PDA

Ver Versão Completa : Jeep versão rural

ghostrider
22/11/2007, 03:59
alguém saberia me infomar qual ou quais modelo(os) incluindo: ano, etc. do Jeep foi a versão rural que veio preparada para o homem do campo? possuia inclusive, um gerador com uma tomada de força na lateral direita do caput. Se não me engano o primeiro foi o CJ-3A 1951, mas quanto ao gerador não tenho certeza. Alguém poderia me enviar informações sobre?:pensativo:

ghostrider
25/11/2007, 05:36
putz! esse fórum é muito útil... apesar de 0 resposta, pesquisei sozinho e descobri que além do CJ-3A 1951 o CJ-5 1955 até 1958 saiu com esse acessório.

pra quem vive de off road... esperava mais.:?

rubensx
25/11/2007, 12:34
bom na verdade antes de perguntar sempre é bom dar uma busca antes pois senão o forum fica repetitivo e acaba por perder sua função...

mas de toda forma realmente era um informação dificil de ter certeza visto que ao meu conhecimento poucos jeeps mantinham essa cartacteristica mas tb me esclareceu o que seria aquele pedacinho se metal cortado no capô na lateral que eu sempre achei ser instalação de snokel....

vivendo e aprendendo...

de toda forma vale a regra procure no forum que smepre tem algo e bem vindo

JairoM
25/11/2007, 12:44
Os jeeps militares, tinham recortes no capo.

Os primeiros, eram simplesmente tomada de força. Depois vieram os recortes pra snorkel mesmo. Se não me engano os primeiros foram o s M38, em 1950 até 1952. Foram só estes 3 anos, porque em 53 entraram emprodução os que a gente conhece civilmente como cara-de-cavalo, com motor hurricane (mais altos que os antigos motores continental).

Eu acabei de comprar um Ford GPW 1942. Ele tem uma tomada na traseira, pro reboque....

Na foto ele aparece colocada de maneira errada, pois esta girada 90 graus. Na restauração, colocarei na posição correta que é a segunda foto, ja num jeep restaurado.

Complementanmdo a informação, as tomadas laterais, não tinham geradores, eram apenas a forma que os militares arranjaram de fazer o que hoje se conhece como CHUPETA. Apenas conectavam o cabo na tomada, e na outra ponta existiam dois conectores tipo jacaré. A tomada traseira, apenas alimentava as lanternas, blackout e luz de freio da carretinha.

Se voce tiver interesse, tenho uma foto disso tambem, publicada na 4&4&cia de outubro de 2005, numa restauração de um M38 ano 1952 de dois irmão de Sao Paulo. (M38 = versao militar do CJ3A)

O que ganhou fama de verdade como sendo a versão RURAL, foram os implementos agricolas que eles instalavam na traseira do jeep. Usavam a força do motor, e acoplavam via uma quarta alavanca, ao lado da tração e da reduzida (alavanca bem pequena) o eixo que tracionava uma série de implementos agricola, e até mesmo uma broca pra furar buracos pra meter mourões de cerca, ou mesmo postes de madeira.

Da uma olhadinha neste vídeo: http://youtube.com/watch?v=qAwfh4dcO5U

Neste outro aparecem os acesorios agricolas: http://youtube.com/watch?v=h9fmgTikR6w&feature=related

ghostrider
25/11/2007, 22:11
:stop: negativo Srs. primeiramente não encontrei as informações nesse fórum e sim em pesquisas atraves de outras fontes. segundo, a informação correta é: as versões-ano do CJ-5 com tomada elétrica no capô (lado direito) são 1955, 1956, 1957 e 1958. não posso afirmar com certeza mas acredito que o CJ-3A não saiu com esse acessório.

Na verdade a pesquisa se deu porque estou a procura desse modelo de CJ-5 para aquisição.

JairoM
26/11/2007, 09:14
as versões-ano do CJ-5 com tomada elétrica no capô (lado direito) são 1955, 1956, 1957 e 1958. não posso afirmar com certeza mas acredito que o CJ-3A não saiu com esse acessório.

Sobre os CJ5, não sei te afirmar,pois minha pesquisa ficou restrita entre os anos de 1942 e 1952.

Os CJ3A, que forammilitarizados em 1950, até o ano 1952 tinham sim esta tomada de força. A revista 4x4&cia de outubro de 2005 mostra uma brilhante restauração de um M38-1952. M38 é a designação que os militares americanos deram ao CJ3A.

De uma olhadinha nos detalhes da foto:

Sobre os acessorios agrícolas, assista novamente este filme do Jean Manzon até o final: http://youtube.com/watch?v=h9fmgTikR6w&feature=related

ghostrider
26/11/2007, 21:26
:concordo: obrigado pelas informações JairoM. na verdade meu interesse é no CJ-5 1955-1959, versões-ano que saíram com esse acessório e com forte publicidade voltada ao homem do campo.

:wink: fica aqui resgistrado minha procura por um desses original. quem souber de algum disponível para venda, por favor, entrem em contato.

abraço.

ghostrider
13/06/2008, 02:23
exemplo :concordo:

Sergio Rocha
13/06/2008, 13:20
putz! esse fórum é muito útil... apesar de 0 resposta, pesquisei sozinho e descobri que além do CJ-3A 1951 o CJ-5 1955 até 1958 saiu com esse acessório.

Desculpe a nossa falha Senhor.

Faremos todo o possível para que casos como esse nunca mais se repitam e para que o SAC aqui do forum lhe atenda prontamente.

Os seus humildes empregados lhe pedem desculpas.

[]'

CAVESO
13/06/2008, 13:32
Senhor,

Gostaria de informar, que, para fins de segurança, a sua ligação está gravada.
Não somos da PF, mas é nosso procedimento operacional padrão.

Estou desde ontem conectado a um site novo, que pouca gente conhece: www.google.com.br

Apesar de novo e desconhecido, não encontrei ainda as informações para o senhor, mas estaremos disponibilizando assim que terminar de preencher seu cadastro.

O nosso setor de SAC avisa: estamos num fórum enão na jipepédia.

CAVESO
13/06/2008, 13:35

O SAC do fórum também informa: Não vivemos "DE" offroad e sim "PARA" o offroad!

samukanvas
13/06/2008, 13:47
Ô pessoal, vamos resolver o problema logo do rapaz antes que o patrão chegue e nos demita!!!!

Estou viajando para os EUA em 2hs para entrevistar 7 soldados que pilotaram cjs na guerra. Depois irei na casa dos projetistas arrumar a planta original do carro e imprimir em tamanho real para enviar ao requerente.

Nosso emprego está em jogo!!!!

Abs

ghostrider
13/06/2008, 21:05
Desculpe a nossa falha Senhor.

Faremos todo o possível para que casos como esse nunca mais se repitam e para que o SAC aqui do forum lhe atenda prontamente.

Os seus humildes empregados lhe pedem desculpas.

[]'

desculpas aceitas.

Willys Overland Jeep 1955-1959.

ghostrider
13/06/2008, 21:08
Senhor,

Gostaria de informar, que, para fins de segurança, a sua ligação está gravada.
Não somos da PF, mas é nosso procedimento operacional padrão.

Estou desde ontem conectado a um site novo, que pouca gente conhece: www.google.com.br (http://www.google.com.br)

Apesar de novo e desconhecido, não encontrei ainda as informações para o senhor, mas estaremos disponibilizando assim que terminar de preencher seu cadastro.

O nosso setor de SAC avisa: estamos num fórum enão na jipepédia.

fonte: http://www.google.com.br - "jipepédia".

ghostrider
13/06/2008, 21:14
O SAC do fórum também informa: Não vivemos "DE" offroad e sim "PARA" o offroad!

de: quem viveu de off road.

para: quem vive para off road.

ghostrider
13/06/2008, 21:18
Ô pessoal, vamos resolver o problema logo do rapaz antes que o patrão chegue e nos demita!!!!

Estou viajando para os EUA em 2hs para entrevistar 7 soldados que pilotaram cjs na guerra. Depois irei na casa dos projetistas arrumar a planta original do carro e imprimir em tamanho real para enviar ao requerente.

Nosso emprego está em jogo!!!!

Abs

favor enviar via MP com cópia para meu e-mail do messenger.

ortiz
13/06/2008, 22:19
será que a lei nova do atendimento vai ser usada aqui tb?????????/ então lascou pois so se tem um minuto pra responder.......
adeus forum querido, aposto que isto foi coisa da minha mulher.......

ghostrider
13/06/2008, 22:26
:mrgreen::mrgreen::mrgreen::mrgreen: boooooooa ortiz!!! :mrgreen::mrgreen::mrgreen::mrgreen:

Rodrigo Baratti
16/06/2008, 11:27
Ghost,
Deixando o passado para trás, porque o interesse por um Jeep com ano e equipamentos tão especificos?
Pelo que entendi vc quer informações sobre o Jeep 59 "fazendeiro"? É isso? Vc já tem o Jeep e quer restaurar?

Cláudio Brasília
16/06/2008, 18:39
PessoALL,
Não esquentem a cabeça, senão vão ficar igualzinho ao nosso amigo, virando churrasquinho...hahaha...

Cláudio Brasília
16/06/2008, 19:29
Isto aqui não é o que ele quer, pois o que está no diagrama é para o CJ3B; mas talvez possa ajudar outro alguém, que por aqui passar a procura de informação...

ghostrider
16/06/2008, 21:06
Ghost,
Deixando o passado para trás, porque o interesse por um Jeep com ano e equipamentos tão especificos?
Pelo que entendi vc quer informações sobre o Jeep 59 "fazendeiro"? É isso? Vc já tem o Jeep e quer restaurar?

Rodrigo.

É um modelo que me interessa pelas características e funções voltadas para atividades rurais.

Minhas principais dúvidas já foram esclarecidas. Praticamente todos os Jeeps lançados até 1983 no mercado nacional tinham certa publicidade voltada para o mercado rural. O CJ3A (1951) já tinha esse forte apelo publicitário à época do seu lançamento. No período compreendido entre 1955 até 1959 a Willys Overland lançou o CJ5 também com implementos agrícolas e publicidade afim.

Ainda não tenho esse ano-modelo do Jeep e somente cogito a possibilidade de aquisição desse modelo completamente original.

ghostrider
16/06/2008, 21:14
PessoALL,
Não esquentem a cabeça, senão vão ficar igualzinho ao nosso amigo, virando churrasquinho...hahaha...

...ou então com com quatro patinhas e um rabinho no traseiro... hahaha...

Willys Jeep

ghostrider
16/06/2008, 21:21
Isto aqui não é o que ele quer, pois o que está no diagrama é para o CJ3B; mas talvez possa ajudar outro alguém, que por aqui passar a procura de informação...

Cláudio.

Esse tópico não é para mim e sim voltado para as versões e implementos para o trabalho rural dos Jeeps; ajuda muito.

Tenho mais material sobre o assunto nos meus arquivos. Aos poucos vou postando.

Willys Jeep

Bruno Machado
16/06/2008, 23:22
Ghostrider,

Também me interesso por este modelo, que na verdade é uma adaptação que a Willys fez no Brasil, provavelmente para aproveitar sobras da fábrica americana, ou para aproveitar as matrizes de estampagem.
Essa carroceria/capo na verdade é do modelo M38A1, versão militar do CJ5. Ou o contrário, o CJ5 é a versão civil do M38A1. Tanto faz...
Aquele recorte no capo, coberto com uma tampinha nunca teve tomada elétrica instalada alí de fábrica nos modelos brasileiros - pelo menos não tenho notícia disso... Quanto ao militar, já me disseram que é para snorkel, já afirmaram que era tomada elétrica. Como meu interesse não é o militar, não me preocupei em descobrir. Nunca ví nenhum de 1958 em diante com esse recorte no capo.
Aquela tampa enorme no "curvão", mais para o lado direito do jipe, no M38A1 servia para tampar a caixa de bateria, e o jipe não tinha porta-luvas. Na versão militar essa tampa era presa com duas presilhas para rápido acesso à bateria, e na versão "civilizada" brasileira era soldada, e tinha o porta-luvas dentro do jipe. Os modelos até 58 (pelo menos todos que já ví) tinham essa tampa soldada, e não tinham a "tomada de ar" para o interior do jipe. A partir de 1959 essa tampa da caixa de bateria sumiu, e apareceu aquela tampinha no centro do curvão, que é acionada por uma alavanca embaixo do painel, para captação de ar para ventilação da cabine.
A caixa de roda com recorte redondo (e não trapezoidal) é outra herança da versão militar, e acima da caixa de roda traseira, dos dois lados, existe o rebaixo para instalação da armação de capota militar. Esse recorte redondo permaneceu até 1960, mas em 1958 ou 1959 sumiu o rebaixo para a capota militar.
Com certeza, até 1957 o jipe saiu com motor 4 cilindros Hurricane e carroceria M38A1/CJ5. Não sei que ano o BF161 entrou em cena.
E os jipes que saíram com motor Hurricane usam eixos Dana 30 ou 35, e o chassis são diferentes, mais fracos que os posteriores, com motor BF161 e eixos Dana 44. Creio que isso foi até 1958.
Se quiser complicar mais, a Willys continuou vendendo o CJ3B (Cara-de-cavalo) até 1958. E aqui no Fórum outro dia tinha alguém vendendo um sessenta-e-alguma-coisa CJ3B, fabricado Kaiser...

Quanto à versão "fazendeira", durante TODO o tempo de importação/fabricação do jipe no Brasil - até 1982 - a Willys, e depois a Ford, a propaganda focava a versatilidade do jipe, e sua possibilidade de ser utilizado para o trabalho cidade/campo.

Mas vendia também o "Jipe Jovem", com bancos de encosto "alto" igual do Corcel e capota "Picnic". :lol::lol::lol:

E tinha uma versão 4x2, que esteve disponível por uns anos :parede::parede::parede: Não sei prá que, mas tinha...

E tudo era opcional: roda livre, banco traseiro, capota, parabrisa com/sem quadro móvel, estribo, implementos, PTO (Power Take-Off), etc.

Coloquei uma das fotos que vc postou, tá tudo lá.
O recorte redondo da caixa de rodas traseira e o recorte no capo são fáceis de ver, o rebaixo para a capota militar tem de prestar atenção, está logo depois do toquinho de madeira, embaixo do estepe, e o tampão de bateria externo está debaixo do parabrisa.

E se alguém souber de um 1957 original, estou na fila.

Sds

ghostrider
17/06/2008, 01:30
... Aquele recorte no capo, coberto com uma tampinha nunca teve tomada elétrica instalada alí de fábrica nos modelos brasileiros - pelo menos não tenho notícia disso... Quanto ao militar, já me disseram que é para snorkel, já afirmaram que era tomada elétrica. Como meu interesse não é o militar, não me preocupei em descobrir. Nunca ví nenhum de 1958 em diante com esse recorte no capo

Bruno.

O recorte na lateral direita do capo era uma tampa para a tomada elétrica. O Willys Jeep saiu com essa tomada elétrica de 1955 até 1959.

Cláudio Brasília
17/06/2008, 14:26
Na foto deste seu avatar não dá para reparar nestes detalhes...

Bruno Machado
17/06/2008, 17:38
Bruno.

O recorte na lateral direita do capo era uma tampa para a tomada elétrica. O Willys Jeep saiu com essa tomada elétrica de 1955 até 1959.

Ok...
Conforme disse, eu nunca ví nem ouvi falar dessas tomadas de energia, exceto nos militares, mas como eram vendidos jipes com todo tipo de configuração, pode ser que algum tenha saído com essa tomada.
Mas todos os que ví essa tampinha era fixada pelo lado de dentro (na aba), o que inviabilizaria qualquer tipo de utilização do buraco sem a eliminação da tampinha. Ví vários sem a tampa, que caía por causa de ferrugem na fixação.
Vc tem alguma referência dessa tomada? Foto, reprodução de catálogo ou de manual? Como pretendo ter um 57, gostaria de ver isso.

[ ]'s

Bruno Machado
17/06/2008, 17:40

???????????????

Rodrigo Baratti
17/06/2008, 18:03
Ghost,

Até onde sei a Willis não produziu nenhum dos implementos agricolas que poderiam ser acoplados no Jeep no Brasil, eram todos importados e estavam disponiveis principalmente no final dos 40 e inicio dos 50, depois de 60 acho que nem nos EUA eles estavam disponiveis.

De uma olhada nos sites abaixo que têm ampla gama de informações sobre os modelos "CJ3 A e B Farm"

http://www.cj-3a.com/
http://www.film.queensu.ca/cJ3B/

ghostrider
17/06/2008, 22:02

Evidente que não dá, porque não é no meu avatar e sim no seu.

ghostrider
17/06/2008, 22:04
...Vc tem alguma referência dessa tomada? Foto, reprodução de catálogo ou de manual? Como pretendo ter um 57, gostaria de ver isso.[ ]'s

Bruno.

Infelizmente não tenho. Mas estou buscando porque, como já havia dito, tenho interesse nesse ano-modelo do Jeep.

ghostrider
17/06/2008, 22:08
Ghost,

Até onde sei a Willis não produziu nenhum dos implementos agricolas que poderiam ser acoplados no Jeep no Brasil, eram todos importados e estavam disponiveis principalmente no final dos 40 e inicio dos 50, depois de 60 acho que nem nos EUA eles estavam disponiveis.

De uma olhada nos sites abaixo que têm ampla gama de informações sobre os modelos "CJ3 A e B Farm"

http://www.cj-3a.com/
http://www.film.queensu.ca/cJ3B/

Rodrigo.

Não tenho certeza se a Willys produziu todos os implementos, mas alguns deles produziu sim. Infelizmente no momento não tenho o material para postar, mas vou providenciar. A tomada elétrica no capo tenho certeza. Realmente sua informação está correta. Esses implementos agrícolas foram produzidos até o final da década de 50.