PDA

Ver Versão Completa : [RANGER 2.5]Caixa de direção + Embreagem!



Rogerinho
28/11/2007, 11:22
Pessoal,


Estou com dois problemas na minha Ranger, vou aqui listar para vcs, que ja tem mais experiencia com o carro e assim posso levar ao mecanicoja preparado e informado, os problemas são:


1°- A pick-up não esta pegando alinhamento, fui ver e a caixa de direção esta com folga...os bracinhos de direção estão envergados (Esta rebaixada de leve, não largada...foi rebaixada para manter a altura original após a instalação das rodas 20")!!!Pergunto...o que será preciso fazer e qual a estimativa de gasto?!?!?:pensativo:


2°- Estou sentindo que minha embreagem não esta legal...após um periodo prolongado de uso ela começar a "colar", bem de leve...não chega a atrapalhar a condução, porém não quero correr o risco de ficar a pé...sou a favor da manutenção preventiva ao invés da corretiva!!!O que pode ser e quanto?!?!?


No mais, só felicidades com o carro...sei que o jeito que a pick-up está não agrada 95% do forum, com certeza prefeririam que estivesse com pneus 33" ao invés de rodas 20", também gosto desse estilo Off-Road...mas como ja disse, o uso é 98% On-Road e quando vou pra fazenda a estrada de chão é de 3,5km!!!:dance:


OBS: Meu carro está sem o seletor eletronico do 4WD, onde posso encontra-lo?!?!?



Um forte abraço.

cbridi
28/11/2007, 15:29
OBS: Meu carro está sem o seletor eletronico do 4WD, onde posso encontra-lo?!?!?


Estás falando do botão que aciona o 4x4? Eu tenho um, com um pequeno problema, a iluminação está queimada.

Rogerinho
28/11/2007, 18:14
Não amigo...o problema é o seletor que fica em baixo do carro, estou sem maquina aqui pra tirar foto...!!!No meu carro tem o plug e as opções (H, 2H e o outro nao me lembro)...o que falta é a peça que faz o conversão!!!

Um curiosidade...é possivel ligar o 4WD sem o seletor?!?!...Usando um alicate e fazendo a mudança manual?!?!?


Tinha me esquecido de dizer... a pick-up é 1998 2.5TDi e está com 100.500km (que estou começando a questionar!)

cbridi
29/11/2007, 14:44
Então estás falando do motor elétrico que aciona a tração, certo? Sim, tem como fazer a mudança manual com um alicate, em algum post do fórum isso foi mostrado, procura por aí. Vc pode tentar encontrar essa peça em desmanches... aqui tem um http://www.baretaautopecas.com.br/site/

98 com essa quilometragem é muito difícil...

Edintruder
29/11/2007, 15:01
Até dá para fazer a seleção manual, porém as rodas livres não receberão a atuação do vácuo no teu caso. As RL devem ficar travadas para funcionar.

Edintruder
29/11/2007, 15:10
Ah, inclusive tem um cara que colocou um sistema de levantar vidros encaixado na CT e ligava e desligava a tração com uma manivela de levantar os vidros. Não indicava nada no painel pois ele tinha tirado todo o sistema, então ele contava as voltas da manivela, aonde 3 ligavam o 4x4hi e mais 1,5 reduzia.
Procura no www.comunidaderanger.com.br que estava lá.

Rogerinho
29/11/2007, 20:28
Vlw pelas resposta!!!



O problema da embreagem era falta de fluído, como ainda não estou acostumado com o carro, achei que ficaa junto com o de freio...e o de freio estava no nível correto...onde completei o de embreagem, que estava vazio demais, assim que tiver um tempo irei mandar sangrar os dois, mesmo estando bastante novo!!!:dance:

O problema agora é só na caixa de direção...andar com carro desalinhado é um saco!!!:parede:...semana que vem vou levar em algum local bom pra acertar isso!!!

Quanto aos 100.500km...a pick-up era de um conhecido meu, ele eu sei que não adulterou...porém ele era 2°Dono, então não posso ter 100% de certeza!!!A embreagem tinha me deixado com o pé atras...mas agora esta ok, turbina e os componentes do motor = 0km...suspensão só precisei trocar as cruzetas, o resto esta novo...etc etc etc

Como não uso o 4WD (Sempre tive carros assim, mas nunca usei muito...meu pai teve duas Hilux's, uma 1995-1998 e outra 1998-2003, ambas 0km...se ligaram a tração 10 vezes cada, foi muito), mas como não é legal ter um componente e não poder usa-lo, assim que sobrar um $$ eu compro...hehehehehe!!!

NOTA: Sempre fui fã de carros esportivos, BMW M3 sempre foi meu sonho....mas estou tão feliz com a Ranger que hoje quero uma 3.0 0km pra poder andar com 264bhp e 62kgmf de torque...:twisted:!!!!

RTDI4
01/12/2007, 03:25
poste fotos para matar a curiosidade :dance:

Rogerinho
03/12/2007, 13:45
A única foto que tenho é essa, por enquanto, encontro do BimmerClub (28/11)!!!A foto está bem ruim, mas da pra ter uma ideia...:dance:

http://img220.imageshack.us/img220/7696/rangerij9.jpg

Edintruder
03/12/2007, 15:19
A recém agora foi que eu li todo o post inicial...
Na suspensão dianteira, a peça que mais se desgasta e que logicamente dura menos são as ponteiras axiais (a que estão co m folga na tua). Custa cerca de R$50,00 cada lado, e dá para trocar em casa mesmo. A minha não levo 30min para trocar cada lado. Só vai pegar alinhamento depois de trocar isso. O ajuste da altura deve ser corrigido com o tempo pois as barras de torção podem ir se cansando do peso e vai arriando naturalmente. Aproveita e coloca os batentes dianteiros da Ranger 2005/... pois deixará a frente bem mais firme e estável, ainda mais rodando com ela um pouco baixa que acaba deixando mais boba também.
O 4x4 elétrico, qquando mais se usa menos chances ele tem de estragar, então quando colocares o motor eventualmente aciona o 4x4. Em estradas durante chuva é uma ótima opção em segurança andar com ela em 4x4hi, ainda mia a cabine simple que tem a traseira mais leve.
Acho muito legal a Ranger até sem rodas! a sua está muito bonita. Acho legal mas pessoalmente não o faria, mas não critico. Eventualmente o pessoal pega a cabeça "ui!" de uns por aqui, mas é só no esculacho mesmo.
Tem uma galera que curte Low Ranger na www.comunidaderanger.com.br
A regulagem da bomba injetora está original? Abre ela cerca de um volta que ela se transforma.

Rogerinho
03/12/2007, 19:54
Edintruder,


Vlw pelas dicas, o pessoal realmente não me aceitou muito bem...até entendo, meu carro é diferente da proposta do forum, mas minha intenção no 4x4Brasil não é o OFF-Road...mas sim dicas de manutenção e preparação do meu carro, pelo qual cada dia me apaixono mais!!!

Pick-ups com rodas grandes, nunca vi muito sentido nisso...afinal, acaba por estragar a principal função dela...mas confesso que acho bonito, e nao estou pensando em mudar o visual dela agora...estou curtindo bastante!!!Antes das rodas 20", sempre curti muito os pneus 33"...mas optei pelo estilo DUB ao invés do OFF...sei la, tenho pena de colocar esse carro na lama, mas quem sabe mais pra frente o visual e a finalidade nao mudem...:pensativo:

A bomba esta aberta de leve, mas quero saber pq esta enchenco só 0.95bar na turbina...esses 0.045bar estão me fazendo falta!!!


Obrigado pelo elogio a pick-up...:grin:

Rogerinho
03/12/2007, 21:34
Edintruder,



O pessoal realmente não me aceitou bem...eu entendo na boa, minha Pick-Up é completamente diferente da proposta do forum, e consequentemente, dos carros dos membros!!!Minha intenção no 4x4Brasil não é dicas e passeio Off-Road...é apenas dicas de manutenção e preparação pro meu motor...até suspensão seria complicado...:grin:

Vou dar uma pesquisada nos braços axiais...o que me revolta é a falta de honestidade, mandei alinha e continuou desalinhado...somente da segunda vez dectaram o problema, coisa que é impossivel de se acontecer...foi safadeza, isso em uma loja renomada em minha cidade!!!:roll:

O forum "Comunidade Ranger" eu me registrei, mas mandei a senha de ativação, sem querer, para um e-mail que não tenho mais acesso...hábito...e agora realmente não sei mais o que fazer, não queria ocupar dois login's e também queria continuar com o mesmo nick...ja que uso o mesmo em todos os foruns que participo...:oops:

Quanto a bomba injetora...ela esta aberta sim, mas vou mandar dar uma nova "regulada"...meu carro acabou de passar na vistoria, e por incrivel que pareça, não foi usado o medidor de poluentes...disseram que é de uso particular e que não pode ser reprovado por isso...:pensativo:...porém acho que é alguma safadeza, ja que honestamente (Sim, é feito na cara-de-pau que parece honesto) me cobraram R$50,00 por irregularidade do reboque...estepe ruim...e insul-film muito escuro...minha vontade é de consertar tudo e levar amanha pra regularizar (É...hoje suborno tem até hora marcada!)...mas com certeza vão me reprovar por alguma palhaçada e me fazer perder mais tempo, triste é saber que estou colaborando com a corrupção nesse país!!!:putz:

Ja que me alonguei demais, vou falar um pouco do que penso dessas rodas 20"...como ja disse, ja tive e sempre foi meu sonho um BMW M3...quando tinha a minha a situação financeira era bem confortavel, estava cogitando a ideia de comprar uma Ranger V6 CS XLT pra colocar pneus 33"...sempre fui apaixonado nessa combinação...acho que pick-up tem as condições perfeitas para o dia-a-dia nas estradas brasileira...pois bem...de repente a coisa mudou de figura, tive que vender minha M3 e pegar um Marea...!!!Hoje, não estou rico...mas melhorei bastante...e assim que tive a oportunidade comprei minha Ranger '98...porém Diesel (Pelo qual me apaixonei!)...minha intenção era justamente comprar outro BMW M3 '95 e assim fazer a garagem que sempre quis, mas ainda não tenho condições pra isso...então rodas 20" ajudam na perfomace onde ando, estradas, são bonitas e não me atrapalham em nada...!!!Como vc mesmo disse...muita gente acha bonito, mas não teria...respeito a opinião...mas eu coloquei...:mrgreen:


A questão hoje é: Junto dinheiro pra comprar uma Ranger 0km ou vou gastando nessa...:pensativo:



No mais...
Obrigado por tudo!!!Um abraço

Rogerinho
03/12/2007, 21:36
Ops..saiu duas vezes e com escritas diferentes...:parede:

Edintruder
04/12/2007, 00:23
Rogerinho, procura o Gouveia aqui no fórum que ele é o administrador do Comunidade Ranger.
Tens idéia de quanto está aberta a bomba. A minha está com uma volta e meia. Se abrires um pouco mais a turbina vai encher mais.
Tens o manômetro de pressão da admissão? Se positivo, afrouxa o parafuso da haste na válvula que tem encima da turbina e aperta essa haste com um alicate de forma que fique mais curta um pouco. Dá (ui) umas 4 voltas e experimenta. Deixa de forma que fique com no máximo 1,3Bar em 3500~3800rpm com carga no motor, puxa isso numa 4a marcha por exemplo.
Se ela estiver ainda assim um pouco xoxa podes visitar um bombista e ver como estão os bicos e a bomba. primeiro olha os bicos, se estiverem condenados troca e deixa a bomba como está, se não der grande diferença daí tu pensas em mexer na bomba também. Aplica essa nos bombistas que eles gostam de ir desmontando tudo e trocando tudo o que dá para desmontar e muitas vezes ainda sem razão.

Rogerinho
04/12/2007, 14:52
Tenho o manometro sim...não passa de 0.95bar...ja vi vc falando que até 1.2bar fica bem legal, quero aumentar pra isso...mas preciso saber se nao eh erro no manometro!!!

Eu nao entendo nada de carro turbo...é o meu primeiro, então não sei mexer na turbina...vou levar em um mecanico conhecido pra aumentar a pressão!!!A pick-up esta longe de estar frouxa...acelera bem demais e chega aos 160km/h...sendo que 140km/h não é muito complicado!!!:dance:...


Vou mandar uma MP pro Gouveia...pra ver se ele resolve minha situação!!!




Um abraço e mais uma vez obrigado!!!:concordo:

rogeriomasih
26/12/2007, 19:48
[quote=Rogerinho;500592]Vlw pelas resposta!!!
O problema da embreagem era falta de fluído,

Vc já conferiu se ela não está perdendo fluido pelo atuador da embreagem?

Rogerinho
27/12/2007, 12:40
Opa..

Meu xará, minha Ranger vai parar agora em janeiro...pra fazer uma revisão completa (Sistema de freios, vou abrir o motor, correias, suspensão, Bomba Injetora, cambio, embreagem e etc...) pra se preparar pros up's...hehe...aí vamos ver tudo que precisa ser trocado!

Um abraço

Alexandre Souto
27/12/2007, 12:46
Ola meu caro.... To aguardando a chegada da minha 2.3 08 e to estudando a possibilidade de troca de pneus um pouco maiores, so pneus, tive curiosidade de como sua ranger ficou.. manda uma foto ai pra gente cara!!!! deve ter ficado loca...

[]'s e feliz ano novo e tudo de bom!!!!

Rogerinho
27/12/2007, 13:55
Na minha? ... vou tirar fotos hoje, estou de bobeira!!!Mas não serve muito de comparação...esta com suspensão preparada pra desempenho no asfalto, o que resultou em 5cm mais baixa que a original!!!

Como vou trocar pneus ja ja (Vou passar pra 295/40) ela vai levantar um pouco!

Edintruder
27/12/2007, 14:21
Se for tocar os pneus troca quando tirares da concessionária pois podes entreegar os teus como novos e pagar apenas a diferença. Aconselho também pois os Scorpions duram muito pouco.

Alexandre Souto
27/12/2007, 16:24
BLZ ED....

Mas provavelmente se eles trocarem sera por de mesma marca, neh??

Me falaram que se perde a garantia, ou alguma parte dela, se trocar os tamanhos dos pneus. Verdade??

Qual marca vc me sugere??