Conectar

Ver Versão Completa : Aditivo para radiador

Jun Okada
25/11/2007, 13:16
Amigos, lembro-me de algumas discussões sobre o assunto mas como não encontrei nenhum tópico, gostaria de saber qual o aditivo ideal para a Band. Parece que o Etilenoglicol não é a melhor indicação??
Abraços.

Luca
25/11/2007, 23:48
Okada,
Eu não conheço outro. E os de mehor qualidade são os que têm justamente etilenoglicol. Bardahl RadCool, Radiex, AC Delco, BR, etc. Há de boas marcas. Esteja atento apenas à diluição, pois alguns já vem diluídos.

[]´s

André-4WD
26/11/2007, 01:03
Jun:
Eu lembro deste topico, contribui com algumas informações mas nao o achei!!!!
Bom, que lembro o de etilenoglicol nao eh recomendado para os radiadores das nossas bandeirantes, por ter cobre na sua constituição.
Daquela discussao, fui atras do PETROPLUS e é este que estou usando!!!
abraços
andre

Jun Okada
26/11/2007, 17:58
Valeu pelas dicas.
Luca eu tinha visto em alguma discussão sobre o assunto e como vou dar uma limpada no radiador iniciei a pesquisa.
André, valeu a informação, fui procurar no site da STP e a informação sobre o produto é muito pobre. Mandei um E mail pra eles solicitando especificação e mais detalhes. Vou aguardar e qualquer novidade posto aqui.
Obrigado por enquanto.
Abraços

Allan Nielsen
28/11/2007, 16:52
Eu uso a muito tempo na Band os aditivos da International ou MWM; o mesmo que uso na Ranger. São bons e baratos (R$10). Muito importante é a qualidade da agua, o minimo é agua limpa e sem cloro.

JAIME
29/11/2007, 18:39
Manda o nome, a especificação deste aditivo que voce usa ha muito tempo. Não conheço.

Allan Nielsen
29/11/2007, 20:06
Manda o nome, a especificação deste aditivo que voce usa ha muito tempo. Não conheço.

Em qualquer autorizada International / MWM tem a baixo custo (http://www.mwm-international.com.br/), em autopeças e lojas de oleo tambem vendem. É so procurar aditivo pra motores diesel.

[]´s

Ney_Niteroi II
11/02/2008, 15:49
Prezados,

Recentemente coloquei aditivo no radiador (dez-07). Por coincidencia ou nao, tres dias depois apareceu um vazamento pela bomba d'agua.

Usei o RadCool da Bardhal.

Abracos

Ney

Luciano Almeida Silva
13/02/2008, 18:53
No topico "HILUX SW4 CABEÇOTE E RADIADOR" tem alguns comentários sobre aditivo, porem todos os adivos que verifiquei são a base de Etilenoglicol .

Julio Militão
02/07/2008, 23:12
Alguem já ouviu falar daquele aditivo para radiador que "tampava" rachaduras em cabeçotes?

Ney_Niteroi II
03/07/2008, 11:54
Julio,

Uma vez usei o produto que parece uma limalha de ferro em CJ-5. Realmente parou o vazamento no radiador... Hoje eu nao usaria na minha Band... não sei se ele pode prejudicar algum componente...

Na minha opinão, se o radiador estiver vazando, manda soldar ou troca a colméia... é uma solucao mais limpa e mais segura!

Abraços

valderifarias
17/11/2008, 00:02
gostaria de saber qual é o melhor aditivo para radiador da sportage a gasolina ano 98.

AlexandreJB
17/11/2008, 17:50
A pouco tempo, tive que trocar a serpentina do radiador da minha Band, após a desmontagem e limpeza ao remontar vazou pela junção das varetas com a base, diagnostico, as varetas estavam podres por uso de aditivo. Um dos mecânicos me informou que em radiadores de cobre, só devemos usar óleo mineral diluível em agua ou agua mineral.

Um abraço,

Alexandre Corrêa

Jun Okada
19/11/2008, 00:54
Acho que para radiadores tradicionais seriam a base de etilenoglicol mas vc poderia postar esta pergunta no tópico Kia Sportage.
Abraços

cRiPpLe_rOoStEr
19/11/2008, 03:13
A pouco tempo, tive que trocar a serpentina do radiador da minha Band, após a desmontagem e limpeza ao remontar vazou pela junção das varetas com a base, diagnostico, as varetas estavam podres por uso de aditivo. Um dos mecânicos me informou que em radiadores de cobre, só devemos usar óleo mineral diluível em agua ou agua mineral.

Um abraço,

Alexandre Corrêa

água pura é complicado pq pode congelar ou evaporar mais fácil... mas o cobre tem boa condutibilidade térmica... quanto ao óleo diluível em água, onde tem para vender?

valderifarias
21/11/2008, 22:45
caros amigos, comprei a pouco tempo uma sportage a gasolina ano 98, revisando-a, constatei na mesma que o antigo proprietário não usava nenhum tipo de aditivo para o radiador, o que devo fazer ?

valeriano
21/11/2008, 23:50
caros amigos, comprei a pouco tempo uma sportage a gasolina ano 98, revisando-a, constatei na mesma que o antigo proprietário não usava nenhum tipo de aditivo para o radiador, o que devo fazer ?

Pergunta aqui: http://www.4x4brasil.com.br/forum/forumdisplay.php?f=61
Com certeza saberão te responder melhor.

Sergio Barcellos
26/11/2008, 11:43
Pessoal,
Aproveitando o tema, gostaria saber se posso utilizar aditivo puro no radiador da SW4 2.8 D 92/93. Estou pensando colocar para evitar que meu carro esquente muito quando estiver subindo os Andes, pois pelo que sei a água ferve a 85°C e com esse, a temperatura de ebulição aumenta significativamente nessas condições. Com isso acredito que a refrigeração fique mais eficiente.

Abraços e obrigado.

Torezan
04/07/2009, 17:32
Olá pessoal, comprei um aditivo de limpeza chamado Radiator Flush da Motormax para o radiador da Bandeirante.

Comprei também o aditivo Radnaq Ecologic concentrado para adicionar à água após a troca.

Antes de usar queria saber se alguém conhece ou já usou estes produtos e se existe o risco de danificar os componentes internos e qual a proporção que devo usar o aditivo, já que o manual não traz essa informação.
Agradeço as colaborações,

Torezan
05/07/2009, 22:43
Fico no aguardo de alguma informação que me ajude no procedimento de troca do líquido de arrefecimento.
O manual traz algo muito vago, queria saber de alguém que já fez a troca sobre como proceder.
Abraços,

Torezan
30/08/2009, 09:15
Uma dúvida :pensativo: que me surgiu agora:
Ao remover o líquido de arrefecimento, é necessário que o motor esteja quente?
Sabendo que a válvula não deixará a água circular sem que esteja a uma temperatura mínima de 85ºC, a limpeza do sistema bem como a completa drenagem não será alcançada com o motor frio, conseguindo apenas esvaziar o radiador, mas não a água contida no interior do motor, bomba, etc.
Se alguém puder me esclarecer este detalhe importante, agradeço.

Tadi
30/08/2009, 11:15
Uma dúvida :pensativo: que me surgiu agora:
Ao remover o líquido de arrefecimento, é necessário que o motor esteja quente?
Sabendo que a válvula não deixará a água circular sem que esteja a uma temperatura mínima de 85ºC, a limpeza do sistema bem como a completa drenagem não será alcançada com o motor frio, conseguindo apenas esvaziar o radiador, mas não a água contida no interior do motor, bomba, etc.
Se alguém puder me esclarecer este detalhe importante, agradeço.
Para uma drenagem total de toda a agua do sistema proceda da seguinte maneira: Abra somente o bujao existente no radiador do veiculo sem tirar a tampa do mesmo, pois assim toda a gua será retirada do motor e radiador. OK.

marcvale
30/08/2009, 19:13
Olá Camaradas.
Alguém tem algo a dizer sobre a Qualidade das Tampas dos Radiadores?
As tampas que tenho visto, oxidam com facilidade, comprometendo bastante o funcionamento das válvulas de alívio. Se não falha a memória, as tampas de "antigamente" tinham os componentes das válvulas manufaturados em metais que não oxidavam...algo semelhante ao bronze, creio. Não sei se existem tampas de boa qualidade no mercado, talvez procure as importadas.
Um abraço,
Márcio Valença.

Claudio Samuca
31/08/2009, 15:36
Alguma queixa contra o radiex? Estou usando desde a semana passada e gostaria de opiniões de quem já usou...

Tadi
31/08/2009, 17:31
Ja usei essa marca. Não sei na sua região, mas na minha ele precisa ser ->
Anticongelante -> Antifervura -> Anticorrosivo. É o ideal.

Claudio Samuca
01/09/2009, 19:59
OK. Obrigado mais uma vez!

Torezan
19/09/2009, 23:58
Para uma drenagem total de toda a agua do sistema proceda da seguinte maneira: Abra somente o bujao existente no radiador do veiculo sem tirar a tampa do mesmo, pois assim toda a gua será retirada do motor e radiador. OK.

Obrigado pela dica, o problema é que não consegui achar o bujão do meu radiador, estou pensando em remover a mangueira inferior do mesmo. Resolveria o problema? E depois pra encher, existe o risco de ficar ar em algum ponto e ter que "sangrar" este ar?

marceloblu
12/12/2009, 13:31
ola...
tambem gostaria de saber sobre a pergunta acima, como trocar o liquido do radiador, tipo passo a passo..., acho que essa é uma duvida:parede::parede: de bastante gente.

Então algum mestre poderia fornecer esta informaçãopara nós aprendizes...:mrgreen:

no meu caso seira uma sw4 97

obrigado galera:concordo::concordo::palmas:
valeww

rogeriomasih
12/12/2009, 15:25
Este é, sem dúvida, o melhor aditivo que eu já utilizei.

É específico para motores diesel e vem bastante concentrado. Recomenda-se apenas 40ml para cada litro de água. Também é compatível com outros aditivos de arrefecimento da wurth.

Lembro que ele é apenas anticorrosivo.

Sei que já apareceu por aqui, mas aproveito tb para divulgar o teste deste aditivos realizados pelo INMETRO.

JAIME
12/12/2009, 17:26
ola...
tambem gostaria de saber sobre a pergunta acima, como trocar o liquido do radiador, tipo passo a passo..., acho que essa é uma duvida:parede::parede: de bastante gente.

Então algum mestre poderia fornecer esta informaçãopara nós aprendizes...:mrgreen:

no meu caso seira uma sw4 97

obrigado galera:concordo::concordo::palmas:
valeww

É simples. Abra o capot, retire a mangueira do radiador na parte inferior do radiador (aquela grossa de borracha). Imediatamente a água vai drenar com força, possivelmente se voce não usa aditivo vai parecer agua de rio barrenta marrom, cheia de oxido de ferro(popular ferrugem). Recoloque a mangeira. Retire a tampa do radiador. Introduza uma mangueira de jardim ligada com força e ponha o motor para funcionar. Vai jorrar agua pela tampa do radiador. Deixe funcionando até a agua sair limpida. Retire novamente a mangueira em sua parte inferior e drene a agua. Pronto. É so recolocar a mangueira e encher com agua mais aditivo. No meu caso uso aditivo puro que já vem diluido. Compro 10 litros e depois é so repor. Não tem mais ferrugem, fica sempre limpo.

Torezan
13/12/2009, 10:06
Caros colegas,

Depois de muita dúvida, consulta e pouca informação resolvi arriscar e troquei o líquido de arrefecimento da Bandeirante:

-Com o motor desligado, abri a válvula para escoamento na parte inferior direita do radiador e a tampa superior (entrada) para a entrada de ar.
-Após vazar toda a água suja e enferrujada, fechei a válvula e novamente enchi com água o aditivo de limpeza que citei anteriormente (motormax).
-Deixei o motor virar na lenta por 15 minutos (atinjindo a temperatura normal de trabalho).
-Desliguei o motor, abri novamente a tampa e a válvula, deixei drenar toda a mistura e novamente fechei e enchi o radiador. Novamente liguei o motor por cerca de 5 minutos para circular a água pura e lavar qualquer resíduo do aditivo de limpeza.
-Drenei pela 3ª vez o líquido e depois completei com água e o aditivo antifervura e anticongelante que havia mencionado (radnaq ecologic).

Não vi segredos, porém alerto para o cuidado com a válvula de drenagem:
-Ao terminar o serviço, certifique-se de que a mesma não esteja vazando para não correr o risco de ficar sem água.
-Ao fechar pela última vez, acredito ter apertado demasiadamente e a mesma apesar de ter vedado a saída de água, ficou solta não permitindo a abertura novamente.

Espero ter ajudado. Em caso de dúvida, estou à disposição para o que puder ajudar.
Abraços,

marceloblu
14/12/2009, 18:16
pessoal...
fui em uma loja de auto peças na minha cidade e me indicaram o RVcool anti-corrosivo para motores diesel concentrado, (fornecedora visconde radiadores)
Na embalagem esta escrito que a diluição é de 1 para 21, ou conforme manual do veiculo. Ai vem a pergunta, no manual diz que é 50 por 50, minha duvida é se ele for diluido conforme o manual, ele não ficara um liquido muito espesso, não dara problema para nenhuma parte do sistema, tipo bomba de agua etc.???
alguem já usou?
alguma dica?
valeww

Torezan
16/12/2009, 16:56
Caro Marcelo, saudações Catarinenses!
Seria importante verificar se a especificação do aditivo é compatível com a do fabricante do veículo.
Pela viscosidade, não acredito que seja tão viscoso a ponto de gerar problema, pelo contrário, uma maior viscosidade talvez garanta maior lubrificação dos componentes internos (bomba, etc).
Espero ter ajudado.
Abraços,

fugger
16/01/2012, 21:36
Pessoal

O aditivo da mwm é esse?

Aditivo Anticorrosivo Mwm 3% Concentrado - R$ 8,90 en MercadoLibre (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-216554397-aditivo-anticorrosivo-mwm-3-concentrado-_JM)

[]´s

toyotero sr5
16/01/2012, 23:17
Blz galera!!
Achei bacana essas informações sobre radiadores e fluidos !!! abraço
Radiador: água ou aditivo? | Motor S/A (http://motorsa.com.br/2008/02/radiador-agua-ou-aditivo/)

HERICK
17/01/2012, 08:23
Blz galera!!
Achei bacana essas informações sobre radiadores e fluidos !!! abraço
Radiador: água ou aditivo? | Motor S/A (http://motorsa.com.br/2008/02/radiador-agua-ou-aditivo/)
Boa dica toyotero, e a sw4 como está? forte abraço.

Carlo Pecca
03/04/2012, 20:11
Reavivando o tópico - minha Band ano 90 radiador grande pra Kct.
Perguntas:
A) usar ou não água destilada para arreficimento em nossas Bandeirantes?
b) ferver água da torneira elimina o cloro ou não? e
c) qual aditivo mais indicado?

Francisco Bicalho
04/04/2012, 12:08
Reavivando o tópico - minha Band ano 90 radiador grande pra Kct.
Perguntas:
A) usar ou não água destilada para arreficimento em nossas Bandeirantes?
b) ferver água da torneira elimina o cloro ou não? e
c) qual aditivo mais indicado?

Carlos, se você usar um filtro de carvão ativado (esses da Aqualar) que é aliás bom ter em casa para 'toda a família' ele elimina o cloro da água. Nesse caso não precisa ferver a água.

As duas opções de aditivo são essas:

Mobil GS 333 (Verde) que é caro

Ecotec – PARAFLU (Verde) que é bom bonito e barato

É importante diluir 50%/50% fluido/H2O filtrada, não pode ser muquirana nessa mistura, a solução tem que ficar viscosa como um óleo fino.

E se o seu radiador estiver com ferrugem é sempre bom mandar varetar para limpar tudo antes de entrar com a solução.

Abraço;
Chico

Sergioporto
04/04/2012, 12:37
Carlos, se você usar um filtro de carvão ativado (esses da Aqualar) que é aliás bom ter em casa para 'toda a família' ele elimina o cloro da água. Nesse caso não precisa ferver a água.

As duas opções de aditivo são essas:

Mobil GS 333 (Verde) que é caro

Ecotec – PARAFLU (Verde) que é bom bonito e barato

É importante diluir 50%/50% fluido/H2O filtrada, não pode ser muquirana nessa mistura, a solução tem que ficar viscosa como um óleo fino.

E se o seu radiador estiver com ferrugem é sempre bom mandar varetar para limpar tudo antes de entrar com a solução.

Abraço;
Chico
radiador e água da minha toy tá muito sujo e tenho receio de colocar aditivo em motor usado que nunca usou aditivo!Porque???
Tive uma F1000,ao compra-la esgotei água e coloquei aditivo .Andei pouco depois disso e mandei fazer lanternagem e pintura.
Um mes e meia parada,quando coloquei p/ funcionar saiu óleo c/ borra pelo suspiro.Moral:furou uma camisa,dai meu receio!!
Casualidade ou aditivo remove incrustaçoes velhas da parte interna das galerias????
Abs e em dúvida

Carlo Pecca
04/04/2012, 13:42
Chico, obrigado pela dica. Vou colocar o ECOTEC (adorei o: BBB);
Sergio, um mês e meio é tempo pra chuchu. Até água limpa vira detergente universal.
Abraço a todos

mecamaniaco
04/04/2012, 13:58
radiador e água da minha toy tá muito sujo e tenho receio de colocar aditivo em motor usado que nunca usou aditivo!Porque???
Tive uma F1000,ao compra-la esgotei água e coloquei aditivo .Andei pouco depois disso e mandei fazer lanternagem e pintura.
Um mes e meia parada,quando coloquei p/ funcionar saiu óleo c/ borra pelo suspiro.Moral:furou uma camisa,dai meu receio!!
Casualidade ou aditivo remove incrustaçoes velhas da parte interna das galerias????
Abs e em dúvida

Cara, aditivo por si só não remove nada, existem sim produtos com esta finalidade.... Eu particularmente prefiro drenar a sujeira e colocar o aditivo do q rodar com água pura e destruir oq resta, até prq se a camisa furou é prq isso aconteceria mais cedo ou mais tarde!

birawc
01/05/2012, 11:43
Alguem ja selou o radiador colocando um reservatorio de agua como nos carros modernos, a possibilidade de se fazer isto a sim resolveria o problema de se compretar a agua do radiador com frequencia e nao se perderia tanto produto como os aditivos, se alguem o fez poderia postar umas fotos.

Carlo Pecca
01/05/2012, 12:08
Aproveitando a indagação do Birawc:
1) Nas Band com motor 14b como é o sistema de arrefecimento?;
2) Atualmente nos carros seja flex ou gasolina o sistema de arrefecimento é lacrado, e utiliza-se o aditivo. Alguém sabe as pressões que são geradas nesses sistemas e quais as temperaturas de operação?
OBS: no manual da Band é dito que a temperatura ideal para o motor é de 90ºC! Estou com a informação correta ou é outra?
abs

Dimasi
01/05/2012, 14:36
As 14b tem reservatório de expansão, se o sistema de arrefecimento estiver ok, não tem que ficar repondo água. Esse sistema, pode ser adaptado nos motores MB, pois o reservatório tem pressão atmosférica. Já esses sistemas selados, não vão dar certo pq trabalham com pressões positivas, é outro projeto.
Abs

344328344329

Carlo Pecca
02/05/2012, 19:08
Valeu Fabiano.
Vou verificar se a minha tampa não está com problema de fechamento. Já coloquei água na semana passada e neste fim de semana notei que o nível da água estava próximo da colmeia (um dedo de altura).

Guiga Tostes
05/05/2012, 03:19
E o uso de óleo solúvel no radiador como aditivo anticorrosivo?

Vejo um pessoal das antigas usar em Band e caminhões antigos, alguem tem informação sobre?

Abrs

Denise Ávila
07/03/2014, 13:36
Olá galera!
Vou efetuar a limpeza do radiador da minha Band mas não sei qual aditivo usar. Li este e outros que tratam sobre o assunto mas continuo na dúvida. Pode ou não ser usado nas nossas Bands aditivos que contenham glicóis (etilenoglicol, monoetilenoglicol e etc.)?
O aditivo da WURTHT recomendado no post #29 não é para radiador e sim para o óleo do motor.
Liguei para a STP fabricante dos Petroplus e o técnico me informou que toda a linha leva etilenoglicol.
O óleo solúvel em água e desaconselhado por atacar borrachas e componentes plásticos.
O que colocar? Me ajudem!!! :parede:
Denise

Sérgio Bambirra
07/03/2014, 14:30
Salve Denise! Blz?

Faz um tempo que não uso, mas a Bardahl tinha dois bons produtos dessa linha: rad clean, para limpeza, e rad cool, aditivo, se não me engano, a base de polietilenoglicol.

Uma dica valiosa que um meca me passou é a de usar só água filtrada na viatura, o que, no longo prazo, evita maiores aborrecimentos com o entupimento das galerias do bloco do motor.

Boa sorte!

Denise Ávila
07/03/2014, 15:11
Olá Sergio!
Vou usar água desmineralizada (destilada - água de bateria). O Rad Clean já comprei e irei usar. Minha dúvida é o polietilenoglicol do Rad Cool. Estes "glicóis" podem ser usados nas nossas Bands que tem radiador de cobre (ou latão)?
Brigadão!

Norival
07/03/2014, 15:54
Denise!
Usei um aditivo destes, não lembro o nome. Tinha uma cor rosa! Minha Band é 98.

A partir daí começou a baixar água no radiador. Não consigo encontrar a solução. Ao que tudo indica deve ter dado um furinho em um dos selos do motor. E, quando aquece e dá pressão, sai a água.
Já fiz o teste de pressão com motor desligado e não dá para perceber queda de pressão.

Em seu lugar, em se tratando de Band 96, eu não usaria aditivo. Apenas água filtrada.

Ou está superaquecendo?

Sérgio Bambirra
07/03/2014, 18:44
O perigo que conheço é no uso do Rad Clean e assemelhados, que podem "desentupir" os buraquinhos que porventura existam e que estavam estabilizados pela sujeira depositada e aí começam a vazar; mas desconheço perigos em relação aos glicóis. Vc já ouviu alguma coisa sobre isto ou teve alguma experiência ruim?

Abs.

Denise Ávila
07/03/2014, 20:08
Denise!
Usei um aditivo destes, não lembro o nome. Tinha uma cor rosa! Minha Band é 98.

A partir daí começou a baixar água no radiador. Não consigo encontrar a solução. Ao que tudo indica deve ter dado um furinho em um dos selos do motor. E, quando aquece e dá pressão, sai a água.
Já fiz o teste de pressão com motor desligado e não dá para perceber queda de pressão.

Em seu lugar, em se tratando de Band 96, eu não usaria aditivo. Apenas água filtrada.

Ou está superaquecendo?

Oi Norival!
Não está superaquecendo nem vazando. Acabei de comprar esta 96, estou na fase de revisão que chamo de "manutenção de compra" (revisão geral, lubrificação, troca de fluidos e etc). Então pretendo limpar o sistema de arrefecimento e encher com água nova + aditivo para proteção.
Mas por que você NÃO USARIA ADITIVO?

Norival
07/03/2014, 22:30
Olá Denise!

Não usaria pelo motivo que o Sérgio explicou. Aí começa a baixar água.

Denise Ávila
07/03/2014, 22:35
O perigo que conheço é no uso do Rad Clean e assemelhados, que podem "desentupir" os buraquinhos que porventura existam e que estavam estabilizados pela sujeira depositada e aí começam a vazar; mas desconheço perigos em relação aos glicóis. Vc já ouviu alguma coisa sobre isto ou teve alguma experiência ruim?

Abs.

Oi Sérgio!
Não tive nenhuma experiência desta natureza, li em algum tópico por aqui. Este tópico mesmo inicia-se com uma indagação a este respeito. Só queria ter certeza para não fazer besteira.
De qualquer forma agradeço a boa vontade de todos.
Denise

Thiago Pereira
07/03/2014, 22:52
Não usaria pelo motivo que o Sérgio explicou. Aí começa a baixar água.

Desculpe, mas esse conceito não está correto.

Um sistema de arrefecimento com aditivo de qualidade (não apenas água colorida) na proporção correta (não espere por menos de R$15,00 o litro para ser diluído em 40~60%) e com as trocas feitas no prazo correto nunca vai ter problemas de vazamento devido a corrosão, podem ocorrer problemas pontuais como furar uma mangueira, vazar por uma junta, um furo no radiador devido a uma pedra, casos que se forem rapidamente identificados, o custo para conserto não será alto.

Porem num sistema sem aditivo, apenas com água de torneira, mineral, desmineralizada ou qualquer outra, mesmo que seja trocada com frequência, com certeza vai sofrer corrosão e vai vazar, pode demorar um ano ou dez, mas vai. E neste caso os problemas não serão apenas pontuais, serão diversos selos, alguns que precisam que o cambio seja retirado, ou até mesmo o motor completo, camisa furada, que pode deixar água entrar no cilindro durante uma noite e pela manhã ao dar partida ocorre um calço hidráulico e manda o motor para o espaço.
Quando o radiador furar, não será apenas aquele local com problemas, após o conserto vai aparecer outro furo, e outro, e outro e só com radiador novo para resolver.

O aditivo também ajuda a "lubrificar" a bomba de água, aumenta o ponto de ebulição e diminui o de congelamento.
O que é muito importante em regiões frias, pois a água aumenta de volume quando congelada, se enfrentar temperaturas negativas e a água congelar pode ter certeza que os danos serão grandes, radiador será danificado, os selos serão expulsos (inclusive o nosso conhecido selo de motor em inglês chama-se "freeze plug", justamente pq a função é ser expulso evitando que o bloco e o cabeçote sejam danificados no caso de congelamento).

Esse mito de que o aditivo estraga o sistema vem justamente dos casos em que o sistema já está todo corroído e ao adicionar o aditivo a corrosão é removida e os vazamentos começam, só que esses vazamentos iam acontecer de qualquer jeito, apenas foram abreviados.

Thiago Pereira
07/03/2014, 22:56
Olá Sergio!
Vou usar água desmineralizada (destilada - água de bateria). O Rad Clean já comprei e irei usar. Minha dúvida é o polietilenoglicol do Rad Cool. Estes "glicóis" podem ser usados nas nossas Bands que tem radiador de cobre (ou latão)?
Brigadão!

Esse topico pode te ajudar: http://www.4x4brasil.com.br/forum/forum-geral-4x4-brasil/87316-aditivo-para-radiador-qual-usar.html

Norival
08/03/2014, 09:10
Obrigado pela explicação, Thiago.

birawc
08/03/2014, 09:18
Faço das palavras do Thiago a minha, o aditivo e um item essencial para uma boa manutenção do motor, caso tenha duvidas pegue 2 frascos de refrigerante de 600 ml transparente coloque em cada um deles um prego ou um barra de ferro que caiba, em um frasco coloque somente agua e no outro coloque agua e o aditivo, feche com as respectivas tampas, após uma semana ou um mês de uma olhada, ai vc tira suas conclusões.

Denise Ávila
08/03/2014, 18:12
Esse topico pode te ajudar: http://www.4x4brasil.com.br/forum/forum-geral-4x4-brasil/87316-aditivo-para-radiador-qual-usar.html

Olá Thiago!
Já havia lido este tópico, mas ele me confundiu ainda mais. Logo no primeiro post diz:

Sem etilenoglicol
Pros: Evita a corrosão em radiadores de cobre e latão e em blocos e cabeçotes de ferro fundido e evita cavitação;
Contra: Não altera ponto de ebulição e congelamento, ataca ligas de alumínio;

Com etilenoglicol
Prós: Evita a corrosão em radiadores de cobre e latão e em blocos e cabeçotes de ferro fundido, evita cavitação, aumenta a temperatura de ebulição e baixa a de congelamento;
Contra: Ataca ligas de alumínio;

Orgânico (com etilenoglicol)
Prós: Evita a corrosão em radiadores de alumínio e em blocos e cabeçotes de alumínio, evita cavitação, aumenta a temperatura de ebulição e baixa a de congelamento. Recomendado também para bombas de água plásticas;
Contra: Ataca ligas de cobre e latão, principalmente na solda dos radiadores.

Pelo o dito acima, não é o etilenoglicol que ataca o cobre e sim o fato de ser ou não orgânico, é isso? :parede:

A minha dúvida não é quanto ao uso ou não do aditivo. Sei a importância de usá-lo. Só não sei qual o mais indicado pra as nossas Bands que, segundo li, tem radiador feito de cobre, ou latão (me corrijam se estiver errada) e seria contraindicado o uso de aditivo à base de etilenoglicol.
Abraços,
Denise

Denise Ávila
08/03/2014, 18:27
Faço das palavras do Thiago a minha, o aditivo e um item essencial para uma boa manutenção do motor, caso tenha duvidas pegue 2 frascos de refrigerante de 600 ml transparente coloque em cada um deles um prego ou um barra de ferro que caiba, em um frasco coloque somente agua e no outro coloque agua e o aditivo, feche com as respectivas tampas, após uma semana ou um mês de uma olhada, ai vc tira suas conclusões.

Oi birawc!
Como disse em resposta ao Thiago, minha dúvida não era quanto ao uso ou não do aditivo e sim qual usar.
Mas já resolvi o problema. Hoje estive em Friburgo e na Tração Mania tinha um sem etilenoglicol (anticongelante) que dizia ser anticorrosivo, antiespumante e mais um anti... (que não lembro) para uso em radiadores de motores a diesel leves e pesados em que não há exigência pelo fabricante do uso de etilenoglicol.
Não lembro o nome pois deixei lá com o Marquinhos Toyota que está fazendo o que chamo de "manutenção de compra".
Brigadão a todos pelo interesse em ajudar,
Denise

Thiago Pereira
08/03/2014, 18:41
Pelo o dito acima, não é o etilenoglicol que ataca o cobre e sim o fato de ser ou não orgânico, é isso? :parede:

Exato, evite apenas o orgânico e de preferencia para os que contem etilenoglicol.

Marcas que gosto: Pretonas Coolant 11 (antigo Paraflu), Valeo, Delphi, ACDelco.

GuilhermeAdolf
28/03/2014, 12:25
Bom dia galera, acabo de comprar uma band 94 e estou com dúvidas quanto ao sistema de arrefecimento do 14B.

1º: Todo 14B veio com o reservatório de expansão? Vi em algum tópico a foto de um 14b com o reservatório e fiquei curioso, o meu não tem, e sempre o radiador joga água pra fora. Se não for de fábrica, há como adaptar algum modelo?
2º: Meu radiador está cheio de ferrugem, acredito que nunca foi utilizado aditivo, somente água. O ponto de drenagem é na mangueira no fundo dele? Retirando ela? Pretendo limpar o sistema.
3º: Recomendam algum aditivo para limpeza? Ou somente adicionando água e drenando, por algumas vezes, é suficiente?

Obrigado!

mecamaniaco
28/03/2014, 19:04
Bom dia galera, acabo de comprar uma band 94 e estou com dúvidas quanto ao sistema de arrefecimento do 14B.

1º: Todo 14B veio com o reservatório de expansão? Vi em algum tópico a foto de um 14b com o reservatório e fiquei curioso, o meu não tem, e sempre o radiador joga água pra fora. Se não for de fábrica, há como adaptar algum modelo?
2º: Meu radiador está cheio de ferrugem, acredito que nunca foi utilizado aditivo, somente água. O ponto de drenagem é na mangueira no fundo dele? Retirando ela? Pretendo limpar o sistema.
3º: Recomendam algum aditivo para limpeza? Ou somente adicionando água e drenando, por algumas vezes, é suficiente?

Obrigado!

Olá Guilherme,

Todo 14B veio com reservatório de expansão sim, mas muitos "entendidos" o retiram prq o julgam desnecessário. Todo sistema de refrigeração é projetado para trabalhar a uma temperatura X e uma pressão Y, fatores estes que são controlados por vários dispositivos, tais como válvula termostática, radiador, eletro-ventilador, embreagem viscosa, tampa de radiado etc etc.... Esse reservatório, como o próprio nome diz, armazena a água que acabou sendo excesso do sistema após atingir a temperatura de trabalho. Após o resfriamento do motor a água volta ao sistema por meio de uma válvula na tampa do radiador, a qual deve estar 100% para não dar dor de cabeça.

NOTA: A tampa de radiador do 14b possui 2 vedações funciona como 2 válvulas. A primeira vedação (borda interna) trabalha junto com a mola (primeira válvula) e mantém a pressão do sistema dentro do especificado pelo fabricante. A segunda vedação (borda externa do bocal) mantém a pressão relativa entre o reservatório de expansão e o radiador, permitindo o retorno desta para o sistema. A segunda válvula funciona no sentido oposto à primeira, permitindo a passagem da água de fora para dentro, justamente para possibilitar o retorno. Se sua tampa possui borracha somente na parte inferior (junto a mola) ela está ERRADA e deve ser substituída por uma com as características que citei acima.

Essa ferrugem é um sinal claro de relaxo ou "achismo" do antigo dono. Muitos julgam desnecessário o uso de aditivo, tem até quem tenha a infeliz capacidade de dizer que aditivo prejudica e causa vazamentos. Fico feliz que você tenha demonstrado interesse em resolver esse problema, mostra que você é diferente de 90% dos donos de veículos automotores que simplesmente não entendem NADA de mecânica mas que teimam em acreditar que os engenheiros que fizeram seus carros eram burros....

Para drenar o sistema o mais fácil é tirar a mangueira inferior, mas se você quiser fazer apenas a limpeza, poderá remover o parafuso de 19" que fica na carcaça da bomba de água, tirar a tampa do radiador, colocar uma mangueira aberta na tampa e ligar o motor deixando a água correr até ficar cristalina....

Obviamente que depois disso você deverá colocar o aditivo para que tudo fique 100%. Eu recomendo o uso do Radiex R1964, que tem um ótimo preço e pode-se diluir em até 8 litros de água desmineralizada....

Denise Ávila
28/03/2014, 23:03
Opa!
Mais uma aula para os meus alfarrábios.

GuilhermeAdolf
29/03/2014, 16:22
mecamanico, muito obrigado pelos esclarecimentos.
Só não estou encontrando pra comprar o reservatório. Conhece algum site que venda? Não encontrei em nenhum.

Abraço

marcvale
01/04/2014, 11:57
Olá Mecamaniaco.

Gostei muito dos esclarecimentos sobre o sistema de refrigeração dos motores 14-B.

Mas, você poderia informar qual a concentração de aditivo recomendada pela Toyota, para os 14-B?

Grato,

Márcio.

GuilhermeAdolf
01/04/2014, 13:33
Olá Mecamaniaco.

Gostei muito dos esclarecimentos sobre o sistema de refrigeração dos motores 14-B.

Mas, você poderia informar qual a concentração de aditivo recomendada pela Toyota, para os 14-B?

Grato,

Márcio.

Márcio, a concentração é determinada pelo fabricante do aditivo. Esse que o mecamaniaco recomendou, radiex, é de 1:8 por ex, mas há outras proporções. O manual do 14B só menciona o uso de aditivo com base etilenoglicol.

GuilhermeAdolf
01/04/2014, 13:35
A propósito, a pressão da tampa do radiador do 14B é qual? 0,9bar?
Percebi que a minha não tem as duas vedações, como o mecamaniaco disse, mas já achei no mercadolivre pra comprar. Só preciso saber a pressão correta.

Acho até que ela está defeituosa, pois estou perdendo muito água no radiador, estou tendo que completar quase que diariamente.

marcvale
01/04/2014, 22:24
Entendido, Guilherme.

Grato.

Márcio.

mecamaniaco
03/04/2014, 08:41
Percebi que a minha não tem as duas vedações, como o mecamaniaco disse, mas já achei no mercadolivre pra comprar. Só preciso saber a pressão correta.

Acho até que ela está defeituosa, pois estou perdendo muito água no radiador, estou tendo que completar quase que diariamente.

Guilherme, se não me engano a tampa deve ser de 15lbs, mas não tenho certeza pois vendi a band a quase um ano.

Tome cuidado com a altura da mola, pois que eu saiba existe duas medidas de comprimento, a da band é a maior. Tenha certeza de que a tampa tenha a tal válvula de retorno, senão tiver não adianta.

Antes de trocar de tampa, inspecione o bocal do radiador a fim de deixá-lo plano, caso contrário não vedará direito.

Fisicamente a tampa do VW Passat < 86 é exatamente igual, só resta saber a pressão dela.

LEONELO FORTINI
03/04/2014, 09:37

Bom dia Guilherme,

Para minha Band14b, comprei a tampa do radiador na TOYOMAX.

SAPO-BOMBA
19/06/2014, 00:56
Olá galera!
Vou efetuar a limpeza do radiador da minha Band mas não sei qual aditivo usar. Li este e outros que tratam sobre o assunto mas continuo na dúvida. Pode ou não ser usado nas nossas Bands aditivos que contenham glicóis (etilenoglicol, monoetilenoglicol e etc.)?
O aditivo da WURTHT recomendado no post #29 não é para radiador e sim para o óleo do motor.
Liguei para a STP fabricante dos Petroplus e o técnico me informou que toda a linha leva etilenoglicol.
O óleo solúvel em água e desaconselhado por atacar borrachas e componentes plásticos.
O que colocar? Me ajudem!!! :parede:
Denise

O STP Petroplus Super Concentrado ( embalagem branca com etiqueta verde ) não usa etilenoglicol não...

Uso ele, e na descrição aqui na embalagem diz: "Éster sintético, tensoativos não iônicos, coadjuvantes e protetivos orgânicos"

Ainda na descrição: "Protege alumínio, latão, cobre, ferro, sem prejudicar borrachas e componentes do sistema"

No caso, ele trata até 8 litros de água. Diluo ele por igual em 4 garrafas PET de 2 litros e misturo bem antes de colocar no sistema.

SAPO-BOMBA
20/06/2014, 00:04
Produto que estou usando:

http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachments/forum-geral-4x4-brasil/467475d1403233331t-aditivo-para-radiador-qual-usar-img_20140619_233411.jpg (http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachments/forum-geral-4x4-brasil/467475d1403233331-aditivo-para-radiador-qual-usar-img_20140619_233411.jpg)

Aqui o produto diluído em uma garrafa PET de 2 litros ( 250ml do produto ), notem como ele ainda fica "forte", não fica translúcido como outros produtos diluídos ( como o próprio MWM verde )

http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachments/forum-geral-4x4-brasil/467476d1403233374t-aditivo-para-radiador-qual-usar-img_20140619_232903.jpg (http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachments/forum-geral-4x4-brasil/467476d1403233374-aditivo-para-radiador-qual-usar-img_20140619_232903.jpg)

Abraços...

LEONELO FORTINI
20/06/2014, 00:42
Produto que estou usando:

http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachments/forum-geral-4x4-brasil/467475d1403233331t-aditivo-para-radiador-qual-usar-img_20140619_233411.jpg (http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachments/forum-geral-4x4-brasil/467475d1403233331-aditivo-para-radiador-qual-usar-img_20140619_233411.jpg)

Aqui o produto diluído em uma garrafa PET de 2 litros ( 250ml do produto ), notem como ele ainda fica "forte", não fica translúcido como outros produtos diluídos ( como o próprio MWM verde )

http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachments/forum-geral-4x4-brasil/467476d1403233374t-aditivo-para-radiador-qual-usar-img_20140619_232903.jpg (http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachments/forum-geral-4x4-brasil/467476d1403233374-aditivo-para-radiador-qual-usar-img_20140619_232903.jpg)

Abraços...

SAPO-BOMBA- Qual seria a diluição em ml do produto indicado para o sistema de arrefecimento das Bands com motores Mercedes e 14b.

SAPO-BOMBA
20/06/2014, 02:22
Então... Esse produto trata até 8 litros de água. Quantos litros vão no sistema de arrefecimento da Band?

Eu acho que 1 litro desse produto já seria suficiente, talvez...

Fband
20/06/2014, 09:17
Então... Esse produto trata até 8 litros de água. Quantos litros vão no sistema de arrefecimento da Band?

Eu acho que 1 litro desse produto já seria suficiente, talvez...

Se eu não me enganho a capacidade do radiador é de 12 Litros.

Abs

SAPO-BOMBA
20/06/2014, 12:08
Então o ideal seria 1,5L de aditivo pra todo o sistema... :concordo: