Conectar

Ver Versão Completa : Off Road

lucio biscaia
27/11/2007, 09:35
Alguem pode me explicar como e quando se usa aquele botão ao lado, da marcha "OFF ROAD"?:pensativo:

Ricardo Bambhoo
27/11/2007, 12:31
Alguem pode me explicar como e quando se usa aquele botão ao lado, da marcha "OFF ROAD"?:pensativo:
De qual veículo está se referindo ? Possivelmente é pra ligar a tração 4x4. Tração 4x4 serve pra ser utilizada em situações "fora-de-estrada": lama, barro, terra, areia...
Tração 4x4 é quando as 4 rodas do veículo recebem força da caixa de transferência do veículo...
[]'s

Leo - Beethoven
27/11/2007, 18:25
Não entendi nada...Que carro é o seu amigo ?

Morcego
27/11/2007, 18:31

Amigo, dê mais detalhes para a gente tentar te ajudar !!:concordo:

Leo - Beethoven
27/11/2007, 18:39
Achava que era só eu que tava curioso pra saber que VTR é essa que tem esse "tar" de botão "Off Road".....

n0gs
27/11/2007, 18:40

se fosse no fórum dos suzukis esse cara tava lascado... hehehehe...

Morcego
27/11/2007, 18:55
se fosse no fórum dos suzukis esse cara tava lascado... hehehehe...

Não entendi :pensativo::pensativo::pensativo:

Ricardo Bambhoo
27/11/2007, 22:26
Lucio, você sendo proprietário de uma TRzinha 04, que já teve um IO 99 e que foi um dos melhores carros que ja teve, que depois foi para uma L200 01 e uma land 99, um carro que te deixou muitas saudades e ainda é um assíduo leitor de revistas off-road fazendo uma pergunta destas :twisted:? O que acontece ?
[]'s

n0gs
28/11/2007, 10:32
Não entendi :pensativo::pensativo::pensativo:

o pessoal lá não perdoa uma pergunta dessas...

lucio biscaia
28/11/2007, 22:50
Lucio, você sendo proprietário de uma TRzinha 04, que já teve um IO 99 e que foi um dos melhores carros que ja teve, que depois foi para uma L200 01 e uma land 99, um carro que te deixou muitas saudades e ainda é um assíduo leitor de revistas off-road fazendo uma pergunta destas :twisted:? O que acontece ?
[]'s

Me perdoem...foi um erro....pensei uma coisa escrevi outra....não é "off road"....é "O D ROAD" (aparece uma luz amarela no painel com estas letras) quando se aperta o botão no meio do cambio, da TR4......este comando é que não sei pra que serve......off road acho que sei.....

Jéster
28/11/2007, 23:00
Me perdoem...foi um erro....pensei uma coisa escrevi outra....não é "off road"....é "O D ROAD" (aparece uma luz amarela no painel com estas letras) quando se aperta o botão no meio do cambio, da TR4......este comando é que não sei pra que serve......off road acho que sei.....

Não seria a opção overdrive on/off?

Um abraço

lucio biscaia
28/11/2007, 23:08
Caro Jéster....iiiiiii.....como usa?

Ricardo Bambhoo
29/11/2007, 09:32
Haaaaaaaa bão ! neste caso não faço a menor idéia do que é.
Lucio, entrei no seu blog (uuuuiiiiiii).... já rodou longe, heim... não tem mais fotos ?
[]'s

carlosjordan
29/11/2007, 10:13
Se sua TR4 for automática te digo que é Over Drive com certeza.

Passa aí o endereço do blog pra eu ver as fotinhas também.

Abraços

nzardo
29/11/2007, 10:15
Bão......... pelo menos não é O B Road....:twisted:

.....pela sigla.....acho q o Jester matou...pode ser o Over Drive.....:pensativo:

Lucio, se for isso é o botão q desativa ou ativa o Over Drive....imagina ele como uma 5ª marcha, e qdo vc esta subindo, a velocidade q vc mantem mais a inclinação, faz com q o cambio fique trocando as marchas toda hora, de 4ª pra 5º e de 5ª pra 4ª, dai vc desativa o Over Drive e segue tranquilo em 4ª marcha.....e sem fud... o cambio....:concordo:

Leo - Beethoven
29/11/2007, 11:29
O OD também é bom para ultrapassagens e reduzidas a 4a. pra 3a. e vice-versa.
Sem contar que na trilha, dificilmente vc vai querer que entre o OD.

Abs.

n0gs
29/11/2007, 12:20
O OD também é bom para ultrapassagens e reduzidas a 4a. pra 3a. e vice-versa.
Sem contar que na trilha, dificilmente vc vai querer que entre o OD.

Abs.

Overdrive para reduzir marcha? pelo que sei o overdrive é um conjunto "extra" de discos no câmbio, que é ativado quando o carro está em alta velocidade para se ter mais autonomia e uma boa velocidade de cruzeiro.
Para reduzir eu conheço o Kick Down, que funciona quando vc aperta o acelerador até "mais" que o fim, daih o cambio AT reduz uma marcha... pelo menos nos zukis é assim...

ABS....

Leo - Beethoven
29/11/2007, 16:03
Overdrive para reduzir marcha? pelo que sei o overdrive é um conjunto "extra" de discos no câmbio, que é ativado quando o carro está em alta velocidade para se ter mais autonomia e uma boa velocidade de cruzeiro.
Para reduzir eu conheço o Kick Down, que funciona quando vc aperta o acelerador até "mais" que o fim, daih o cambio AT reduz uma marcha... pelo menos nos zukis é assim...

Na verdade o OD não é para reduzir a marcha mesmo, pelo contrário. Em um CA de 4 marchas a 3a. quase sempre é 1:1 (assim como a 4a. no mecânicos de 5 marchas) e a 4a. (que é OD) pode ter 0.85:1 por exemplo.
Mas em uma estrada aproximando onde vc está rodando em OD (4 marcha) vc pode simplesmente desacionar o OD por este botão que a 3a. entra em seguida reduzindo o carro e mesmo em situação favorável a troca de marcha ascendente o OD não irá entrar por estar desativado.
Existem CAs que não tem o botão OD pq o seletor de marchar tem o P-N-D-3-2-1 que na posição 3 faria a mesma função.
O mesmo em uma ultrapassagem onde vc usaria o Kick Down (no popular tuchar o pé) e entraria uma 3a. (ou até segunda), mas dependendo da situação mesmo sem terminar a ultrapassagem o CA poderia mudar para a 4a. comprometendo a segurança (deixando o carro xoxo), com o OD desligado ou na posição 3, dependendo do modelo do CA, a 4a. não irá entrar.
O kick down é simples para reduzir quando a intenção é reduzir em uma situação de retomada de velocidade, em uma subida por ex. Mas em declive, a forma mais segura é fazê-lo por seletor.
Claro agora ?

Abs

lucio biscaia
30/11/2007, 09:03
Amigos Ricardo e Carlos, preciso escanear umas fotos e colocar lá....,

Leo valeu pela dica, preciso treinar um pouco e tentar colocar na prática seu ensinamentos...obrigado....

Leo - Beethoven
30/11/2007, 13:37
Leo valeu pela dica, preciso treinar um pouco e tentar colocar na prática seu ensinamentos...obrigado....

Aqui no Brasil o CA não é devidamente explorado. Aí existem muitas falácias, dicas furadas, etc e que no final desmotivam que tem ou quem teria.
Mas sabendo usar um CA se pode tirar mais proveito dele do que de um mecânico.
Acostumando com eles e sacando essas dicas na prática e na trilha, duvido que alguém queira um mecânico novamente, eu não quero.

Abs.

Jéster
30/11/2007, 16:00
Aqui no Brasil o CA não é devidamente explorado. Aí existem muitas falácias, dicas furadas, etc e que no final desmotivam que tem ou quem teria.
Acostumando com eles e sacando essas dicas na prática e na trilha, duvido que alguém queira um mecânico novamente, eu não quero.

Abs.

Somos dois Léo.:concordo:

Meu primeiro carro foi um vitara automático e agora estou com a cherokee. Entre esses dois tive apenas carros manuais.
Se nada der errado, não quero voltar para carro manual tão cedo.:discordo:

Um abraço

n0gs
30/11/2007, 16:57

Abs.

Tive um vitara automático e não tenho dúvidas que um carro com câmbio automático é muuuuuito melhor em todos os aspectos pra situações off road, o controle do carro é muito mais preciso... pena não ter encontrado uma pajero AT em boas condiçoes aqui em BH... fiquei com a manual mesmo... sinto saudades do cambio automático... rsrsrsrs...
a única desvantagem na minha opinião é o custo de manutenção... que convenhamos é bem maior que o do cambio mecânico... tive que refazer o cambio do vitarinha que é bem silmples e foi uma boa grana... além da dificuldade de encontrar mão de obra especializada e peças...

Leo - Beethoven
30/11/2007, 20:36
Tive um vitara automático e não tenho dúvidas que um carro com câmbio automático é muuuuuito melhor em todos os aspectos pra situações off road, o controle do carro é muito mais preciso... pena não ter encontrado uma pajero AT em boas condiçoes aqui em BH... fiquei com a manual mesmo... sinto saudades do cambio automático... rsrsrsrs...
a única desvantagem na minha opinião é o custo de manutenção... que convenhamos é bem maior que o do cambio mecânico... tive que refazer o cambio do vitarinha que é bem silmples e foi uma boa grana... além da dificuldade de encontrar mão de obra especializada e peças...

Concordo contigo sim, mas tem um detalhe, sabendo usar e conservar um CA ele dura MUITO mesmo. Óleo correto na período certo, troca do filtro, etc, ajudam muito. Se tiver que abrir é caro e falta mesmo mão de obra, mas isso é por que não é popular no Brasil. Nos EUA tanto peças quanto manutenção são baratas. Por ex. vc encontra um master kit que vem tudo no CA + o conversor de torque por um pouco mais que 300 dolares....
Aqui, isso vai fácil pros 2 mil reais....aí é dose.
Mas o segredo é cuidar. :concordo:

Abs.

n0gs
30/11/2007, 22:15
Concordo contigo sim, mas tem um detalhe, sabendo usar e conservar um CA ele dura MUITO mesmo. Óleo correto na período certo, troca do filtro, etc, ajudam muito. Se tiver que abrir é caro e falta mesmo mão de obra, mas isso é por que não é popular no Brasil. Nos EUA tanto peças quanto manutenção são baratas. Por ex. vc encontra um master kit que vem tudo no CA + o conversor de torque por um pouco mais que 300 dolares....
Aqui, isso vai fácil pros 2 mil reais....aí é dose.
Mas o segredo é cuidar. :concordo:

Abs.

exatamente... o problema que eu peguei um cambio fudido... sem dar sinal que estava fudido... má sorte...
as peças nos EUA são baratas mesmo, comprei meu master kit com cinta e filtro por 90 dolares... pro th180c... foi uma novela pra conseguir...

gutoxj98
03/12/2007, 16:33
O.DRIVE = MANTER A VELOCIDADE COM O MINIMO ESFORÇO DO MOTOR

ou 100 % acoplado

abs

Leo - Beethoven
03/12/2007, 18:09
O.DRIVE = MANTER A VELOCIDADE COM O MINIMO ESFORÇO DO MOTOR

ou 100 % acoplado

Guto, na verdade o Over Drive é chamada de marcha de economia. 100% acoplado seria a 3a. Marcha nos CAs e 4a. Marcha nos mecânicos cuja relação é 1:1, saída do câmbio = rotação do motor.
Já o OD permite uma rotação maior na saída do câmbio, mas com rotação menor do motor, por isso a economia. Mas com torque menor, claro.

Abs.