Ver Versão Completa : Camper made in Manaus?
Pessoal,
vi hoje no site CARSALE ( http://carsale.uol.com.br/opapoecarro/classicos/cla_011019picapestrans.shtml ) que a Camper era produzida em Manaus. Era isso mesmo? Nunca tinha ouvido falar que a Envemo tinha linha de montagem em Manaus.... []`s
É difícil acreditar numa reportagem que afirma que a Camper foi feita "sobre" o chassis das C/D 10/20....
Dá-lhe "jornalistas"!!!
"conforme os anúncios da época"
É nisso que muita gente (que se imagina especializada no assunto) se baseia para escrever, e se o caboclo tivesse a boa vontade de utilizar o Google daria de cara com o Clube da Camper, mas isso dá trabalho, tem que ler, mandar email, ler a resposta, entender, e pra quem nem faz uso de corretor ortográfico, fazer coisa do tipo é pedir muito. :mrgreen:
Da história da Camper só acompanhei o começo do princípio :-) e cheguei a ver o protótipo quando estive na Envemo pra "bizolhar" o teto de fibra do então EE12.
Isso aconteceu final dos anos 80, em Sampa, lá pelas bandas da marginal do Rio Pinheiros, a acredito que tenha sido por lá que entrou em linha. Se vero...
Sds,
Sukys
Pois é...... Que eu saiba, Camper só na fábrica em Sampa, Barueri, se não me engano, e chassis....eu sabia que era próprio! []`s
Pois é...... Que eu saiba, Camper só na fábrica em Sampa, Barueri, se não me engano, e chassis....eu sabia que era próprio! []`s
O chassis é o do engesa fase II. Aliás, a Camper é um engesa fase II de smoking.
Sei não, Caveso, acho que o chassi do fase II é um pouco mais curto. Antes do aparecimento da Camper já existia o EE12 em versão lançador de obus, foguete ou tralha do tipo, sei lá. A carroceria tinha coisa de mais de meio metro de comprimento em relação ao EE12, e talvez fizeram uso desta plataforma como base pra Camper, vá lá saber...
Rapaz, naquele tempo aconteceram coisas que hoje em dia até o diabo duvida, como um EE12 equipado com o potentíssimo motor da Kombi diesel :-) que o Xixa (diretor técnico da Engesa) resolveu fazer uma demonstração em passeio do Jeep Clube. De cara já ficou entalado, e pra sair do enrosco, só de sacanagem, um caboclo amarrou o cabo de aço do guincho mecânico de uma Dodge 6X6 bem no meio do parachoque. A cena do EE12 empacado, do parachoque sendo estirado lentamente, e junto com ele o chassi, e junto com ele o motor, que subiu até formar um calo no capô, foi coisa impagável. :mrgreen:
Mas por outro lado, junto com a fábrica também morreu o projeto de um veoitão diesel, bloco de alumínio, que hoje em dia faria a festa de qualquer manicaca à procura de muuuuuuuito torque com baixo consumo.
Bons tempos da industria brasileira de veículos automotores...
Sds,
Sukys
franzlana
22/11/2007, 23:12
Que eu saiba a Camper usa o chassis do FIII. Sem querer puxar sardinha pro prato.
Que eu saiba a Camper usa o chassis do FIII. Sem querer puxar sardinha pro prato.
Isso mesmo, famoso Engesa Jordânia.
rodrigo camper
08/12/2007, 10:09
Na verdade, a Camper usou o chassis Fase II, III e IIII e foi produzida até o ano de 1996.
O chassis era produzido e montado em São José dos Campos e enviado para a Envemo que fica no Município de Cotia- SP, para receber o Smoking, como disse o Carlos.
haundrich
16/12/2007, 16:02
Sei não, Caveso, acho que o chassi do fase II é um pouco mais curto. Antes do aparecimento da Camper já existia o EE12 em versão lançador de obus, foguete ou tralha do tipo, sei lá. A carroceria tinha coisa de mais de meio metro de comprimento em relação ao EE12, e talvez fizeram uso desta plataforma como base pra Camper, vá lá saber...
Rapaz, naquele tempo aconteceram coisas que hoje em dia até o diabo duvida, como um EE12 equipado com o potentíssimo motor da Kombi diesel :-) que o Xixa (diretor técnico da Engesa) resolveu fazer uma demonstração em passeio do Jeep Clube. De cara já ficou entalado, e pra sair do enrosco, só de sacanagem, um caboclo amarrou o cabo de aço do guincho mecânico de uma Dodge 6X6 bem no meio do parachoque. A cena do EE12 empacado, do parachoque sendo estirado lentamente, e junto com ele o chassi, e junto com ele o motor, que subiu até formar um calo no capô, foi coisa impagável. :mrgreen:
Mas por outro lado, junto com a fábrica também morreu o projeto de um veoitão diesel, bloco de alumínio, que hoje em dia faria a festa de qualquer manicaca à procura de muuuuuuuito torque com baixo consumo.
Bons tempos da industria brasileira de veículos automotores...
Sds,
Sukys
Sukys
Quem queria produzir V-8 em alumínio, a engesa ?
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