PDA

Ver Versão Completa : Rio de Janeiro-Natal - No periodo entre 26/12 a 20/01/2008



paulobarbosa
19/11/2007, 05:07
Pessoal,
Estamos nos programando para fazer essa viagem de carro, passando pelas capitais e pelas praias mais interessantes.
Queremos dicas, trilhas, arquivos de gps, dicas de oficinas (tomara que não precise), hospedagem (campings são boas opções ou pousadas baratas), passeios para se fazer, etc.
Qualquer coisa que vcs julgem importante.
Paulo

cmurteira
30/11/2007, 08:44
Pessoal,
Estamos nos programando para fazer essa viagem de carro, passando pelas capitais e pelas praias mais interessantes.
Queremos dicas, trilhas, arquivos de gps, dicas de oficinas (tomara que não precise), hospedagem (campings são boas opções ou pousadas baratas), passeios para se fazer, etc.
Qualquer coisa que vcs julgem importante.
Paulo

Paulo, como a família da minha Esposa é de Natal e moro em Macaé-RJ, todo fim/inicio de ano faço esse percurso para ela ver os Pais (na verdade essa é a desculpa para viajarmos, hehehe).
Eu, ela e meus filhos já fizemos este percurso Macaé x Natal 06 Vezes. Dia 04/01/08 inicio a 7ª viagem, se voce quizer te paso meu roteiro.
Eu bolei uma planilha no excel, onde cada trecho da viagem é um Roteiro muito bem detalhado. Indica Todos as cidades, distancia entre elas, calcula os tempos em função da média de velocidade que voce indica, indica os Postos de Combustível, as Patrulhas Rodoviárias, tempo para parada, etcc....
Me manda um MP com seu e-mail que te envio a planilha e o roteiro descritivo (indica as principais atrações dos lugares).

samukanvas
30/11/2007, 13:09
Cara, coloca essa planílha no fórum. Parece ser muito boa.

O que me falaram dessa viagem é não ir pelo sertão, porque é perigoso, apesar de mais perto.

Boa viagem

Abs

JORGE CAMOI
30/11/2007, 23:17
Paulo, como a família da minha Esposa é de Natal e moro em Macaé-RJ, todo fim/inicio de ano faço esse percurso para ela ver os Pais (na verdade essa é a desculpa para viajarmos, hehehe).
Eu, ela e meus filhos já fizemos este percurso Macaé x Natal 06 Vezes. Dia 04/01/08 inicio a 7ª viagem, se voce quizer te paso meu roteiro.
Eu bolei uma planilha no excel, onde cada trecho da viagem é um Roteiro muito bem detalhado. Indica Todos as cidades, distancia entre elas, calcula os tempos em função da média de velocidade que voce indica, indica os Postos de Combustível, as Patrulhas Rodoviárias, tempo para parada, etcc....
Me manda um MP com seu e-mail que te envio a planilha e o roteiro descritivo (indica as principais atrações dos lugares).OI,EU TB ESTOU INTERESSADO NESTE ROTEIRO ACABEI DE VIR DO SUL POR OUTRO ROTEIRO AKI COLOCADO...PUXA A DIKA FEITA PELOS AMIGOS SOBRE O SUL FOI DE UMA GRANDE IMPORTÂNCIA PRA O SUCESSO DO PASSEIO...ESPERO TB QUE O SEU SEJA,POIS SOMENTE QUEM ESTA POR PERTO PODE NOS DAR DIKAS DE LUGARES LINDOS QUE NÃO ESTÃO NO MAPA....NO AGUARDO,JORGE CAMOI

paulobarbosa
01/12/2007, 00:57
A minha idéia é ir pelo interior até aracaju apenas. Pois não vou passar por salvador na ida. A minha ideia é ir o mais rápido possivel para Natal, e na volta ir passando pelo litoral.
Vou pegar a BR116 indo por Minas até Aracaju. Depois pego o litoral até Natal. E desco pela Br101. A principio é isso.
PB

folgado
01/12/2007, 01:04
O que me falaram dessa viagem é não ir pelo sertão, porque é perigoso, apesar de mais perto.

Também tenho vontade de fazer uma viagem dessas, mas o receio é ser assaltado na estrada.
Precisa ir em uns 4 carros...
[]'s.

Waldir Carlos
01/12/2007, 18:09
Sou estradeiro... já fiz o trecho Rio/Aracaju umas dozes vezes. Sempre preferi a BR-101, via Vitória-ES, mas mudei de idéia nas últimas três viagens que fiz, optei pela famosa Rio/Bahia . Claro que depende do gosto e das opções de cada um, mas...

Vamos lá então. Estando no Rio e querendo ir até Natal-RN. São muitas opções, mas eu sugiro o seguinte:

- BR-040, via Petrópolis e Itaipava. No trevo [cruzamento] da BR-393 com a BR-116, pega-se à direita, rumo a Além Paraíba => Cataguases => Muriaé => Caratinga => Gov Valadares. Não sei as condições atuais desse trecho; passei por lá em 2001. A partir de Gov Valadares, vou descrever no próximo item... passei por lá recentemente.

- Se a pessoa optar por passar em BH. No trevo da BR-040 com as BR-393 e BR-116, segue-se em frente, passando no acesso de Três Rios, seguindo até S. Dumont, trevo de Barbacena, Cons Lafaiete, até BH. A partir de Belo Horizonte, uma opção é seguir pela BR-262, como se fosse para Vitória-ES. Ficar atento e, em João Monlevade, seguir rumo a Gov Valadares, via Ipatinga. Cuidado! Tem um trecho bem perigoso... muitas curvas!

De Gov Valadares até Vitória da Conquista-BA, passando por Teófilo Otoni, Itaobim, Medina e tal, a rodovia está relativamente em bom estado, mas há alguns trechos perigosos, outros com alguns buracos e aquelas inevitáveis passagens de "ondulações" nos lugares povoados. De VConquista até Feira de Santana, diria que a BR está regular; sem grandes problemas. Tem um curto trecho com alguns buracos, perto de Jequié-BA, mas nada muito diferente do restante do Brasilzão.

Chegando em Feira de Santana-BA. Aqui começam os "problemas". Eu NÃO indicaria a opção BR-324/BR-407, indo para o Pernambuco, via Juazeiro-BA e Petrolina-PE! Na região da divisa de estado, há inúmeros relatos de assaltos. É muito complicado passar por aí; mesmo pelo dia! Sugiro a opção FS => Aracaju. Basta ficar atento no trecho da BR-101 próximo à Alagoinhas... tem uns buracos chatos, mas é só rodar devagar.

Aracaju, minha terrinha! Amigos, é uma cidade relativamente pequena; talvez menos de um milhão de habitantes. As praias não são tão bonitas, se comparadas a Maceió, mas vale muito ficar por lá uns dois dias. Vejam porquê: Passeio no Catamarã para navegar no Velho Chico... Cânions que não ficam devendo muito aos "famosos". Claro que não se compara aos estonteantes que recentemente conheci lá no RS [Itaimbezinho, da Fortaleza e Montenegro], mas é uma passeio muito legal.

Tem mais! A gastronomia em Aracaju é bem suculenta. Quem é "carnívoro" como o amigo que vos escreve não pode deixar de saborear a famosa carne de sol [as melhores são do Ramiro, Picuí e Miguel]. Quem já comeu essas delícias sabe do que estou falando. Mas tem peixada também!

De Aracaju prá frente, segue-se pela BR-101. Um outra opção seria entrar na cidade, cruzar a ponte nova, que liga a capital ao litoral norte, mas para quem não conhece é um pouco difícil, seguir e depois voltar a BR-101, passando por Japaratuba-SE. Se a pessoa não tem pressa e gostar de mar, é melhor ir por aqui. Independente da opcão escolhida, seguir até a ponte que fica na cidade de Propriá, ainda em Sergipe. Cruzea-a e estarás nas Alagoas.

De novo! Se o sujeito e a família gosta de praias, mar e comer aquele peixinho maravilhoso com cerveja bem gelada, depois de passar em S. Miguel dos Campos, ficar atento e pegar via litoral, passando por Marechal Deodoro. Vale a pena conhecer a Barra de S. Miguel e a famosa Praia do Francês. Particularmente, não acho lá uma maravilha [a Praia do Francês!], mas...

Maceió-AL... uma maravilha! Águas azuis [praia de Sete Coqueiros, Jatiúca e Pajuçara]. Sugiro ficar dois dias na capital alagoana. A cidade [área urbana] em si, não tem nenhum atrativo, mas as prais são muito bonitas. Tem uma jangadas que leva a gente para os "arrecifes naturais"... uma beleza.

De Maceió até Natal? Outras mil maravilhas! A opção BR-101 oferece [talvez] uma rodovia mais conservada, mas eu RECOMENDO a opção litorânea. Saindo de Maceió tem-se um visual estonteante... praias de Paripueira, Praia da Sereia e por aí vai. Entrando no Pernambuco: Para só citar um exemplo: Já ouviram alguém falar em Porto de Galinhas? Não? Uma pena! É um espetáculo da Mãe Natureza. Perguntem a quem já foi lá. De Recife para Natal, estou um pouco desatualizado, mas não se pode esquecer a bonita João Pessoa. Uma cidade bem arborizada e com uma qualidade de vida muito boa.

Recife-PE. Uma cidade repleta de belezas naturais e muita vida noturna. Prefiro deixar para o nosso amigo Serjão dar as dicas. Vamos lá Serjão, dê umas dicas aí.

Natal-RN? Outra maravilha! Bonitas praias, muitas dunas e emoção. A gastronomia também é muito apreciada. Coincidente, estive rapidamente na capital potiguar essa semana. [U]Inauguraram uma nova ponte ligando o centro ao litoral. Fiquei ali na região do Hotel Pestana [via Costeira, Av Sen Dinarte]... muito legal. Vou deixar para os natalenses indicar os pontos imperdíveis.


Finalizando, quero sugerir aos aventureiros dar uma "esticadinha" até [B]Fortaleza. Outra história fascinante. De novo, perguntem a qualquer turista que visitou a capital cearense, o quê acharam? As respostas, oscilam entre: babei, gostei [praias da Iracema e do Futuro], fiquei tonto, me diverti, muitos shows noturnos e por aí vai.


Lembretes importantes:

* Evite dirigir depois do anoitecer;
* Nunca pare em locais desertos; mesmo pelo dia;
* Mantenha o tanque de combustível sempre acima de "meio";
* Faça uma revisão no veículo antes de viajar e planeje antecipadamente tudo;
* NUNCA pare para dar carona a desconhecidos;
* Dirija com prudência. Nunca ultrapasse na dúvida!


Bom, essa a contribuição de um apaixonado por estrada... um maluco que "queimou" muito diesel nos útimos dias... [U]a Águia Negra viajou de Aracaju para os Pampas, voltou à capital sergipana e, em seguida, veio para o Rio, onde estou nesse momento redigindo essa "carta". Êita saudade danada do meu Nordeste querido.

REEDIT: A negona, comprada em 05 de junho de 2007, acaba de completar 15 mil quilômetros.


Também tenho vontade de fazer uma viagem dessas, mas o receio é ser assaltado na estrada.
Precisa ir em uns 4 carros...
[]'s.

Não tem outro jeito colega. Se a pessoa gosta de viajar, é planejar, abastecer, ter [muito] cuidado, pedir sorte a Deus e pé-na-tábua! Na viagem que fiz para o sul do Brasil, estávamos em QUATRO: Eu, minha esposa, Deus e a picape. Minha próxima aventura será a América do Sul... tô planejando algo para 2009! Boa sorte prá TODOS nós. Viajar faz [muito bem!] a saúde.

:concordo::concordo::concordo:

[]s

paulobarbosa
02/12/2007, 01:39
Caraammmmbbaaaaa

Maravilhosa as suas dicas. Eu fico impressionado.
Mesmo com um monte de gente falando mau da internet e do ser humano em geral. Cada vez mais me supreendo de como existem pessoas legais no mundo.
WCarlos, gastou um belo tempo, me passando umas dicas fantásticas, a troco de nada. Apenas com o intuto de ajudar uma pessoa, que ele nunca viu na vida.
Por isso que nunca irei desistir do ser humano.

Muito Obrigado mesmo. Vou estudar com calma as suas dicas.
Quanto a Fortaleza, eu já conheco. E infelismente não dará para emendar nessa "pequena" viagem rs rs.

Obrigado mesmo.
Se nos esbarramos por ai, vc será obrigado a beber uma cerva comigo.
Quando vier ao Rio, é o meu convidado no meu humilde botequim.

PB

SÉRGIO HOLANDA
02/12/2007, 02:59
Vamos lá Waldirzão...

Recife...

Cidade realmente linda, não porque moro aqui, mas a área antiga da cidade é linda, juntando ai Olinda...muita arquitetura para admirar e paisagens belas e armoniosas...os Rios que cortam a Veneza brasileira, um belo passeio de catamarã pelos rios que cortam a capital pernambucana é um show a parte...

Vida noturna...Recife tem bares de segunda a segunda, 24 horas do dia, não existe o que não fazer a noite...aliás o que existe é a dúvida de pra onde se vai essa noite...

Porto de Galinha, linda e comercial, mas exsitem paraisos como Carneiros, Praia do Coqueirinho, Enseada dos Golfinhos e muitas outras linda praias e algumas ainda meio desertas...

Temos, modesta parte, o Aeroporto mais bonito do Brasil, uma obra de arte a parte na arquitetura moderna e nas obras e cerâmicas do conceituado artista plástico Francisco Brenand...seu piso em granito belamente paginado...

Outro belo exemplo de arte é a praça do Marco Zero, toda em granito com uma Rosa dos Ventos desenhada por um dos maiores artistas plástico e pintor do mundo, Cicero Dias...beleza a parte em uma praça de enventos para o povo e com uma visão ao fundo da belissíma bolsa de valores e a frente o porto do recife com seus arrecifes naturais...sem falar na mais antiga Sinagoga das Américas, de onde sairam os judeus que fundaram a cidade de Nova York...

Outra bela paisagem Pernambucana são os canaviais e suas florestas de mata atlântica...os antigos engenhos de mel, hoje hoteis fazendas e as belas cachoeiras de Bonito...sem esquecer as paisagens pré-historicas do sertão e as belas formações de arenito e suas escrições rupestres em Buique...

Sérjão

Flugêncio
02/12/2007, 08:31
Sou de Natal, por força do trabalho resido no Rio de Janeiro. Tb já fiz diversas vezes esse trecho, tanto pela 101 como tb pela 116, cada uma com suas peculariedades.
Mas para ajudar o amigo, se precisar fazer uma revisão em Natal no seu 4x4, procure a Retífica Fran qué é do meu irmão e trabalha com todas as marcas e modelos.

Dinho_BH
02/12/2007, 13:10
Amigos,

As dicas aqui são realmente imperdíveis...:concordo:

Partindo de BH, farei um tour pelo nordeste e irei sozinho (não apenas de um carro, mas apenas eu...)

Fiz outras vezes este trajeto e uma delas foi passando por Petrolina e Juazeiro e, felizmente, sem problemas (mas não pretendo "arriscar" de novo).

O que me atrai são as estradas. Portanto pretendo fazer um caminho "alternativo" desta vez e começarei o tour por Belém (PA) e farei o caminho de volta pelo litoral. :dance:

Pretendo passar pelo sertão bahiano e pegar a "Belém-Brasília" em Palmas (TO).

Com relação à segurança, principalmente atravessando o Tocantins sozinho, algum problema?? :pensativo:

Abraços.

Waldir Carlos
02/12/2007, 16:53
Caraammmmbbaaaaa

Maravilhosa as suas dicas. Eu fico impressionado.
Mesmo com um monte de gente falando mau da internet e do ser humano em geral. Cada vez mais me supreendo de como existem pessoas legais no mundo.
WCarlos, gastou um belo tempo, me passando umas dicas fantásticas, a troco de nada. Apenas com o intuto de ajudar uma pessoa, que ele nunca viu na vida.
Por isso que nunca irei desistir do ser humano.

Muito Obrigado mesmo. Vou estudar com calma as suas dicas.
Quanto a Fortaleza, eu já conheco. E infelismente não dará para emendar nessa "pequena" viagem rs rs.

Obrigado mesmo.
Se nos esbarramos por ai, vc será obrigado a beber uma cerva comigo.
Quando vier ao Rio, é o meu convidado no meu humilde botequim.

PB

Paulo, essa é o papel de um fórum. Trocar experiências, fazer amizades e exercer cidadania. Aqui nesse espaço adquiri valiosas amizades. Essa minha contribuição me é gratificante e igualmente agradeço tua percepção.

Voltando às estradas: Aproveite bastante também essas dicas do colega [e também meu amigo!] Serjão. Ele tem razão... muitas vezes procuramos algo famoso pelo martketing, mas o nosso Brasil tem coisas fantásticas em muitas regiões. Tive o prazer de conhecer o nosso litoral desde Fortaleza até Porto Alegre. Independente de ser nordeste, sudeste, sul ou qualquer outra região, TUDO é muito bonito. Um lembrete: O litoral da Bahia também é muito bonito!

Tenho planos para quando me aposentar, daqui a alguns anos. Minha esposa concorda em "morar" numa picape, seja ela uma Hilux, uma Ranger, uma Frontier, uma L200 ou qualquer outro veículo. Mas, precisa "queimar" diesel. Uma região que pretendo conhecer é o Pantanal. É só uma questão de tempo.

Boa sorte na viagem. Outra coisa: No teu agradecimento você sinalizou uma geladinha aqui no Rio. Por razões profissionais, estou temporariamente "morando" no Rio [...Aracaju só nos FDS alternados!]. Basta marcar que tô dentro :dance::dance:.

[]s

cmurteira
03/12/2007, 22:11
Pessoal
Atendendo aos pedidos, estou disponibilizando meus arquivo pro pessoal do forum.
O Arquivo "Roteiro Férias Jan_08" é uma planilha do excel, acho que bem detalhada, que depois pode ser adaptada para qualquer viagem ou percurso.
O "Arquivo Roteiro descritivo" é um descritivo dos principais pontos a ser visitado nesta minha viagem. Ex: Praias, Pontos Turísticos, Cidades, Povoados, etc....
Espero que tenha utilidade para vocês, pois bolei esta planilha em 2001, e desde então toda vez que vou viajar de carro a preparo antecipadamente.
Meu filho adora ir comparando ela com o que informa o GPS e anotando os tempo e distâncias reais e algum detalhe novo, é uma distração a parte para ele durante a viajem.
Aí, dia 04/01/08, estou com o pé, digo as rodas, na estrada.
Em tempo, costumo imprimir as planilhas e encaderna-las com espiral.

Engels Kbça
04/12/2007, 20:23
A minha idéia é ir pelo interior até aracaju apenas. Pois não vou passar por salvador na ida. A minha ideia é ir o mais rápido possivel para Natal, e na volta ir passando pelo litoral.
Vou pegar a BR116 indo por Minas até Aracaju. Depois pego o litoral até Natal. E desco pela Br101. A principio é isso.
PB

Paulo.
Se deseja ir direto para Natal e optar pela BR 116, lembre que quando chegar em Feira de Santana, terá que pegar a BR 324, sentido Salvador, por uns 15 km até encontrar a BR-101, daí é seguir por ela até Natal. Na volta vem devagar pelo litoral.:concordo::concordo:
Boa Viagem:!::!::concordo::concordo

paulobarbosa
07/12/2007, 10:28
Pessoal, muito obrigado por todas as dicas.

A minha idéia é ir mesmo pela BR 116 e voltar pelo litoral (BR101).

Waldir, já que vc está morando no Rio, eu tenho um bar na tijuca. Apareça por aqui, que retribuirei as dicas com chopp. rs rs
Alambique Carioca. Rua Felipe Camarão 165-Tijuca - Prox. Praça Varhangen.

Flugêncio, já anotei o nome. Mas depois me passa o endereço da oficina. Mas espero não precisar. rs rs. Se quiser apareça para um chopp e conversa sobre as dicas de Natal.

Sergio, e demais. Muito obrigado novamente. Espero que quando voltar mostrarei um relato e as fotos da viagem. É uma viagem que tem tudo para ser especial. Abracos.
PB

SÉRGIO HOLANDA
08/12/2007, 00:50
Grande Paulo,

aproveita bastante e como disse o Waldir nas dicas, muita cautela e cuidado nas nossa estradas...

Sérjão


Pessoal, muito obrigado por todas as dicas.

A minha idéia é ir mesmo pela BR 116 e voltar pelo litoral (BR101).

Waldir, já que vc está morando no Rio, eu tenho um bar na tijuca. Apareça por aqui, que retribuirei as dicas com chopp. rs rs
Alambique Carioca. Rua Felipe Camarão 165-Tijuca - Prox. Praça Varhangen.

Flugêncio, já anotei o nome. Mas depois me passa o endereço da oficina. Mas espero não precisar. rs rs. Se quiser apareça para um chopp e conversa sobre as dicas de Natal.

Sergio, e demais. Muito obrigado novamente. Espero que quando voltar mostrarei um relato e as fotos da viagem. É uma viagem que tem tudo para ser especial. Abracos.
PB

Flugêncio
08/12/2007, 08:47
Flugencio, já anotei o nome. Mas depois me passa o endereço da oficina. Mas espero não precisar. rs rs. Se quiser apareça para um chopp e conversa sobre as dicas de Natal.

Paulo,
Qualquer dia destes apareço por aí, pelo menos pra uma dica de galinha caipira.

paulobarbosa
08/12/2007, 19:27
Pessoal,

Nou vou me cansar de agradecer as dicas.
Sei que talvez o melhor lugar para perguntar isso não seja aqui. Seria na seção sobre GPS. Mas como temos muitos estradeiros por aqui...

Mas vamos ver se estou "viajando" muito.

Tenho um notebook, com acesso a internet pela Claro.
Tenho um GPS Magellan Sportrack.
Tenho um inversor no carro, com tomandas 110V.

Tenho como ligar o GPS no Notebook durante a viagem e acessar o o Google Earth ?

Teria como acessar o Google Earth sem estar 100% do tempo conectado a internet ?

Já quase fiz a minha viagem virtualmente pelo Google.

PB

SÉRGIO HOLANDA
09/12/2007, 09:21
Paulo,


lembrando que o sinal teria de estar o tempo todo disponivel...

tem de ver a velocidade para os dados, se você tiver velocidade suficiente para baixar os dados em tempo real, com certeza você consegue fazer...se não terás espaço em branco, mas que estará resgistrado no GPS e depois monta o trajeto através do programa do GPS...

Sérjão


Pessoal,

Nou vou me cansar de agradecer as dicas.
Sei que talvez o melhor lugar para perguntar isso não seja aqui. Seria na seção sobre GPS. Mas como temos muitos estradeiros por aqui...

Mas vamos ver se estou "viajando" muito.

Tenho um notebook, com acesso a internet pela Claro.
Tenho um GPS Magellan Sportrack.
Tenho um inversor no carro, com tomandas 110V.

Tenho como ligar o GPS no Notebook durante a viagem e acessar o o Google Earth ?

Teria como acessar o Google Earth sem estar 100% do tempo conectado a internet ?

Já quase fiz a minha viagem virtualmente pelo Google.

PB

paulobarbosa
13/12/2007, 16:39
Já consegui montar um esquema que não precisará ter sinal internet o tempo todo.
Coloquei os mapas no pc e ligado ao gps já bastará.
Tem gente dizendo que a BR 116 apesar de ser mais curta. Tem mais trafego de caminhoes e que é mais perigosa. Tanto por causa das serras como por causa de ladrões. A minha idéia era ir por ela até a bahia apenas depois pegando a 101. O que vcs acham ? Realmente é furada a 116 ? A 101 seria muito mais longa e demorada ?No Guia da Petrobras do Apontador, eles calculam apenas 1 hora a mais.
PB

SÉRGIO HOLANDA
13/12/2007, 18:28
Paulo,


já andei muito pelas duas, inclusive esse ano, e digo o seguinte, o que tem de trafego na 116 é foda, acho que a 101 é mais viavel, embora seja perigosa, exigindo atenção redobrada...principalmente no trecho que cruza o ES...

Sérjão



Já consegui montar um esquema que não precisará ter sinal internet o tempo todo.
Coloquei os mapas no pc e ligado ao gps já bastará.
Tem gente dizendo que a BR 116 apesar de ser mais curta. Tem mais trafego de caminhoes e que é mais perigosa. Tanto por causa das serras como por causa de ladrões. A minha idéia era ir por ela até a bahia apenas depois pegando a 101. O que vcs acham ? Realmente é furada a 116 ? A 101 seria muito mais longa e demorada ?No Guia da Petrobras do Apontador, eles calculam apenas 1 hora a mais.
PB

Waldir Carlos
13/12/2007, 20:26
Bom, eu já fiz o trajeto Aracaju/Rio/Aracaju pelo menos umas doze vezes pela BR-101. Em 2000 resolvi experimentar a famosa Rio/Bahia , voltando do Rio. Ambas têm alguns trechos perigosos e com asfalto irregular. Estamos no Brasil! Assim sendo, escolher a "melhor" é algo subjetivo. Respeito a opinião do nosso amigo [B]Serjão, estradeiro experiente, mas acho que saindo do Rio, a MINHA escolha é a BR-116.

Um detalhe: Talvez seja porque fiz alguns amigos na querida BH... He, he, he.

[]s

paulobarbosa
13/12/2007, 23:24
Pessoal, obrigado pelas dicas novamente.
Na verdade quando falei de perigosa, não estava falando das condições das estradas, e sim de assaltos. Pois é o que estão comentando fora do forum.
Falando nisso, ontem eu quase bati com o carro na Ponte Rio-Niteroi. Voltando de Nikiti, com a chuva toda que estava na cidade.
Uma menina se assustou com um caminhão que tinha dada uma freadinha.
Travou uma roda e rodou um corsa parando perpendicular a mim a cerca de 50 metros.
Só tive tempo de olhar pelo retrovisor, e desviar pela esquerda. Fiquei olhando pelo retrovisor para ver se alguem batia nela, mas até onde pude ver, todos conseguiram desviar a tempo.
Só estou comentando pois vcs falaram sobre os perigos das estradas. Essa semana passei em alguns ferros velhos aqui, e dá uma tristeza muito grande, vê alguns carros novos e com perda total. Fico somente imaginando a hora dos acidentes, o que estava acontecendo, se alguem se feriu gravemente ou não. e etc.
Abracos e viagem com cautela sempre.
PB

SÉRGIO HOLANDA
14/12/2007, 00:52
Pois é Paulo,

já muita coisa nessas estradas, de modo que para uma viagem tranquila tenha sempre atenção redobrada e quando sentir um "arrepio" na espinha, pense duas vezes antes de ir em frente...

Boa sorte e boa viagem...

Sérjão


Pessoal, obrigado pelas dicas novamente.
Na verdade quando falei de perigosa, não estava falando das condições das estradas, e sim de assaltos. Pois é o que estão comentando fora do forum.
Falando nisso, ontem eu quase bati com o carro na Ponte Rio-Niteroi. Voltando de Nikiti, com a chuva toda que estava na cidade.
Uma menina se assustou com um caminhão que tinha dada uma freadinha.
Travou uma roda e rodou um corsa parando perpendicular a mim a cerca de 50 metros.
Só tive tempo de olhar pelo retrovisor, e desviar pela esquerda. Fiquei olhando pelo retrovisor para ver se alguem batia nela, mas até onde pude ver, todos conseguiram desviar a tempo.
Só estou comentando pois vcs falaram sobre os perigos das estradas. Essa semana passei em alguns ferros velhos aqui, e dá uma tristeza muito grande, vê alguns carros novos e com perda total. Fico somente imaginando a hora dos acidentes, o que estava acontecendo, se alguem se feriu gravemente ou não. e etc.
Abracos e viagem com cautela sempre.
PB

francisco_leandro
12/02/2008, 18:15
Cara estou me programando para fazer essa viagem de carro, passando pelas capitais e pelas praias mais interessantes. Gostaria muito de ver esta planilha. O meu e-mail e francisco_leandro@terra.com.br.

Agradeço desde já.

Francisco

cmurteira
15/02/2008, 22:30
Pessoal, vai ai fotos des alguns lugares por onde passei.
Costa das Baleias - Bahia

cmurteira
15/02/2008, 22:41
Mais Costa das Baleias - Bahia
Prado e Cumuruxatiba.

cmurteira
15/02/2008, 22:50
O Caminho para Mangue Seco, são 32 Km pela areia da praia desde o Povoado de Costa Azul até a Praia de Mangue Seco.

cmurteira
15/02/2008, 23:13
Para passar da praia para o povoado de Mangue Seco, é preciso atravesssar as dunas, pois o povoado fica as margens do rio.

cmurteira
15/02/2008, 23:30
Passear nas Dunas de Mangue Seco é Fantástico. Mas é necessário muito cuidado, pois a formação delas muda diariamente.
Achei muito tranquilo, andei em 3ª e na maioria em 4ª (reduzidas), sem forçar, não teve cheirinho de disco em hora nenhuma, hehehe.

cmurteira
15/02/2008, 23:39
O Povoado de Mangue Seco.

cmurteira
15/02/2008, 23:47
Não esqueça nunca a Tábua da Maré, pra não ficar preso.

cmurteira
15/02/2008, 23:50
Pessoal, quando conseguir outro tempinho, posto as fotos de Porto de Galinhas - PE (Muro Alto, Pontal do Maracaípe) e Beach Park - Fortaleza - CE
Espero que seja de interesse de voces.
Um abraço a todos.

ricardotere
16/02/2008, 20:07
Amigo tbm estou indo com minha esposa do rio para natal. Meu carro é uma "uno-rover" (com kit way - suspensão mais alta) e precisava saber se vc poderia me enviar a planilha?


Um abraço, desculpe esqueci de t falar onde moro. Teresopolis rj.








Paulo, como a família da minha Esposa é de Natal e moro em Macaé-RJ, todo fim/inicio de ano faço esse percurso para ela ver os Pais (na verdade essa é a desculpa para viajarmos, hehehe).
Eu, ela e meus filhos já fizemos este percurso Macaé x Natal 06 Vezes. Dia 04/01/08 inicio a 7ª viagem, se voce quizer te paso meu roteiro.
Eu bolei uma planilha no excel, onde cada trecho da viagem é um Roteiro muito bem detalhado. Indica Todos as cidades, distancia entre elas, calcula os tempos em função da média de velocidade que voce indica, indica os Postos de Combustível, as Patrulhas Rodoviárias, tempo para parada, etcc....
Me manda um MP com seu e-mail que te envio a planilha e o roteiro descritivo (indica as principais atrações dos lugares).

ricardotere
16/02/2008, 20:13
amigo vc pode me fornecer essa planilha, pois pretendo fazê-la em abril de 2008.


um abraço e obrigado desde já.

cmurteira
17/02/2008, 20:04
amigo vc pode me fornecer essa planilha, pois pretendo fazê-la em abril de 2008.


um abraço e obrigado desde já.

Ricardo,

Os arquivos que voce deseja estão anexados na mensagem #13 deste tópico.
Eu postei os arquivos no tópico para facilitar, pois as vezes levo dias sem conseguir entrar no forum.

Se tiver problemas para baixa-los, me manda uma MP com seu e-mail.
Em tempo, MP = Mensagem Privada, Não se ofenda se souber, é que percebi que voce é novo no forum.

Espero ter ajudado.:-)

braszil
17/03/2008, 09:02
Caro amigo qual o trajeto que voce foi e voltou e voce chegou a passar de Natal?

Quero voltar ao nordeste e fazer a parte de Natal a Sao Luiz pela costa. Mais precisamente pela praia. Ja fiz varias partes separadas mas ainda nao fiz tudo junto e com o Cacique. sou proprietario de uma Xterra mas nao no Brasil e adoro meu carro nao troco ele por nada. Pena que aqui ele nao sai com motor diesel mas o meu 6 cilindros supercharged nunca me decepcionou em nada.

abraços

Braszil

cmurteira
24/03/2008, 19:45
Caro amigo qual o trajeto que voce foi e voltou e voce chegou a passar de Natal?

Quero voltar ao nordeste e fazer a parte de Natal a Sao Luiz pela costa. Mais precisamente pela praia. Ja fiz varias partes separadas mas ainda nao fiz tudo junto e com o Cacique. sou proprietario de uma Xterra mas nao no Brasil e adoro meu carro nao troco ele por nada. Pena que aqui ele nao sai com motor diesel mas o meu 6 cilindros supercharged nunca me decepcionou em nada.

abraços

Braszil

Prezado Brazsil,

Eu fui até Natal pela BR-101, com alguns desvios. Parei em Caravelas, Alcobaça, Prado e Cumuruxatiba. No segundo Percurso, atravessei a balsa em Itacaré e fui para a Península de Maraú (Maraú, Taipus de Fora e Barra Grande). No Terceiro, fui para Mangue Seco (entrei em Costa Azul e fui pela praia). No Quarto, estiquei até Porto de Galinhas (Muro Alto e Pontal do Maracaípe). No quinto percurso estiquei até Natal e Finalmente no Sexto até o Beach Park em Fortaleza.
De Natal a Fortaleza eu sempre faço pelo litoral. Esse percurso é muito bonito, mas é necessário fazer com alguem que já conheça, pois ha lugares que é preciso contornar (alagados e rios). Não aconselho ninguem a faze-lo sozinho.
Aqui mesmo neste tópico tem váriasa fotos da minha viajem.

Quanto a sua colocação sobre o XTerra, não entendi. Pois aqui no Brasil ele sai com motor diesel sim.

Um abraço.

Gugu7
22/05/2008, 19:26
Prezado Brazsil,

Eu fui até Natal pela BR-101, com alguns desvios. Parei em Caravelas, Alcobaça, Prado e Cumuruxatiba. No segundo Percurso, atravessei a balsa em Itacaré e fui para a Península de Maraú (Maraú, Taipus de Fora e Barra Grande). No Terceiro, fui para Mangue Seco (entrei em Costa Azul e fui pela praia). No Quarto, estiquei até Porto de Galinhas (Muro Alto e Pontal do Maracaípe). No quinto percurso estiquei até Natal e Finalmente no Sexto até o Beach Park em Fortaleza.
De Natal a Fortaleza eu sempre faço pelo litoral. Esse percurso é muito bonito, mas é necessário fazer com alguem que já conheça, pois ha lugares que é preciso contornar (alagados e rios). Não aconselho ninguem a faze-lo sozinho.
Aqui mesmo neste tópico tem váriasa fotos da minha viajem.

Quanto a sua colocação sobre o XTerra, não entendi. Pois aqui no Brasil ele sai com motor diesel sim.

Um abraço.
Exatamente o que ele disse: está fora do Brasil e por lá não há Xterra diesel. 8)

marcioport
12/10/2008, 22:34
Amigos

Já troquei algumas idéias com os amigos do Fórum por ocasião da minha ida ao Deserto do Atacama no Chile em dez/jan/2008. Também tive o prazer de conhecer o Waldir quando de sua passagem aqui por Nova Petrópolis/RS.

Estou planejando nossa próxima viagem, em jan/09, com o seguinte roteiro:

- De Nova Petrópolis à Fortaleza de avião;
- De Fortaleza à Salvador com um carro alugado;
- De Salvador à Nova Petrópolis de avião.

Encontrei aqui no Fórum dicas preciosas sobre o roteiro a ser percorrido. Teremos 14 dias de viagem e o planejamento do roteiro é fundamental para aproveitar ao máximo a viagem.

A idéia é sairmos dia 17/01/09 e retornarmos em 01/02/09.

Em breve estarei estudando melhor meu roteiro e devo voltar a manter contato.

Por hora convido os amigos, principalmente o Waldir a visitar o www.turismoeaventura.blogspot.com (http://www.turismoeaventura.blogspot.com). Neste endereço registramos sempre nossas viagens e também um pouco das belezas do sul do Brasil. Recentemente estive na China e Índia e postei várias fotos no blog.

Um grande abraço e mais uma vez obrigado pelas dicas.

André-4WD
20/11/2009, 15:31
Claudio e Marcio,
Dicas excelentes!!! baixei a planilha pois quero fazer Recife-Aracaju em 2010. Estive vendo aluguel de carros e a UNIDAS tb está com taxa de retorno (R$ 0,80/km).
abraços
Andre

Amajun
07/02/2013, 01:25
Oi
Bom noite eu queria que, claro se tiver como vc me mande essa planilha pois para mim sera muito util pois pretendo fazer uma viagem dessa...
se for possivel que mande para o meu email .
Amanda-s-v@hotmail.com
Muito obrigada desde já

Ricardosdc
30/07/2013, 17:36
CLÁUDIO MURTEIRA, envia esta planilha, pois vou fazer esta viagem RIO x Natal em Dezembro e pretendo ir pela BR-101. Vlw!!!

ricardo_sdc@yahoo.com.br

mariohgb
31/08/2013, 11:05
Adorei o Forum...pretendo ir a Natal via BR 116 para passar o reveillon com amigos saindo do Rio dia 28 de dezembro, chegando a Natal dia 30 a tempo para a festa. Depois a ideia e voltar pela BR 101 devagar, parando , para curtir a viagem pelo Nordeste. As dicas foram super importantes para o planejamento dessa viagem. A minha Hilux SW4 1999 ja esta impaciente para o inicio desta viagem!!!

Engels Kbça
01/09/2013, 11:26
Tem dicas aqui nesse tópico....http://www.4x4brasil.com.br/forum/planejamento/126896-rota-recife-rio-de-janeiro.html

Para planejamento use esse site.....Mapeia - Cálculo de pedágio e combustível online (http://www.mapeia.com.br/)

Boa viagem

Engels

dojao campeao
03/01/2014, 15:38
Alguém fez de JP a Natal p/praias? Podem dar dicas? Agradece.

Ale78
20/01/2018, 20:04
Boa noite
Vou viajar para Maceió em fevereiro. Será a minha primeira viagem longa.
Minha primeira parada vai ser em Marataízes na casa de uma tia depois pego a estrada para Maceió.
Vou pela BR101.
Gostaria de saber aonde devo parar para dormir.
Estou pesquisando e estou vendo que a melhor opção é no hotel do posto flash.
Gostaria de saber qual cidade devo parar para dormir e o valor mas ou menos.
E toda informação necessária
Estou indo com a minha esposa e minha filha de 3 anos.

Carisouza
29/10/2020, 23:51
Cláudio Murteira, na verdade sou nova por aqui, só me cadastrei mesmo pq vi seu pôster referente à viagem de Macaé para Natal, rsrs, apesar das informações terem sido em 2008, mas espero que vc ainda esteja por aqui, rsrsrs, e possa me ajudar. Enfim, eu tb moro em Macaé e estou pensando em ir de carro para natal, estou bem apreensiva, principalmente por ter uma filha de 5 anos, mas estamos com férias marcadas para Dezembro, é coloquei na cabeça que quero conhecer Natal ainda esse ano, confesso que ir de carro está em plano B, caso realmente as passagens aéreas não abaixem, gostaria muito que vc pudesse me ajudar, pois meu pensamento não é parar em outras cidades a não ser só para descansar, pois a maioria dos lugares próximos a Natal eu já conheço, então teremos 15 dias de férias e pretendemos ficar 10 dias entre Natal e Pipa, se vc puder me ajudar com as informações eu te agradeço.