Ver Versão Completa : duvidas na montagem cardã do jeep
boa tarde pessoal.
Estou montando os cardãs do Renegado e surgiu duas dúvidas quanto a montagem :
1ª - a posição da luva e espiga do cardã é montada na saida da T-case ou na saída do pião do diferencial?
2ª - qual a medida que deve ser deixada para que a luva trabalhe na espiga sem correr o risco de travar o cardã e quebrar a T-case ou desencaixar o cardã quando a suspensão abrir ou fechar??
no aguardo!!!!!!!!
Lucas Nassif
24/11/2007, 19:54
boa tarde pessoal.
Estou montando os cardãs do Renegado e surgiu duas dúvidas quanto a montagem :
1ª - a posição da luva e espiga do cardã é montada na saida da T-case ou na saída do pião do diferencial?
2ª - qual a medida que deve ser deixada para que a luva trabalhe na espiga sem correr o risco de travar o cardã e quebrar a T-case ou desencaixar o cardã quando a suspensão abrir ou fechar??
no aguardo!!!!!!!!
A luva é do lado da t-case.
OBS.: eu não entendi sua 2ª pergunta.
leopoldo
24/11/2007, 20:07
Lucas, acho que ele está "montando" um cardan .... ao pé da letra.
Se for isso, Beluca, depende do tipo de jumelo em cada eixo.
Normalmente, no eixo traseiro, 1" de folga é o suficiente para dentro e para fora.
Mas, no caso do eixo dianteiro, depende de aonde está o jumelo e depende da luva.
A luva é do lado da t-case.
OBS.: eu não entendi sua 2ª pergunta.
se ela for colocada do lado do diferencial, há algum problema?
No caso de desencaixar não seria menos perigoso, pois o cardã ficaria preso na T-case...
leopoldo
25/11/2007, 02:06
Só se for no cardan traseiro.
No dianteiro, se a ponteira escapa da luva e o cardan fincar no chão, ou arranca o cambio ou o jeep capota.
felipemendes
25/11/2007, 13:56
se ela for colocada do lado do diferencial, há algum problema?
No caso de desencaixar não seria menos perigoso, pois o cardã ficaria preso na T-case...
Recomenda-se montar com a luva na t-case para evitar acúmulo de lama, água, poeira, etc. dentro do cardã. Na posição inversa, tudo o que entra, fica. Se vc está falando do cardã dianteiro, sua idéia é válida, mas o traseiro é curto, não acho que faça diferença.
Abraço,
Felipe
leopoldo
25/11/2007, 17:27
Felipe, essa recomendação deve se por modelo de veículo, porém não encontrei referência a esta recomendação nos manuais de jeep, fora a montagem com o alinhamento da cruzetas.
O posição da luva é mais pelo problema da possibilidade de escapar e engatar no chão, mais que qualquer outra coisa.
PQ digo isso?
Pq o cardan, quando bem montado (e vamos falar de cardans BEM montados, não o lixo que normalmente se vê por aí) E COM ENGRAXAMENTO EM DIA ...... tem na luva um retentor, uma graxeira e um furo de alivio de pressão hidraulica. Desta forma, existe apenas uma pequena possibilidade de entrar agua ou água + lama pelo furo de alivio de graxa e acumular dentro da luva pois o retentor não deixaria escapar a água, por causa da inclinação do cardan.
E se for pensar assim, é justamente ao contrário que deveria ficar, que então seria com a luva para a parte mais baixa do cardan. Desta forma com o movimento do cardan a água escapa.
Ainda vou pelo fator segurança. Assim, a minha recomendação para o eixo dianteiro:
- se o jeep tem jumelo para frente, tanto faz.
- se o jeep tem jumelo para trás, obrigatóriamente para trás, a menos que o jeep tenha cinta de segurança.
Agora, sobre o cardan traseiro, se a luva escapar é pq ou o cardan está muito curto ou o pino que segura a mola quebrou ... portanto o cardan é o menor dos problemas .... o jeep está capotando.
A minha recomendação também é para trás (ou tanto faz se houver cinta de segurança) porém, o movimento axial do eixo combinado com o axle warp provávelmente diminuirá a vida da luva.
é justamente no cardan traseiro pois se o cardã escapar fica pendurado no T-case.
No cardan dianteiro é ligada na T-case.
Só se for no cardan traseiro.
No dianteiro, se a ponteira escapa da luva e o cardan fincar no chão, ou arranca o cambio ou o jeep capota.