Ver Versão Completa : Barulho estranho no motor frio. Hilux - SW4.
Colegas proprietários da nova Hilux.
Comprei uma 2006, automática, com 43 mil km e tenho notado que o motor soa estranho quando está frio e é um pouco exigido. Explico melhor: se eu ligo o carro, com o motor ainda frio e pego uma subida ingrime onde tenho que acelerar um pouco mais, as batidas do motor ficam bem altas e perceptíveis, o que diminui um pouco com o motor quente embora ainda perceba-se as batidas se o motor é exigido.
Os colegas proprietários da nova Hilux já perceberam algo semelhante em suas pickups ou será que a minha está precisando de uma regulagem nas válvulas?
Sds,
Edmir
Dieselboy
28/11/2007, 02:17
Edmir
Leia o tópico que segue abaixo, para ser exato a partir do post n° 112 em diante, creio que lá vc encontrará uma resposta p/sua dúvida.
:arrow: http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=11008&page=12
Edmir
Leia o tópico que segue abaixo, para ser exato a partir do post n° 112 em diante, creio que lá vc encontrará uma resposta p/sua dúvida.
:arrow: http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=11008&page=12
Obrigado Colega,
Vou abastecer com o diesel podium e ver se as batidas soam menos fortes. De qualquer forma vou relatar isso na próxima revisão da nave para o chefe de oficina e ver o que ele diz.
Mais uma vez obrigado,
Abraço,
Walter L. L. Casitta
28/11/2007, 08:45
Isso é normal e acontece na maioria dos motores diesel eletrônicos. O motor do Iveco Daily tem essa mesma característica...
Colegas proprietários da nova Hilux.
Comprei uma 2006, automática, com 43 mil km e tenho notado que o motor soa estranho quando está frio e é um pouco exigido. Explico melhor: se eu ligo o carro, com o motor ainda frio e pego uma subida ingrime onde tenho que acelerar um pouco mais, as batidas do motor ficam bem altas e perceptíveis, o que diminui um pouco com o motor quente embora ainda perceba-se as batidas se o motor é exigido.
Os colegas proprietários da nova Hilux já perceberam algo semelhante em suas pickups ou será que a minha está precisando de uma regulagem nas válvulas?
Sds,
Edmir
Edmir parabéns pela aquisição. Bem, a nossa SW4 faz o barulho, mas somente quando está com o motor frio. Quando a temperatura está no meio não faz o barulho.
Seria bom memso vc conversar com o mecanico e até mesmo andar em uma outra pra tirar a dúvida.
Abração.
A minha faz este barulho e depois que esquenta some. E no Troller também faz uns barulhos estranhos quando está frio e depois q esquenta, também é só alegria.
Rogério Silva
28/11/2007, 22:16
A minha tbm faz, já perguntei ao chef da oficina da toyota e ele falou q isso é normal, mas depois q esquenta some.
shimomoto
28/11/2007, 22:41
A minha tbm faz, já perguntei ao chef da oficina da toyota e ele falou q isso é normal, mas depois q esquenta some.
Meu carro também "castanha" mais alto quando esta frio. Depois some o castanhado. Normal.
Abraços
Gustavo Moreti
29/11/2007, 09:10
Meu carro também "castanha" mais alto quando esta frio. Depois some o castanhado. Normal.
Abraços
a minha tb!!!!!!
FlavioLouveira
29/11/2007, 12:35
Meu carro também "castanha" mais alto quando esta frio. Depois some o castanhado. Normal.
Abraços
Esse barulho nela fria é mais alto mesmo... Quando eu ligo de manha faz bem mais barulho... Acho que os motores diesel mais novos injetam mais combustivel até ela chegar na temp. ideal de trabalho (li isso pelo forum aqui hehe)
Edintruder
29/11/2007, 14:54
Pode ser isso também...
pereira da costa
29/11/2007, 15:02
Pode ser isso também...
É...um bom alerta!
Dieselboy
29/11/2007, 15:08
Pode ser isso também...
Esse sim pode LITERALMENTE afirmar que tem um motor ENVENENADO!!! :mrgreen:
Anos atrás ocorreu algo similar comigo, mas ao invés de uma cobra, foi um gato :putz: mas, para a felicidade do "bichano" nada ocorreu, a sorte dele foi que antes de pegar a estrada parei no posto p/ abastecer e por causualidade - geralmente não faço isto - pedi p/ que o frentista olhasse o nível do reservatório de água do para-brisas.
Na hora que o cara puxou o capo o gato saiu num pulo só :shock: e o cara quase teve um infarto, tamanho o susto :shock:
Fica o alerta, sobretudo nas épocas mais frias do ano :pensativo:
Caramba, no arquivo a cobra fez até a correia do motor estourar! Impressionante! Nunca tinha nem ouvido falar nada igual.
Bom, pelo que vi todos os colegas donos da nova Hilux percebem o mesmo barulho enquanto o motor nao esquenta, entao podemos dizer que certamente é algo normal nesses motores.
Apenas para acrescentar, minha ex-L200 HPE não batia tao alto enquanto fria nao, nem a ex-Blazer 2.8. Tá certo q a Blazer era a mais barulhenta de todas, mas essa castanha da hilux fria é bem alta mesmo!
Mas também tem o seguinte, quer motor silencioso migre para a gasolina/alcool, não acham?
Obrigado a todos pela colaboração,
Abs,
Edmir
Amigos,
Eu ainda estou enfrentando o problema de barulho na partida a frio da Hilux SW4 3.0 TD ano 98, como se fosse falta de lubrificação no comando de valvulas.
Já fiz a medição da pressão da bomba de óleo e está aparentemente normal, ou seja, a frio, em marcha lenta 850 RPM ela chega a 6 kgf/cm (6 bar) e na temperatura normal de trabalho ela fica em 1,5 kgf/cm (1,5 bar)
Após 2 minutos de funcionamento do motor, o barulho some completamente.
Já não sei mais o que fazer para solucionar.
Já falaram que pode ser folga de valvula, más na minha opinião, me corrija se eu estiver errado, se fosse folga excessiva de valvula ela ficaria batendo até mesmo com o motor quente, porém com menor intensidade.
O motor quente não bate nada!
Um mecanico, perto da minha casa me disse que com certeza pode ser os tuchos hidraulicos das valvulas fracos, pois eles demoram mais para carregar. Isso procede?
Qualquer dica e orientação, será muito bem recebida!
Obrigado,
Rubens
Engels Kbça
30/07/2008, 17:35
Caro Rub
Se o tucho for hidraulico, provavelmente seu mecanico está certo, no tucho tem uma pequena valvula, que quando danificada, não retem o óleo e quando o motor está frio causa esse ruído.Mas também pode ser filtro de óleo, explico::pensativo: Dentro do filtro de óleo tem uma valvula que não deixa o óleo retornar ao carter, quando motor está parado, uma vez danificada a parte superior do motor fica sem lubricação, depois que o motor fica algum tempo parado.
Um abraço
Caro colega,
Não conheço o seu motor, mas se a suspeita é de falta de lubrificação, que tal fazer um teste? Recentemente, após limpeza com aditivo, fiz uma troca de óleo em minha Bandeirante e, junto com o lubrificante, adicionei Bardahl B12 Turbo na proporção de 20%. A diminuição do ruído foi nítida e o consumo de combustível e de lubrificante também (já foram rodados 1800km). Outro aditivo de ação polar é o Power Off-Road, também da Bardahl. Estes produtos têm a característica de se aderirem a todas as partes do motor onde o óleo circula e durante a partida (sem a presença do lubrificante) protegerem as peças do contato direto através de uma fina película.
Espero ter contribuído.
Abraços a todos.
Engels,
Muito obrigado pela dica!
Com certeza vou verificar. pois faz todo sentido.
Se a válvula está danificada o óleo desce do cabeçote e o comando de válvula "trabalha a seco" na partida sem a devida lubrificação.
Você poderia informar se a válvula é esta que está no arquivo anexo?
Mais uma vez obrigado,
Rubens
Torezan,
Obrigado pela informação!
Com o objetivo de reduzir o atrivo, eu sempre estou adicioanando na troca de óleo do motor o STP para Diesel, que tem o objetivo de reduzir o atrito.
Porém o barulho na partida não reduziu, agora fiquei na dúvida se o STP tem atração polar.
Na próxima troca que está preste para acontecer vou usar o Power Off-Road.
Obrigado!
Rubens
JEFFCATUNDA
30/07/2008, 21:05
tem certeza que sw4 98 tem tucho hidraulico?
Não tenho. Um mecânico me disse que sim, porém estou na dúvida. Como o comando de válvula movimenta a abertura da válvula diretamente na pastilha que fica entre o tucho e a válvula fiquei na dúvida. Para mim é tucho mecânico.
Um dos nossos colegas informou que pode ser a válvula que fica no filtro de óleo. Vou investigar esta possibilidade.
Você tem outra dica para que eu possa verificar?
Abraços,
Rubens
JEFFCATUNDA
30/07/2008, 21:48
Rubens, acho que os tuchos são mecânicos, ou posso estar confundindo com outra peça que utiliza para regular a folga das valvulas que
JEFFCATUNDA
30/07/2008, 21:49
desculpe...
continuando.. que são moedinhas com espessuras diferentes que são trocadas de acordo com a folga
Eu concordo com você. Para ajustes são utilizadas pastilhas como se fossem as moedinhas. Essas pastilhas são colocadas nos tuchos que determinam a folga de válvulas e vendidas por diferentes espessuras. Então o tucho não pode ser hidraulico poque a folga poderia aumentar ou diminuir.
Vou começar pela válvula que fica no filtro de óleo.
Você já ouviu que esta válvula pode limitar a retenção de óleo no cabeçote?
O que o nosso colega Engels mencionou na menssagem acima faz sentido. Só não sei como solta-la e também como verificar se a mesma está funcionando ou não. Amanhã vou ligar para a concessionária Toyota e verificar se eles tem a pronta entrega.
Vou trocar e verificar se o barulho irá sumir.
Vou manter os colegas atualizados com este assunto que já está me deixando "com pé atrás" com o Toyota.
Abraços,
Rubens
Engels Kbça
31/07/2008, 12:58
Engels,
Muito obrigado pela dica!
Com certeza vou verificar. pois faz todo sentido.
Se a válvula está danificada o óleo desce do cabeçote e o comando de válvula "trabalha a seco" na partida sem a devida lubrificação.
Você poderia informar se a válvula é esta que está no arquivo anexo?
Mais uma vez obrigado,
Rubens
Rub
A valvula fica dentro do filtro de óleo lubrificante, portanto basta troca-lo por um filtro novo de boa qualidade, uso sempre original ou FRAMM. Depois da troca observe o tempo, entre a partida e quando a luz de indicação da pressão do óleo apaga, no painel, + ou - 3 segundos, com motor frio.
Outra sugestão: leve numa retifica que trabalhe com recuperação de cabeçote e peça para regular as valvulas, lá certamente ele tem as ferramentas e os calços.
Um abraço.
Engels,
Obrigado pela informação.
O filtro que esta na minha SW4 é o original. Mas mesmo assim já vou fazer a troca do óleo que eu faço sempre com 3500 km e trocar o filtro também. O filtro eu troco todas as vezes que eu faço a troca do óleo.
Abraços,
Rubens
Torezan,
Obrigado pela informação!
Com o objetivo de reduzir o atrivo, eu sempre estou adicioanando na troca de óleo do motor o STP para Diesel, que tem o objetivo de reduzir o atrito.
Porém o barulho na partida não reduziu, agora fiquei na dúvida se o STP tem atração polar.
Na próxima troca que está preste para acontecer vou usar o Power Off-Road.
Obrigado!
Rubens
Não sei informar se o STP tem ação polar, mas também é um ótimo aditivo. Quanto ao de limpeza, se for utilizar, recomendo o Würth, pois segundo mecânicos e vendedores de lubrificantes e aditivos é o "único que limpa de verdade" e que os outros não têm tanto efeito quanto ele, mas o preço deste é bem mais alto (cerca de R$50,00) que o STP Engine Flush (R$15,00), ou Bardahl Flush, por exemplo.
Abraço a todos.
Torezan,
Obrigado por mais essa dica.
Você sabe me dizer o que retem o óleo no cabeçote quando o carro fica parado por um longo período?
Grato,
Rubens
joão k. chikui
01/08/2008, 00:53
Rub
O pessoal de local onde não faz muito frio pouco sente isso , mas , em condição de muito frio , e por 2 min , esse barulho que te incomoda deve ser o castanholar caracteristico de Hilux, besta, MB180 . Quantos segundos leva seu motor para subir a pressão de óleo? 2 a 3 segundos ? Veja que não são 2 min.
João,
Obrigado pela informação.
No ultimo domingo eu fiz a medição da pressão da bomda de óleo. Na partida (marcha lenta) a pressão chegou a 6 kgf/cm (6 bar) e na medida que o motor foi aquecendo, a pressão em marcha lenta foi diminuindo ficando em 1.5 kgf/cm (1.5 bar) e em 3000 RPM, a pressão ficou em 4.5 kgf/cm (4.5 bar).
A luz da pressão do óleo (painel) apaga em menos de 3 segundos, porém o barulho parecendo que existem válvulas do 3 e 4 cilindro batendo incomoda bastante, parece que o comando está trablahndo a seco.
Se por acaso aumentar o giro do motor o barulho some em poucos segundos.
Você sabe me dizer o que faz com que o óleo fique na cabeçote (para lubrificação na partida a frio) e não retorne ao carter quando o veículo fica parado 2 dias?
Fui informado que no filtro de óleo possui um válvula de retenção que tem essa função, porém não encontrei.
Olhando o local onde o filtro de óleo é rosqueado, do lado direito perto do interruptor de óleo tem uma vávula de alívio. Será que pode ser esta valvula?
Obrigado pela ajuda,
Rubens
joão k. chikui
01/08/2008, 12:58
Rub
O castanholar que é o que imagino vc esteja escutando, nada tem a ver com falta de lubrificação, mas sim de parte de diesel sem queimar que interfere no próximo ciclo.
Qdo está frio vc aquece apenas 1 vez , ou 2 ? Pega limpinho ou falha algum cilindro ?
Não interfere na durabilidade , senão os 3L (2.8 hilux ) e os mercedes MB180 não durariam o absurdo que duram.
Embora seja mais normal em motores com injeção indireta, muito frios , alguns bons motores injeção direta também fazem.
Rubens , me ligue no 9904 3047 que é mais fácil .
Torezan,
Obrigado por mais essa dica.
Você sabe me dizer o que retem o óleo no cabeçote quando o carro fica parado por um longo período?
Grato,
Rubens
Caro colega, Não conheço este motor a ponto de lhe informar algo tão específico, tente contactar o fabricante e fazer a mesma pergunta. É bom esclarecer que no caso de aditivos de ação polar, o que ocorre é que se fixa uma película fina em todos os componentes que recebem o lubrificante. Tente achar algum vídeo do processo de demonstração da ação destes aditivos que a Bardahl faz em eventos.
Abraço a todos.
Olá João,
Obrigado pela explicação.
A Hilux pega na primeira vez que é aquecida. Pega muito fácil e não falha. Apenas o que eu estou com receio é de ter algum dano no motor por falta de lubrificação.
Como que eu posso tirar essa dúvida do diesel sem queimar?
Existe um teste prático onde eu possa eliminar essa dúvida.
Se por acaso eu acelero até uns 2000 RPM o barulho some em poucos segundos. Porém se eu deixar na marcha lenta a 850 RPM leva cerca de 2 minutos para sumir totalmente o barulho.
Obs. Quando o carro está aquecido não existe barulho no cabeçote.
Abraço,
Rubens
Torezan,
Eu já tentei falar com várias concessionárias Toyota e a resposta é sempre a mesma. Deve ser regulagem de válvula ou bomba de óleo com baixa pressão. A bomba está acima do especificado e as válvulas, após 2 minutos de funcionamento some completamente o barulho.
Vou tentar entrar em contato diretamente com a Toyota (fábrica) e questionar.
Neste final de semana eu vou trocar o óleo da Hilux e usar o produto da Bardhal.
Com certeza o motor estará mais protegido.
Obs.: O óleo que eu utilizo é o Enduron da Castrol.
Abraço,
Rubens
minha sw apresenta problema identico. continuem postando a evolução . TROCA DE OLEO . cada mecanico, fabricante, produtor de oleo sugere um numero de km ou tempo de uso ligeiramente diferente. alguem ja viu em algum local o tempo de meia vida dos lubrificantes ou quando saber, dependendo da "idade" do motor qual o tipo de oleo/km de troca. tem algum teste pratico ( cor, viscosidade, espessura) para saber se o mesmo tá vencido antes da km recomendada para troca??.
regis
Rubens e demais,
O motor da minha SW4/99 tb faz um "plec,plec,plec" quando ligo ela com o motor frio, mas para logo depois... sempre foi assim. Esse é o tal do "castanholar" que vcs citaram? Obrigado.
MARKIN25
03/08/2008, 18:20
Na minha ranger acontece a mesma coisa, por acaso quando voces pisão na embreagem o barulho para, na minha assim que ligo de manha, fica o barulho, o ponteiro da presão do óleo sobe assim que a ligo, so que o barulho persiste, piso na embreagem para, solto o barulho volta, mesmo assim passa 1min e para. Mesmo depois de aquecida, se ela ficar 1hora parada o barulho volta, so que desaparece em menos de 5segundos, acho que possa ser troca de óleo, porque já faz +- 12mil km que não o troco:putz:
Mantemos contato...
dpab, Pelo o que eu entendi nestas trocas de mensagens, o que está acontecendo é este famoso castanholar, que é gerado pela pela queima irregular do diesel quando o veículo está frio. Os amigos do forum me corrijam se eu estiver errado. Se por acaso eu acelerar (somente como teste a 2000 RPM) por poucos segundos o barulho some completamente imediatamente. E somente quando a SW4 está fria é que o barulho retorna. Espero ter ajudado, Rubens
Markin, Na SW4 tanto faz você pisar ou não na embreagem que o barulho não some. O barulho só some se por acoso acelerar o carro por poucos segundos ou ficar aguardando até que o motor faça o ciclo completo da queima, que no caso da minha SW4 está levando algo em torno de 2 minutos. Não conheço o motor da Ranger para opinar, porém no MWM 2.8 TD, existem algumas arruelas (meia lua) de calço no virabrequim e quando elas estão gastas acontece o barulho como você mencionou. Essa folga é medida com auxilio de um relógio comparador no eixo do virabrequim do lado da polia. Eu troco o óleo da minha SW4 com 3000 km, filtro de óleo e adiciono o STP para tratamento do óleo. Abraços, Rubens
Caro Amigo,
Minha SW4 (97/98 -3.0TD) esta com o mesmo problema. Ja fiz varios testes e acredito ter encontrado a razão desse chato barulho qdo o carro esta frio. Porem ainda tenho certeza da solucao e estou tentando descobrir. Veja só, no meu carro, qdo o motor inicia funcionamento ha um corte de energia nas velas de aquecimento. Então ha um acumulo de oleo sem queimar, o que causa o barulho, a tremedeira e uma fumaça excessiva até que o motor aqueça o que ocorre em cerca de um ou dois minutos. Se fizer uma ligação paralela nas velas de aquecimento, esse sintoma de mau funcionamento para instantaneamente. Fiz um teste com outro motor diesel (pajero) e ele mantinha as velas funcionando por cerca de 40 segundo apos a partida do motor. Ainda nao sei se a troca do rele vai resolver, vou tentar. Relato isso para tentar ajudar. abracos
Caro Amigo Serra,
Muito obrigado por essa dica.
De tanto quebrar a cabeça e perguntar para vários mecânicos que se dizem experientes, me disseram com toda certeza que era tucho de válvula por ser hidraulico e que demorava um certo tempo para carregar. Porém o tucho da Hilux SW4 3.0 TD é mecânico. O que eu fiz para tirar toda a dúvida e eliminar gastos desnecessários: comprei um tucho na concessionária que não é caro e mostrei para eles que não era tucho de válvula o causador deste problema. No entanto o problema persiste.
Por um instante eu pensei nas velas aquecedoras, porém não cheguei nesta conclusão por não conhecer este motor diesel com esse nível de detalhe e além do mais o motor entra em funcionamento na primeira partida.
Para mim as velas aquecedoras funcionam somente para auxiliar na partida a frio.
Os motores MWM 2.8 TD (S10, Troller, Frontier) não tem essas velas aquecedoras, ou melhor as velas são vendidas como acessório e são utilizadas na região Sul do Brasil onde a temperatura é geralmente mais baixa do que aqui em SP.
Mas não podemos comprar duas tecnologias de Motores totalmente diferentes.
Pergunto, será que o relê da Hilux que alimenta estas velas tem um temporizador e o da nossa está defeituoso?
Você sabe qual é a tensão que as velas recebem? Seria 12 volts?
Amanhã eu vou ligar para algumas concessionárias Toyota e tentar descobrir se o rele é temporizado ou não. Se a resposta for positiva e só fazer a troca, se for negativa, para resolver deveremos instalar um temporizador, que agora eu não sei se devemos temporizar por 40 segundos, 1 minuto ou 2 minutos, ou outro tempo. Conseguir um rele temporizador não vai ser o problema, o problema será no tempo que devemos deixar as velas funcionando e se isso poderá reduzir a vida util dela.
Mas da forma que está eu até prefiro trocar de vela de tempos em tempos do que ouvir aquele barulho metálico que parecer que o comando de válvula está funcionando sem lubrificação.
Muito obrigado pela essa valiosa dica e manteremos contato para que possamos solucionar este problema definitivamente.
Rubens
Ola novamente, veja se consegue descobrir na concessionaria ou testando outro carro, se as velas de pre-aquecimento recebem corrente mesmo apos a partida do motor. Esse eh o grande "X" da questao, pelo menos no meu caso e acredito que no seu tb. Na pajero que usei para comparar ela recebia corrente. Isso eh facil de fazer, com uma lampada de teste vc fecha o circuito entre a vela e o chassi se acender eh pq ta recebendo corrente (12v). ela deve acender antes da partida, so com o girar da chave, equivalente a cobrinha que acende no painel e apagar apos alguns segundos. dai vc da a partida o motor pega e comeca a tremedeira, veja se ha corrente para as velas. se nao houver, mande corrente com um pedaco de fio e veja se o motor para de tremer. Eu fiz isso no meu carro e dai tirei essa conclusao. Agora quero saber da toyota (mandei e-mail hj) o que eh correto e, se for o caso, quem controla a vela, se eh soh um rele ou se tem algum modulo. mantenha contato. abracos
Olá Serra,
Hoje eu entrei em contato com 3 concessionárias Toyota e segue abaixo a resposta de cada uma:
Primeira:
O relê das velas de aquecimento deve ficar em funcionamento por até 30 segundos após a partida.
Segunda
O relê deve ficar no máximo por 10 segundos após a partida
Terceira
A função do relê é de apenas possibilitar o pré-aquecimento antes da partida. Isso pode ser acompanhado no painel de instrumentos (aquele indicativo que quando vira a chave de partida fica amarelo e que parece com uma resistência), que tem a duração de funcionamento em torno de 10 segundos. No meu carro não passa de 3 segundos!
Com certeza deve ter alguma vela queimada, e com isso um ou mais cilindro não é pré-aquecido fazendo o barulho aparecer quando está fria.
O relê, pode ficar na caixa de fusível perto do volante, ou no cofre do motor perto da bateria. Dependendo do modelo.
Não satisfeito com a respostas, liguei para um bombista que presta serviços para algumas concessionárias Toyota, e ele me disse que é bem provavel que seja alguma vela de pré-aquecimento defeituosa.
Ele também disse que as velas recebem no máximo 11 volts, se for aplicado 12 volts porderá danificar as velas (o problema que geralmente dá com mais de 12 volts é o circuito aberto das velas, ou seja não há nenhuma resistencia nela e consequentemente ela não irá funcionar).
Para saber se as velas estão boas, tem que medir a resistência do terminal da vela com o terra. A 20C tem que estar perto de 0,72 ohms.
Se não haver nenhuma resistência tem que substituir. Cada vela na concessionária custa R$ 272,00 (um absurdo).
Vamos ficar em contato para tentar resolver este problema que está critico.
Abraço,
Rubens
Oi Rubens,
Veja bem, as concessionarias nao tem um padrao de resposta. Fui numa aqui perto, e o "chefe" da officina disse que nao poderia ficar acesa apos a partida... agora vc tem duas respostas contrarias. Por isso to na duvida. Mandei um e-mail para a Toyota mas a reposta foi padrao - para levar na concessionaria ... O
continuando... rs
o que posso dizer é que fiz um teste ligando corrente nas velas, que alias ficam ligadas em paralelo por uma barra de positivo e o problema parou na hora. eu ja localizei o tal rele e to pensando seriamente em bancar um (200 reais) e ver o que acontece. Contudo, enquanto nao tenho coragem para isso, to consultando alguns amigos... A propósito, muito cuidado com a troca das velas, é muito comum elas quebrarem qdo sao retiradas e ai, vc tem que tirar o cabecote e mandar arrancar os cacos da vela que sobram pelo caminho. Um custo bem alto ... abracos
marcelo
Olá Serra,
Cada vez mais fico assustado com o padrão de serviço/atendimento/apoio técnico de uma concessionária. Realmente estamos no caminho certo, ou seja, tentando descobrir um barulho para evitar gastos desnecessário na concessionária.
Neste final de semana ou vou medir a resistência das velas e depois eu te aviso. Com certeza algo está errado, e devemos descobrir.
Se você descobrir alguma coisa, por favor avise!
Manterei você informado.
Abraços,
Rubens
Marcelo,
Onde fica esse tal rele? Qual é a cor dele?
Abraço,
Rubens
JEFFCATUNDA
13/08/2008, 23:15
Rubens.
já discutimos por aqui este valor das velas ...desulpe mais não lembro em que tópico.dê uma procurada pesquisando exatamente por velas aquecedoras....se me recordo bem por lá disseram que tem umas da bosch de boa qualidade.......e bem mais baratas
Jeff,
Eu encontrei os seguintes links a respeito das velas aquecedoras.
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=8616&highlight=velas+aquecedoras (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=8616&highlight=velas+aquecedoras)
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=8616&highlight=velas+aquecimento (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=8616&highlight=velas+aquecimento)
No site da Bosch (vide abaixo) encontrei a seguinte numeração 0 250 202 096 das velas aquecedoras para Toyota:
http://www.bosch.com.br/br/autopecas/produtos/diesel/aquecedora.htm
Porém não encontrei para o motor 3.0 TD.
Vou ligar para a Bosch e depois informo o resultado.
O melho seria tirar as vela para uma inspeção, porém, conforme mencionado por alguns amigos do forum há o risco de quebra da vela no cabeçote.
Você sabe se existe algum procedimento para retirada das velas? Ex. aplicar WD na rosca das velas antes da retirada, etc...
O problema que chegamos a duvidar das velas está na primeira partida. O veiculo pega fácil porém o motor por cerca de 2 minutos antes de aquecer fica com um barulho como se fosse folga de válvulas ou tucho. Porém o tucho é mecânico.
Após fazer o teste, quando é aplicado 12 volts direto nas velas o problema some e reaparece assim que a alimentação dos 12 volts é eliminada.
Abraços,
Rubens
Ola Rubens.
Veja bem, ao longo do tempo, as velas sofrem uma variacao de temperatura absurda, entao, nao seria de estranhar que houvesse milimetrica dilatacao do material e consequente aderencia ao cabeçote. por essa razao, a remocao das velas pode causar um prejuizo grande. eu nao aconselho. se quebrar uma vc vai ter que tirar o cabecote. mas se quiser ve-las em funcionamento, retire os bico injetores (muito mais facil) e apenas acione a chave sem dar a partida. Vc conseguira ver as velas em funcionamento.
Aquele rele que te falei fica na cx de reles, ao lado do motor. grande e de cor cinza.
agora, para testar as velas, é soh colocar um aparelho que mede os oms ... dai nao precisa nem retirar. mas se as tuas velas nao estivesse funcionando, vc teria dificuldades para dar a partida.
a coisa ta simples, faca o teste que te falei (ligue direto). se o carro para de tremer, com certeza todas as velas estao funcionando. dai, desencane delas. vamos achar o temporizador. a toyota nao responde onde é ou onde ficar o temporizador, na verdade nem sabem informar o funcionamento dos reles. queriam que eu mandasse colocar um rele temporizador em paralelo... absurdo.
abracos
MS
Olá Marcelo,
Você tem razão! Se a vela quebrar dentro do cabeçote não será fácil retirar e o valor sairá bem mais caro e o pior, o problema continuará!
Vou verificar o rele e amanhã vou ficar fazendo os testes e te informo.
Agora as concessionárias não saber onde fica o temporizador é um absurdo mesmo, porém não é de estranhar. Geralmente eles conhecem muito menos do que nós...
Abraços,
Rubens
JEFFCATUNDA
15/08/2008, 23:01
FUI AO PAI DOS BURROS...
PEDI AJUDA AO MEU GURÚ SERGIO HOLANDA.....:mrgreen:
A RESPOSTA:
Grande Jeff,
tudo bom amigo??? Como vão as coisas por ai??? e o Themoteo, tem visto??? Manda um abraço pra ele...
Vamos lá, a original o numero de ref. é: 19850, existe uma que usada no lugar da original, juro que me falha a memória se é Bosch, mas a ref. é: 3776H. Bosch é uma grande marca, então se não for essa a referência, pede pra ele procurar no catalogo da Bosch o similar para essas duas referências.
Grande abraço,
Sérjão
Amigos, problema resolvido!!!
Segue abaixo o que foi feito para eliminar o problema.
1º - Medi a resistência das velas de pré-aquecimento. Estavam todas dentro do especificado. Mesmo assim retirei do cabeçote, para verificar alguma imperfeição, tudo normal. Descarbonizei o local onde ela fica alojado no cabeçote, conforme determina o fabricante, liguei o motor e o barulho ainda continuava.
2º - Resolvi tirar a tampa de válvula para medir as folgas de válvulas. Todas as folgas de admissão estavam acima do limite máximo estipulado pelo fabricante e havia uma de escape que a folga também estava acima.
Com o auxilio de um micrometro, do calibre de lâminas e da fórmula que a Toyota usa (mencionada no manual de serviço) determinei as novas medidas.
Porém ainda não estava satisfeito porque tenho amigos que tem Hilux 3.0 TD com mais de 350.000 Km e nunca fizeram regulagens de válvulas.
3º Chamei um amigo meu que é mecânico e tiramos o carter para verificar o pescador. Aparentemente tudo normal. Nada estava obstruindo o pescador, não haviam sujeitas e nem borras, motor estava muito limpo por ter 250.000 km. Mesmo assim já que eu estava com o carter fora, tirei o pescador e fizemos uma análise um pouco mais criteriosa. Verificando a junta metálica que une o pescador ao bloco do motor a mesma estava com sinais de vedação deficiente. Analisando a base do pescador a mesma estava empenada ocasionando uma lubrificação ineficiente principalmente em baixa rotação.
Plainamos a base do pescador, trocamos a junta metálica (tudo original inclusive a cola do carter que é bem cara) e agora nada bate mais. O motor ficou muito mais estável em baixas rotações do que antes e principalmente o barulho metálico (tec tec) que estava me pertubando desapareceu.
Espero ter ajudado.
Abraços a todos,
Rubens
ola meu caro.
é engraçado, mas a minha SW4 tb parou com aquela barulheira horrivel. mas eu nao fiz nada disso... apenas medi a temperatura ambiente. como a media esta mais alta do que a 30 dias atras, ela nao faz mais o baruhão.. faz o seguinte, qdo esfriar novamente vc me avisa se deu certo.
torco pra que tenha resolvido.
abracos
Caro amigo,
Minha SW4 2,7L gasolina não desliga o motor quando desligo a chave, alguem já teve problemas semelhantes?
Rubens
ainda preciso checar minhas valvulas e talvez depois ír atrás do pescador. O barulho da minha acabou com o uso continuo de oleo na medida máxima. a cada 1000 km dou um gole para o motor . Mas vou pensar em agendar a proxima manutenção.
regis
Caro amigo,
Minha SW4 2,7L gasolina não desliga o motor quando desligo a chave, alguem já teve problemas semelhantes?
Eds,
Tente verificar o o acionamento da partida que fica no conjunto da chave de partida.
Pode haver alguma anormalia!
Abraços,
Rubens
Rubens
ainda preciso checar minhas valvulas e talvez depois ír atrás do pescador. O barulho da minha acabou com o uso continuo de oleo na medida máxima. a cada 1000 km dou um gole para o motor . Mas vou pensar em agendar a proxima manutenção.
regis
Regis,
Apenas como informativo, a folga de vavulas com o carro frio é:
Admissão: 0,20 - 0,30 mm
Escape: 0,25 - 0,35 mm
É um serviço relativamente fácil de fazer. Você precisará de um micrometro, um calibre de laminas uma chave de fenda grande, para usa-la para soltar as pastilhas que ficam entre o comando e o tucho mecanico, uma chave 24 mm para girar o virabrequim, a formula que você pode conseguir no manual de serviço da Toyota e com isso você determinará qual será a espessura da nova pastilha a ser substituida.
Eu gosto de fazer regulagem de válvula sozinho porque eu tenho paciência e cuidado.
Muitos mecânicos não fazem e indicam retificas para fazer este serviço. Não gosto de fazer esse tipo de serviço em retifica porque eles pegam uma pastilha usada ou nova e desgastam até dar a medida.
Na concessionária Toyota você encontra pastilha na medida certa, e só você determinar a medida e comprar com eles.
Abraços,
Rubens
Olá Rubens, adiquiri recentemente, graças as boas informações do pessoal aqui do fórum uma SW4 3.0 ano 2000, de manhã ela também apresenta esse mesmo barulho no motor citado por vc, levei em uma concessionária e pedi pra verificarem o que poderia ser, eles no outro dia me ligaram e disseram que poderia ser a saia do pistão, achei estranho, pq só bate de manhã ? Fui a concessionária e pedi pra eles retirarem a tampa do carter e verificarem o pescador, eles ficaram pondo dificuldades, disse que teriam que retirar o diferencial dianteiro e que isso levaria umas 7 horas, a R$ 130,00 a hora, achei um absurdo e retirei o carro de lá. Perguntas, vc precisou retirar o diferencial dianteiro pra fazer isso ? vc conhece alguém de confiança aqui em SP que eu possa levar a viatura ?
Obrigado
Orcino
Orcino,
Primeiramente parabens pela aquisição!
Sim, para tirar o pescador será necessário descer o diferencial dianteiro para que possa ter acesso a tampa do carter.
Para remover o diferencial dianteiro é bem fácil e não leva 7 horas para retirar e montar novamente.
Antes de você retirar o pescador, solicite para algum mecânico medir a pressão do óleo. Se a pressão estiver dentro do especificado não precisa retirar.
Se estiver fora, ai sim deve ser feito uma análise um pouco mais criteriosa até chegar nele.
Perto do filtro de óleo tem uma valvula de alívio de pressão e se ela estiver com a mola quebrada ou enfraquecida pode haver alteração na pressão do óleo.
Itens que devem ser verificados na lubrificação: Bomba de óleo, valvula alivio de pressão, filtro do óleo, pescador sujo, nível do óleo, viscosidade do óleo.
1) Pergunta: A sua SW4 está soltando muita fumaça quando você dá partida? Caso haja muita fumaça pode indicar que tem muito diesel na camara de combustão, ou seja, a bomba injetora está injetando muito diesel e o barulho também aparece. Na medida que o carro esquenta o diesel que está na camara de combustão é todo queimado e o barulho some.
Para corrigir será necessário usar um opacimentro e deixar a emissão de fumaça dentro do limite estabelecido pela fabricante.
Na porta do passageiro dianteiro tem uma etiqueta com o número da opacidade na minha é de 1,23.
2) Outra pergunta: A sua SW4 pega na primeira partida? O motor vibra muito quando está frio?
Se a sua SW4 demora um pouco para pegar pode ser as velas de pre aquecimento defeituosa, com isso não há a queima do diesel e o barulho também aparece, e o motor vibra muito.
Vale a pena verificar as folgas das válvulas, pode ser que tenha alguma válvula com folga além do máximo estabelecido pelo fabricante.
Quantos quilometros tem a sua SW4?
Eu tenho um mecânico de confiança que faz o serviço na minha casa, pois eu tenho várias ferramentas e gosto de ajudar. Só que ele faz os serviços somente nos finais de semana, porque ele ele trabalha em uma empresa durante a semana toda.
Abraços,
Rubens
Orcino,
Primeiramente parabens pela aquisição!
Sim, para tirar o pescador será necessário descer o diferencial dianteiro para que possa ter acesso a tampa do carter.
Para remover o diferencial dianteiro é bem fácil e não leva 7 horas para retirar e montar novamente.
Antes de você retirar o pescador, solicite para algum mecânico medir a pressão do óleo. Se a pressão estiver dentro do especificado não precisa retirar.
Se estiver fora, ai sim deve ser feito uma análise um pouco mais criteriosa até chegar nele.
Perto do filtro de óleo tem uma valvula de alívio de pressão e se ela estiver com a mola quebrada ou enfraquecida pode haver alteração na pressão do óleo.
Itens que devem ser verificados na lubrificação: Bomba de óleo, valvula alivio de pressão, filtro do óleo, pescador sujo, nível do óleo, viscosidade do óleo.
1) Pergunta: A sua SW4 está soltando muita fumaça quando você dá partida? Caso haja muita fumaça pode indicar que tem muito diesel na camara de combustão, ou seja, a bomba injetora está injetando muito diesel e o barulho também aparece. Na medida que o carro esquenta o diesel que está na camara de combustão é todo queimado e o barulho some.
Para corrigir será necessário usar um opacimentro e deixar a emissão de fumaça dentro do limite estabelecido pela fabricante.
Na porta do passageiro dianteiro tem uma etiqueta com o número da opacidade na minha é de 1,23.
2) Outra pergunta: A sua SW4 pega na primeira partida? O motor vibra muito quando está frio?
Se a sua SW4 demora um pouco para pegar pode ser as velas de pre aquecimento defeituosa, com isso não há a queima do diesel e o barulho também aparece, e o motor vibra muito.
Vale a pena verificar as folgas das válvulas, pode ser que tenha alguma válvula com folga além do máximo estabelecido pelo fabricante.
Quantos quilometros tem a sua SW4?
Eu tenho um mecânico de confiança que faz o serviço na minha casa, pois eu tenho várias ferramentas e gosto de ajudar. Só que ele faz os serviços somente nos finais de semana, porque ele ele trabalha em uma empresa durante a semana toda.
Abraços,
Rubens
Olá Rubens,
respondendo as perguntas:
1 - Não, ela não solta nenhum tipo de fumaça qdo da partida e o motor não vibra, o funcioanamento é normal, só o tec tec no início.
2 - Sim, ela pega de primeira, só espero a luz de indicação de aquecimento apagar, giro a chave e ela pega.
3 -Ela está com 160K
Vou medir pra medirem a pressão da bomba de oléo. Estou usando o oléo Castrol Enduron 10w40 , o mesmo que eu usava em um MIT e é recomendado pra uso severo.
Obrigado pela ajuda, depois posto aqui os resultados.
Orcino
Mediram a pressão da bomba, segundo o cara da concessionária, em marcha lenta deu 35 Kpa, ele disse que está normal pois o manual de sv diz que tem que ser acima de 30 e am alta rotação também deu acima do minimo recomendado não me lembro o valor. Eles trocaram o oléo e o filtro, hj de manhã mesma coisa, o mesmo tec tec por uns 2 minutos.
Orcino
Orcino,
Então vamos descartar provisóriamente o problema do pescador.
Mais sugestões:
- Medir as folgas das válvulas é fácil de fazer
Com o carro frio as medidas são:
Admissão: 0,20 - 0,30 mm
Escape: 0,25 - 0,35 mm
Obs.: Se a folga está acima do limite ela fica batento emitindo o barulho de tec tec também.
Como o cabeçote da Hilux é de aluminio ele dissipa calor mais rápido do que um de ferro fundido, dessa forma após ele aquecer a folga da válvula diminui e o barulho é amenizado.
- Outro fator que poderá fazer o mesmo barulho é a injeção de combustível acima do limite necessário para o funcionamento do motor. Com isso a câmera de combustão fica com muito mais combustível do que o necessário para funcionar o motor, levando um certo tempo para eliminar o excesso de combustível e com isso também aparece o barulho mencionado.
Para ter certeza se é este o problema tem que usar um opacimetro (equipamento que analisa a fumaça emitida) e solicite para ajustar de acordo com o indice informado pelo fabricante (caso esteje fora do especificado).
Você poderá encontrar este indice de opacidade no batente da porta do lado do passageiro dianteiro.
Obs.: Se você acelerar um pouco a mais do que a marcha lenta. você notará que o barulho diminuirá em um tempo inferior aos 2 minutos.
Porém seja prudente nesta aceleração com o motor frio!
Abraços,
Rubens
Ontem a noite retirei 300 ml de oléo do carter, hj de manhã antes de dar a patida coloquei o oléo novamente, a idéia é que qdo se coloca o oléo, coloca diretamente sobre o comando das valvulas, então em tese, se for falta de lubrificação o barulho deveria parar, e quão não foi a surpresa, qdo dei a partida o motor funcionou redondo, vou fazer o teste mais duas vezes, alternando entre colocar e não colocar o oléo, antes de mandar verificar o pescador.
Ontem a noite retirei 300 ml de oléo do carter, hj de manhã antes de dar a patida coloquei o oléo novamente, a idéia é que qdo se coloca o oléo, coloca diretamente sobre o comando das valvulas, então em tese, se for falta de lubrificação o barulho deveria parar, e quão não foi a surpresa, qdo dei a partida o motor funcionou redondo, vou fazer o teste mais duas vezes, alternando entre colocar e não colocar o oléo, antes de mandar verificar o pescador.
Orcino,
Verifique também as folgas das válvulas antes de retirar o pescador. Para verificar é muito simples. Para quem não tem muita pratica não leva mais que 1 hora e você mesmo faz em casa.
Dica: Se você for verificar as folgas das válvulas, quando você retirar a tampa de válvulas tem 3 ou 4 cavidades por onde o óleo escoa do cabeçote para o carter e que deverá ser tampadas com um jornal ou um pano limpo para evitar que qualquer objeto possa cair dentro do carter.
Abraços e boa sorte,
Rubens
Pessoal, quem acompanhou esse tópico pode ver a saga pra descobrir um barulho no motor qdo frio e hj descobri a causa, segue o relato.
Esse barulho só era observado de manhã, dava partida e logo começava um tec-tec, que dpois de uns 2 minutos parava, em uma concessionária Toyota o mecânico disse que era saia de pistão, achei estranho, pq só de manhã ? Pedi pra medirem a pressão da bomba de óleo, estava dentro do especificado, foi medido também a folga das valvuas, que também estavam normais, já tinha agendado com um mecânico a retirada do carter pra verificar o pescador, apesar da pressão estar boa, talvez ela estivesse demorando pra carregar, também pensei em verificar os tuchos.
Semana passada peguei um estetoscópio desses usados por mecânicos, e de manhã quando apareceu o tec-tec coloquei a vareta dele no cabeçote e ouvi o funcionamento normal do motor, não ouvia o barulho, que se fosse falta de lubrificação na parte de cima do motor, logicamente eu ouviria. Fiquei encucado com isso, liguei pro meu pai que é mecânico aposentado de motores diesel, falei do problema, ele me contou um caso de qdo trabalhava em uma empresa de ônibus, havia alguns motores mercedes que fazia um barulho que parecia ser dentro do motor, mais era nas correias do compressor de ar e me orientou a jogar água nas correias que se fosse elas o barulho iria parar enquanto estivessem molhadas.
Mal pude esperar o outro dia pra fazer o teste. Amanheceu lá estava eu com uma garrafa de água na mão...dei partida...o tec-tec apareceu, molhei a correia do ar condicionado, nada, então molhei as correias do alternador, e....como por mágica o barulho parou, não acreditei, achei que foi coincidência, quando ia desligar o motor, o barulho voltou mais alto, coloquei água novamente e ele parou, tudo redondo....pqp como pode correias fazer um barulho desses, peguei uma vela e esfreguei nelas, melhorou muito, da pra aguentar até eu levar no mecânico pra trocar.
Fica aqui esse longo relato que indica que a experiência ainda é a melhor escola.
Orcino
federzoni
07/12/2011, 18:33
comprei uma hilux srv automática 2009 faz um pouco mais de 1 mes e desde de que comprei ela tem um barulho muito perturbador...
todos os dias de manha quando eu a ligo ela não faz nenhum barulho mas quando eu subo a rampa da garagem do meu prédio ela faz um barulho parecido com uma "metralhadora" hahahaha..., ou como se alguma coisa estivesse batendo..
dai quando a temperatura chega na metade ou um pouco menos não faz mais nenhum barulho...
fiz a revisao dos 70 mil kilometros e falei do barulho...a concessoria trocou as pecas normais da revisao e devolveram ela falando que tudo estava normal....
o que pode ser?
obrigado
feitosac
07/12/2011, 19:22
Federzoni,
Quando voce sobe a rampa o carro inclina, procure por alguma lataria ou cobertura da hélice do radiador , pode estar encostando nesta hora ou algum calço quebrado na fixação do radiador.
Em ultimo caso, pega o mecanico da concessionaria, sobe a rampa pra ele escutar o barulho.
Abs.
comprei uma hilux srv automática 2009 faz um pouco mais de 1 mes e desde de que comprei ela tem um barulho muito perturbador...
todos os dias de manha quando eu a ligo ela não faz nenhum barulho mas quando eu subo a rampa da garagem do meu prédio ela faz um barulho parecido com uma "metralhadora" hahahaha..., ou como se alguma coisa estivesse batendo..
dai quando a temperatura chega na metade ou um pouco menos não faz mais nenhum barulho...
fiz a revisao dos 70 mil kilometros e falei do barulho...a concessoria trocou as pecas normais da revisao e devolveram ela falando que tudo estava normal....
o que pode ser?
obrigado
Meu amigo, meu pai tem uma hilux modelo novo, o mesmo barulho c o motor frio, o mecânico disse que é normal nas hilux eletrônicas, depois que atingem a temperatura ideal de trabalho o barulho para, agora pode ter alguma coisa solta, como o nosso amigo feitosac disse anteriormente, abraço.
sérgio juarez cafruni
06/01/2012, 12:55
Olá, Federzoni. Tenho uma 2010 c/ 43000 km e tambem apresenta esse extranho e incomodo ruído que nem a concessionária soube explicar. Acho que vou mostrar a um mecânico independente, por via das dúvidas.
Michelangelo
06/01/2012, 23:43
Tive uma Hilux SRV ÁT. 2009 e ela também tinha um ruído metálico quando o motor estava frio, logo após ligá- lá pela manhã, como se ela estivesse batendo válvula, mas isso é normal pois depois que o óleo lubrificante do motor é distribuído por todos os componentes ele acaba. Agora esse ruído ao subir uma rampa precisa ser verificado! Faça um teste com alguém observando para verificar de onde vem esse ruído.
Esse barulho até a minha que é idosa faz. Mas só quando o motor realmente está frio. Dura no máximo 5 segundos. Agora, subindo rampas, aí não.
Este barulho é tipico dos motores 16 valvulas da toyota. É quando abre o segundo estagio da aceleraçao.
sérgio juarez cafruni
26/01/2012, 17:10
Realmente, até 1500 rotações o ruído não é audível. De qualquer forma acho-o muito extranho e gostaria de saber a causa, até por que nem em todas ele ( o ruído) está presente e na minha é muito intenso. Abraços.
Florencio
26/01/2012, 21:55
eu até fico preocupado com este barulho que vc disse! tenho uma hilux 3.0 td turbo semi automatica e não faz barunho nenhum, e tenho a pretenção de comprar uma hilux 2007/2008, eu acho muito estranho uma hilux com barulho, não é normal uma hilux 2009 fazer barulho não, aliás é lider de vendas no brasil. vá na consessionaria e tire tudo a limpo, pode ser motor mesmo.
eu até fico preocupado com este barulho que vc disse! tenho uma hilux 3.0 td turbo semi automatica e não faz barunho nenhum, e tenho a pretenção de comprar uma hilux 2007/2008, eu acho muito estranho uma hilux com barulho, não é normal uma hilux 2009 fazer barulho não, aliás é lider de vendas no brasil. vá na consessionaria e tire tudo a limpo, pode ser motor mesmo.
Como assim?
JoaoBozz
02/02/2012, 08:11
Possuo uma SW diesel 2008 Auto. Também faz um ruido estranho quando o motor esta frio. Na minha casa a saida da garagem tem uma rampa de +- 40º e como tenho que acelerar um pouco mais o ruido fica mais audivel. Mas verifique se também faz em via normal acelerando e desacelerando com o motor frio. Na minha, faz o ruido identico que passa quando aquecido o motor. Inicialmente pensava se tratar da transmissão automatica, mas parece ser mesmo relacionado ao ruido provocado pelas valvulas com o motor frio. Veja que praticamente so é audivel quando esta em ordem de marcha/tração. De qualquer forma continuo com uma pulga atras da orelha>>>>
amigos,tenho uma srv 2006 e pelo que parece nao sou unico ,a minha de manha quando fria da uma matracada(parece um protetor de carte batento) depois para,o meu mecanico disse que e normal nos carros eletronicos,e ponto dela que atrasa,acho que foi isso mesmo que ele disse...
abc
sérgio juarez cafruni
14/02/2012, 11:15
Disseram-me na Toyota que são os tuchos hidráulicos ainda não carregados os responsáveis pela matraca. Extranho isso, não?
Florestal
20/02/2012, 23:35
Sergio
Já experimentou deixar ela funcionando em ponto morto até o motor esquentar e depois sair com ela?
Abs
Salve PessoALL !
Tenho uma 2007 SRV Automática e meu carro faz o mesmo barulho QUANDO FRIO.
Bem, deixei o carro na concessionária para a revisão dos 110.000 e o técnico me informou que este barulho sempre vai acontecer porque o carro sai sempre de 2a marcha e nunca de primeira. Para o barulho não aparecer ele me disse para esquentar o carro antes de subir a ladeira e por o cambio automático em L , ou seja, forcar a Hilux subir de 1a marcha. O barulho vai quase ser imperceptível. Ainda não testei. Vou testar.
Abraços.
fiz hoje o teste de sair em L ,e nada continua o barulho....
Linconl, esquentou o motor ?
Abraços,
sim deixei por volta de uns 5 min,e mesmo assim ela matracou e logo depois parau como de prati
Putz, peguei o carro hoje e vou fazer este teste, se 5 minutos não foi suficiente, vou testar com 10 minutos de aquecimento e depois vou postar aqui.
Conversei novamente com o pessoal tecnico da concessionaria e me informaram que este barulho não é defeito de fabricação e não há nada de quebrado ou errado com o carro, é caracteristica do motor. Quando sai de la me informaram novamente para esquentar o carro antes de subir uma ladeira ingrime e por o automatico em L.
Ele me falou outra coisa que eu nunca fiz... ele me disse que se eu usar o carro por mais de 100 km, quando for desligar eu tenho que esperar em torno de 5 minutos ou mais.. caramba isto está no manual ? eu não lembro de ter lido isto... Alguem sabe se isto procede ?
Abraços,
joaodopet
28/02/2012, 09:57
Putz, peguei o carro hoje e vou fazer este teste, se 5 minutos não foi suficiente, vou testar com 10 minutos de aquecimento e depois vou postar aqui.
Conversei novamente com o pessoal tecnico da concessionaria e me informaram que este barulho não é defeito de fabricação e não há nada de quebrado ou errado com o carro, é caracteristica do motor. Quando sai de la me informaram novamente para esquentar o carro antes de subir uma ladeira ingrime e por o automatico em L.
Ele me falou outra coisa que eu nunca fiz... ele me disse que se eu usar o carro por mais de 100 km, quando for desligar eu tenho que esperar em torno de 5 minutos ou mais.. caramba isto está no manual ? eu não lembro de ter lido isto... Alguem sabe se isto procede ?
Abraços,
Sim, pois a turbina desse carro é TGV(geometria variável) e trabalha o tempo todo, girando MUITO rápido, e se você usar o carro, por exemplo num trecho de estrada, chegar num posto, por exemplo e logo em seguida desligar, o óleo irá parar de circular(pois o motor não está ligado) e a turbina continuará girando, mas sem lubrificação, o que a médio ou longo prazo pode acarretar em defeito da mesma, e não é nada barato trocar uma bixinha de$$as.
Na nossa SW4 97, diz no manual que se andar acima de 100km/h por cerca de 30 minutos ou 1 hora(não lembro ao certo), deve-se esperar 2 minutos(se não me engano) com o carro na lenta antes de desligar.
Ah...mas não precisa ser 5 minutos, aí é muita coisa e acaba sendo meio chato. Creio que esperar uns 2 minutos já esteja de ótimo tamanho.
Valeu João, vou procurar esta informação no meu manual, se está no seu, deve estar em algum lugar do meu também.
Faz todo sentido esta explicação que você deu ai.
Abraços e obrigado.
joaodopet
28/02/2012, 13:04
Por nada Cleber!
Quando achar no manual(com certeza está escrito) nos informe como está escrito e o tempo recomendado!
Caso não ache, dou uma olhada no manual da SW4 do meu tio, que é 2006 e é o mesmo motor da sua Hilux.
Amigos :offtopic: existe o timer de corte, mais conhecido como turbo timer, que resolve o chateação de ficar esperando alguns minutos antes de desligar o motor, devo instalar em breve na minha viatura, abraço.
http://www.his-power.com.br/timers.html
Salve ! Herick. no manual do carro fala em deixar o carro ligado por 2 minutos e pode chegar ate a incriveis 5 minutos. 40 segundos eu acho que não vai resolver, tem como aumentar este tempo ?
Abraços,
Michelangelo
29/02/2012, 12:27
Na minha Prado tem um adesivo no painel que orienta esperar 1 minuto para desligar o motor! Acho que não custa nada aguardar esse tempo!
Salve! Michelangelo, o problema é que no manual dos nossos carros diz que se você rodar 100 km, você deve esperar 5 minutos para desliga-lo e abaixo disso, 2 minutos. Isto porque nossa turbina é uma TGV ( Turbina de Geometria Variável). A sua provavelmente não é. Ainda bem né, menos uma coisa para se preocupar.
Abraços,
Salve ! Herick. no manual do carro fala em deixar o carro ligado por 2 minutos e pode chegar ate a incriveis 5 minutos. 40 segundos eu acho que não vai resolver, tem como aumentar este tempo ?
Abraços,
Sinceramente nao sei, mais acredito q seje possivel aumentar o tempo, uma dica pros turbos d fabrica seria a instalacao de um manometro, pra saber o qto a turbina esta sendo exigida, no dia a dia esperar ate 5 minutos fica inviavel, abraco.
Po! fui ler o MANUEL e tenho que me desculpar. Não são 5 minutos e sim 2 minutos.
O item 3 do manual da Hilux 2007 SRV automatica que fala sobre dar partida no motor, informa que se voce andar a uma velocidade de ate 80 km/h voce deve esperar 1 minuto em marcha lenta para desligar o carro e se você rodar acima de 100 km/h voce deve esperar 2 minutos em marcha lenta para desligar o carro. É isto que diz o manual.
Sorry pessoal.
Salve! Pessoal, fiz o teste esta semana. Deixei o carro ligado um tempão, não sei precisar se foram 10 , 15 ou 20 minutos.
Minha rampa em itaipava é bem inclinada e foi la que percebi o barulho pela primeira vez.
Bem, liguei o carro, tomei meu cafe e coloquei as coisas dentro do carro para voltar para o Rio, subi a rampa e ... nada, barulho nenhum. Esqueci de por o cambio em L, subi com ele no D mesmo e nada.... então chego a conclusão que com motor frio sem estar
na temperatura ideal de trabalho, o barulho vai aparecer, com o motor na temperatura ideal, isto não acontece.
Já relachei...
Agora quando for para algum lugar que tenha ladeira para subir com o carro frio, esquento o motor e vou embora. se estiver com pressa, vou embora assim mesmo e não me estresso mais.
Abraços
EGIDIO WEEGE
05/03/2012, 21:11
boa noite! a minha sw4 98 tem um barulho parecido mas já descobri que é de vibração, o calço do radiador está quebrado. Ate com uma pancada com a mao no paralama se nota, mas logo vou resolver. Um Forte Abraço.
Egidio, eu desencanei...
Sei que isto acontece com outros carros da marca. A propria concessionaria informou que com o motor frio, isto acontece, é caracteristica do motor, então como meu carro ja esta com 110.000 km rodados e NUNCA me deu problema algum e fez este
barulho a vida toda... já desestressei.
Caro Amigo,
Minha SW4 (97/98 -3.0TD) esta com o mesmo problema. Ja fiz varios testes e acredito ter encontrado a razão desse chato barulho qdo o carro esta frio. Porem ainda tenho certeza da solucao e estou tentando descobrir. Veja só, no meu carro, qdo o motor inicia funcionamento ha um corte de energia nas velas de aquecimento. Então ha um acumulo de oleo sem queimar, o que causa o barulho, a tremedeira e uma fumaça excessiva até que o motor aqueça o que ocorre em cerca de um ou dois minutos. Se fizer uma ligação paralela nas velas de aquecimento, esse sintoma de mau funcionamento para instantaneamente. Fiz um teste com outro motor diesel (pajero) e ele mantinha as velas funcionando por cerca de 40 segundo apos a partida do motor. Ainda nao sei se a troca do rele vai resolver, vou tentar. Relato isso para tentar ajudar. abracos
olá estava vendo o comentario de seu problema, eu tbm tenho uma sw4 97.pelo que pude perceber o defeito da sua sw provavelmente seja o modulo temporisador.observe o painel se a luz tipo resistencia acende e se chega corrente nas velas se nao chegar corrente seu modulo pode estar com aplaca queimada faça a bubstituicao do mesmo e chegarar corrente para aquecer as velas.
Olá Anildo,
Seja bem vindo ao fórun, e tks pela dica.
Um abraço,
Edu
Elder Cavalcante
04/12/2013, 22:08
Tenho uma SW4 98 e estava com um problema semelhante. Na partida a frio fazia um tec, tec no motor, ela falhava e fumaçava branco mas depois de alguns minutos normalizava. Mandei fazer uma limpeza na bomba de combustível que estava com oxidação e acabou o barulho.
weliton w fracasso
04/07/2016, 19:01
existe algum oleo que reduz esse atrito (castanhado)
Edintruder
05/07/2016, 09:31
Weliton, de qual motor te referes? Sendo um ruído característico desses motores, o que podes fazer é optar pelo modelo à gasolina somente. Não tem o que fazer.
broadcast33
20/08/2016, 16:07
Boa tarde, a minha castanhava bastante e consegui reduzir em 80% adicionado 1 frasco de Molykote A2 em cada troca.
Aldo de Queiroz Jr
02/02/2021, 19:07
Putz, estive lendo seu tópico, tenho uma SW4 1998 que fiz o motor com 410.000KM, quando a comprei.
Fiz o motor inteiro, mandei encamisar, comprei pistões novos, bomba de óleo nova, bomba de água, turbina nova, bomba injetora mandei refazer e comprei os bicos novos, e por fim um cabeçote novo pois o original estava trincado. Porém este último comprei paralelo no PY e aproveitei minhas peças originas que segundo a retifica estavam perfeitas (mesmo com 400 mil KM).
Já faz 60 mil que fiz e 4 anos de uso, até hoje quando ligo ela pela manhã faz este barulho de tec/tec quando frio e sai fumaça branca, em menos de 2 minutos fica perfeito. Me falaram que era por causa do cabeçote paralelo que não retinha o óleo, mas já me falaram das correias também. Vou fazer o teste jogando água pela manhã pra observar. Daí eu posto aqui!
Abraço a todos.
Pessoal, quem acompanhou esse tópico pode ver a saga pra descobrir um barulho no motor qdo frio e hj descobri a causa, segue o relato.
Esse barulho só era observado de manhã, dava partida e logo começava um tec-tec, que dpois de uns 2 minutos parava, em uma concessionária Toyota o mecânico disse que era saia de pistão, achei estranho, pq só de manhã ? Pedi pra medirem a pressão da bomba de óleo, estava dentro do especificado, foi medido também a folga das valvuas, que também estavam normais, já tinha agendado com um mecânico a retirada do carter pra verificar o pescador, apesar da pressão estar boa, talvez ela estivesse demorando pra carregar, também pensei em verificar os tuchos.
Semana passada peguei um estetoscópio desses usados por mecânicos, e de manhã quando apareceu o tec-tec coloquei a vareta dele no cabeçote e ouvi o funcionamento normal do motor, não ouvia o barulho, que se fosse falta de lubrificação na parte de cima do motor, logicamente eu ouviria. Fiquei encucado com isso, liguei pro meu pai que é mecânico aposentado de motores diesel, falei do problema, ele me contou um caso de qdo trabalhava em uma empresa de ônibus, havia alguns motores mercedes que fazia um barulho que parecia ser dentro do motor, mais era nas correias do compressor de ar e me orientou a jogar água nas correias que se fosse elas o barulho iria parar enquanto estivessem molhadas.
Mal pude esperar o outro dia pra fazer o teste. Amanheceu lá estava eu com uma garrafa de água na mão...dei partida...o tec-tec apareceu, molhei a correia do ar condicionado, nada, então molhei as correias do alternador, e....como por mágica o barulho parou, não acreditei, achei que foi coincidência, quando ia desligar o motor, o barulho voltou mais alto, coloquei água novamente e ele parou, tudo redondo....pqp como pode correias fazer um barulho desses, peguei uma vela e esfreguei nelas, melhorou muito, da pra aguentar até eu levar no mecânico pra trocar.
Fica aqui esse longo relato que indica que a experiência ainda é a melhor escola.
Orcino
TiagoCP1
23/02/2022, 02:13
Olá galera, estou com uma hilux 3.0 na qual chegou na retifica com o motor batendo então fizemos o motor a três meses, porém o cliente reclama de um castanhado que a camionete faz quando o motor está frio, com o raster a única falha encontrada é do sensor que fica no pedal do freio (onde eu o regulo e com o tempo ele tende a voltar "obs: as luzes de freio não estão acendendo", inicialmente tirei a valvula reguladora de pressão para conferir (SM0042) e ela estava ok, posteriormente tirei os injetores (23670-0L050) onde os mesmos estavam com a vazão bem acima do normal mas com o retorno dentro do padrão, fiz a reparacao com substituição das valvulas e ponteiras (P1062), coloquei novamente e codifiquei, mas o problema persistiu, com o raster vi que havia uma diferença no balanceamento dos cilindros onde estavão variando de -1,7 a 2,3, tirei novamente os bicos para conferir a vedação das arrualas e testei eles novamente, estavam todos como os regulei, por via das dúvidas resolvi fazer outros 4 injetores (23670-0L050) e os troquei, porém o problema continuou, então resolvi tirar a Bomba de alta (2210-0L060) e a fiz por completo substituindo até mesmo a valvula reguladora de pressão (SM0042) por outra nova, e nada de resolver.. então com o passar do tempo fiz os seguintes testes, troquei sensor do tubo rail, conferi a valvula do tubo rail(estava vedando tanto em baixa como em alta pressão), conferi os sensores de rotação, sensor Maf, sensor Map, Sensor do líquido de arrefecimento (estava com resistência de 1,55khoz, e a temperatura estava marcando certinho "28graus de manhã antes da partida"), fiz limpeza e troquei toda a água do radiador, substitui as velas, conferi a alimentação das velas ( 11,5 volts com a ignição ligada onde ela encerra a alimentação após 14 segundos, e 13,5 volts após a partida onde ela encerra a alimentação após mais ou menos 30 segundos), conferir a turbina, geometria, conferi ponto do motor, regulagem de valvulas (estao entre 30 a 45), egr que controla o ar da admissão, descarbonizei a egr que controla o ar do escape, posteriormente isolei a erg para não haver a recirculaçao* de ar quente já queimado que vem do escape (EGR continuou acionando normal porém o cano foi tampado com uma junta de metal) melhorando assim a entrada de oxigênio para ter uma melhor combustão, conferir o cano de retorno que vai para o tanque, conferi retorno dos bicos no cabeçote, funcionei a camionete sem a tampa do tanque caso fosse suspiro trancado, conferi aterramento do motor, e nada de resolver...
Obs:
*com os vários testes andando com camionete a compensação de cilindro estabilizou, está entre -0,7 a 0,3..
*o castanhado ocorre até o sensor de temperatura da água marcar 55 graus daí diminui e com 80 graus some..
*Fazendo a leitura da injecao principal com o raster notei que a injecao fica adiantada em 3,0° conforme você acelera ela vai alterando o valor da injeção "ex.: 3,0; 2,5; 2,0; 1,5; 1,0; 0,5; 0,0; -0,5; -1,0.. até -11,5 ou menos.. "e quando você solta o pé do acelerador essa injeção volta a 0,0° e fica nesse valor por 1 segundo depois pula direto para 3°, e nesse momento que faz esse pulo de 0 para 3 que a camionete castanha.. veja no vídeo a baixo.
Injeção Principal Hilux 3.0 2008 - YouTube (https://youtu.be/xnp3T4xRK90)
Se alguém puder me ajudar..
Agradeço desde de já..
Alexandre Hass
28/08/2022, 13:23
Prezados colegas,
Sei que o assunto é um pouco "batido", mas cada caso é diferente e gostaria da opinião de vocês.
A cerca de 60 dias adquiri uma SW4 2012/2012 diesel, cambio de 5 marchas, que atualmente está com 186.500 km. A última troca de óleo foi feita a 3.500 km, usando o Lubrax 15W40 + troca de filtros diesel e filtro lubrificante. Até agora, na vareta não baixou uma gota de óleo. O motor não faz fumaça na partida a frio e nem quando forçado. Está fazendo médias entre 12 a 13 km/l na rodovia andando suave.
Porém nem tudo é perfeito... fico impressionado com o forte barulho que o motor faz nos primeiros 3 a 5 segundos após a partida frio, principalmente quando a temperatura ambiente está abaixo de 15ºC. Mesmo diminuindo muito, continua um pouco na faixa de 1200 rpm até o motor aquecer. É um som que lembra o motor das F-1000 / D-10 (alguns chamam de "castanhado") associado ao forte assobio da turbina mesmo na lenta. Sinto vibração e aspereza no motor, a camionete "fica quadrada".
Porém em dias quentes o tal barulho na partida a frio diminui e depois quando aquece, fica imperceptível. Parece que estou em um carro a gasolina, de tão suave.
Desconfio de problema com lubrificação devido ao óleo mais grosso usado. O manual diz que os seguintes lubrificantes podem ser utilizados em uma figura ilustrativa: 5W30 ou 10W30 ou 15W40 ou 20W50.
O manual diz também: "Caso utilize SAE 10W-30 ou um óleo com maior viscosidade em temperaturas extremamente baixas, o motor terá dificuldades na partida, portanto é recomendada a utilização de SAE 5W-30."
Minhas dúvidas são:
Arrisco mudar do 15w40 para o 5w30 em um motor com mais de 186 mil km? Tenho medo de começar a baixar óleo e fumaçar.
Se manter o 15w40 corro o risco de danificar o motor principalmente no inverno?
Por favor, compartilhem suas opiniões sobre qual lubrificante utilizam e se acontece este barulho irritante com o veículo de vocês....
Prezados colegas,
Sei que o assunto é um pouco "batido", mas cada caso é diferente e gostaria da opinião de vocês.
A cerca de 60 dias adquiri uma SW4 2012/2012 diesel, cambio de 5 marchas, que atualmente está com 186.500 km. A última troca de óleo foi feita a 3.500 km, usando o Lubrax 15W40 + troca de filtros diesel e filtro lubrificante. Até agora, na vareta não baixou uma gota de óleo. O motor não faz fumaça na partida a frio e nem quando forçado. Está fazendo médias entre 12 a 13 km/l na rodovia andando suave.
Porém nem tudo é perfeito... fico impressionado com o forte barulho que o motor faz nos primeiros 3 a 5 segundos após a partida frio, principalmente quando a temperatura ambiente está abaixo de 15ºC. Mesmo diminuindo muito, continua um pouco na faixa de 1200 rpm até o motor aquecer. É um som que lembra o motor das F-1000 / D-10 (alguns chamam de "castanhado") associado ao forte assobio da turbina mesmo na lenta. Sinto vibração e aspereza no motor, a camionete "fica quadrada".
Porém em dias quentes o tal barulho na partida a frio diminui e depois quando aquece, fica imperceptível. Parece que estou em um carro a gasolina, de tão suave.
Desconfio de problema com lubrificação devido ao óleo mais grosso usado. O manual diz que os seguintes lubrificantes podem ser utilizados em uma figura ilustrativa: 5W30 ou 10W30 ou 15W40 ou 20W50.
O manual diz também: "Caso utilize SAE 10W-30 ou um óleo com maior viscosidade em temperaturas extremamente baixas, o motor terá dificuldades na partida, portanto é recomendada a utilização de SAE 5W-30."
Minhas dúvidas são:
Arrisco mudar do 15w40 para o 5w30 em um motor com mais de 186 mil km? Tenho medo de começar a baixar óleo e fumaçar.
Se manter o 15w40 corro o risco de danificar o motor principalmente no inverno?
Por favor, compartilhem suas opiniões sobre qual lubrificante utilizam e se acontece este barulho irritante com o veículo de vocês....
Você já teve outras viaturas à diesel, para ter certeza nesse estranhamento da partida à frio?
Ou é seu primeiro veículo diesel?
Um pouco de barulho é normal.
Para a sua região, o óleo 15W40 está adequado.
Se quiser mudar para óleo com menor viscosidade, estando seu motor bom, não haverá perdas.:concordo:
ALVARO ANGELO
29/08/2022, 07:27
Você já teve outras viaturas à diesel, para ter certeza nesse estranhamento da partida à frio?
Ou é seu primeiro veículo diesel?
Um pouco de barulho é normal.
Para a sua região, o óleo 15W40 está adequado.
Se quiser mudar para óleo com menor viscosidade, estando seu motor bom, não haverá perdas.:concordo:
Não sei se procede a informação de que o diesel nosso tem participação no evento.
E que com o diesel da Argentina o problema diminui muito. Alguém com experiência ?
Alvaeo Angelo
Alexandre Hass
29/08/2022, 11:15
Você já teve outras viaturas à diesel, para ter certeza nesse estranhamento da partida à frio?
Ou é seu primeiro veículo diesel?
Um pouco de barulho é normal.
Para a sua região, o óleo 15W40 está adequado.
Se quiser mudar para óleo com menor viscosidade, estando seu motor bom, não haverá perdas.:concordo:
Obrigado Glaicon
Sim, é meu primeiro carro a diesel, estou me habituando ainda...
Pois é acho que vou manter o 15W40, ainda mais que estamos saindo do inverno. Temperaturas abaixo de 15ºC são mais incomuns a partir de meados de setembro no Paraná.
Obrigado Glaicon
Sim, é meu primeiro carro a diesel, estou me habituando ainda...
Pois é acho que vou manter o 15W40, ainda mais que estamos saindo do inverno. Temperaturas abaixo de 15ºC são mais incomuns a partir de meados de setembro no Paraná.
Faça isso.
Depois, estando mais acostumado com o uso diário e barulho do motor, coloque suas impressões sobre a mesma, dizendo se estava dentro da normalidade ou não.:concordo:
Alexandre Hass
03/11/2022, 19:11
Pessoal, apenas compartilhando minha experiência e a saga do castanhado na Sw4 2012/2012. Depois de passados mais 60 dias de experiência com o carro, concluí que realmente o óleo 15w40 não influência muito no barulho, exceto na partida a frio, que agora não tem problema por causa do clima mais quente. Inclusive fiz uma revisão preventiva, onde troquei todos os filtros e o óleo do motor e o mecânico sugeriu não mudar a viscosidade do lubrificante. Relatei o castanhado do motor e ele passou o scaner: disse que o bico do cilindro 2 estava injetando um pouco menos de diesel, e o bico do cilindro 4 um pouco mais para compensar. Depois de analisar isso, ele deu um reset na injeção. Resultado o carro castanhou “como se não houvesse amanhã” naquele final de tarde. No dia seguinte e nos próximos 20, rodou em “um silêncio ensurdecedor”, parecia até um veículo a gasolina 0 km.
Achei que tinha solucionado o problema. Hoje para meu desespero, começou aquela matraqueação miserável novamente. Sem alternativa, arranquei o polo negativo da bateria e deixei desconectado por uns 5 minutos. Reconectei e sai dar uma volta. Acabou o castanhado…. Moral da história, tem algum bug eletrônico.
Na minha pouca experiência, creio que pode ser bico ou central de injeção. Não vou mexer por enquanto, não me custa remover o cabo da bateria de vez em quando, quando o barulho surgir.
Compartilho minha situação, pois pode ajudar alguém que passe pelo mesmo problema…
Tendo novidades compartilho aqui.
ALVARO ANGELO
04/11/2022, 07:00
Pessoal, apenas compartilhando minha experiência e a saga do castanhado na Sw4 2012/2012. Depois de passados mais 60 dias de experiência com o carro, concluí que realmente o óleo 15w40 não influência muito no barulho, exceto na partida a frio, que agora não tem problema por causa do clima mais quente. Inclusive fiz uma revisão preventiva, onde troquei todos os filtros e o óleo do motor e o mecânico sugeriu não mudar a viscosidade do lubrificante. Relatei o castanhado do motor e ele passou o scaner: disse que o bico do cilindro 2 estava injetando um pouco menos de diesel, e o bico do cilindro 4 um pouco mais para compensar. Depois de analisar isso, ele deu um reset na injeção. Resultado o carro castanhou “como se não houvesse amanhã” naquele final de tarde. No dia seguinte e nos próximos 20, rodou em “um silêncio ensurdecedor”, parecia até um veículo a gasolina 0 km.
Achei que tinha solucionado o problema. Hoje para meu desespero, começou aquela matraqueação miserável novamente. Sem alternativa, arranquei o polo negativo da bateria e deixei desconectado por uns 5 minutos. Reconectei e sai dar uma volta. Acabou o castanhado…. Moral da história, tem algum bug eletrônico.
Na minha pouca experiência, creio que pode ser bico ou central de injeção. Não vou mexer por enquanto, não me custa remover o cabo da bateria de vez em quando, quando o barulho surgir.
Compartilho minha situação, pois pode ajudar alguém que passe pelo mesmo problema…
Tendo novidades compartilho aqui.
OK !!!
Alvaro Angelo
Pessoal, apenas compartilhando minha experiência e a saga do castanhado na Sw4 2012/2012. Depois de passados mais 60 dias de experiência com o carro, concluí que realmente o óleo 15w40 não influência muito no barulho, exceto na partida a frio, que agora não tem problema por causa do clima mais quente. Inclusive fiz uma revisão preventiva, onde troquei todos os filtros e o óleo do motor e o mecânico sugeriu não mudar a viscosidade do lubrificante. Relatei o castanhado do motor e ele passou o scaner: disse que o bico do cilindro 2 estava injetando um pouco menos de diesel, e o bico do cilindro 4 um pouco mais para compensar. Depois de analisar isso, ele deu um reset na injeção. Resultado o carro castanhou “como se não houvesse amanhã” naquele final de tarde. No dia seguinte e nos próximos 20, rodou em “um silêncio ensurdecedor”, parecia até um veículo a gasolina 0 km.
Achei que tinha solucionado o problema. Hoje para meu desespero, começou aquela matraqueação miserável novamente. Sem alternativa, arranquei o polo negativo da bateria e deixei desconectado por uns 5 minutos. Reconectei e sai dar uma volta. Acabou o castanhado…. Moral da história, tem algum bug eletrônico.
Na minha pouca experiência, creio que pode ser bico ou central de injeção. Não vou mexer por enquanto, não me custa remover o cabo da bateria de vez em quando, quando o barulho surgir.
Compartilho minha situação, pois pode ajudar alguém que passe pelo mesmo problema…
Tendo novidades compartilho aqui.
Bico injetor jogar mais combustível que o necessário dá sobreaquecimento e fura o pistão.
Motores chipados acontecem isto.
E desconheço esta "compensação" de combustível de um bico para o outro.
Aliás, não tem nem lógica, pois como os pistões funcionam sob o comando do virabrequim, eles trabalharão sempre no mesmo ritmo no subir e descer.
Por isso, se está havendo alterações ao desconectar a bateria e religá-la, investigue, pois não é normal essa alteração de barulho.
E boa sorte!:concordo:
Alexandre Hass
19/02/2023, 16:22
Prezados colegas,
Já faz alguns meses que relatei o barulho no motor da Sw4 neste tópico. Pois bem, de início desconfiei de óleo lubrificante. Depois achava que se removesse o conector da bateria parava. Acho que não tem muita relação. :-? O que acontece é que durante o verão, o motor quase não fez barulho. Se aparecida era fraco, quando pegava um trecho com descida longa. Agora tivemos uns dias mais frios, com temperatura abaixo de 20C. Pronto a novela do barulho começou.... Bato na partida, o motor fica silencioso por alguns instantes. Depois de passado entre 5 e 10 segundos começa a castanhar como se abrisse alguma válvula maluca e daí vai diminuindo aos poucos. Se eu transitar pisando forte no acelerador com o motor quente não castanha. Se pegar um trecho com descida que o motor esfria, volta o barulho que ocorre entre 900 a 1600 RPM. Resumo: Castanha alguns segundos após a partida a frio e quando esfria o motor com o carro em movimento e andando devagar. Alguém tem ideia do que pode ser? Parece um problema de queima do diesel irregular quando frio. Mas não faz fumaça. Não tem perda de desempenho. Ruim é que você chega numa oficina, já querem trocar bicos. Que bicos são esses que só gostam de verão?
Prezados colegas,
Que bicos são esses que só gostam de verão?
:semideia:semideia:semideia:semideia
Alexandre Hass
04/08/2023, 12:26
Olá pessoal, tenho algumas novidades sobre o castanhado na SW4 que relatei. Passados 6 meses descobri 2 situações que cessam o castanhado. Realmente se eu desconectar o polo negativo da bateria o barulho para. E outra situação é quando abasteço o carro. Se eu colocar R$ 50,00 de diesel por exemplo o castanhado para imediatamente. Depois de alguns dias ou acima de 50 km começa a castanhar novamente para as 2 situações (corte de corrente e abastecimento). Mandei na oficina para analisarem os bicos e foram aprovados nos testes. Minha suspeita começa a se confirmar, a de que tenho um problema elétrico no carro. Mas no que? Já gastei cerca de 3 mil reais nos últimos 15 dias, trocando bateria, filtros, óleo, testando bicos e nada. O mecânico ouviu o barulho, detectou que está anormal, mas não sabe o que fazer. Comentou algo sobre aterramento... Porque se eu abastecer ou desligar a corrente o problema para, alguma ideia, sugestão, dica? Depois de um ano de luta estou quase passando adiante e desistindo do carro. :parede:
Olá pessoal, tenho algumas novidades sobre o castanhado na SW4 que relatei. Passados 6 meses descobri 2 situações que cessam o castanhado. Realmente se eu desconectar o polo negativo da bateria o barulho para. E outra situação é quando abasteço o carro. Se eu colocar R$ 50,00 de diesel por exemplo o castanhado para imediatamente. Depois de alguns dias ou acima de 50 km começa a castanhar novamente para as 2 situações (corte de corrente e abastecimento). Mandei na oficina para analisarem os bicos e foram aprovados nos testes. Minha suspeita começa a se confirmar, a de que tenho um problema elétrico no carro. Mas no que? Já gastei cerca de 3 mil reais nos últimos 15 dias, trocando bateria, filtros, óleo, testando bicos e nada. O mecânico ouviu o barulho, detectou que está anormal, mas não sabe o que fazer. Comentou algo sobre aterramento... Porque se eu abastecer ou desligar a corrente o problema para, alguma ideia, sugestão, dica? Depois de um ano de luta estou quase passando adiante e desistindo do carro. :parede:
Não tenho opinião para dar.
Seria só achismo mesmo.
Espero que descubra e resolva.:concordo:
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