Ver Versão Completa : Diesel - Faz diferença?
Fabiano_L200
25/11/2007, 12:24
Caros proprietários de pick-ups movidas a diesel. Como devemos abastecer nossos brinquedos, existe alguma regra no diesel?:pensativo:
1. Se for Diesel aditivado, sempre aditivada?:roll:
2. Diesel Comum, sempre comum?:rolleyes:
3. E o bio diesel? é diesel comum com 3% de bio diesel?:shock:
4. Aqui no RS não chegou o diesel podium :discordo:, alquem já "provou" e aprovou?
5. Qual o preço do podium no RJ, SP ou PR?
6. Tem problema ficar alternando entre comum e aditivado?
Valores?!?!? Qto vcs pagam o diesel na cidade de vcs.:|
Aqui em Porto Alegre eu pago em média R$1,88 (varia de 1,78 a 1,97). Na serra gaúcha (São José dos Ausentes - Fim do mundo... hehehehe) o diesel comum está 2,15!!!:parede:
Abraços
Lucas Nassif
25/11/2007, 12:30
Pode alternar o diesel entre aditivado e comum, nao tem problema.
Por aqui (BH e regiao), o diesel ta R$ 1,79.
Sempre uso diesel aditivado no meu MWM 2.8 mecanico, lembrando de sempre drenar o filtro com um recipiente limpo e claro para voçe avaliar se pintou sujeira ou água.
Aqui em Macaé tem diesel podium é muito bom mesmo o motor fica com mais retomada e o ruído um pouco diferente, pois o indice de cetano dele é bem maior que o do comum.
O tanque atual é de diesel comum aditivado que coloquei na estrada, deixo ir até o final depois encho com o diesel podium que é claro meio alaranjado. Na saíd do estacionamento tem uma ladeira longa que enfrento todo dia com o motor frio, quando coloco o Podium sobe fácil até em quarta no comum vai de terceira mesmo.
Sds
tem uma coisa que eu faço na minha e da certo. nao sei pq mas dá!
coloco 2 a 3 tanques de diesel aditivado da texaco seguidos e aí no proximo eu coloco o biodiesel comoum da petrobras. da uma diferença no consumo.
no aditivado faz 700 a 750 km com um tanque e quando coloco o biodiesel faz 800 a km/tanque (lembro que na primeira vez que coloquei andei 900km). mas isso só acontece quando alterno 2 a 3 aditivados pra um comum. se coloco 1 adiivado e dps 1 comum o consumo fica igual!
uma pergunta bianor: quanto custa o diesel comum e o podium?? da diferença no consumo??
obs:
galera de bsb! a maioria dos postos o litro de diesel está 1,87 a 1,91 mas nos postos que tem depois do parkshopping está 1,79 (texaco aditivado) e no eixinho sul na altura da 112 a 114 tem um posto Br que tá 1,80!
evandroff
25/11/2007, 14:07
Aqui em curitiba já chegou a maioria dos Diesel.
Diesel comum: R$1,739
Aditivado: R$1,759
Biodiesel: R$1,739
Podium: R$1,979
Abasteci com todos, sinceramente não notei muita diferença na L200, não sei se era por que ela estava com problema na turbina ou sei lá oque.
A unica diferença foi ao ligar de manhã cedo. Curitiba é muito umida e fria. Entao carro a diesel sofre um pouco para pegar. Com o biodiesel e o podium ela pegou rapidinho, coisa que nao acontecia antes.
Fabiano_L200
25/11/2007, 15:02
lembrando de sempre drenar o filtro com um recipiente limpo e claro para voçe avaliar se pintou sujeira ou água.
.Sds
como assim drenar o filtro? Sou médico, e entendo só de mecânica do corpo humano, única coisa que sei drenar é abcesso!!! hehehehe
Eu tenho que fazer estra drenagem periodicamente? como faço?
Abraços
evandroff
25/11/2007, 15:07
drenar o filtro é basicamente tirar a água que fica no filtro de diesel, que tem esse mesmo propósito. Nas L200 SPORT o filtro de diesel fica perto do intercooler encostado no corta-fogo.
Ali é muito dificil encontrar um local para guardar a sujeira para verificar depois.
Como o nosso diesel é de péssima qualidade, este filtro serve para isso. Na L200 sport ela avisa quando há agua no diesel com uma luz no painel. Aconteceu uma vez comigo, esgotei, e aconteceu denovo. Achei melhor trocar o filtro (28,00). O velho estava comecando a criar ferrugem de tanta agua ali dentro.
Edintruder
25/11/2007, 16:14
Dependendo do posto que se abastece não chega a juntar água no filtro, porém tem alguns muito baratos que o filtro chega a dar sinal de água até 3 vezes durante o mesmo tanque.
Bom vamos esclarecer uma coisa assim como não tem gasolina sem alcool vendida no posto, em breve só vai ter biodiesel não tem choro nem vela então acostuma.
Do comum ou aditivado para o Podium, alem da filtragem no posto melhorada e o pacote de aditivo otimizado, O NUMERO DE CETANO 51, lambe os beiços pois o comum nem os 42 da legislação tem, fora as outras coisas. Com certeza faz a diferença mas como não ando devagar fico com o melhor desempenho e funcionamento do motor.
A propósito o link do Podium: http://www.hotsitespetrobras.com.br/dieselpodium/pop.htm
RABUGENTO
25/11/2007, 18:33
Fabiano,
Quando estou em Campinas-SP, abasteço com diesel aditivado e que já vem adicionado 2% de biodiesel no posto do Carrefour D.Pedro, por R$ 1,79.
Em Macaé-RJ, abasteço com o diesel Podium no Posto Escola da Petrobras por R$ 1,96(da última vez).
Em Campinas-SP ainda não temos o Podium. Parece-me que é refinado em Duque de Caxias-RJ.
O Bianor pode dizer se ainda está esse preço :)
Não entendo porque os combustíveis são tão caros em Macaé-RJ, parece-me máfia política envolvida.
Em outas cidades mais distantes das refinarias o preço é bem mais baixo.
De qualquer forma todos os combustíveis, quaisquer que sejam, devem ser comprados nos postos de mais confiança.
Dieselboy
25/11/2007, 19:02
Pessoal
Seria interessante salientar para os "desavisados de plantão" para que tomem alguns cuidados antes de sair enchenco à torto e a direita com esse propalado diesel Podium os tanques de suas pick-ups :pensativo:
Tempos atrás já discutiu-se esse mesmo assunto aqui no fórum e não foram poucos os que ralataram ter enfrentado problemas de entupimento de filtros após a utilização desse diesel :shock:
Particularmente a conclusão a que cheguei após ler vários posts foi que, me convenci que o tal diesel Podium é mesmo bom :concordo: porém deveria-se alertar aos futuros usuários que sua utilização deve ser feita de forma gradual, pois o mesmo parce ter um poder de limpeza acentuado que, ocasionalemnte em alguns veículos pode levar ao desprendimento/desobstrução de impurezas que estariam presentes no tanque de combustível, filtros ou até mesmo na propria linha de alimentação (mangueiras de combustível) :shock: acarretando como consequencia direta a parada do motor :shock:
Tais impurezas seriam provenientes do diesel de má qualidade com o qual o veículo teria sido abastecido por muito tempo, fica então dado (ui) o alerta p/ os que queiram abastecer seus veículos daqui p/ frente. Faça-o de forma gradual para evitar que o diesel Podium limpe TODA a sujeira de uma única vez.
Abs e até mais.
RABUGENTO
25/11/2007, 19:17
Principalmente veículos mais antigos...
Fabiano_L200
25/11/2007, 19:21
Pessoal
Seria interessante salientar para os "desavisados de plantão" para que tomem alguns cuidados antes de sair enchenco à torto e a direita com esse propalado diesel Podium os tanques de suas pick-ups :pensativo:
Tempos atrás já discutiu-se esse mesmo assunto aqui no fórum e não foram poucos os que ralataram ter enfrentado problemas de entupimento de filtros após a utilização desse diesel :shock:
Particularmente a conclusão a que cheguei após ler vários posts foi que, me convenci que o tal diesel Podium é mesmo bom :concordo: porém deveria-se alertar aos futuros usuários que sua utilização deve ser feita de forma gradual, pois o mesmo parce ter um poder de limpeza acentuado que, ocasionalemnte em alguns veículos pode levar ao desprendimento/desobstrução de impurezas que estariam presentes no tanque de combustível, filtros ou até mesmo na propria linha de alimentação (mangueiras de combustível) :shock: acarretando como consequencia direta a parada do motor :shock:
Tais impurezas seriam provenientes do diesel de má qualidade com o qual o veículo teria sido abastecido por muito tempo, fica então dado (ui) o alerta p/ os que queiram abastecer seus veículos daqui p/ frente. Faça-o de forma gradual para evitar que o diesel Podium limpe TODA a sujeira de uma única vez.
Abs e até mais.
Era isto que eu sabia nos carros a gasolina. No momento que tu usaste somente gasolina comum, não valia a pena utilizar a aditivada, pois poderia desprender impurezas do tanque ou mangueiras e entupir alguma coisa.
uma dúvida!:???:
Meu motor foi todo ele feito, cabeçote etc etc... como já relatei, ficou muito bom, pelo menos até o momento, isto significa que estou com os bicos limpos??? :lol:
abs
Edintruder
25/11/2007, 21:08
Só se mandasses calibrar os bicos, senão está como antes.
Dieselboy
25/11/2007, 22:55
isto significa que estou com os bicos limpos???
Qual a quilometragem TOTAL da tua L-200? Caso vc não tenha certeza que o serviço foi feito vale a pena vc passar num bombista p/ solicitar um serviço de limpeza/ regulagem.
Não sei se é porque sou amigo do pessoal que mexe com bombas injetoras ou se é porque o preço do serviço é barato mesmo :pensativo: mas, aqui em Pvaí me cobram R$ 25,00 para limpar/calibrar os 4 bicos da F-1000 :dance:
Algumas reflexões acerca da limpeza/calibragem dos bicos :arrow: Aqui e acolá já li várias recomendações/relatos, inclusive do fabricante do motor (MWM) orientando sobre a necessidade/importancia deste serviço :pensativo: porém também li relatos e opiniões de alguns dizendo que isto seria desnecessário, pois segundo estes últimos, o sistema de alimentação (bomba injetora + bicos) "injeta" o diesel a pressões elevadísimas.
Em motores diesel mecanicos chega na casa dos 1000 BAR ao passo que em motores eletronicos dotados de Common-Rail a 1600 BAR :shock: é justamente desta característica que se vale este pessoal que alega ser desnecessário o serviço de limpeza :pensativo: pois, a linha de alta pressão por si só seria mais do que suficiente para evitar o acúmulo/formação de sujeira nos bicos :pensativo:
Particularmente acho que ambos tem um pouco de razão, mas na prática prefiro fazer a limpeza dos bicos, pelo 1 vez a cada 2 anos, sobretudo considerando a baixa/deplorável qualidade do combustível oferecida nos postos :putz:
De todas as limppezas feitas até hj, felizmente nunca surgiram "surpresas", em todas os bicos se mostraram com deposições mínimas de carvão nos bicos 8)
LUIS ANTONIO -BA
26/11/2007, 02:35
Pessoal
Abs e até mais.
Aprendi q com combustivel vc escolhe um e usa direto Ex Gasolina se é comun, sempre usa comun, pois se usa uma e outra, o q aocntece é q uma traz residuo q se acumula no tanque, a outra solta e envia a alimentação do veiculo. o mesmo serve para o diesel
Walter L. L. Casitta
26/11/2007, 08:40
Acho que o diesel daqui de Minas é o melhor do pais. Eu abasteço a Ranger no posto mais próximo assim que o ponteiro baixa de 1/4. Seja o diesel comum, aditivado, ou biodiesel barato ou caro funciona do mesmo jeito sem problemas...
evandroff
26/11/2007, 09:51
entao acho que o de Curitiba deve ser execlente. A L200 do meu irmão sempre está da reserva, esses dias chegou a acabar na garagem de casa. Ela nunca deu problema na alimentação ou coisa do tipo. Pra ele diesel que rode está bom.
Stefano7
18/01/2011, 15:29
Esses preços e qualidade de Diesel de vocês do RJ, SP e PR são meu "sonho de consumo", pois aqui no MS eu pago:
Diesel Comum - R$ 2,09
Diesel Podium - R$ 2,55
e é das piores qualidades que se encontra.
quando viajo à SP e PR pago bem menos e o rendimento por litro vai lá em cima.
Sempre quando chego perto dos 10000 km p/ revisão da hilux percebe-se que o motor está mais amarrado por causa dos filtros estarem muito sujos.
Estou querendo começar a trocar a cada 5000 km os filtros diesel.
Abraços!
Chalbuque
18/01/2011, 16:05
Estou morando em Jaguarão, sul do Rio Grande do Sul, fronteira com o Uruguay.
Estou abastecendo a minha Action Sport com diesel comum Esso, conforme a CC me orientou.
PAgo R$ 2,16 o litro.
A CC me orientou que abastecesse com diesel comum pois o aditivado formaria borra/goma na bomba/bicos.
Lembrando que a Action tem injeção direta, commom-rail.
Faz 45 dias que estou com ela e fiz 5 mil km, até aqui tudo tranquilo.
Vamos ver como ela se comporta com esse diesel daqui pra frente.
Não temos no RS diesel podium, pelo menos que eu saiba.
Sds
carioca10
18/01/2011, 17:59
28 mil km: diesel aditivado (Shell Fórmula Diesel) em MG, Petrobrás Diesel Power no RJ.
Até agora nenhum problema.
Uma coisa que eu reparei (pode ser concidência) mas quando eu abasteci só no posto BR o caminhonete vez 8 ponto alguma coisa km/l já com diesel da ipiranga/shell chega nos 11 km/l, (até mais em viagens) porém a retomada com diesel BR é melhor.
Galera,
aqui no interior do GO somente existe diesel, mais nada....kkkkkkkkkk
Ele esta sendo vendido hj a 1,89;
Agora me itriga muito essa questao do biodiesel, vou poder abastecer minha F1000 por ele no futuro? ou somente motores mais novos?!
Desculpa a ignorancia;
abrazzzz
Chalbuque
21/01/2011, 08:34
Amigo IVAOZIM,
Não sou um experto no assunto, mas li ha um tempo atrás que o biodiesel e o diesel com menos enxofre (50 ppm) é mais seco e os motorres antigos iriam sofrer com lubrificação.
Não sei se isto procede, que se manifestem os intendidos.
Sds
Imperador!
21/01/2011, 09:01
Amigo IVAOZIM,
Não sou um experto no assunto, mas li ha um tempo atrás que o biodiesel e o diesel com menos enxofre (50 ppm) é mais seco e os motorres antigos iriam sofrer com lubrificação.
Não sei se isto procede, que se manifestem os intendidos.
Sds
Isso é verdade.
Nos estados onde se vende diesel S50, é recomendável misturar um pouco de querosene no diesel para fins de lubrificação.
Ja usei o podium e nao notei diferença nenhuma a não ser no bolso...
Uso sempre o aditivado shell.
Imperador!
21/01/2011, 10:35
Aqui em Fortaleza só abasteço com diesel comum. Sem problema até agora.
Por sorte, nunca acumulou nem muita água no filtro. Mas aqui, por lei, TEORICAMENTE, só se vende diesel S50.
Edintruder
21/01/2011, 10:59
Galera,
aqui no interior do GO somente existe diesel, mais nada....kkkkkkkkkk
Ele esta sendo vendido hj a 1,89;
Agora me itriga muito essa questao do biodiesel, vou poder abastecer minha F1000 por ele no futuro? ou somente motores mais novos?!
Desculpa a ignorancia;
abrazzzz
Não te preocupa com isso, pois o 229 queima qualquer coisa que botares no tanque! É capaz de queimar até banha de porco! ahahaha
Quem tem que se preocupar com isso é quem está dirigindo um picape-computador com bicos injetores de R$1300,00! :odedo:
Acredito que esse diesel diminui a vida util dos motores com BI mecânica sim. Pelo menos foi o que eu entendi nas explicações que o pessoal da autorizada me falou.
Não sou entendido de quimica mas ao que tudo indica o enxofre é fundamental para a lubrificação da BI. Diesel do tipo S50 acompanha a tecnologia do sistema CR que atende as novas exigências ambientais. É o capitalismo usando a "mão invisível" para forçar o consumidor a acompanhar a industria da inovação.
Abraços