PDA

Ver Versão Completa : Camper 4x4 - carburador está me enlouquecendo



Igor Martins
22/11/2007, 01:28
Tenho uma Camper 4 cil gas.1991, 50000 km, único dono em ótimo estado, exceto por persistente e aparentemente insolúvel problema no carburador Brosol 3E 30/34 (eletronico). Nota: é o mesmo de um Santana (exceto por regulagem e algum outro detalhe que desconheço) que nunca desregulou ou foi aberto!
Transferido para o Nordeste,fui obrigado a deixá-la parada em SP por quase 3 anos. Acho que aí se originou meu calvário: o danado vive soltando uma borra (uma areiazinha, óxido?) entupindo tudo. É limpar e regular...para logo desregular, ratear seja na marcha lenta ou na retomada. Como não pretendo trocar o motor, tenho tido dificuldade de achar outro carburador novo ou semi-novo, ou quando acho, receio de comprar à distância, indago o que fazer? Pensei até em instalar um carburador da Kombi, mesmo que fique mais lerda...help por favor antes que eu cometa o sacrilégio de vendê-la!

franzlana
22/11/2007, 23:23
Aqui em BH na AV. Pedro II tem loja especializada em Carburadores. Veja telefone na Telelista.net. Lá você compra novo ou remanufaturado e os caras são bons de trampo. Pelo que você fala seu carburador deve estar com corrosão na cuba. Se você desmonta-lo e lavar a cuba o problema vai demorar a aparecer de novo. Verifique ainda o fitro de combustível e instale um após a bomba que pode também esta soltando sujeira para o carbura.
Tem algo errado aí porque o carburador de santana é corpo duplo e não dá problema de entupimento não. De Kombi não dá. Você consegue fácil carburador de opala em qualquer loja ou ferro velho.

GH
22/11/2007, 23:43
Igor,

Pelo jeito seu carburador é niquelado e está soltando o tratamento.
Daí não tem jeito, só trocando, mesmo.

Igor Martins
24/11/2007, 16:25
Grato, Franz e Gustavo.
Ocorre que já lavei o carburador 3 vezes, deixei de molho na gasolina. É na cuba mesmo que desprende o óxido. Da bomba não vem, já chequei, além de ter outro filtro . O melhor mecânico que dispomos aqui (não é uma "Brastemp", mas é antigo, da época de carburador) regula, parece ok e aí quando saio em pouco tempo começa a ratear e daí só vai piorando. Regula de ouvido e experiência, não dispõe de instrumento de vácuo, gabaritos, etc
Aqui também não achei carburador do Opala e tenho receio de adquirir à distância.
Pensei no da Kombi pois é bem simples e fácil de achar e regular. Teria que fazer um flange para adaptar, o que dá para fazer por aqui.
Você acha que não dá devido à inadequada capacidade do mesmo para o motor de 2500 cc ou porquê. Como disse não ligo para um carro mais lerdo, desde que não fique me deixando na rua. Gratíssimo por enquanto...

Igor Martins
24/11/2007, 16:33
Em tempo, tenho também uma F-75, 1978, único dono, em perfeito estado, motor 4 cilindros, nunca aberto. Seu carburador Solex, mais ou menos do tamanho do da Kombi e anterior à mistura de álcool na gasolina e não deu tanta caca.
Quanto ao do meu Santana, 1991, único dono tb., ele é o mesmo código do da Camper (BROSOL 3E 30/34), por fora é igualzinho, mas penso que tem ligeiras diferenças, que estou tentando entender nas especificações da Brosol.

Lucas Nassif
24/11/2007, 19:56
Já olhou se o tanque num tá muito sujo?? Pois quando ele fica parado muito tempo, ele corroe todo por dentro, aí vira um deus nos acuda.

CAVESO
25/11/2007, 15:25
Será que dá pra niquelar seu carburador?

Igor Martins
26/11/2007, 23:03
Já olhou se o tanque num tá muito sujo?? Pois quando ele fica parado muito tempo, ele corroe todo por dentro, aí vira um deus nos acuda.
O tanque da Camper é de aço inox e mesmo assim foi limpo, não apresentando sujeira. Ocorre que a cuba sim está coróída e acho que é somente dali que vem a sujeira.
estou curioso para saber se é viável niquelar e nesse cso quem faz o serviço com qualidade e confiança...

Igor Martins
26/11/2007, 23:04
Será que dá pra niquelar seu carburador?
Boa pergunta. Até o momento desconheço quem faça o serviço...

CAVESO
26/11/2007, 23:22
Tem um pessoal em sampa que faz.

Os opaleiros devem saber de quem faça.

figura
21/02/2008, 13:06
Olá amigo,

Já tive esse problema, no meu caso o tanque estava todo corroido e a ferrugem era sugada para o carburador, o filtro retem uma boa parte, mas a sujeira mais fina passava para o carburador e entopia os gicles.
acho q vale a pena vc verificar o tamque de combustivel.

abraço

Guilherme Kyrillos
05/03/2008, 19:33
Amigo, saudações.
Já passei por problema parecido - o carburador não prestava.:putz:
SOLUÇÃO: novo carburador RECON a base de troca.:dance:
Entre em contato com Clodoaldo 011.43561472 / 43513727 ou www.jaimecarburadores.com.br (http://www.jaimecarburadores.com.br), em São Bernardo do Campo.
Fiz assim e estou sem problemas.:concordo:
Grande abraço.

ROAD TECH
05/03/2008, 20:20
Olá Igor,

Primeiramente dá para informar se o seu motor é gasolina ou álcool?
Se for álcool, o tratamento do seu carburador deve níquel brilhante. Nos primeiros o tratamento era níquel químico (coloração esverdeada). Se for gasolina, menos mal, pois uma limpeza completa pode resolver.

Se a cuba do seu carburador à álcool já apresenta sinais de corrosão, muito provavelmente os dutos de passagem internos também devem estar no mesmo estado. Falo isso porque pouco vai adiantar vc limpar o carburador (cuba) uma vez que o material de proteção vai se soltando dentro dos dutos e obstruindo os giclês.

Na linha de carburadores 2E e 3E existia uma telinha de nylon em forma de um saquinho (o pessoal costumava chamar de camisinha) que "vestia" os três giclês principais na tampa (que ficam de cabeça para baixo, mergulhados no combustível). Ela servia exatamente para evitar entupimento dos giclês. Se o seu carburador não tem, sugiro que vc providencie numa loja de carburadores. É coisa barata.

Em São Paulo há varias lojas especializadas em carburadores. Tente o Giba www.gibacarburadores.com.br. O cara tem de tudo. Vc poderá baixar o catálogo e procura o que vc precisa. Telefone (11) 6169-0029

A camisinha de que falei é a peça G 0234. Entre no catálogo e selecione a categoria "FILTRO CÔNICO E TELA FILTRANTE"

Boa sorte,Octávio

Igor Martins
07/04/2009, 16:33
Obrigado a todos.
A solução foi recondicionar o carburador todinho. Serviço impecável na CARBURADOR BRASIL
Av. Valentim Magalhães, 2436
Condominio Maracanã
Santo André - São Paulo
CEP 09120-410 a/c Fernando Monteiro Lobato mlcarburacao@ig.com.br.
Foi receber, montar e sair rodando!

Kim
07/04/2009, 23:17
Opa Igor!

Que bom que veio trazer a nos o resultado final de seu problema!:concordo:

A infoirmação do lugar onde efetuou o serviço é de grande vali!

Abraços.

Kim.