Ver Versão Completa : Motor AP 2.0 extremamente fraco
Buenas senhores,
Coloquei essa semana o motor AP 2.0 no meu CJ5. O motor tá com um carburador 2E a álcool e o câmbio do Chevete 5 machas com flange da DeepTec e coloquei uma carroceria de fibra também.
Porém o Jeep está extremamente fraco. A saída da minha casa tem uma rampa e eu não consigo sair de ré sem engatar a tração 4x4. A primeira também pra sair eu tenho que fazer o motor gritar de tanto subir o giro.
Sei que ele ia perder mais força que o motor original que eu tinha, um OHC 4cc, e também os pneus 35" iam exigir mais, mas não imaginei que fosse ficar tão fraco.
Ele é assim tão mais fraco mesmo? Eu imagino que não, pelos tópicos que andei pesquisando do pessoal com motor AP aqui ele tá puxando tranquilo.
Sei que há uma porção de fatores que podem influenciar nisso, mas alguma sugestão no que devo dar uma olhada? Câmbio, Velas, Distribuidor, Diferencial?
Qual seu diferencial?
Gosto é gosto...mas colocar um AP em jipe eu particularmente não faria...
Tem gente que se desaponta com o Gm 4cc!
E oha que gosto desse motor...tenho um gol 1.6 e é ótimo!
Mas existem parâmetros...o motor da CB 750 é ótimo também...na moto!!!!
E outra que coragem heim...com pneus 35"????
Boa sorte pra vc meu amigo!
Abs
Ronaldo B.
20/11/2007, 15:26
Rafa,
Acho que é muito peso pra´um AP, ainda mais com pneus 35", mas mesmo assim não era prá estar tão ruim como vc fala. Algumas coisas que acho que vc deveria verificar:
1- O carburador que está é original desse motor ?? Se não for, verifica se as medidas do giclês, difusores, venturis estão corretas.
2- Verifica o ponto, se pulou algum dente pode acontecer do motor ficar muito fraco, já aconteceu isso comigo num gol que eu tive com AP 1.8. O motor pegava na boa, mantinha marcha lenta, não estourava, mas esticando segunda marcha até o talo não passava de 60km/h e parecia que ía explodir de tanto que forçava. Foi levar no meca, repocionar a correia e regular oponto direito que mudou totalmente.
3- Não sei que relação que vc usa, mas com esse motor e pneus, deveria usar no máximo 5.38.
Começa pelo máis fácil, ponto e carburador, se não resolver aí começa a pensar em outras alternativas.
[]s
Motor AP apresenta seu torque com alto giro, e com esses pneus você deve ta com uma relação beeem longa. Se o motor estiver 100%, ele não deveria ter esse trabalho todo para levar o jipe, então verificaria as relações.
Eu opino na relação que está muito longa.
Como dito, o AP tem seu torque em alto giro, como provavelmente a relação está um pouco longa (9x44 - 4,88:1), o motor sofre em baixas rotações.
A situação agrava (quanto ao torque) com os pneus 35", que deixa a relação mais lomga ainda.
Faça o que o pessoal citou acima, verifique os pontos e carburador (que é mais simples); não melhorando, verifique qual relação está usando.
Mais o ideal seria a 8x43 - 5,38:1, principalmente por estar com um câmbio com 5ª overdrive.
Abraços.
Kim.
Opa, valeu pelas respostas, já tenho por onde começar a fuçar.
Segundo o relato do Ronaldo, o item 2 é o que acontece comigo. Ele funciona beleza, a marcha lenta segura legal, mas pra ele conseguir sair é um parto, e a segunda por mais que estique num passa de 50km/hr.
Vou verificar o ponto primeiro e a relação também que não faço idéia qual está lá.
A relação que vocês recomendam? 8x43?
Eu opino na relação que está muito longa.
Como dito, o AP tem seu torque em alto giro, como provavelmente a relação está um pouco longa (9x44 - 4,88:1), o motor sofre em baixas rotações.
A situação agrava (quanto ao torque) com os pneus 35", que deixa a relação mais lomga ainda.
Faça o que o pessoal citou acima, verifique os pontos e carburador (que é mais simples); não melhorando, verifique qual relação está usando.
Mais o ideal seria a 8x43 - 5,38:1, principalmente por estar com um câmbio com 5ª overdrive.
Abraços.
Kim.
Pois eu começaria pela relação, que com certeza está longa demais, e mais com pneu 35 já é bom procurar ums 9x53 - 5.88.
Agora vá acostumando, só sobe barranco estourando giro...
Ronaldo B.
20/11/2007, 17:03
Eu não me preocuparia com a relação logo de cara, se for 9x44 (4.89:1) é aconselhável trocar, mas acho que esssa não é a principal causa do problema. Se o motor foi instalado agora, é normal ter algumas coisas que podem precisar serem ajustadas, pode até ser problema de embreagem.
Tem que começar pelo mais fácil.
[]´s
Com a embreagem já tive problema, mas já resolvi...rs
E já estava esperando que pra deixar ele redondo ia penar um pouco mesmo.
Como o Ronaldo citou, comece pelo mais fácil...
A relação eu coloquei equívoca, é 9x53 - 5.88.
Abraços.
Kim.
ramiro_eli
20/11/2007, 17:44
Eu faria o seguinte:
Geral no motor:
-Troca de velas e cabos de vela
-Ajuste de ponto de ignição
-Revisar o carburador e fazer o acionamento do 2º estágio de a vácuo(original) para mecanico ou trocar o carburador por um 3E.
-Enquadramento do comando de válvulas
-Troca bomba de combustível
Se o carro ainda continuar fraco, trocaria a relação de diferencial, que no seu caso eu optaria pela 5,38 ou 5,88.
Agora vá acostumando, só sobe barranco estourando giro...
Na verdade isso eu já esperava, só não achei que ia precisar estourar pra sair em linha reta...hehehe
Obrigado a todos pela ajuda.
Com a embreagem já tive problema, mas já resolvi...rs
E já estava esperando que pra deixar ele redondo ia penar um pouco mesmo.
Opa !!!
Mais um aki do ABC...
Aparece hoje no poli !!!!!
qqer coisa me liga 8244 8379...
T+
Lucas Nassif
20/11/2007, 21:04
AP com 35"...........haja coragem!!! :mrgreen:
Ele fica beeeeem xoxo, mas não chega ao ponto que o seu está. Como todos já falaram, eu acho que é a relação muito longa e com os 35 a relação aumenta bastante.
Comece olhando pela relação. é bem fácil de olhar e o Kim ensina uma maneira infalível!!! :twisted:
OBS.: No futuro vc deveria colocar um 3E, pq IMHO o 2E é pouco pros 35"!! :rolleyes:
Ronaldo B.
20/11/2007, 21:42
No futuro vc deveria colocar um 3E, pq IMHO o 2E é pouco pros 35"!! [/U]:rolleyes:
Que eu me lembre, o 2E equipou a linha de motores 1.8 da VW e GM, já os motores 2.0 sairam com o 3E, não tenho certeza absoluta, pode ser que tenha motor original com 2E. Por isso eu perguntei se esse carburador era original desse motor e como está a calibragem.
Um 2E até pode rodar os 35", mas depende do motor, câmbio, redução, relação dos diferenciais, etc..etc..etc..
[]´s
Comece olhando pela relação. é bem fácil de olhar e o Kim ensina uma maneira infalível!!!
Bem, vamos lá:
:arrow:Calce os pneus diânteiros na frente e atraz (segurança é tudo);
:arrow:Desengate a caixa de marchas (deixe em neutro);
:arrow:Com um macaco hidraulico, erga um pneu trazeiro;
:arrow:Com auxilio de uma fita crepe, coloque uma tira no pneu erguido e no chão (para marcar a volta do pneu);
:arrow:Coloque uma fita no cardãm e diferencial também, mais em um lugar que possa ver, quando rodar o pneu (será o marco "zero" do cardãm).
Após todo o procedimento acima, gire o pneu com a mão vagarosamente e, conte o número de voltas do cardãm.
Anote o número de voltas do cardãm e multiplique por dois, assim se forem quase duas voltas e meia, faltando um pouco para a metade da segunda volta (2,44), será uma 4.88:1, que é a 9x44 (isso é um exemplo).
É a forma mais prática sem ter que retirar a tampa fora.
Abraços.
Kim.
Thiago Rodeghel
21/11/2007, 02:10
Fala Rafa sumido!!! tá fazendo umas adaptações né...
Tem mais gente chutando aqui, ou ouviu dizer... que AP 2.0 não arrasta 35"
Segue as dicas do Ramiro Eli, se não funfar, pode colocar a relação 5,38 nos eixos. Eu acho que deve ser ponto ou carbura... Indiferente de ser 3E ou 2E. Seu distribuidor, é qual??? A com o avanço a vácuo ou é distribuidor de motor injeção???
[s]de 2.0, eixos de rural e arrastando 35...:mrgreen:
Ronaldo B.
21/11/2007, 09:35
Se o problema fosse só os chutes tava bom, sempre foi assim mesmo. O problema é que tem NB que chuta prá todo lado e mesmo assim não consegue mandar uma em direção ao gol .... :putz::putz::lol::lol:
[]´s
Fala Rafa sumido!!! tá fazendo umas adaptações né...
Segue as dicas do Ramiro Eli, se não funfar, pode colocar a relação 5,38 nos eixos. Eu acho que deve ser ponto ou carbura... Indiferente de ser 3E ou 2E. Seu distribuidor, é qual??? A com o avanço a vácuo ou é distribuidor de motor injeção???
[s]de 2.0, eixos de rural e arrastando 35...:mrgreen:
Opa, buenas Thiago!
Culpa sua tudo isso, quem mandou mostrar sua viatura, quis fazer igual...hahaha
Eu nem fiquei com tanto receio dos 35" porque vi que no teu carro puxava legal, vi até um dia você passando chutado por mim na Anchieta...rs
Bem, o carburador eu acho difícil porque acabei de pegar ele, recondicionado, tá zero.
O distribuidor eu mantive o mesmo que eu tinha, tava junto com a ignição eletrônica do Opala no meu OHC 4cc. Hoje chamei já o mecânico pra dar uma olhada no ponto.
Outras coisas que eu acho que pode influenciar:
Eu acabei de colocar o motor, então nem fiz o escape ainda, tá só o cano saindo lá do motor, falta colocar o restante do escapamento e o silenciador.
O motor era injetado, mas era injeção antiga de um bico só. Como o chicote tava zoado e eu não sabia se o módulo funcionava, acabei tirando a injeção e colocando o carburador 2E. A bomba de combustível tá elétrica do Kadet, com um regulador de pressão.
Vou seguir as dicas do pessoal e também medir qual relação que tenho lá.
[]s
p.peleje
21/11/2007, 11:30
tem NB que chuta
[]´s
Rooonaaaaaaldoooooooo, o que seria NB?:pensativo:
Rafa, antes de mais nada, coloque logo 5.88 nos diferencias. Muda muito, experiência própria.
Se tiver oportunidade, coloque de volta a injeção.
[]s
Peleje
Ronaldo B.
21/11/2007, 13:51
Bem, o carburador eu acho difícil porque acabei de pegar ele, recondicionado, tá zero.
Mais um motivo prá desconfiar do carburador. Já tive algumas experiências não muito agradáveis com carburador recondicionado, verifica toda a calibragem dele com os valores recomendados na tabela do fabricante.
O distribuidor eu mantive o mesmo que eu tinha, tava junto com a ignição eletrônica do Opala no meu OHC 4cc. Hoje chamei já o mecânico pra dar uma olhada no ponto.
Tem certeza que esse distribuidor e esse módulo servem para o AP 2.0 ???
A bomba de combustível tá elétrica do Kadet, com um regulador de pressão.
O regulador de pressão não tá estrangulando a entrada de combustível ??
[]´s
tenho ap 1.8 usava o carburador miniprogressivo(muito inferior ao 2E) em meu jeep a algum tempo, nunca tive problema de força, pelo ao contrario, nas serras mais pesadas onde os jeep com moto bf 6cil originais, ja andavam reduzidos eu ainda ia de simples, por muito tempo.
o motorzinho é porreta, um pouco mais economico e bem robusto. a algum tempo atraz coloquei injeção monoponto e ficou ainda melhor.
procure verificar o que esta acontecendo, deve ser alguma regulagem de ponto ou carburador com problema. pq este motor nao esta correto, mesmo com os pneu 31 ele deve andar muito bem.
boa sorte.
Thiago Rodeghel
21/11/2007, 14:54
Se o problema fosse só os chutes tava bom, sempre foi assim mesmo. O problema é que tem NB que chuta prá todo lado e mesmo assim não consegue mandar uma em direção ao gol .... :putz::putz::lol::lol:
[]´s
:mrgreen::mrgreen:
É verdade, mas deve ser isso mesmo, acho que deve ser o ponto, e não duvido se o distribuidor esteja incorreto... teria de ser o do Santana 2.0, com avanço a vácuo, aí precisaria ver se é ignição hall(3fios) ou comum(2fios).
Essa do carbura recondicionado, é bom verificar se está tudo correto, pode até estar as vezes, mas para outro tipo de AP... A bomba dá certo mas não deve usar nem 0,8k de pressão.
Rafa, leva seu Jeep na Raftec, é perto da sua casa mesmo, lá eles olham pra vc se está correto o carbura.
[s]
Bem, vamos lá:
:arrow:Calce os pneus diânteiros na frente e atraz (segurança é tudo);
:arrow:Desengate a caixa de marchas (deixe em neutro);
:arrow:Com um macaco hidraulico, erga um pneu trazeiro;
:arrow:Com auxilio de uma fita crepe, coloque uma tira no pneu erguido e no chão (para marcar a volta do pneu);
:arrow:Coloque uma fita no cardãm e diferencial também, mais em um lugar que possa ver, quando rodar o pneu (será o marco "zero" do cardãm).
Após todo o procedimento acima, gire o pneu com a mão vagarosamente e, conte o número de voltas do cardãm.
Anote o número de voltas do cardãm e multiplique por dois, assim se forem quase duas voltas e meia, faltando um pouco para a metade da segunda volta (2,44), será uma 4.88:1, que é a 9x44 (isso é um exemplo).
É a forma mais prática sem ter que retirar a tampa fora.
Abraços.
Kim.
Mais fácil que regular carburador... KAKAKAKAKAKAKAKAKAKKAKAKAKAK
Rooonaaaaaaldoooooooo, o que seria NB?:pensativo:
Rafa, antes de mais nada, coloque logo 5.88 nos diferencias. Muda muito, experiência própria.
Se tiver oportunidade, coloque de volta a injeção.
[]s
Peleje
NB: Nêgo Burro.
Thiago Rodeghel
21/11/2007, 15:07
Opa, buenas Thiago!
Culpa sua tudo isso, quem mandou mostrar sua viatura, quis fazer igual...hahaha
Eu nem fiquei com tanto receio dos 35" porque vi que no teu carro puxava legal, vi até um dia você passando chutado por mim na Anchieta...rs
Outras coisas que eu acho que pode influenciar:
Eu acabei de colocar o motor, então nem fiz o escape ainda, tá só o cano saindo lá do motor, falta colocar o restante do escapamento e o silenciador.
O motor era injetado, mas era injeção antiga de um bico só. Como o chicote tava zoado e eu não sabia se o módulo funcionava, acabei tirando a injeção e colocando o carburador 2E. A bomba de combustível tá elétrica do Kadet, com um regulador de pressão.
[]s
:lol::lol::lol:
Naum vai por mim não...hehehe!!! (brincadeira) mas fica tranquilo que adaptação é isso mesmo, tem acertos a serem feitos depois vai tranquilo.
[s]
Bem, resolvido.
Além do problema de ponto que foi ajustado, ainda a tampa do distribuidor estava trincada e o rotor tava bichado.
Vou seguir as sugestões ainda de velas, cabos e da relação. E aproveitando o embalo:
1 - Em qualquer auto peça eu acho essa relação 5,88? Ou só nas lojas especializadas em 4x4?
2 - É muito complicado trocar essa relação? Pelo que eu vi na tampa do diferencial num é muito complicado de se tirar.
Ronaldo B.
22/11/2007, 11:58
Rafa,
A relação vc não acha em qualquer auto peças, tem que ser em loja especializada em 4x4. A troca não é simples porque envolve ajuste, tem que ser feita por mecânico.
[]´s
Sobre a relação, começe procurando aqui no fórum, pois em autopeças, fica muito caro.
Sobre a troca, o Ronaldo B. já falou tudo!
Abraços.
Kim.
equipeminas4x4
22/11/2007, 12:55
Motor AP apresenta seu torque com alto giro, e com esses pneus você deve ta com uma relação beeem longa. Se o motor estiver 100%, ele não deveria ter esse trabalho todo para levar o jipe, então verificaria as relações.
Ojaneri,
Esta sua afirmação não procede.
Motor AP 2.0
Torque líquido máximo (kgfm/rpm)17.3/2400
Potência líquida máxima (cv/rpm) 116/5200
Cilindrada (cm³) 1984
equipeminas4x4
22/11/2007, 13:01
Bem, resolvido.
Além do problema de ponto que foi ajustado, ainda a tampa do distribuidor estava trincada e o rotor tava bichado.
Vou seguir as sugestões ainda de velas, cabos e da relação. E aproveitando o embalo:
1 - Em qualquer auto peça eu acho essa relação 5,88? Ou só nas lojas especializadas em 4x4?
2 - É muito complicado trocar essa relação? Pelo que eu vi na tampa do diferencial num é muito complicado de se tirar.
Eu não colocaria a 5.88, por ser a relação mais frágil do D44, além dela custar caro pra K7. Coloca a 5.38 q já tá bom, custa pouco é não quebra.
Alguém sabe me dizer as relações de marcha do câmbio chevette 5m??
[]´s
Ronaldo B.
22/11/2007, 13:54
[]´s
Sei ...:mrgreen:
[]´s
p.peleje
22/11/2007, 18:14
Eu não colocaria a 5.88, por ser a relação mais frágil do D44, além dela custar caro pra K7. Coloca a 5.38 q já tá bom, custa pouco é não quebra.
[]´s
Coloquei a 5.88 no meu...ainda não tive problemas. E o jeep fica bem mais esperto, porém tb senti uma boa diferença em deslocamentos longos, ficou amarrado pra cacete.
Sobre o chevette 5 marchas, só sei que a primeira é 3,75:1 e a quinta é 0,8:1.
[]s
Peleje
Coloquei a 5.88 no meu...ainda não tive problemas. E o jeep fica bem mais esperto, porém tb senti uma boa diferença em deslocamentos longos, ficou amarrado pra cacete.
Sobre o chevette 5 marchas, só sei que a primeira é 3,75:1 e a quinta é 0,8:1.
Peleje
Seu motor é AP Peleje?
E qual o câmbio que está usando?
[]s
p.peleje
22/11/2007, 18:25
Seu motor é AP Peleje?
E qual o câmbio que está usando?
[]s
sim AP Mi, ano 2003, originalzinho, unica diferença é no escape e no filtro de admissão.
Clarkette 5 marchas.
[]´s
Marcelino,
Por que a 5.88 é fraca?
Meu cunhado tem um CJ com ap 2.0 (tsi), e está com 5.88, já há uns 10 anos, tomando pau direto...
Agora que é perna de cobra conseguir uma é.
[]s
equipeminas4x4
23/11/2007, 13:14
devido à qtde de dentes, estes são mais frágeis que qualquer outra relação. Se o cara não regular isso muito bem regulado, vai pro saco bem rápido.
Alguém sabe a relação da ré do câmbio Chevette??? Pode estar ae o problema de falta de força, somado à relação de diferencial e ajustes do motor.
A questão é q pneu 35 causa uma perda de força bem grande, tendo que ser retrabalhado outros componentes. Na primeira config. do Kalango eu usava câmbio Clarck 4m q tem a 1ª 4.22:1, com tcase Willys original, pneus 35 e relação 5.88. Realmente faltava um pouco de força em 4x2, mas a aplicação é um pouco diferente.
[]´s
Ronaldo B.
23/11/2007, 13:51
Alguém sabe a relação da ré do câmbio Chevette???
Mandei prá vc ontem o link na Off. Procura lá o post "TO:Marcel"
[]´s
PS: NBquenaoleemailTMQSF
equipeminas4x4
23/11/2007, 14:25
bom, a ré faz 3,8:1 então não é este o problema.
[]´s
equipeminas4x4
23/11/2007, 14:26
Mandei prá vc ontem o link na Off. Procura lá o post "TO:Marcel"
[]´s
PS: NBquenaoleemailTMQSF
Como vc só manda porcaria pelo mail, normalmente seus mails são ignorados.
Ronaldo B.
23/11/2007, 14:32
Como vc só manda porcaria pelo mail, normalmente seus mails são ignorados.
Vou lembrar disso futuramente ....
[]´s
equipeminas4x4
23/11/2007, 14:49
Vou lembrar disso futuramente ....
[]´s
será???? Num sei se nesta idade o Sr. tem a memória tão boa assim, melhor guardar no PC.
Uma pergunta de NB:
O que significa '5,88'? Porque todo lugar que eu ligo ninguém soube responder se tinha ou não esta relação, só entendem quando digo 44x9 ou 43x8, etc.
Helio Gomes Lentz Junior
23/11/2007, 18:43
Se você tiver algo de diferente de 43x8 nas relação dos diferenciais vai ficar fraco mesmo!
Mas a diferença não tão assustadora assim principalmente em 1ª marcha e marcha ré que são as mais curtas do câmbio.
Para ficar melhor ainda seria ideal , porém não fácil você colocar as raras 53x9 que é igual a 5,89 de relação final ai sim fica bom de mais!!
T+
Uma pergunta de NB:
O que significa '5,88'? Porque todo lugar que eu ligo ninguém soube responder se tinha ou não esta relação, só entendem quando digo 44x9 ou 43x8, etc.
Rafa, pegue o nº de dentes da coroa e divida pelo nº e dentes do pinhão.
Entãp 53 : 9= 5,88:1, onde 5,88 será a quantia de voltas do cardãm e o 1, será a quantia de voltas do pneu.
O diâmetro do pneu também influenciará na relação final, pois quanto maior o pneu, mais "alonga" o conjunto final. Para visualizar, se pegar um pneu pequeno e "esticar" sua banda de rodagem no chão, terá uma medida X;
Se pegar um 33" por exemplo, terá uma medida X+.
Espero que tenha ficado claro.
Abraços.
Kim.
Agora eu entendi sim de onde vem a medida Kim.
Muito obrigado.
Abraços.
Bernardão cj-6
28/11/2007, 18:26
Uma pergunta besta ja que nao entendo nada do assunto:
Qual a vantagem desses motores ap 1.8, 2.0 do santana sobre os originais, ou seja, sobre o bf 161??
Que eu saiba os motores originais sao os Bf, pra que colocar esses ap?? Eu tenho um bf 161 no meu cj-6 com relacao do cj-5 ou diferencial sei la, anda que nem um cavalo, chega nos 100km/h e acelera muito. Fora a reduzida que testei uma vez e destrói tudo mesmo.
Qual a vantagem desses motores ap 1.8, 2.0 do santana sobre os originais, ou seja, sobre o bf 161??
Que eu saiba os motores originais sao os Bf, pra que colocar esses ap?? Eu tenho um bf 161 no meu cj-6 com relacao do cj-5 ou diferencial sei la, anda que nem um cavalo, chega nos 100km/h e acelera muito. Fora a reduzida que testei uma vez e destrói tudo mesmo.
Já que vc tá perguntando só as VANTAGENS ...
*Economia de combustível
*Elasticidade
*Leveza
*Peças e manutenção em conta
*Caso ele exploda, a retífica fica mais em conta do q do BF.
Veja bem, essas são algumas vantagens ( minha opinião ),
e pra provar q num to puxando sardinha pra nenhum lado,
eu tenho um BF161 na jeeponga, ... ainda.
[ ]'s evitando comparações e as velhas discuções.
Abraços.
equipeminas4x4
29/11/2007, 00:52
JP,
*injeção eletrônica
entre outras.
[QUOTE=Bernardão cj-6;499775]Uma pergunta besta ja que nao entendo nada do assunto:
Dentre os ap´s 2.0 e o 1.8, pelo que fiquei sabendo é o seguinte, o motor ap 1.8 tem biela mais comprida proporcionando um a melhor curva de torque numa rotação mais baixa. ja o motor 2.0 tem as biela mais curtas o que melhora o torque em altas rotações. Sendo que o jeep exige rotaçoes mais baixas, optei pelo 1.8 e uma remapeada na ingeção eletronica de combustivel.
Apos estes 1,5 ano rodando com o Ap, aliado ao cambio da f1000, avalio o seguinte: as melhores vantagens que vi é a manutenção estremamente baixa, bom rendimento em estradas, consumo um pouco mais baixo, força e principalmente confiança no motor. A possibilidade de uma viagem longa.certo de sair e chegar com tudo em ordem.
O motorzinho esta aprovado e com louvor....:palmas::palmas:
equipeminas4x4
29/11/2007, 10:20
edwint,
quem fez o trampo de remapeamento??
Outra coisa, vc sabe quanto custa uma bomba d´agua do 161 (04 cil)??? L$ 600,00 latinhas , uma retifica completa L$ 3.000,00 em media... e ai por diante, com certeza o bf é um bom motor, no meu caso eu optei pelo ap depois q o meu foi p/ o espaço.
Comprei um Ap1.8 completinho e o retifiquei completo por R$1.200,00 com garantia.
Tenho mais 2 jeeps, o qual estou reformando, um com o bf161, e o outro 42 com motor original, estes ficaram apenas p/ uma voltinha no shoping.
Pauleira mesmo, fica por conta do cj3 com motor ap 1.8.
edwint,
quem fez o trampo de remapeamento??
foi um mecanico ak em varginha, mas é muito facil de encontrar, sao essas empresas que trabalham "chipando" carros, transformando de gasolina p/ alcool. remapenado os chips da ingeção.
Carvalho
30/11/2007, 21:43
Motor AP 2.0
Cilindrada (cm³) 1984
equipeminas4x4
01/12/2007, 11:02
Motor AP 2.0
Cilindrada (cm³) 1984
essa info vc acha direto no site da WV, na ficha técnica de qualquer carro com motor AP 1.8 ou 2.0.
[]´s
ramiro_eli
03/12/2007, 11:40
[QUOTE=Bernardão cj-6;499775]Uma pergunta besta ja que nao entendo nada do assunto:
Dentre os ap´s 2.0 e o 1.8, pelo que fiquei sabendo é o seguinte, o motor ap 1.8 tem biela mais comprida proporcionando um a melhor curva de torque numa rotação mais baixa. ja o motor 2.0 tem as biela mais curtas o que melhora o torque em altas rotações. Sendo que o jeep exige rotaçoes mais baixas, optei pelo 1.8 e uma remapeada na ingeção eletronica de combustivel.
Apos estes 1,5 ano rodando com o Ap, aliado ao cambio da f1000, avalio o seguinte: as melhores vantagens que vi é a manutenção estremamente baixa, bom rendimento em estradas, consumo um pouco mais baixo, força e principalmente confiança no motor. A possibilidade de uma viagem longa.certo de sair e chegar com tudo em ordem.
O motorzinho esta aprovado e com louvor....:palmas::palmas:
Edwit e outros:
Por favor verifiquem a validade das informações que voces postam na internet. Caso contrário isto vira uma sala de bate papo recheada de boatos....
Se não houver certeza da informação ou a procedência dela, é melhor não falar.
Vamos lá:
AP 1.6:
Motor gasolina
AP 1.6 8V (carburador Weber TLDZ ou Brosol 2E) Número de válvulas: 2 por cilindro Cilindrada: 1596 cc. Diâmetro e curso: 81 x 77,4 mm. Taxa de compressão: 8,5:1. Potência máxima: 80 cv a 5.600 rpm Torque máximo: 12,7 mkgf a 2.600 rpm Alimentação por carburador de corpo duplo. Combustível: gasolina.
AP 1.6 8V (injeção FIC-Ford ECC-IV digital monoponto) Número de válvulas: 2 por cilindro Cilindrada: 1596 cc. Diâmetro e curso: 81 x 77,4 mm. Taxa de compressão: 8,5:1. Potência máxima: 75,7 cv a 5.500 rpm Torque máximo: 12,3 mkgf a 3.500 rpm Alimentação por injeção monoponto. Combustível: gasolina.
AP 1.6 8V (injeção Magneti Marelli 1AVB/1AVP) Número de válvulas: 2 por cilindro Cilindrada: 1596 cc. Diâmetro e curso: 81 x 77,4 mm. Taxa de compressão: 10:1. Potência máxima: 92,4 cv a 5.500 rpm Torque máximo: 13,9 mkgf a 3.000 rpm Alimentação por injeção multiponto sequencial. Combustível: gasolina.
EA 827 1.6 8V (injetado) Número de válvulas: 2 por cilindro Cilindrada: 1596 cc. Diâmetro e curso: 81 x 77,4 mm. Taxa de compressão: 10:1. Potência máxima: 97 cv (gasolina) e 99 cv (álcool) a 5 500 rpm Torque máximo: 14,1 kgfm (gasolina) a 14,4 kgfm (álcool) a 3000 rpm Alimentação por injeção multiponto seqüencial. Combustível: gasolina e álcool.
AP 1.8:
AP 1.8 8V (carburado) Número de válvulas: 2 por cilindro Cilindrada: 1781 cc. Diâmetro e curso: 81 x 86,4 mm. Taxa de compressão: 8,5:1. Potência máxima: 88 cv a 5.200 rpm Torque máximo: 14,7 mkgf / 3.400 rpm Alimentação por carburador de corpo duplo progressivo. Combustível: gasolina.
AP 1.8 8V (injetado) Número de válvulas: 2 por cilindro Cilindrada: 1781 cc. Diâmetro e curso: 81 x 86,4 mm. Taxa de compressão: 10:1. Potência máxima: 97 cv a 5.250 rpm. Torque máximo: 15,5 m.kgf a 3.000 rpm. Alimentação por injeção multiponto seqüencial. Combustível: gasolina.
EA 827 1.8 8V (injetado) Número de válvulas: 2 por cilindro Cilindrada: 1781 cc. Diâmetro e curso: 81 x 86,4 mm. Taxa de compressão: 11:1. Potência máxima: 103 cv (gasolina) e 106 cv (álcool) a 5 250 rpm Torque máximo: 15,5 kgfm (gasolina) a 16 kgfm (álcool) a 3000 rpm Alimentação por injeção multiponto seqüencial. Combustível: gasolina e álcool.
AP 2.0
AP 2.0 8V (carburado) Número de válvulas: 2 por cilindro Cilindrada: 1984 cc. Diâmetro e curso: 82,5 x 92,8 mm. Taxa de compressão: 9,0:1. Potência máxima (líquida) 109 cv a 5.200 rpm. Torque máximo (líquido) 170,1 N.m/17,4 kgf.m a 3.000 rpm. Alimentação por carburador de corpo duplo progressivo. Combustível: gasolina.
AP 2.0 8V (injetado) Número de válvulas: 2 por cilindro Cilindrada: 1984 cc. Diâmetro e curso: 82,5 x 92,8 mm. Taxa de compressão: 10:1. Potência máxima: 112 cv a 5.250 rpm. Torque máximo: 17,3 m.kgf a 3.000 rpm. Alimentação por injeção multiponto seqüencial. Combustível: gasolina.
AP 2.0 16V (injetado) Número de válvulas: 4 por cilindro (duplo comando de válvulas) Cilindrada: 1984 cc. Diâmetro e curso: 82,5 x 92,8 mm. Taxa de compressão: 10,5:1. Potência máxima: 145,5 cv a 6.250 rpm. Torque máximo: 18,4 m.kgf a 5.750 rpm. Alimentação por injeção multiponto seqüencial. Combustível: gasolina.
Resumindo:
Com exceção dos pistões e diametro das camisas os motores AP 1.6 e 1.8 são idênticos.
Já o 2.0 é praticamente outro motor. Bielas mais longas, virabrequim de maior curso, bloco diferente - o vira do 2.0 não cabe no bloco do 1.6/1.8 sem retrabalho - alem de contar com melhorias na lubrificação.
equipeminas4x4
03/12/2007, 11:52
Ramiro,
Estas infos foram retiradas do site da VW. 17.3 à 2400 RPM e não à 3000.
Motor AP 2.0
Cilindrada (cm³) 1984
[]´s
Thiago Rodeghel
03/12/2007, 13:00
Caramba vcs não se decidem:shock::mrgreen::mrgreen::mrgreen:
[s]vendo até onde vai...
O Ramiro postou muito informação sobre os ap's que não constam no tópico de banco de dados do fórum (Torque de motores - Banco de Dados), seria uma boa os moderadores moverem ou madarem essas infos para lá também, já q oque foi descrito aqui, está muito mais completo que qualquer relato contido no outro tópico.
[ ]'s