Ver Versão Completa : atravessando rio com correnteza com pickups
tulio pessoa
26/11/2007, 16:44
oi caros colegas do forum,
com ja falei aqui,tenho uma hilux 3.0 do modelo antigo,e semana passada fui á fazenda de um amigo meu,onde para entrar tem uma travessia de rio,mas no dia em que cheguei a correnteza estava bem forte.eu como de costume engatei a primeira e fui,mas acontece que,mesmo a água não passando do meio da roda,a correnteza conseguiu levar o carro,que caiu num buraco e foi arrastado uns 15 metros rio abaixo,por sorte o carro enganchou em algo e pude levar até a margem de onde tive que chamar um trator para cavar e tirar o carro de lá.
depois desse episodio fiquei com medo de atravessar rios,e vim perguntar pra os usuários mais experientes como devo proceder para crusar rios com correnteza em pickups,e qual a altura maxima que a água deve atingir?
desde ja agradeço a todos
Walter L. L. Casitta
26/11/2007, 16:53
com ja falei aqui,tenho uma hilux 3.0 do modelo antigo,e semana passada fui á fazenda de um amigo meu,onde para entrar tem uma travessia de rio,mas no dia em que cheguei a correnteza estava bem forte.eu como de costume engatei a primeira e fui,mas acontece que,mesmo a água não passando do meio da roda,a correnteza conseguiu levar o carro,que caiu num buraco e foi arrastado uns 15 metros rio abaixo,por sorte o carro enganchou em algo e pude levar até a margem de onde tive que chamar um trator para cavar e tirar o carro de lá.
depois desse episodio fiquei com medo de atravessar rios,e vim perguntar pra os usuários mais experientes como devo proceder para crusar rios com correnteza em pickups,e qual a altura maxima que a água deve atingir?
Normalmente isso acontece porque a picape chega flutuar e perde a aderência. Quando isso acontece a solução seria abrir as portas e deixar a agua entrar ou levar lastro.
Dieselboy
26/11/2007, 17:11
qual a altura maxima que a água deve atingir?
Segundo a revista Troller&Cia :mrgreen: a altura máxima para travessias em água da Hilux 3.0 2001 é de 600 mm :pensativo: no entanto, seria melhor confirmar esta informação com alguém que tenha o manual da pick-up em mãos.
Eduardo Eustaquio
26/11/2007, 17:11
Normalmente isso acontece porque a picape chega flutuar e perde a aderência. Quando isso acontece a solução seria abrir as portas e deixar a agua entrar ou levar lastro.
Confirmo essa dica do colega Walter. Passei por um caso parecido e o que nos ajudou foi abrir as portas do veículo. Isso foi na minha primeira L200.
tulio pessoa
26/11/2007, 20:19
abrir a porta e deixar a agua entrar e molhar tudo?
ai que ia esculhambar a pickup toda mesmo
Dependendo do local tbm pode haver aquele tipo de líquen nas pedras por baixo da agua, ou barro mesmo, aí a picape não tem aderencia e desce o rio mesmo...
Walter L. L. Casitta
26/11/2007, 21:44
abrir a porta e deixar a agua entrar e molhar tudo?
ai que ia esculhambar a pickup toda mesmo
Ha! Então não deve ter acontecido na da de mais. Do contrário você iria preferir molhar todo que deixar o rio levar você e a picape inteira...
Jean Carlo
26/11/2007, 22:45
Vocês estão falando em correnteza, vejam esta travessia com uma S10 sem snorkel lá pelos fundão da Bolívia...
Jean
LUIS ANTONIO -BA
26/11/2007, 23:59
desde ja agradeço a todos
Caro conterraneo, com certeza o correto é abrir a porta e deixar a agua passar por dentro mesmo que molhe tudo. A proposito onde seria esta fazenda?
Edintruder
27/11/2007, 01:09
Quando tem correnteza, o melhor é atravessar em diagonal contra a correnteza.
Quando tem correnteza, o melhor é atravessar em diagonal contra a correnteza.
E não ultrapassar a onda formada pelo próprio veículo...
leobnaval
28/11/2007, 00:58
pelo que eu sei, sempre que atravessar rio com corenteza além de saber se a profundida max. esta de acordo com o seu veículo seja ele preparado para isto ou não,
é sempre na diagonal porém no sentido da correnteza ja que com isso não forçará tanto o motor, facilita o deslocamento, ja que é bem mais fácil patinar ou atolar quando estiver indo contra a correnteza além de água de pendendo da altura subir no capô e possivelmente na entrada de ar.
Cara o problema de se fazer a travessia no sentido da correnteza é a flutuação. seu carro será carregado pela agua o uqe, quando fazendo, contra a correnteza o efeito é o inverso. Ou seja, contra a correnteza flutua depois.... mas flutua...
Tulio, acho que uma vez ou outra vá lá, agora toma cuidado com o calço hidraulico, se vc for atravessar sempre por trabalho/lazer seria melhor instalar um snorkel.
Abs
tulio pessoa
28/11/2007, 21:22
luis antônio,
a fazenda fica na região de lage-ba,mas não é a minha
ArthurC,
a agua estava baixa,e mesmo assim a correteza levou a camioneta,não costumo andar debaixo d´agua,e quando o faço,é no raso.
tenho um tipo de trauma depois que proximo a BH cruzei um rio fundo e entrou água em todos os lugares que se possa imaginar,até a dentro da bateria tinha água
murilloaquino
28/11/2007, 23:02
a agua normalmente é até a metade da roda.Isso é uma regra geral.So que nos carros a diesel, pode subir mais um poiquinho....
Normalmente 3/4 do pneu é o limite...
Walter L. L. Casitta
29/11/2007, 00:19
a agua normalmente é até a metade da roda.Isso é uma regra geral.So que nos carros a diesel, pode subir mais um poiquinho....
Normalmente 3/4 do pneu é o limite...
Eu considero como limite a altura do pneu. Sem correnteza da pra ir numa boa...
Pequeno jr
29/11/2007, 00:40
Nos cantos que passei, o limite q estava a água eu não faço muita idéia não, mas que na hora que vc imbica na entrada da atravessia do corrego a água passa por cima do capô pode ter certeza.
Até hj tração sem problema
davilsantos
29/11/2007, 13:58
meu limite com o snorkel foi o farol, foi um lugar onde possuia uma ponte daquelas com canos de cimento tapados de terra, e deu muita chuva e desabou. foi bonito, emtramos em 1ª reduzida pe embaixo, levantou uma agua por causa da onda que foi ate a entrada do snorkel no teto ai depois o carro começou a flutuar e divagarinho ele foi saindo. tinham dois troller que n tinham snorkel que passaram sendo puxados por um land 90 com sacola e pano na entrada de ar pra n dar calço. foi bonito de vaer. tenho filmado em VHS.
pro edin
foi naquela estrada que tu vai por dentro das fazendas depois do taim ate a estrada de hermenegildo.
Edintruder
29/11/2007, 14:34
Aqui n região, ficava assim na estrada do inferno também! Mas como estão destruindo a estrada, está cada vez ais raro encontrar locais assim na época das chuvas.
Eu considero como limite a altura do pneu. Sem correnteza da pra ir numa boa...
Altura do pneu, mas considerando a tomada de ar. Já atravessei, com snorkel no Engesa, com agua no meio do parabrisas. Portas`abertas, é claro e sem correnteza. []`s
Walter L. L. Casitta
29/11/2007, 22:44
Altura do pneu, mas considerando a tomada de ar. Já atravessei, com snorkel no Engesa, com agua no meio do parabrisas. Portas`abertas, é claro e sem correnteza. []`s
Sim, altura do pneu para veículos sem nenhuma preparação...
Edintruder
29/11/2007, 23:28
E mesmo assim a altura do pneu fica acima de várias medidas passadas pelos fabricantes.
http://br.youtube.com/watch?v=tJXbVig4WzA
Os motores diesel antigos eram melhores p/ entrar na água, c/ snorkel e um escapamento mais alto dava p/ ir bem fundo. Hj os motores eletronicos são mais sensíveis. Pode não dar calço mas pode dar curto....rsrsrsss!!!
FleckRanger
30/11/2007, 16:57
Alguns meses atrás quando voltava de viagem com meus piás caiu uma chuva muito forte, que alagou vários pontos da cidade. E justamente um deles eu tinha de cruzar pra chegar em casa.
Éra uma baixada, onde a quadra de uns 200 mts começa alta e termina alta, formando uma forte depressão no meio. Não havia referencia pra profundidade, pois de um lado tem um extenso muro branco e alto e de outro um terreno baldio.
Tracionei a Ranger e, bem devagar, começei a travessia (pra alegria dos guris). Nossa, lá no meio a água já quase tinha tapado os pneus. Fiquei até apreensivo, mas passei.
O fato inusitado é que veio um Golf a mil atrás de mim e entrou a toda a velocidade na água. Acho que o cara não percebeu que a caminhonete era levantada e perdeu a noção da profundidade. A água fez uma onda que passou por cima do teto e dava pra ver os faróis iluminando a água por baixo dela. Deu até pena.
Me ofereci pra puxar o carro com a cinta, mas o cara disse que nunca na vida ele ia mergulhar naquela água fétida pra prender ela, acho que com razão até. Aí meia dúzia de malucos empurraram o carro pro seco.
Ab's!
shimomoto
01/12/2007, 00:57
(...)
O fato inusitado é que veio um Golf a mil atrás de mim e entrou a toda a velocidade na água. Acho que o cara não percebeu que a caminhonete era levantada e perdeu a noção da profundidade. A água fez uma onda que passou por cima do teto e dava pra ver os faróis iluminando a água por baixo dela. Deu até pena.
(...)
Ab's!
Fleck;
Já vi isso acontecer. E inclusive eu era passageiro! Meu pai tinha um Vectra 94 e passando pela estrada que vai para a Fazenda havia uma poça d´agua rasa, onde todo mundo passava (inclusive eu mesmo já tinha passado em condições muito piores, com um Gol). O danado do Vectra entrou na água, deu um calço hidráulico no motor e abriu um buraco de uns 5cm de diametro (biela torta) no bloco.
Carro tem que tomar cuidado com a entrada de ar do filtro.
Abraços
Sim, altura do pneu para veículos sem nenhuma preparação...
Walter vc que é um cara entendido me mata uma curiosidade... eu vejo esses vídeos na net e fico encucado, ja vi uns que os caras passando com as portas abertas a água ia na altura de onde começa o volante, era água de mais.... no meu troller por exemplo tem umas coisinhas (sou péssimo em mecanica) eletronicas ali perto do gancho que desprende o capô sabe? se molhar aquilo ali o carro não da um tilti não?
Abraço.
Walter L. L. Casitta
01/12/2007, 11:38
Walter vc que é um cara entendido me mata uma curiosidade... eu vejo esses vídeos na net e fico encucado, ja vi uns que os caras passando com as portas abertas a água ia na altura de onde começa o volante, era água de mais.... no meu troller por exemplo tem umas coisinhas (sou péssimo em mecanica) eletronicas ali perto do gancho que desprende o capô sabe? se molhar aquilo ali o carro não da um tilti não?
Abraço.
Pois é. todo mundo acha que é só colocar o snorkel e pronto. Não é não, um veiculo pra fazer essas incursões tem que ser bem preparado. Se você fizer uma coisa dessas com o seu Troler original, vai perder um monte de funções que depende da eletrônica com controle dos vidros, som, painel de instrumentos e parar até o motor se tiver controle eletrônico também.
Um amigo meu parou a Cherkee Sort dentro de um rio com a agua ainda abaixo da porta desceu pra molhar as canelas. Nesse exato momento e estava entrando ao lado com um Samurai que tinha e onda que se formou fez a agua entrar na Cherokee e imediatamente ele fechou a porta. Até então tudo bem tiramos o excesso de agua e fomos embora. No dia seguinte quando ele tentou sair com a Cherokke ela não deu mais sinal de vida. Teve que troicar um módulo que fica instalado justamente em baixo do banco do motorista.
Pois é. todo mundo acha que é só colocar o snorkel e pronto. Não é não, um veiculo pra fazer essas incursões tem que ser bem preparado. Se você fizer uma coisa dessas com o seu Troler original, vai perder um monte de funções que depende da eletrônica com controle dos vidros, som, painel de instrumentos e parar até o motor se tiver controle eletrônico também.
Um amigo meu parou a Cherkee Sort dentro de um rio com a agua ainda abaixo da porta desceu pra molhar as canelas. Nesse exato momento e estava entrando ao lado com um Samurai que tinha e onda que se formou fez a agua entrar na Cherokee e imediatamente ele fechou a porta. Até então tudo bem tiramos o excesso de agua e fomos embora. No dia seguinte quando ele tentou sair com a Cherokke ela não deu mais sinal de vida. Teve que troicar um módulo que fica instalado justamente em baixo do banco do motorista.
é.... o meu não tem snorkel, as vezes acho até bom pois limita a minha vontade de passar dentro dos riachões... assim a chance de me danar com a parte elétrica e eletrônica diminui bastante, pois se tivesse snorkel acho que a vontade seria maior e não conseguiria me segurar.
tulio pessoa
01/12/2007, 13:24
é por isso que eu estranhei quando falaram em abrir as portas e deixar a água entrar,vai molhar todo tipo de circuito eletrônico que tiver no carro
Edintruder
01/12/2007, 13:52
É um dos fatores que valem a pena ter o assoalho recoberto por borraha em vez de forração e ter pouca eletrônica embarcada. A Ranger já deixa a desejar com o módulo do 4x4, mesmo sendo na altura do painel, não dá pra dar moleza. O Snorkel pra mim seria mais estético do que realmente útil.
é por isso que eu estranhei quando falaram em abrir as portas e deixar a água entrar,vai molhar todo tipo de circuito eletrônico que tiver no carro
O próprio manual do troller recomenda abrir as portas em situações extremas. Mas tem se não me engano 4 ''tampinhas'' no assoalho para que a água saia.
A tampinha que me refiro é igual as tampinhas de tanque e o assoalho é de plástico, tipo uma borracha.
Edintruder
01/12/2007, 19:55
Interessante esse detalhe no Troller. Disso eu não sabia. Porém agora sendo Ford, devem tirar isso para poder justificar que travessias em alagados com o "mau uso"...
Walter L. L. Casitta
01/12/2007, 20:35
O próprio manual do troller recomenda abrir as portas em situações extremas. Mas tem se não me engano 4 ''tampinhas'' no assoalho para que a água saia.
A tampinha que me refiro é igual as tampinhas de tanque e o assoalho é de plástico, tipo uma borracha.
O Suzuki Samurai e a Ranger também tem essa tampinha de borracha no piso...
Pequeno jr
01/12/2007, 22:07
É um dos fatores que valem a pena ter o assoalho recoberto por borraha em vez de forração e ter pouca eletrônica embarcada. A Ranger já deixa a desejar com o módulo do 4x4, mesmo sendo na altura do painel, não dá pra dar moleza. O Snorkel pra mim seria mais estético do que realmente útil.
OLha q não viu Edi,
Já vi várias vezes a necessidade de um snorkel nas trilhas e sem a necessidade de se abrir portas e etc.
Vou ver se acho uma foto aqui para t mostrar uma coisa simples q acabou dando merda pela falta de um.
Pequeno jr
01/12/2007, 22:08
ahhh ja ia esquecendo ... fora as trilhas, ainda em q aq no DF em certos cantos qdo chove forte inunda tdo.
ahhh ja ia esquecendo ... fora as trilhas, ainda em q aq no DF em certos cantos qdo chove forte inunda tdo.
Pequeno aqui na EPTG onde está sendo construído aqueles viadutos que vão fazer a entrada do Vicente Pires e do Park Way chegou a 1,5 metros de água. rs rs segundo o jornal né? O foda foi que qnd acabou essa chuva eu fui ''passear'' e dei aquela atolada boa que te contei. rs rs
Abração.
dalmolin
02/12/2007, 11:15
http://br.youtube.com/watch?v=WXqY9m0IJnY
legal mesmo de fazer isso eh com jirikinho 2 cil em cima de rural , se quebrar dexa lah no rio mesmo :dance:
davilsantos
02/12/2007, 23:58
http://br.youtube.com/watch?v=TTY0DRk8r0Q&feature=related
video de um terios atrevesando com a correnteza levando ele.
tenho aki comigo um video do planeta lama de um samurai(conhecido meu) que estava atravessando um rio, que no meio a correnteza levou ele e ele teve que abrir as portas para ele não descer o rio boiando.