Ver Versão Completa : Turbinar Motor 6cc original do CJ5
Vou levar meu CJ para fazer orcamento.
dentro de 2 meses deve ficar tudo pronto.
cj motor bf turbo,, vai ficar bunitu,, pelomenos o barulho,,
acho que devo esperimentar e ver como e que fica.
o maximo que pode acontecer e dar errado ,,, hauauauahuahu.....
darei noticia a todos.....
vamos ver no que que da!
imagine seu CJ uaaaaaaaaaaaaaaaaapixxxxxxxxxxxxxxxx!!!!! hehe
Também gostaria de turbinao o mei motor origianl... ele já tem eixo vilabrequim nitratado e comando novo GM... válvulas novas, etc... tudo novo.
Me mande mais informações... quem irá fazer o seu?
marcelo nunes
29/05/2004, 17:42
Turbo em motor com válvulas no bloco!! Só tome cuidado com a temperatura no cabeçote.
Como você fez para reduzir a taxa ? Ou vai rodar com álcool?
LuizCabral
29/05/2004, 19:47
Vou levar meu CJ para fazer orcamento.
dentro de 2 meses deve ficar tudo pronto.
cj motor bf turbo,, vai ficar bunitu,, pelomenos o barulho,,
acho que devo esperimentar e ver como e que fica.
o maximo que pode acontecer e dar errado ,,, hauauauahuahu.....
darei noticia a todos.....
vamos ver no que que da!
imagine seu CJ uaaaaaaaaaaaaaaaaapixxxxxxxxxxxxxxxx!!!!! hehe
Corrigindo, o máximo que pode acontecer eh vc perder o motor, cx de marcha e diferencial. Enfim, $$$.
Acho que motor turbo nao combina com Jeep. Se eu fosse optar por uma preparação seria aspirado.
E se eu fosse turbinar eu turbinaria um motor GM 4 ou 6 cil
marcelo nunes
30/05/2004, 01:02
Com uma turbina bem dimensionada será possível obter um bom acréscimo de torque em médias rotações e algum ganho em rotações um pouco mais altas. Não mais do que isso porque o BF não alcança giros altos pela sua própria construção.
O que certamente vai acontecer é ele "sair de giro" frequentemente e engolir válvulas, entortar varetas, etc. Além disso, seu cabeçote não suporta as pressões e temperaturas a que será submetido porque é um projeto muito antigo, que concentra muito calor e sofre muito com detonação e pré ignição.
Um GM 151 ou 250 realmente ficaria bem melhor. Já turbinei alguns, embora nunca em Jeeps, só em Opalas e Pickups. Outro detalhe é que o consumo vai ficar bem elevado. Num GM 4.1 era comum ficar nos 1,5 a 2 km/l de álcool quando montado em pickups, no BF ficaria nessa base ou talvez pior.
Mas fazer aquilo que os que não são do ramo chamam de "aspirado" é muito pior. Num motor desses se perderia justamente o que ele tem de bom: o torque em baixa, em prol de ganhos em altas rotações.
Só que não se ganharia nada em alta, pois num motor de válvulas no bloco não se consegue alcançar giros altos, aliás num Jeep isso é bem pouco útil.
LuizCabral
30/05/2004, 09:37
Mas fazer aquilo que os que não são do ramo chamam de "aspirado" é muito pior. Num motor desses se perderia justamente o que ele tem de bom: o torque em baixa, em prol de ganhos em altas rotações.
Só que não se ganharia nada em alta, pois num motor de válvulas no bloco não se consegue alcançar giros altos, aliás num Jeep isso é bem pouco útil.
Desculpe amigo mas vc está completamente enganado. Acho que quem não eh do ramo eh voce. Não sou mecânico mas ja li o sufuciente para saber o que estou falando. Diferentemente do que você pensa o motor "aspirado" ganha torque em baixa rotação sim. Tudo depende do que você for fazer no seu motor para prepará-lo. Acredito que o mais sensato eh aumentar a capacidade cubica do motor e a partir daí colocar um comando de valvulas com levantamentos voltados para ganho de torque e mexer na alimentação. Existem inúmeros artigos na internet (se vc quiser uma coisa prova mais concreta do que eu estou falado). http://www2.uol.com.br/bestcars/cp-jeep.htm
marcelo nunes
30/05/2004, 17:45
Desculpe amigo mas vc está completamente enganado. Acho que quem não eh do ramo eh voce. Não sou mecânico mas ja li o sufuciente para saber o que estou falando. Diferentemente do que você pensa o motor "aspirado" ganha torque em baixa rotação sim. Tudo depende do que você for fazer no seu motor para prepará-lo. Acredito que o mais sensato eh aumentar a capacidade cubica do motor e a partir daí colocar um comando de valvulas com levantamentos voltados para ganho de torque e mexer na alimentação. Existem inúmeros artigos na internet (se vc quiser uma coisa prova mais concreta do que eu estou falado). http://www2.uol.com.br/bestcars/cp-jeep.htm
Entre 1989 e 1998, quando passei exclusivamente a prestar consultoria em desenvolvimento demotores e combustíveis para a Petrobrás, VW, Ford e Maxion, tive uma oficina de preparação de motores aqui em SP
Começou como um hobby, já que na época eu era engenheiro de motores da Mercedes, mas ficou muito sério. Entre kits Larus e de fabricação própria, foram mais de 700 motores turbinados.
Como haviam muitos pedidos, passamos a executar motores preparados (e não "aspirados" como diziam os leigos, visto que o motor aspira o ar e não é aspirado por nada) para competições de Marcas, Arrancada, F3 e Stock Cars. Daí ter sido possível obter um respeitável know-how.
No caso do BF, caso existisse alguém que fabricasse um comando de maior fasagem, com menor levante, um cabeçote de menor escoamento, gastasse horas de banco de fluxo , etc.etc, talvez numa preparação se conseguisse ainda mais torque em baixa num motor desses. Mas como não há um abnegado que faça isso num motor que deixou de ser fabricado em 1975, vai acontecer exatamente o que eu disse.
A não ser que aí na metrópole do RN exista, porque em SP, RJ, POA, Curitiba e Goiânia, onde se concentram os preparadores de motores, ninguém se meteu a fazer isso, e todo BF "mexido" acaba não conseguindo ganhar somente em baixa. O que se faz é transfomar em 3000 do Itamaraty, carburar, etc. mas daí ele ganha em todas as faixas e não é uma preparação, é uma transformação.
Toda semana aparecia algum rapaz com uns 20 anos, que dizia ter "lido muito sobre motores" e que queria trabalhar com a gente, afinal empolga mesmo essa imagem de vida em pistas com gasolina de 100 octanas.
Não demorava muito e o tal apaixonado logo se decepcionava consigo mesmo, ao perceber que tinha se transformado numa enciclopédia de coisas inúteis. Percebia que as coisas não se resumiam a "colocar um comando aqui" ou "dar mais pressão ali"...Faltava que alguém o orientasse a ler e aprender o que fosse útil e é o que eu procurava fazer.
Portanto, daqui a uns anos, se você então também for engenheiro automobilístico, já tiver mais de 20 anos de pistas, boxes, laboratórios e oficinas como eu, tiver vivência em competições de verdade, tiver escrito artigos e dado cursos sobre motores de combustão interna e combustíveis, tiver gerenciado desenvolvimnto de motores na VW, VW Caminhões, Ford, Mercedes-Benz e Maxion, conhecer de fio a pavio o Centro de Pequisas da Petrobrás e souber se um motor está desbalanceado no dinamômetro só pelo ronco, poderá dizer que eu não sou do ramo.
Por enquanto, aproveite reserve-se ao direito de aprender, ensinar e discordar, de modo fundamentado, daquilo que aqueles que entendem de motores dizem.
Sergio Rocha
30/05/2004, 20:32
Fala Marcelo
É verdade q se eu colocar uma turbina pequena tipo Gol 1.0 eu consigo aumentar o torque num Gm 4cc elevando muito pouco a faixa de giro do motor?
Sómente colocando o turbo, sem mexer em mais nada(comando,carburação) quantos % de aumento se consegue(com 0.6 bar de pressão) ? E o consumo aumentaria ? Andando manso um gol turbo bebe quase igual ao outro.
A ideia é que como num CJ3 o espaço é muito limitado, é muito mai$ fácil o turbo do que um 6cc.
O q vc aconselha :?:
Pegando carona nos seus conhecimentos e experiencias :wink:
LuizCabral
31/05/2004, 00:17
A não ser que aí na metrópole do RN exista, porque em SP, RJ, POA, Curitiba e Goiânia, onde se concentram os preparadores de motores, ninguém se meteu a fazer isso, e todo BF "mexido"
Marcelo você não precisa ficar com raiva de mim por causa de uma discussão.
1º, estava falando do motor GM e não do BF.
Para início de conversa, vc por ser uma pessoa tão entendida (praticamente um ganhador do premio nobel em engenharia mecanica), vc deveria ser, antes de mais nada, uma pessoa humilde.
Antes de iniciar nossa conversa, reserve-se você a menosprezar minha cidade ou a região que moro, pois diferentemente do que você pensa nós temos o nosso valor. Ah, para seu governo, Natal não eh metrópole ainda, so temos 800.000 habitantes :wink:.
Diferentemente do que vc pensa, temos mecânicos muito competentes por aqui viu? mais até do que você imagina, o que falta, eh claro, é verba para fazer algum projeto notório, ISSO realmente os estados que voce citou TÊM.
Se você eh uma pessoa tão capacitada, tão requisitada, tão ocupada o que vc esta fazendo aqui? trocando ideias com um "garoto" de 20 anos? Aliás o que vc faz no Brasil? Bem, uma pessoa capacitada como você deveria estar trabalhando com coisas maiores, não acha?
Eu particularmente procurei este fórum para trocar idéias e aperfeiçoar meus conhecimentos e não para ficar mostrando meu CURRICULO.
Descupe Marcelo mas ficarei discutindo da forma que bem entender os assuntos de meu interesse e não eh alguem como VOCE que irá me dizer como proceder em determinadas ocasiões.
Devo Trocar o Motor ?
qual motor?
oque seria melhor.
suponha que eu teriaum 5 mil pra gastar nisso.. ?
oque vcs acham ? :P
Devo Trocar o Motor ?
qual motor?
oque seria melhor.
Fala Gente.... :D
O povo se estranha mesmo.. heehehehe :D :D :D
Eu, eu... eu, eu.... eu: Eugênio, eu, eu, eu monge... EU... com 5.000 EU colocaria um 4.1 mpfi ou 4.3 V6 Vortec e ficaria feliz demais deixando turbo pra carros de competições de velocidade. :D
[]'s nem æ pra turbo
Eugênio
marcelo nunes
31/05/2004, 09:53
Marcelo você não precisa ficar com raiva de mim por causa de uma discussão.
1º, estava falando do motor GM e não do BF.
Para início de conversa, vc por ser uma pessoa tão entendida (praticamente um ganhador do premio nobel em engenharia mecanica), vc deveria ser, antes de mais nada, uma pessoa humilde.
Antes de iniciar nossa conversa, reserve-se você a menosprezar minha cidade ou a região que moro, pois diferentemente do que você pensa nós temos o nosso valor. Ah, para seu governo, Natal não eh metrópole ainda, so temos 800.000 habitantes :wink:.
Diferentemente do que vc pensa, temos mecânicos muito competentes por aqui viu? mais até do que você imagina, o que falta, eh claro, é verba para fazer algum projeto notório, ISSO realmente os estados que voce citou TÊM.
Se você eh uma pessoa tão capacitada, tão requisitada, tão ocupada o que vc esta fazendo aqui? trocando ideias com um "garoto" de 20 anos? Aliás o que vc faz no Brasil? Bem, uma pessoa capacitada como você deveria estar trabalhando com coisas maiores, não acha?
Eu particularmente procurei este fórum para trocar idéias e aperfeiçoar meus conhecimentos e não para ficar mostrando meu CURRICULO.
Descupe Marcelo mas ficarei discutindo da forma que bem entender os assuntos de meu interesse e não eh alguem como VOCE que irá me dizer como proceder em determinadas ocasiões.
Não gosto de deixar perguntas ou aleivosias sem resposta, por mais tolas que pareçam.
Não vou ter raiva de alguém que sequer conheço e que já demonstrou que possui "cultura automobilística" de revista. Quem deveria ter mais humildade é quem nem tem tem diploma, nem tem experiência, nunca simulou um motor em cálculo para depois executá-lo em bancada, não é sequer conhecido ou requisitado por quem constrói motores, nunca fez NADA. Só leu revistas.
Não tenho Nobel em engenharia automotiva, mesmo porque não existe, mas tenho alguns prêmios nacionais e dois internacionais (da SAE e do Elsbett Institute). Não tive interesse em mostrar currículo, nem em menosprezar Natal, que conheço desde antes de você nascer. Apenas estava colocando as coisas em seus lugares.
Já trabalhei no exterior por curtos períodos e não me interessa nem um pouco. E não trabalho em "coisas maiores" em engenharia automobilística no Brasil simplesmente porque não existem.
marcelo nunes
31/05/2004, 09:59
Devo Trocar o Motor ?
qual motor?
oque seria melhor.
Uma opção muito boa para turbinar é o GM 151 (2.5). Fica em conta, dá para usar turbinas mais baratas e fica muito forte em baixa. Quando me der a louca ainda vou fazer isso no CJ83, embora seja inútil para o uso que faço dele.
Um GM 250 (4.1) fica obviamente um "monstro". Mas é motor demais, seu Jeep não vai parar no chão. Eu fiz diversas vezes turbinamento do 250 em pickups e já tinha problemas nesse sentido. E não passa de 2 km/l.
Com 5 mil, se você não quiser um turbo cheio de 'frescuras" e achar um motor básico por até uns 600, dá e sobra.
Neste fim de semana andei lendo muitas matérias americanas na Petersens Four Wheelers... tem uma matéria lá, básica com recomendações de motor, caixa, diferenciais, freios, etc. ótima para quem está começando por lá e muito boa para quem quer coisas mais sériaspor aqui.
A sugestão de upgrade de motor por lá é V8, comentá-se que não se deve perder tempo com o 6cc se o objetivo é trilhas tipo rock crawling, comenta-se que é fundamental pneus grandes e largos... 35 para cima e para o conjunto ficar harmônico é necessário uma caixa de transferência (AtlasII), diferencias Dana 44, 60 ou maiores..., bloquio (ARB ou outros), e um motor que não precisa ser de quilometro de arrancada mas fala-se muito no 8 cilindros (full body)???
Por aqui é inviável pensar em 8cilindros, mas qual motor 6 cilindros teria um comportamento em baixas rotações como o 8c?
Lá eles começam a falar dos motores diesel como opção, eles devem estar galando dos 3.2 prá cima suponho?
MAs tem uma questão fundamental nesta discussão. Lá a maioria dos Jeeps são CJ7, Wranglers, e outros jipes maiores que os nossos CJ5.
Aguardo comentários
marcelo nunes
31/05/2004, 11:56
Fala Marcelo
É verdade q se eu colocar uma turbina pequena tipo Gol 1.0 eu consigo aumentar o torque num Gm 4cc elevando muito pouco a faixa de giro do motor?
Sómente colocando o turbo, sem mexer em mais nada(comando,carburação) quantos % de aumento se consegue(com 0.6 bar de pressão) ? E o consumo aumentaria ? Andando manso um gol turbo bebe quase igual ao outro.
A ideia é que como num CJ3 o espaço é muito limitado, é muito mai$ fácil o turbo do que um 6cc.
Puxa cara, me desculpe, eu não tinha visto sua mensagem acima.
Parafraseando Chico Picadinho, vamos por partes:
A lógica de colocar uma turbina pequena, com a mínima inércia possível, num motor de baixo giro para ganhar torque em baixa está correta. Mas em turbo nem tudo se resume a pressão e tamanho de turbina e é aí que começa a complicar. Essa turbina do Gol 1.0 fica pequena para o GM 151.
Num motor 2.5, simplificando bastante, vai ser necessário um volume de ar 2,5 vezes maior que num 1.0, concorda? Pois uma turbina de Gol 1.0, vai encher bem rápido mesmo, só que a vazão será pequena para o motorzão.
Como a quantidade de ar será proporcionalmente pequena, a pressão alcançada será baixa, pois não haverá ar suficiente para "encher' os cilindros e ainda causar sobrepressão ( que são os 0,6bar, 1 bar, etc, que se dizem por aí).
A turbina, portanto, vai trabalhar no "gargalo", já estará soprando bem mesmo em marcha lenta mas ainda pouco para o motorzão. Quando ela estiver no seu limite, atingirá um pico de pressão ainda em médias rotações, o motor vai ficar bem "cheio", com bastante torque.
Mas subindo o giro, o motor vai pedir um volume de ar que a turbina vai "tentar" mas não vai conseguir dar, daí a pressão vai começar a CAIR porque todo ar que ela soprar vai entrar com excessiva facilidade no motor e a turbina vai entrar em overspeed. Os mancais e as palhetas da turbina não costumam durar muito quando isso acontece...
Existem turbinas um pouco maiores, especialmente da Ishikawajima e da Garrett que são pequenas o suficiente pra encher em baixa e dão vazão sufciente para um motor 2.5.
Daqui a pouco eu respondo o resto.
marcelo nunes
31/05/2004, 12:14
Fala Marcelo
Continuando, se você colocar um turbo e não mexer em NADA, só vai conseguir furar os pistões por superaquecimento da câmara.
No mínimo é necesário alterar a curva de avanço do distribuidor, especialmente se você tiver avanço a vácuo, e enriquecer a carburação proporcionalmente à maior quantidade de ar.
Não tem mágica no negócio: Turbo aumenta a potência porque você passa a ter maior volume de oxigênio, podendo aumentar o volume de combustível, consegue uma mistura mais homogênea na câmara e, de quebra, você economiza a potência que o motor gastaria para aspirar o ar para dentro dele.
Portanto, o consumo SEMPRE aumenta quando a pressão aumenta. Enquanto a pressão está proxima de zero o aumento existe em função do enriquecimento da carburação. Quando ela começa a aumentar a pressão, até cerca de 0,2 bar, o consumo pode até diminuir pois há maior homogeneização da mistura. Só que uma turbina permanece em 0,2 bar por pouquíssimo tempo...
Quando a pressão cresce até o pico de uns 0,6 o consumo já é apreciável. Com 1 bar já começa a fazer redemoinho no tanque.
Se você adequar a carburação e a distribuição, com 0,6bar conseguiria cerca de 50% de potância a mais rodando com álcool e uns 45% com gasolina. É a média que se consegue na prática.
Num CJ3, caso a intenção seja turbinar, o motor a ser escolhido vai depender do uso do carro. Turbo em trilhas é algo meio complicado, mas eu usaria um GM151. É antigão mas aceita turbo muito bem.
marcelo nunes
31/05/2004, 12:22
Devo Trocar o Motor ?
qual motor?
oque seria melhor.
Eu, eu... eu, eu.... eu: Eugênio, eu, eu, eu monge... EU... com 5.000 EU colocaria um 4.1 mpfi ou 4.3 V6 Vortec e ficaria feliz demais deixando turbo pra carros de competições de velocidade. :D
[]'s nem æ pra turbo
Eugênio
Concordo plenamente. Já turbinei para clientes e já tive para meu uso toda espécie de carro turbinado, mas mesmo tendo todo o equipamento, tempo e mão de obra para fazer isso, nem pensei em fazer isso num dos meus Jeeps.
Há um ganho realmente grande de potência e torque, mas não acho que seja algo aproveitável nesse tipo de carro, devido às características que o motor passa a ter após turbinado.
Flavio Miranda
31/05/2004, 18:23
Cabritos,
Então vou fazer uma pergunta esdrúxula :!: :shock: :o
Se o motor do 51 que tem um torque do KCT, ficando conhecido inclusive como "agrícola", mas não tem potencia para passar dos 80 sem ferver, uma 'turbininha' não faria com que ele andasse melhor nos deslocamentos de asfalto, inclusive poupando o motor :?: :!: :roll:
Sei que lá vem porrada... mas não resistia pergunta :lol: :wink:
E mais... a 'turbina' do Supercharger não ajudaria :?: :!: :roll: :oops: :wink: :lol:
PS.: ainda bem que o Billj tá sumido... :lol: 8)
marcelo nunes
31/05/2004, 20:30
Cabritos,
Então vou fazer uma pergunta esdrúxula :!: :shock: :o
Se o motor do 51 que tem um torque do KCT, ficando conhecido inclusive como "agrícola", mas não tem potencia para passar dos 80 sem ferver, uma 'turbininha' não faria com que ele andasse melhor nos deslocamentos de asfalto, inclusive poupando o motor :?: :!: :roll:
Sei que lá vem porrada... mas não resistia pergunta :lol: :wink:
E mais... a 'turbina' do Supercharger não ajudaria :?: :!: :roll: :oops: :wink: :lol:
PS.: ainda bem que o Billj tá sumido... :lol: 8)
Olha, nada esdrúxula a pergunta, aliás bem interessante...pelo que eu me lembro de um motor de um 51 que eu vi aberto, acho que os mancais não dariam conta do acréscimo de carga sobre eles.
Também me parece que a circulação de óleo teria que ser modificada pois, se não me engano, a pressão de óleo destes motores é meio baixa e acrescer uma turbina para ser lubrificada, que via de regra funciona com mancais flutuantes, iria complicar as coisas. Mas tudo isso é mera suposição, nunca vi um desses sobrealimentado.
E se um motor ferve andando a 80 por hora, turbinado vai ferver a 50.
Existem turbinas para motores diesel pequenos, agrícolas, de 3 cilindros, da CBT (Javali) e Perkins, que poderiam dar certo.
Quanto ao supercharger, já há um tópico onde se discutiu um bocado a respeito de turbo x blower em trilhas, dê uma fuçada que você acha.
Faça uma pergunta sobre suspensão e eu acho que o Sr.Billj, expert no assunto, aparece.
Sergio Rocha
31/05/2004, 20:58
Fala Marcelo
Vou reformular a pergunta, tenho pouca experiencia com turbos.Já tive Saveiro a álcool turbo, era um exagero.O q na verdade eu quero é fazer com que o motor GM tenha um pouco mais de torque e hps.Como exemplo, para me fazer entender melhor, o Audi A3 normal tem 125 hps o turbo normal 150 hps.A diferença de consumo entre os dois é imperceptivel, e o turbinado tem um pouco mais de disposição do que o outro.Isso é o q eu gostaria de fazer.ë possível ? Qual turbina, e com q pressão ?Desculpe a insistencia, mas o meu objetivo é um acrescimo de potencia pequeno tipo o do Audi, Gol e etc.Sem ter q ficar ligado no manometro com medo de quebrar tudo.Afinal é um Jeep, e já passei da idade de carros brabos.
To viajando ou vc acha q é possível ?
Um abraço
Pedro Bachir
31/05/2004, 21:11
E aews??? :D
Achei em uma 4 rodas de 1972, um teste que fizeram com um opala 4 cil. , um corcel I e um fusketa 1500, eles turbinaram eles e testaram e em anexo tem a reportagem que eu scaniei... :D
O opala 4 cil. turbinado com relação do dif. do 6 canecos andô mais que o opalão 6 bocas :shock:
Fala tamém como funciona a turbina, tem um eskeminha, etc... 8) é jeitado... :roll:
Flw!!! :)
marcelo nunes
31/05/2004, 22:16
Fala Marcelo
Vou reformular a pergunta, tenho pouca experiencia com turbos.Já tive Saveiro a álcool turbo, era um exagero.O q na verdade eu quero é fazer com que o motor GM tenha um pouco mais de torque e hps.Como exemplo, para me fazer entender melhor, o Audi A3 normal tem 125 hps o turbo normal 150 hps.A diferença de consumo entre os dois é imperceptivel, e o turbinado tem um pouco mais de disposição do que o outro.Isso é o q eu gostaria de fazer.ë possível ? Qual turbina, e com q pressão ?Desculpe a insistencia, mas o meu objetivo é um acrescimo de potencia pequeno tipo o do Audi, Gol e etc.Sem ter q ficar ligado no manometro com medo de quebrar tudo.Afinal é um Jeep, e já passei da idade de carros brabos.
To viajando ou vc acha q é possível ?
Um abraço
No GM151 é perfeitamente possível. Esse motor aceita tudo que você imaginar em termos de turbinamento, até aquelas montagens esdrúxulas, com a turbina por baixo do carburador, mas sempre fica beberrão.
Você vai querer andar com gasolina ou álcool?
marcelo nunes
31/05/2004, 22:20
E aews??? :D
Achei em uma 4 rodas de 1972, um teste que fizeram com um opala 4 cil. , um corcel I e um fusketa 1500, eles turbinaram eles e testaram e em anexo tem a reportagem que eu scaniei... :D
O opala 4 cil. turbinado com relação do dif. do 6 canecos andô mais que o opalão 6 bocas :shock:
Fala tamém como funciona a turbina, tem um eskeminha, etc... 8) é jeitado... :roll:
Flw!!! :)
Eu tinha lido esse teste a uns anos atrás. Se era assim a 30 anos atrás, imagine o que um turbinamento faz num motor desses hoje em dia.
Até te digo que um 4 cilindros de Opala turbinado anda junto com um 6 cilindros somente se o dono quiser, porque na verdade dá pra andar muito mais, com uma instalação básica.
Se você passar o motor para 3.0 e turbinar então...
Aliás esse 3.0 feito em cima do 2.5 será minha próxima empreitada no cJ83.
marcelo nunes
31/05/2004, 22:34
Diones, recebi seu e-mail, mas meu Outlook está meio revoltado e não responde nada para ninguém.
Se o Celso Magrão preparador de motores que você mencionou é o que eu conheço de Interlagos, você tem andado em boa companhia.
Sergio Rocha
01/06/2004, 08:58
Fala Marcelo
Pretendo continuar com gasolina.Quero na verdade melhorar só um pouco o desempenho um ganho de +- 25%.Quando eu disse não mexer em nada, sei quanto a avanço e redimensionar a carburação, quiz dizer o minimo necessário.O q nâo quero é ter q abrir motor aumentar a cilindrada e etc., pra não ficar naquela ladainha de oficina q todos reclamam.
Um abrço
Flavio Miranda
01/06/2004, 09:53
Cabritada,
Este tópico té faicando bão :D 8)
Comprei umas revistas de preparação de motores e não entendi quase nada :oops: :lol: mas alguma coisa me atiçou para dar uma mexidinha nas carangas... :wink:
Uma das coisas que parece que ajudam muito é colocar aquele modulo que gerencia e potencializa a ignição ... um tal de MSD ou coisa parecida (quanta bobagem de leigo....) :oops: :lol: :roll:
É que gostaria MESMO de aprender muito sobre motores, então a gente vai lendo um monte, perguntando umas coisas bestas e .. vai aprendendo, né... :wink: :P
O filtro tipo cônico tambem dizem que ajuda bem :!: :shock: :?: :?:
Se for injeção eletronica .. aí é fácil ganhar uns hps... :D
Sem falar em bielas forjadas, troca de cabeçote, carburador "Webi" 40 com cambio roletado lá no saco... descendo a Aricanduva.... uuhhhuuu !! 8) :wink:
Continuem com as explicações que tá bão D+ :!: :D :lol:
[]´s turbos.
marcelo nunes
01/06/2004, 11:43
Fala Marcelo
Pretendo continuar com gasolina.Quero na verdade melhorar só um pouco o desempenho um ganho de +- 25%.Quando eu disse não mexer em nada, sei quanto a avanço e redimensionar a carburação, quiz dizer o minimo necessário.O q nâo quero é ter q abrir motor aumentar a cilindrada e etc., pra não ficar naquela ladainha de oficina q todos reclamam.
Um abrço
Então uma turbina que consiga manter uns 0,4 a 0,5 bar em média, com uns picos de 0,6 já estará sobrando.
Mas para usar gasolina, mesmo assim, você vai ter que "destaxar" o motor, ou seja reduzir um pouco a taxa de compressão, especialmente se ele for o motor 151 cinza (90 em diante). O uso de uma junta de cabeçote 1,5mm mais grossa já deve ser suficiente, mandando fazer sai barato e não precisa ser junta de aço ou alumínio.
Se fosse andar com álcool não iria nem precisar abrir o motor.
Pra esse uso uma turbina Garrett pequena fica na medida, uma TB02 (Palio diesel de exportação) ou uma T2 (bem eclética, usada desde o Uno turbo até na Ranger com motor HSD).
Mais do que isso eu já vou estar instalando o kit pra você. Mas eu aviso: turbo é como Jeep, você começa a mexer e não pára mais, vai estar sempre pondo mais alguma coisa. Você vai ter um Jeep².
marcelo nunes
01/06/2004, 11:50
Cabritada,
Este tópico té faicando bão :D 8)
Comprei umas revistas de preparação de motores e não entendi quase nada :oops: :lol: mas alguma coisa me atiçou para dar uma mexidinha nas carangas... :wink:
Uma das coisas que parece que ajudam muito é colocar aquele modulo que gerencia e potencializa a ignição ... um tal de MSD ou coisa parecida (quanta bobagem de leigo....) :oops: :lol: :roll:
É que gostaria MESMO de aprender muito sobre motores, então a gente vai lendo um monte, perguntando umas coisas bestas e .. vai aprendendo, né... :wink: :P
O filtro tipo cônico tambem dizem que ajuda bem :!: :shock: :?: :?:
Se for injeção eletronica .. aí é fácil ganhar uns hps... :D
Sem falar em bielas forjadas, troca de cabeçote, carburador "Webi" 40 com cambio roletado lá no saco... descendo a Aricanduva.... uuhhhuuu !! 8) :wink:
Continuem com as explicações que tá bão D+ :!: :D :lol:
[]´s turbos.
1- MSD e similares (turbo digital, módulo Accel, etc) servem para gerar uma centelha mais forte e, nos mais modernos, para você poder programar com facilidade a curva de ignição, muito útil em motores turbinados com injeção. Usei no cJ79 quando dei uma mexida nele, mas já tirei, as velas estavam sofrendo demais.
Portanto, só o MSD não faz quase efeito. Só resolve se você tiver todo um pacote de ignição e alimentação (velas mais frias, motor com mais compressão ou turbinado, cabos de vela compativeis,etc.etc.etc)
2-filtro cônico é mais bonitinho e só.
Pode ver que nenhum carro de competição usa, só boyzinhos em arrancadas.
É comum serem utilizados em motores turbinados porque os filtros originais são "engolidos' pela sucção da turbina (chuuuuuppaa!!!) e os cônicos são os mais baratos com tela metálica interna.
Só que não filtram grande coisa, por isso um filtro desses numa barroca de Jeep deve ser algo realmente "emocionante".
Dennis Figueiredo
01/06/2004, 11:57
[]'s nem æ pra turbo
Eugênio
Concordo plenamente contigo Monge....
Quando usava motor AP pensava eu fuçar pra deixá-lo mais nervoso, acabei colocando o 4.1. Potencia força de sobra em um motor original.
marcelo nunes
01/06/2004, 14:17
[]'s nem æ pra turbo
Eugênio
Quando usava motor AP pensava eu fuçar pra deixá-lo mais nervoso, acabei colocando o 4.1. Potencia força de sobra em um motor original.
Também acho. Dou as dicas de turbinamento para quem quiser, mas não é o que eu faria.
Flavio Miranda
01/06/2004, 14:57
Cabras,
Que tal uma receita básica do que cada um considera ideal para o CJ com motor, cambio, reduzida, injeção, carburador, etc, etc.... :D 8)
São tantas opções que nós, os leigos, ficamos perdidos no meio do mato, com guincho quebrado :shock: :cry: :!:
[]´s
Fala Gente... :D
Fazer uma receita assim varia muito. :D
Por exemplo, pra cada tipo de aplicação do jeep seria uma configuração diferente que geraria mais dúvidas e mais opções ainda. Vou só dar um exemplo básico. :D
:arrow: Se vc usa o jeep pra indor, vai de ap turbinado.... æ aqui tem N outras opções.
:arrow: Se vc usa o jeep pra trilha, vai de motorzão torcudo... æ aqui tem Nx2 de outras opções
:arrow: Se vc usa o jeep para colecionar, vai tudo de original... æ aqui vai N/1 de outras opções
:arrow: Se vc usa o jeep pra expedições longas, vai de diesel.... æ aqui vai ter N+N de outras opções.
Então tem que ver PRA QUE vc quer o jeep PARA ENTÃO configurá-lo de acordo que vc dará o uso a ele.
Não justifica eu preprar um jeep pra indoor, depois colocar capota ele, fazer uma carretinha e ir viajar no litoral brasileiro com ele... :roll:
Da mesma maneira eu gastar uma boa grana com motor diesel e deixar o jeep só pra indoor... :roll:
[]'s
Eugênio
Dennis Figueiredo
01/06/2004, 15:15
Gostei do "motor torcudo"...... :D
Deve ter o "cavaludo" também. :lol: heheheh
Flavio Miranda
01/06/2004, 15:23
Monge e as cabras.... :roll:
Como imagino que boa parte deste rebanho faz trilhas... que tal uma receitinha para :
"Se vc usa o jeep pra trilha, vai de motorzão torcudo... æ aqui tem Nx2 de outras opções "
Vc poderia citar 3 opções que VOCÊ faria.... :?: :!: 8) :lol: :wink:
[]´s na expectativa...
Monge e as cabras.... :roll:
Como imagino que boa parte deste rebanho faz trilhas... que tal uma receitinha para :
"Se vc usa o jeep pra trilha, vai de motorzão torcudo... æ aqui tem Nx2 de outras opções "
Vc poderia citar 3 opções que VOCÊ faria.... :?: :!: 8) :lol: :wink:
[]´s na expectativa...
O Monge não sei, mas eu pra trilhas escolheria como trem de força:
:arrow: Motor BF184, cambio 4 marchas e demais componentes originais do CJ; :)
:arrow: Motor GM151S, cambio 260T, e demais componentes originais do CJ; :)
:arrow: Motor GM4.1, cambio 260F, e demais componentes originais do CJ; :D
:arrow: Motor GM4.1 m.p.f.i., cambio eaton FSO2305, reduzida de Toyota, eixos de F75 com pontas de eixo flutuante e demais componentes originais do CJ. :twisted:
[]'s opinadores
marcelo nunes
01/06/2004, 16:13
Nos meus fiz o seguinte:
1- CJ75 - todo original.
Esse é pra passear, andar dentro da fazenda, ter o prazer de "achar aquela corrente que prende a tampa traseira, com capa e tudo", colocar no Jeep, ver uma foto da época e sacar que ficou igualzinho. Então o BF com câmbio original é a única opção para esse uso.
2- CJ79 - motor Georgia, 4 marchas. Anda em cidade e estrada, está com pneus 750x16 borrachudos de caminhão (35%off road).
Busca as crianças na escola, anda pela Anchieta, Imigrantes etc., puxando carreta de fibra com bagagem (400kg).
O OHC anda o suficiente e não bebe tanto assim. Como não faz trilhas, não preciso de um motor "torcudo" nesse carro.
3-CJ83- carroceria de fibra, motor 151 com Weber40 e câmbio 4 marchas, pneus BFGoodrich para areião.
Só anda em Peruíbe, nunca pisa na estrada. Vai ganhar um "upgrade" para 3000cc, porque para esse uso é necessário torque em baixa e só. Pensei em colocar um diesel nele mas percebi a grande besteira que seria, pois o carro só roda 3000km por ano...
Portanto, avalie o uso que vai fazer para escolher o motor.
Claudio de M. Gonçalves
01/06/2004, 16:22
Sei não pessoal, só sei que o meu, fiz um testizinho com ele, liguei a tração, o bicho tá subindo até batente de porta, puts!!! :? . 8/43+ toda a cavalaria que o BF DESPEJA em baixa, caraca!! muita moção pra eu!!
he he he , eu com cara de bestaldo!! he he he :lol: :lol:
Mas, como meu projeto final não é atoleiro, então vou no futuro botar um ap. 2.0, para rodar na city!! he he he "!, aí vou precisar de disco nos sapatinhos traseiros"" :P
Flavio Miranda
01/06/2004, 16:43
Vou complicar..... :twisted:
Se tiver que começar a mexer num CJ5 original para trilhas e pouco asfalto, mas que circule com segurança, quais os itens principais, ou seja, numa sequencia, quais teriam impacto efetivo e de cara ?! 8)
Ex.: o que trocar primeiro : pneus ou motor ? relação ou bloqueio ? :roll:
Agora quero ver..... :twisted:
Fala Gente.... :D :D
Bom, já que as "cabras" aqui são bodes escaladores, aqui vai o jeep que EU montaria, SE tivesse grana sobrando: :D
Jeep pra trilhas:
:arrow: Chassis e lataria de um CJ5
:arrow: Feixe de molas Rancho com trackbar na traseira
:arrow: Eixos Dana 60
:arrow: Cardans High Angle Driveline
:arrow: Amortecedores Rancho 9000x SEM regulagem interna
:arrow: T-Case Atlas II
:arrow: Motor V8 da Dodge Ram
:arrow: Caixa de marchas automática da mesma Dodge
:arrow: Tanque de gasolina em INOX com quebra ondas
:arrow: Freio a disco duplos ventilados nas 4 rodas
:arrow: Pneus Super Swampers IROK 44" com rodas Beadlock
:arrow: Guincho mecânico na frente e hidráulico atrás
:arrow: Bloqueios Ox Locker
Jeep pra cidade:
O mesmo acima, mas com um toldo em cima dos bancos dianteiros, e uma placa de NEON atrás do estepe Escrito bem brande:
SE BUZINAR DOU RÉ!!!!!!
E piscando mais em baixo:
Experimenta... experimenta.... experimenta...
Agora uma opção sem muita grana, e para um jeep "normal" eu ficaria com:
Motor GM4.1 m.p.f.i., cambio eaton FSO2305, reduzida de Toyota, eixos de F75 com pontas de eixo flutuante e demais componentes originais do CJ. Com o feixe de molas da toyota bandeiras, na frente e atrás.
[]'s viajantes mesmo.
Claudio de M. Gonçalves
01/06/2004, 19:09
Caraca Monge,!! :( sem grana, com essa configuração, meu, só para vc ter uma ideia, comprei meu Cj5-1966 , de um dono que o tinha a mais de três anos. paguei R$ 2.800.
Mas tinha que reformar inteirinho, incluindo reforço no chassis, que estava com rachadura, solda mig, já viu ne!! :cry: :
Bão: funilaria e pintura geral, tinta pu, fundo pu , tudo de 1ª, R$ 2.000+ 720 de material.
assoalhos dianteiros: R$ 400
Pneus que comprei 4,aro 15 radiais. paguei R$ 300 EM CADA. capota trevo, moderna R$ 560, SBD dianteiro, 550, dobradoça do capô: R$ 100,00, e outras tranqueiras + ou - 1.000, e, não estou no final ainda, e ele já está em+ ou - R$ 11.000 :? , imagine se fosse montar um baratim que nem o que ocê falou, isso porque estou mantendo motor original, cambio, tive que dar uma mexida, fora, soldador, etc. vichi monge, pode botar uns R$18.000 À R$ 22.000, NESSE JIPINHO MAIS SIMPLES QUE OCê DISSE;
Moro na roça, não na rua, ah! se eu morasse na rua!! :lol: :wink:
Dennis Figueiredo
01/06/2004, 19:25
O meu parei de contar quando chegou em 12 mil.... :shock: acredito que hoje eu ja tenha gasto uns 30mil tranquilo.
Sergio Rocha
01/06/2004, 21:21
Falou Marcelo, obrigado pela ajuda.
Apesar de vc não gostar da ideia, vou me aprofundar mais no assunto.Devido ao pouco espaço para um motor maior, acho q um turbo leve dá pra quebrar o galho.Se fosse um cj5 não relutaria em colocar um v6 da ranger completo com injeção e tudo o mais.Tenho um conhecido q fez em cima de uma mecanica L200 ano 2001(batida) fabricou o chassis, aproveitou tudo, inclusive cxa, transm. e etc., registrou como prototipo, e agora ta com vontade de fazer o mesmo com mecanica Ranger v6.
Como adoro o cj3A e não quero passar meses em oficinas to seriamente pensando em fazer uma turbinagem leve tipo a do Audi A3, teoricamente deve me dar + torque em baixa e um pouco mais de disposição pra subir, arrancar e etc., sem grandes preocupações com consumo e o mais importante, pra mim, sem ter q ficar tomando conta do manometro do turbo.
Um abraço e obrigado pelas informações.
marcelo nunes
02/06/2004, 20:38
De qualquer forma você não precisa ficar monitorando o manômetro.
Uma vez regulada a válvula de alívio, o manômetro não é consultado com tanta frequência, é como um termômetro de água por exemplo. Você não olha pra ele a cada 30 segundos.
Mesmo porque, quando há algum travamento brusco da válvula, a pressão sobe dos 0,6 que você determinou até o máximo nominal da turbina em frações de segundo e você percebe imediatamente ( ou quebra tudo tão rápido que você nem tem tempo de pensar).
Se ela for emperrando aos poucos, aí você vai perceber que o manômetro chegou além dos 0,6 a todo momento que você olha pra ele, mas geralmente antes disso você percebe que o carro ficou anormal, pois 0,2 bar a mais de pressão significam uns 15% a mais de potência, dá pra desconfiar que algo está errado.
[]'s nem æ pra turbo
Eugênio
Também acho. Dou as dicas de turbinamento para quem quiser, mas não é o que eu faria.
Sem dúvida, um 4.1 ou um V6 da Ranger ou 4.3 V Vortec dão um resultado muito mais satisfatório num motor original. :P Mas acho a opção de turbinar o 4cc do Willys ou do Opala é uma saída alternativa para quem quer melhorar o fôlego desses motores sem desprender muita grana com adaptações. :wink: :wink:
Agora, se o nego tem grana para um motorzão, não deve nem cogitar em turbinar, parte logo pro 6 canecos. :twisted: :twisted:
[s]
Vinicius Hauagge
03/06/2004, 15:47
Falando em motor da ranger, alguem tem ideia do preço de um V6 completo (com chicote, injeção, etc, etc. etc.).
Abraço,
Vinicius!
Alessandro Henrique
03/06/2004, 15:56
Falando em motor da ranger, alguem tem ideia do preço de um V6 completo (com chicote, injeção, etc, etc. etc.).
Abraço,
Vinicius!
O motor da 4.0L V6 completo, não costuma ser uma opção barata!
Não se esqueça da caixa também!
Dennis Figueiredo
03/06/2004, 16:24
Da ranger não sei mas na blazer por aqui ta entre 1.500 a 2.000.
Sergio Rocha
03/06/2004, 21:47
Um v6 seria ótimo um v8 um sonho, só quero ver enfiar num CJ3A, sem ter que cortar ele todo.