Ver Versão Completa : Amortecedor Samurai 97 - Dianteiro
Fui a uma mecânica especializada em suspensão, e o mecânico me sugeriu colocar na dianteira do Samurai 97 o Amortecedor da Toyota Hilux SW.
Ele disse que ficaria bom.
É maior, mais robusto, e o custo não é elevado.
Vale a pena verificar.
Quando o meu der prego, vou conferir.
Segue foto e link...
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-61467957-amortecedor-toyota-hilux-sw4-_JM
diogo ludovico
23/11/2007, 18:32
Queiroz, mas será que o carro não ficará muito duro? pois a carga deste é muito maior que o do samuka.
Eu perdi a paciencia com a suspenção do meu, parti logo para o kit completo do Fabiano, assim que o carro sair da retifica ele vai lá para o Pedro para a instalação da suspenção.
Mas, como dizem, só testando para descobrir, afinal o preço não é tão alto como os originais do samuka.
Tá funcionando bem, no suporte original, e com a suspensão elevada. APROVADO.
Boa dica para quem quer erguer a suspensão sem mudar muito.
legal.. o prato já vem incluso nele?
Alberto.Oliveira
22/01/2009, 21:52
Tá funcionando bem, no suporte original, e com a suspensão elevada. APROVADO.
Boa dica para quem quer erguer a suspensão sem mudar muito.
Queiroz,
Foi "plug 'n play" ou precisou de adaptação?? Como ficou o carro?? Mais confortável? Mais duro? Mesma coisa??
[]'s interessados, :mrgreen:
Alberto
Fabil, vide foto, já tem o prato.
Alberto, não sei te responder pois já não usava os originais.
Mais ficou estável, não muito duro, e acho que tem de testar as molas originais se funciona.
As minhas já não eram originais.
cacanakagi
23/01/2009, 15:31
Coloquei os traseiros da chevy no meu e ficaram nota 10........ O que foi fácil na adaptação é que retirei o prato do antigo que já vinha com um suporte... Então tirei, soldei no novo e ficou P&P.......
mauriciomasih
24/01/2009, 20:48
Caros colegas,
acabei de comprar um samurai 97 e já observei aqui no fórum diversas reclamaçõe sobre a suspensão dianteira deste veículo.
Alguém poderia me explicar qual o problema mais recorrente na suspensão deste carro?
mauriciomasih
24/01/2009, 20:50
legal.. o prato já vem incluso nele?
Fabil,
já vi diversos tópicos onde falam sobre o seu kit.
Em que consiste este kit? Qual sua aplicação? e o preço?
Quais as outras preças ou componentes que vc vende?
leo cabral
24/01/2009, 21:33
Caros colegas,
acabei de comprar um samurai 97 e já observei aqui no fórum diversas reclamaçõe sobre a suspensão dianteira deste veículo.
Alguém poderia me explicar qual o problema mais recorrente na suspensão deste carro?
a suspensão não tem problema algum , apenas o amortecedor é mais caro e por isso muitos preferem fazer gambiarras algumas vezes imundas do que comprar um amortecedor original.
dependendo do tipo de uso e terreno a suspensão de mola do samurai 1996> é muito melhor que a de feixe de mola.
No meu caso que devido a morar numa cidade litorânea e sem trilhas de "lama" a suspensão do meu samurai 1998 se adequá perfeitamente para o meu tipo de uso:areias e dunas.
a única vantagem do feixe para mim é preço de preparação e manutenção.
rogeriomasih
23/03/2009, 12:26
outra du'vida:
os batentes da suspensão dianteira do samurai (97-helicoidal) estavam estragados e meu irmão mandou fazer uns de borracha de pneu. Acabaram ficando muito duros e não absorvem o impacto da suspensão.
Neste sentido, tenho duas dúvidas:
1. Existe algum que pode ser instalado no lugar dos originais? onde encontrar os originais?
2. E comum a suspensão ficar bantedo nos batentes dianteiros ou indica a necessidade de substituição dos amortecedores?
dá uma olhada:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=22195
T+
leo cabral
23/03/2009, 12:39
1. Existe algum que pode ser instalado no lugar dos originais? onde encontrar os originais?
-Qualquer um do mesmo tamanho da certo
- Suzucar , alternativa4x4 , Carrera
2. E comum a suspensão ficar bantedo nos batentes dianteiros ou indica a necessidade de substituição dos amortecedores?
Não é comum de forma alguma , seus amortecedores sofreram algum dano.
Os originais são kayaba , excelentes
mas aqui no fórum você além de encontrar um kit para adaptação do amortecedor do Samurai feito pelo colega Fabil , você encontra outras soluções.
leo cabral
23/03/2009, 12:42
dá uma olhada:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=22195 (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=22195)
T+
Fabil , mas você vende só os suportes para adaptação do amortecedor ?
sim... vendo tb só as pecas p/ a adaptacao do amortecedor
ô Rogerio.. esvazia a sua caixa de mensagens privadas ae pq tá retornando dizendo que sua cx esta cheia...heheh
T+
ricardo sabóia
23/03/2009, 14:48
Também concordo com você Cabral,p/quem roda como nós no dia-a-dia e o fora de estrada é 90% areia,o helicoidal é muito mais negócio.Já tive os dois samurais,um M.Top94 durante dois anos e outro M.Top97 durante três anos, e posso falar com convicção que numa cidade como a nossa cheia de buracos,é um sofrimento andar de samurai feixe ! Na época que minha mulher engravidou da nossa filha,ela me obrigou a vender o samurai depois de um revelion em Jeri, a coitada chegou aqui com as costas moídas,quase que apanho,hehehe !
Abs,Ricardo.
rogeriomasih
27/03/2009, 22:26
Oi, Queroz.
como anda o ´test-drive´ dos amortecedores da SW4. Está gostando?
rogeriomasih
27/03/2009, 22:37
O que os companheiros com mais experiência em samurai acham destes comentários:
O passo seguinte foi comprar com o Walter de BH um lift que além de subir o Jipe em 1,5 polegada, ajudaria a diminuir as pancadas de fim de curso existentes em qualquer Samurai pos 96.
http://www.jota4x4.kit.net/renegado.html (http://www.jota4x4.kit.net/renegado.html)
Quem tem um Samurai com molas helicoidais na suspensão vai se identificar com o que eu vou descrever agora. Trata-se daquelas desagradáveis batidas na suspensão ao se passar por pequenos defeitos na pista, lombadas e principalmente em estradas de terra mal conservadas.
http://www.caminhodaspedras4x4.com.br/Infor/lift.htm (http://www.caminhodaspedras4x4.com.br/Infor/lift.htm)
Gostaria de saber se é bom esse kit, se melhora as batidas secas da suspensão do carro.
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=9579 (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=9579)
Como saber se as pancadas de final de curso do samurai 97 (helicoidal) são ´normais´, conforme relatado acima, ou se indicam o fim da vida útil dos amortecedores?
leo cabral
27/03/2009, 22:50
Como saber se as pancadas de final de curso do samurai são ´normais´, conforme relatado acima, ou se indicam o fim da vida útil dos amortecedores?
Em empresas que trabalham com suspensão existem testes feitos em equipamentos apropriados.
Mas um teste que pode ser feito é o seguinte: balance a frente do carro forçando em direção ao solo , ela ao retornar não deve balançar mais de uma vez.
Tenho um Samurai helicoidal a anos e nunca tive esse problema de final de curso.
Uso amortecedores KYB . Troco a cada 40.000km.
rogeriomasih
27/03/2009, 23:37
Tenho um Samurai helicoidal a anos e nunca tive esse problema de final de curso.
Uso amortecedores KYB . Troco a cada 40.000km.
onde vc comprou os amortecedores e qual o preço?
leo cabral
27/03/2009, 23:51
Carrera em SP , procure o Sena.
R$ 720 o par já com o desconto a vista.
Lembrando que na tabela de peças tem que ser o Samurai com COIL SPRING SUSPENCION
marcelmarini
29/05/2009, 19:03
sim... vendo tb só as pecas p/ a adaptacao do amortecedor
ô Rogerio.. esvazia a sua caixa de mensagens privadas ae pq tá retornando dizendo que sua cx esta cheia...heheh
T+
Fabil,
Em que consiste este kit para a adaptação do amortecedor e qual o valor?
Manda fotos para meu e-mail marcelmarini@uol.com.br
Obrigado
rogeriomasih
29/05/2009, 19:58
Enquanto ele te responde, dá uma conferida em:
http://samuraispeedporco.lidonet.net/suspensao1.htm
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=22195
marcelmarini
26/06/2009, 18:40
Leo Cabral,
Gostaria de saber se vc tem o e-mail de onde vc comprou os amortecedores dianteiros.
Obrigado
leo cabral
26/06/2009, 23:15
Leo Cabral,
Gostaria de saber se vc tem o e-mail de onde vc comprou os amortecedores dianteiros.
Obrigado
Ola marcelmarini,
tenho sim , o email é:
sena@carrera.com.br
Pode comprar sem medo , já comprei muitas vezes com o meu amigo sena e o atendimento é nota 1000.
lembre de pedir o amortecedor K&B (kabaya) para suspensão COIL SPRING .
Abraços.
marcelmarini
27/06/2009, 10:20
Leo Cabral,
Obrigado pela informação, vou entrar em contato com ele.
Um abraço.
marcelmarini
15/07/2009, 20:45
Olá amigos.
Alguém já ouviu falar da Raja peças em Belo Horizonte-MG?
Achei no site da KYB, são distribuidores da marca.
Gostaria de saber se alguém já comprou lá, pois tem ótimos preços de amortecedores.
RAJA AUTO PECAS COMERCIO IMPORTACAO E EXPORTACAO LTDA.
Av. Barao Homen de Melo 3131, Belo Horizonte, Minas Gerais
Tels: (55 31) 2112-3131
rajapecas@rajapecas.com.br (rajapecas@rajapecas.com.br)
www.rajapecas.com.br (http://www.rajapecas.com.br)
FlpSilva
23/02/2012, 01:48
Queiroz, valeu pela dica cara!
Coloquei o amortecedor da SW4 na dianteira do meu samurai e ficou show!!! Na traseira foi o amortecedor da S10. As molas dianteiras ficaram as originais e as traseiras nem meu mecânico sabe dizer quais são pois ele pegou em uma loja que só vende isso e não tinha identificado quais são. Enfim... mola é só procurar que acha do tamanho certo, o amortecedor que é dureza!
Meu Samuca ficou 3" mais alto em relação a altura original. Mesmo com a colocação de um parachoque da RC4x4 e de um guincho ZHME de 8000 (60kg a mais eu acho).
Isso sem contar que ficou muito mais estável na pista. Cheguei a dar 135km/h no painel (numa puuuta descida). De real deve até ter dado mais, pois estou com pneus 235/75/15 que são um pouco maiores que os originais.
Em trilhas com erosões a suspensão trabalha que é uma beleza.
Como nem tudo são flores, numa estrada de terra ele passa para a cabine toda a imperfeição da estrada... Até o pendrive do meu som chegou a falhar, mas também eu estava exagerando na velocidade. Basta andar tranquilo que não tem erro.
Bom, é isso... Passei apenas pra dar uma resgatada neste tópico contando minha experiência.
Abraços a todos e boas trilhas!
fredluisas
10/03/2012, 12:15
Coloquei o amortecedor da SW4 na dianteira do meu samurai e ficou show!!! Na traseira foi o amortecedor da S10. As molas dianteiras ficaram as originais e as traseiras nem meu mecânico sabe dizer quais são pois ele pegou em uma loja que só vende isso e não tinha identificado quais são. Enfim... mola é só procurar que acha do tamanho certo, o amortecedor que é dureza!
Meu Samuca ficou 3" mais alto em relação a altura original. Mesmo com a colocação de um parachoque da RC4x4 e de um guincho ZHME de 8000 (60kg a mais eu acho).
Isso sem contar que ficou muito mais estável na pista. Cheguei a dar 135km/h no painel (numa puuuta descida). De real deve até ter dado mais, pois estou com pneus 235/75/15 que são um pouco maiores que os originais.
Como nem tudo são flores, numa estrada de terra ele passa para a cabine toda a imperfeição da estrada... Até o pendrive do meu som chegou a falhar, mas também eu estava exagerando na velocidade. Basta andar tranquilo que não tem erro.
Bom, é isso... Passei apenas pra dar uma resgatada neste tópico contando minha experiência.
Esse aumento de altura se dá sem o uso de calço?
fredluisas
10/03/2012, 12:17
Olá amigos.
Alguém já ouviu falar da Raja peças em Belo Horizonte-MG?
Achei no site da KYB, são distribuidores da marca.
Gostaria de saber se alguém já comprou lá, pois tem ótimos preços de amortecedores.
RAJA AUTO PECAS COMERCIO IMPORTACAO E EXPORTACAO LTDA.
Av. Barao Homen de Melo 3131, Belo Horizonte, Minas Gerais
Tels: (55 31) 2112-3131
rajapecas@rajapecas.com.br (rajapecas@rajapecas.com.br)
(http://www.rajapecas.com.br)www.rajapecas.com.br (http://www.rajapecas.com.br)
Galera,
liguei lá na Raja e o preço dos amortecedores é R$ 480,00 para o para da frente e R$ 290,00 para o par traseiro. Os amortecedores são da marca Kayaba. O que vocês me dizem dessa marca? É produto de qualidade?
Sds,
Fred
leobnaval
10/03/2012, 22:23
Kayaba ou K&B (abreviado) são excelentes, na minha L200 95 vieram estes amortecedores e duraram 13 anos, é só pesquisar sobre a marca que verá que eles são um dos maiores fabricantes de amortecedores, além de produzirem peças de alta performance e atender aos mercados mais exigentes como os japoneses e americanos.
[]s
FlpSilva
03/04/2012, 22:51
Esse aumento de altura se dá sem o uso de calço?
Fred,
Não. Na dianteira o aumento se dá pelo amortecedor com curso maior e maior altura do prato da mola.
Na traseira o amortecedor tem curso maior também e o aumento da altura é dado pela mola maior.
Abs
rogeriomasih
04/04/2012, 22:44
Oi,
e aí, está gostando da adaptação? está aprovado mesmo?
estou usando da pampa, mas já está no tempo de trocar e queria trocar outra alternativa.
não ficou muito duro?
tem que fazer alguma adaptação? é da sw4 de qual ano?
FlpSilva
15/05/2012, 21:09
Fala Rogério,
Desculpa a demora pra responder... É da SW4 97/2002 acho. É esse aqui:
Amortecedor Dianteiro Hilux 3.0 Sw4 (96/...) - R$ 172,11 no MercadoLivre (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-231257005-amortecedor-dianteiro-hilux-30-sw4-96-_JM)
Aprovadíssimo!!! Não diria que ficou duro, ficou firme!
Adaptação sempre tem que fazer, mas nada demais. Um mecânico meia boca faz com o pé nas costas. Claro que é melhor você levar no seu mecânico de confiança.
Abraço!
rogeriomasih
16/05/2012, 00:39
já testamos no samurai do colega leocabral e ficou muito bom.
na dianteira ficou amortecedor de sw4 e mola original; na traseira mola de opala (prefiro as de chevette) e amortecedor de kombi clipper.
vc usa os amortecedores traseiros de s10 na traseira do samurai?
Fala Rogério,
Desculpa a demora pra responder... É da SW4 97/2002 acho. É esse aqui:
Amortecedor Dianteiro Hilux 3.0 Sw4 (96/...) - R$ 172,11 no MercadoLivre (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-231257005-amortecedor-dianteiro-hilux-30-sw4-96-_JM)
Aprovadíssimo!!! Não diria que ficou duro, ficou firme!
Adaptação sempre tem que fazer, mas nada demais. Um mecânico meia boca faz com o pé nas costas. Claro que é melhor você levar no seu mecânico de confiança.
Abraço!
fredluisas
20/05/2012, 13:19
Tô numa baita duvida...
Meu samuca tá precisando de amortecedeores dianteiros e mola traseiras. Estou querendo dar uma crescida também...
A opção 1 é amortecedores originais pra frente e molas originais pra traseira. Coloca-se os calços de mola e boa.
A opção 2 é partir pro amortecedores da hilux. Na parte de traseira, qual seria a receita?
Pelo que vi os gastos seriam mais ou menos os mesmos. O que a turma acha que fica melhor, ou seja, mais off?
FlpSilva
04/07/2012, 00:49
Isso Rogério,
Na traseira do Samurai são os amortecedores traseiros da S10.
FlpSilva
04/07/2012, 00:59
Tô numa baita duvida...
Meu samuca tá precisando de amortecedeores dianteiros e mola traseiras. Estou querendo dar uma crescida também...
A opção 1 é amortecedores originais pra frente e molas originais pra traseira. Coloca-se os calços de mola e boa.
A opção 2 é partir pro amortecedores da hilux. Na parte de traseira, qual seria a receita?
Pelo que vi os gastos seriam mais ou menos os mesmos. O que a turma acha que fica melhor, ou seja, mais off?
Fred,
Sem olhar os custos, eu acho melhor usar os amortecedores da hilux na dianteira e outro na traseira (eu uso de S10, mas tem gente que usa de kombi ou outro, sei lá).
Pros momentos off road além de levantar o carro, você ganha mais curso. Em caso de erosões uma roda vai lá embaixo pra buscar apoio, enquanto as outras se ajeitam pra não levantar do chão e você não perde tração. Para os momentos on road a suspensão fica mais firme, dando mais estabilidade em estradas com curvas fechadas (geralmente aquelas que dão acesso às trilhas).
Falando em custos, não tenho tanta certeza que os custos serão iguais prepare-se pra gastar um pouco mais, mas vai valer a pena.
Abraço
Flp
Há poucos meses troquei amortecedores e molas do meu samurai 97.
Segui uma receita recomendada na internet. Na dianteira coloquei os amortecedores originais, comprados na Suzucar. Na traseira coloquei os amortecedores traseiros da pick-up corsa. As molas dianteiras foram das traseiras do voyage (antigo) com kit gás, e na traseira as molas traseiras do versailles com kit gás.
Pelo que havia lido, o carro iria ficar 2" mais alto que o original, mas foi bem mais que isso, acho que quase 4", talvez por as molas serem de carros com kit gás (mais rígidas), ou então pq minhas antigas molas deveriam estar "cansadas", portanto com altura menor que a original, o que provocou tamanha diferença. Outra característica foi que a traseira ficou mais elevada.
Quanto ao conforto, melhorou 200%. Não está um sedã, continua sendo um jipe, mas realmente melhorou muito, principalmente por não dar mais batente.
rogeriomasih
25/07/2012, 12:01
o amortecedor original não está dando final de curso com as molas maiores?
já testou essa configuração nas tilhas?
o amortecedor original não está dando final de curso com as molas maiores?
já testou essa configuração nas tilhas?
Rogério, até agora não deu fim de curso não, mas só fiz poucas trilhas leves e participei de um rally de regularidade...até agora tá bom, mas penso que ele não deve aquentar o tranco tanto tempo quanto se estivesse com molas originais.
Fala pessoal Suzukeiros, to quase comprando um Samuka 97 e teria que trocar os pneus que estão gastos hj ele usa um 30''9.5R15. Ele é todo original, vcs acham que esse pneu vai bem?
Qual seria uma outra opção para não alterar as característica do carro, pelo menos por enquanto....hehehe
Valeu
ah esqueci de comentar ele está com um Scorpion MUD.
Fala pessoal Suzukeiros, to quase comprando um Samuka 97 e teria que trocar os pneus que estão gastos hj ele usa um 30''9.5R15. Ele é todo original, vcs acham que esse pneu vai bem?
Qual seria uma outra opção para não alterar as característica do carro, pelo menos por enquanto....hehehe
Valeu
pneu 30 polegadas com susp original? tem certeza que esta com a suspensão original?
pneu 30 polegadas com susp original? tem certeza que esta com a suspensão original?
Aparentemente sim, ele ta bem justo. O que vcs acham de um 215/75/15 igual do jimny mais eequipado?
Abs
Qual o seu uso? o que pretende com o samurai?
Qual o seu uso? o que pretende com o samurai?
Será um carro pro fim de semana, pra passeio e trilhas leves a princípio.
como o seu ja esta com pneu 30 vai de 225/75 colossus armadilo muito bom o pneu...
Isso Rogério,
Na traseira do Samurai são os amortecedores traseiros da S10.
Fiquei com duvidas quanto ao que vc fez vc disse utilizar molas originais com amortecedores da hilux sw, correto? porem disse que mudou o prato das molas como fez ou melhor o que vc fez teria fotos para ilustrar? e mais uma coisa amortecedor traseiro da s10 nao ficaram muito duros para o peso do samurai tendo em vista que vc consegue carregar um samurai na caçamba de uma s10 (equivalencia de peso)
Fiquei com duvidas quanto ao que vc fez vc disse utilizar molas originais com amortecedores da hilux sw, correto? porem disse que mudou o prato das molas como fez ou melhor o que vc fez teria fotos para ilustrar? e mais uma coisa amortecedor traseiro da s10 nao ficaram muito duros para o peso do samurai tendo em vista que vc consegue carregar um samurai na caçamba de uma s10 (equivalencia de peso)
A dureza (rigidez) de um sistema em vibração massa-mola-amortecedor é dado pela mola.
O amortecedor tem a função de dissipar energia, e determina como será a persistência do movimento oscilatório e sua amplitude. Há três tipo de movimento oscilatório: movimento subamortecido, sobreamortecido e criticamente amortecido.
No primeiro, o subamortecido, o sistema oscila em torno do ponto de equilíbrio, diminuindo a amplitude a cada ciclo até parar (se não houver amortecimento, o sistema teoricamente oscila indefinidamente)
No sistema criticamente amortecido, o sistema não oscila, indo direto ao ponto de equilibrio no menor tempo possível.
No sistema sobreamortecido, o sistema também não oscila, indo direto ao ponto de equilibrio num tempo determinado pela intensidade do amortecimento: quanto maior o amortecimento, maior o tempo de acomodação.
Na prática, num veículo, que é um sistema massa-mola-amortecedor, o amortecedor não interfere praticamente nada na rigidez do sistema (o amortecedor de um carro, na prática, também tem uma rigidez, mas que é muito menor em relação à mola, de forma que pode ser desprezada).
Amortecedores diferentes num mesmo veículo, como dito acima, determinam a amplitude e a persistência do movimento. A forma que isso ocorre é sentida pelas forças de inércia envolvidas, por isso a alteração dos amortecedores nos dá a impressão de o carro ter ficado mais "mole" ou mais "duro" (sem piadinhas).
Cada amortecedor tem um coeficiente de amortecimento. O tipo de movimento vai depender dos parâmetros do sistema e pode ser previsto pelo calculo do fator de amortecimento.
Amortecedores de carros mais pesados não necessariamente tem coeficiente maior que um de outro mais leve. É a forma como ele "casa" com o sistema que determina o tipo de movimento.
Espero ter ajudado a esclarecer sua dúvida.
abraços.
leobnaval
22/10/2012, 14:33
Concordo em partes com o post acima do Neilson. Pois isso tudo vale bem na teoria.
Mais na prática num veículo, que ainda possui movimentação dinâmica as coisas mudam um pouco...
A rigidez da suspensão de um veículo é sim dada pelas cargas de mola e de amortecedor. E a combinação delas é que vai gerar o comportamento dinâmico no veículo, seja na extensão ou na compressão da suspensão.
Para provar isso é fácil, vide os amortecedores reguláveis que alteram completamente o comportamento da suspensão, fazendo apenas a abertura ou fechamento na válvula interna que controla o fluxo de óleo dentro do amortecedor.
O fato é facilmente explicado pelo fato de o óleo ter que passar pelas válvulas e orifícios dentro do amortecedor, ao qual geram atritos e tendem a "freiar" o movimento, o que acaba gerando calor nesta dissipação de energia.
Todo amortecedor quando é aplicado ao um veículo são feitos teste e estudos para adequar a curva característica ideal ao projeto do carro (conforto, estabilidade, operação em buracos, etc.).
Essa curva característica do amortecedor é dada pela força que ele sofre e pela velocidade do pistão do amortecedor. Essa curva pode ser modificada com a troca das peças internas do amortecedor pelo fabricante. E no caso de amortecedores reguláveis pela válvula variável, com regulagem externa.
Em momento algum pode se dizer que a carga de amortecimento pode ser desprezada frente a carga da mola.
E função principal da mola é a de sustentar o peso do veículo, em qualquer condição seja ele vazio ou com total capacidade de carga e ainda assim manter curso satisfatório para manter uma diribilidade segura e promovendo curso na suspensão para absorver as imperfeições do terreno. Assim como tem grande influência na rigidez do conjunto, juntamente com o amortecedor.
[]s
Concordo em partes com o post acima do Neilson. Pois isso tudo vale bem na teoria.
Mais na prática num veículo, que ainda possui movimentação dinâmica as coisas mudam um pouco...
A rigidez da suspensão de um veículo é sim dada pelas cargas de mola e de amortecedor. E a combinação delas é que vai gerar o comportamento dinâmico no veículo, seja na extensão ou na compressão da suspensão.
Para provar isso é fácil, vide os amortecedores reguláveis que alteram completamente o comportamento da suspensão, fazendo apenas a abertura ou fechamento na válvula interna que controla o fluxo de óleo dentro do amortecedor.
O fato é facilmente explicado pelo fato de o óleo ter que passar pelas válvulas e orifícios dentro do amortecedor, ao qual geram atritos e tendem a "freiar" o movimento, o que acaba gerando calor nesta dissipação de energia.
Todo amortecedor quando é aplicado ao um veículo são feitos teste e estudos para adequar a curva característica ideal ao projeto do carro (conforto, estabilidade, operação em buracos, etc.).
Essa curva característica do amortecedor é dada pela força que ele sofre e pela velocidade do pistão do amortecedor. Essa curva pode ser modificada com a troca das peças internas do amortecedor pelo fabricante. E no caso de amortecedores reguláveis pela válvula variável, com regulagem externa.
Em momento algum pode se dizer que a carga de amortecimento pode ser desprezada frente a carga da mola.
E função principal da mola é a de sustentar o peso do veículo, em qualquer condição seja ele vazio ou com total capacidade de carga e ainda assim manter curso satisfatório para manter uma diribilidade segura e promovendo curso na suspensão para absorver as imperfeições do terreno. Assim como tem grande influência na rigidez do conjunto, juntamente com o amortecedor.
[]s
Concordo contigo se estivermos falando em rigidez da suspensão em termos de percepção do corpo humano, que na verdade sente a inércia nas acelerações e desacelerações.
A rigidez propriamente dita e por definição é a razão entre a força aplicada e o deformação de um corpo (k=F/x).
Se você aplica uma força numa mola, ela irá deformar e energia cinética fornecida será armazenada na forma de energia potencial elástica. Se a força deixar de ser aplicada a energia converte-se em energia cinética novamente e a mola volta à posição de repouso.
Agora se você aplica a força num amortecedor, a energia cinética é convertida em outra forma de energia, em geral, em calor, que é dissipado. Se deixar de aplicar a força, o amortecedor não volta à posição anterior pois não armazenou energia, que foi dissipada para o meio.
Na prática, o amortecedor tem sim uma rigidez (não confundir com carga), mas muito menor em relação à mola, então seu efeito pode ser desprezado para efeitos de cálculo. Da mesma forma, a mola também tem um amortecimento (amortecimento histerético) que também pode ser desprezada nos cálculos.
As alterações e regulagens que são feitas num amortecedor alteraram o coeficiente de amortecimento, que por sua vez alteram o comportamento dinâmico do sistema massa-mola-amortecedor.
O que eu quis dizer no post anterior é que o fato de um veículo ter mais massa não indica necessariamente que seu amortecedor tem um coeficiente de amortecimento maior do que um de um carro com menor massa.
Como você bem disse, a rigidez (se entendida como a percepção ao movimento de oscilação do sistema) é feita pelo conjunto.
Tô gostando da discussão...
abraços
leobnaval
23/10/2012, 13:51
Agora se você aplica a força num amortecedor, a energia cinética é convertida em outra forma de energia, em geral, em calor, que é dissipado. Se deixar de aplicar a força, o amortecedor não volta à posição anterior pois não armazenou energia, que foi dissipada para o meio.
Em amortecedores pressurizados com nitrogênio (conhecidos por alguns como: dupla ação), eles retornam a posição inicial se você não aplicar força, devido a pressão interna e os efeito do gás pressurizado no sistema.
Na prática, o amortecedor tem sim uma rigidez (não confundir com carga), mas muito menor em relação à mola, então seu efeito pode ser desprezado para efeitos de cálculo. Da mesma forma, a mola também tem um amortecimento (amortecimento histerético) que também pode ser desprezada nos cálculos.
As alterações e regulagens que são feitas num amortecedor alteraram o coeficiente de amortecimento, que por sua vez alteram o comportamento dinâmico do sistema massa-mola-amortecedor.
Exato
O que eu quis dizer no post anterior é que o fato de um veículo ter mais massa não indica necessariamente que seu amortecedor tem um coeficiente de amortecimento maior do que um de um carro com menor massa.
Como você bem disse, a rigidez (se entendida como a percepção ao movimento de oscilação do sistema) é feita pelo conjunto.
Certo, apenas gostaria de deixar claro que uma substituição de amortecedor, altera completamente o comportamento dinâmico do veículo, alterando as características da suspensão. Por mais que não se altere a carga da mola. O amortecedor causa tanta influência no funcionamento da suspensão quanto ela.
[]s
Em amortecedores pressurizados com nitrogênio (conhecidos por alguns como: dupla ação), eles retornam a posição inicial se você não aplicar força, devido a pressão interna e os efeito do gás pressurizado no sistema.
No amortecedor pressurizado o gás é comprimido pela força aplicada, aumentando sua pressão. Quando é liberado, volta à posição original à medida que o sistema atinge o equilíbrio termodinâmico. Nesse caso parte da enegia fornecida é devolvida ao sistema na forma de energia cinética.
Certo, apenas gostaria de deixar claro que uma substituição de amortecedor, altera completamente o comportamento dinâmico do veículo, alterando as características da suspensão. Por mais que não se altere a carga da mola. O amortecedor causa tanta influência no funcionamento da suspensão quanto ela.
[]s
Exato, concordo totalmente.
O comportamento do sistema depende diretamente dos seus parâmetros, que são massa, rigidez e amortecimento.
A alteração em qualquer um desses parâmetros muda a comportamento do sistema oscilatório, como as amplitudes, o tempo de acomodação, etc.
abraços
Pessoal estou com problemas quanto a o que fazer na suspensão dianteira do meu samurai, tenho o par do amortecedor original (segundo o mecanico é original mas nao mandei comprar pq ele nao afirmou de qual marca é) por R$ 680,00, o que aconteceu no meu carro foi isso na foto 1 a solda foi feita e reforçada onde quebrou... porem o amortecedor dianteiro esta com vazamento, pelo que pude constatar as molas do meu samurai não são originais e não tenho ideia de quais são (comprei assim), então afim de melhorar a susp de uma maneira geral, porem ainda sem poder gastar o suficiente para instalação do kit completo de suspensão, tava vendo esta "receita"
381354foto foi retirada esta solda "porca" e refeita tudo certinho dando a volta completa no suporte...
DIANTEIRA: Mola: Traseira voyage antigo com kit gás / Amortecedor: Original Neste caso o custo ficaria alto pois preciso trocar o par de amortecedor dianteiro e como disse acima encontrei por 680 (mecanico encontrou)
TRASEIRA: Mola: Traseira Versailles com kit gás / Amortecedor: Traseiro da Pick-up Corsa.
Queria saber o que vcs acham dessa "receita" algo melhor lembrando que caso tenha que haver adptação seria legal se pudessem ilustrar com fotos ...
PS. Este mecanico não ira mais mexer no samurai ele era mecanico dos carros da minha mãe porem muito FD.... longa historia que de forma resumida seria assim... na ansiedade de ver o samurai pronto passei 1 dia antes do combinado que o carro ficaria pronto e o mecanico surtou dizendo que eu nao dava tempo para ele trabalhar, que iria terminar o serviço em concideraçao a minha mae e nao em concideraçao ao meu dinheiro... conversando com o filho dele me disse que estava passando por problemas de dinheiro e por isso estava alterado... (vai entender com problema de dinheiro recusando serviço)
para completar o post anterior segue link do topico que pude verificar que as molas que estão no samurai provavelmente não são originais tendo em vista que o meu samurai apresentou algo de 5 a 6 cm de diferença dos outros samurais.... http://www.4x4brasil.com.br/forum/suzuki/111180-altura-samurai-97-original-2.html#post1796168
Pedro Bachir
19/11/2012, 19:58
[]s
Ospra! ta boa a prosa aqui em?!
Quinem o leo falou, o amortecedor tem os ajustes de bump e rebound, pegando como exemplo passar em um quebra molas, enquanto a suspensão está fechando o bump está influenciando na "dureza" que a pessoa está sentindo (uii). Um amortecedor que tenha um ajuste de bump com maior constante de amortecimento vai passar a impressão de carro mais rigido (e mais desconfortável as vezes).
O meu samuca começou a dar bem menos batente na traseira quando troquei os amortecedores que estavam la por pressurizados da pick-up corsa..
Agora na trilha ficou bão! ranquei fora a barra estabilizadora, reposicionei os amortecedores dianteiros originais, suspension lift de 4cm e amortecedores traseiros de pick up corsa... parei de passar raiva em erosões...
Abraços
rogeriomasih
19/11/2012, 20:43
os amortecedores traseiros do meu samurai 97 encerraram a carreira. Estava usando os originais com molas de opala. O carro está mais alto em torno de 5cm.
estou com as seguintes dúvidas:
1. O mecânico indicou o de niva; alguém já utilizou? (custa R$96,00, novo, fabricado pela monroe, possui os mesmos terminais)
2. algum dos colegas usa de kombi clipper?
3. entre picape corsa e s10; quais as vantagens e desvantagens?
rogeriomasih
19/11/2012, 20:45
onde consigo informações sobre as dimensões dos amortecedores abertos e fechados?
alguém sabe se tem no catálogo do fabricante?
leobnaval
19/11/2012, 20:53
onde consigo informações sobre as dimensões dos amortecedores abertos e fechados?
https://www.monroe.com.br/upload/8379-cat-logo-final-monroe-2.011.pdf
Na pág 40 a 47 tem os códigos com as dimensões aberto e fechado, sendo assim é só procurar o código da aplicação e ver as medidas ou vice versa.
[]s
Pessoal estou com problemas quanto a o que fazer na suspensão dianteira do meu samurai, tenho o par do amortecedor original (segundo o mecanico é original mas nao mandei comprar pq ele nao afirmou de qual marca é) por R$ 680,00, o que aconteceu no meu carro foi isso na foto 1 a solda foi feita e reforçada onde quebrou... porem o amortecedor dianteiro esta com vazamento, pelo que pude constatar as molas do meu samurai não são originais e não tenho ideia de quais são (comprei assim), então afim de melhorar a susp de uma maneira geral, porem ainda sem poder gastar o suficiente para instalação do kit completo de suspensão, tava vendo esta "receita"
381354foto foi retirada esta solda "porca" e refeita tudo certinho dando a volta completa no suporte...
DIANTEIRA: Mola: Traseira voyage antigo com kit gás / Amortecedor: Original Neste caso o custo ficaria alto pois preciso trocar o par de amortecedor dianteiro e como disse acima encontrei por 680 (mecanico encontrou)
TRASEIRA: Mola: Traseira Versailles com kit gás / Amortecedor: Traseiro da Pick-up Corsa.
Queria saber o que vcs acham dessa "receita" algo melhor lembrando que caso tenha que haver adptação seria legal se pudessem ilustrar com fotos ...
PS. Este mecanico não ira mais mexer no samurai ele era mecanico dos carros da minha mãe porem muito FD.... longa historia que de forma resumida seria assim... na ansiedade de ver o samurai pronto passei 1 dia antes do combinado que o carro ficaria pronto e o mecanico surtou dizendo que eu nao dava tempo para ele trabalhar, que iria terminar o serviço em concideraçao a minha mae e nao em concideraçao ao meu dinheiro... conversando com o filho dele me disse que estava passando por problemas de dinheiro e por isso estava alterado... (vai entender com problema de dinheiro recusando serviço)
Revs, só vi sua mensagem agora...
Cara, a configuração que perguntou é exatamente a que estou utilizando (dianteira: mola traseira voyage gás com amortecedor original. Traseira: Mola traseira Versailles gás com amortecedor pick-up corsa)
Conforto: Melhorou muuuito
Altura: ficou bem alto (não medi antes e nem depois). A dianteira ficou mais baixa (carro meio embicado).
Dirigibilidade: ficou boa; não senti a carro puxando, efeito da alteração do caster e nem outro efeito indesejável. A propósito, nunca mais tive problemas com shimmy.
Se quiser depois posto fotos. Como não joguei fora nem as molas e nem os amortecedores originais, posso te passar alguns dados numericos, tipo diferença de rigidez das molas originais para as substitutas, etc.
Há pouco mais de um mês aconteceu o mesmo que no seu samurai, a torre do amortecedor falhou e tive que mandar refaze-la. E mais recentemente ainda, o amortecedor dessa torre estourou.
Foda que em menos de um ano perdi um dos amortecedores originais que tinha comprado bem caros. Tô com medo (e de mão fechada) pra comprar outros, então estou em busca de algum substituto. Amanhã ou depois irei numa loja pra ver se acho solução.
falows
os amortecedores traseiros do meu samurai 97 encerraram a carreira. Estava usando os originais com molas de opala. O carro está mais alto em torno de 5cm.
estou com as seguintes dúvidas:
1. O mecânico indicou o de niva; alguém já utilizou? (custa R$96,00, novo, fabricado pela monroe, possui os mesmos terminais)
2. algum dos colegas usa de kombi clipper?
3. entre picape corsa e s10; quais as vantagens e desvantagens?
Cara, na época que troquei os meus, segui a dica do Pedro, conferi os dados no catálogo da monroe e também decidi pelos da pick-up Corsa, mas ao contrario dele, peguei os comuns. Mesmo assim gostei muito do desempenho. Imagino que os pressurizados devem ter ficado melhor ainda.
Rogério, o Pedro tinha informado em um outro post 290mm fechado e 430mm aberto.
Tô com um amortecedor original desmontado. Depois farei um desenho técnico com todas as medidas e coloco aqui.
O Leo falou do catálogo da monroe, mas infelizmente (infelizmente mesmo) eles não têm o amortecedor dianteiro do samurai >96. Uma pena!
leobnaval
20/11/2012, 00:15
Rogério, o Pedro tinha informado em um outro post 290mm fechado e 430mm aberto.
Tô com um amortecedor original desmontado. Depois farei um desenho técnico com todas as medidas e coloco aqui.
O Leo falou do catálogo da monroe, mas infelizmente (infelizmente mesmo) eles não têm o amortecedor dianteiro do samurai >96. Uma pena!
Segue um tópico que o pessoal buscava soluções para adaptação de amortecedor na diant. do samuca helicoidal:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/suzuki/4526-amortecedores-dianteiro-do-samurai-2.html#post53975
Neste post o Rogerio Macedo confirma estas medidas: 290mm fechado e 430mm aberto
[]s
Revs, só vi sua mensagem agora...
Cara, a configuração que perguntou é exatamente a que estou utilizando (dianteira: mola traseira voyage gás com amortecedor original. Traseira: Mola traseira Versailles gás com amortecedor pick-up corsa)
Conforto: Melhorou muuuito
Altura: ficou bem alto (não medi antes e nem depois). A dianteira ficou mais baixa (carro meio embicado).
Dirigibilidade: ficou boa; não senti a carro puxando, efeito da alteração do caster e nem outro efeito indesejável. A propósito, nunca mais tive problemas com shimmy.
Se quiser depois posto fotos. Como não joguei fora nem as molas e nem os amortecedores originais, posso te passar alguns dados numericos, tipo diferença de rigidez das molas originais para as substitutas, etc.
Há pouco mais de um mês aconteceu o mesmo que no seu samurai, a torre do amortecedor falhou e tive que mandar refaze-la. E mais recentemente ainda, o amortecedor dessa torre estourou.
Foda que em menos de um ano perdi um dos amortecedores originais que tinha comprado bem caros. Tô com medo (e de mão fechada) pra comprar outros, então estou em busca de algum substituto. Amanhã ou depois irei numa loja pra ver se acho solução.
falows
vou querer sim as fotos... e tbm busco uma outra opção para os amortecedores dianteiros...
Abraço RevS
rogeriomasih
20/11/2012, 07:11
algum dos colegas já utilizou tipos diferentes de amortecedores traseiros (Ex: s10 e depois picape corsa) e pode dar um depoimento com sua opinião sobre a diferença?
vou querer sim as fotos... e tbm busco uma outra opção para os amortecedores dianteiros...
Abraço RevS
Antes:
381639
Depois:
381638
Acabei de voltar da busca pelo amortecedor substituto pra dianteira...sem sucesso.
Agora estou analisando algumas opções:
Compro originais de novo?
Compro o kit de adaptação do Fabil ou da RC4x4?
Mando fazer um suporte pra mola e amortecedor semelhante ao do jimny?
Mando fazer uma gambiarra tipo essa japonesa?
381647
Estou tendendo a penúltima opção, pois teria um sistema mais compacto em relação à outras adaptações e poderia seguir as receitas que usam nos jimnys.
o que acham?
Gostei dessa gambiarra japa... tem pronta para vender no jp? meu cunhado esta vindo no final do ano para ca... posso pedir para ele trazer...
quanto ao fato de vc falar que seu carro ficou um pouco mais baixa a frente quase imperceptivel... o meu tbm é assim 2 cm mais alto a traseira mas muito provaelmente por causa de na frente ter o guincho e o berço...
Gostei dessa gambiarra japa... tem pronta para vender no jp? meu cunhado esta vindo no final do ano para ca... posso pedir para ele trazer...
Tentei achar alguma coisa a respeito dessa gambiarra...não encontrei nada.
Olha aí o site de onde tirei a foto: Weblog (http://offroad.txt-nifty.com/blog/2008/03/index.html)
Usei o tradutor do google, mas fiquei mais confuso do que se estivesse tentando ler em japonês. Parece que o cara comenta algo sobre diminuição do curso.
neilson eu editei o post anterior....
quanto ao fato de vc falar que seu carro ficou um pouco mais baixa a frente quase imperceptivel... o meu tbm é assim 2 cm mais alto a traseira mas muito provaelmente por causa de na frente ter o guincho e o berço...
leobnaval
21/11/2012, 00:05
Mando fazer uma gambiarra tipo essa japonesa?
381647
o que acham?
Achei interessante essa gambiarra japonesa, não parece ser tão dificil de fazer, além de depois de achar um amortecedor compativel, ter amorteecedor a um baixo custo pro resto da vida de seu samuka.
Achei interessante essa gambiarra japonesa, não parece ser tão dificil de fazer, além de depois de achar um amortecedor compativel, ter amorteecedor a um baixo custo pro resto da vida de seu samuka.
Pois eh, tava ate olhando o catalogo da monroe pra ver algum amortecedor compativel. Acho que o dianteiro do gm chevette/marajo (cod 15736 ou 37736) parece uma boa opcao. Fechado 240mm e aberto 386mm. Imaginando que a gambis aumente 50mm o comprimento do amortecedor, entao ficaria 290mm-436mm, bem parecido com as medidas do original.
Meu computador que tem o SolidWorks instalado está zuado, então não tem como fazer um desenho detalhado.
Lá vai só um esboço mesmo, com a qualidade das fotos completamente discutíveis:
382549382550
Todas medidas em milimetros.
Percebam que a prato da mola só é encaixado no corpo do amortecedor.
Não coloquei as medidas aberto e nem fechado pois fiquei em dúvida quanto à referência na haste pra medida. Pra saber a medida dele aberto, é só somar as medidas de onde for a referência. Fechado é só subtrair do valor encontrado 154mm, que é o quanto a haste desce.
Vou tirar as medidas das molas e fazer um comparativo de rigidez entre as molas originais e as molas da receita que o Revs mencionou alguns posts atrás, que eu uso no meu carro. Daqui posto os resultados.
Aqui o comparativo da rigidez da molas.
Pra encontrar esses valores, medi a diâmetro externo da mola, o diâmetro do fio e contei o número de voltas. Usei a fórmula pra calcular a constante de rigidez de moldas helicoidais, considerando que todas as molas comparadas são feitas do mesmo material:
Original traseira vs original dianteira: a traseira é 6,7% mais rígida.
Original dianteira vs traseira do Voyage gás: a do Voyage é 2,7% mais rígida.
Original traseira vs traseira do Voyage gás: a original é 3,8% mais rígida.
Original traseira vs traseira do Versailles gás: a original é 12,1% mais rígida.
Se tivesse feito esses cálculos antes de fazer as trocas, teria optado por colocar todas as molas traseiras do Voyage gás, pra deixar tudo com um comportamento mais próximo do original, apesar da troca do amortecedor traseiro original pelo traseiro da pick-up corsa ter deixado sabe-se lá como o comportamento geral do carro, apenas a impressão de uma melhora no conforto.
rogeriomasih
02/12/2012, 16:39
algum dos colegas já pensou no amortecedor traseiro do civic para a dianteira do samurai?
aqui tem uma foto dele:
Amortecedor Traseiro Original Honda Civic 2001 À 2005 - R$ 229,00 no MercadoLivre (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-430615435-amortecedor-traseiro-original-honda-civic-2001-2005-_JM)
algum dos colegas já pensou no amortecedor traseiro do civic para a dianteira do samurai?
aqui tem uma foto dele:
Amortecedor Traseiro Original Honda Civic 2001 À 2005 - R$ 229,00 no MercadoLivre (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-430615435-amortecedor-traseiro-original-honda-civic-2001-2005-_JM)
Eu cheguei a cogitar o amortecedor traseiro do corolla, mas achei ele grande demais e com o prato da mola muito alto.
aqui tem uma foto dele:
tem ideia do tamanho do amortecedor!?
rogeriomasih
03/12/2012, 09:01
o do corcel/pampa também tem o prato alto -não sei se tão alto quanto o de civic. No meu caso, ficou bom pq levantou o carro mesmo com as molas originais.
eu não sabia que o de corolla tem um formato similar:
Amortecedor Traseiro Toyota Corolla - R$ 120,00 no MercadoLivre (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-450988659-amortecedor-traseiro-toyota-corolla-_JM?redirectedFromParent=MLB440989929)
o do corcel/pampa também tem o prato alto -não sei se tão alto quanto o de civic. No meu caso, ficou bom pq levantou o carro mesmo com as molas originais.
eu não sabia que o de corolla tem um formato similar:
Amortecedor Traseiro Toyota Corolla - R$ 120,00 no MercadoLivre (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-450988659-amortecedor-traseiro-toyota-corolla-_JM?redirectedFromParent=MLB440989929)
Olhe nesse fórum gringo um cara que colocou o do corolla... também tem uma foto dos amortecedores lado a lado.
auszookers.com • View topic - pics of my SJ80 after the lift kit (http://auszookers.com/forum/viewtopic.php?f=5&t=18277)
Observem que o olhal do amortecedor do corolla é bem maior.
Imagino que, resolvido o problema com a altura do prato, o problema maior seria com fim de curso no fechamento. Uma solução talvez fosse colocar um espaçador no batente ou um subsituir o batente por um mais alto.
Quanto ao amortecedor da Pampa, o problema seria com a fixação inferior, que é parafuso ao invés de olhal. Tava vendo na internet que vendem pra esse mesmo carro um tal de Flutobloc (bucha) que talvez possa servir pra adaptar.
BUCHA DO AMORTECEDOR (FLUTOBLOC) DIANTEIRO - 25MM BELINA / CORCEL / DEL REY / PAMPA TDS (2pçs) (http://autopecasvr2.lojatemporaria.com/bucha-do-amortecedor-flutobloc-dianteiro-25mm-belina-corcel-del-rey-pampa-tds.html)
GuilhermeGomes
03/03/2018, 18:23
Dando up:
pesquisando encontrei esse vendedor. Parece que o amortecedor serve em Samurais de 1996 a 1998.
2 Front Gas Struts Suzuki Sierra SJ80 Coily 1996 1997 1998 4x4 Shock Absorbers | eBay (https://www.ebay.co.uk/itm/2-Front-Gas-Struts-Suzuki-Sierra-SJ80-Coily-1996-1997-1998-4x4-Shock-Absorbers/401499549598?epid=2154439895&hash=item5d7b3cef9e:g:zokAAOSwHPdalRIp&redirect=mobile)
Alguém sabe se serve?
GuilhermeGomes
04/03/2018, 12:07
Antes:
381639
Depois:
381638
Acabei de voltar da busca pelo amortecedor substituto pra dianteira...sem sucesso
Neilson,
Não conheço esse sistema de fixação do seu bageiro. No meu samuca o que prende o bagageiro é uma chapade metal com parafuso. O problema é que com o uso vai danificando a lataria. Você comprou ele assim ou mandou fazer?
abraço