PDA

Ver Versão Completa : Medidor temperatura painel



Soldier
22/11/2007, 11:36
Camaradas,

De uns tempos pra cá, o medidor de temperatura da minha viatura anda meio preguiçoso... :pensativo: as vezes funciona, as vezes não... imagino que possa ser um simples mal contato, mas tenho medo que seja algo mais grave e possa afetar o sistema de arrefecimento... pra testar pensei em tirar o painel e dar uma olhada nos contatos do marcador... se não for isso, o que poderia ser :?:

Agradeço a ajuda desde já :!:

Carlão Pinheiro
22/11/2007, 12:58
Pode ser a cebolinha de temperatura do motor que esta com problemas.

Soldier
22/11/2007, 14:12
Carlão, desculpe a "gonorância" :mrgreen: mas tem como testar a cebolinha antes de abrir o painel ou é mais fácil eliminar a possibilidade de mau contato primeiro :?:

alexandre roveri
22/11/2007, 15:27
Carlão, desculpe a "gonorância" :mrgreen: mas tem como testar a cebolinha antes de abrir o painel ou é mais fácil eliminar a possibilidade de mau contato primeiro :?:

Com um multimetro dá pra ver as resistencias com o motor frio e quente ! O valor de referência eu não tenho ! Mas tenta fazer uma medição pra ver os valores e se existe variação quando em funcionamento, vc não vai conseguir calibrar, mas se saber se funucia vai conseguir ver ! :concordo:

fabioaguilera
23/11/2007, 00:34
Camarada de codinome na língua imperialista, vc num tem um Niveiro camarada perto de vc?! Dá pra pegar estes valores que o Roveri cita num Niva que esteja com td funcionando. Que tals? :pensativo:

Otávio Luiz
23/11/2007, 09:28
No SUV de Pobre também ocorre isso, as vezes o ponteiro fica parado... aí dou umas pancadinhas no danado e ele volta a funcionar...:pensativo:

Soldier
23/11/2007, 09:44
Camarada de codinome na língua imperialista, vc num tem um Niveiro camarada perto de vc?! Dá pra pegar estes valores que o Roveri cita num Niva que esteja com td funcionando. Que tals? :pensativo:

Hahahaha!!! Essa foi a melhor... hehehe!!:palmas:

Camarada Fábio Aguilera (aliás um nome da terra de Fidel), difícil é explicar que "Soldier" realmente é meu nome e não um codinome ou apelido... rsrsrsrs!!! :mrgreen:

Agora em relação a sua idéia, realmente é uma boa! Vou ver se dou um jeito nesse fds!

Valeu:concordo: !!

Soldier
23/11/2007, 09:49
No SUV de Pobre também ocorre isso, as vezes o ponteiro fica parado... aí dou umas pancadinhas no danado e ele volta a funcionar...:pensativo:

O meu tb acontecia isso, agora num fununcia nem por decreto... :parede: Por isso achei que podia ser um "mal contato"... mas acho que era "mau presságio"... rsrs!!:putz:

maanunes
23/11/2007, 10:21
Faça um testiculo simples, solte o cabo da cebolinha e enconste na carcaça do motor, o ponteiro tem que ir ao máximo. Se for, bingo, troque a cebolinha, senão.. pense em mexer no painel, que pode ser desde fiacão até o ponteiro mesmo.
Agora atenção, não estaria seu carro com o sistema de circulação d'agua com problema ? vc tirou a válvula termostática ( não deve ser tirada, isso é coisa de tacanho )
[]s

Soldier
23/11/2007, 10:43
Faça um testiculo simples, solte o cabo da cebolinha e enconste na carcaça do motor, o ponteiro tem que ir ao máximo. Se for, bingo, troque a cebolinha, senão.. pense em mexer no painel, que pode ser desde fiacão até o ponteiro mesmo.
Agora atenção, não estaria seu carro com o sistema de circulação d'agua com problema ? vc tirou a válvula termostática ( não deve ser tirada, isso é coisa de tacanho )
[]s

:smile: Boa!! Vou fazer isso! Basta encostar o cabo no motor e verificar o ponteiro? Ou seja, se o medidor (reloginho) tá funcionando bem, o problema é a cebolinha, certo?

Agora só preciso identificar a cebolinha e o cabo :oops: rsrs!!

Quanto a válvula termostática, o seu Wilson trocou faz uns 4 meses... e nunca deu problema... se naum conseguir identificar o problema vou levar o russo pra ele dar uma olhada. :wink:

Спасибо!:concordo:

maanunes
23/11/2007, 11:29
:smile: Boa!! Vou fazer isso! Basta encostar o cabo no motor e verificar o ponteiro? Ou seja, se o medidor (reloginho) tá funcionando bem, o problema é a cebolinha, certo?

Agora só preciso identificar a cebolinha e o cabo :oops: rsrs!!

Quanto a válvula termostática, o seu Wilson trocou faz uns 4 meses... e nunca deu problema... se naum conseguir identificar o problema vou levar o russo pra ele dar uma olhada. :wink:

Спасибо!:concordo:

Foi o Wilson ? esse não tem fama de Tacanho, certamente o problema então não é a termostática.

Soldier
23/11/2007, 12:13
Naum... seu Wilson é show :smile: !

Soldier
03/12/2007, 12:27
Camaradas, realmente é a cebolinha :putz:que tá bichada... o Adriano da Motorfort Atibaia (:shock: ...grande cara!), me disse que a do Uno serve mas eu queria ver se encontro a original (ou não vale a pena:?:)... procurei nos sites da Sarancar e da Alternativa e num achei.

Luciano SHAKALL
03/12/2007, 17:12
" ... a cebolinha :putz:que tá bichada ... me disse que a do Uno serve ... "Essa aí eu também quero saber...
A propósito, TODAS "de Uno" são iguais quanto ao encaixe e "Temperatura"?: Motor "Fiasa" ou "Fire", carburado ou injetado, 1000, 1300, 1500, 1600, 1400-Turbo... :pensativo:

[]'s

Soldier
03/12/2007, 17:25
Essa aí eu também quero saber...
A propósito, TODAS "de Uno" são iguais quanto ao encaixe e "Temperatura"?: Motor "Fiasa" ou "Fire", carburado ou injetado, 1000, 1300, 1500, 1600, 1400-Turbo... :pensativo:

[]'s

Então Luciano, o Adriano me disse pra pedir a cebolinha para o medidor "com ponteiro" pq ela é diferente do medidor do Uno que aparece somente a luzinha (aquela que acende só qdo já funhanho tudo :mad: ).

Andei pesquisando e encontrei essa "listinha" de adaptações (link) que confirma;:wink:

http://www.vernizi.com/nivas/Nivas_Pecas.htm

Minha dúvida :pensativo: é se encontro a original ou se a original é realmente igual a do Uno e nem vale a pena procurar...:neutral:

Abs!

Peter
03/12/2007, 17:27
Segundo o site Nivasgerais4x4 serve a do UNO até 90.

Luciano SHAKALL
04/12/2007, 05:44
VALEEEEU! :concordo:

[]'s

Soldier
07/12/2007, 10:13
Camaradas;

Troquei a cebolinha ontem a noite (vazou um pouquinho, mas depois apertei e não vazou mais).

É realmente "prug an prey"... :mrgreen: !

Num preciso mais ficar com medo da temperatura subir e eu não perceber!!!

Valeu:concordo: !!

Peter
07/12/2007, 11:32
Camaradas;

Troquei a cebolinha ontem a noite (vazou um pouquinho, mas depois apertei e não vazou mais).

É realmente "prug an prey"... :mrgreen: !

Num preciso mais ficar com medo da temperatura subir e eu não perceber!!!

Valeu:concordo: !!

Soldier

So para constar,qual voce colocou?

Soldier
07/12/2007, 11:51
Soldier

So para constar,qual voce colocou?

Peter, comprei numa lujinha do bairro a do Uno 90 com ponteiro por 16 contos (mas vi até por 30, vale a pena pesquisar).

Curiosidade: quando tirei a minha, ela estava marrom (de ferrugem), apesar da água estar branquinha e aparentemente limpa.

[]s arrefecidos 8-) !!

Peter
07/12/2007, 12:29
por 16 contos (mas vi até por 30, vale a pena pesquisar).


[]s arrefecidos 8-) !!

É isso mesmo que tem que fazer:palmas::palmas::palmas::palmas:

Soldier
07/12/2007, 17:21
É isso mesmo que tem que fazer:palmas::palmas::palmas::palmas:

De acordo! Procurar o melhor preço é saudável pra economia de uma forma geral... acirra a competição e ganham aqueles que fazem o melhor preço... é um circulo virtuoso, especialmente qdo se fala de mercado automotivo onde os preços tem disparidades astronômicas tanto em peças como em mão de obra :rolleyes:.

[]s :concordo: !

Giuliano Barbosa
07/12/2007, 17:38
Camaradas,

De uns tempos pra cá, o medidor de temperatura da minha viatura anda meio preguiçoso... :pensativo: as vezes funciona, as vezes não... imagino que possa ser um simples mal contato, mas tenho medo que seja algo mais grave e possa afetar o sistema de arrefecimento... pra testar pensei em tirar o painel e dar uma olhada nos contatos do marcador... se não for isso, o que poderia ser :?:

Agradeço a ajuda desde já :!:

Cheguei "meio" atrasado no tópico mas só pra constar, de vez em quando o ponteiro do meu marcador também fica com preguiça de acordar, mas aí é só dar um peteleco com o dedo (de leve, vai) que ele funciona na hora. :concordo:
Eu fico sempre de olho nele por causa do GNV, geralmente rodo na gasolina até atingir a temperaura de trabalho para depois pasar p/ o gás.

Soldier
07/12/2007, 17:52
Cheguei "meio" atrasado no tópico mas só pra constar, de vez em quando o ponteiro do meu marcador também fica com preguiça de acordar, mas aí é só dar um peteleco com o dedo (de leve, vai) que ele funciona na hora. :concordo:
Eu fico sempre de olho nele por causa do GNV, geralmente rodo na gasolina até atingir a temperaura de trabalho para depois pasar p/ o gás.

Então Giuliano, o meu começou assim, mas acho que não é o mesmo caso... pois havia vezes que ele não funcionava nem dando martelada :parede:... até que um dia ele parou de vez :shock:... aí recorri aos camaradas que "acharam" o problema, que tb foi mto simples.:dance:

Seu caso acho que é normal... os ponteiros do painel são meio temperamentais mesmo :grin: hehehe!!

[]s:concordo:

Luciano SHAKALL
08/12/2007, 19:19
CAmaRAdas, já que falamos em "Cebolinha"...
A do termômetro de água, beleza: Uno até 90 (com ponteiro). :concordo:

E o manômetro de óleo?
Ele (o manômetro), por ser elétrico (e não mecânico) também possui um "sensor", certo? Também chamamos de "cebolinha"?

Comenta-se que a mesma Cebolinha do Termômetro de água pode ser usada para um Termômetro de óleo, mas no caso do MANÔMETRO (original)?
Existe alguma "cebola" de outro carro que sirva lá?
Que eu me lembre, foram poucos carros nacionais que saíram de fábrica que Manômetro de óleo (e nem sei se eram elétricos ou mecânicos...)
Se eu não me engano, o uno turbo tinha, alguns DelRey/Belina mais completos também tinham, acho que os antigos Passat Pointer também...
Será que algum desses serve? :pensativo:

[]'s

Soldier
10/12/2007, 15:09
CAmaRAdas, já que falamos em "Cebolinha"...
A do termômetro de água, beleza: Uno até 90 (com ponteiro). :concordo:

E o manômetro de óleo?
Ele (o manômetro), por ser elétrico (e não mecânico) também possui um "sensor", certo? Também chamamos de "cebolinha"?

Comenta-se que a mesma Cebolinha do Termômetro de água pode ser usada para um Termômetro de óleo, mas no caso do MANÔMETRO (original)?
Existe alguma "cebola" de outro carro que sirva lá?
Que eu me lembre, foram poucos carros nacionais que saíram de fábrica que Manômetro de óleo (e nem sei se eram elétricos ou mecânicos...)
Se eu não me engano, o uno turbo tinha, alguns DelRey/Belina mais completos também tinham, acho que os antigos Passat Pointer também...
Será que algum desses serve? :pensativo:

[]'s

Não sei se é adaptação, mas no site da Sarancar (link abaixo) tem o tal do "cebolão" ou "captador de pressão de óleo motor" por 80 contos.:pensativo:

http://www.sarancar.com.br/detalhes.asp?pro=2119

Luciano SHAKALL
10/12/2007, 17:07
"... Não sei se é adaptação ... no site da Sarancar tem o tal do "cebolão" ou "captador de pressão de óleo motor" por 80 contos ...Deve ser original: O código começa com "21"... :mrgreen:
80 conto é meio salgado pra uma cebola, ou as que monitoram PRESSÃO costumam ser mais caras mesmo? :pensativo:

Independente disso, eu tenho mania de "nacionalização" (bem feita :concordo:) do meu Niva, principalmente porque aqui em Natal NÃO EXISTE casa de peças LADA...
Claro que "alguma coisa" se encontra (como a bomba de combustível, que também tem aplicação Fiat...), mas a maioria tem que pedir "de fora" (Sarancar, Apoio 4x4...)
e algumas coisas (como a cebolinha) "não compensam": Ou eu espero 15 a 20 dias (por encomenda normal) ou morro com o preço de SEDEX (pra ATÉ 1Kg :shock:...) :putz:
Daí a procura por alternativas nacionais...


Sei que muitos pensam diferente de mim, e querem manter a originalidade a qualquer custo... Beleza! :concordo:
Mas eu costumo comparar esses dois tipos de Jipe (origilnalíssimo e modificado), com os "Carros antigos": Existem os colecionadores, onde o importante é a originalidade (mesmo que não ande :mrgreen: ), e existem os adeptos dos Hot-Rods :twisted:... Ambos curtem carros antigos, mas com idéias diferentes. :concordo: No meu caso, eu prefiro a 2ª opção... ;)


[]'s

Soldier
10/12/2007, 17:31
...Independente disso, eu tenho mania de "nacionalização" (bem feita :concordo:) do meu Niva, principalmente porque aqui em Natal NÃO EXISTE casa de peças LADA...
Claro que "alguma coisa" se encontra (como a bomba de combustível, que também tem aplicação Fiat...), mas a maioria tem que pedir "de fora" (Sarancar, Apoio 4x4...)
e algumas coisas (como a cebolinha) "não compensam": Ou eu espero 15 a 20 dias (por encomenda normal) ou morro com o preço de SEDEX (pra ATÉ 1Kg :shock:...) :putz:
Daí a procura por alternativas nacionais...


:idea: Nesse caso Luciano, talvez seja o caso de tirar a sua e sair por aí com ela pra ver se existe igual, parecida... sei lá, mas certamente deve haver uma semelhante... procure inicialmente pelas desses carros que vc mesmo citou (uno turbo, alguns DelRey/Belina).

Boa sorte!:concordo:

Luciano SHAKALL
10/12/2007, 17:58
"... talvez seja o caso de tirar a sua e sair por aí com ela pra ver se existe igual ... procure inicialmente pelas desses carros que vc mesmo citou (uno turbo, alguns DelRey/Belina) ... É, eu vou fazer isso... :concordo: (lembrei que o Kaddet GS/Monza Classic também tinham... ;) )

Mas será que "se o encaixe der certo" ela serve?
Tipo: não há "um gradiente", uma "sensibilidade", um "valor máximo e mínimo", sei lá... Alguma coisa que faça com que "marque diferente", ou
esses sensores são "genéricos", variando apenas o encaixe? :pensativo:

[]'s

Soldier
11/12/2007, 17:41
...será que "se o encaixe der certo" ela serve?
Tipo: não há "um gradiente", uma "sensibilidade", um "valor máximo e mínimo", sei lá... Alguma coisa que faça com que "marque diferente", ou
esses sensores são "genéricos", variando apenas o encaixe? :pensativo:

[]'s

:rolleyes: Acho que outros que possuem maior conhecimento técnico podem responder essa com mais facilidade... :pensativo: mas deduzo que não haja muita diferença neste tipo de componente... se houver deve ser insignificante, a menos que a diferença seja relativa a capacidade do carter ou quantidade de óleo... mas é pura dedução.

Vale pesquisar mais!

[]s

Peter
11/12/2007, 18:19
Como isto é um sistema,ou seja o medidor do painel é acionado por uma corrente que varia em função da pressão exercida na cebolinha.Existe uma variação na resistencia da cebolinha,para dar uma variação de corrente para movimentar o ponteiro.

É algo parecido com a boia do tanque de combustivel,para indicar no instrumento do painel.

Portanto não so o encaixe deve ser compativel,mas tambem a variação da resistencia(maxima e minima) da cebolinha

Acho que joguei lama no ventilador.........

Soldier
11/12/2007, 19:31
...Portanto não so o encaixe deve ser compativel,mas tambem a variação da resistencia(maxima e minima) da cebolinha


Justo... :pensativo: mas essa variação da resistência não se dá pela pressão do óleo, que na maioria dos carros, incluindo o Niva, leva a mesma quantidade (acho que de 3 a 3,5 litros) :?:

:shock: É errado deduzir que deveria sofrer a mesma pressão e salvo mínimos desvios, repercutí-la no mostrador da mesma forma que faria em outro motor :?:

:wink: Usando seu exemplo do tanque de combustível, hipotéticamente, se eu colocar um medidor/bóia de um tanque de 42 litros em outro tanque com a mesma capacidade, ele marcará corretamente, certo :?: Ou não ? :oops:

[]s leigos, rsrs!!

Gustavo Niva
11/12/2007, 21:26
Acho que dá pra resolver o problema da diferença de escalas entre o sensor e o ponteiro com algumas resistências bem colocadas...

Luciano SHAKALL
12/12/2007, 04:33
"...Acho que dá pra resolver o problema da diferença de escalas entre o sensor e o ponteiro com algumas resistências bem colocadas..."É... Quando eu li a postagem do Peter Eu até pensei nisso... Que seria posível com o uso de uma(s) resistência(s), e tal...
Mas isso vai muuuuuuuuuuuito além das minhas capacidades... :oops:
Bom, eu vou procurar qual cebola "encaixa", e descrever a maior quantidade de dados possível dela, passando em seguida, a bola para os universitários... :mrgreen:


PS.
Repensando a cebolinha do Uno para o termômetro de água...
Será que ela "simplesmente encaixa", ou marca "direitinho também :pensativo: ??????

[]'s

Peter
12/12/2007, 09:17
Justo... :pensativo: mas essa variação da resistência não se dá pela pressão do óleo, que na maioria dos carros, incluindo o Niva, leva a mesma quantidade (acho que de 3 a 3,5 litros) :?:

:shock: É errado deduzir que deveria sofrer a mesma pressão e salvo mínimos desvios, repercutí-la no mostrador da mesma forma que faria em outro motor :?:

:wink: Usando seu exemplo do tanque de combustível, hipotéticamente, se eu colocar um medidor/bóia de um tanque de 42 litros em outro tanque com a mesma capacidade, ele marcará corretamente, certo :?: Ou não ? :oops:

[]s leigos, rsrs!!

Soldier

A sua dedução infelizmente não esta correta.:discordo::discordo:

Voce sempre tem que casar a resistencia do tomador(cebolinha/ou boia) com a resistencia do indicador(instrumento do painel).

No exemplo do tanque de combustivel,se voce colocar a boia de um carro em um outro(esta boia que voce esta colocando, tem uma variação de resistencia pré-determinada,por exemplo de 40 a 120 ohms-para tanque cheio/vazio),a boia velha tem que ter esta mesma variação,se não o instrumento vai indicar errado,a não ser que voce leve tambem o instrumento.

Infelizmente cada fabricante tem uma variação de resistencia diferente.

No exemplo,tenho uma diferença de 80 ohms ,se eu tiver esta mesma diferença de 80 ohms,mas começando em 100 e indo até 180 terei uma indicação errada.

Deu pra confundir mais a cabeça?:pensativo::pensativo::pensativo:

A conclusão do Luciano esta correta quanto a colocação de resistencias em serie ou paralelo para atingir a resistencia original.

Soldier
12/12/2007, 09:39
Soldier

Voce sempre tem que casar a resistencia do tomador(cebolinha/ou boia) com a resistencia do indicador(instrumento do painel).

No exemplo do tanque de combustivel,se voce colocar a boia de um carro em um outro(esta boia que voce esta colocando, tem uma variação de resistencia pré-determinada,por exemplo de 40 a 120 ohms-para tanque cheio/vazio),a boia velha tem que ter esta mesma variação,se não o instrumento vai indicar errado,a não ser que voce leve tambem o instrumento.

Infelizmente cada fabricante tem uma variação de resistencia diferente.



Bão... vivendo e aprendendo... rsrs :-D !!

Valeu a explicação :concordo: !




PS.
Repensando a cebolinha do Uno para o termômetro de água...
Será que ela "simplesmente encaixa", ou marca "direitinho também :pensativo: ??????



Luciano,

Em relação a cebolinha da temperatura, além de existirem muitas menções a essa adaptação na rede e camaradas que já a usam, aparentemente a marcação está perfeita, exatamente como antes da original começar a falhar (ficando normalmente abaixo dos 90º), portanto "creio" que neste caso, não há diferença significativa :roll: !

abs!:concordo:

Peter
12/12/2007, 14:32
Segundo lista de adaptações dos Camaradas do Niva serve a cebolinha de oleo do Fiat 147:dance::dance::dance::dance:

Soldier
12/12/2007, 14:43
Segundo lista de adaptações dos Camaradas do Niva serve a cebolinha de oleo do Fiat 147:dance::dance::dance::dance:

Peter, onde encontramos essa lista :?:

Peter
12/12/2007, 15:06
Peter, onde encontramos essa lista :?:

Soldier

Vai no site http://www.camaradasdoniva.com.br/

Entra em dicas e depois lista de peças substitutas

Peter
12/12/2007, 15:11
Peter, onde encontramos essa lista :?:

Soldier

Aqui tambem tem http://www.nivasgerais4x4.com.br/dicas/pecas.htm

Gustavo Niva
12/12/2007, 15:43
Deve ser a cebolinha da luz, não??

Luciano SHAKALL
12/12/2007, 16:51
Pode crê! Eu havia me esquecido das famosas listas... :oops:
No entanto, meu pai teve um 147 quando eu era "moleque", e não lembro dele ter manômetro de óleo... :pensativo:
Versões diferentes, talvez? O tal do Fiat Rallye? - nem sei escrever isso... :mrgreen:

A respeito do uso de resistores para "casar" o painel de um carro com os sensores de outro:
Tem que se saber essa "variação de resistência pré-determinada" (pra tanque cheio/vazio ou pressão - ou temperatura - máx/mín) do sensor original e
do que se quer adaptar para CALCULAR o valor do(s) resistor(es) a ser(em) usado(s)? :pensativo:
Ou um (bom) auto-elétrico pode simplesmente "testar resistores diferentes" até corrigir a marcação do instrumento com o sensor que se deseja "casar"? :pensativo:

[]'s

Peter
12/12/2007, 17:39
Deve ser a cebolinha da luz, não??

Pode crer Gustavo.Faltou-me um pouco de analise da lista que as vezes não falam tudo.
Voltamos a estaca"zero".

Falha minha.
Vou continuar procurando.

Otávio Luiz
12/12/2007, 18:13
Tive um 147 Rallye, baita carrinho!:concordo:
Ele tinha mostrador de pressão de óleo, amperímetro e mais alguns badulaques...