Ver Versão Completa : Vitara 2.0 V6 (ano 97 - auto - 5 portas) - O motor presta?
Pessoal, andei lendo algumas mensagens do fórum e não consegui ter um posicionamento claro se o motor do Vitara V6 (ano 97) é bom ou ruim.
Várias pessoas falam que o mesmo não dá problema e outras dizem que é um motor ruim, de muita manutenção, com um alto consumo e um pouco mais potente que um de 1.6 16V.
Isto procede?
Conto com o esclarecimento mais detalhado de voces para tomar uma decisão se devo ou não comprar um suzuki com esse motor (V6).
At.
César
tive um desses por 2 anos, vendi há 3 meses e comprei um Gran Vitara, o motor é o mais potente e rápido da linha Vitara, um canhão, faz uns 6 a 7 km por litro, beberrão, não ceita gás, peças são caras mas se vc tiver em SP fica mais fácil gerenciar ou fazer adaptações, esclareci um pouco?? há, não é de quebrar fácil...
laserman
24/11/2007, 01:13
Meu caro,
O motor não é bom é ótimo, tenho amigo que rodou 190.000 só trocando óleo de 7.000 e 7.000 km.
Na minha opnião é o melhor Vitara já fabricado ! Tanto que comprei um !
O negócio é aproveitar, pois este tem a melhor relação custoxbenefício dos Zukis, pois sofre de certo preconceito devido à algumas ocorrências de falta de lubrificação causadas por trocas de óleo prolongadas !
Ah, se anda como um 1.6 ? Não há comparação anda mt mais, o meu que é auto já chegou a 180 km/h num teste.
Agora realmente se vc der azar de comprar um com problema de motor irá sofrer, pois se para conseguir peças para o 1.6 é difícil para o V6 é pior ainda ! Mas neste caso adapte um AP como mts 1.6 já fizeram por baixo custo.
Boa lama,
Pessoal, andei lendo algumas mensagens do fórum e não consegui ter um posicionamento claro se o motor do Vitara V6 (ano 97) é bom ou ruim.
Várias pessoas falam que o mesmo não dá problema e outras dizem que é um motor ruim, de muita manutenção, com um alto consumo e um pouco mais potente que um de 1.6 16V.
Isto procede?
Conto com o esclarecimento mais detalhado de voces para tomar uma decisão se devo ou não comprar um suzuki com esse motor (V6).
At.
César
laserman
24/11/2007, 01:31
Não sei por quanto irá comprar o seu,
No meu caso paguei o equivalente ao valor de side 1.6, isto levando para casa a mais bancos concha em couro, forração de portas em couro, um motorzão com mais 50 cv, aro 16 liga leve, altura de facho de farol regulável, duplo ai r bag, câmbio auto, luz de neblina, luz de leitura individual, fenders, proteções laterais, melhor acabamento e etc ..
Ah, o meu tá fazendo 6,5 na cidade e 9 km/l estrada !
Boa escolha,
Daniel Albuquerque
24/11/2007, 11:51
galera e sobre o 2.5 V6 que equipa o Grand Vitara? alguem tem algum posicionamento? andei vendo uns Grand Vitara manual 2.5 V6 e achei uns sonhos de consumo, haja visto que é um carro pequeno, ótimo 4x4, de motor grande e parece bem divertido.
teria como alguem emitir um "sensações ao dirigir", saliento que é preferível que seja um de câmbio manual, nada contra os automáticos, mas acho que o manual resgata um prazer de dirigir, principalmente sendo 2.5 V6.
abraço!
Não sei por quanto irá comprar o seu,
No meu caso paguei o equivalente ao valor de side 1.6, isto levando para casa a mais bancos concha em couro, forração de portas em couro, um motorzão com mais 50 cv, aro 16 liga leve, altura de facho de farol regulável, duplo ai r bag, câmbio auto, luz de neblina, luz de leitura individual, fenders, proteções laterais, melhor acabamento e etc ..
Ah, o meu tá fazendo 6,5 na cidade e 9 km/l estrada !
Boa escolha,
Sérgio,
O que eu estou vendo (vitara 5P - 2.0 V6) tem roda de 16 liga leve, duplo air bag, câmbio auto, banco de couro, trio elétrico e retrovisor elétrico.
Obrigado pelo seu posicionamento e pelo que li vale ter um v6 (ano 97). Acho que o único ponto é que ele bebe mais, pois é um V6. Isso é normal, já esperava esse consumo (6 km/l na cidade e em torno de 9 km/l na estrada).
Esse carro que estou vendo está com 130.000 km e é V6 (97). Essa km é muito alta para esse motor? Qual o tempo médio de vida desse motor antes de pegar um retifica?
É lógico que tudo isso vai depender da manutenção (troca de óleo etc), mas vamos considerar que está dentro da normalidade, pois o carro está em excelente estado geral e não era de trilha.
E em relação ao cambio automático, costuma dar problema ou não?
Obrigado mais uma vez pelas informações.
laserman
26/11/2007, 11:35
Cara,
QQ carro usado pode dar pau em 1 km ou em 500.000 km dar pitaco de longe é mt complicado.
Então vai minha opnião, o que pesou mt em minha escolha com relação a este motor é que sendo motor 6 em V, já tem estrutura mais resistente que 4 em linha; e tendo comandos, virabrequim e bomba de óleo tocados por corrente é mais robusto que correias de borracha, o que já vi arrebentar ... !
O câmbio AUTO é a prmeira vez que tenho e nunca tive problemas com ele mas dizem que é bem mais robusto que o mecânico devido à seu conversor de torque !
Boa lama,
Sérgio,
O que eu estou vendo (vitara 5P - 2.0 V6) tem roda de 16 liga leve, duplo air bag, câmbio auto, banco de couro, trio elétrico e retrovisor elétrico.
Obrigado pelo seu posicionamento e pelo que li vale ter um v6 (ano 97). Acho que o único ponto é que ele bebe mais, pois é um V6. Isso é normal, já esperava esse consumo (6 km/l na cidade e em torno de 9 km/l na estrada).
Esse carro que estou vendo está com 130.000 km e é V6 (97). Essa km é muito alta para esse motor? Qual o tempo médio de vida desse motor antes de pegar um retifica?
É lógico que tudo isso vai depender da manutenção (troca de óleo etc), mas vamos considerar que está dentro da normalidade, pois o carro está em excelente estado geral e não era de trilha.
E em relação ao cambio automático, costuma dar problema ou não?
Obrigado mais uma vez pelas informações.
Daniel Albuquerque
26/11/2007, 14:04
se der pra alguem me responder eu agradeço.... ¬¬
laserman
26/11/2007, 17:06
Calma caro jipeiro,
Os Zukeiros de plantão devem estar ocupados, além de ser minoria os que realmente conhecem este motor sem preconceitos !
O 2.5 v6 do GV é o msm projeto do 2.0 V6 24v do Vitara, só que com maior litragem e cerca de 8 cvs a mais ,assim como o 2.7 do JL7 !!
Vá na fé que é um ótimo SUV !
Boa lama,
se der pra alguem me responder eu agradeço.... ¬¬
Daniel Albuquerque
26/11/2007, 20:01
Calma caro jipeiro,
Os Zukeiros de plantão devem estar ocupados, além de ser minoria os que realmente conhecem este motor sem preconceitos !
O 2.5 v6 do GV é o msm projeto do 2.0 V6 24v do Vitara, só que com maior litragem e cerca de 8 cvs a mais ,assim como o 2.7 do JL7 !!
Vá na fé que é um ótimo SUV !
Boa lama,
não posso comprar não, mas é um sonho de consumo!
Isto procede?
At.
César Amigo,tenho um vitara v6 . e realmente o motor nao presta mesmo esquenta d+ e bebe 6 litros de oleo em cada troca. Eu troquei e botei o motor ap 2.0 alcool e nãp me arrependo pelo contrario!!
Cadü Smith
07/08/2008, 17:21
ENTÃO, eu tb surgi com a mesma dúvida do nosso companheiro, CVO. recebi uma proposta de um Side 5p 97 V6 2.0 .. um carrão, espelho elétrico etc .. 90.000 KM (acho q voltaram um pouco) enfim.. $26MIL ..
Dei uma volta c o carro, q não faz um barulhinho sequer, não fumaceia nada nem pisando fundo.. até brinquei perguntando se era motor elétrico, pois realmente ta mto silencioso, só se ouve um ronco mto suave, quase um assovio do motor.
Por baixo, chassis e pontos de apoio da carroceria parecem novos, tirados ontem da fábrica. Até os adesivos originais do cofre do motor, meio velhos, d acordo c a idade do carro, ou seja, nunca bateu.. resumindo, o carro era da filha d um figurão aqui de sampa ..
só não olhei o câmbio e diferenciais, pq nem sei como fazer pra chegar nessas partes.
A dúvida é se vale mais esperar e trocar por um 1.6 16v ou agarrar essa oportunidade do V6..
REQUISITOS :
- tem q ter 4 portas (não aguento mais levantar banco dianteiro)
- será rebocado por um MOTOR-HOME, um ônibus, normalmente pesado e com mais um monte de peso extra (máq lavar etc), portanto, CHASSIS e POUCO PESO da viatura são essenciais. (não sei se o V6 é tão mais pesado que o 16v ..)
- O V6 suporta kit GNV? Suporta a implantação d um sistema FLEX ?
- No Off-Road, o SideV6 fica em desvantagem em relação ao 16V ? (ambos 5p)
- A mecânica entre esses modelos, é muito diferente? O dif dianteiro do Side eu sei que é bom trocar o tal do focinho de alumínio pelo de aço do Samuka, o Side V6 tem o mesmo problema ?
- O carro é uma raridade, PRETO, com a beira dos pára-lamas e pára-choques na cor PRATA (sei que esse V6 é muito mais comum naquela cor azul calcinha horrível), MT (câmbio manual, vai saber quem ta lendo, hehe), trio elétrico, espelho elétrico, e a embreagem deve ser acionada para dar partida no motor, será que se trata de um conjunto original, ou tem como trocar o motor e configurar seu funcionamento da mesma maneira exatamente como no original ?
OBS :!!
Sei que é um saco mesmo ficar respondendo a questões repetidas, mas é que ando extremamente sem tempo de procurar no fórum essas informações, que demandam inclusive alguma urgência, pois a proposta da revenda não dura pra sempre.. Por isso, agradeço muito a atenção de quem puder me ajudar.
Cadü Smith
12/08/2008, 01:17
BOM, não consegui muita ajuda neste tópico, mas acabei comprando o carro assim mesmo, dei meu niva como parte e o resto, parcelinhas .. hehe
A primeira volta a gente não esquece do carro, quem ta acostumado com o niva, ou mesmo algum outro carro de passei um pouco mais pesado se adapta fácil a este carro, muito estável, só acho q falta um pouco de torque nas baixas rotações, até uns 2.500RPM, depois disso anda q nem o capeta. Não sei de consumo ainda, pretendo amanhã mesmo (hoje) colocar um alarme, (MELHOR ALARME DE CORTA-COMBUSTÍVEL, OU TRAVA CARNEIRO ?) e levar pra dar uma verificada geral na mecânica dele.. depois, só alegria... vou estrear ele na estrada esse fds, o alegria.. hehehe
leo cabral
12/08/2008, 09:27
se pretende fazer trilhas não instale nada eletrônico interfira na ignição do carro.
Para passear em Shoppings pode colocar corta combustíveis e outras parafernalhas.
laserman
12/08/2008, 16:39
Caro Jipeiro,
Meus Parabéns, vc está com o Suzuki mais prazeroso em se dirigir, é completíssimo e possui um tesão de motor !
De modo geral falam mal desta versão mas é só cuidar do motor, atenção ao óleo !!
Tenho bloqueador da teletrim e funciona bem.
P.S. O meu faz até 10,5 km/l !
Boa lama,
BOM, não consegui muita ajuda neste tópico, mas acabei comprando o carro assim mesmo, dei meu niva como parte e o resto, parcelinhas .. hehe
A primeira volta a gente não esquece do carro, quem ta acostumado com o niva, ou mesmo algum outro carro de passei um pouco mais pesado se adapta fácil a este carro, muito estável, só acho q falta um pouco de torque nas baixas rotações, até uns 2.500RPM, depois disso anda q nem o capeta. Não sei de consumo ainda, pretendo amanhã mesmo (hoje) colocar um alarme, (MELHOR ALARME DE CORTA-COMBUSTÍVEL, OU TRAVA CARNEIRO ?) e levar pra dar uma verificada geral na mecânica dele.. depois, só alegria... vou estrear ele na estrada esse fds, o alegria.. hehehe
Cadü Smith
21/10/2008, 03:19
do motor, não.. minha na verdade... RÁRÁRÁRÁ
Bom, o catso da luzinha laranja "check engine" no painel do V6 ta ascendendo, e já percebi os sintomas.. a luz ascende muito mais facilmente na estrada q na cidade. já percebi tb q isso acontece pq na cidade a gente acelera, breca, ta todo tempo mudando a aceleração do motor, em curtos espaços de tempo. Na estrada a variação de aceleração é bem menor , geralmente eu prego o pé em determinada posição e vou-me embora com a cavalaria toda, sobe e desce colina q é uma beleza:mrgreen:8). Daí em uma das minhas viagens reparei a luz, troquei o óleo, coloquei o 15w40, recomendado pelo fabricante, 6 litros. Nada aconteceu, a luz persiste.
Percebi que na estrada quando aliviava o pé, a luz apagava, da mesma forma se eu afundasse o pé. suspeitei do sistema de injeção.
Comecei a usar gasolina V-Power e apliquei um produto de limpeza de bicos da STP próprio pra motores gasolina. Melhorou um pouco, a luz demora mais pra ascender, e a variação necessária pra fazê-la apagar é menor.. o q pode ser ?
BICO? CHIP ? CENTRALINA? SENSORES ?
a temperatura é estável em qlqr situação e o óleo novo ainda ta novo.:-D
PS: o bicho sobe parede se deixar. grama molhada parece asfalto !! porém percebi meu diferencial dianteiro vazando óleo :putz:Nada muito grave, pequeno vazamento do lado direito (esq. quem olha de frente), deve ser algum retentor, eu sei lá. Apareceu depois do meu primeiro teste do eixo dianteiro. Até então não tive oportunidade, o que é uma vergonha :shock::rolleyes::rolleyes:
abço
Pedrinha
21/10/2008, 07:16
do motor, não.. minha na verdade... RÁRÁRÁRÁ
Bom, o catso da luzinha laranja "check engine" no painel do V6 ta ascendendo, e já percebi os sintomas.. a luz ascende muito mais facilmente na estrada q na cidade. já percebi tb q isso acontece pq na cidade a gente acelera, breca, ta todo tempo mudando a aceleração do motor, em curtos espaços de tempo. Na estrada a variação de aceleração é bem menor , geralmente eu prego o pé em determinada posição e vou-me embora com a cavalaria toda, sobe e desce colina q é uma beleza:mrgreen:8). Daí em uma das minhas viagens reparei a luz, troquei o óleo, coloquei o 15w40, recomendado pelo fabricante, 6 litros. Nada aconteceu, a luz persiste.
Percebi que na estrada quando aliviava o pé, a luz apagava, da mesma forma se eu afundasse o pé. suspeitei do sistema de injeção.
Comecei a usar gasolina V-Power e apliquei um produto de limpeza de bicos da STP próprio pra motores gasolina. Melhorou um pouco, a luz demora mais pra ascender, e a variação necessária pra fazê-la apagar é menor.. o q pode ser ?
BICO? CHIP ? CENTRALINA? SENSORES ?
a temperatura é estável em qlqr situação e o óleo novo ainda ta novo.:-D
PS: o bicho sobe parede se deixar. grama molhada parece asfalto !! porém percebi meu diferencial dianteiro vazando óleo :putz:Nada muito grave, pequeno vazamento do lado direito (esq. quem olha de frente), deve ser algum retentor, eu sei lá. Apareceu depois do meu primeiro teste do eixo dianteiro. Até então não tive oportunidade, o que é uma vergonha :shock::rolleyes::rolleyes:
abço
Caro Cadú,
Tive um Vitarão igual ao seu. Qd comprei, ele estava com o mesmo problema da luz acesa do Check Engine. Como comprei-o numa consecionária Suzuki, levei lá e eles trocaram um sensor que estava queimado. Mas não sei lhe dizer qual sensor. Ligue p/ a Suzucar e pergunte p/ o Edvaldo, que ele deve saber qual. Quanto ao motor, acho-o um motorzão...além de ser econômico. Eu tive o azar de furar o radiador numa estrada e não ver a temperatura subir...resultado: o cabeçote foi p/ o beleléu...Fiz toda a parte de cima do motor, substituí as 24 válvulas e tuchos, mandei fazer um novo radiador e o carro ficou novo. Gastei um dinheirão...mas valeu a pena, pois o carro rodou muito na minha mão. Vendí ele para um amigo que o possui até hj...se não me engano o bicho tá com mais de 200 mil rodados. Estou com o resto de turma. Tome cuidado com o óleo e filtros...que terás carro por muito tempo.
[]s. :concordo:
jmacedo04
27/09/2009, 21:27
Olá pessoal, posso um Vitara V6 2.0 e também tenho esse problema com a luz da injeção (check engine) que as vezes acende.... Alguem tem alguma dica??
Marceloal
12/02/2015, 14:30
Pessoal, primeiramente desculpe por ressuscitar um tópico tão antigo e há tanto sem postagem.
É que recentemente comprei um Vitara V6 1997!!! Por isso, em segundo lugar: "olá a todos! Sou novato aqui no fórum" :)
Em terceiro (finalmente): caro Cadü Smith, você ainda está com seu V6? Confesso que comprei pensando que era um 1.6 mas acabei atropelando o negócio e comprando sem conseguir confirmar tudo do carro. Foi que um mecânico de certa confiança olhou para mim se estava tudo ok e sinalizou que, quanto a motor e câmbio eu poderia comprar... Mas não me disse que era um V6 2.0!!!
Então. Hoje estou com o carro mas com muitas dúvidas (meu primeiro 4x4, meu primeiro V6, meu primeiro automático)... Me parece que única coisa que preciso ver de mecânica hoje é limpar (ou trocar?argh!) o atuador da marcha lenta e trocar as correias que estão gerando um barulho terrível... Mas o último mecânico que cuidava do carro me disse que dá para rodar sem medo...
Então... Gostou (está gostando) do carro? Alguma dica no sentido de "tenha atenção especial em..." ????
Valeu e desculpem-me novamente no ritual de ressurreição de tópico!!!
Marcelo
mas.marco
16/02/2015, 18:11
Pessoal, primeiramente desculpe por ressuscitar um tópico tão antigo e há tanto sem postagem.
É que recentemente comprei um Vitara V6 1997!!! Por isso, em segundo lugar: "olá a todos! Sou novato aqui no fórum" :)
Em terceiro (finalmente): caro Cadü Smith, você ainda está com seu V6? Confesso que comprei pensando que era um 1.6 mas acabei atropelando o negócio e comprando sem conseguir confirmar tudo do carro. Foi que um mecânico de certa confiança olhou para mim se estava tudo ok e sinalizou que, quanto a motor e câmbio eu poderia comprar... Mas não me disse que era um V6 2.0!!!
Então. Hoje estou com o carro mas com muitas dúvidas (meu primeiro 4x4, meu primeiro V6, meu primeiro automático)... Me parece que única coisa que preciso ver de mecânica hoje é limpar (ou trocar?argh!) o atuador da marcha lenta e trocar as correias que estão gerando um barulho terrível... Mas o último mecânico que cuidava do carro me disse que dá para rodar sem medo...
Então... Gostou (está gostando) do carro? Alguma dica no sentido de "tenha atenção especial em..." ????
Valeu e desculpem-me novamente no ritual de ressurreição de tópico!!!
Marcelo
Irmao, a unica coisa que posso te dizer e espero que vc tome isso como sua biblia diária é: CUIDE DO OLEO.
troque RELIGIOSAMENTE e um oleo DECENTE.
JAMAIS use agua no reservatorio do radiador. use um bom aditivo, LEIA o manual.
De longe, muito longe, o melhor motor pro Vitara até 1998. Divirta-se!
Mas essa e a receita de boa saude de qualquer motor, eu pelo menos nao gosto de deixar nenhum carro so com Agua no radiador. Abracos.
Marceloal
18/02/2015, 14:32
Opa... Valeu pela resposta, senhores...
Deixei o carro numa oficina para uma "olhada"... Em princípio, nada a mexer... Preventivamente estou trocando o atuador da marcha lenta (motor de passo) pois há um único sintoma esquisito: não segura a lenta quando está frio (se bem que às vezes até segura...).... como já tinha comprado a peça, vou trocá-la e a que está no carro parece já não ser original (tem uma saída "fechada" que não deveria existir) e uma limpeza básica nos componentes superiores do motor (corpo de borboleta etc.). Mas já rodei um tanto com a VTR.... Uma beleza mesmo de potência...
Boa semana a todos.
Cadü Smith
01/07/2015, 01:50
Opa... Valeu pela resposta, senhores...
Deixei o carro numa oficina para uma "olhada"... Em princípio, nada a mexer... Preventivamente estou trocando o atuador da marcha lenta (motor de passo) pois há um único sintoma esquisito: não segura a lenta quando está frio (se bem que às vezes até segura...).... como já tinha comprado a peça, vou trocá-la e a que está no carro parece já não ser original (tem uma saída "fechada" que não deveria existir) e uma limpeza básica nos componentes superiores do motor (corpo de borboleta etc.). Mas já rodei um tanto com a VTR.... Uma beleza mesmo de potência...
Boa semana a todos.
Rapaz, como o tempo passa.... Compramos o carro em 2008 naquela ocasião, com 88.000km . Hoje com quase 180.000, posso dizer. Esse motorzinho aguenta o tranco !
Não me arrependo desse carro em nada. Aguentou muito bem na minha mão. Fazendo trilha dá manutenção como qualquer outro. paga-se um pouco a mais nas peças mas ganha-se em conforto e durabilidade. Tive problemas com o atuador também... sempre tem uma ou outra coisa pra fazer, afinal são quase 20 anos de estrada, não ? Muito Fusca, fazendo menos, não durou 20 anos.
Se pensar todos os abusos que sofreu nesses 6 anos e pouco ... Peguei muitas dunas e areia fofa, altas rotações, grandes viagens, o trânsito caótico de Sp... até naufraguei ele numa enchente no litoral. Apenas drenei o óleo sujo, "lavei" com diesel o motor, e coloquei oleo novo. Estaria rodando até agora se não tivesse encostado mês passado pra manutenção.
Depois desses anos de fiel servidão ele merecia um trato. Mandei fazer motor e câmbio. Trocou correntes , tensores, retentores, rolamentos, comandos, bronzinas, bielas, etc etc. Do câmbio só precisou de um trambulador novo mesmo. Isso quem diz foi o mecânico, pego o carro essa semana pra testar.
Inclusive, se precisar de umas dicas na mecânica dele, fiquei razoavelmente interado. Por exemplo, no meu instalei as bandejas da suspensão dianteira do 1.6 16v ! Encaixa perfeitamente, com excessão do apoio da barra de torção, mas é fácil adapatar. Ela é tão robusta quanto a do V6, com a vantagem de poder trocar a ponteira onde vai o cubo da roda. A bandeja original não permite isso. Encontrá-las usadas é difícil, demorado e pouco recomendável, e as novas custam os olhos. Fica aí a sugestão, se tiver esse problema.
Qualquer coisa é so chamar Um abraço e boas trilhas !
Cadü Smith
16/07/2015, 21:55
... a ponteira onde vai o cubo da roda... Entenda por PIVÔ. Quando escrevi a resposta não veio o nome da peça nem f**** e ficou essa burrice aí em cima. Retificada. hehe
[]s
Marcelo Indaia
19/11/2015, 16:01
Caro Cadu, você se importa em dizer quanto gastou para fazer o motor e o cambio?
Estou estudando a compra de um idêntico, mas azul calcinha :)
Cadü Smith
24/11/2015, 23:27
Caro Cadu, você se importa em dizer quanto gastou para fazer o motor e o cambio?
Ficou meio salgado... de 7K a 8K. Mas ficou muito bom. Retífica dos 2 cabeçotes + bloco, troca de uma biela empenada, trocou bronzinas, trocou polias, correntes de comando e principal, trocou todos os tuchos de válvulas, que nesse motor são hidráulicos, trocou varios retentores, trocou correias de alternador e da DH, descarbonização, limpeza de bicos, M.O... É praticamente um motor novo, está agora com 174.000 Km originais, pronto pra chegar nos 350.000km
Do câmbio não troquei nada, só as buchas e molas do trambulador e revisão da caixa de câmbio e CT. No caso meu câmbio é manual, 5+ré. O seu é auto ? Ainda calçarei o meu com eixos do automático. Tem relação mais reduzida, melhor pra quem tem pneus grandes...
[]s
Cadü Smith
24/11/2015, 23:48
Marcelo, caso vc decida por comprar esse belíssimo Suzuki, te dou uma sugestão, troque aquele silencioso imenso original, que mais parece um cilindro de GNV debaixo do carro. Quando o meu estragou de vez troquei pelo silencioso esportivo do AUDI, não lembro o modelo. Menor, deixa o motor respirando melhor, fora o ronco brabo que o bicho ficou. Altamente recomendável.
[]
Marcelo Indaia
25/11/2015, 10:20
Achei o valor razoável, 8k pra ter um motor zero.
O que eu estou vendo é automático, e esse é o maior receio: carro antigo com câmbio automático. Estou pesquisando se é viável a troca por um motor AP ou GM + câmbio manual, no caso de ocorrer um dano muito grande, mas não estou achando muita informação. Prefiro cambio manual.
[]
Ainda calçarei o meu com eixos do automático. Tem relação mais reduzida, melhor pra quem tem pneus grandes...
[]s
Cadü, vc tem certeza que esta afirmação é verdadeira?
Até hoje em todos os carros que comparei, a versão automática tem o diferencial mais longo que a versão manual. Ou seja, o automático é menos reduzido, o que iria piorar a sua relação com os pneus grandes.
O Vitara 2.0 V6 manual tem relação 4,625:1 certo?
O que vc pode fazer é colocar a relação dos 1.6 manuais, que é 5,125:1 te dando uma redução de 11%, permitindo o uso de pneus 30" sem perda na relação final.
Tem também uma empresa na Europa que fabrica relações 5,72:1 e 5,85:1 (a 700 euros o par) pra Vitaras, que ficaria muito bom.
http://4xfourart.com/Products/19/Vitara.aspx
Cadü Smith
25/11/2015, 18:29
Cadü, vc tem certeza que esta afirmação é verdadeira?
Até hoje em todos os carros que comparei, a versão automática tem o diferencial mais longo que a versão manual. Ou seja, o automático é menos reduzido, o que iria piorar a sua relação com os pneus grandes.
O Vitara 2.0 V6 manual tem relação 4,625:1 certo?
O que vc pode fazer é colocar a relação dos 1.6 manuais, que é 5,125:1 te dando uma redução de 11%, permitindo o uso de pneus 30" sem perda na relação final.
Tem também uma empresa na Europa que fabrica relações 5,72:1 e 5,85:1 (a 700 euros o par) pra Vitaras, que ficaria muito bom.
http://4xfourart.com/Products/19/Vitara.aspx
WOT, sempre acreditei que os automáticos tivessem um diferencial mais reduzido, pra compensar aquela 1a looooonga dos auto. Mas enfim, o importante é a relação ser maior, ou seja, mais dentes. hehehe
Eu sei que tem uma complicação nos diferenciais dos V6, pois me parece que os semi-eixos tem nº de ranhuras diferente dos 4cil 1.6 ... :\ Eu sei pq tive que trocar o dif. traseiro uma vez e estudei o assunto. Queria aproveitar e encurtar um pouco, mas tinha esse problema das ranhuras não baterem.... as planetárias são diferentes tb... é outro diferencial. Por isso pensei em usar elementos do automático, acredito serem intercambiáveis... Mas agora fiquei nessa dúvida aí que vc citou sobre a relação dos auto...
Cadü Smith
25/11/2015, 18:35
Achei o valor razoável, 8k pra ter um motor zero.
O que eu estou vendo é automático, e esse é o maior receio: carro antigo com câmbio automático. Estou pesquisando se é viável a troca por um motor AP ou GM + câmbio manual, no caso de ocorrer um dano muito grande, mas não estou achando muita informação. Prefiro cambio manual.
[]
Já ouvi dizer de uns casos em que trocaram o original pelo 2000AP do Santana, e pelo 1.9Tdi do Golf argentino, a 2ª opção acho a melhor, gosto do diesel porque dá pra "fabricar" biodiesel em casa a um custo bem modesto.
Mas ouvi dizer que o VW AP 2.0 Gasolina fica xôxo, além de continuar sendo um motor usado... e usado por usado, prefiro gastar um pouco mais e ficar com o original sem precisar mudar DOC nem passar em vistoria nem nada. Se não o original, gastaria um pouco mais no 1.9Tdi do Golf... esse sim
WOT, sempre acreditei que os automáticos tivessem um diferencial mais reduzido, pra compensar aquela 1a looooonga dos auto. Mas enfim, o importante é a relação ser maior, ou seja, mais dentes. hehehe
Eu sei que tem uma complicação nos diferenciais dos V6, pois me parece que os semi-eixos tem nº de ranhuras diferente dos 4cil 1.6 ... :\ Eu sei pq tive que trocar o dif. traseiro uma vez e estudei o assunto. Queria aproveitar e encurtar um pouco, mas tinha esse problema das ranhuras não baterem.... as planetárias são diferentes tb... é outro diferencial. Por isso pensei em usar elementos do automático, acredito serem intercambiáveis... Mas agora fiquei nessa dúvida aí que vc citou sobre a relação dos auto...
Cadü, não tenho conhecimento profundo sobre as diferenças nos componentes dos diferenciais, mas se for só essa diferença nas estrias dos semi-eixos, as peças que montam nos semi-eixos são justamente as planetárias. Não seria um impeditivo para trocar a coroa e pinhão.
Talvez seja bom estudar mais sobre o assunto, pois a C&P do 1.6 manual é a relação mais reduzida que vc vai encontrar (a não ser se comprar aquela da 4xfourart que falei antes).
Mas ouvi dizer que o VW AP 2.0 Gasolina fica xôxo, além de continuar sendo um motor usado... e usado por usado, prefiro gastar um pouco mais e ficar com o original sem precisar mudar DOC nem passar em vistoria nem nada.
Comparando os números de torque e potência, o AP 2.0 e o V6 2.0 não mudam muita coisa. O V6 tem mais potência (136 do Vitara contra 115 do AP, dependendo a versão) e o torque é um pouco melhor no AP (19,5 do AP contra 17,5 do Vitara).
Na prática a diferença deve ser muito pequena. A incomodação pra adaptar o motor e legalizar vai ser muito maior que consertar o seu, mas a longo prazo, o custo de manutenção deve cair bastante.
Mas eu no seu lugar talvez ficaria com o V6 também.
Cadü Smith
26/11/2015, 22:23
Pô, Rafael, só me liguei no teu nome depois... Melhor que WOT, já tava achando que era algum personagem de StarWars ou StarTrek hehehe
É o que eu penso. Se tiver como consertar o original, fique com ele, pois é receita pronta. Partir pra uma adaptação sem ter nenhuma experiência com adaptações, é fácil muita coisa dar errado e erros custam muito caro.
Particularmente esse motor é muito bom, é trocar óleo religiosamente e abastecer com aditivada pra render melhor e o motor não sofrer tanto com nossa "álcoolina", que ele dura bem. Por exemplo as correntes de comando do V6. Num AP o comando é girado por correias de borracha, que vc vai trocar com 50mil km, isso se não judiar com barro e abusos. As correntes do V6, são um pouco mais caras, sim. Mas vc verifica com 100mil km, e depois disso verifica a cada 30mil km. Tem carros com 200mil e cacetada rodando com a corrente original de fábrica ainda. Duram muito, ficam blindadas dentro do motor. Tecnologia do AP e do V6 são incomparáveis. E o valor da manutenção do V6 acaba diluindo no tempo que ele dura. Zuki é zica, rapaiz !! hehe
Marcio Schlemm
13/01/2016, 13:56
Cadü, não tenho conhecimento profundo sobre as diferenças nos componentes dos diferenciais, mas se for só essa diferença nas estrias dos semi-eixos, as peças que montam nos semi-eixos são justamente as planetárias. Não seria um impeditivo para trocar a coroa e pinhão.
Talvez seja bom estudar mais sobre o assunto, pois a C&P do 1.6 manual é a relação mais reduzida que vc vai encontrar (a não ser se comprar aquela da 4xfourart que falei antes).
Comparando os números de torque e potência, o AP 2.0 e o V6 2.0 não mudam muita coisa. O V6 tem mais potência (136 do Vitara contra 115 do AP, dependendo a versão) e o torque é um pouco melhor no AP (19,5 do AP contra 17,5 do Vitara).
Na prática a diferença deve ser muito pequena. A incomodação pra adaptar o motor e legalizar vai ser muito maior que consertar o seu, mas a longo prazo, o custo de manutenção deve cair bastante.
Mas eu no seu lugar talvez ficaria com o V6 também.
Boa tarde;
Meu colega tem um Vitarão v6 1997 mec, que por uma infelicidade, apresentou problema no motor.
Ele tem vontade de substituiro V6 ( até ja achou um ) pelo motor da gran vitara 2013.
Pergunto se é possível, se existe algum kit, e o cambio original do V6 caberia no motor da gran vitara nova?
O que achei a respeito foi somente a troca pelo motor ap, mas não nos agrada muito.
Abs
Marcio Schlemm
Cadü Smith
14/04/2016, 23:06
Boa noite, Marcio.
Pelo modelo 2013 acho bem difícil. A base é totalmente diferente, é outro carro, desenhado do zero, batizado como Gran Vitara. Talvez pela mecanica do Tracker/GV 1a geração. E TALVEZ.
Abç
Fabiano Samuca
30/04/2016, 17:24
Pessoal, boa tarde, faço parte da família "Vitara V6 2.0 1997", e gostaria de tirar algumas dúvidas com a galera aqui que pelo visto possuem uma boa experiência dessa bela máquina. Vamos lá: meu carro começou a acender a luz do "Check Engine" quando mantenho o pé constante no acelerador na faixa entre 2 mil e 3 mil rpm. Como já vi alguns colegas comentarem mais acima, mas li e não encontre quem realmente tenha resolvido essa falha, o funcionamento do carro é perfeito em todas situações, somente essa bendita luz acende. Agradeço aos amigos pela ajuda ai, grande abraço a todos.
Fabiano Samuca
30/04/2016, 17:26
Marcio, este modelo não sei se vai ser tão fácil, mas minha sugestão seria os motores das Trackers até 2009 que é basicamente plug and play....
Fernando Vitarabravo
20/05/2016, 00:01
Pessoal, boa tarde, faço parte da família "Vitara V6 2.0 1997", e gostaria de tirar algumas dúvidas com a galera aqui que pelo visto possuem uma boa experiência dessa bela máquina. Vamos lá: meu carro começou a acender a luz do "Check Engine" quando mantenho o pé constante no acelerador na faixa entre 2 mil e 3 mil rpm. Como já vi alguns colegas comentarem mais acima, mas li e não encontre quem realmente tenha resolvido essa falha, o funcionamento do carro é perfeito em todas situações, somente essa bendita luz acende. Agradeço aos amigos pela ajuda ai, grande abraço a todos.
Fabiano, acabo de pegar um Vitara V6 Auto 97 que estava assim tb., era uma das sondas que estava desligada do chicote, o Zézuki aqui do RJ descobriu o problems, o carro é show, motor sem barulhos e um ronco muito bonito, tô gostando bastante,abc
Marceloal
01/02/2018, 03:04
Só para atualizar, depois de muito tempo sem postar nada por aqui.
Ainda estou com o Vitara 1997 V6. Gostando do carro e tal, tentando restaurar tudo o que for possível para a VTR ficar bonita, afinal andar de carro antigo e feio não dá...
Fiz o câmbio (automático). Morri nuns 7,3K... Confesso que estou tentado a trocar numa Pajero Sport... Até estou "arrecadando" opiniões...
Abaixo umas fotos da VTR.
Valeu pessoal!!
555611 555612 555613
feranandobik
04/09/2018, 12:09
Bom dia meus amigos do mundo 4x4!
Estou "quase" dono de um Vitara v6 1997 manual com 210 mil km. Andei nele já achei muito firme, reto. Bancos de couro, ar gelando, vidros e espelhos elétricos funcionando, testei tração e tudo ok, sem ruídos aparentes. Vazamento pequeno motor que pinga em cima da mangueira inferior do arrefecimento. Não tem nenhum outro vazamento. Aparente ser amortecedores ainda originais pois estão com folga, porém sem vazamento. Já foi repintado em partes, precisa reparo pintura.
Dúvidas:
Ventoinha ligada direto no motor, algum problema futuro?
Saída escapamento com bastante umidade e fuligem bem escura, aparenta ser óleo preto. Mas não faz fumaça nem acelerando forte, o que pode indicar?
Percebi que o veículo apagou duas vezes aparenta estar sem lenta, algo pra se preocupar com maiores gastos?
Agradeço desde já todas as informações possíveis, será o meu primeiro 4x4, assim que possível posto a foto aqui.
Fernando de Oliveira Veiverberg
Torres/RS
feranandobik
06/09/2018, 11:07
Acho que não tem mais ninguém por aqui com V6... que pena!
Marceloal
14/11/2018, 13:23
Acho que não tem mais ninguém por aqui com V6... que pena!
Olá, Fernando...
Esse tópico já era... hehehe...
Ainda estou com meu Vitara 1997. Pensando em viajar com ele mas ainda não pesquisei suficiente para pegar a estrada com mais confiança... Se tiver informações a respeito, por favor acrescente algo.
Valeu