uma lista de acessorios que parece mais uma lista telefonica muito legal .. e vi os Scoops lá ate que é legal mas vou esperar mais um pouco pois se importar soh ele aff fica ++ kro o frete q ele :(
sabe que achei o acoplamento viscoso do Wrangler no ML o kra pediu 270 pilas muito ++ barato que na mercedes que está 1,4k lol mas o kra não diz se faz pelo mercado pago ou se eu posso retirar no local ...será que vira colocar :pensativo: ou deixar travada oque vc6s acham meninas :mrgreen:
abs
Eu queria um troço assim pra XJ, só que um pouco mais baixo e com volta interna pra não mandar água.
Aliás, o pára-lamas da XJ foi projetado pra mandar toda a água das poças para o pára-brisa, não foi? Deve ser algum sistema complexo de lavagem, sei lá...
http://www.quadratec.com/Assets/Photos/P24245.jpg
FredyXJ98
14/12/2007, 16:48
Pessoal, estive fora e não acompanhei o que rolava aqui no fórum. Hoje ao me atualizar um pouco, notei que coincidentemente tive o mesmo problema que Gerson. Na Quinta-feira (04/12/2007) eu estava no trânsito infernal da Juntas Provisórias sentido (Inhaia Mello)... Eu já estava parado no trânsito pesado e debaixo de sol forte por uma hora aproximadamente. Senti um cheiro forte de queimado. Observei todos os relógios do painel e estava tudo normal. OK. Pensei ser de algum caminhão já que eu estava cercado por vários que também estavam parados há horas no trânsito caótico. Resumindo, depois de um tempo e com fumaça saindo por debaixo do capô e com o motor falhando percebi que era a minha XJ que estava com problemas e não os caminhões.
Ao abrir o capô saia uma fumaça de como se o motor tivesse fervido, mas havia água tanto no reservatório de água, quanto no radiador.
Resultado. Levei o carro numa oficina especializada em importados. O radiador estava todo trincado na parte inferior. Teve que reconstruir o radiador e retificar o cabeçote. Ou seja, me fo...di muito, pois no início ainda era preciso verificar se as camisas e pistões não tinham sido afetados. Precisei comprar um kit de Juntas completo. Sem falar na mão de obra... Bom, é isso! Estava afim de ir no encontro de Janeiro, mas a XJ ainda está na oficina. Vou esperar para ver no que vai dar. Só sei que acabarei não vendendo, mas sim ficando com ela. Afinal sei o carro que tenho na mão. Só precisarei readaptar todo meu orçamento para continuar arcando com as parcelas que ainda faltam para quitar.
Abraço!
Leo - Beethoven
14/12/2007, 18:29
Caraca Fredy, que zica einh ?
Pelo menos (se é pode dizer assim) o serviço está bem encaminhado e a vtr vai ficar novinha.
Pra Janeiro com certeza ela vai estar filé.
Abs.
FredyXJ98
14/12/2007, 18:43
Cara nem fala em zica...rs Ultimamente esta palavra está me atordoando diariamente. Eu precisava vender a XJ porque minha filha de 2 anos entrará na escolinha ano que vem e eu não conseguiria conciliar as parcelas que faltam com a mensalidade da escola e matrícula que já foi...rs Por isso o motivo pelo qual estou apertado, sem falar num imóvel que está para sair, mas terei que vender antes das chaves, senão já viu... Eu já estava quebrado. Agora que a XJ quebrou, quebrei mais ainda porque a brincadeira pelo jeito chegará facilmente nos R$ 2.500,00 que com certeza me quebraram mais ainda. O que ajudou entre aspas foi ter permanecido por pouco tempo com o motor muito quente, pois o trinco do radiador abriu de tal forma que simplesmente secou em questão de poucos minutos, fazendo com que a junta do cabeçote fosse para o saco.
Bom, é isso! O esquema agora é esperar a poeira baixar, desencanar de vendê-la e ir equipando, pois agora ela estará com o motor garantido.
Gadelha e interessados em vents ou scoops...
pode dar jogo em fazer uns de chapa..... eu estava pensando em fazer uma grelha de metal telada, ou um scoop de tamnho compativel e baixinho, com tela em sua saida e uma rebarba pra evitar a entrada de agua... ou melhor muita agua.... :wink:
eu estou mais voltado pro scoop, pq ele não necessitaria de uma calha interna pra direcionar a agua sei la para onde.....:pensativo:
Fredy,
Compartilho do seu sofrimento.... esse ano não vejo a hora q acabe..... :shock:
foi um ano com muita zica, se eu for pra praia ao invés de pular 7 ondas vou pular 70.... :mrgreen:
Annecildo
15/12/2007, 21:45
Olá pessoal,
passei um tempo fora do fórum pq esta viajando à trabalho e estava difícil para conciliar as coisas...más tenho boas e más notícias.
Aquele problema na temperatura do carro não passou daquilo, acho que estava assustado com o nível que ela trabalha. Já rodei bastante e ela não passa dos 103, 104 graus.
Só que agora estou com um problema e acho que deve ser sério. Meu diferencial esta roncando com se estivesse trabalhando sem óleo más o nível do óleo está normal (já verifiquei).
Alguém tem alguma coisa que possa me falar sobre o assunto? Nzardo, acho que vou precisar dos seus serviços!!!
Leo - Beethoven
16/12/2007, 01:10
Annecildo,
Diferencial dianteiro ou traseiro ? Antes do pânico, se for dianteiro verifique as cruzetas e se for traseiro qual óleo está usando no diferencial ?
Abs
Annecildo,
Atenda o pedido do Leo.... conta pa nóis qual é o dif. e se possivel.... canta pra nós o ruido q vc escuta...:grin:... como por exemplo uma sirene desafinada e baixinha q só faz qdo vc acelera ou desacelera..... :concordo:
gersonpelegrini
16/12/2007, 19:20
Meninos qual o tipo de óleo que vcs usan no diferencial traseiro?.. vcs usan algum tipo de aditivo junto com o óleo (tipo molikoti)?
abs
Meninos qual o tipo de óleo que vcs usan no diferencial traseiro?.. vcs usan algum tipo de aditivo junto com o óleo (tipo molikoti)?
abs
Texaco Multigear LS85W140. R$19,00 o litro.
Mas quando comprar não fale onde vai usar senão vai ouvir um monte de opiniões fajutas. :wink:
T+:wink:
Leo - Beethoven
17/12/2007, 13:28
Texaco Multigear LS85W140. R$19,00 o litro.
Mas quando comprar não fale onde vai usar senão vai ouvir um monte de opiniões fajutas. :wink:
É esse mesmo !!! E tem que ser o LS, o Multigear 85W140 tem também o EP que a embalagem e o preço são iguais, mas o EP não tem aditivo.
Esse é BBB, bom, bonito e barato....:mrgreen:
Abs.
Annecildo
17/12/2007, 23:48
Léo,
não consigo identificar em qual diferencial é o barulho. Vou ter que pedir ajuda ao mecânico para fazer isso. Más quanto ao tipo do barulho que ele faz, não parece nem um pouco com a sirene que Nzardo falou. O barulho aparece quando estou andando e parece com engrenagem atritando no seco, sem óleo.
Não sei o oléo que colocaram não, más pelo preço que falaram aí abaixo, vou mandar fazer a troca nos dois diferenciais e fazer o teste.
Léo,
não consigo identificar em qual diferencial é o barulho. Vou ter que pedir ajuda ao mecânico para fazer isso. Más quanto ao tipo do barulho que ele faz, não parece nem um pouco com a sirene que Nzardo falou. O barulho aparece quando estou andando e parece com engrenagem atritando no seco, sem óleo.
Não sei o oléo que colocaram não, más pelo preço que falaram aí abaixo, vou mandar fazer a troca nos dois diferenciais e fazer o teste.
Annecildo,
Garanto q seria melhor vc ouvir a sirene desafinada q comentei... pois esse outro ruido a coisa pode ser feia..... :shock:
Se ta dificil de descobrir de onde vem... a melhor coisa é vc levar ela em um meca, levanta toda a viatura do chão e põe pra rodar..... em 4x2 e 4x4.... assim fica fácil descobrir pelo menos a origem... :concordo:
E NÃO fica rodando com ela desse jeito... pode fod. mais ainda... :discordo:
Leo - Beethoven
18/12/2007, 21:45
Não sei o oléo que colocaram não, más pelo preço que falaram aí abaixo, vou mandar fazer a troca nos dois diferenciais e fazer o teste.
É mesmo difícil palpitar sobre ruídos aqui....:mrgreen:
Leva em um meca de confiança pra dar um olhada, avaie o óleo, em uma tentativa vale a pena mesmo trocar pelo correto e ver no que dá.
Abs.
Annecildo
20/12/2007, 14:30
Léo, o barulho é no traseiro e não tem nada a ver com coroa ou pinhão. Parece que a coisa é com o bloqueio.
O pessoal vai isolar o diferencial dianteiro e vai fazer o teste. Só depois vão abrir o diferencial para analisar melhor a coisa.
A coisa ainda continua muito ruim??? kkkkk
Leo - Beethoven
21/12/2007, 10:58
Eita....parece coincidência.....recebi um e-mail hoje de alguém que está com problemas da mesma forma.
No caso parece que os "locking disks" do bloqueio foram pro espaço.
Se for isso mesmo, veja com o Zardo se ele pode lhe cotar.
Mas dá pra fazer o seguinte, remover esses discos, remontar o diferencial e você pode rodar sem eles, a única coisa que vai ficar sem o bloqueio parcial.
Mas isso se vc for demorar a receber os discos pra trocar.
Por isso eu falo, o óleo do diferencial traseiro é muito importante. Outra coisa que danifica o bloqueio é a conduta incorreta do motorista. Fazer curvas, principalmente em subidas, no asfalto e acelerando, desgata os discos acarretando em desgaste desses discos.
No asfalto e em curvas, acelere somente o suficiente. Melhor será usar a própria inércia do carro pra fazer as curvas. Vai poupar muito o bloqueio.
Abs.
gersonpelegrini
21/12/2007, 17:42
Boa tarde meninos
.. O Léozinho ..
o wrangler tmbem tem bloqueio?
Leo - Beethoven
23/12/2007, 21:20
o wrangler tmbem tem bloqueio?
O Wrangler TJ, pelo menos a grande maioria vendida no brasil veio com o diferencial traseiro igual aos das XJs, ou seja com Dana 35 e com bloqueio parcial (LSD).
Resumindo, em se falando de eixos, tanto na XJ quanto no TJ, 99% é tudo igual, pelo menos para os que foram vendidos no Brasil.
Abs.
Annecildo
02/01/2008, 22:08
Pessoal, a bronca estava nos dois diferenciais. Teremos que trocar o satélite (completo), pião, coroa e rolamentos pião e coroa. No dianteiro o problema eram os rolamentos, más no traseiro estava tudo quebrado ou quase. O que não estava quebrado, a folga das engrenagens era grande demais.
Assim que tiver mais notícias da viatura relato aqui no fórum. A princípio, aparentemente seja esse o problema, pois é o que está explicito, depois que fecharmos tudo vamos ver se realmente ficou bom...TOMARA QUE SIM, já estou com medo do investimento...kkk
Pessoal, a bronca estava nos dois diferenciais. Teremos que trocar o satélite (completo), pião, coroa e rolamentos pião e coroa. No dianteiro o problema eram os rolamentos, más no traseiro estava tudo quebrado ou quase. O que não estava quebrado, a folga das engrenagens era grande demais.
Assim que tiver mais notícias da viatura relato aqui no fórum. A princípio, aparentemente seja esse o problema, pois é o que está explicito, depois que fecharmos tudo vamos ver se realmente ficou bom...TOMARA QUE SIM, já estou com medo do investimento...kkk
Annecildo,
Os dois eixos ??? ai é paulada !!!... :shock:
Procura o Samukanvas.... acho q ele pode te ajudar... pelo menos ele tinha uns eixinhos..... :concordo:
Annecildo
03/01/2008, 15:02
Annecildo,
Os dois eixos ??? ai é paulada !!!... :shock:
Procura o Samukanvas.... acho q ele pode te ajudar... pelo menos ele tinha uns eixinhos..... :concordo:
Alguém aí pode me informar o e-mail dele. tentei achar aqui no fórum más não encontrei.
Leo - Beethoven
03/01/2008, 15:58
Annecildo, manda uma MP (Mensagem Privada) aqui pelo fórum pro Samukanvas que ele te responde. Postar e-mails em lista aberta assim é meio compliado....softwares de Spam buscam na net por endereços de e-mail pra ficar enviando tranqueira....
Depois o Rodrigo fica recebendo e-mail de Viagra e vai nos agradecer imensamente....hehehehe
Abs.
naguarda
03/01/2008, 17:49
Rapaziada, isso é legal segundo o Código Nacional de Trânsito ?
Leo - Beethoven
03/01/2008, 18:45
Rapaziada, isso é legal segundo o Código Nacional de Trânsito ?
Eu já vi muita assim, mas nada "tão bem feito"...:mrgreen:
Acho que a adaptação foi feita por algum francês que usa o Eurotúnel direto, hora está na França, hora na Inglaterra.....no final do túnel o cara só tem que descer do carro e mudar de lado e o volante e beleza, está pronto. :lol:
Na Bolívia onde a importação de carros usados é legal, os caras importam carros do Japão feito doidos, como a mão de direção é contrária, existem oficinas de "adaptação espcializadas na conversão" da posição do volante.
Andei em vários taxis por lá assim, onde o porta luvas a arrancado fora do lado esquerdo no caso dos japoneses para poder passar a coluna de direção. A gambiarra na fixação da coluna é o "legal" da coisa....e o motorista se quiser ver a que velocidade está (quando funciona) tem que esticar a cabeça.
Abs.
Leo - Beethoven
03/01/2008, 18:47
Um olhar mais atento na foto, irá se perceber que existe adaptação nos pedais também.....tipo os carros de auto-escola.
Abs.
Annecildo
03/01/2008, 22:27
Galera,
as peças que vou ter que trocar no brinquedo são as seguintes:
Caixa de satélite completa
Rolamento da cx de satélite
Peão
Rolamento do peão grande
Rolamento do peão pequeno
Retentor do peão
Coroa
Será que um bom torneiro mecânico consegue reproduzir essas peças? Aqui em Fortaleza tem um cara chamado "Raimundo faz tudo" que lida com caminhão e trator. Faz bloco de motor e tudos mais. Cheguei a falar com um dos clientes do cara, e ele mandou fazer o bloco do motor do trator dele e me disse que ficou perfeito.
Vcs tem alguma experiência com isso? Podem me falar algo?
Leo - Beethoven
04/01/2008, 11:14
Annecildo,
Fabricação dos componentes de diferencial é mais do que conhecimento e habilidade. Tem que ter um maquinário específico para fabricação e ajuste de coroa/pinhão, pq estas peças sempre são par-casado.
Apesar de serem ao olhos peças iguais, você nãopode simplesmente pegar um coroa de um carro e usar com um pinhão de outro (considerando o mesmo modelo e relação), tem que vir o conjunto inteiro ou não dura um mês em função das folgas....
Na fábrica da Dana por exemplo esses pares ficam máquinas que simulam o funcionamento do diferencial, mas usam um abrasivo pra poderem ser ajustadas uma a outra e saem da fábrica numeradas (casadas).
Até existe quem faz isso, mas normalmente que faz ão empresas muito especializadas e voltadas a manutenção de pesados, por que neste caso o custo compensa.
Abs.
Annecildo
05/01/2008, 17:07
Pessoal,
aconselhado pelo Samukanvas (Rodrigo), segue abaixo algumas fotos do meu diferencial traseiro. Ele ainda não está desmontado e estou com uma certa dificuldade de saber a referência das peças citadas anteriormente. Preciso de ajuda para saber se compro as peças separadamente (EUA) ou se vale mais a pena pegar logo o diferencial completo...o Rodrigo já tem disponível. Preciso realmente desmontar o bixo todo e olhar a ref. em cada peça ou vcs tem alguma noção que possam desenrolar para mim assim? À todos que estão me ajudando agradeço antecipadamente, para um membro mirim é uma bronca grande esse negócio e o pessoal aqui é parceiro mesmo. E o pior estou com minha belezinha a 7 meses e só curti um mês. Tô louco pra colocar ela rodando de novo.
Annecildo
06/01/2008, 14:26
Pessoal,
não sei o q aconteceu, más as fotos não saíram e não estou conseguindo anexá-las. Acho que o jeito mesmo vai ser olhar peça por perça.
Ola pessoal
Sou novato mas como pratico leitura diaria deste fórum resolvi me cadastrar por avaliar que é de grande serventia e prazer.
Tenho uma Cherokee Sport 97 - 4.0L e estou com pequeno problema da ventoinha elétrica que não esta acionando mesmo quando oa temperatura chega a 110º. O detalhe é que ela não passa desta temperatura mas como a ventoinha antes acionava e agora não aciona mais, gostaria de ouvir algumas opiniões sobre o que possa estar acontecendo.
Grato a todos.:?:oops:
Colega Djemba,
Neste seu caso eu sugiro uma verificacao completa, pois olhe minhas consideracoes:pensativo:
1) Pode ser a valvula termostatica (sugiro trocar por uma nova);
2) Pode ser o proprio radiador (sugiro mandar varetar);
3) O sensor de temperatura (pode estar com problemas);
4) O rele que fica proximo ao motor que controla a ventuinha eletrica pode estar com problemas tambem.
A um tempo atras eu tive um problema com o rele, pois toda vez que eu ligava o carro ele disparava a ventuinha eletrica aleatoriamente, independente da temperatura do carro.
Espero ter ajudado
Abs:concordo:
Ola a todos
Fiz meu cadastro recentemente por encontrar tópicos interessantes sobre os assuntos voltados aos Jeeps Cherokee e outras marcas.
Gostaria de poder obter conselhos dos proprietarios de Cherokees Sport 1997 falando a respeito da ventoinha elétrica que não esta acionando. Chequei todos os fusis e esta OK, chequei o rele 08 e esta OK, Estou em duvida sobre sensor e termostato da temperatura. Onde se localizam e qual a diferença?
Grato
Abraço a todos.:confused:
Fala Cao
Valeu pela dica, mas preciso identificar onde ficam este sensor e termostato, pois existem autos eletricos que se dizem otimos mas quando é para avaliar uma cherokee os cara s ficam fuçando e tentando aprender usando o Jeep como cobaia, por isso preciso saber um pouco mais sobre o tópico.
Ja ajudou pra caramba, valeu abraços
Fala Djemba:concordo:
Fico feliz por ter ajudado, quando a localizacao, se voce olhar o motor de frente, tem uma mangueira que vem do lado da bateria e entra na frente do motor uma especie de U invertido...kkkk:eek:
Quando entra no motor, tem uma especie de peca oval, nesta peca fica internamente a valvula tesmostatica, e sobre ela do lado direito fica um sensor de temperatura.
Outro ponto que pode estar ocorrendo ja que voce verificou o rele (mesmo assim sugiro que coloque outro somente para teste) pode ser o mal contato do chicote no sensor de temperatura, as vezes um limpa contatos resolve. Ah se o encaixe estiver ruim ou quebrado deste sensor, pode procurar o encaixe do ford fiesta que serve.
bye
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