PDA

Ver Versão Completa : Relação 43/13 no Dana 44

Carlão4x4
20/11/2007, 14:25
Pessoal,

Estou pensando em utilizar a relação 43/13 dos Dana 44 da F - 1000 ano 90, nos diferenciais da minha Rural. Os eixos são os originais, atualmente com relação 44/9. Alguém poderia me dizer se esta relação vai caber nas minhas caixa-satélites?

Desde já agradeço as colaborações.

Grande abraço.

Kim
20/11/2007, 16:01
Caro Carlão4x4!

A resposta é não.

De 8 a 11 dentes do pinhão, é uma caixa satélite.

De 12 a mais é outra caixa satélite.

Tem como colocar, mais é enjambração, Tem que facear a caixa satélite no assento da coroa e facear a coroa, sem esquecer de diminuir alguns mm os parafusos de fixação da coroa.

Já vi fazer, mais NÃO recomendo.

Abraços.

Kim.

Carlão4x4
20/11/2007, 19:18
Kim,

Obrigado pela ajuda!

Pelo que entendi, para colocar a relação 43/13 sem gambiarras, teria que trocar também as caixa-satélites, é isso mesmo?

Usando as caixa-satelites atuais, saberia me dizer qual a relação mais longa que consigo colocar?

Valeu!
Um abraço.

hpnardino
20/11/2007, 20:15
Estou com o mesmo pensamento do nosso amigo Carlão, e analisando as informações cheguei a pensar na seguinte hipótese:

Usar coroa 43 com pinhão 11 (43/11)=3,9 e ai senhores???

Kim
20/11/2007, 23:41
Estou com o mesmo pensamento do nosso amigo Carlão, e analisando as informações cheguei a pensar na seguinte hipótese:

Usar coroa 43 com pinhão 11 (43/11)=3,9 e ai senhores???

Não desmerecendo nosso caro amigo, acho, digo acho que a mais longa do pinhão 11 e a de coroa 41 (11x41), pois tem que ser o casal que sai de fábrica.

Então Carlão4x4, vai dee 11x41, igual a eu no Brancão, que estou retirando as 11x45.

Assim não precisa trocar as satélites.

Abraços.

Kim.

dalmo cruz torres
22/11/2007, 13:18
Kim, v/c sabe onde tem aqui no fórum um tópico que ensine a calcular as relações do diferencial/ cambio etc?
Eu vou montar a minha F-75 com o MWM 2.8, cambio 240V, reduzida Willys, pneus 31" e o conjunto C&P é 43x8. Acho que vai ficar muito reduzida em estradas, queria que a velocidade de cruzeiro seja na casa dos 110Km/h com o motor na casa dos 1800Rpm , que é onde aparece o maior torque, e o menor consumo de combustível. O que v/c acha, qual a melhor relação para esse caso?

Kim
22/11/2007, 13:48
Caro dalmo cruz torres!

O câmbio 240V tem a 5ª marcha com a relação 1:1, ou seja 1 do motor para 1 do cardam, em compensação a primeira marcha tem algo em torno de 6,...:1, é muito reduzida.

A potencia do motor em Kg/f, vou ficar te devendo!:parede:

Então a relação que te indicaria seria a 11x47 ou 11x45, pois no momento que houvesse necessidade de força, teria a reduzida, que é 1,99: ou 1,98:1, onde o primeiro nº são as voltas do motor e o segundo as voltas do cardãm.

O Dr. guilherme - guilhermeabreu, tem uma configuração parecida com a sua, tendo de diferente a t-case, que no engesa não reduz.

Eu abri um tópico sobre uma relação que estava querendo colocar, acabou-se discutindo mais coisas, olhe aqui:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=33673
Inclusive o Dr. Guilherme relata que está retirando uma 13x46 e colocando umas 11x47, pois a primeira ficou muito longa e o motor quando usado na estrada (+130km/h) esquenta um pouco.

Bem, essa é minha opinião, mais se quer um veículo econômico e com boa velocidade de cruzeiro, são as relações citadas no inicio deste do post.

Abraços.

Kim.

dalmo cruz torres
22/11/2007, 15:26
Kim, o motor será mecanizado pelo Maurício da Raschmotores, combinamos que ficara com 150Cv pois é com essa potencia que aparece o torque máximo do motor 42,6Kgfm , em 1600Rpm. Acima dessa potencia eu não teria mais ganho em torque(originalmente o motor pode ir até os 180Cv), e forçaria muito o retante do conjunto. A minha idéia é parecida com a sua, alongar a relação, e quando faltar força para a saída, usar a primeira marcha, que acaba não sendo muito usada normalmente.
Mas porque é que o motor do Guilherme tá esquentando nessa velocidade?

Kim
22/11/2007, 16:14
Me parece que devido à aerodinâmica espetacular do engesa, somado com seu peso!!!

Contribuindo ainda os pneus 33", que alonga a relação final do conjunto.

Soma-se tudo a um radiador com baixo coeficiente de troca de calor (pequeno) eu acho.

Então, como bom jipeiro, vai na base do acerto/erro, igual a eu!!!!

Até achar a melhor saída para um problema.

Sobre a tabela, converse com o Hugo4x4 no link que te passei, ele faz uns cauculos bem legal.

Abraços.

Kim.

dalmo cruz torres
22/11/2007, 17:09
Valeu Kim, eu estive dando uma olhada rápida na tabela, vou ver se passo ela pro exel, para poder us-ala, aliás é uma ótima ferramenta pra nós.
Valeu

Kim
22/11/2007, 19:21
Dalmo!

O Hugo4x4 parece ser um cara bem disposta a ajudar, então, mande uma mp a ele, que já te passa qual a melhor relação a ser usada.

Mais, como deve ter visto, não vai sair fora das relações que passei a vc.

Ficará uma viatura boa de estrada e de passar algumas dificuldades!

Abraços.

Kim.